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b - Gerenciamento da Construção Civil e Pesquisa Operacional: compre-
endendo 11 disciplinas, das quais 09 são oferecidas regularmente;
a - Análise Estrutural convencional: que reúne 09 disciplinas,sendo
que todas são oferecidas com regularidade;
As disciplinas oferecidas podem ser reunidas em três grupos:
02. ORGANIZAÇÃO ACADÊMICA DO CURSO:
- Relatório da Instituição
- Relatório Técnico da CAPES, relativo ao biênio 1988-1989
- Relatório da Comissão de Consultores, datado de dezembro de 1990
0 presente Parecer se baseia nos dados e informações contidos na se-
guinte documentação:
Através de ofício datado de 16.02.1990, o Reitor da UFF encaminhou, a
este Conselho, pedido de renovação do credenciamento, tendo a CAPES
designado uma Comissão de Consultores, integrada pelos Professores
Bernardo Horowitz da Universidade Federal de Pernambuco e Paulo de Mat-
tos Pimenta da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo para
proceder ã visita ao curso e elaborar um Relatório de avaliação de su-
as condições de funcionamento.
0 curso de mestrado em Engenharia Civil, com área de concentração em
Produção Civil, oferecido pela Universidade Federal Fluminense inici-
ou suas atividades em 1972, tendo sido credenciado pelo Conselho Fede-
ral de Educação através do Parecer No. 7.625/78. A renovação do cre-
denciamento se deu mediante o Parecer-CFE No. 361/84 referente ao pe-
ríodo de julho de 1984 a junho de 1989.
01. HISTÓRICO;
I - RELATÓRIO
RELATOR: SR.CONS. Pe ANTONIO
G
ERALDO AMARAL ROSA
Solicita recredenciamento de Curso de Mestrado em Engenharia Civil
ASSUNTO
INTERESSADO/MANTENEDORA
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
U
F
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c - Materiais e Técnicas de Construção, compreendendo 08 disciplinas das
quais 06 sao oferecidas regularmente.
Além dessas disciplinas, sao eventualmente oferecidas outras disciplinas sobre
Tópicos em diversas áreas e com ementas e créditos variáveis. Apenas uma dis-
ciplina é oferecida como obrigatória, versando sobre Matemática Aplicada.
0 elenco de disciplinas do programa leva à formação de mestres em duas áreas
da Engenharia Civil: Estruturas e Construção Civil.
2.1 - COM RELAÇÃO A ÁREA DAS ESTRUTURAS: De acordo com o Relatório da Comis-
são de Consultores:
"...as disciplinas oferecidas nesta área for-
mam um curso convencional de Análise Estrutural, nao apresentando ain-
da um direcionamento definido para os objetivos do curso que seriam o
Planejamento e Execução de Estruturas. Seria desejável que as disci-
plinas desta área enfatizassem aspectos de planejamento a execução co-
mo concepção estrutural e sua ligação com o planejamento global da o-
bra, métodos construtivos e sua ligação com a análise e detalhamento
estrutural (por exemplo, estruturas pré-moldadas e a analise de suas
peças e conexões, estruturas metálicas e a análise de suas ligações,
influência da sequência de construção na análise de obras em concreto
estrutural)."
"...0 elenco de disciplinas nesta área é pequeno e não oferece opção
para seus alunos."
2.2 - COM RELAÇÃO A ÁREA DA CONSTRUÇÃO CIVIL: Assim se manifesta a Comissão:
"...Esta área engloba as disciplinas de Gerenciamento e Pesquisa Ope-
racional, assim como de Materiais e Técnicas de Construção. 0 elenco
de disciplinas é razoável e adequado aos objetivos do curso. Há, ainda,
algumas deficiências como, por exemplo, na área de Controle de Quali-
dade, como também, em Técnicas e Equipamentos da Construção Civil."
03. ESTRUTURA ADMINISTRATIVA DO CURSO:
É considerada adequada aos objetivos do curso.
04. CORPO DOCENTE:
Por ocasião da visita ao curso, seu corpo docente contava com 17 professores
permanentes além de 03 participantes, assim distribuídos:
TITULAÇÃO: T. INT. T. PAR.
Com Doutorado:........ 07 03
Com Mestrado:.......... 05 01
Sem Titulação:........ 01
Prof. Participantes:.... 03
A qualificação do corpo docente é adequada, havendo uma média de 03 alunos em
dissertação por professor com doutorado. Observa-se, no entanto, uma concen-
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tração de orientados em poucos orientadores e, principalmente, a concentração
de orientados em orientadores sem o grau de doutor ou em regime de tempo par-
cial.
