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SYDNEI LIMA SANTO
S
RECONHECIMENTO DA HABILITAÇÃO PLENA EM MATEMÁTICA DO CURSO DE
CIÊNCIAS DAS FACULDADES INTEGRADAS DE SANTO ÂNGELO- RIO GRAN-
DE SUL, MANTIDAS PELA FUNDAÇÃO MISSIONEIRA DE ENSINO SUPERIOR.
FUNDAÇÃO MISSIONEIRA DE ENSINO SUPERIOR
R
S
1 - RELATÓRIO
O processo em epígrafe trata de pedido de reconhe
cimento da habilitação plena em Matemática do curso de Ciências
das Faculdades Integradas de Santo Ângelo - Rio Grande do Sul,
mantida pela Fundação Missioneira de Ensino Superior.
A referida licenciatura foi autorizada, pela via
da plenificação do curso de Ciências, licenciatura de 1º grau,
através do Parecer 480/87. O curso de Ciências, licenciatura de
1º grau, foi reconhecido pelo Decreto 73.181/73, com 50 vagas
anuais.
Pela Portaria 442, de 20 de outubro de 1988, foi
designada Comissão Verificadora composta pelos professores Sil-
vio Brauch e Paulo Silveira Júnior da Universidade Federal de
Pelotas e Pela TAE Glaci Inez Pereira Dotto da Delegacia do MEC
do Estado do Rio Grande do Sul, para verificar as condições de
funcionamento e apresentar relatório conclusivo.
Com base nos dados contidos no processo e no rela
tório da Comissão Verificadora, a CAE presta as seguintes infor
mações.
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1. Dados sobre a mantenedora
1.1. Condição jurídica e regularidade fiscal e parafiscal
A fundação Missioneira de Ensino Superior ê uma enti
dade comunitária de direito privado cujo registro público está assen
tada no Registro Civil das Pessoas Jurídicas de Santo ângelo - RS-Li_
vro A-2 fls. 5V nº 235, em 25 de novembro de 1968, e seus estatutos
registrados no segundo Tabelionato da Comarca de Santo Ângelo-fls.
116 Livro - T-7.
A instituição informa que está totalmente comprovada
nos autos regularidade jurídica, fiscal e parafiscal.
1.2. SITUAÇÃO ECONÔMICA-FINANCEIRA DA MANTENEDORA:
Os indicadores da situação econômico-financeira da
mantenedora conforme demonstrado no Quadro I, desta informação, per-
mite fazer as seguintes observações:
a) índice de Liquidez Geral - bom do ponto de vista finan
ceiro da mentenedora.
b) Grau de Endividamento em relação ao Ativo Toral - posi_
tivo do ponto de vista econômico-financeiro.
c) Grau de Imobilização em relação ao Ativo Total - consi.
derado um pouco elevado para os padrões educacionais.
d) O Patrimônio Líquido - sofreu um crescimento em média
em torno de 4% ao ano, no triênio analisado.
e) 0 Ativo Permanente - cresceu em media em torno de 5%
ao ano, no triênio 1986/88.
f) Anuidades, Taxas e Serviços, recursos financeiros, etc
são as fontes de receitas. As anuidades ficaram em tor
no de 60% em relação à receita total, no triênio 1986/88.
g) Os gastos com o pessoal ficaram em torno de 65% em re-
lação à receita total, considerado dentro dos padrões
do setor educacional. Contudo, não foi possível verifi_
car se as despesas com pessoal docente e administrati-
vo estão proprocionalmente distribuídos, uma vez que a
instituição englobou as duas contas em uma só.
h) Excluindo os gastos com investimento, observa-se um su
perávit médio em torno de 5% em relação receita total,
no triênio 1986/87.
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i) Os gastos com investimento no período foi em torno de 9%
em relação à receita total.
