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1 - RELATÓRIO
O processo em epígrafe,de interesse da Fundação
Cultural Dr. Pedro Leopoldo-MG, trata de pedido de autorização
do Curso de Administração para funcionar na Faculdade de Ciên-
cias Humanas Dr. Pedro Leopoldo, estabelecimento de ensino su
perior instalado em Pedro Leopoldo/MG.
Apreciado, inicialmente na fase de carta-consulta
pelo Parecer CFE nº 400/88 o pleito em apreço foi indeferido.
Posteriormente, ainda na mesma fase, a partir da proposição da
Presidência do CFE nº sentido de submeter à apreciação o pedi-
do de reconsideração apresentado pela interessada, o processo
foi apreciado pelo Parecer nº 482/89 e pelo Parecer nº 461/90,
que fixou o número de vagas.
Agora, o pleito em apreço deve ser considerado nos
aspectos constitutivos da fase subseqüente denominada de pro-
jeto.
O exame preliminar, efetuado com base nas informa
ções da CAE e nos demais dados do processo, identificou a ne
cessidade de dados complementares, razão pela qual foi expedi_
do o Despacho de Câmara nº 202/90, solicitando elementos rela
cionados com organização curricular e corpo docente.
Em expediente, de 30 de janeiro de 1991 a Institui-
ção encaminhou as informações reclamadas, colocando o proces-
RELATOR: SR. CONS. Lauro Franco Leitão
ASSUNTO:
Autorização de Curso de Administração (Projeto)
INTERESSADO/MANTENEDORA
FUNDAÇÃO CULTURAL DR. PEDRO LEOPOLDO
MG
UF
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so em situação de exame definitivo.
1. Da caracterização geral do projeto
O pedido de autorização em tela tem como objeto o curso de
administração.
Pelo Parecer de aprovação da Carta-Consulta, foram estipu-
ladas 80 vagas totais anuais, distribuídas em duas turmas, embora, 150
fossem as vagas pretendidas.
Em resposta ao DC 202/90, a Instituição informa que o
Curso funcionará de 2ª a 6ª feira, podendo haver aula aos sábados.
Haverá 4 h/a, iniciando o horio às 19:30 e terminando às 11:00 horas,
no pe odo noturno.
Quanto aos objetivos do projeto, a descrição apresentada,
cingindo-se às colocações de rotina, não enseja que sobre eles se faça
agora qualquer destaque.
2. Da organização curricular
Cumpre esclarecer que, com a documentação enviada para dar
cumprimento ao DC 202/90, a Instituição apresentou também uma nova
grade curricular. Em relação à 1ª (primeira), a 2ª grade curricular a-
presenta as seguintes diferenças:
1. Foram excluidas do currículo as seguintes disciplinas:
. Metodologia Científica
. Direito
. EPB II
. Teoria Geral do Planejamento
. Recursos Naturais
. Administração de Indústrias
. Análise Administrativa
. Economia Regional
. Mercado de Capitais
2. Foram incluídas:
. Matemática
. Contabilidade II
. Teoria Econômica
. Administração Hospitalar
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. Administração de Pessoal II
. Administração de Vendas I
. Administração Financeira e Orçamento
. Pesquisa Operacional
. Administração de Produção II
. Administração de Vendas II
. Custos
3. A carga horária das disciplinas com 60 h/a passou para
72 h/a.
4. Mudou a distribuição das disciplinas nos períodos do cur
so.
Neste Parecer nº ateremos à análise do currículo, que
atende ao disposto na Resolução S/N de 8/7/68, que fixa os mínimos de
conteúdo e duração de curso de Administração.
O curso, programado com duração mínima de 4 (quatro) anos e
máximo de seis (6) anos letivos, terá regime de matricula por disciplina
e obedecerá à grade curricular,onde figuram as disciplinas com res
pectiva carga horária (Anexo I deste Parecer).
Os autos trazem os elementos definidores do conteúdo de cada
disciplina: ementa e bibliografia básica.
