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O processo foi objeto de diligência determinada pelo
Despacho de Câmara nº 64/91, para que a Instituição encaminhas-
se documentação relativa à alteração de currículo, à biblioteca
e ao corpo docente.
Pela Portaria nº 219/90-SENESu/MEC foi designada Co-
missão Verificadora composta pelos professores Henrique Pacca
Loureiro Luna, da Universidade Federal de Minas Gerais e Luiz
Aurélio Raggi, da Universidade Federal de Viçosa, para verificar
a existência de condições para o reconhecimento do curso e apre
sentar relatório conclusivo.
O referido curso foi autorizado pelo Dec. 93.855/86,
nos termos do Parecer CEE/MG nº 1.038/86, com 80 vagas totais
anuais.
0 Presidente da Fundação de Ensino e Pesquisa de Ita_
juba encaminha a este Conselho pedido de reconhecimento do cur-
so de Bacharelado em Matemática Aplicada ã Informática, minis-
trado pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Itajubá,
instalada em Itajubá/MG.
I - RELATÓRIO
RELATOR: SR.CONS. Pe. Antonio Geraldo do Amaral Rosa
INTERESSADO/MANTENEDORA
MG
FUNDAÇÃO DE ENSINO E PESQUISA DE ITAJUBÁ
ASSUNTO
Reconhecimento do curso de Bacharelado em Matemática Aplicada à
Informática, ministrado pela Faculdade de Filosofia, Ciências e
Letras de Itajubá.
UF
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A documentação solicitada foi enviada estando o processo, ago
ra, em condições de ser apreciado.
1. Dados sobre a Mantenedora
1.1. Condição Jurídica e Regularidade Fiscal e Parafiscal
A Fundação de Ensino e Pesquisa de Itajubá-FEPI foi criada pela
Lei Estadual nº 3.009/63, modificada pela Lei Estadual nº 6.291/74.
Tem sede e foro na cidade de Itajubá e seu estatuto encontra-se
registrado no Cartório de Registro de Títulos e Documentos e Pessoas
Jurídicas de Itajubá, sob o nº 113, no Livro A-2, fls. 289, de Registro de
Pessoas Jurídicas, em 29/11/74. A nova redação do estatuto foi regis-"trada
no mesmo Cartório em 27/10/87.
A Instituição comprova regularidade fiscal e parafiscal.
1.2. Estabelecimentos Mantidos
A Fundação de Ensino e Pesquisa de Itajubá mantém os seguintes
estabelecimentos de ensino/cursos:
- Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Itajubá
. Ciências - 1º Grau (Rec.) - 60 vagas
. Estudos Sociais - 1º Grau (Rec.) - 60 vagas
. História (Rec.) - 60 vagas
. Letras - P/F; P/I; P/L (Rec.) - 150 vagas
. Matemática (Rec.) - 60 vagas
. Matemática Aplicada à Informática (Aut.) - 80 vagas
. Pedagogia - MMP 20; AE 19; SE 1º; IE; OE (Rec.) - 200 vagas
- Faculdade de Engenharia Civil de Itajubá
. Engenharia - EC(Rec) - 160 vagas
2. Dados sobre a Escola/Curso
2.1. Instalações/Laboratórios/Equipamentos
A Instituição funciona em prédios próprios (cinco blocos), com
área útil de 2.044,91 m
2
, construídos em terreno de 27.845m
2
. A descri-
ção detalhada das instalações figura às fls. 010/011 e 013/015 do volume
principal.
Para dar suporte ao curso, a Instituição dispõe de um Laborató
rio de Processamento de Dados, cujos equipamentos estão relacionados às
fls. 016/017 do volume principal.
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A Comissão Verificadora assim se expressa sobre este item:
"Os edifícios, instalações e equipamentos existentes estão de
acordo com a descrição do processo de reconhecimento e encontram-se em
muito bom estado de conservação e uso. Uma visita aos principais edifí_
cios durante o período de funcionamento do curso (noturno) evidenciou
boas condições de luminosidade nas salas de aula e de adequadas instala-
ções elétricas nos laboratórios de processamento de dados.
