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INTERESSADO/MANTENEDORA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA - MG
ASSUNTO:
Reformulação do Curso de Pedagogia
RELATOR: Sr. Cons. ZILMA GOMES PARENTE DE BARROS
1 - RELATÓRIO
O Reitor da Universidade Federal de Uberlândia-MG en-
caminha a este Conselho proposta de reestruturação do seu curso
de Pedagogia, procurando dar uma nova configuração ã formação do
pedagogo (especialista em diferentes áreas da Educação) e ã for-
mação do professor para as disciplinas pedagógicas do grau, pa
ra as 4 séries iniciais do grau e para a pré-escola,
A instituição historia o desenvolvimento de todas as
etapas para elaboração do projeto, no âmbito da Universidade, e
informa que a proposta se embasa no Parecer 161/86, do Conselho Fe_
deral de Educação de OS/02/86, conforme item 02 do Voto da Relato-
ra: "sejam incentivadas experiências pedagógicas à luz do artigo
104 da Lei de Diretrizes e Bases (Lei 4.024/61), podendo as insti_
tuições interessadas na reformulação imediata de seu Curso de Pe-
dagogia elaborar projetos com os respectivos planos de curso le-
vando em consideração, na montagem desses currículos experimen-
tais, a melhoria da qualidade na formação do professor, questão
tão reclamada pela sociedade".
Após apresentar a evolução histórica do processo de
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formação do profissional de educação, no país, como vem ocorrendo
nos últimos cinquenta anos, o documento apresenta
t
em síntese, o .seu
propósito:
" Propor uma alteração que não signifique apenas desdobra_
mentos de disciplinas obrigatórias do currículo, mas também, a partir
do espaço aberto pelo Parecer 161/86 de 05/3/86, a reformulação da
própria concepção de "especialista" -de educação através de uma pro-
posta inserida no contexto mais amplo da escola e da sociedade brasi_
leiro. Quanto à forma para o Magistério pretende-se restaurar a neces_
sária articulação entre a formação do conteúdo específico e a for-
mação pedagógica.
O grupo de professores - que elaborou a presente proposta
esta certo de que não ê simplesmente uma alteração na organização
das disciplinas do Curso que poderá preparar um profissional críti-
co e consciente da necessidade de transformar determinada compreen-
são da realidade. Por isto, pretende que esta proposta seja o pon_
to de partida para uma discussão entre docentes e discentes do Cur-
so de Pedagogia a fim de que se possa, na Universidade Federal de
Uberlândia, caminhar para a preparação de um profissional cuja prá-
tica pedagógica desenvolva uma compreensão/atuação crítica na reali-
dade.
Ao analisar a organização curricular do Curso de Pedago-
gia na Un. Fed. de Uberlândia, apenas do ponto de vista da distribui-
ção das disciplinas nas diferentes habilitações do Curso, o grupo
pode verificar que o desdobramento das matérias em várias discipli-
nas contribui para a fragmentação do Curso, não permitindo que o mes-
mo atinja o objetivo proposto de "preparar o educando capaz de atuar,
no processo educacional, numa sociedade em transformação, com consci_
ência crítica e criativa".
O objetivo do curso ê já na reformulação proposta "traba-
lhar com o aluno a compreensão da função social da escola, a partir
da relação homem-sociedade, tendo em vista uma prática pedagógica
que vise {contribuir para a transformação desta sociedade". Com base
em referencial teórico bem fundamentado e adequado ao seu propósito,
o Projeto procura dar uma nova identidade ao curso de Pedagogia ,
na medida em que pretende reformular seu currículo com as seguintes
preocupações:
- propor o ensino da Didática e das Metodologias de forma
seqüencial, garantindo-se a especificidade de cada uma sem, contudo,
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divorciá-las;
- sugerir o desenvolvimento de cada Metodologia a partir
de um conteúdo especifico , significativo aos programas de ensino
de 19 e 2 9 graus das escolas públicas;
- organizar o elenco de disciplinas de modo que, neces-
sariamente , o aluno de pedagogia receba, concomitantemente, uma for-
mação como pedagogo-especialista e como professor-magistério;
- preservar os direitos assegurados pela legislação vigen-
te quanto às habilitações;
- formar um técnico (radical sentido da palavra)não um tec
nicista da educação.
. ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
A proposta está assim estruturada:
1- A organização das disciplinas em 4 (quatro) grandes gru_
pos, distribuídos em 4 (quatro) séries anuais.
2- As disciplinas contidas no grupo I e II deverão forne-
cer uma visão ampla de sociedade, homem e educação. O grupo III está
composto por disciplinas que ra partir desta visão mais ampla deverão
desenvolver uma compreensão ainda global da escola e do trabalho peda_
gógico. o grupo IV consta das disciplinas propriamente ditas. Com-
preendendo dois grupos: a) disciplinas obrigatórias; e b) disciplinas
de enriquecimento e/ou aprofundamento do curriculo.