Pelo currículo pleno considerado, o curso terá uma carga ho-
rária, toda ela de caráter obrigatório de 2.878 h/a que, acrescidas de
72 h/a de EF e 36 h/a de EPB, perfazem um total de 2.986 h/a.
A intensidade prevista para cada semestre letivo,incluídos
EF e EPB,mantém a média de 360 h/a.
As aulas serão ministradas de 2ª a 6ª feira, podendo haver
aula aos sábados. Serão 4 h/a por dia, com a duração de 50 minutos cada
O Estágio Supervisionado, além da regulamentação constante
do Regimento, se apresenta caracterizado nos autos com os elementos que
formarão seu quadro operativo. Desse modo fica esclarecido onde será de-
senovlvido, em que condições será executado, de que modo será planejado,
acompanhado e avaliado. Sua carga horária está estipulada em 270 h/a o
que, em termos percentuais significa mais de 10% da carga horária total
do curso. No caso de Administração é de norma:
"Para obterem o diploma, os alunos do curso de Administração
serão obrigados a realizar um estágio supervisionado de seis meses, jun-
to à órgão do serviço público ou a empresa privada, segundo a sua opção
respeitado o disposto no Art. , Parágrafo Ünico, letra c, da Portaria
Ministerial nº 159, de 14/07/65." (conforme Caput do Art. 2º da Resolu-
ção CFE S/nº de 08/07/66)."
O Caderno 3 que integra os autos, além de comprovar o as
observações contidas neste item, permite acesso a outras informações
igualmente importantes para se conhecer da capacidade formativa do cur-
rículo pleno, tal como proposto, em função dos objetivos visados.
3. Dos corpos dirigente, técnico administrativo e docente
3.1. Relação indicativa do corpo dirigente e técnico-administrativo.
Diretoria da Faculdade: Professora Zélia Cerqueira Barbosa.
Licenciada em Letras, vários cursos na área de pós-graduação "lato sensu"
em Estudos Lingüísticos; possui experiência no magistério superior e apresenta
termo de compromisso.
Secretário da Faculdade: Professor Silvio Braz Moreira; curso
de Direito (incompleto) e de biblioteconomia (incompleto); várias ex-
periências como arquivista, escriturário e faturista; experiência como
secretário da Fundação Cultural Doutor Pedro Leopoldo desde 1974 até a
presente data; apresenta termo de compromisso.
3.2. Corpo Docente
Da relação inicial a Instituição retirou a indicação de al-
guns professores, indicou novos nomes, ficando seu corpo docente consti-
tuido, afinal por 33 (trinta e três) professores. Do ponto de vista da
qualificação acadêmico profissional o corpo docente proposto apresenta o
seguinte perfil: 01 (um) com Doutorado, 01 (um com Doutorado incompleto)
5 com Mestrado, 3 com Mestrado em andamento, 16 com cursos de Especiali-
zação e 7 graduados; 16 professores têem experiência no magistério supe-
rior e todos assinaram termo de Compromisso.
A relação dos docentes, com respectivas disciplinas e quali-
ficação, constitui o Anexo I deste Parecer.
I
4. Da infra estrutura física
4.1. A Faculdade de Ciências Humanas, concebida para abrigar o curso tal
como acima projetado, apresenta-se caracterizada no Anteprojeto de Regi-
mento (Caderno 2) sob a forma de "estabelecimento de ensino superior,ten
do estes órgãos como formadores de sua estrutura organizacional: Congre-
gação, Conselho Departamental, Diretoria e Departamentos.
As instalações gerais previstas para o estabelecimento em a-
preço serão formadas por um prédio com uma área de 4.000 m
2
e 1371m
2
de
área construida (Caderno 7).
O Caderno 7;que integra os autos, contém planta baixa, onde»
se especificam e se localizam as diferentes dependências: salas de aulas,
biblioteca, laboratórios, salas destinadas à direção, etc.
O mobiliamento não vem especificada nos autos. 4.2.
Biblioteca
A biblioteca, com uma área total de 13,00X5,85m
2
, funcionará de segunda
a sexta feira de 14:00 às 18:00 e de 19:00 às 22:00 hs e aos sábados de 14:00 às
19:00 hs.