1.3. ESTABELECIMENTOS DE ENSINO SUPERIOR MANTIDOS
A Fundação Missioneira de Ensino Superior mantém o se-
guinte estabelecimento com os respectivos cursos:
Faculdades Integradas de Santo Ângelo
. Administração - AG (Rec.) - 60 vagas
. Ciências - 1º Grau (Rec.) M (Aut.) 60 vagas
. Ciências Contábeis (Rec.) - 60 vagas
. Construção Civil (REc.) - 50 vagas
. Engenharia - EIM (Rec.) - 100 vagas
. Estudos Sociais - 1º Grau; Hist. Geog; (Rec.) - 50 va-
gas.
. Letras - 1º Grau;1°/I; P/L (Rec.) - 50 vagas
. Pedagogia - MMP 2º (Rec.) - AE; SE; DE (Aut.) - 50 va-
gas.
2. DADOS SOBRE A ESCOLA-CURSO
2.1. Condições Materiais
A instituição conta com oito pavilhões, com um total de
15 pavimentos, que abrigam de modo organizado: salas de aula, restau
rante universitário, biblioteca central, diretório acadêmico, admi-
nistração, reprografia, almoxarifado e laboratórios, contudo a Comis_
são informa o seguinte:
"Quanto à infra-estrutura física, os setores mais caran-
tes estão localizados nos setores de Biblioteca, Anfiteatro e Admi-
nistração.
Os dois primeiros estão sendo resolvidos pela construção
de um prédio próprio a Biblioteca e outro para Anfiteatro.
Com está prevista a instalação de novos laboratórios,
além dos 18 já existentes, um ponto de estrangulamento para o futuro
está no espaço físico para a instalação dos mesmos".
Sobre os Laboratórios a Comissão assim se refere:
"Após uma vista aos dezoito laboratórios, entre os quais o
laboratório de Matemática, somos de parecer que os mesmos se constituem
em meios suficientes e adequados para o desenvolvimento do cur rículo
do curso em análise."
A instituição informa que estão programadas para 1989 no
vas aquisições de equipamentos para os laboratórios,
2.2. Biblioteca
A Comissão Verificadora fez as seguintes observações;
"A biblioteca, com uma área de 480m , e centralizada par
ra todos os cursos. Conta com 13.541 títulos num total de 22.112
exemplares. Funciona de 2ª a 6ª feira, em três turnos e aos sábados
pela manhã, onde todo material bibliográfico é de livre acesso à co
munidade.
Quanto ao acervo de periódicos (revistas, jornais, etc),
conta a biblioteca com 145 títulos.
Especificamente para a área de Matemática, o acervo se
constitui de 492 títulos (entre livros e periódicos), com 1044 exem
plares.
Examinando os conteúdos programáticos do elenco de disci
plinas do curso de Ciências - Habilitação em Matemática e a biblio-
grafia existente na biblioteca, somos de parecer que o acervo é su-
ficiente para o desenvolvimento do currículo pleno, bem como o núme
ro de exemplares é compatível com demanda real do curso. Entretan-
to, sugerimos o contínuo enriquecimento bibliográfico mediante aqui
sição, bem como através de intercâmbio com outras bilbiotecas do Es_
tado e do País."
2.3. Funcionamento e Estrutura
A licenciatura plena em Matemática foi autorizada, pela
via de plenificação, do curso de Ciências, licenciatrua de 1º grau,
através do Parecer 480/87, com 50 vagas totais anuais.
0 curso obteve seu funcionamento em 1970. Existe um total
de 778 alunos matriculados no diurno, 993 alunos matriculados no
noturno e 423 alunos concluintes. O índice de freqüência às aulas é
98% e de aproveitamento escolar ê de aproveitamento escolar - 86% e o
regime de matrícula é semestral.
O curso tem a duração de cinco anos com uma carga hora
ria exigida para integralização do currículo pleno de 3225 h/a, sen
do 1395 h/a para a habilitação de Matemática.
O currículo pleno do curso com as respectivas discipli.
nas, carga horária e periodização pode ser visto no Quadro I, anexo.
