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0 Curso de Pós-Graduação em Ciência do Solo tem origem na área
de concentração Solos do Curso de Pós-Graduação em Agronomia,
submetido a ampla reestruturação e reorganização, com base nos
Pareceres 029/89 e 251/89 da Câmara Especial de PÓs-graduação e
Pesquisa do Conselho de Coordenação do Ensino e Pesquisa da
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. De acordo com o
segundo Parecer, 251/89, é criada a figura de Programa de PÓs-
graduação em Agronomia (PPGAg) , englobando quatro (04) cursos de
Pós-Graduação: Fitotecnia, Ciência do Solo, Zootecnia e
Microbiologia Agrícola e do Ambiente, sendo os três (03)
primeiros oferecidos a níveis
1- Organização do Curso
O presente processo trata da renoçao do credenciamento do
Curso de Pós-Graduação em Ciência do Solo, a nível de mestrado e
do credenciamento do mesmo curso a nível de doutorado.
I- RELATÓRIO
RELATOR: Cons. Sanchotene Felice
ASSUNTO: Renovação do credenciamento do Curso de Pós-Gradua-ção
em Ciência do Solo a nível de mestrado e credenciamento
do mesmo curso a n
í
v
el de doutorado.
UF
RS
INTERESSADO/MANTENEDORA:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
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de mestrado e doutorado e o último a nível de mestrado.
Administrativamente, os cursos são dirigidos por um "Coordenador
de Programa", juntamente com a "Comissão Organizadora",
constituída por representantes docentes de cada uma das áreas de
concentração dos cursos que o compõem e de dois representantes
discentes., sendo um do mestrado e outro do doutorado. Com isso,
mantem-se melhor harmonia e equilíbrio entre as áreas,
exercitando-se salutar princípio democrático e imprimindo-se
critério unitário no Programa como um todo.
O Curso tem recebido sistematicamente o conceito "A" nas
avaliações realizadas pela CAPES.
2. Corpo Docente
A constituição do corpo docente é compatível com as
necessidades das áreas de estudos. De um total de dezessete (17)
professores permanentes, treze (13) possuem o grau de Doutor, com
a maioria obtido no exterior. Quatro (04) possuem o grau de
Mestre. Apenas dois (02) professores estão em regime de trabalho
de 20 horas semanais. Os demais trabalham em regime de dedicação
exclusiva.
A distribuição das atividades de ensino, pesquisa e orientação
é adequada entre os professores ligados permanentemente á
Instituição. A relação orientador/ orientado é, em média, dois
(02) para o mestrado e 1,2 para
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o doutorado, permitindo um relacionamento mais intenso, com
permanente avaliação dos resultados didáticos e científicos.
3. Corpo Discente
A seleção dos alunos é baseada na análise do Historio Escolar,
Curriculum Vitae, Carta do Candidato com os objetivos que
pretende alcançar, e Cartas de Recomendação emitidas
preferentemente por professores que conviveram com o aluno
durante o curso de graduacão. No geral, sao aceitos em torno de
30% dos candidatos inscritos, o que possibilita criterioso
processo seletivo e pequeno número de desligamentos durante o
Curso. Grande parte dos alunos selecionados é. proveniente da
região sul do país, havendo ainda cerca de 10% de alunos
provenientes de outros países da América Latina, sobretudo do
Cone Sul. Portanto, o Curso em exame reveste-se de singular
importância á região, inclusive para a tão almejada integração
latino-americana. A maioria dos candidatos selecionados é
representada por Engenheiros Agrônomos vinculados a instituições
de ensino e pesquisa. Os que ingressam sem vínculo empregatício
são absorvidos, com maior frequência, por instituições de ensino
e pesquisa, públicas e privadas.
No segundo semestre de 1991, encontram-se matriculados no CPG
em Ciência do Solo dezenove (19) alunos de mestrado e dezessete
(17) de doutorado. Há expectativa de quatro (04) titulações de
mestrado e duas (02) de doutorado até
fevereiro de 1992. Foram selecionados onze (11) alunos de
mestrado e três (03) de doutorado para iniciarem suas atividades
acadêmicas a partir de março de 1992.