0 número e a qualidade dos equipamentos é razoável para o fun_
cionamento do curso. Alguns microcomputadores adicionais, e sobretudo al_
gumas impressoras a mais, seriam desejáveis para uma melhor relação alu-
no/máquina. Observou-se bom suprimento de água e sanitários adequados e
higiênicos. As salas de aula são razoavelmente arejadas e a localização
dos prédios não é prejudicada por externalidades que gerem poluição sono
ra".
2.2. Biblioteca
A biblioteca encontra-se instalada em área de 227,84m
2
e funcio-
na nos três turnos.
Todos os alunos e professores são usuários registrados na bi-
blioteca, com acesso ao empréstimo domiciliar.
Seu acervo, em 1990, estava assim constituído:
ÁREA
OBRAS GERAIS
FILOSOFIA
RELIGIÃO
CIÊNCIAS SOCIAIS
LINGUÍSTICA
CIÊNCIAS PURAS
CIÊNCIAS APLICADAS
ARTES
LITERATURA
HISTÓRIA/GEOGRAFIA
BIOGRAFIA
INFORMÁTICA
TOTAL
A Comissão Verificadora assim se manifesta sobre este item:
"O acervo bibliográfico da FEPI está centralizado na Biblio
teca Professor José Hermeto de Pádua Costa, que ocupa uma área de 227,84m
2
.
Este espaço destina-se também ã leitura (60% do espaço, aproximadamente).
Na biblioteca trabalham 5 funcionários sendo que 4 (quatro) têm segundo
grau e 1 (um), o responsável, tem nível superior. Embora exista uma fun
cionária com 14 anos de experiência, não existe Bibliotecário diplomado. O
sistema de catalogação adotado é o CDU - Decimal Universal e o horário de
funcionamento da biblioteca é de 7:30 às 17:30 e de 19:00 às 22:00 ho-ras,
de segunda a sexta-feira.
A verificação in loco observou uma ativa participação dos
alunos na consulta ao acervo. O levantamento estatístico da biblioteca
mostra 15.344 consultas durante o ano de 1989. Em outubro de 1990 foram
consultados na biblioteca 292 livros, sendo estimado um número de 1.168
consultas nesse mês.
O acervo na área de matemática é de aproximadamente 5 (cin-
co) centenas de títulos. Na área específica de computação o acervo se re
sume a cerca de 200 (duzentos) títulos de livros e de 15 (quinze) perió-
dicos nacionais. O Anexo VIII lista parte desse acervo, não incluindo
li-vros existentes nas áreas de Pesquisa Operacional e Estatística.
Este acervo está aquém do desejável, sendo recomendada a
aquisição de novos títulos de livros especializados e assinaturas de pe-
riódicos da área para a sua complementação e atualização. Nesse sentido,
assinatura de periódicos e anais de congressos de sociedades científicas
brasileiras, tais como Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional
(SOBRAPO), Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional
(SBMAC), entre outras, são recomendadas pelo seu baixo custo e alto va-
lor científico.
A Comissão entende, no entanto, que a deficiência
constata_ da no acervo bibliográfico não deva constituir impedimento
para o reconhecimento do curso em pauta. Nesse particular, a Comissão
considera que o alto investimento necessário à aquisição e manutenção de
acervos bibliográficos satisfatórios, sobretudo no que tange a material
importado, justifica, no âmbito do governo federal, um Programa Nacional
de Apoio a Biblioteca, extensivo a idôneas instituições privadas de
ensino e pesqui sa".
O processo foi convertido em diligência para que a Institui
ção comprovasse a aquisição de novos títulos bibliográficos especializa-
dos, bem como a assinatura de periódicos na área do curso".
Em documentação complementar enviada a Instituição encaminha
notas fiscais referentes a aquisição de 71 novos títulos específicos da
área.