05. CORPO DISCENTE:
A adoção de um curso de nivelamento como parte do processo de seleção resultou
numa considerável redução do índice de abandono.
0 curso atende tanto a engenheiros civis como a arquitetos, o que introduz uma
certa heterogeneidade na formação básica dos alunos o que não parece ter oca-
sionado maiores dificuldades. Cerca de metade do corpo discente é constituída
por alunos que se dedicam integralmente às atividades do curso e são, em sua
maioria, recém-formados. Os demais mantêm, em geral, vínculo empregatício com
empresas e outras instituições.
0 Relatório da Comissão apresenta o seguinte quadro relativo ao corpo discente
por ocasião da sua visita:
Só cursando disciplinas: .......... ......... 29
Cursando disc. e elaborando dissertação: ....... 07
Só elabaorando dissertação: .................. AO
Total com matrícula aberta
76
Com matrícula trancada: ...................... 23
Nos últimos dois anos a relação entre alunos ingressantes e alunos concluintes
do curso manteve a média de 3,2 já inferior ao índice de 5,8 bem mais elevado
que prevalecia nos anos anteriores.
A CAPES anota que no biênio 1988/89 o curso registrou 67 desligamentos de alu-
nos.
De acordo com a Comissão, o tempo médio de titulação vem se mantendo em torno
de 3,3 anos. Contudo, a CAPES, em seu Relatório Técnico, dá os seguintes núme-
ros relativos ao tempo médio de titulação em meses, bem mais elevados:
ANO: CURSO: MÍNIMO MEDIO MÁXIMO
1988 Mestrado:---
1989 Mestrado:---
33
21
62
50
101
081
06. PRODUÇÃO CIENTÍFICA DOCENTE:
Além da linha de pesquisa em Análise Estrutural convencional, observa-se a e-
mergência de novas linhas em Construção Civil, especialmente em Ensaios de Ma-
teriais, Técnicas Construtivas e Gerenciamento.
A produção docente concentra-se em anais de Congressos e simpósios nacionais,
revelando uma melhora significativa em termos quantitativos. Poucos docentes
são os principais responsáveis pelas publicações. Em termos quantitativos as
publicações anuais dos docentes que era de 04 no biênio 86/87, subiu para 19
no biênio 1989/90. 0 índice publicações/docente permanente que, no biênio
1986/87, era 0,28, subiu para 1,06 no biênio 1989/90.
Do Relatório Técnico da CAPES consta o seguinte quadro:
TIPO DE PRODUÇÃO:
Livros no país: .......................
Livros no exterior: ...................
Artigos no país: ......................
Artigos no exterior: ..................
Trab. e Resumos em Congres. no país: ....
Trab. e Resumos em Congres. no exterior:.
Outros: ..............................
Totais: .........
De acordo com este Quadro, as publicações docentes se reduzem a
Trabalhos e Resumos apresentados em Congressos.
07. PRODUÇÃO DISCENTE:
A produção discente se concentra nas dissertações defendidas, com uma média de
04 dissertações/ano no biênio 1986/87 tendo esse índice subido para 12 no biê-
nio 1989/90, numa substancial evolução. A Comissão observa, porém, que a qua-
lidade das dissertações é heterogênea, ainda que adequada aos objetivos imedi-
atos do curso. Observa, ainda, que há alguns trabalhos que se afastam dos ob-
jetivos básicos do curso.
08. INFRAESTRUTURA FÍSICA:
De acordo com o Relatório da Comissão, as atuais instalações do programa, ape-
sar de provisórias, são adequadas no que diz respeito a salas de aula, espaço
para a coordenação do curso e para os alunos de tempo integral. Hã, contudo,
carência de salas para professores e de instalações adequadas para laborató-
rios.
É assinalada, também, a carência no número de títulos de periódicos e de li-
vros, em particular na área da Construção Civil, para a qual não existe
alternativa próxima.
