Download PDF
ads:
I-RELATÓRIO 23038.002327/90-97
Por intermédio do Pró-Reitor para Assuntos de Pesquisa
e pós-graduação, a Universidade Federal de Pernambuco dirigiu-
se a este Conselho para solicitar a renovação do credenciamento
do curso de pós-graduação em Medicina, área de concentra ção em
Anatomia Patológica em nível de Mestrado.
O curso teve inicio em 1973 e teve seu primeiro cre-
denciamento concedido por meio do Parecer nº 7.692, de 15 de de
zembro de 1978. A renovação de credenciamento ocorreu pela pri
meira vez em 1985 através do Parecer nº 258, de 09 de maio daque
le ano.
O presente relatório louvou-se no Relatório Técnico
da CAPES, relativo ao biênio 88/89, no Relatório da Comissão de
Professores Mario Rubem Montenegro Prof. Emérito da Unesp.Campus
de Botucatu e Zilton Andrade, Diretor do Instituto Gonçalo Moniz
braço da Fundação Oswaldo Cruz na Bahia e professor aposentado
da Universidade Federal da Bahia. Ambos lecionam a disciplinas
que constitui a área de concentração do curso em análise. A visi
ta se verificou nos dias 13 e 14 de maio do fluente ano.
Utilizaremos o roteiro do documento da CAPES, compa-
rando os dados oferecidos por cada um dos dois relatórios.
RELATOR: SR. CONS
.
Cícero Adolpho da Silva
ASSUNTO:
Renovação de credenciamento do curso de pós-graduação
em Medicina, área de concentração Anatomia Patológica, em nível
de Mestrado.
PE
UF
INTERESSADO/MANTENEDORA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
ads:
Livros Grátis
http://www.livrosgratis.com.br
Milhares de livros grátis para download.
CORPO DOCENTE (CD)
Dados do Relatório CAPES
O CD. reúne 24 professores per
manentes dos quais 13 têm douto
rado e 10 trabalhou em regime
de dedicação exclusiva(D.E). A
maioria é da área, qualificação
que garante compatibilidade com
as disciplinas.
O curso nao depende de professo
res visitantes e a relação ori-
entando/orientador é boa. Quanto
à produção do CD, embora tenha
sido boa, há registro de
publicações nacionais como se
estrangeiros fossem. Em termos
de avaliação, o CD. foi consi-
derado estável e, como ponto
forte do curso, foram destacadas
a produção e a dedicação ao cur
so do CD. Dessa forma, a Comis_
são concedeu c conceito "A" a
este CD.
Em termos de aperfeiçoamento do
CD. havia, no período 88/89, 1
professor fazendo pós-doutorado
no exterior, 2 fazendo doutora-
do no país e 1 no exterior, 3
deles na área do curso. E foram
relacionados 56 trabalhos ou A-
tividades de interesse para a
área como demonstração da produ
tividade do CD.
CORPO DISCENTE
Como produção do Cdi. foram a
presentadas 4 dissertações. De
outras publicações, apenas uma
teve a participação de discentes.
Mas em termos de avaliação, o
Cdi. foi considerado em pro
gresso no periodo analisado.
Não obstante o que foi dito, a
conceituação do corpo discente
foi "B". Notar que no biênio
anteri-or (86%87) o conceito
outorgado havia sido "C". Tempo
de titula ção excessivamente
longo. Em re lação às
atividades, 4 alunos se achavam
somente cursando dis_ ciplinas;
7, somente elaborando
dissertação; e apenas 1 com ma
tricula trancada. No biênio hou
ve apenas um desligamento de a-
luno.
Dados do Relatório Visitadores
Do corpo docente de 24 professores per-
manentes, 12 são patologistas e 8 são
de áreas afins. Dez estão no regime
de dedicação exclusiva (DE)e 14 no de
Tempo integral (Ti - 40 horas) Há um
professor de Didática, que trabalha
nas dependências do curso, Além dos
patologistas, há imunologistas e
microscopistas eletrônicos, sendo que
os imunologistas têm boa formação,que
inclui doutorado, e trabalham no Labo
rátorio de Imuno-patologia Keizo Asa-
ku (LIKA), da Universidade Federal de
Pernambucc. A produção cientifica do
CD. "poderia ser melhor em qualidade
e quantidade. Os trabalhos mais signi-
ficativos provêm do grupo que faz par
te do "LIKA", onde algumas investiga-
ções de bom nível foram publicados em
periódicos internacionais com corpos
editoriais seletivos."
(Cdi)
Assinalada a heterogeneidade do Cdi: 3
médicos anatomo-patologistas, 2 mé-
dicos legistas, 1 imuno-patologista.1
otorrinolaringologista e 2 biólogos.
Verificou-se desnível de faixa etária
entre os alunos. Os patologistas são
mais jovens, os demais já tem mais de
10 anos de graduados. Há satisfação en-
tre os mestrandos. Tempo de titulação
longo, apesar de já ter tido alguma
redução. Em relação à produção cientí-
fica, além das dissertação em número
de 4 registradas no outro Relatório,
esta Comissão assinalou 4 publicações
de alunos, 3 delas em revistas estran-
geiras ou nacionais indexadas. São re-
feridas apresentações de 9 disserta-
ções, "o que parece bom para um curso
que recebe 5 alunos a cada 2 anos." A
qualidade destas dissertações melho
rou em comparação com as defendidas em
período anterior/ mas ainda podiam es-
tar mais de acordo com o nível que se
pretende do curso
ads:
ESTRUTURA DO CURSO
Informa a Comissão que "a maioria
das disciplinas foi ministrada no
período. A estrutura curricular é
correta e se coaduna bem com seus
objetivos.'