A Instituição informa, ainda, que providenciou a assinatura
de três periódicos: DATA NEWS, PC MUNDO e REVISTA BRASILEIRA DE COMPUTA-
ÇÃO.
3. Dados sobre o Curso
3.1. Funcionamento e Estrutura Curricular
O curso de Matemática Aplicada à Informática foi autorizado
pelo Decreto 93.855/86, nos termos do Parecer CEE/MG nº 1.038/86, com 80
vagas totais anuais.
O quadro abaixo fornece a relação de candidatos inscritos ,
classificados e de alunos matriculados na primeira série em cada ano:
O regime de matrícula adotado é o seriado anual.
A carga horária do curso, pelo currículo em vigor, totaliza
2.952 h/a, incluídas 72 h/a de EF e 36 h/a de EPB (cf. Anexo I-A deste
Parecer).
Embora tenha considerado satisfatória, para efeitos do pre-
sente reconhecimento, a estrutura curricular em vigor, a Comissão Verifi^
cadora sugere que ..."o curso considere a perspectiva de uma evolução que
aumente a carga de ensino de disciplinas que evidenciem a ponte entre a
Matemática e a Informática. Com estas medidas o curso poderá ficar mais
imune à percepção de ser constituído por duas áreas aparentemente distin-
tas. Este objetivo poderá ser alcançado condensando o ensino de Matemáti_
ca Pura e ampliando o ensino de Matemática Aplicada e Computacional. Mais
especificamente, entendemos que o incremento do ensino de Matemática Dis_
creta (Relações, Teoria dos Grafos, Lógica) e de disciplinas das áreas
de Pesquisa Operacional (Programação Linear) e de Controle, beneficiarão
a estrutura curricular".
Através do Despacho de Câmara nº 64/91 o Relator solicitou
a Instituição que acatasse as sugestões feitas pela Comissão Verificado-
ra.
Em cumprimento ao DC, a Instituição encaminhou nova grade
curricular, incorporando aquelas sugestões. O curso passa a ter uma car-
ga horária de 3.060 h/a, incluídas 72 h/a de EF e 36 h/a de EPB. Foram
incluídas novas disciplinas e outras tiveram sua carga horária alterada,
atendendo assim ao recomendado pela Comissão, (cf. Anexo I-B, deste Pare_
cer) .
A Comissão Verificadora presta ainda, dentre outras, as se-
guintes informações:
"Aspectos administrativos - Secretaria geral
São utilizados pelos professores três cadernos de registros:
o de notas, o de freqüência e o de lançamento de matérias. O registro de
freqüências indica presença regular dos alunos no período, enquanto que
o registro de matérias evidencia o cumprimento dos programas das disci-
plinas. As freqüências e notas são lançadas, pela secretaria, num mapa
que consolida os resultados de cada disciplina. Todos os dados relativos
ao desempenho e à identificação dos alunos são arquivados em pastas indi_
viduais. É notável o esmero com que são tratadas e processadas as infor-
mações acadêmicas pela secretaria geral.
Corpo Discente
A Comissão reuniu-se com 18 (dezoito) alunos do curso obje-
to da verificação, sendo 4 deles da primeira série, 4 da segunda, 6 da
terceira e 4 da quarta. A entrevista ocorreu em clima agradável, discu-
tindo-se vários aspectos relativos ao curso e ã instituição. Foi possível
verificar que existe um clima amigável entre os alunos, entre alunos e
professores e entre alunos e dirigentes da instituição. Os formandos es-
tão bastante motivados pela nova profissão, tendo a maioria manifestado
interesse em continuar seus estudos em atividades de pesquisa e pós-gra-
duação.
As atividades de extensão têm-se verificado principalmente
através da disciplina de prática de laboratório, onde se procura
desenvol-ver sistemas de informações inspirados na realidade da gerência
de empre_ sas locais. A análise desses trabalhos finais comprovou um
salutar conta to dos estudantes com o setor econômico regional.
