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Fundação Universidade de
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Apreciação de Relatório de acompanhamento e avaliação do projeto de implantação
do curso de Pedagogia - habilitação em Professor para as Séries Iniciais do Ensino
de 1º Grau e autorização para continuidade do referido projeto com novas
turmas.
Leda Maria Chaves
I - RELATÓRIO
• Objeto do processo
O processo em epígrafe de interesse da Fundação Universidade de •
Passo Fundo-RS divide-se em duas partes que se complementam. . a primei ra
- trata de pedido de apreciação de relatórios de acompanhamento e
avaliação do projeto de implantação do curso de Pedagogia - habilitação
em Professor para Séries Iniciais do Ensino de 1º Grau nos munici pios
do Soledade e Palmeira das Missões; e a segunda - trata de pedi do de
autorização para continuidade do referido projeto, com vistas a criação
do novas turmas.
O processo atende ao disposto no Voto da Relatora do Parecer- CFE nº
60C/86 (in Documenta nº 309, p. 119), a saber:
"Em vista ao exposto, e por considerar a seriedade da Universidade
de Tasso Fundo para com as questões educacionais (foi uma das pio-
neiras no seu plano de curso de Pedagogia) e sua integração e influên
cia no Estado, bem como a prioridade que o ensino de 19 Grau merece ,
esta Relatora vota favoravelmente, ao projeto da Universidade para a
implantação do curso de Pedagogia, habilitação em Professor para as
Séries Iniciais do Ensino de 1º Grau fora de sede, nos municípios de
Soledade e Palmeira das Missões, com 4 5 (quarenta e cinco) vagas por
município e só um vestibular.
Novos vestibulares ficarão condicionados à avaliação final do curso
Lembra, porém, quo se observe a recomendação feita quanto à biblio
grafia do apoio aos cursos e solicito;, à universidade seja o relatório
de acompanhamento e avaliação desses cursos encaminhado também a este
Conselho".
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Instruem o processo informações detalhadas sobre a Univer
sidade de Passo Fundo e, suas atividades de extensão, com
especial nos centros de Soledade e Palmeira das Missões,
Sobre a experiência em questão, o Relatório presta várias
informações:
.1. No Centro de Extensão do Soledade
As razões que determinaram a implantação do Curso de Pedagogia Séries
Iniciais no Centro de Extensão de Soledade foram as seguintes: a
intoriorização pelas Universidades de cursos de graduação des linadno
à formação de professores no sentido de oferecer solução adequada para
o problema de falta de qualificação e de fixação do corpo docente do
ensino de 1º e 2º Graus, bem como para a melho -ria do nivel da
educação básica nao comunidades do interior." (Pa recer CFE 606/CG);
os Centros Universitários foram idealizados co mo um instrumento para
a integração regional e representam uma am pliação do campo de
experiências e pesquisas, bem como a realimentação das funções básicas
de uma Universidade: ensino, pesquisa e extensão; para a comunidade de
Soledade, o Centro representa um estimulo ao desenvolvimento de seus
recursos e ao aperfeiçoamento de profissionais já engajados no mercado
de trabalho; o Município de Soledade, sendo a sede da 25a. DE e de
outros órgãos federais e estaduais, constitui-se em pólo de irradiação
cultural, bem co mo, ponto de convergência de áreas de prestação de
serviços; o significativo número de escolas unidocentes e de
professores lei. gos, despreparados, levam o alunado das séries
iniciais do Ensino de 1º grau, a índices consideráveis de evasão e
repetência, neces sitando a região de cursos a nível de 3º Grau, que
oportunizam, aos professores, aperfeiçoamento técnico-pedagógico.
Quanto aos objetivos do Curso, a descrição apresentada é a seguin te:
melhorar a qualidade do ensino por meio de Curso de Pedagogia des,
tinado á habilitação de recursos humanos para atuarem nas sérios ini
ciais de escolarização e nas disciplinas da formação especial, da ha
bilitação de magistério do 2º grau; qualificar recursos humanos por
meio de uma fundamentação cientifica, filosófica e técnica para a
ação docente nas séries iniciais do ensino de 1? grau; favorecer a
formação do educador alfabetizador, através de uma ação compromitida
com a realidade da época histórica em que se está vivendo; possibili-
tar a minimização dos problemas do fracasso escolar, nas séries ini
ciais, mediante a formação de um corpo docente melhor instrumentali
zado; preparar professores para o dominio de conteúdos e metodolo -gia
de formação especial da habilitação de magistério de 2º grau; definir
no decorrer do curso uma metodologia integradora para as di ferentes
disciplinas, bem como formas de viabilizá-las.
Quanto ao plano curricular, a instituição apresenta a seguinte
descrição:
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"O Currículo Pleno do Licenciatura de Pedagogia tem três partes
distintas, porém interrelaclonadas:
a) disciplinas do Primeiro Ciclo Geral de Estudos;
b) disciplinas do Ciclo Profissionalizante, abrangendo discipli
nas de Fundamentos da Educação, de Fundamentos Metodológicos
para as matérias específicas das séries Iniciais do Ensino de
19 grau, e prática de ensino em escolas de 1º e 2º Graus;
c) disciplinas obrigatórias pelos Docretos-Leis 69450/71 e
869/69 as quais não são computadas na carga horária da
Licenciatura
As disciplinas que constituem os Fundamentos da Educação são de
senvolvldas de forma integrada, visando a proporcionar o embasamento
cientifico, psicológico e filosófico necessário para o posiciona
mento metodológico. Esta postura 6 observada no desenvolvimento das
disciplinas de Fundamentos da Escolarização, as quais tratam do mo
do de aquisição e operacionalização do conhecimento, nas séries em
que se desenvolvem o Ensino por Atividade e na Habilitação de Magis
tério, em nivel de 2º grau.
As disciplinas de Fundamentos da Educação, além do estudo teõri
co, realizam uma adequação dos conteúdos trabalhados, com vistas à
sua aplicação na Habilitação de Magistério, considerando a estrutura
da disciplina, a metodologia e a realidade ambiental.
Esto tratamento metodológico e esta preocupação com a adequada
transferência para o 2º grau(Habilitação cm Magistério), pelo pró
prio professor responsável polo desenvolvimento dos conteúdos e no
momento da operacionalização da programação prevista para a disci -
plina, são algumas inovações desta Licenciatura, quo estabelece,não
somente o que trabalhar, mas também como operacionalizar em nível de
2º grau.
Os alunos desenvolvem atividades de observação e participação em
escolas de 2º grau com Habilitação de Magistério.