3- Esta proposta foi organizada tendo em vista as áreas de
formação do Curso de Pedagogia:
a) Formação do Pedagogo:
. Especialista em Orientação Educacional
. Especialista em Supervisão Escolar
. Especialista em Administração Escolar e Inspeção Escolar.
b) Magistério:
. Para as disciplinas pedagógicas de 2º grau
. Para as 4 séries iniciais do 2º grau
. para a pré-escola.
4- A partir da 3a. série, o aluno poderá optar entre 2
(duas) das habilitações oferecidas. Estas poderão ser cursadas em 4
(quatro) e/ou 5 (cinco) anos, ou mais, caso as habilitações escolhidas
possuam maior ou menor número de disciplinas comuns. A proposta foi
organizada tendo em vista um conjunto de disciplinas comuns específicas
a cada área e, ainda, outro conjunto de disciplina especificas a ca-
da habilitação.
As disciplinas que integram o currículo pleno proposto,
com respectivas cargas horárias e periodização constam do Anexo I.
De acordo com a legislação vigente e considerando o caráter experi_
mental desta proposta curricular, a habilitação na área do pedagogo (especialis
ta em educação) e do professor (magistério), poderia ser obtida das seguintes ma
neiras:
a) Para a formação do pedagogo (orientador educacional, supervisor,
administrador e inspetor escolar), o aluno deverá cursar todas as disciplinas es_
pecíficas desta diferentes áreas, além dos Estágios Supervisionados corresponden
tes, com a respectiva carga horária no 3º ano e no 4º ano para 2 (duas) habilita
ções.
b) 0 aluno que optar pela habilitação do Pedagogo poderá, também, se
habilitar para o Magistério das Matérias Pedagógicas do 2º grau em Estrutura e
Funcionamento do Ensino de 1º e 2º Graus, Didática e Metodologias do Ensino de 1º grau,
Fundamentos da Educação (Psicologia da Educação, História da Educação, Filo-
sofia da Educação e Sociologia da Educação), desde que curse a prática de ensino
sob a forma de estágio supervisionado em cada uma destas disciplinas.
c) 0 currículo destinado à formação do magistério oferece simultane_a
mente a habilitação para professor de 1ª à 4ª séries do 1º Grau e das matérias
pedagógicas do 2º grau. Para o aluno obtê-las deverá cursar, respectivamente, Pra
tica de Ensino sob a forma de Estágio Supervisionado nas quatro primeiras séries
do 1º grau, e em Didática e Metodologias do Ensino de 1º grau, Estrutura e Funcio-
namento do Ensino de 1º e 2º Graus, Fundamentos da Educação (História da Educação,
Psicologia da Educação, Sociologia da Educação, Filosofia da Educação), no 2º grau,
cumprimento a carga horária estabelecida no 3º e no 4º ano, para cada habilitação
pretendida.
A Universidade estudou cuidadosamente a forma de promover as adapta-
ções curriculares que se fizessem necessárias pára os alunos que já se encontravam
matriculados no curso, a fim de que os mesmos também se beneficiassem das inova-
ções introduzidas.
II - PARECER E VOTO DA RELATORA
Desde que foi fixado pelo Conselho Federal de Educação, em 1969, o
currículo do curso de Pedagogia vem sendo discutido, sem que se tenha chegado a
um consenso sobre a alteração.
Por essa razão, este Conselho vem estimulando, especialmente as univer
sidades, a desenvolverem experiências com novas propostas curriculares. A Universida_
de de Uberlândia e, portanto, mais uma que assim procede, ao lado de tantas outras
que já iniciaram experiências com o mesmo propósito, tais como a Universidade Federa
de Santa Maria, (Parecer CFE nº 65/82), Universidade Federal de Goiás (Parecer CFE
nº 25186), Pontifícia Universidade de Campinas (Par. CFE nº 208/87), Universidade
Federal do Espírito Santo (Parecer nº 923/89), etc...
A proposta curricular apresentada é o resultado de um longo processo
de discursão no respectivo Colegiado de Curso e nos departamentos envolvidos, tendo
sido aprovada pelo Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão em 28.11.86, e posta em
prática a partir de 1987.
