A integração dos conteúdos no decorrer dos níveis até anui de
senvolvidos possibilitou a melhoria da aprendizagem, dando uma me
lhor visão do todo, bom como, a aquisição de um referencial teórico
muito grande, capacidade para adequar os seus conhecimentos às ca
racterísticas bio-psico-sociais dos alunos, o que propiciou maior
segurança profissional.
Com a aquisição do referencial teórico, em sala de aula, através
da realização de trabalhos, leituras, seminários, debates e pales -
trás, houve uma significativa mudança em relação à teoria e pratica.
A realização do Seminário sobre o livro "Introdução à Pedagogia"
de Lauro de Oliveira Lima, foi de grande valia uma vez que as experi
ências vivenciadas na escola foram trazidas para a sala de aula.
A participação de professores e alunas do Curso de Pedagogia Sé
ries Iniciais, de Palmeira das Missoes, no Seminário "Aperfeiçoamento
de Docentes em Educação: Alfabetização", realizado pela Faculdade de
Educação, da Universidade de Passo Fundo, veio reforçar os ensina
mentos adquiridos em sala de aula, que alfabetizar é mais do que en
sinar a ler e a escrever, alfabetizar-se 6 ler o mundo, compreender
o seu contexto.
Da mesma forma, o Seminário final do Projeto de Acompanhamento e
Avaliação: "Aprofundando a Experiência Docente no Ensino de 1º Grau-
lª. a 4ª. Série" cumpriu o objetivo principal de acompanhar o desem-
penho pedagógico das alunas no tocante ao assessoramento prestado ao
corpo docente, diretores e coordenadores de currículo, das escolas
envolvidas.
A realização de trabalhos em classe e extra-classe, bem como, a
leitura de livros também proporcionaram as alunas acadêmicas um cres
cimento intelectual muito grande, desenvolvendo o senso critico e o
despertar para o conhecimento da realidade escolar em que atuam
O referencial teóricos do« professores e alunas do Curso de Pe-
dagogia Séries Iniciais vem sendo, gradativamente, revitalizado em
função das reuniões pedagógicas realizadas semanalmente no Centro de
Extensão Universitária.
O relacionamento existente, entre as alunas, é muito bom, haven-
do um perfeito entrosamento. A turma é bastante unida na defesa dos
seus interesses e do próprio Curso.
Do mesmo modo, o relacionamento alunas/professores, professores/
professores, alunas/professores/coordanação do Curso é excelente uma
vez que sempre há liberdade para que todos possam sugerir, criticar e
reinvidicar, o que permite que o Curso, até a presente data, tenha
alcançado seus objetivos.
O inicio das Metodologias do Currículo, no IV Nivel, vem minimi-
zando os problemas de desequilíbrio e conflitos provocados pela área de
Fundamentos da Educação no quo se refere ao processo ensino-aprendizagem
e, especialmente, à Alfabetização.
As Metodologias também contribuíram para que o ato pedagógico das
alunas fosse mais condizente com a realidade, levando-as a valorizar
mais a experiência do educando, deixando-o ser criativo, permi