Os Fundamentos Metodológicos para as Matérias Específicas das
séries iniciais de 1º grau, são constituídas pelas matérias do núcleo
Comum, definidas no Parecer 853/71 do CFE, destacando-se a Alfabetiza
ção, pela relevância que assume nesta Licenciatura.
Em Fundamentos Metodológicos, são trabalhados os conteúdos especi
ficos das diferentes disciplinas que compõem a matéria correspondente
às três grandes áreas do conhecimento(Parecer 853/71 do CFE), com o
objetivo do garantir dois aspectos essenciais na formação do profes -
sor egresso desta Licenciatura: Instrumentalização para desenvolver ,
na Habilitação de Magistério do 2º grau, a metodologia da Comunicação
e Expressão, de Estudos Sociais, de Ciências, de Matemática e, final-
mente, orientar o processo de formação do alfabetizador; Capacitação
do professor para selecionar e operacionalizar, de forma integrada e
por atividade, esses conteúdos, nas séries iniciais do ensino de 1º
grau.
A Relatora alerta à Instituição que o Parecer nº
785/86 e a Resolução 6/86 r e v o g a ram o Parecer nº
853/71 e Res. 8/71, devendo, pois, ser atualizada
essa questão referente ao núcleo comum
Os conteúdos previstos para as disciplinas que compõem as três
áreas do conhecimento, são desenvolvidas de forma integrada, evitando
-se um trabalho estanque, que não proporciona ao professor a necessá-
ria visão de conjunto e do modo pelo qual esses conhecimentos se inte
gram num todo orgânico e coerente.
A disciplina "Alfabetização" tem um enfoque Interdisciplinar e re
presenta a culminância da Licenciatura. Nessa disciplina, o professor
tem oportunidade de compreender a alfabetização como um processo con
tínuo, intimamente relacionado com as condições biopicosociais do alu
no e com o seu currículo oculto diferenciado; de interpretar o
process so da alfabetização, seus mecanismos e as operações
cognitivas necessárias para uma criança ser alfabetizada; de
diagnosticar problemas de aprendizagem, tendo condições de organizar
uma programação adequada. Enfim, de pensar o processo de
alfabetização a partir de um diagnóstico da realidade do aluno, da
comunidade o da escola.
As atividades do prática de ensino, tem as mais variadas modalida
des e sao realizadas em escolas de 1º grau(de 1ª. a 4ª. séries) e em
escolas de 2º grau com Habilitação de Magistério, com inicio no V ní
vel, estenücndo-se até o IX nivel".
A grado curricular do curso encontra-se no final
em forma de anexo(ver Quadro I-A).
Consta do Relatório encaminhado pela instituição que a forma de
ingresso no curso dá-se da seguinte forma:
O acesso ao curso de Pedagogia foi feita através de concurso ves
ribular unificado, em Soledade, realizado no período de 18 a 21 de ja
neiro de 1987.
Funciona , conforme determina o Parecer 606/8G/CFE, com una uni
ca turma, constituída, atualmente, de quarenta e um alunos.
Quanto à matricula, a instituição informa que:
As normas da matricula estão definidas na Legislação Federal,no
Regimento Geral da UPF, nos atos complementares do CEPE(Conselho de
Ensino, Pesquisa e Extensão/UPF), da Reitoria e da Secretaria Geral
dos Cursos.
O assessoramento administrativo do curso é feito da seguinte forma:
O assessoramento administrativo prestado ao curso de Pedagogia -
Séries Iniciais - é decorrente do suas necessidades, o tem o obje tivo
de criar condições para seu pleno funcionamento.
Quanto ao assessoramento técnico-pedagógico, consta dos autos a
seguinte informação:
A área técnico-pedagógica desenvolve suas atividades voltada pa
ra a organização de atividades do planejamento; acompanhamento o
avaliação do curso em desenvolvimento; definição do cronograma de
reuniões administrativas, pedagógicas, interdisciplinares, para SOB
sões de estudo com outras entidades; da coordenação da Universidade
dos Conselhos de Classe; operacionalização das ações programadas ;
acompanhamento da execução do curso de Pedadogia das Series Inici -ais
do Ensino do 1º grau, incluindo propostas que resultem em definição de
valores o objetivos a serem buscados participativamente,se — leção e
organização do conteúdos necessários e adequados à comunida de
universitária do contexto do Centro, da FAED/UPF, em Soledade;re lação
de procedimentos e critérios compatíveis com a proposta pedagógica do
curso.
Em relação ao corpo discente, a descrição apresentada é a se
guinte:
A turma do universitário apresenta evidente heterogeneidade en
relação aos níveis sócio-econômico e cultural.
A turma é formada por alunas provenientes do centro da cidade, dos
bairros e vilas, do interior do município e de municípios eman
cipados, próximos. Residem na cidade 37 alunas e fora de sede de
Soledade, 4 alunas. As características identificadas na turma apre
sentam um desafio ao curso, já que se torna evidente a impraticabi
de uma ação pedagógica homogênea.
Percebe-se no desempenho das alunas, em maior ou menor intensi
dade, uma postura bem mais livre, questionadora e crítica. Acredita-
se que tais procodimentoe são decorrentes da metodologia emprega da.
Na classe há um número considerável de alunas que apresentam um
excelente desempenho, na busca, na sistematização e na argumentação
do saber cientifico. A grande maioria da turma está acompanhando o
processo educativo, satisfatoriamente e apenas uma parcela mínima
das universitárias apresentam dificuldades de expressão oral e cs
crita, de compreensão, de posicionamento e de organização do traba-
lho acadêmico. A idade das alunas varia de 18 a 45 anos. Má algumas
atuando em classes de Ensino de 1º grau da 1ª a 4ª séries, em ativi
dades burocráticas e no comércio.
Como resultado de uma gama de instrumentos aplicados às alunas,
seus professores e a Coordenação Pedagógica da FAED/UPF e Centre. de-
Extensão foram elencadas as seguintes necessidades: buscar realiza-
ção pessoal e identidade profissional; adquirir mais conscientiza -
ção do papel da universitária; repensar a prática pedagógica com
vistas à melhoria do seu desempenho docente; consolidar o posiciona
mento pedagógico definido, para sustentar as ações pertinentes ao
curso; trabalhar conteúdos interessantes e adequados que minimizem
as dificuldades de expressão oral e escrita, do posicionamento e de
organização do trabalho acadêmico; subsidiar-se dos elementos didá-
ticos e matodológicos necessários para uma atuação docente comprome
tida com a realidade; exercitar-se em relação 5 reflexão, no âmbito
da teoria e da prática, tendo em vista a construção de um posiciona
mento crítico fronte à realidade circundante.
