Como principal problema, a Comissão declara que:
"A área de Patologia Animal (Anatomopatologia) que de
veria ter mais ênfase, deixa a desejar quanto à oferta de disciplinas
importantes na formação do patologista. Além disso, seus laboratórios
não são bem equipados e não possuem uma rotina de necrópsias e de exa-
mes histopatológicos que permitam que o aluno da área seja exposto a
mais situações de diagnóstico. A titulação dos docentes é, no máximo ,
de mestrado e nada se tem publicado na área."
2 - Corpo Docente
Por ocasião da visita, em novembro de 1989, o corpo do-
cente era composto de 70 professores, na maioria pertencentes à própria
Instituição e com dedicação exclusiva, existindo apenas um professor vi
sitante responsável por três disciplinas. Havia 32 doutores e livre-do-
centes.
Quanto à relação orientando/orientador, era de aproxima
damente 2:1. Cada orientador é quem decide quantos orientandos poderá
atender.
Os professores, entrevistados pela Comissão, queixaram
se da falta de recursos que prejudicam as aulas práticas.
A Comissão comenta que é rara a participação de profes-
sores de outras instituições.
3 - Atividades de Pesquisa e Produção Técnico-científica
Em relação à pesquisa, o relatório técnico, elaborado
pelos Consultores Científicos da CAPES, referente ao período 1986/87 ,
afirma:
"As atividades de pesquisa são coerentes com a área do
curso, contando com o maior envolvimento dos docentes. Há poucas linhas
de pesquisa, mas muito atuantes, com vários projetos vinculados à área."
As pesquisas foram salientadas como um dos pontos fortes
do curso, bem como a integração dos alunos a essas atividades.
Quanto à produção científica dos docentes, a Comissão de
Verificação informa que das 22 dissertações defendidas desde 1987, pelo
menos 13 estão inseridas nessas linhas e 6 são projetos independentes .
Dos 16 trabalhos publicados, 14 são periódicos nacionais e 2 em revista
estrangeira. Existem mais 16 trabalhos no prelo em periódicos nacio
nais. A participação de docentes em congressos é alta e a produção cien-
tifica é considerada baixa, tendo em vista o número de docentes do curso.