A análise da proposta leva-nos a concluir que embora tenha sido conce-
bida como experiência pedagógica o que permitiu que fossem introduzidas inovações
em relação ao Parecer CFE nº 252/69, estas se concretizaram sobretudo na nova con-
cepção do profissional que desejavam formação, com duplo perfil - de pedagogo e de
professor- concepção esta que se reflete na organização curricular, na seqüenciação
das disciplinas, na redistribuição de conteúdos por disciplina, na nova concepção,
de estágio, dentre outras. Nesse sentido a Universidade preferiu aumentar a carga
horária de determinadas disciplinas, que passaram a englobar conteúdos que anterior-
mente eram ministrados separadamente. Assim, por exemplo, na habilitação em Adminis
tração, os conteúdos de Estatística,o inseridos no programa da disciplina Méto-
dos de Administração Escolar, com carga horária de 120 horas; o mesmo acontece em
relação às disciplinas Orientação Vocacional e Medidas Educacionais, que desapa-
recem do currículo de habilitação em Orientação Educacional, mas cujos conteúdoso
englobados na disciplina Princípios e Métodos de Orientação Educacional, com 180
horas; finalmente, a habilitação em Inspeção deixa de ministrar Legislação de Ensi
no, com disciplina isolada, incluindo, porém, seu conteúdo em Métodos de Inspeção,
com 120 horas
A nova proposta curricular envolve sobretudo o processo de formação
ao longo do curso de Pedagogia, tendo havido a preocupação deo alterar o regis
tro , do seu egresso que será feito nos termos da Portaria MEC nº 399, de 28.06.89.
Diante do exposto, entende a relatora que a nova proposta curricular
do Curso de Pedagogia, oferecida pela Universidade Federal de Uberlândia,o neces_
sita de novo reconhecimento, por parte deste Conselho, estendendo-se o reconheci-
mento da habilitação em Magistério das Disciplinas Pedagógicas do 2º Grau e do
Magistério da Pré-escola também para a habilitação em Magistério das séries inici-
ais do 1º grau, única habilitação queo havia sido anteriormente objeto de reco-
nhecimento pelo CFE.
Por conseguinte, considerando-se queo se trata de proposta de novo
currículo propriamente dito, mas sim de uma reformulação do processo de formação pro
fissional do curso de Pedagogia - tanto no que diz respeito à formação do especialis
ta, como do professor e estando respeitadas, fundamentalmente, todas as exigências
legais, a Universidade Federal de Uberlândia assim procedeu amparada pela autonomia
didática de que gozam todas as universidades, cabendo a este Conselho apenas tomar
conhecimento da iniciativa, solicitando que a Universidade proceda à respectiva a-
valiação, comunicando-lhe os resultados obtidos.
Outrossim, pelas razões expostas ao longo do parecer, deve ser conside_
rado reconhecido o curso de Pedagogo da Universidade Federal de Uberlândia, como
passou a ser oferecido a partir de 1987,nas habilitações que conduzem à formação do
pedagogo - especialista em Administração Escolar, Supervisão, Orientação Educacional
e Inspeção) e do professor para as disciplinas pedagógicas do 2º grau, para as-
ries iniciais do 1º grau e para a pré-escola.
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto da relatora.
Sala das Sessões, 6 de novembro de 1991.
QUADRO I
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
CURRÍCULO PROPOSTO - REGIME ANUAL
T - DISCIPLINAS COMUNS A TODAS AS HABILITAÇÕES
GRUPOS
SÉRIES
I GRUPO
. COMPREENSÃO DA
S0CIEDADE E DO
HOMEM DE UM
PONTO DE VISTA
GERAL
II GRUPO
COMPREENSÃO DA
EDUCAÇÃO ESCOLAR
DO PONTO DE VIS-
TA, DA SOCIEDADE
E DO HOMEM
III GRUPO
. COMPREENSÃO I-A
ORGANIZAÇÃO ES
COLAR COMO ME-
DIAÇÃO DA PRA
TICA SOCIAL
IV GRUPO
. COMPREENSÃO DA
PRATICA PEDAGÓ
GICA DO PONTO
DE VISTA DAS
HABILITAÇÕES
V GRUPO
. DISCIPLINAS
OBRIGATÓRIAS
POR LEI
VI GRUPO
. DISCIPLINAS DE
ENRIQUECIMENTO
CURRICULAR
1º ANO
SOCIOLOGIA
FILOSOFIA
MÉTODOS E TÉCNICAS
OE PESQUISA
HISTÓRIA DA EDUCA-
ÇÃO I
PSICOLOGIA DA EDU-
CAÇÃO I
EDUCAÇÃO E SAÚDE
ESTRUTURA E FUNCIO-
NAMENTO DO ENSINO
DE 1º E 2º GRAUS I
ESTUDO OE PROBLEMAS
BRASILEIROS
EDUCAÇÃO FÍSICA
CH
04
04
03
04
02
03
01
05
2º ANO
HISTÓRIA DA EDUCA-
ÇÃO II
PSICOLOGIA DA EDU-
CAÇÃO II
SOCIOLOGIA DA EDU-
CAÇÃO
FILOSOFIA DA EDUCA
ÇÃO
ESTRUTURA E FUNCIO-
NAMENTO DO ENSINO
DE 1º E 2º GRAUS II
CURRÍCULOS E PROGRA
MAS
DIDÁTICA
CH
04
04
03
04
03
03
04
3º ANO .
PRINCÍPIOS E MÉTO-
DOS DE ALFABETIZA-
ÇÃO
EDUCAÇÃO DE ADULTOS
ESTATÍSTICA
PORTUGUÊS-PRODUÇÃO
DE TEXTOS
CH
02
03
03
03
4º ANO
.