Segundo a Instituição, (fls. 44 do processo principal), o Acervo Geral que servirá de
apoio ao Curso de Admnistração é constituído por 6.030 volumes, com um total de 5.840 títulos.
0 acervo específico é constituído por 986 títulos e 1.020 volumes.
0 caderno 5 traz uma relação de 10 periódicos especializados que integram o acervo.
A Comissão Verificadora dirá se o referido acervo está organizado conforme as normas da
ABNT sobre referências bibliográficas e se os títulos estão distribuidos em blocos de assunto.
5.Do planejamento Econômico-Financeiro
Em cumprimento ao DC 202/90, a Instituição apresentou novo
plano econômico financeiro trienal (1º ao 3º ano), considerando o nº de vagas
fixadas pelo Parecer que aprovou a Carta-Consulta do curso em apre ço.
O novo planejamento econômico-financeiro trienal destaca as
fontes de receita, as categorias de despesas e a previsão dos inves-
timentos. O plano foi trabalhado com valores constantes em OTN.
Na composição do plano observa-se que:
a) a anuidade é fonte Ünica de receita,
b) as despesas discriminam-se por estas categorias: pessoal docente,
pessoal administrativo, despesas gerais e investimentos.
Tomando-se por base o 1º ano, são os seguintes os principais
valores registrados:
Receita: valores expressos em BTN's
Anuidade x nº alunos: 288.000,00
Despesas
a) Pessoal Técnico-Administrativo: Salário Anual: 18.960,00
b) Pessoal Docente: C/H Total x valor h/a: 62.100,00 13º + encargos 3.488,40
T
c) Material consumo 49.150,32
d) Despesas gerais 24.575,16
e) Investimento : 172.026,12
biblioteca 25.803,92
equipamentos 68.810,45
reformas prédio 25. 803 ,.92 capac.
docente 51.607,83
TOTAL 337.150,32
SALDO - 49.150,32
O plano prevê investimentos, mas não destina nenhuma
transferência de recursos da mantenedora para o curso em apreço. O ideal
seria que os investimentos fossem efetuados com recursos transferidos
pela man tenedora, no triênio de implantação de curso.
vrs
CORPO DOCENTE - ANEXO I
01. Ana Paula Brasil Bahia
Disciplina: Administração Financeira
Qualificação: Bacharel em Ciências Econômicas, PUC-MG. Curso de Especia_
lização em Administração Financeira, PUC-MG, 1987, 360 h7a.
Pode ser aceita para este curso
02. Antônia Maria da Rocha Montenegro
Disciplina: Métodos e Técnicas de Pesquisa
Qualificação: Bacharel em Ciências Sociais, UFMG. Mestrado em Sociologia
UFMG. Possui experiência profissional na área. Pode ser a
ceita.
03. Ary Ângelo da Cruz
Disciplinas: Administração de Produção
Administração de Material Qualificação: Bacharel em Administração de
Empresas, UFMG. Curso de Especialização em Administração de Produção e
Administração de Materiais - UFMG. Experiência de magistério superior na
área. Pode ser aceito para este curso.
04. Astréia Soares Batista
Disciplinas: Sociologia
EPB Qualificação: Bacharel em Ciências Sociais. Mestrado em andamento
FAFICH - UFMG. Curso de Especialização em Didática do Ensino Superior -
FAE-UFMG. Pode ser aceita para este curso.
05. Dartagnham Felicíssimo Barbosa
Disciplina: Educação Física
Qualificação: Licenciado em Educação Física, UFMG. Aprovado para lecio-
nar a disciplina indicada pelo Parecer CFE 817/86. Pode ser
aceito.
06. Eduardo Velloso da Fonseca
Disciplinas: Matemática
Estatística Qualificação: Licenciado em Matemática-UFMG. Bacharel em
Engenharia Civil, Escola Engenharia Kennedy. Curso de Especialização em
Fundamentos da Matemática, PREPES, PUC_MG, 1976, 480 h/a. Possui
experiência no magistério superior: PUC-MG 1973/82 entre outros. Pode
ser aceito para este curso.