Algumas aspirações com respeito ao currículo já estão refle-
tidas em recomendações presentes nesse relatório".
3.2. Corpo Docente
0 corpo docente foi também objeto do Despacho de Câmara nº
64/91, tendo a Instituição atendido ao solicitado através de documenta.
ção complementar protocolada em 22/07/91.
O corpo docente do curso é constituído por 34 professores ,
com o seguinte perfil: 03 com o título de Livre-Docente (dos quais, dois têm
também Doutorado); 01 cursando Doutorado; 07 com Mestrado; 07 cursan- do
Mestrado; 11 com Especialização; e 05 com Graduação (Res. 20/77 art 5º "d")
A relação do corpo docente constitui o Anexo II deste Pare-
cer.
Com relação ao corpo docente, a Comissão informa:
"O corpo docente está em situação regular. Na área de compu
tação, boa parte de professores que constam no processo de autorização ,
possuem o título de mestre e foram aprovados pelo CEE para ministrarem as
disciplinas para as quais foram indicados. O quadro original foi substan
cialmente substituído. Apesar disso, o atual corpo docente está essenci-
alemte aprovado pelo CEE. Há um professor com mestrado e livre docência,
e, pelo menos dois em programas de mestrado.
Perspectiva de capacitação
O curso se beneficia da existência da Escola Federal de En-
genharia de Itajubá, que tem programa de mestrado na área afim de Engenharia Elétri-
ca. Fomos informados que a FAPI tem procurado integrar-se ao Programa In
tegrado de Capacitação de Docentes (PICD). Entendemos porém, que a viabi
lização de programas do tipo PICD depende de aumento substancial dos va-
lores das bolsas de estudos de pós-graduação, já que a manutenção de sa-
lários de professores fora das salas de aula é muito onerosa para a ins-
tituição" .
4. Apreciação Final da Comissão Verificadora
A Comissão Verificadora conclui seu relatório nos seguintes
termos:
"Considerando:
1. A existência de infraestrutura física e de apoio para o
funcionamento do Curso de Matemática Aplicada ã Informá-
tica;
2.
A existência de mercado de trabalho para profissionais
com o perfil que pretendem dar aos formandos neste Curso;
3. A disposição e interesse demonstrado por professores e
pelos dirigentes da instituição pela manutenção do Curso;
4. A existência de um corpo docente para atender o ofereci-
mento de disciplinas constantes na grade curricular do
curso, embora seja desejável o aperfeiçoamento de parte
desse pessoal;
A Comissão Verificadora é de parecer favorável ao reconheci-
mento do Curso de Matemática Aplicada à Informática, oferecido pela Facul
dade de Filosofia, Ciências e Letras de Itajubá-MG.
II - VOTO DO RELATOR
Diante do exposto, o Relator manifesta-se favoravelmente ao
reconhecimento do curso de Bacharelado em Matemática Aplicada à Informá-
tica, com 80 vagas totais anuais, ministrado em Itajubá/MG, pela Faculda.
de de Filosofia, Ciências e Letras de Itajubá, mantida pela Fundação de
Ensino e Pesquisa de Itajubá.
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto do Relator.
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho federal de Educação aprovou, por
unanimidade a conclusão do Câmara.
Sala Barreto Filho, em 7 de novembro de 1991.
CORPO DOCENTE
01. AILEMA S. GAMA
Disc: Psicologia Social
Qual.: Licenciada em Pedagogia. Habilitação em Administração Escolar,
Supervisão Escolar. Especialização em Educação, História Eco-
nômica (Antigüidade). Experiência no magistério superior desde
82. Parecer CEE 446/82 e 351/85
02.
ÁLVARO GRIGORIANS
Disc: Linguagem Técnica de Programação
Análise e Projeto de Sistema em Processamento de Dados
Métodos Computacionais
Qual.: Graduado em Engenharia Elétrica - EFEi/Itajubá. Bacharel em
Mat. Aplicada à Informática. Cursos de Extensão: Controle Di_
gital; Controlador Lógico Programável; Pe C da M. Microcompu-
tador. Experiência no magistério superior desde 90. Parecer
CEE 410/90.