SEMINÁRIO DE EDUCA
ÇÃO
PLANEJAMENTO CURRÍ
CULAR NA PRÉ-ESCOLA
CH
02
02
QUADRO I (Cont.)
2 - Disciplinas Comuns a formação: - na área do Pedagogo
- na área do Magistério
PRINCÍPIOS E MÉTODOS DE ADMINIS-
TRAÇÃO ESCOLAR E DE INSPEÇÃO
ESCOLAR
PRINCÍPIOS E MÉTODOS DE SUPERVI-
O ESCOLAR
PRINCÍPIOS E MÉTODOS DE ORIENTA-
ÇÃO EDUCACIONAL
METODOLOGIA DE LÍNGUA PORTUGUESA
E LITERATURA BRASILEIRA DE lº e
GRAUS
I
METODOLOGIA DE MATEMÁTICA DE 1
a
e 2º GRAUS I
METODOLOGIA DE CIÊNCIAS DE lº e
GRAUS I
METODOLOGIA DE GEOGRAFIA E HISTÓ-
RIA DE lº e
GRAUS
I
METODOLOGIA DE LÍNGUA PORTUGUESA
E LITERATURA BRASILEIRA DEe
GRAUS II
METODOLOGIA DE MATEMÁTICA DE 1º e
GRAUS II
METODOLOGIA DE CIÊNCIAS DE 1º e
GRAUS II
METODOLOGIA DE GEOGRAFIA E HISTÓ-
RIA DE 1º e 2º
GRAUS
II
QUADRO I (Cont.)
3 - DISCIPLINA COMUNS A FORMAÇÃO DO MAGISTÉRIO: - das 4 1ª Séries do 1º Grau
- das Matérias Pedagógicas
do 2º grau
IV GRUPO
3º ANO
DIDÁTICA E METODOLOGIA DE
LÍNGUA PORTUGUESA E LITERA-
TURA BRASILEIRA DE 1º a 4
3
SÉRIE DO lº GRAU I
DIDÁTICA E METODOLOGIA DE
MATEMÁTICA DE lº a 4ª SÉRIE
DO lº GRAU I
DIDÁTICA E METODOLOGIA DE
GEOGRAFIA E HISTÓRIA DE 1ª
a 4ª SÉRIE DO lº GRAU I
DIDÁTICA E METODOLOGIA DE
CIÊNCIAS DE 1ª a 4ª SÉRIE
DO. 1ª GRAU I
CH
03
03
02
02
4
9
ANO
DIDÁTICA E METODOLOGIA DE
LÍNGUA PORTUGUESA E LITERA-
TURA BRASILEIRA DE 1ª a 4ª
SÉRIE DO 1º GRAU II
DIDÁTICA E METODOLOGIA DE
MATEMÁTICA DE 1ª a 4ª SÉRIE
DO 1º GRAU II
DIDÁTICA E METODOLOGIA DE
GEOGRAFIA E HISTORIA DE lª
a 4ª SÉRIE DO 1º GRAU II
DIDÁTICA E METODOLOGIA DE
CIÊNCIAS DE 1ª a 4ª SÉRIE
DO 1º GRAU II
CH
03
02
02
02
Quadro I (Cont.)
DISCIPLINAS ESPECÍFICAS PARA CADA HABILITAÇÃO
HABILITAÇÕES
ADMINISTRAÇÃO ES-
COLAR
INSPEÇÃO ESCOLAR
SUPERVISÃO ESCO-
BAR
ORIENTAÇÃO EDUCA-
CIONAL
MAGISTÉRIO DAS
DISCIPLINAS PEDA-
GÓGICAS DO 2º
GRAU
MAGISTÉRIO DE 1ª
à 4ª SÉRIES DO
1º GRAU
MAGISTÉRIO DA
PRÉ-ESCOLA
GRUPOS
SÉRIES
IV GRUPO
IV GRUPO
IV GRUPO
IV GRUPO
IV GRUPO
IV GRUPO
III GRUPO
IV GRUPO
ANO
ESTÁGIO SUPERVISIO-
NADO I
ESTÁGIO SUPERVISIO-
NADO I
ESTÁGIO SUPERVISIO-
NADO I
ESTÁGIO SUPERVISIO-
NADO I
PRÁTICA DE ENSINO I
ESTÁGIO SUPERVISIO-
NADO
PRÁTICA DE ENSINO I
ESTÁGIO SUPERVISIO-
NADO
ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMEN-
TO DA PRÉ-ESCOLA
PSICOLOGIA DE PRÉ-
-ESCOLA
PRINCÍPIOS E MÉTODOS
DE EDUCAÇÃO PRÉ-ESCO
LAR I
PRÁTICA DE ENSINO I-
- ESTÁGIO SUPERVISIO
NADO
CH
02
02
02
02
02
02
03
04
04
02
4º ANO
ESTÁGIO SUPERVISIO-
NADO II
ESTÁGIO SUPERVISIO-
NADO II
ESTÁGIO SUPERVISIO-
NADO II
ESTÁGIO SUPERVISIO-
NADO II
PRÁTICA DE ENSINO II
ESTÁGIO SUPERVISIO-
NADO
PRÁTICA DE ENSINO II
ESTÁGIO SUPERVISIO-
NADO
EXPRESSÃO LÚDICA NA
PRÉ-ESCOLA
PRINCÍPIOS E MÉTODOS
DE EDUCAÇÃO PRÉ-ESCO
LAR II
PRÁTICA DE ENSINO II
ESTÁGIO SUPERVISIO-
NADO
CH
05
05
05
05
05
05
04
04
05
QUADRO I (Cont.)
