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ANNA BERNARDES DA SILVEIRA ROCHA
BA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAHIA
l - RELATÓRIO
A Faculdade de Educação da Bahia- solicita a este Conselho que aprove
as alterações que propõe ao Curso de Pedagogia, e que prevêm duas grandes
linhas;
a) Identificação do curso de Pedagogia com a formação do
professor-educador, em nivel de graduação;
b) Formação do especialista em educação em nível de pós-graduação "lato
sensu".
As alterações têm respaldo legal no Parecer deste Conselho da lavra da
eminente ex-Conselheira Eurides Brito da Silva , respaldo histórico nos
movimentos que a partir da década de 70 se processam nos meios acadêmicos e
em iniciativas deste Colegia do e do órgão de ensino superior do MEC com vistas
a estudos de renovação do curso de Pedagogia, e respaldo na realidade da edu-
cação brasileira que vem exigindo a formação de professores das séries iniciais do
1º grau e de educação pré-escolar., em nível superior.
Assim a instituição pretende abranger, no curso, as habilitações:
- Magistério das Séries Iniciais do 1º Grau
- Magistério das Disciplinas Pedagógicas do 2º Grau
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Quanto à formação de especialistas
,
a Faculdade pretende ofe_
recer cursos nas áreas de:
.
Administração Educacional
.
Desenvolvimento de Recursos Humanos
.
Educação à Distância
.
Educação de Adultos
.
Educação Especial - Deficiência Auditiva
.
Educação Especial
-
Deficiência Mental
.
Educação Especial - Deficiência Visual
.
Educação Pré-Escolar e Alfabetização
.
Inspeção Escolar
.
Orientação Educacional
.
Supervisão Educacional
A proposta apresentada pela Faculdade de Educação da Bahia
surgiu da longa experiência de seus quadros docentes no curso de Peda_
gogia e de pesquisas e estudos encaminhados pela instituição. Seu cur_
so de Pedagogia foi criado em 1931, e passou por varias reformas. Se-
gundo informa a interessada a Faculdade de Educação da Bahia foi a
primeira Faculdade de Educação a funcionar como tal na Bahia, tendo
iniciado suas atividades, nesta condição, em 1967.
O documento é rico de informações sobre a nova proposta,apre_
sentando, explicitamente, os pressupostos que fundamentam a proposta
curricular; a concepção de educação e de educador que pretende; o per_ fil do
profissional pretendido; a proposta curricular com seus propósitos, diretrizes,
objetivos e caracterização
,
discorrendo sobre a re lação teoria-prática inserta
no currículo, a dimensão da formação teó_ rica pretendida, a dimensão da
prática educativa e o estágio supervisionado , a pesquisa e a exteno
t
a
operacionalização curricular, as atividades- complementares, o
acompanhamento e a avaliação.
Integra o documento a estrutura do currículo do curso de gra_
duação (anexo) e dos cursos de pós-graduação que a Faculdade pretende.
O curso será integralizado em 2.700 h/a, excluídas EPB e EF,
sendo 870 h/a práticas e funcionará em turno noturno.
A instituição não apresenta novos professores que atuarão na
nova proposta de graduação, devendo usar aqueles já aprovados para o
curso.
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Está prevista, satisfatoriamente, a forma de adaptação dos cursistas atuais.
II - VOTO DA RELATORA
Tendo em vista a proposta formulada que preserva o currículo mínimo prescrito
pela Resolução nº 02/69 mas inova em termos de objetivos e execução do currículo,
somos por que se aprove a reformulação apresentada, com a qual o curso de Pedagogia
passará a ser oferecido com habilitações em - Magistério das Disciplinas Pedagógicas do 2º
Grau e Magistério das Séries Iniciais do Ensino Fundamental em nível de graduação e a
Formação de Especialistas em Educação, em curso de pós-graduação lato sensu,
A instituição deverá submeter as alterações regimentais separadamente, indicando,
apenas os cursos que pretende oferecer, no corpo do regimento e a grade curricular, carga
horária etc, em anexo.
Quanto aos cursos de pós-graduação, a Faculdade de Educação deverá submeter,
cada .um deles, quanto pretenda oferecê-los, à aprova_ ção deste Colegiado, indicando no
mínimo, as condições previstas na Resolução nº 22/83 com dilatação do tempo de duração
do curso, ali es tabelecido, uma vez que se trata de formar especialistas.
A instituição deverá substituir, no currículo, Estágio Super_ visionado V por
Alfabetização, ou incluir a disciplina e prática Alfa_ betização no programa de Metodologia do Ensino
de 1º Grau ou Fundamen_ tal, fazendo constar esta alteração da alteração regimental a ser encaminhada
a este Conselho.
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior acompanha o vo_
to da Relatora.
Sala das Sessões, em 09 de novembro de 1989.
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou , por unanimidade, a
Conclusão da Câmara.
Sala Barretto Filho , em 09 de 11 de 1989.
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