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A- Universidade Federal de São Carlos apresenta-se a este Conse
lho com a seguinte proposição:
"O curso de pós-graduação em Matemática, com área de concentra
ção em Análise Matemática, Geometria e Matemática Aplicada, a nível de mestra
do da Universidade Federal de São Carlos, iniciou suas atividades em 1987.
A instituição requer agora o credenciamento do curso e com o
objetivo de fornecer subsídios ao Conselho Federal de Educação para o julga-
mento e mérito da solicitação, a CAPES organizou o presente Relatório Técni-
co, com base na última avaliação do curso feita pelos Consultores Científicos
da CAPES e os dados atualizados enviados pelo curso referente aos anos 1988/
1989.
Para melhor informar ao Conselho encontram-se anexadas a este
documento, copias do Relatório Anual do curso 1989, assim como do Cadastro da
Produção Científica de 1989.
1 - Ficha de avaliação dos cursos de pós-graduação 1987/1988 -
Curso Matemática - Universidade Federal de São Carlos - Nível Mestrado.
"Corpo Docente com dedicação exclusiva, boa qualidade e dimen-
sionado criteriosamente. A composição do Corpo Docente está adequada às áreas
que são oferecidas como opção no curso. 0 curso não é dependente de professo-
res visitantes e orientadores de tempo parcial. A relação orientando/orienta-
dor é adequada.
I - RELATÓRIO
RELATOR: SR.CONS. SYDNEI LIMA SANTOS
ASSUNTO
CREDENCIAMENTO DO CURSO DE MESTRADO EM MATEMÁTICA - ÁREA DE CON-
CENTRAÇÃO: MATEMÁTICA APLICADA, ANALISE E GEOMETRIA
INTERESSADO/MANTENEDORA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SAO CARLOS
UF
SP
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2 - Em relação à estrutura curricular ou programática:
"Devido ã filosofia de qualificação de docentes, o número de disci-
plinas não fundamentais é naturalmente restrito, implicando em poucas
opções para os alunos."
3 - Em relação às atividades de pesquisa:
"Coerência das atividades de pesquisa com as áreas do curso perfei-
tamente correlacionadas."
4 - Em relação à produção docente e discente:
"A produção científica e técnica é satisfatória no biênio. A produção do
Corpo Discente ainda não existe, dado recente início do curso."
Ainda não houve titulação.
5 - Síntese da Avaliação
Áreas e pontos fortes do curso: "Processo
de qualificação do corpo docente. Existência
de duas áreas bem equilibradas."
Áreas e pontos do curso que precisam ser reforçados: "Seria importante
ampliar o Corpo Docente para que o programa oferecesse maiores
possibilidades de opção aos estudantes, mantendo os critérios de
qualidade."
6- CONCEITUAÇÃO
"Devido o curso estar em implantação ele se insere na faixa "Sem
Conceito."
A Comissão registra uma manifestação positiva em relação a este
curso pelas razões detalhadas nos itens anteriores."
7 - Recomendações da Comissão ao Programa:
"Procurar, se possível, ampliar o escopo mantendo os critérios de
qualificação dos docentes."
8 - Recomendações da Comissão para ações de apoio institucional ao
Programa:
"Manter o apoio de bolsas de demanda social."
9 - Recomendação de visita ao curso:
"Sim"
Justificativa: "O curso está em implantação e deverá pedir creden-
ciamento em breve."
10 - Outras Recomendações
- Que seja MANTIDA a concessão de bolsas de demanda social
- Que não seja incluído o curso para receber novos bolsistas PICD.
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Nos dias 12 e 13 de setembro de 1990 a Comissão
designada pela CAPES visitou o Curso do Mestrado cm Matemática da
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). No, dia 11 de setembro o
Professor Arnaldo Nogueira, Membro da Comissão, esteve na CAPES
em Brasília para receber o material referente ao processo do
credenciamento do curso e instruções para a visita.
A Comissão iniciou os seus trabalhos
analisando os dados contidos no processo de credenciamento do
curso conforme o roteiro de visita proposto pela CAPES,
esclarecendo algumas dúvidas junto à Coordenação do curso. Em
seguida, a Comissão reuniu-se com seis dos Membros do Corpo
Docente para discutir os principais problemas do curso o as
perspectivas de evolução do programa. A Comissão manteve também
contatos com alguns alunos e visitou as instalações do
Departamento de Matemática da Universidade Federal do São
Carlos.
Apresentamos a seguir um resumo das
principais observações à cerca do programa.