07. Fábio Martins Costa
Disciplina: Teoria Geral de Sistemas
Qualificação: Bacharel em Administração - FUMEC-MG. Possui vários curso;
de extensão/aperfeiçoamento. Experiência no magistério supe-
rior: FUMEC-MG, 1985/89. Pode ser aceito para este curso.
08. Fernando Mascarenhas Silva de Assis
Disciplina: Pesquisa Operacional
Qualificação: Bacharel em Engenharia Civil - UFMG. Cursos de Especiali-
zação: Engenharia Econômica, Urbanismo e Barragens. Experi-
ência no magistério superior: Professor da disciplina indi-
cada desde 1977, FUMEC-MG. Pode ser aceito.
09. Fernando Antonio Amoni
Disciplinas: Administração Rural
Macro-Economia
Teoria Econômica
MEC/CFE
Qualificação: Bacharel em Ciências Econômicas, UFMG. Mestrado em Ciência
Política. Especialização em Planejamento Agrícola, 1245 h/a.
Experiência no magistério superior (a partir de 1979) Pode
ser aceito para este curso.
10. Gilmar Alves Costa
Disciplinas: Economia Brasileira
Auditoria
Estágio Supervisionado Qualificação: Bacharel em Ciências Contábeis,
PUC/MG. Bacharel em Administração de Empresas-PUC/MG. Bacharel em
Ciências Econômicas , PUC/MG. Possui vários cursos de extensão e
experiência profissional na área. Experiência no magistério superior.
Pode ser aceito para este curso.
11. Heitor Francisco Teixeira Sales
Disciplinas: Teoria Econômica
Macro Economia
Qualificação: Bacharel em Ciências Econômicas, PUC-MG. Curso de Especia-
lização em História do Brasil - FAFI/BH. Possui vários cur-
sos de extensão e experiência profissional na área. Pode ser
aceito para este curso
12. Hilton Secundino Alves
Disciplinas: Administração Financeira I e II
Estrutura e Análise de Balanço Qualificação: Bacharel em Administração,
FACE/FUMEC. Bacharel em Ciências Econômicas, F.E.S. I. Cursos de
Especialização: Economia Industrial, UFMG e Administração Financeira,
Fundação João Pinheiro. Experiência no magistério superior (8anos)Po-de
ser aceito para este curso.
13. Ildeu Pires chaves
Disciplina: Contabilidade
Qualificação: Bacharel em Ciências Contábeis, UFMG, Bacharel em Adminis-
tração de Empresas, UFMG. Possui vários cursos de extensão/
aperfeiçoamento, várias publicações na área de Contabilidade
e experiência de mais de 2 anos no magistério superior. Pode
ser aceito para este curso.
14. José Antonio Breyner Torres
Disciplinas: Desenvolvimento Organizacional
Sociologia Qualificação: Bacharel em Sociologia e Política, UFMG.
Experiência no mal gistério superior: Professor da disciplina
Comportamento Organizacional na FUMEC/MG. aprovado pelo Parecer CFE
5938/78. Pod ser aceito
15. José Domingos Carvalho Filho
Disciplina: Teoria Geral de Sistemas
Qualificação: Bacharel em Administração de Empresas UNA/MG. Pós-Gradua-
ção: Análise de Sistemas de Informação - CEPEDERH, 1986, (não
informou carga horária do curso). Experiência profissional.
Pode ser aceito para este curso.
16. José Luiz Pellet
Disciplina: Administração Hospitalar
Qualificação: BAcharel em Medicina, UFJF/MG. Cursos de Especialização:
Administração Hospitalar para o Setor Público, Escola de Ad-
ministração de Empresas Fundação Getúlio Vargas, 1987. Espe-
cialização em Sistema de Informações: UIVA/MG; Metodologia
do Ensino Superior. Possui experiência no magistério supe_
rior e diversos trabalhos publicados na área de Administra
ção Hospitalar. Pode ser aceito.