0 tempo médio de permanência dos alunos de mestrado é de 32
meses, nos últimos dez (10) anos, bem abaixo da média nacional.
Até o momento, graduou-se (01) aluno de doutorado que utilizou 49
meses para titular-se, tempo similar à média nacional.
Desde a implantação do Curso, já foram titulados 204 Mestres e
1 Doutor, os quais estão participando em atividades de ensino,
pesquisa e extensão em várias instituições do país e do exterior.
4. Elenco de Disciplinas
As disciplinas oferecidas contemplam todos os aspectos da
Ciência do Solo, possibilitando amplo conhecimento especializado
em Química do Solo, Física do Solo, Microbiologia do Solo, Gênese
e Classificação do Solo, Fertilidade do Solo e Manejo e
Conservação do Solo. Além das disciplinas oferecidas diretamente
pelo Departamento de Solos, os alunos podem cursar disciplinas
oferecidas por outros cursos de pós-graduação do PPGAg ou da
Universidade. é: facultado também o aproveitamento de créditos
obtidos em disciplinas de pós-graduação oferecidas por outras
universidades, a critério da Comissão Coordenadora do
5. Pesquisa e Produção Científica
Nos últimos cinco (05) anos., foram realizados 72 projetos de
pesquisa que geraram 37 dissertações de mestrado, uma (01) de
doutorado e 138 artigos publicados. A produção discente de 38
dissertaçoes/tese, acrescidas dos artigos publicados em co-
autoria com os orientadores., demonstra o alto nível de produção
científica no período. As dissertações e teses apresentam,
segundo o Relatório CAPES, excelente nível e se coadunam com as
especialidades dos professores orientadores e projetos de
pesquisa em andamento no Curso. Tal fato explica, em boa parte, o
conceito "A" referido anteriormente.
6. Transferência de Tecnologia
Elevado número de projetos de pesquisa realizados pelo CPS em
Ciência do Solo é direcionado à resolução de problemas que
afligem o setor primário, envolvendo o solo como parte do sistema
produtivo. Fruto dessas pesquisas, foram realizados, em conjunto
com outras instituições, diversos proqramas de transferência
tecnológica, destacando-se: Programa de Melhoramento da
Fertilidade do Solo "Operação Tatu" (realizado a partir de 1965,
através do Convênio UFRGS/Universidade de Wisconsin e apoio da
EMATER, Prefeituras Municipais e Cooperativas de Produção);
Programa Integrado de Uso e conservação do Solo (com
participação da UFRGS, FUNDACEP, EMATER, Prefeituras Municipais.,
UFSM e UFPel); Programa sobre Alternativas de Desenvolvimento
Sócio-Econômico das Encostas Basálticas do Rio Grande do Sul -
"Projeto Saraquá" (envolvendo tt UFRGS, EMATER, Prefeituras
Municipais e Cooperativas de Produção)5 Recomendação de
Fertilizantes e Corretivos (envolvendo a Rede Oficial de
Laboratórios de Análise de Solo e Tecido de Plantas e o Núcleo
Regional Sul da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo);
Recomendação de Bactérias Fixadoras de Nitrogênio (envolvendo a
Rede Nacional de Laboratórios de Pesquisa e Produção de
Inoculantes); Técnicas para disposição de lixo urbano e resíduos
industriais (UFRGS, Prefeituras Municipais, Associação dos
Curtumes do Rio Grande do Sul, SITEL e Pólo Petroquímico); e
Planejamento do Uso do Solo a Nível de Microbacia Hidrográfica
(UFRGS, EMBRAPA, Secretaria da Agricultura, EMATER, Prefeituras
Municipais e Cooperativas de Produção) . Corno se demonstra,
esses programas contribuem para maior integração institucional e
participação do produtor rural corno integrante do processo de
decisão, além de duplicar o rendimento médio dos cultivos
agrícolas em áreas que utilizam as técnicas recomendadas.