"Quanto ao elenco e escalonamento das disciplinas, bem
como do conteúdo programático das mesmas, apresentamos as seguintes
sugestões:
1. ... o conteúdo da disciplina Álgebra Vetorial não cor
responde a sua denominação,
portanto, sugere-se que
seja denominada de Introdução à Álgebra Linear,
2. ... o conteúdo da disciplina de Geometria I é insufi
ciente para a carga horária destinada. Sugere-se acres
centar os seguintes assuntos: Parelelismo e Perpendi-
cularismo de retas e planos.
Diedros, Triedos e Poliedros Convexos, Sólidos Geomé-
tricos.
Inscrição e Circunscrição de Sólidos, Superfícies . e
Sólidos de Revolução. Superfícies e Sólidos Esféricos.
3. ... o nome da disciplina Geometria II deverá ser modi_
ficado para Geometria Analítica.
4. ... o .nome da disciplina Estatística I deverá ser mo-
dificado para Estatística. A disciplina deverá ser ofe
recida no 8º semestre. Como conseqüência a disciplina
de Sociologia deverá ser oferecida no 9º semestre. Su
gere-se, o seguinte conteúdo:
- Estatística: Conceitos, divisão e limitação;
- Estatística descritiva: Apresentação de dados. Tabe
las e gráficos. Medidas descritivas;
- Distribuição de probabilidade;
- Estimação de parâmetros;
- Amostragem, distribuições amostrais;
- Testes de hipóteses (paramêtricos e não paramétricos);
- Regressão e correlação linear simples. Esta disci-
plina deverá ser oferecida apenas para o curso de
Matemática.
5. ... o nome da disciplina de Didática III deverá ser
modificado para Didática Especial da Matemática, cujo
conteúdo abordará os Métodos e Técnicas Específicos
para o ensino de Matemática de 1º e 2º graus.
6. ... a disciplina Prática de Ensino, com o conteúdo pre
visto na ementa, deverá ser oferecida somente ao cur-
so de Ciências - Habilitação em Matemática.
Quanto ao acompanhamento da execução do currículo, que
julgamos adequado, é feito sob a responsabilidade dos departamentos
envolvidos no curso que, semestralmente, em reunião, avaliam o cum-
primento dos conteúdos programáticos.
Atendidas as sugestões, somos de parecer que o curricu-
lo pleno ficará bem estruturado, com elenco, carga horária e conteú
dos programáticos de disciplinas perfeitamente adequados".
Sobre a organização dos documentos a Comissão diz o se-
guinte:
"No Departamento de Registro e Controle Acadêmico estão
contidas todas as informações da vida acadêmica dos alunos já forma
dos, matriculados e com o curso interrompido. Tais informações -es-
tão armazenadas em pastas individuais acondicionadas em arquivos de
aço, revetidas de toda segurança.
O Controle Acadêmico atualiza semestralmente, todos os
históricos escolares de sua clientela ativa.
0 Departamento engloba em si quatro setores distintos e
interligados quais sejam: Registro e Controle, Setor de Formandos,
Datilografia e Protocolo Geral.
Oferece facilidade na localização de pastas individuais
através de um fichário em cada arquivo seja ele ativo, semi-ativo ou
passivo".
Estágio
Sobre esta rubrica consta nos autos "compete ao Conselho
Departamental aprovar as normas de funcionamento dos estágios curri-
culares". (Art. 12 inciso VI).
A instituição informa o seguinte:
"0 estágio é obrigatório para a conclusão do curso e, se
rá oportunizado aos alunos que tenham vencido todos os pré-requisitos
determinados para tal e, no máximo ter deixado de cursar quatro dis-
ciplinas oferecidas do sétimo ao décimo semestre, devendo cursá-las no
semestre imediatamente posterior.
Caso o aluno não tenha realizado o estágio no decurso do
décimo semestre, terá um prazo de dois semestres subseqüentes para
realizá-lo. Após decorrido este prazo, o aluno deverá realizar novo
vestibular, tendo de cursar, novamente a disciplina de Didática III,
aproveitando as demais disciplinas já cursadas. O mesmo se aplica pa
ra alunos que tenham realizado o estágio em tempo hábil, mas como re
provação.