O quadro a seguir, refere-se ao número do alunos inscritos, va
gas, matricula incial e matricula atual.
INSCRITOS VAGAS MATRÍCULA INICIAL MATRICULA ATUAL
113 45 45 41
Sobre o corpo docente, a instituição informa quo» O corpo docente que
atua no curso de Pedagogia é constituído por professores portadores de
especialização, aprovados pelo Parecer nº 606/86-CFE
Atuam no Centro do Estensão Universitária do Soledade 23 profes-
sores, dos quais 9 pertencem no Sistema Estadual de Ensino, exercendo
suas atividades no forma do complementação de horário; os restan tes
são contratados pela Universidade de Passo Fundo.
A docência dos professores é uma das decorrências do Termo de
Cooperação Mútua subscrito pela Universidade de Passo Fundo e Secre
taria de Educação - RS, o qual estabelece implementação das ativida
des do Plano de Desenvolvimento da Educação Regional da Universida-
de, atividades estão intimamente relacionadas com as necessidades e
potencialidades desta 25ª. Região Escolar.
A relação do corpo docente do curso encontra-se no final desta
informação em forma de anexo (ver Quadro II-A).
4.2. No Centro de Extensão de Palmeira das Missões
As razoes que determinaram a implantação do Curso de Pedagogia -
Séries Iniciais no Centro de Extensão de Palmeira das Missões fo ram
as seguintes:
No ano de 1986, a Faculdade de Educação da Universidade de Pas
so Fundo obteve, junto ao Conselho Federal de Educação, aprovação do
Plano de Curso de Pedagogia com habilitação em "Professor para as
Séries Iniciais do Ensino de 19 Grau" a ser ministrado fora da sede
pela Universidade de Passo Fundo.
O referido plano foi elaborado pela Universidade em conjunto cem
o Centro de Extensão Universitária de Palmeira das Missões, com bá
se no plano de ação da UPF(1982 - 1986), que inclui a sua regional
zação e em levantamentos dos órgãos educacionais e da própria Uni -
versidade.
A interiorização, pelas Universidades, de cursos de graduação
destinados à formação do professores constitui-se na principal jus-
tificativa, visto que podo oferecer a solução adequada para o pro -
blcma de qualificação e de fixação do corpo docente do ensino de 1º
e 2º Graus,
em suas comunidades, bem como a melhoria da educação bá
eica nas comunidades do interior.
Quanto aos objetivos do Curso, a descrição apresentada pela ins
tituição é a seguinte: Melhorar a qualidade do ensino por meio de
Curso de Licenciatura, destinado a habilitação de recursos humanos
para atuarem nas séries iniciais da escolarização e nas disciplinas
da formação especial da habilitação de magistério de 2º grau; Quali
ficar recursos humanos, por meio de uma fundamentação cientifica, fi
losõfica e técnica, para a ação docente nas séries iniciais do 1º
grau; Capacitar o professor para compreender e operacionalizar a es
trutura das diferentes matérias que integram o currículo das séries
Iniciais do 1º Grau; Ampliar e aprofundar a instrumentação de pro
fessores para o processo do alfabetização; Preparar professores para
o dominio do conteúdos o metodologia específicos na disciplinas da
formação especial da habilitação de magistério do 2º grau; Definir no
decorrer do Curso, uma metodologia integradora para as diferen -tes
disciplinas e formas de viabilizá-la.
Quanto ao plano curricular, a instituição apresenta a seguinte
descrição:
O currículo pleno do curso é o mesmo oferecido regularmente pela
FAED/UPF, o qual foi aprovado pelo Parecer nº 470/e3, do CFE, e homo
logado pela Portaria nº 467/83, do MEC.
A estrutura curricular do Curso constitui-se de três camadas dis
tintas, mas interrelacionadas, que sao::
. Disciplinas do Primeiro Ciclo Estudos.
. Disciplinas do Ciclo Profissionalizante, abrangendo: discipli-
nas de Fundamentos da Educação; disciplinas de Fundamentos Me
todológicos para as matérias específicas das séries iniciais de
1º grau; Pratica de Ensino em Escolas de 1º e 2º Graus.
. Disciplinas obrigatórias pelos Decretos-Leis 69450/71 e 869/69.
As disciplinas do Ciclo Profissionalizante, que compõem os Funda
damentos da Educação, são desenvolvidas de forma integrada, a fim de
proporcionar o embasamento cientifico, psicológico e filosófico ne
cessário para o posicionamento metodológico que deve ser observado no
desenvolvimento das disciplinas de Fundamentos da Escolarização, que
tratam do modo de aquisição e operacionalização do conhecimento no
Currículo por Atividade e na Habilitação de Magistério.
As disciplinas de Fundamentos da Educação realizam, além do estu
do teórico, uma adequação dos conteúdos trabalhador., visando a sua
aplicação na Habilitação de Magistério, considerando a estrutura da
disciplina, a metodologia e a realidade ambiental. Uma das inovações
desta licenciatura é o fato dela não somente estabelecer o quo traba
lhar, mas também o como operacionalizar em nivel do 2º Grau.
Os alunos realizam atividades do observação e participação em es
colas de 2º grau com Habilitação de Magistério.
"Fundamentos Metodológicos para as Matérias especificas das sé
ries iniciais de 1º Grau" são formados pelas matérias do núcleo co
muin, definidas no Parecer CFE 835/71, destacando-se a Alfabetização,
pela relevância que assume nesta Licenciatura.
Em Fundamentos Metodológicos sao trabalhados os conteúdos especí-
ficos das disciplinas que compõem a matéria correspondente às três
áreas do conhecimento(Parecer CFE 835/71) com o objeto de garantir
dois aspectos essenciais na formação do professor egresso desta Licen
clatura: Instrumontaliza-lo para desenvolver, na Habilitação do Magisté -
rio de 2º grau, a metodologia da Comunicarão e Expressão, de Estudos
Sociais, de Ciências, de Matemática, orientando o processo de forma -
ção do alfabetizador; Capacitar o professor para selecionar e opera -
cionalizar, de forma integrada e por atividades, esses conteúdos nas
séries iniciais do ensino de 1º Grau. Os conteúdos das disciplinas que
compõem as tres áreas do conhecimento sao desenvolvidas de forma lnte
grada, evitando-se um trabalho estanque. A disciplina Alfabetização
tem um enfoque interdisciplinar o representa a culminância da Licen -
clatura. Nossa disciplina o professor tem a oportunidade de compreen
der n alfabetização como um processo continuo, intimamente relacionado
com as condições biopsicossociais do aluno, com o seu currículo oculto
diferencindor, de interpretar o processo da alfabetização,seus
mecanismos e as operações congnitivas necessárias para uma criança ser
alfabetizada; diagnosticar problemas de aprendizagem, tendo condi ções
de organizar uma programação adequada; pensar o processo de al
fabetização a partir de um diagnóstico da realidade do aluno, da comu
nidade e da escola.