CURSO DE PEDAGOGIA
HABILITAÇÃO: magistério da Pré-Escola
TURNO: Diurno - 4 Anos
Quadro I (Cont.)
CURSO DE PEDAGOGIA
HABILITAÇÃO: Magistério de 1ª a 4ª Série do 1º Grau
Turno: Diurno - 4 Anos
Quadro I (Cont.)
CURSO DE PEDAGOGIA
HABILITAÇÃO: Magistério das Matérias Pedagógicas do 2º Grau
TURNO: Diurno - 4 anos
Quadro I (Cont.)
QUADRO
I
(Cont.)
CURRÍCULO
PROPOSTO-
REGIME
ATUAL
NOTURNO
- 5
ANOS
1 - Disciplinas comuns a todas as habilitações
Quadro I (Cont.)
REGIME
ANUAL
NOTURNO
- 5
ANOS
DISCIPLINAS
COMUNS
À
FORMAÇÃO:
- na
área
do
Pedagogo
- na
área
do
Magistério
* A
denominação
das disciplinas
foram
atualizadas de
acordo
com o
novo Programa
de
Ensino vigentes no Estado de Minas Gerais.
QUADRO
I
(Cont.)
REGIME
ANUAL
NOTURNO
- 5
ANOS
DISCIPLINAS COMUNS À
FORMAÇÃO
DO MAGISTÉRIO: - das 4 l
a
s
Series
do
GRAU
- das Matérias Pedagógicas do 2- Grau
Quadro I (Cont.)
REGIME
ANUAL
NOTURNO - 5
ANOS
DISCIPLINAS ESPECÍFICAS PARA CADA HABILITAÇÃO
Quadro I (Cont.)
CURSO DE PEDAGOGIA
HABILITAÇÃO: Magistério da Pré-Escola
Turno: Noturno - 5 Anos
08$ - As Práticas do Ensino sob a forma de Estagio Supervisionado I e II compreendem o ensino Pré-Escolar
Quadro I (Cont.)
CURSO DE PEDAGOGIA
HABILITAÇÃO: Magistério de 1ª a 4ª série do 1º Grau
TURNO: Noturno - 5 anos
Quadro I (Cont.)
CURSO DE PEDAGOGIA
HABILITAÇÃO: Magistério das Matérias Pedagógicas do 2º Grau
TURNO: Noturno - 5 Anos
Quadro I (Cont.)
CURSO DE PEDAGOGIA
HABILITAÇÃO: PEDAGOGIA
TURNO: Noturno - 5 Anos
QUADRO II
CORPO DOCENTE
A. Professores com Parecer do CFE
01. Abigail Emilia de Jesus Bracarense
Disc: Princípios e Métodos de Administração e Inspeção Escolar
Estágio Supervisionado em Administração Escolar
Estágio Supervisionado em Inspeção Escolar
Qual.: Licenciada em Pedagogia - FFCL. Sto Tomás de Aquino, 1974;
especialização em Treinamento Pessoal Técnico-Administrati^
vo do Premen (360 h/a) - UFMG, 1971; especialização em
Administração Universitária (480 h/a) - UFSC, 1981; cursan
do mestrado em Administração Escolar - USP; possui expe_
riência no magistério superior (Princípios e Métodos de
Administração Escolar - Par. CFE 2.386/76; Estrutura e Fun
cionamento do Ensino de 2º Grau - Par. CFE 1.109/75; Admi-
nistração Escolar de 1º grau - Par. CFE 2.102/76; Estrutu-
ra e Funcionamento do Ensino Superior e Legislação do Ensi
no Superior e Legislação do Ensino - Par. CFE 1321/80); /
apresenta termo de compromisso.
02. Carmelita Vieira dos Santos
Disc.: Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1º e 2º graus
Qual.: Licenciada em Pedagogia - UFV, 1973; especialização em Admi-
nistração Escolar - PUC/MG, 1978; especialização em Filoso
fia - UFV, 1981; possui experiência no magistério superior
(Legislação de Ensino - Par, CFE 101/77 e 1473/76); apre-
senta termo de compromisso.