03.
ARIERCIO M. RAMOS
Disc: Cálculo Direncial e Integral
Desenho Geométrico e Geométrica
Descritiva
Qual.: Licenciado em Matemática-FAFI/Itajuba. Engenheiro Civil-FECI/
Itajubá. Mestrado em Engenharia Mecânica-EFEi/Itajubá. Especia-
lização em Matemática/Itajubá. Experiência no magistério supe-
rior desde 86. Parecer CEE 1.300/85.
04. BENEDITO PAULO NOGUEIRA
Dis.: Humanidades e Ciências Sociais
Qual.: Bacharel em Direito - Fac. de Direito da UFMG. Especialização
em Educação - Fac Filosofia, Ciências e Letras de Itajubá. Ex_
periência no magistério superior desde 84. Parecer CEE 786/84
(Humanidades e Ciências Sociais).
05.
CARLOS A. H. PINHEIRO
Disc: Desenho Geométrico
Geometria Descritiva
Filosofia da Matemática
Qual.: Licenciado em Matemática. Especialização no Ensino da Materna
tica. Experiência no magistério superior. Parecer CEE 1.038/86.
06.
DIVA A. M. CARDOSO
Disc: Estatística
Pesquisa Operacional
Qual.: Graduada em Ciências Econômicas-Universidade Federal Rural do
R.J. Mestrado em Economia Rural - Univ. Federal do Ceará. Expe_
riência no magistério superior desde 88. Parecer CEE 1.269/88.
(Probalidade e Estatística).
07.
ERNANI F. DA SILVA
Disc: Cálculo Numérico
Introdução à Lógica
Métodos computacionais
Qual.: Bacharel em Ciências Econômicas- Fac Ciências Econômicas do
Sul de Minas. Licenciado em Matemática (Plena) - Fac. de Filo-
sofia, Ciências e Letras de Itajubá. Mestrado em Ciências-ITA
Experiência no magistério superior desde 82. Parecer CEE nº
453/83 (Cálculo Numérico).
08.
FELÍCIA EUGENIA DE ABREU COUTO
Disc: Cultura Brasileira
Qual.: Licenciada em História - FAFI/Itajubá. Especialização em Edu-
cação e História Econômica (Antigüidade) - FAFI/Itajubá. Expe_
riência no magistério superior, desde 82. Parecer CEE 446/82.
09.
FERNANDO JOSE CERGANTE
Disc: Introdução à Lógica
Qual.: Graduado em Engenharia
Mestrado em Eng. Eletrônica
Livre Docente EFEi
10.
FRANCISCO DE ASSIS FERREIRA
Disc: Cálculo Diferencial e Integral
Matemática Aplicada
Qual.: Graduado em Engenharia Mecânica - Eletricista - Instituto Ele_
trotécnico de Itajubá. Mestrado em Engenharia Elétrica e Li_ vre
Docente - Escola Fed. de Eng. de Itajubá. Experiência no
magistério superior desde 68. Pareceres CFE-5277/78 e 862/71
para as mesmas disciplinas.
11.
GERALDO G. DA SILVA
Disc: Estudo de Problemas Brasileiros
Qual.: Licenciado em Histdria-Faculdade de Filosofia, Ciências e
Letras de Itajubá. Especialização em Educação. Experiência no
magistério superior desde 82. Parecer CEE - 453/82.
12.
HELENITA PRADO LOTT
Disc: Estudo de Problemas Brasileiros
Qual.: Licenciada em Historia (Plena) - Fac. de Filosofia, Ciências
e Letras de Itajubá. Curso de Extensão: Historia. Experiência
no magistério superior desde 90. Parecer - CEE 410/90 (Estudo
de Problemas Brasileiros).
13.