PESQUISA - Em relação a estas ati
vidades, aduz o Relatório da CAPES
que "as linhas de pesquisa são
bem definidas e há coerência delas
com os objetivos do curso e da
produção. Aliás, estas linhas de
pesquisa foram considerados como
ponto forte do curso, embora se
diga, também, que deve haver maior
envolvimento dos discentes em pes_
quisas que envolvam Nutodologia
Científica em detrimento da ênfa-
se em revisão de conjuntos do cur
so.
Informa os professores que visita
ram o curso que "a estrutura (...
nos pareceu correta e abrangente,
porém, com algumas deficiências
(Biologia Celular-atividade práti-
ca) .
Chamam atenção para a ênfase colo-)
cada em Medodologia. As discipli-
nas específicas são oferecidas sob
a forma de reuniões baseados ao es
tudo, pelos alunos,do material de
rotina de Anatomia Patológica do
Hospital das Clínicas da Universi-
dade Federal de Pernambuco. Há
também reuniões anatomo-clini-cas
semanais e um "Journal Club", com
presença obrigatória.
COMENTÁRIOS
O Relatório da CAPES não faz referência às instalações do
curso, que, entretanto, ganhou destaque no Relatório dos professores
que realizaram visita ao mesmo. São quatro os locais em que se realiza)
o curso, todos próximas uns dos outros. A sede está situada no Hospital
Universitário (Hosp. das Clinicas), confortavelmente instalada, desta
cardo-se os "boxes" individuais dotados de microscópios para os alunos.
Ao lado deles, pequena biblioteca, salas de reuniões, gabinetes para os
professores. Material áudio-visual farto, fotomicroscopio e computado
res. Além disto, conta o curso com o Laboratório de Anatomia Patológica
do Hospital, bem equipado e preparado para a rotina de patologia-cirur-
gica e de citopatologia. E ainda o Departamento de Anatomia Patológica
da Faculdade de Medicina, onde se cedea instalada as salas de necropsia
e 0 laboratório de histopatologia.
Merece destaque o "Laboratório de Imunopatologia Keuza
Asako," LIKA que é um grande laboratório de pesquisas com doenças tropi.
cais, resultante de convênio entre a Universidade, a Fundação Oswaldo
Cruz (FioCRUZ) e o Governo do Japão. Nele estão instalações para
bioquí-mica, imunologia, virologia, esquistossomose experimental,
biotério e computação eletrônica.
Segundo informação da Coordenação, trata-se do único curso
no gênero acima do eixo Rio de Janeiro - Belo Horizonte. Particularida-
de digua de referência destacada é a formalização do ensino de Metodolo
gia Cientifica, em termos teórico e prático, da Didática e de Estatísti-
ca, além de um curso de História das Idéias em Medicina, já com 12 anos
de tradição. Este curso, que reflete o interesse do Coordenador p pela
História da Medicina, constitui, a nosso ver, um complemento de elevado
interesse na formação de docentes em Medicina. Vale também salientar,pe
la ponderosa oportunidade, a inclusão da disciplina de Ética Médica no
elenco do curso. Esta disciplina e a anterior tiveram tão grande reper-
cussão no seio da área da Saúde da UFPE que teve a adesão de outros cur
sos de pós-graduação em Medicina, integrando-se aos mesmos.
Outra pertente da estrutura programática deste curso tem sido
a da aplicação da computação eletrônica ao estudo da Anatomia Patológi-
ca. Neste campo, o curso tem desenvolvido certo pioneirismo na aplica-
ção de técnicas de análise de imagens, de patologia quantitativa e de
geração de "Software" próprio, este internacionalmente reconhecido, do
que são prova os convites recebidos pelos encarregados do setor para
comparecimento a simpósios e até para orientar a implantação de técnica
de computação em patologia.
Outro fato a merecer registro destacado é o da interação do
curso com as instituições dedicadas ao estudo e ao tratamento do Câncer
em Pernambuco e outros Estados. Partiu de um dos professores do curso a
iniciativa do primeiro Registro de Câncer no país, seguido, oito anos
depois, pela de São Paulo. Esta atividade tem merecido o reconhecimento
de entidades internacionais, como o de Union Internacionale Contre le
Câncer, de Genebra,Suifca do International Center for Reseach in Câncer,
de Lyon França e do National Câncer Institute de Bethesda, Und. USa. O
reconhecimento internacional do curso há de ter contribuido para eleva-
ção do seu Coordenador, Prof. Adonis de Carvalho, à Presidência da In
ternational Academy of Pathology, com sede em Viena, em anos recentes.
Ac lado disso, numerosos conferencistas estrangeiros têm dado contribui-
ção pessoal ao curso (9 nos últimos anos).
Quanto à produção científica dos docentes, nos últimos cinco
anos, encontramos nada menos de 26 trabalhos de nível internacional pu-
blicados em revistas indexadas, a maioria delas estrangeiras.
II - VOTO DO RELATOR
De tudo o que foi visto, o voto do Relator é dado no sentido
da renovação do credenciamento do curso de pós-graduação (nível de mes-
trado) em Medicina, com área de concentração em Anatomia Patológica pe
lo prazo de cinco anos, retroagindo os seus efeitos à data em que expi-
rou o último credenciamento.
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto do Relator
Sala das Sessões, em 2 de outubro de 1991.
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou, por
unanimidade a conclusão da Câmara.
Sala Barretto Pilho, em 3 de outubro de 1991.