0 estágio poderá ser realizado na própria Instituição ou
em Escolas de 2º Grau da região, num período determinado que aportu-
nize o aluno a integralizar 135 horas de atividades.
As Atividades de estágio serão supervisionadas e/ou acom
panhadas por profissionais da área, pertencentes ao Departamento de
Ciências Exatas e Naturais e Supervisores pertencentes ao Departamen
to de Educação e Psicologia, que constituirão a Comissão de Estágio.
- a Prática Docente;
- o Seminário (relato das atividades desenvolvidas duran te
o estágio);
- o Relatório Final.
Ao término das atividades, emitirão uma nota final sobre
o desempenho do estagiário, estando aprovado o aluno que atingir a
nota mínima de sete (7)."
Corpo Docente
É constituido por 30 professores, sendo 6 Mestres, 2 Mes_
trandos, 20 Especialistas e 2 com Pareceres CFE, os quais compõem o
Quadro II anexo.
Há professor indicado para todas as disciplinas integran
tes do currículo pleno proposto.
3. Conclusão da Comissão Verificadora
A Comissão Verificadora é de parecer que o curso de Mate
mática - Habilitação Plena reúne todas as condições para o seu reco-
nhecimento. "
II - VOTO DO RELATOR
1 - A Instituição assegura a conclusão do curso ao alu
nos atingidos pela modificação Curricular.
2- O Relator é de Parecer favorável ao reconhecimento do
curso de Matemática - Habilitação Plena oferecido pelas Faculdades
Integradas de Santo Ângelo - FISA, mantidas pela Fun dação
Missioneira de Ensino Superior - FUNDAMES - RS, com 50 vagas totais
anuais.
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto do Relator
Sala das Sessões, em 08 de novembro de 1989
QUADRO I
ORGANIZAÇÃO
CURRICULAR
Nota: O quadro de organização curricular
apresentado é transcrição literal dos
autos
CURRÍCULO DE MATEMÁTICA
PRIMEIRO SEMESTRE:
Estudo de Problemas Brasileiros I
Métodos e Técnicas de Pesquisa 1
Introdução a Filosofia I
Psicologia da Educação I
Matemática I Matemática II
Química I Biologia I
Educação Física
30 h/a
30 h/a
30 h/a
30 h/a
60 h/a
60 h/a
60 h/a
60 h/a
30 h/a
SEGUNDO SEMESTRE:
Estudo de Problemas Brasileiros II
Métodos e Técnicas de Pesquisa II
Introdução à Filosofia II
Psicologia da Educação II
Matemática III
Física I
Química II
Biologia II
Educação Física
30 h/a
30 h/a
30 h/a
30 h/a
60 h/a
60 h/a
60 h/a
60 h/a
30 h/a
TERCEIRO SEMESTRE:
Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1º Grau
Psicologia da Educação III
Química III
Matemática IV
Física II
Biologia III
Educação Física
60 h/a
60 h/a
60 h/a
60 h/a
60 h/a
60 h/a
30 h/a
QUARTO SEMESTRE:
Língua Português
Matemática V
Física III
Química IV
Biologia IV
60 h/a
60 h/a
60 h/a
60 h/a
60 h/a
Didática I
Educação Física
60
h/a
30 h/a
QUINTO SEMESTRE:
Didática II
Elementos de Geologia I
Matemática VI
Física IV
Química V
Biologia V
Instrumentação para Laboratório
Educação Física
60 h/a
30 h/a
60 h/a
60 h/a
60 h/a
60 h/a
30 h/a
30 h/a
SEXTO SEMESTRE;
Prática de Ensino - Estágio Supervisionado
Elementos de Geologia II Desenho
Geométrico Educação Física
135 h/a
30 h/a
60 h/a
30 h/a
SÉTIMO SEMESTRE;
Cálculo Diferencial e Integral I
Introdução à Álgebra Linear