Nesta etapa são realizadas atividades do observação em escolas de
1ª. a 4ª. série e em escolas de 2º grau com Habilitação em Magistério
As atividades de Prática de Ensino têm as mais variadas modalida-
des e serão realizadas era escolas de 1º Grau( 1ª. a 4ª. série) e em
escolas de 2º grau com Habilitação en Magistério, com inicio no V Ni
vel, estendendo-se até o IX Nivel.
A grade curricular do Curso apresentada é a mesma do Centro de Ex
tensão do Soledade, a qual pode ser vista no final desta informação
(ver Quadro I ) .
O ingresso no curso dá-se da seguinte forma
O ingresso no curso de Pedagogia Séries Iniciais, em desenvolvi -
mento em Palmeira das Missões, obedeceu à classificação obtida em Con
curso Vestibular, aberto a Concluintes do 2º grau ou equivalente.
O referido Concurso Vestibular foi realizado de 18 a 21 de janeiro
de 1987, obedecendo ao mesmo cronograma do Vestibular da UPF e à
aplicação de provas idênticas.
Estavam inscritos 182 candidatos que disputaram as 45 vagas exis-
tentes.
O número de vagas e turmas foi estabelecido pelo Parecer CFE 606/
86, que autorizou o funcionamento do Curso.
Quanto à matricula, a descrição apresentada pela instituição é a
seguinte:
Tendo era vista a estruturação do Plano Curricular em semestres,
o ingresso oficial do candidato classificado em Concurso Vestibular
realiza-se de forma semestralizada, cabendo ao candidato a responsa
bilidade de escolha das disciplinas que irá cursar, atendendo para
os pré-requisitos e compatibilidade de horário.
Semestralmente, a Universidade faz a indicação das disciplinas a
6ercm oferecidas, devendo o aluno realizar sua matricula obedecen do o
prazo indicado no calendário escolar estabelecido pela UPF.
Com relação à sistemática de avaliação do curso, consta do Rela
tório a seguinte descrição:
Segundo estabelece o Parecer CFE 606/86, a avaliação dos alunos
é a mesma do Curso oferecido regularmente pela Universidade de Pas
so Fundo.
Assim, a avaliação do rendimento escolar é feita por meio de
graus numéricos, quo são expressos em valor de 0 a 10(zero a dez).
O aproveitamento, em cada disciplina, é verificado por meio de
exercícios escolares, arguições, trabalhos práticos e exames.
A nota final do aluno, em cada disciplina, representa a média
dan notas atribuídas aos trabalhos práticos, exercícios escolares e
exames.
O assessoramento administrativo e técnico-pedagógico ao curso é
feito da seguinte forma:
O Curso de Pedagogia possui um coordenador geral indicado pela
Universidade de Passo Fundo.
Desse modo, a Coordenação geral do Curso está a cargo da Faculda
de de Educação da Universidade de Passo Fundo que designou um coorde
nador dentre os professores em atuação no Curso lã sediado.
O Coordenador Geral conta com um auxiliar de coordenação, no mu
nicipio-sede do Curso, o qual foi indicado pelo Centro de Extensão e
aprovado pela Faculdade de Educação e pelos órgãos competentes da
Universidade.
0 deslocamento do Coordenador Geral é feito, semanalmente, obje-
tivando o atendimento às necessidades do trabalho administrativo e
pedagógico.
No que diz respeito à parte administrativa do Centro de Extensão,
as orientações são emanadas da Reitoria, mais precisamente das Vice-
Reitorias Acadêmicas e de Pesquisa e Extensão no tocante especifica-
mente ao funcionamento do Curso de Pedagogia, as diretrizes emanam da
Faculdade de Educação e da Secretaria Geral dos Curso.
Semanalmente, o Coordenador Geral do Curso desloca-se a Palmeira
das Missões com a finalidade de coordenar as reuniões pedagógicas e
administrativas.
Em atenção ao Parecer CFE 606/86, periodicamente, professores ti
tulares da Universidade de Passo Fundo realizam reuniões pedagógicas
com os professores o direção do CEÜ, enfocando assuntos relavantes
para o funcionamento do Curso ou que tenham sido solicitados pelos
professores e/ou pela direção.
Os aspectos pedagógicos trabalhados nas reuniões semanais são re
gistrados em ata. Os aspectos mais significativos que foram aborda -
dos nas referidas reuniões encontram-se relacionados às fls. 207/8 do
Volume Principal.
No final de cada semestre letivo, os professores do Centro de Ex
tensão, em Palmeira das Missões, deslocam-se a Passo Fundo para, jun
tamente com os professores da UPF, elaborarem o Plano de Curso Inte
grado do nível seguinte.
Com relação ao corpo discente, a descrição apresentada é a se
guinte:
O Curso iniciou com 45 alunos que tinham como necessidades a
qualificação, a aquisição de maiores conhecimentos o a abertura de
novos caminhos, conforme depoimentos constantes na Avaliação de En
trada - Nivel I.
A redução do número de alunas, no decorrer do primeiro ano ,
ocorreu principalmente pela mudança de domicilio, dificuldades no
custeio do Curso e das viagens das alunas residentes em outras lo
calidades e por problemas de ordem particular.
Atualmente, o corpo discente é constituído por 35 alunas-pro -
fessoras, em sua maioria, com larga experiência no magistério, das
quais 81% atua em funções diversas à educação o 9% não trabalha.
O fato das acadêmicas já exercerem funções de magistério, como
regência de classe, direção e vice-direção de escola, coordenação
pedagógica, supervisão do ensino municipal, traz grandes benefí cios
ao bom desenvolvimento do Curso, permitindo a ampliação do co-
nhecimento e a troca de experiência.
A turma é participativa, apresentando um significativo grau do
conhecimento, o quo contribui para o bom nivel do Curso e constanto
atualização do Corpo Docente,
As alunas esperam que as necessidades que venham a surgir pos
sam ser atendidas até o final do IX Nivel, a exemplo do que ocor
reu ate a presente data.
Sobre o corpo docente, o Relatório apresenta as seguintes in
formações:
O Centro de Extensão Universitária preocupado com a preparação
de recursos humanos para integrar, com os professores designados
pela Faculdade de Educação da Universidade o sou corpo docente, en
caminhou uma equipe de doze(12) professores para realizarem Curso
de Pós-graduação Lato-Sensu em Fundamentos Metodológicos, voltado
para as séries iniciais.