17. José Maurício Machado Viana
Disciplinas: Administração Financeira
Administração Pública Qualificação: Bacharel em
Administração de Empresas, Inst. Cultural
Newton de Paiva Ferreira. Bacharel em Ciências Econômicas,
Inst. Cultural Newton de Paiva Ferreira. Curso de Especia-
lização em Administração Financeira, UIVA/MG, 1986,360 h/a
Pode ser aceito.
18. José Roberto Franco Tavares Paes
Disciplinas: Instituições de Direito Público e de Direito Privado
Legislação Social Legislação Tributária
Qualificação: Bacharel em Direito-UFMG. Bacharel em Jornalismo, Publici
dade e Relações Públicas, UFMG. Mestrado área de Direito
Constitucional, 1981/82-UFMG- (fase de elaboração de tese)
Experiência profissional: advogado da Associação dos Profes
sores do Estado de MG (1971/79). Possui experiência no ma-
gistério (não indica em que nível) Pode ser aceito para es te
curso.
19. Marcos Antonio Barbosa Lima
Disciplina: Comunicação e Expressão
Qualificação: Licenciado em Letras - PUC/MG - Bacharel em Direito. Fac.
Direito Sete Lagoas/MG. Pós-Graduação "Lato Sensu" em Língua
Portuguesa. PREPESA- PUC/MG. Experiência Docente: Prof. de
Português na Fac. de Direito de Sete Lagoas. Trabalhos
publicados. Pode ser aceito para este curso.
20. Maria do Pilar Curi
Disciplinas: Psicologia Aplicada à Administração
Desenvolvimento Organizacional Qualificação: Bacharel e Licenciada em
Psicologia FUMEC/MG. Curso de Es pecialização: Psicologia Empresarial,
FUMEC, 1977. Formação Didática: PRESPES-PUC-MG. 1987. Experiência no
magistério superior, UNA/MG. Pode ser aceita para este curso.
21. Maria Lúcia Corrêa
Disciplinas: Psicologia Aplicada à Administração
Desenvolvimento Organizacional Qualificação: Bacharel em Psicologia -
ICNPF. Pós-Graduação em Administração de Recursos Humanos, UNA, 1983, 373
h/a. Pode ser a-ceita para este curso.
22. Mauro Andrade Sanábio
Disciplina: EPB
Qualificação: Bacharel em Administração de Empresas. FUMEC, 1971. Vári-
os cursos de extensão. Diversos trabalhos publicados. Expe-
riência no magistério superior. Prof. de Política e Planeja
mento Empresarial - FUMEC, 1973/85. Prof. de EPB. FUMEC 81/
82. Pode ser aceito para este curso.
23. Mauro José Salomão
Disciplina: Administração de Vendas
Qualificação: Bacharel em Comércio Exterior. Fac. de Ciências Gerencia-
is/UNA. Mestrado em Ciências Política e Relações Internacio
nais. Ohio University, USA, 1989/90 (não apresenta certifi-
cado) Pode ser aceito para este curso.
24. Martinho Trindade Monteiro
Disciplina: Comunicação e Expressão
Qualificação: Bacharel e Licenciado em Letras Clássicas-UFMG. Pós-Gradu_
ação "Lato Sensu" em Língua Portuguêsa, PUC/MG. Aprovado pe
los Pareceres CFE 977/73, 1743/4 e 817/86 para lecionar res
pectivamente: Língua Portuguesa e Língua Latina, Redação e
Comunicação e Expressão. Pode ser aceito.
25. Nézio Geraldo dos Santos
Disciplinas: Matemática
Estatística Qualificação: BAcharel em Engenharia Eletrônica e
Telecomunicação PUC/ MG/1978. Bacharel em Engenharia Elétrica-PUC/MG
1985. Pós-Graduação em Matemática - PREPES-PUC/MG 1983/84. Aprovado pelo
Parecer 817/86 para lecionar Matemática. Pode ser acei. to
26. Paulo Mancini Neto
Disciplinas: Teoria Geral da Administração
Métodos e Técnicas de Pesquisa
Projetos
Qualificação: Bacharel em Administração de Empresas DACE/FUMEC. Pós-Gra_
duação em Planejamento Estratégico-UFMG,1982 (não especifi-
ca h/a). Vários cursos de Especialização. Experiência docen
te na área de Gerência Empresarial - ESULTRA. Pode ser acei
to para este curso.