Geometria I
Matemática Finita
Estrutura e Funcionamento do Ensino de 2º Grau
Educação Física
60 h/a
60 h/a
60 h/a
60 h/a
60 h/a
30 h/a
OITAVO SEMESTRE:
Cálculo Diferencial e Integral II Introdução a
Computação Álgebra Linear
! Geometria Analítica
Estatística Educação Física
60 h/a
60 h/a
60 h/a
60 h/a
60 h/a
30 h/a
NONO SEMESTRE;
Sociologia
Cálculo Diferencial e Integral III
Álgebra Moderna
História da Matemática
60 h/a
90 h/a
60 h/a
30 h/a
Didática Especial da Matemática 60 h/a
Educação Física 30 h/a
DÉCIMO SEMESTRE:
Análise Matemática 60 h/a
Cálculo Diferencial e Integral IV 60 h/a
Cálculo Numérico 60 h/a
Equações Diferenciais 60 h/a
Prática de Ensino — Matemática 135 h/a
Educação Física 30 h/a
QUADRO II
01 - Professor: Carlos Ronei Freitas de Almeida
Disciplina (s): Matemática V
Cálculo Diferencial e Integral I
Didática Especial da Matemática
Titulação: - Licenciado em Ciências
- Licenciado em Matemática
- Espec. em Educação
- Bel. em Engenharia de Operação-Mod. Estrada e Topo
grafia
- Esp. em Matemática Superior
(Obs.: Parecer nº 366/83 Parecer nº 480/87).
Aceito
02 - Professor: Ciro Teobaldo Reckziegel
Disciplina (s): Desenho Geométrico
Matemática I e IV
Titulação: - Lic. em Matemática
- Esp. em Matemática
(Obs.: Parecer nº 480/87)
Aceito
03 - Professora: Suzana Leitão Russo
Disciplina (s): Matemática III
Matemática IV
História da Matemática
Titulação: - Lic. em Matemática
- Lic. em Física
- Esp. em Métodos Quantitativos
(Obs.: Indicação nova)
Aceito para este curso.
04 - Professor: Bruno Ademar Mentges
Disciplinas (s): Matemática VI
Titulação: - Lic. em Matemática
- Lic. em Física
- Mestrado em Engenharia de Produção
(Obs.: Indicação nova)
Aceito para este curso.
05 - Professor: Antônio Valdir Vian
Disciplina (s): Introdução à Filosofia I.
Titulação: - Lic. em Filosofia
- Esp. em Filosofia
(Obs.: Parecer nº 612/84, Parecer nº 655/77 e Pare-
cer nº 480/87). Aceito.
06 - Professor: Moacir Antônio Locatelli
Disciplina (s): Introdução à Filosofia II
Titulação: - Lic. em Filosofia
- Lic. em Geografia
- Mestre em Antropologia
(Obs.: Pareceres nºs. 740/79, 86V87, 5138/78,370/79
562/84, 612/84 e 480/87). Aceito.
07 - Professor: Guerti Edit Hister
Disciplina (s): Métodos e Técnicas de Pesquisa I
Métodos e Técnicas da Pesquisa II
Titulação: - Lic. em Filosofia
- Esp. em Filosofia
(Obs.: Parecer n9 480/87 e Parecer n9 869/87).
Aceito.
08 - Professor: Livio Oswaldo Arenhart
Disciplina: Psicologia da Educação I
Psicologia da Educação II
Titulação: - Lic. em Filosofia
- Esp. em Filosofia
(Obs.: Parecer n 48Q/87).
Aceito.
09 - Professora: Alzira Cledy D. Konrat
Disciplina: Psicologia da Educação III
Titulação: - Psicologia
(Obs.: Parecer nº 480/87).
Aceita
10 - Professora: Zuleica Souza dos Santos
Disciplina (s): Química III
Química IV Química V Titulação: - Graduado em
Química Industrial
Esp. em Controle de Medicamentos
Esp. em Química. (Obs.: Parecer
nº 480/87). Aceita
11 - Professora: Teolina Maria Ferrazza
Disciplina (s): Química I
Química II
Titulação: - Lic. em Ciência
Lic. em Química
Esp. em Química
(Obs.: Indicação nova).
Aceita.