7. Estrutura Física e Financeira
Há adequada disponibilidade de laboratórios para o andamento
das atividades de ensino e pesquisa, estando em fase final de
construção mais um prédio com 480 m2 , Atualmente., a área
utilizada para atividades de ensino, pesquisa e gabinetes para
professores e alunos é de 1485 m2. Além dessa infra-estrutura
física, o Curso dispõe da Estação Experimental Agronômica da
UFRGS, a 50 km de Porto Alegre, onde são implantados diversos
projetos de pesquisa dos alunos de pós-graduacão. Também são
utilizadas as estações experimentais da Secretaria da Agricultura
e Abastecimento, Centros de Pesquisa da EMBRAPA, Cooperativas de
Produção e propriedades particulares que resultam em maior fonte
de integração institucional.
Recursos próprios oriundos de prestação de serviços
laboratoriais e do orçamento da Universidade sao utilizados para
a manutenção do Curso. Porém, o maior volume é resultante de
taxas acadêmicas destinadas pela CAPES e CNPq e financiamentos a
projetos de pesquisa liberados pelo CNPq, FINEP, FAPERGS, PROPESP
e Fundação Banco do Brasil, além de alguns projetos financiados
por empresas particulares.
0 apoio bibliográfico é proporcionado pela Biblioteca Setorial
Antonio Tavares Quintas, que contém um total de 17757 volumes,
além de 573 periódicos e 15814 folhetos, ligados á área
agronômica, em urna área de 600 m2. Dispõe de
Secretaria, Setor de Apoio ao Usuário e Setor de Reprografia.,
coordenados por três bibliotecárias formadas. Com recursos do
PEAS, PRONAGRI, Programa Emergência CNPq/ MCT/FINEP e de projetos
de pesquisa foi possível melhorar significativamente o acervo
bibliográfico gue inclui 150 periódicos, entre os existentes,
direcionados a área de Solos.
8. Intercâmbio com Outras Instituições
O Curso interage muito bem com instituições afins, no Estado e
no País. Mantém intercâmbio com instituições estrangeiras entre
as quais a Rede de Centros de Recursos Micróbio lógicos (MIRCEN)
, que apresenta um MIRCEN no Departamento de Solos/UFRGS
(apoiados pela UNESCO/UNEP/ ICRO); Programa de Forrageiras para a
América Latina, envolvendo diversas instituições (apoiado pela
FAO); Programa de Mapeamento e Levantamento de Solos (apoiado
pela FAO/UNEP/ ISRIC); com o Laboratório Nacional de Erosão do
Solo em West Lafayette, Universidade de Purdue, Estados Unidos e
com a Universidade Agrícola de Wageningen na Holanda.
Recentemente, o Departamento de Solos foi escolhido como
instituição-sede para formação de doutores na área, como parte da
Rede Regional Sul de Pós-Graduação, envolvendo Universidades do
Rio Grande do Sul, Argentina e Uruguai-
9- Parecer da Comissão de Avaliação
A Comissão de Avaliação do Curso de Ciência do solo
(CAPES/MEC), constituída pelos Professores Antonio Fernando
Magalhães., da Universidade Federal de Pernambuco e Fabiano
Ribeiro do Vale, da Escola Superior de Agricultura de Lavras.
considerou o Curso em condições adequadas quanto à organização..
proposta de formação de recursos humanos, qualificação do corpo
docente, linhas de pesquisa, produção científica, infra-estrutura
e intercâmbio com outras instituições. Em vista dessas condições,
recomendam a renovação do credenciamento a nível de mestrado e
credenciamento a nível de doutorado.
II. VOTO DO RELATOR
Com base na exposição de motivos, este Relator vota
favoravelmente a renovação do credenciamento do Curso de Pós-
Graduação em Ciência do Solo a nível de mestrado e ao
credenciamento do mesmo curso a nível de doutorado, oferecido
pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 0 presente
credenciamento será concedido por um periodo de
III- CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto do Relator.
Sala das Sessões, em 4 de novembro de 1991.
IV -
D
ECISÃO
DO
PLENÁRIO
o Plenário do conselho Federal de Educação aprovou, por
unanimidade a conclusão da Câmara.
Sala Barretto Filho, em 05 de 12 de 1991.
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