1.- ORGANIZAÇÃO ACADÊMICA E ADMINISTRATIVA
1.1 - ORGANIZAÇÃO ACADÊMICA:
O programa foi criado no segundo semestre de 1987 e
possui atualmente três áreas de concentração:
Geometria, Análise e Matemática Aplicada. A estrutura
curricular do curso é constituída por vinte e três
disciplinas separadamente em três grupos: duas de
nivelamento (que não contam crédito para obtenção do
titulo), seis do núcleo básico e dezoito especificas
distribuídas nas três áreas de concentração. Para
obtenção do grau de mestre é necessário que o aluno
seja aprovado em pelo menos três disciplinas do
núcleo básico em duas do núcleo especifico. Além
disso, o aluno devera ser aprovado em um exame de
qualificação escrito, um exame de proficiência em língua
estrangeira, um exame oral na área especifica e elaborar uma
dissertação de mestrado. 0 elenco de disciplinas com suas
respectivas ementas e bibliografia é adequado aos objetivos
do curso. Entretanto o número de disciplinas exigido ê
insuficiente para garantir uma formação básica de um mestre.
Vale ressaltar que o exame de qualificação cobro apenas
tópicos do curso de graduação tomando-se por base o curriculo
do bacharelado do DM-UFSCar. Problemas na estrutura
curricular já foram apontados no parecer do Prof. D.G.
Figueiredo, de agosto de 1987, sobre a criação do curso.
Apesar das . modificações introduzidas desde então a
estrutura proposta ainda permite uma especialização excessiva
do aluno, comprometendo seriamente sua formação em áreas
fundamentais da matemática. Por exemplo, um aluno interessado
em Geometria poderá cursar as disciplinas Geometria
Diferencial, Topologia e Análise (núcleo básico) o duas
disciplinas na área especifica de Geometria. Desta forma, ao
final do mestrado poderá ignorar completamente Álgebra e
Equações Diferenciais, tópicos fundamentais para um bom
desempenho profissional como Professor Universitário
Existe também uma lacuna no núcleo básica no que se
refere á disciplina "equações Diferenciais e
aplicações". A ementa do curso não inclui tópicos sobre
equações Diferenciais Ordinárias, tema considerado
fundamental por suas aplicações.
1.2 - Organização Acadêmica:
A estrutura administrativa é adequada ao tamanho do
curso. A Comissão de Pós-Graduação - CPG do
Departamento de Matemática da Universidade Federal de
São Carlos é composto por quatro docentos e um
representante do corpo discente. Esta composição havia
sido sugerida no parecer do Prof. Djairo G. Figueiredo
(agosto/87), já que antes havia uma participação
exagerado do corpo discente..
2. - CORPO-DOCENTE
O Corpo Docente da Pós-Graduação é constituido por oito
Professores Doutores do DM-UFSCar cm regime de
dedicação exclusiva. Sete desses Professores possuem
atualmente bolsa de Pesquisa do CNPq. Há um processo de
credenciamento de Professores para o corpo Docente
junto á CPG que é então homologado na Câmara de Pós-
Graduação da UFSCar. Este processo baseia-se
essencialmente na produção cientifica. Não há
dependência de visitantes ou participantes eventuais no
programa. No entanto, há carência de professores com
formação em Álgebra. A relação orientando/orientador é
adequada, no regimento do curso há uma norma que
estabelece a relação máxima de dois orientandos por
orientador.
3.- CORPO DISCENTE
Existem atualmente 14 alunos matriculados no curso dos quais
quatro estão em fase de preparação da dissertação e 12 estão
cursando disciplinas. Do total, 12 são bolsistas: 6 do
CNPq, S da CAPES e 1 com bolsa da UFSCar- 0 processo de
seleção é adequado. Alguns dos alunos fazem as duas
disciplinas de nivelamento (Álgebra Linear e Cálculo
Avançado) antes de serem admitidos definitivamente no curso.
A Clientela do curso é constituída em sua maioria de
bacharéis -formados em S. Carlos mas há também alguns
estudantes da região em torno da cidade. Sob este aspecto o
curso atende às necessidades da região e cumpre com seus
objetivos. Um único aluno concluiu o curso, em novembro de
1989, e está atualmente cursando o Doutorado no IMPA.
- PESQUISA E PRODUÇÃO CIENTIFICA: - No periodo de B7 a 90 foram
publicados 8 (oito) artigos e 3 (três) -foram aceitos
para publicação em revistas especializadas de
circulação internacional com corpo editorial rígido.