Atualmente, o grupo de professores do CEU, juntamente com os
docentes da Faculdade de Educação, da Universidade de Passo Fundo,
utilizando uma metodologia adequada as séries iniciais, realiza
treinamentos para professores dan redes estadual, municipal e parti
cular, que atuam de 1ª. a 4ª. série, propiciando a revitalização do
ensino.
Os professores que ministram aulas no Curso de Pedagogia Séries
Iniciais foram aprovados pelo CEP e pelo Conselho-Diretor da Univer
aidade. Possuem titulação especifica na área ou disciplina, experi-
ência em magistério, Curso de Pós-Graduação em Fundamentos da Educa
ção e Fundamentos Metodológicos de Comunicação e Expressão, Estudos
Sociais, Ciências e Matemática, assim como competência profissional
anteriormente comprovada.
A Instituição deixou de encaminhar a relação dos docentes que
atuam no curso.
5. Aspectos relevantes da experiência
5.1. No Centro de Extensão do Soledade.
Quanto aos aspectos inerentes ao curso, a descrição apresenta.
da no Relatório é a seguinte: proposta pedagógica adotada no curso
de Pedagogia das Series Iniciais do Ensino de 19 Grau; adequação do
currículo desenvolvido a realidade sócio-cultural da região; experi
ência da vivência do uma metodologia participativa; planejamento in
tegrado das disciplinas do curso; desenvolvimento do projeto de
acompanhamento e avaliação do Curso de Pedadogia das Séries Iniciais
do Ensino de 1º Grau, com as escolas de origem dos professôres-alu-
nos; sessões do estudo semanais sistemáticos para subsidiar os pro
fessores; presença constante da Coordenação da FAED/UPF para asses-
sorar o trabalho pedagógico do curso; acompanhamento do trabalho DE
dagógico dos professores do Curso, pelos professores titulares das
respectivas disciplinas da FAED/UPF; estruturação e funcionamento de
um Conselho do Classe; enfoque especial dos Fundamentos da Educa ção
para a formação de professores das Séries Iniciais do Ensino de 1º
Grau, com sua proposta de interdisciplinar; proposta de ava liação
do curso, resultanto de um trabalho participativo, em conjun to com
a 25a. DE/RE/RS, Secretarias Municipais do Educação e esco
las da região; discussão dos professores do CEO O FAED/UPP quo pon
sibilltaram o repensar da educação em termos de avaliação; situação
de reflexão que deixaram questões para inquietar os docentes na prá
tica pedagógica.
Quanto aos aspectos inerentes ao Centro de Extensão programados
em função do curso, consta do Relatório a seguinte descrição:
Projeto Dobre o livro didática: "O livro didático no contexto
das séries iniciais"; Curso para professores de classes multisse-
riadas da 25ª. Região Escolar e das SMECs da abrangência da 25ª.
DE; Seminário sobre a Habilitação de Magistério de 1ª. a 4ª. sé
rie do Ensino de 1º Grau, em atendimento ao programa do reorienta
ção para a referida habilitação; I Semana Estadual de Participa -
ção Comunitária; Curso para supervisores da 25a. DE e das SMECs da
região: "Supervisão e pratica pedagógica"; "Simpósio Nacional
sobre a Avaliação do aluno no contexto da Comunidade Escolar; Pro
jeto de assessoramento a equipe supervisora da 25a. DE; Programa-
ção integrado do CEU com a SMEC e 25a. DE, concretizada na elabo-
ração do Plano Trienal-88/90; proposta trienal de cooperação mu
tua entre o Departamento de Assuntos Universitários/SE/RS e o Cen
tro de Extensão Universitária/Faculdade de Educação/Universidade
de Passo Fundo; propostas diversificadas de trabalho que têm colo
cado em relevância a comunidade da 25a. Região Escolar e, em espe
cial, a comunidade escolar de Soledade; assessoramento pedagógico
-administrativo à Escolas de 1º Grau e entidades filantrópicas ;
execução do projeto "Salas de Leitura"; Simpósio: "A educação em
questão"; proposta de revisão critica do currículo por atividades
projeto de orientação,organização e exploração de bibliotecas es
colares da rede estadual e municipal; revitalização e instrumenta
lização de recursos humanos para atuarem nas disciplinas de Ciên
cias, Matemática e Ensino Religioso.
Quanto aos aspectos considerados fundamentais pelo Parecer nº
606/86, a instituição destaca os seguintes elementes:
a) Currículo:
O currículo pleno do curso é o mesmo oferecido regularmente
polo FAED/UPF, o qual foi aprovado pelo Parecer nº 470/ 83,
do CFE, homologado pela Portaria nº 467/83, do MEC. No
desenvolvimento do curso em pauta, o currículo tem sido
cumprido, na Integra, conforme determina a legislação per
tinento.
b) Corpo docente:
0 corpo docente constante no anexo nº 08 é o mesmo aprovado
pelo Parecer nº 606/86, do CFE
e) Recursos físicos
A provisão inicial ora de que o Curso funcionasse nas de -
pendências da Escola Estadual do 2º grau Maurício Cardoso.
A razão do não funcionamento nesse local deve-se ao fato
do quo também foram colocadas à disposição do CEU as dependên
cias do Instituto Nossa Senhora Mediancira, apresentando um
espaço físico maia adequado para o desenvolvimento do referido
curso. Neste estabelecimento o CEU conta com as seguintes
dependências: uma sala para Biblioteca; uma sala para secreta
ria, funcionando anexo o sub-posto de material escolar da FAE
salas onde são desenvolvidas as atividades docentes; uma sala
onde funciona o gabinete da Direção; uma sala para os profes-
sores, onde são realizadas reuniões administrativas e pedagó-
gicas; uma cancha de esportes, em área coberta, para a práti-
ca de Educação Física.
d) Coordenação do curso:
A coordenação dos trabalhos a nivel da FAED/UPF está a cargo
de um professor designado pela FAED/UPF e a nivel do CEU,exer
ce a função, uma professora do referido Centro.
A forma de assessoramento pedagógico atendo ao quo disciplina
o Parecer nº 606/86, do CFE.
A fim de assessorar os elementos do CEU, o Coordenador Pedagó
gico da FAED/UPF des loca-se, semanalmente, para a sede do Cen
tro, fazendo-se acompanhar, quando necessário, de outros pro
fessores titulares das disciplinas que são trabalhadas no nº
vel em desenvolvimento.
e) Recursos financeiros:
- Referentes ao CEU
A parte financeira do CEU é sustentada, majoritariamente, DE
los recursos provenientes do acordo firmado entre a UPF e Pre
feitura Municipal de Soledade, a qual subsidia a Instituição
de Ensino Superior com uma parcela de 1,2% de seu orçamento
anual. A receita do CEU é resultante do seguinte: 30% -
diversos;70%
- auxilio da Prefeitura Municipal.