27. Paulo Roberto Souza Falcão
Disciplinas: Administração de Pessoal
Teoria Geral da Administração Qualificação: Bacharel em Administração de
Empresas, Fac. de Econ. e Ad ministração da UFRJ. Mestrado em
Administração (incompleto) Curso de Especialização em Administração (320
h/a). Fundação João Pinheiro. Possui experiência no magistério superior
na área: UFRJ, 1972/81. Pode ser aceito para este curso.
28. Petrônio Felicíssimo Machado
Disciplinas: Sociologia Aplicada à Administração
Administração Administração Pública Qualificão: Bacharel em Sociologia
e Política, UFMG. Bacharel em Admi-nistração Pública - FACE/UFMG,1956.
Doutoramento em Sociolo gia, em fase de defesa de tese, UFMG, 1965.
Possui experiên cia no magistério superior na área desde
1956:UFMG/PUC/MG. Pode ser aceito para este curso.
29 Raquel Poim Simões
Disciplinas: Sociologia Aplicada à Administração
EPB
Qualificação: Bacharel em Ciências Sociais, UFMG, 1986. Mestrado em an-
damento: Sociologia da Cultura, UFMG, 1988(início). Pode
ser aceita para este curso.
30. Rubens Luiz Kveff Disciplinas:
Processamento de Dados Organização e
Métodos
Qualificação: Bacharel em Administração de Empresas UDESC/Santa Catarina
Mestre em Administração, com tese aprovada: Administração,
à Centros de Processamentos de Dados no Brasil. Experiência
no magistério superior desde 1975. Pode ser aceito.
31- Wilken Geraldo Moreira
Disciplina: Organização e Métodos
Qualificação: Bacharel em Administração FUMEC/MG,1973. Pós-Graduação
em Administração Geral, Fundação Getúlio Vargas, março a
novem bro 1974 (não especifica nº h/a). Experiência no
magistério superior na disciplina indicada: Faculdade de
Administração Chanpagnet, desde 1968. Pode ser aceito para
este curso.
32. Sebastião da Silva Lima
Disciplina: Custo
Qualificação: Bacharel em Ciências Contábeis. Especialização: Planejamen-
to/Controle e Custos e Orçamento, Fundação Getúlio Vargas,
1984. Pode ser aceito para este curso.
33. José Maria Almeida Martins Dias
Disciplinas: Administração Pública
Administração Rural Estágio Supervisionado Qualificação: Bacharel em
Direito, PUC/MG. Bacharel em Administração;
UFMG. Doutor em Administração Pública, UnB. Pode ser aceito
VRS
1
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS - PLANO CURRICULAR
Administração Publica
Estatística I Administração
Hospitalar Estrutura e Análise
de Balanço Administração de
Pessoal I
Matemática III
Teoria Econômica
Contabilidade II
Legislação Tributária
Administração Rural
Legislação Social
Matemática II
Contabilidade I
Sociologia (Aplicada a Administração)
Desenvolvimento Organizacional
Educação
T
ísica
Inst. de Direito Público e de Direito Privado
Matemática I Comunicação e Expressão
Teoria Geral da Administração Psicologia
Aplicada à Administração Educação Fisica
Projetos
Custos
Administração de Vendas II
Processamento de Dados
E.P.B,
Es
t
ágio Supervisionad
o
Pesquisa Operacional
Administração de Produção II
Administração Financeira e Orçamento II
Auditoria
Administração de Vendas I
Economia Brasileira Administração
de Produção I Administração
Financeira e Orçamento I
Administração de Material
Organisação e Métodos
Esta
t
ística II
Macro -Economia
Métodos e Técnicas de Pesquisa
Administração de Pessoal II
Teoria Geral de Sistemas
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
o Plenário do Conselho Federal do Educação aprovou, por
unanimidade a conclusão da Câmara.
Sala Barretto Pilho, em 7 de novembro de 1991.
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