e 2 linhas de pesquisa. As linhas de pes
quisa são coerentes com a área do curso,
mas vários projetos são irrelevantes
quanto à temática e especialmente em re-
lação à metodologia.
Quanto ao corpo discente, foram a
presentados em 1987, 2 dissertações, em
1988, 3 dissertações e em 1989, apenas 1
dissertação.
Produção de nível internacional
escassa.
"(...) Em grande parte não há coerência
entre uma proposta de um curso de pós-
graduação e boa parte do corpo docente
que não está envolvida em pesquisa e in
vestigação na área do curso." Produção
discente baixa: 6 dissertações em 8
anos, dentre 38 alunos. Quantidade
média foi considerada razoável.
INFRA -ESTRUTURA FISICA E FINANCEIRA
Não há manifestação relativa à in
fra-estrutura física.
Quanto ao financiamento, não reco-
menda inclusão do curso no PICD, opina
pela redução das bolsas de demanda soci-
al e se omite em relação ao apoio insti-
tucional ao programa.
0 curso está instalado em am-
plo espaço, dotado de laboratórios u-
suais de Anatomia, para estudos macros-
cópicos. Em construção, um laboratório
de pesquisa.
Biblioteca e Museu acanhados.
Nao existem equipamentos moderno para
investigação, o único computador é novo
e não estava ainda sendo usado. Sala pa
ra microscopia eletrônica sem uso.
Financiamento exclusivamente da Funda-
ção José Bonifácio, da UFRJ.
DIFICULDADES DO CURSO
Decorrem da necessidade de moderni-
zar em dar flexibilidade à estrutura cur
ríeular,de aumentar a produção de docen
tes e discentes, de modificar o fluxo
de alunos e da reformulação das linhas
de pesquisa, já que o curso tem atendi-
mento insuficiente em relação aos requi
sitos e ao desempenho que deve apresen-
tar um curso de pós-graduação "stricto
sensu".
Os professores visitantes,apon-
tando a baixa produtividade do curso e
seu elevado tempo de titulação, do que
é prova a alta taxa de cancelamento e
desistência (55%), admitem residir a
maior dificuldade nas deficiências do
corpo docente, ao qual falta massa crí-
tica para o desenvolvimento de um curso
de pós-graduação em nível de mestrado.
Em decorrência disso, há proble
mas outros, entre os quais salientam a
da estrutura curricular, cujos progra-
mas mais se adequariam a um curso de
graduação ou à reciclagem de docentes.