O Termo de Acordo celebrado entre a Fundação Universidade de Pas
Fundo e a Prefeitura Municipal de Soledade e a Lei Municipal nº
1.671/84, que autoriza o Poder Executivo a firmar o referido Termo de
Acordo, encontram-se às fls. 79/80 e 100 do Volume Principal.
- Referentes ao Curso de Pedagogia das Séries Iniciais do
Ensino de 1º Grau:
Os recursos que dão sustentação ao Curso de Pedagogia dar.
Séries Iniciais do Ensino de 1º Grau são provenientes das
seguintes fontes: Prefeitura Municipal; Comunidade de Soleda
de(bolsas de estudo); Comunidade universitária do Curso de
Pedagogia das Séries Iniciais do Ensino de 1º Grau de Soleda de;
Fundação Universidade de Passo Fundo(FUPF) - bolsas de estudor,;
Caixa Econômica Federal— Crédito Educativo £) Biblioteca I
Desde a instalação do Centro de Extensão Universitária, da
Universidade de Passo Fundo, em Soledade, tem sido posto em
prática o compromisso assumido de providenciar o aumento o a
atualização do acervo bibliográfico.
Em março de 1987 a Biblioteca do CEU contava com 6.110 títu
los. Atualmente ela possui 7.007 títulos e 14.283 volumes ,
sendo que 1.117 títulos o 3.201 volumes foram adquiridos du
rante estes dois anos de funcionamento do Curso de Pedagogia
das Series Iniciais do Ensino de 1º Grau.
A relação do acervo bibliográfico do Centro encontra-se às fls.
101 a 155 do Volume Principal.
A cada semestre, são adquiridos novos títulos, para atender às
necessidades das disciplinas que integram o currículo do nivel em
curso.
g) Avaliação
1) desempenho do aluno
A avaliação do Curso de Pedaqogia das Series Iniciais do
Ensino de 1º Grau, em Soledade, est´ssendo cuidadosa e
permanente, uma vez quo "esse projeto podo representar pa
ra o Estado do Rio Grande do Sul uma alternativa válida
para melhorar a qualidade do Ensino de 1º e 2º Graus na
Região interiorana, atingindo tanto docentes como especia
listas em Educação".(Parecer 606/86,CFE).
De acordo com o referido Parecer que autorizou o funciona mento do
Curso de Pedagogia das Series Iniciais do Ensino de 1º Grau, fora da
sedo, a avaliação do rendimento esco lar e do sistema de aprovação e
a mesma do Curso oferecido regularmente pela FAED/UPF e aprovado pelo
Parecer nº 470/83, do CFE. Na avaliação do aluno do Curso de
Pedagogia das Series iniciais do Ensino de 1º Grau tem-se procurado
proceder seguindo os pressu -postos de uma avaliação voltada para as
perspectivas e possibilidades de transformação social. A avaliação
neste contexto, não tem si do uma ação mecânica.
A pratica da avaliação envolve quatro elementos a) uma realida de
a ser trabalhada; b) um padrão de desempenho; e) um juízo de va lor;
d) uma tomada de decisão.
Nesta conjuntura, o sistema de avaliação tem tido caráter, pre
dominantemente, diagnóstico, dentro de padrões que auxiliem iden
tificação de novos caminhos ou na retomada dos aspectos ainda não
dominados por alguns alunos.
Tem-se procurado possibilitar as alunas, de acordo com o seu
ritmo próprio de aprendizagem, o acesso ao conhecimento sistematiza
do, ao lado da formação de atitudes de alfabetizador-educador e do
desenvolvimento de habilidades que lhes permitam conviver e partici
par da vida social, econômica, política e cultural da comunidade pro
xima e remota, no contexto nacional.
A prática da auto-avaliação também se constitui, por vezes, em
um instrumento de avaliação. Ela é um dos instrumentos do avaliação
nunca o único, na verificação dos resultados da etapa do trabalho.
é importante salientar que em cada nivel são definidos os crité
rios de avaliação pelo grupo envolvido com a prática educativa.
A partir dessa definição, nas ações que processam, levam-se em
consideração tais critérios, tendo em vista a conseqüente avaliação
Na avaliação do aluno levam-se em conta os aspectos a seguir re
lacionados: Propósitos: informar o professor e o aluno sobre o ren-
dimento da aprendizagem no decorrer do processo educacional; locali
zar deficiências na organização do processo ensino-aprendizagem, pa
ra a superação das mesmas problematizar a própria ação. Objeto do
medida: Sao objetos de medida os comportamentos das áreas cogniti -
vas, afetiva e psicomotora considerando-se a coexistência dos mos
mos numa situação do aprendizagem.
Tara tanto, são consideradas as situações de sala de aula e as
atividades extraclasse.
- Instrumentos: testes e provas; trabalhos orais e escritos) fi
cha de auto-avaliação.
Tara que a proposta de avaliação do Curso do Pedagogia das Sé
ries Iniciais fosse levada a efeito concomitante às atividades in
ternas inerentes ao referido Curso, está sendo desenvolvido o proje
to de "acompanhamento e avaliação do Curso de Pedagogia das Series
Iniciais do Ensino de 1º Grau", envolvendo a direção e supervisores
das escolas onde atuam as acadêmicas.
A intenção do projeto tem sido desenvolver um trabalho partici-
pativo com o pessoal da escola de origem do professor-aluno, tendo
em vista o acompanhamento do desempenho docente, no decorrer e ao fl
nal do curso, a fim de verificar a repercussão do mesmo na comunidade
(Projeto CEU 02/87).
Semanalmente sao realizadas reuniões entre os professores para
proceder ao cruzamento de informações a respeito do rendimento do
alunado. Tais reuniões são presididas pela Coordenação da FAED/UFF e
do CEU.
Estes encontros favorecem a programação interdisciplinar, bem co
mo servem para o repensar constante da postura pedagógica do próprio
professor e da manutenção da linha filosófico-pedagõgica do curso.
O ponto alto desta modalidade de trabalho é a assimilação, por
todos os elementos envolvidos com o curso, de seus objetivos, de seu
conteúdo e de sua metodologia. Isto evita duplicação de informações e
possibilita a integração efetiva dos professores com o próprio tra
balho e com o trabalho dos demais professores.