09. INTERCÂMBIO:
Apesar de não ter programas formais de intercâmbio, o curso mantém contatos
com algumas Instituições que atuam na área, em especial a COPPE/UFRJ e a EPUSP,
10. CONCLUSÃO DA COMISSÃO:
Ao longo de seu Relatório, a Comissão assinala que:
- As disciplinas oferecidas (área de Estruturas) formam um curso convencional
de análise estrutural não apresentando, ainda, um direcionamento para os ob-
jetivos do curso, ou seja, o planejamento e execução de estruturas.(pg.003)
- Seria desejável que as disciplinas desta área (Estruturas) enfatizassem as-
pectos de planejamento e execução como concepção estrutural e sua ligação
com o planejamento global da obra, métodos construtivos, etc... (pg.003)
- 0 elenco de disciplinas nesta área (Estruturas) é pequeno e nao oferece op-
ção para seus alunos, (pg.003)
- Observa-se que os orientados estão concentrados em poucos orientadores, a..a
concentração de orientados em orientadores sem o grau de doutor ou em tempo
parcial.(pg.004)
- As publicações se concentram em poucos docentes, (pg.005)
- Qualidade das dissertações é heterogênea; algumas se afastam dos objetivos
do curso. (pg.005)
- 0 espaço físico da Biblioteca é adequado; no entanto, percebe-se uma carên-
cia no número de títulos de periódicos e livros, em particular na área de
construção civil, para a qual não há alternativa próxima, (pg.006)
Ao terminar seu Relatório e antes de manifestar seu parecer sobre o recreden-
ciamento do curso, a Comissão de Consultores da CAPES declara que:
"...Os principais problemas (do curso) observados
%
foram:(pg.006)
- Insuficiência de recursos laboratoriais, tanto das instalações físicas como
dos equipamentos.
- Insuficiência de recursos bibliográficos, particularmente de assinaturas de
periódicos na área de Construção Civil.
- Insuficiência de recursos de informática, em particular de microcomputado-
res para uso local do curso.
- Concentração de produção científica e de orientação em poucos professores.
- Professores não doutores responsáveis por disciplinas e por orientação de
dissertação.
- Falta de recursos financeiros que poderia ser amenizada com maior interação
com empresas e instituições externas, públicas e privadas.
- Falta consolidar as linhas de pesquisa em temas mais ligados aos objetivos
do curso.
Após tal declaração, contudo, segue-se a observação:(pg.007)
"...0 curso possui boas perspectivas quanto ã melhoria das instalações físicas
com a previsão de inauguração de prédios novos em 1991..."
E a conclusão (parecer) final da Comissão: (pg.007)
"...A Comissão é de parecer que o curso de Mestrado em Engenharia Civil da U-
niversidade Federal Fluminense deva ser recredenciado pelo CFE, por apresen-
tar condições adequadas de funcionamento e, desde que persista nos objetivos
de criar um curso com ênfase no Planejamento e Execução de Estruturas e Obras
5
Civis, por possuir boas perspectivas de consolidação."
11. CONCLUSÃO DA CAPES:
Do Relatório Técnico da CAPES (1988/1989 constam as seguintes observações:
- Recomenda-se aumentar a produção (científica docente), notadamente em peri-
ódicos internacionais; (pg.011)
- Recomenda-se aumentar a produção discente com (incremento) das conclusões de
dissertações; (pg.011)
- Hã docentes com titulação de mestre ministrando disciplinas e orientando
dissertações; (pg.012)
- Baixar o tempo médio de titulação; (pg.014)
- Assinalado retrocesso no fluxo de alunos; (Quadro na pg.012)
- 0 curso deve reestruturar seu programa de disciplinas... Analisar a neces-
sidade de manter disciplinas de Transporte...(pg.014)
- As bancas de dissertação devem ser constituídas com no máximo um elemento
sem titulação de doutor. É recomendável que a orientação de dissertação de-
va estar restrita a orientadores titulares; (pg.014)
- Tempo médio de titulação é elevado: em 88, 62 meses; em 89, 50 meses;com
tempo máximo de até 101 meses... (Quadro na pg.021)
- Tem havido uma elevada evasão (67 no biênio 88/89);(pg.022)
A CAPES atribuiu ao curso Conceito B+.
II - PARECER DO RELATOR:
Após analise dos dados e das informações constantes dos Relatórios da CAPES e
da Comissão de Consultores, o Relator observa que, apesar do conceito B+ atri-
buído ao curso, são numerosas as restrições que lhe são feitas, tanto pelo Re-
latório Técnico da CAPES quanto pelo Relatório da Comissão de Consultores.
Assim sendo, o Relator é de parecer que:
a - 0 processo de recredenciamento deva ser sustado, recomendando-se ã Insti-
tuição solicitante que proceda a uma análise das observações constantes do
Relatório Técnico da CAPES e do Relatório da Comissão de Consultores, de-
fina e adote as medidas julgadas necessárias para a eliminação das referi-
das restrições e reapresente, então, a solicitação de recredenciamento.
b - Seja recomendado à CAPES, que assegure ao curso, na medida do que for jul-
gado adequado, um eventual apoio de assessoria para a adoção das referidas
medidas;
c - Se proceda, oportunamente, a uma nova avaliação do curso com a consequente
juntada, ao processo, de nova avaliação.
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III - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto rio Relator
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de educação aprovou, por
unanimidade a conclusão da Câmara.
Sala Barretto Filho, em 4 novembro de 1991.
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