03. Conceição Maria da Cunha
Disc.: Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1º e 20 Graus I e II
Qual.: Licenciada em Pedagogia - Fac. de Belo Horizonte (Sic), 1970;
mestrado em Educação - Adm. Educacional - UNIMEP, 1989; apro
vada em concurso público para a UFSCAR e UFV; possui expe-
riência no magistério superior (Estrutura e Funcionamento do
Ensino de 10 e 20 graus - Par. CFE 2438/73); apresenta ter-
mo de compromisso.
04
Elza de Andrade Parziale
Disc: Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1º e 2º Graus I
Qual.: Licenciada em pedagogia - FFCL de Uberlândia, 1968; especia-
QUADRO II (Cont.)
lização em Metodologia do Ensino Superior - UFRS, 1978; cur
sando mestrado em Educação - créditos concluídos - UFMG,
possui experiência no magistério superior (Estrutura e Fun
cionamento do Ensino de 1º grau - Par. CFE 259/73); apre-
senta termo de compromisso.
05. Eraídes Ribeiro Bonilha
Disc.: Didática
Qual.: Licenciada em Pedagogia - FFCL de Uberlândia, 1970; especia_
lização em Metodologia do Ensino Superior - UnB/UFU, 1979;
possui experiência no magistério superior (Estrutura e Fun
cionamento do Ensino de 1º Grau - Par. CFE 3657/74). Apre-
senta termo de compromisso.
06. Fernando Antônio Leite de Oliveira
Disc: Psicologia da Educação I
Qual.: Licenciado em Pedagogia - Univ. Católica de Campinas, 1970;
mestrado em Psicologia da Educação - PUC/SP, 1976; doutora
do em Psicologia da Educação - PUC/SP, 1979; possui expe-
riência no magistério superior (Psicologia da Educação -
Par. CFE 1337/72) ; apresenta termo de compromisso.
07. Ilar Garotti
Disc: Currículos e Programas
Qual.: Licenciado em Pedagogia - Univ. Católica de Campinas, 1956,
mestrado em Educação - PUC/SP, 1982; possui experiência no
magistério superior (Didática Geral - Par. CFE 363/67; Prin_
cípios e Métodos de Administração Escolar - Par. CFE 329/63) ;
apresenta termo de compromisso.
08. Isabel Gervásio de Faria
Disc: Princípios e Métodos de Orientação Educacional
Qual.: Licenciada em Pedagogia - FFCL de Uberlândia, 1968; especia
lização em Metodologia do Ensino Superior - UFV-UnB, 1980;
especialização em Filosofia da Educação - UFV, 1981; possui
experiência no magistério superior (Psicologia da Educação
II - Par. CFE 169/89); apresenta termo de compromisso.
09. Joaquim Antônio de Assis Vilar
Disc: Métodos e Técnicas de Pesquisa
Qual,: Licenciado em Pedagogia - Fac. de Filosofia N.S. Medianeira
/SP, 1971; aprovado em concurso público para docente UFV;
QUADRO II (Cont.)
possui experiência no magistério superior (Metodologia e
Técnicas de Trabalho - Par. CFE 3.573/76; Métodos e Técni-
cas de Pesquisa I e II - Par. CFE 189/89); apresenta termo
de compromisso.
10. José Carlos Souza Araújo
Disc: Filosofia da Educação
Qual.: Graduado em História - PUC/Campinas, 1972, 1982; cursando
doutorado em Filosofia e História da Educação - UNICAMP;
possui trabalhos publicados; tem experiência no magistério
superior (Introdução à Educação - Par. CFE 301/85; Filoso-
fia da Educação- I e II - Par. CFE 189/89; apresenta termo
de compromisso.
11. Lígia Maria Rodrigo
Disc: Filosofia da Educação
Qual.: Graduada em Filosofia - PUCCAMP, 1972; mestrado em Filosofia
da Educação - UNIMEP, 1984; possui trabalhos publicados; apro
vação em concurso público para professor - UFV; possui expe_
riência no magistério superior (Introdução à Filosofia -
Par. CFE 2.341/75); apresenta termo de compromisso.
12. Tiago Adão Lara
Disc: Filosofia
Qual.: Graduado em Filosofia - Fac. Dom Bosco de Filosofia, Ciências
e Letras, 1970; mestrado em Pensamento Brasileiro - PUC/RJ,
1976; doutorado em Pensamento Brasileiro (não informa a ins-
tituição) , 1982; tem trabalhos publicados; possui experiên-
cia no magistério superior (Filosofia I e II - Par. CFE
169/89); apresenta termo de compromisso.
13. Vera Lúcia Abrão Borges
Disc: História da Educação I
Qual.: Licenciada em Pedagogia - FFCL de Uberlândia, 1969; cursando
mestrado em Filosofia da Educação - UNICAMP; possui experiên-
cia no magistério superior (História da Educação - Par. CFE
169/89) ; apresenta termo de compromisso.