5.2. No Centro de Extensão de Palmeira das Missões
0 Curso de Pedagogia Séries Iniciais veio atender uma das mais
justas necessidades da 20a. Região Escolar, uma vez que: possibilita
a formação de um corpo docente melhor qualificado e eficientemen te
instrumentalizado, propociando, assim, a minimização do fracasso
escolar nas séries iniciais; integra o professor na sua realidade
educacional mais imediata, comprometendo-o com os diversos fatores
que influenciam no sucesso ou no fracasso escolar dos alunos; com -
prometo a comunidade local, tornando-a responsável pela solução de
seus próprios problemas;
Com base na tabulação dos dados constantes nos instrumentos de
avaliação aplicados nas alunas acadêmicas, em cada semestre letivo,
registrou-se com maior relevância a contribuirão do Curso no sentido
de pensar e repensar toda e qualquer atitude a ser tomada e a valo
rizar o ser humano, desenvolvendo a consciência do "ser profissio
nal.
A integração dos conteúdos no decorrer dos níveis até anui de
senvolvidos possibilitou a melhoria da aprendizagem, dando uma me
lhor visão do todo, bom como, a aquisição de um referencial teórico
muito grande, capacidade para adequar os seus conhecimentos às ca
racterísticas bio-psico-sociais dos alunos, o que propiciou maior
segurança profissional.
Com a aquisição do referencial teórico, em sala de aula, através
da realização de trabalhos, leituras, seminários, debates e pales -
trás, houve uma significativa mudança em relação à teoria e pratica.
A realização do Seminário sobre o livro "Introdução à Pedagogia"
de Lauro de Oliveira Lima, foi de grande valia uma vez que as experi
ências vivenciadas na escola foram trazidas para a sala de aula.
A participação de professores e alunas do Curso de Pedagogia Sé
ries Iniciais, de Palmeira das Missoes, no Seminário "Aperfeiçoamento
de Docentes em Educação: Alfabetização", realizado pela Faculdade de
Educação, da Universidade de Passo Fundo, veio reforçar os ensina
mentos adquiridos em sala de aula, que alfabetizar é mais do que en
sinar a ler e a escrever, alfabetizar-se 6 ler o mundo, compreender
o seu contexto.
Da mesma forma, o Seminário final do Projeto de Acompanhamento e
Avaliação: "Aprofundando a Experiência Docente no Ensino de 1º Grau-
lª. a 4ª. Série" cumpriu o objetivo principal de acompanhar o desem-
penho pedagógico das alunas no tocante ao assessoramento prestado ao
corpo docente, diretores e coordenadores de currículo, das escolas
envolvidas.
A realização de trabalhos em classe e extra-classe, bem como, a
leitura de livros também proporcionaram as alunas acadêmicas um cres
cimento intelectual muito grande, desenvolvendo o senso critico e o
despertar para o conhecimento da realidade escolar em que atuam
O referencial teóricos do« professores e alunas do Curso de Pe-
dagogia Séries Iniciais vem sendo, gradativamente, revitalizado em
função das reuniões pedagógicas realizadas semanalmente no Centro de
Extensão Universitária.
O relacionamento existente, entre as alunas, é muito bom, haven-
do um perfeito entrosamento. A turma é bastante unida na defesa dos
seus interesses e do próprio Curso.
Do mesmo modo, o relacionamento alunas/professores, professores/
professores, alunas/professores/coordanação do Curso é excelente uma
vez que sempre há liberdade para que todos possam sugerir, criticar e
reinvidicar, o que permite que o Curso, até a presente data, tenha
alcançado seus objetivos.
O inicio das Metodologias do Currículo, no IV Nivel, vem minimi-
zando os problemas de desequilíbrio e conflitos provocados pela área de
Fundamentos da Educação no quo se refere ao processo ensino-aprendizagem
e, especialmente, à Alfabetização.
As Metodologias também contribuíram para que o ato pedagógico das
alunas fosse mais condizente com a realidade, levando-as a valorizar
mais a experiência do educando, deixando-o ser criativo, permi
tindo quo ele próprio descubra os respontas e busque as informações,
tornando-o, assim, crítico o criativo.
Embora as necessidades o expectativas das alunas estivessem em
constante renovação, acredita-se quo em sua maioria foram bem acei -
tas e entendidas pela coordenação geral e local do Curso.
Quanto aos aspectos, considerados fundamentais pelo Parecer nº
606/86, do CFE»
. Conformo prescreve o Parecer CFE 606/86, o Curso de Pedagoqia
com Habilitação em Professor para as Séries Iniciais do Ensi no
de 1º Grau, em desenvolvimento no Centro de Extensão Uni
versitâria, em Palmeira das Missões, vem sendo acompanhado e
avaliado em seus aspectos pedagógicos e administrativos, de
forma cuidadosa e permanente, pela Universidade de Passo Fundo. .
No que diz respeito ao Corpo Docente, o mesmo possui habilita ção
especifica, experiência em magistério, competência profis sional
comprovada. Segundo depoimento das alunas, nas avaliações finais,
o corpo docente é muito bom, procurando fazer sempre o melhor
dentro dos recursos disponíveis. . Com vistas a busca constante
de aprimoramento do seu corpo do cente, o Centro de Extensão
Universitária propiciou o aperfei çoamento de mais dois elementos
mediante a freqüência no Cur so de Pós-Graduação -
Especialização em Alfabetização, em de senvolvimento na
Universidade de Passo Fundo. . A realização do planejamento
integrado e a metodologia utilizada pelos professores, que
buscaram o relacionamento teoria e prática, permitiram a
consecução dos objetivos propostos. . Os critérios de avaliação
foram definidos pelos professores, por ocasião da realização dos
planejamentos integrados, em consonância com os objetivos
contidos no Regimento do Centro de Extensão Universitária,
atendendo as exigências da realida de em que o Curso está
inserido, assim como das próprias alu nas. . Os conteúdos
desenvolvidos, até o IV Nivel, proporcionaram o crescimento e o
desenvolvimento intelectual das alunas. Esta vam voltados à
realidade e ao currículo pleno do Curso. . A presença semanal da
Universidade de Posso Fundo, às segunda - feiras, através da
Coordenação Geral do Curso, por ocasião das reuniões pedagógicas,
oportunizam a ampliação de conheci -mentos e troca de
experiências entre os docentes.
As reuniões também atendem
aos aspectos administrativos necessários ao bom desempenho do
Curso.
O espaço físico destinado ao desenvolvimento do Curso apresen
infra-estrutura adequada por estar localizado em um bairro cal
mo da cidade, possuir salas de aula espaçosas e areajadas. As
demais dependências, como secretaria, biblioteca, cozinha, sa
nitários e o saguão sao satisfatórios. O prédio é próprio é
mantido pela Prefeitura Municipal de Palmeira das Missões.