IDELFONSO PEREIRA COUTINHO
Disc: Cálculo Diferencial e Integral
Cálculo Numérico Matemática
Aplicada
Qual.: Licenciado em Matemática (Plena)- FAFi/Itajubá. Graduado em
Engenharia Elétrica - Escola Federal de Engenharia de Itaju-
bá. Mestrado em Engenharia Elétrica, na Escola de Engenharia
de Itajubá.
Experiência no magistério superior desde 88. Parecer CEE ,
1.183/88 (cálculo Dif. e Integral).
14.
JAIR CUNHA FILHO
Disc: Geometria Analítica e Cálculo Veterial
Fund. da Matemática Elementar
Qual.: Licenciado em Matemática (Plena) - FAFi/Itajubá. Experiência
no magistério superior desde 89. Parecer - CEE nº 98/89 (
Geo_
metria Analítica e Cálculo Vetorial).
15.
JOÃO BOSCO S. CUNHA
Disc: Sistemas de Programação
Análise e Proj. Sistemas em Proc. de Dados
Qual.: Licenciado em Mat. (Plena) - FAFi/Itajubá. Graduado em Enge-
nharia Mecânica - Escola Fed. de Eng. de Itajubá. Mestrado em
Informática- PUC/RJ. Especialização em Matemática - FAFi/
Itajubá. Experiência no magistério superior desde 88. Parecer
CEE 1.183/88
16.
JOSE ABEL R. DOS SANTOS
Disc: Linguagem e Técnica de Programação
Análise e Projeto Sistema Processamento de Dados
Sistemas de Programação
Qual.: Graduado em Engenharia Elétrica- Inst. Eletrotécnico de Itaju
bá. Doutorado em Livre Docência - EFEi/Itajubá. Mestrado em
Ciências - Univers, do BR/RJ
Experiência no magistério superior desde 78. Parecer - CFE
3.295/78 e 7.156/78 (Processamento de Dados).
17.
JOSE CÉLIO DA SILVA
Disc.: Língua Inglesa
Língua Inglesa Instrumental
Qual.: Licenciado em Letras - Português/Inglês - FAFi/Itajubá. Mes
trado em Inglês e Literatura Correspondente. Univers. Fed. de
SC. Experiência no magistério superior desde
77.
Parecer - CFE
2.144/77 (Língua Inglesa).
18.
JOSE FRANCISCO DA ROSA
Disc: Geometria Analítica e Cálculo Vetorial
Fundamentos de Matemática Elementar
Qual.: Licenciado em Matemática - Especialização em Matemática - FAFi/
Itajubá. Experiência no magistério superior desde 82. Parecer
CEE 446/82 e 47/83 (Geometria Análitica e Cálculo Vetorial ,
Matemática).
19.
JOSE RAIMUNDO DOS REIS PEREIRA
Disc: Fundamentos de Matemática Elementar
Qual.: Licenciado em Matemática (Plena). Especialização em Matemáti
ca - FAFi/Itajubá. Experiência no magistério superior desde 82.
Parecer - CEE 453/82. (Fund. de Matemática Elementar).
20.
KLÉBER GONÇALVES LEÃO
Disc: Educação Física
Qual.: Licenciado em Educação Física - Escola Sup. de Educ Física -
Cruzeiro/SP. Especialização em Educação - FAFi/Itajubá. Expe_
riência no magistério superior, desde 83. Parecer - CEE 530/
83 (Educ. Física)
21.
LIA DE OLIVEIRA MARQUES
Disc.: Sociologia Geral
Qual.: Licenciada em Pedagogia - FAFi/Itajubá. Mestrado em Educação
PUC/RJ. Experiência no magistério superior desde 77. Parecer
-CFE 2963/77.
22.
LUÍZA CRISTINA M. PEREIRA
Disc.: Psicologia Social
Qual.: Licenciada em Psicologia - Fac Salesiana de Filosofia, Ciên
cia e Letras de Lorena. Mestrado em Psicologia da Educação -
PUC/SP. Experiência no mag. superior desde 86- Parecer - CEE
nº 1.038/86
23.