14. Marilene de Lourdes Pafume de Oliveira
Disc: Estudo de Problemas Brasileiros
Qual.: Graduada em História - FFCL de Uberlândia, 1970; mestrado em
História das Relações Exteriores - UnB, 1985; possui expe-
riência no magistério superior (EPB I e II - Par. CFE 169/89);
QUADRO II (Cont.)
*
apresenta termo de compromisso.
15. Marilza Abrahão Pires Rezende
Disc.: História da Educação II
Qualif.: Graduada em História - FFCL de Uberlândia, 1969; cursando
mestrado em História da Educação - UNICAMP; possui expe-
riência no magistério superior (História - Par. CFE nº
3812/77); apresenta termo de compromisso.
16. Luzia Marivalda Barreio da Costa
Disc.: Psicologia da Educação II
Licenciada em Psicologia - FFCL de Ribeirão Preto, 1973; mes
trado em Educação-UFSCAR, 1979; possui experiência no magis-
tério superior (Técnica de Observação do Comportamento Huma-
no - Par. 71/81; Supervisão de Estágio Escolar; Problemas de
Aprendizagem do Pré-Escolar e Psicologia do Pré-Escolar - Par.
CFE 169/89); apresenta termo de compromisso.
17. Marluce Martins de Oliveira Scher
Disc.: Didática
Qual.: Licenciada em Pedagogia - Fac. de Belo Horizonte, 1973; mes-
trado em Metodologia do Ensino Superior - UFSM, 1980; possui
experiência no magistério superior (Psicologia da Educação -
Par. CFE 4826/75; Psicologia Geral e Didática - Par. CFE 48/80;
apresenta termo de compromisso.
18. Maria de Lourdes Melo Prais
Disc.: Princípios e Métodos de Supervisão Escolar
Qual.: Licenciada em pedagogia - FFCL Ste Tomás de Aquino, 1969; mes-
trado em Filosofia da Educação Escolar Brasileira - PUC/SP,
1987; aprovação em concurso público para professor; possui
experiência no magistério superior (Sociologia Educacional
e Metodologia Científica - Par. CFE 2.102/76; Sociologia - Par.
CFE 1321/80; apresenta termo de compromisso.
19. Maria de Lourdes Miranda Garcia
Disc.: Psicologia da Educação I
Qual.: Licenciada em Pedagogia - FFCL de Uberlândia, 1963; mestrado
em Psicologia da Educação - Fundação Getúlio Vargas, 1978; pos-
sui experiência no magistério superior (Psicologia da Educação
- Par. CFE 1325/72); apresenta termo de compromisso.
QUADRO II (Cont.)
20. Miriam Omena Costa
Disc: História da Educação I
Qual.: Licenciada em Pedagogia - FFCL de Uberlândia, 1964; especia-
lização em Metodologia do Ensino Superior - UFRS, 1978; espe_
cialização em Filosofia da Educação - UFU, 1981; possui expe
riência no magistério superior (Didática Geral - Par. CFE
101/77; História da Educação - Par. CFE 1473/76); apresenta
termo de compromisso.
B. Professores Indicados Sem Parecer do CFE
21. Adalberto de Paula Paranhos
Disc.: Sociologia da Educação
Qual.: Graduado em Direito - PUC/Campinas, 1970; graduado em Ciências
Sociais - PUC/Campinas, 1974; cursando mestrado em Ciências
Políticas - UNICAMP (créditos concluídos); tem trabalhos pu-
blicados; possui experiência no magistério superior na UFU
(Sociologia; Sociologia da Educação); apresenta termo de com-
promisso.
22. Delma Vieira Reis
Disc.: Currículos e Programas
Qual.: Licenciada em Pedagogia - FFCL de Uberlândia, 1975; especia_
lização em Filosofia da Educação - UFV, 1981; especialização
em supervisão do Ensino Religioso de 1º e 2º graus - PUC/MG,
1979; apresenta termo de compromisso.
23. Geni Dubles Corrêa
Disc: Didática e Metodologia de Geografia e História - 1ª a 4ª-
rie do 1º Grau I
Qualif.: Graduada em pedagogia - FFCL de Uberlândia, 1975; especia
lização em Filosofia da Educação - UFU, 1981; possui expe-
riência no magistério superior (Estrutura e Funcionamento
do Ensino de 1º e 2º graus; Metodologia de Estudos Sociais;
Didática e Metodologia de Geografia e História; apresenta
termo de compromisso.
24. Graça Aparecida Cicillini
Disc: Metodologia de Ciências de 1º e 2º Graus I
Educação e Saúde
Qual. : Graduada em Biologia - FFCL de Ribeirão Preto, 1971; cursan-
do mestrado em Metodologia de Ensino - UNICAMP; tem traba-
lhos publicados; aprovada em concurso público para professor
QUADRO II (Cont.)
da UFU; apresenta termo de compromisso.