12 - Professora: Karin Lucy L. Bassani
Disciplina (s): Biologia I
Biologia II
Titulação: - Farmacêutica
Mestranda em Genética
(Obs.: Indicação nova).
Aceita.
13 - Professora: Noemi Boer
Disciplina (s): Biologia III
Biologia IV Biologia V
Titulação: - Lic. em Pedagogia
Lic. em Ciências Lic. em
Biologia
Esp. em Preservação do Meio Ambiente
(Obs.: Parecer nº 480/87). Aceita.
14 - Professor: Silvestre Barth
Disciplina (s): Física I
Física II
Titulação: - Lic. em Ciências
Lic. em Física
Esp. em Física.
(Obs.: Indicação nova).
Aceito.
15 - Professor: Antônio Frederico Chitolina
Disciplina (s): Física III
Física IV
Instrumentação para Laboratório Titulação: -
Lie. em Ciências Lic. em Física Lic. em Física
(Obs.: Parecer n9 480/87).
Aceito.
16 - Professor: Artur Hamerski
Disciplina (s) Língua Portuguesa
Titulação: - Lic. em Letras
Esp. em Teoria Literária
Mestre Teoria Literária.
(Obs.: Parecer nº 612/84, Parecer 480/87).
Aceito
17 - Professora: Carmen Regina D. Nogueira
Disciplina (s): Elementos de Geologia I
Elementos de Geologia II
Titulação: - Lic. em Geografia
- Esp. em Geografia Humana
(Obs.: Parecer nº 480/87 e Parecer nº 869/77).
Aceito.
18 - Profesor: Cláudio Specht
Disciplina: (s) Estudo de Problemas Brasileiros II
Titulação: - Lic. em Estudos Sociais
Lie. Em Pedagogia
Bel. Ciências Jurídicas e Sociais
Esp. em Administração Escolar
Mestre em Historia da Cultura Brasileira.
(Obs.: Pareceres nºs. 316/85, 612/84, 1645/79,
480/87, 869/87, 528/84 e 366/83).
Aceito.
19 - Professor: Danilo José Schneider
Disciplina (s) Estudo de Problemas Brasileiros I e II
Titulação: - Lic. em Filosofia
Bel. em Filosofia
Bel. em Ciências Jurídicas e Sociais
Esp. em Planejamento Educacional.
(Obs.: Parecer nº 157/84 e Parecer n9 480/87).
Aceito.
20 - Professor: Eli Dutra
Disciplina (s): Didática II
Titulação: - Lic. em Pedagogia
Esp. em Supervisão Escolar
- Mestre em Métodos e
- Técnicas de Ensino
(Obs.: Parecer nºs. 613/84, 480/87, 29/83, e nº
1645/79).
21 - Porfessora: Gerusa de Jesus Motta Chaves
Disciplina (s): Didática I
Titulação: - Lic. em Pedagogia, Esp. em Educação. (obs. Parecer
nº 480/87 e Parecer nº 869/87). Aceita.
22 - Professor: Alcebíades Gazzoni
Disciplina (s) : Cálculo Numérico, Equações Diferenciais, Análi
se Matemática. Titulação: - Graduação.
Especialização e Mestrado em Matemáti
ca. (Parecer 480/87).
Aceito.
23 - Professora: Alzimar Tersinha Ferreira
Disciplina (s) Cálculo Diferencial e Integral II, III, IV
Titulação: - Graduação, Especialização e Mestrado em Matemáti
ca. (Parecer 480/87).
Aceita
24 - Professor: Atelmo Aloisio Bald
Disciplina (s): Geometria I, Geometriaanalítica, Prática de En
sino - Estágio Supervisionado.
Titulação: - Graduação e Especialização em Matemática. (Parecer
480/87). Aceito.
25 - Professor: Bruno Ademar Mentges
Disciplina (s): Introdução à Álgebra Linear
Titulação: Licenciado em Matemática e Física. Mestrado em Enge-
nharia de Produção. Aceito para este curso.
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação
aprovou , por unanimidade, a
Conclusão da Câmara.
Sala Barretto Filho , em 10 de 11 de 1989.
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