MARIO SILVA PINTO
Disc: Economia e Administração
QUal.: Bacharel em Ciências Econômicas - Fac. de Ciências Políticas e
Econômicas do RJ. Especialização em Docência do Ensino Su-
perior - FAFi/Itajubá. Experiência no magistério sup. desde
75. Parecer - CFE 846/76 e 403/84 (Administr. e Econômica).
24.
MOZART JOSE PEREIRA
Disc: Fund. da Matemática Elementar
Qual.: Graduado em Engenharia C i v il - Fac. de Eng. Civil/Itajubá.
Licenciado em Matemática (Plena) - FAFi/Itajubá. Especiali
zação em Docência no Ensino Sup. FAFi/Itajubá. Experiência no
mag. superior desde 84. Parecer. CEE 786/84
25.
NILTON MASSAFLI
Disc: Sistema de Programação
Qual.: Graduado em Engenharia Mecânica - Escola Federal de Engenharia
de Itajubá. Mestrando em Conversão de Energia - Escola Federal
de Engenharia/Itajubá. Experiência no Mag. Sup. desde 90. Pare_
cer - CEE 410/90 (Sistema de Programação).
26.
ROBERTO DIAS BART ELEGA
Disc: Educação Física
Qual.: Licenciado em Educ Física - Escola Sup. de Educ Física-Cru-
zeiro/SP. Cursos de Extensão: Atualização em Educação Física.
Experiência no magistério Sup. desde 90. Parecer-CEE 410/90
27.
ROBERTO CASTRO JUNIOR
Disc: Linguagem em Técnica de Programação
Qual.: Graduado em Engenharia Elétrica - Mestrando em Engenharia Ele-trica
- Escola Federal de Engenharia de Itajubá. Experiência no Magistério
Superior desde 90. Parecer - CEE 410/90.
28.
SIDNEI BRITO ALVES
Disc: Introdução à Teoria dos Sistemas
Prática de Laboratório
Projeto Orientado em Computação Qual.: Bacharel em Ciências
Estatísticas Esc Sup. de Estatística da
BA. Mestrado em Engenharia de Sistemas e Computaçã - UFRJ. Ex-
periência no magistério sup. desde 78. Parecer CFE 1930/78
29.
SEBASTIÃO AMARANTE DOS SANTOS
Disc: Linguagem e Técnica de Programação
Qual.: Bacharel em Ciências Econômica - Fac. Ciências Econômicas do
Sul de Minas - FACESM. Especialização Docência Sup. FAFI/Itaju-
bá. Experiência no magist. superior.
30.
SERGIO ROBERTO COSTA
Disc: Língua Portuguesa Instrumental
Qual.: Licenciado em Letras - Português/Inglês - FAFI/Itajubá. Mestra
do em Linguística - Univers. Estadual de Campinas. Experiência
no mag. superior desde 76. Parecer - CEE nº 215/76.
31.
TAKUMI NODA
Disc: Estatística
Qual.: Graduado em Engenharia Mecânica - UFPR - Mestrado em Ciências em Engenha-
ria Mecânica - Escola Federal de Engenharia de Itajubá. Experiência no
Magistério Superior desde 78. Parecer - CFE 5277/78.
32.
MARIA ELISABETH MONTI REZENDE
Disc: Língua Inglesa Instrumental
Qual.: Licenciada em Letras (Port./Inglês)
Especialização em Docência no Ensino Superior - FAFI/Itajubá. Experiên-
cia no magistério superior . Art. 5º - "d" - Res. 20/77 - CFE
33.
PAULO CÉSAR BERGAMASCO
Disc: Língua Inglesa Instrumental
Qual.: Licenciado em Letras
Art. 5º - "d" - Res. 20/77 - CFE
34.
WANDER N. P. MARTINS
Disc: Prática de Laboratório
Qual.: Graduado em Análise de Sistema
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