25. Hélio Salles Gentil
Disc: Sociologia
Qual.: Bacharel e licenciado em Psicologia - UFMG, 1982; mestrado
em Sociologia da Cultura - UFMG, 1988; tem trabalhos publi
cados; aprovada em concurso público para professor da
FUMEC/BH; possui experiência no magistério superior (Inter
venção Psicossociológica; Psicologia Social; Psicologia da
Educação e Problemas da Aprendizagem) apresenta termo de
compromisso.
26. Ilma Passos Alencastro Veiga
Disc: Didática
Qual.: Licenciada em Pedagogia - VCGO, 1961, graduada em Educação
Física - ESEFEGO, 1967; mestrado em currículo - UFSM,1973;
doutorado em Metodologia do Ensino UNICAMP, 1988; possui
trabalhos publicados; aprovada em concurso público para a
UFU; possui experiência no magistério superior (Didática I
e II; Planejamento de Currículo Pré-Escolar, Adm. Escolar;
Estrutura e Func. do Ensino de 1º e 2º graus; Currículos e
Programas); apresenta termo de compromisso.
27. Luiz Carlos Costa
Disc: Fundamentos da Linguagem
Qual.: Licenciado em Letras - Fund. Santo André, 1971; mestrado e
doutorado em Filosofia e Língua Portuguesa - USP, 1980 e
1988; aprovado em concurso público para professor da UFV;
possui experiência no magistério superior (Língua Portugue
sa; Lingüístico Geral); apresenta termo de compromisso.
28. Maria Beatriz Villela de Oliveira
Disc: Metodologia da Língua Portuguesa e Literatura Brasileira
Qual.: Licenciada em Letras - UFMG, 1964, especialização em Filo-
sofia da Educação - UFU, 1981; aprovada em concurso públi-
co para professor da E.E.P.J.I.S. - Uberlândia, possui ex
periência no magistério superior (Metodologia da Comunica-
ção e Expressão II e III), apresenta termo de compromisso.
29. Marisa Lomônaco de Paulo Naves
Disc.: Psicologia da Educação I
QUADRO II (Cont,
Qual.: Licenciada em Psicologia - UFU, 1979, cursando mestrado em
Psicologia Educacional - UNICAMP; especialização em Educa
ção Pré-Escolar, UFU, 1984; aprovada em concurso público pa_
ra professor da UFU; possui experiência no magistério supe-
rior (Psicologia Escolar e Problemas de Aprendizagem; Intro
dução Escola-comunidade; Organização e Funcionamento da Pré
Escola; Psicologia da Educação; Problemas de Aprendizagem
do RE; Psicologia da Educação); apresenta termo de compro
misso.
30. Mirna Mameri
Disc: Metodologia da Matemática de 1º e 2º graus I; Didática e Me_
todologia da Matemática de 1ª a 4ª série do 1º grau
Qual.: Licenciada em Pedagogia - UFU, 1974, especialização em Filo_
sofia da Educação - UFU, 1981, possui experiência, no magis_
tério superior (Metodologia das Ciências I); apresenta ter-
mo de compromisso.
31. Moacir Bortolozo
Disc: Filosofia da educação
Qual.: Licenciado em Pedagogia - FASP, 1978; cursando mestrado em
Filosofia da educação (créditos concluídos) - UNICAMP; apro-
vado em concurso público para professor da UFU, possui expe-
riência no magistério superior (Filosofia no Brasil; Antropo
logia Filosófica; Cosmologia - Filosofia da Ciência) apresen-
ta termo de compromisso.
32. Nair Mosini
Disc: Princípios e Métodos de Alfabetização
Qual.: Licenciada em Pedagogia - FFCL de Uberlândia, 1973; especia-
lização em Filosofia da Educação e em Educação Pré-Escolar -
UFU, 1981 e 1984; apresenta termo de compromisso.
33. Sâmia Mameri Ferreira
Disc: Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1º e 2º graus II
Qual.: Licenciada em Pedagogia - FFCL de Uberlândia, 1974; especia-
lização em Educação Brasileira - UFU, 1986; possui experiên-
cia no magistério superior (Estrutura e Func. do Ensino de
1º e 2º graus II); apresenta termo de compromisso.
QUADRO II (Cont.)
Selva Edilamar Guimarães Fonseca
Disc: Metodologia de Geografia e História de lº e 2º graus I.
Qual.: Licenciatura curta em Estudos Sociais - UFU, 1982; Licencia-
tura em História - UFU, 1985,, cursando mestrado em História
Social Metodologia de Ensino (em fase de elaboração da tese)
- USP, possui trabalhos publicados; aprovada em concurso pú .
blico para professor da UFU; possui experiência no magisté-
rio superior (Metodologia de Geografia e História de 1º e
2º graus I); apresenta termo de compromisso.
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou, por
Unanimidade a conclusão da Câmara.
Sala Barretto Filho, em 7 de novembro de 1991.
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