Seis desses trabalhos -foram publicados, ou aceitos no
Proceedings of the American Mathematical Society que
é uma revista que publica artigos curtos. Nos
restantes 5 (cinco) artigos, ressalta-se a
contribuição do Professor Adalberto Bergamasco que
publicou, em co-autoria, no periodo três artigos em
revistas de boa qualidade. Dois docentes não
apresentaram publicação científica nem tiveram
artigos aceitos neste periodo. Não há publicação na área de
Matemática Aplicada, o que pode vir a comprometer o bom
desempenho do curso nesta área. Há cinco linhas de pesquisa
que se desenvolvem através de projetos individuais e que são
correntes com as áreas de concentração do curso.
q) e 6). - INFRAESTRUTURA FISICA E FINANCEIRA - INTERCÂMBIO:
As instalações do DM-UFSCar são adequadas para as dimensões
do curso de mestrado. Entretanto não existe uma biblioteca
setorial no Departamento, o que pode vir a prejudicar
estudantes e pesquisadores no desempenho de suas
atividades. 0 curso mantém um convênio com o Instituto de
Ciências Matemática,.. da Universidade de Sao Paulo - Sao
Carlos para utilização da biblioteca daquela instituição,
tanto por
-
parte dos alunos quanto das professores do DM—
UFSCar. Isto supre em parte as necessidades do programa.
Está em andamento a implantação de uma biblioteca setorial
no DM-UFSCar que para este fim já conta com recursos da
FAPESP, FINEP e do CNPq. O DM-UFSCar- -Firmou recentemente
um convênio de valor substancial com a FINEP para o bnio
90—91 de apoio institucional ao curso de Pós-Graduação em
Matemática. Este convênio permitirá a criação do um programa
regular de Pro-fessores Visitantes. D intercâmbio
científico com outras instituições ainda é 1 imitado.
7. - PROBLEMAS: - Os principais problemas do curso são:
Inadequação da estrutura curricular aos objetivos de
formação do mestre (de pessoal docente de ensino superior).
Falta de produção cientifica na Área de Matermática
Aplicada.
Dispersão dos alunos no curso. Há uma oferta excessiva do
disciplinas semestralmente o que acarreta o baixo número de
alunos por disciplinas.
PERSPECTIVAS_DO CURSO:
HA uma perspectiva de evolução do curso se:
(i) -for implementado um programa agressivo de incentivo a
que os docentes de pós-graduação e do
Departamento em geral realizem estágios de
pós-doutorado em centros de excelência no Brasil e no
exterior.
(ii) -for criado um programa de professores visitantes,
dirigido não somente a contribuir diretamente nos
projetos de pesquisa em andamento, mas visando criar um
ambiente cientifico estimulante no departamento.
A atividade cientifica do corpos docente da PG
deve ser aumentada. Como, a previsto é que nos próximos não anos
haverá novas contratações nas instituições federais, para alcançar
essa meta é fundamental um investimento nos docentes da PG e do DM.
Ressalte-se que há no DM-UFSCar vinte professores doutores que não
participam das atividades da pós-graduação, alguns dos quais
apresentam potencial e talvez possam vir a contribuir para o curso.
É louvável que tenha sido adotado um critério mais estrito para que
um professor participe do corpo docente da PG. Não se conhece, na
área de Matemática, critério* similares em outras universidades
brasileiras. Este critério contribui decisivamente para a evolução
do programa de PG.
A Comissão recomenda ao CFR a concessão do
credenciamento condicionada a reformulação da estrutura curricular.
Deve-se também exigir quo o programa do exame de qualificação seja
explicitado e que inclua tópicos fundamentais da Matemática no nível
inicial do curso de Mestrado. Sugestões na direção destas mudanças
já foram apresentadas pela Comissão durante a visita ao
Departamento de Matemática da Universidade Federal de São Carlos.
Parecer sobre as modificações na estrutura curricular do programa de
Mestrado em Matemática da Universidade Federal de São Carlos.
As modificações propostas na estrutura curricular com a Inclusão da
disciplina Equações Diferenciais Ordinárias e a exigência de obtenção de,
no mínimo, 30 (trinta) créditos em disciplinas do núcleo básico, com pelo
menos uma em Geometria. Álgebra e Análise, satisfazem às condições
exigidas no relatório da comissão que visitou o curso em setembro de
1990.
Em vista disto, recomenda-se ao Conselho Federal de Educação a
concessão do credenciamento.
II - VOTO DO RELATOR
O Relator vota favoravelmente ao credenciamento do curso de pós-gradua-
ção em Matemática, com área de concentração em Análise Matemática, Geometria e Matemá-
tica Aplicada, a nível de mestrado da Universidade Federal de São Carlos, pelo prazo
de cinco anos. Os efeitos deste credenciamento retroagem ao período de implantação do
curso, desde o início de suas atividades.
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto do Relator
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O plenário do Conselho Federal de Educação aprovou, por
unanimidade a conclusão da Câmara.
Sala Barretto Filho, em 04 de 12 de 1991.
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