. A atualização da biblioteca tem sido permanente, atendendo às
necessidades das disciplinas trabalhadas em cada semestre. Os
professores apresentam à direção a relação de títulos a serem
adquiridos. A bibliografia indicada é a mesma que é utili zada
nos cursos em desenvolvimento na sede da Universidade de de
Passo Fundo. . O inicio das atividades de observação, a partir
do III Nivel, em escolas de 1ª. a 4ª. série com vistas a um
diagnóstico da realidade escolar existente, assim como, aliar
teoria e práti ca.
6. Solicitação de novas turmas
6.1. No Centro de Extensão Cultural de Soledade
As seguintes razões justificam a solicitação de autorização pa
ra que sejam realizadas novos concursos vestibulares, com vistas a
formação de novas turmas, a partir de 1989:
O Curso de Pedagogia das Series Iniciais do Ensino de 1º Grau,
em Soledade, se configurou em uma alternativa, em busca de soluções
para a problemática educacional desta região, considerando-se que:
tem oportunizado o resgate da necessidade de debater questoes peda
gógicas, vislumbrando diferentes ações transformadoras para melho
ria do desempenho das escolas; tem sido, notadamente, uma experiên
cia inquestionável, porque motivou a procura de propostas efetivas
de trabalho, que se, compatibilizaram com as necessidades educado
nais da região, visando à minimizá-las; é fruto de uma longa espe
ra que teve o amadurecimento necessário, evidenciado pelos resulta
dos reais já percebidos no âmbito das escolas; Trouxe alternativas
concretas para modificar o quadro de fracasso escolar da 25ª. Re-
gião Escolar, com registro de dados preocupantes; tem servido para
consolidar a vocação regional da UPF, que busca atingir as carên-
cias e anseios da estrutura educacional regional, visando a contri
buir para a minimização de seus problemas; contribuiu para amenizar
uma questão sócio-econômico-cultural, permitindo que uma clientela
reprimida e/ou carente que, anualmente, egressa do Ensino de 2º grau
posoa ter acesso a um curso superior, sem precisar deslocar-se de
sua localidade para aprimorar seus conhecimentos.
Os seguintes aspectos compõem a proposta de continuação do curso
no Centro de Extensão de Soledade:
Diante do exposto, evidencia-se a necessidade de implantação de novas
turmas do Curso de Pedagogia das Séries Iniciais, no Centro de ' Extensão
Universitárias, da FAED/UPr, em Soledade, tendo em vista que a experiência
está sendo positiva, dando um novo sentido aos re sultados do processo
educacional. Além disso, a criação do novas tur mas se justifica porque
existe na região de abrangência do Centro de Extensão Universitária uma
significativa clientela em potencial, con formo dados constantes dos anexos
de nºs 13, 14, 15, 16 e 17.
A implantação de novas turmas representará a amplitude da ação
do profissional da educação, onde se procura resgatar a função do
educador-alfabetizador, dentro da dimensão e das exigências que o
contexto sócio-político-econômico e cultural da atualidade está a
reclamar.
6.2. No Centro de Extensão do Pameira das Missões
As seguintes razões justificam a solicitação do autorização pa
ra quo sejam realizados novos concursos vestibulares, com vistas à
formação do novas turmas, a partir de 1989:
. Com a autorização de funcionamento de apenas uma turma de 4 5
alunas não 6 possivel vislumbrar uma mudança na proposta meto
dológica, na operacionalização dos objetivos nas séries ini
ciais do 1º Grau, no universo que compõe a rede escolar da 20a.
Delegacia de Educação.
. O índice de repetência e evasão verificado através dos quadros,
em anexo, demonstra que a atual dinâmica ainda não está atendendo
às exigências da população em idade escolar (ver fls. 253 a 256 do
volume principal).
. De um toal de 1518 professores que atuam de 1ª. a 4ª. serie,
apenas 882 são portadores da habilitação de Magistério, 167
são licenciados nas mais diversas graduações e 469 não possuem
habilitação especifica. (Ver fls. 257 do volume principal).
. As localidades mais próximas que possuem instituição de ensino
superior, distam, em média, mais do 130 Km, exigindo dos in
teressados, deslocamento diário por meio de transporte rodovia
rio, coletivo, particular ou especial.
. OS professores que necessitam frequentar curso superior, pos-
suem as mais variadas cargas horárias, dentro do seu regime de
trabalho, o que dificulta a assiduidade aos cursos localizados
fora do município de residência.
. A existência de problemas relacionados com a formação do pro
fessor, tanto no quo se refere ao desenvolvimento do processo de
ensino globalizado como quanto ao domínio de conteúdo.
. A dificuldade de adequar o nivel de conhecimento do professor
às características bio-psico-sociais da clientela escolar.
. A Prefeitura Municipal, em 1972, construiu um prédio próprio
destinado ao Centro de Extensão Universitária, com duas amplas
Balas de aula, com ótimas condições de iluminação areação, área
sanitária, sala para biblioteca, sala para coordenação o secre
taria e hall que serve para reuniões, seminários, e área de
circulação.
,
. A existência do um projeto para ampliação do prédio do Centro
de Extensão Universitária.
. A biblioteca do Centro de Extensão Universitária conta com um
acervo de 2.554 volumes, dos quais 855 foram adquiridos antes
da implantação do Curso de Pedagogia e 1.689, no decorrer dos
quatro semestres até aqui concluídos. Cabo ressaltar que a bi-
bliografia adquirida anteriormente a instalação do curso de DE
dagogia integrou o Expediente que autorizou o funcionamento do
presente Curso.
. Em cada semestre, são adquiridos novos livros, atendendo o.Pa-
recer CFE 606/86, o Currículo do Curso, e, as indicações feitas
pelo corpo docente do CEU, em consonância com a biblioqrafia
utilizada pelos professores do Curso de Pedagogia da Universi-
dade de Passo Fundo.
. A existência, no Centro de Extensão Universitária, de um corpo
docente devidamente habilitado, com experiência em magistério,
para o desenvolvimento das atividades docentes.
. A aquisição, pelo Centro de Extensão Universitária, de rotropro
jetor, projetor de slides, mimeôgrafo, máquinas de escrever e
aparelho de som 2 em 1.
. A existência do Ginásio de Esportes pertencente S Prefeitura
Municipal, localizado aproximadamente a 50 metros de distância
do prédio do Centro, para as aulas de Educação Física.
. A concentração de meios disponíveis na comunidade, tais como
biblioteca, recursos Instrumentais, recursos materiais, prédios
e instalações colocados à disposição do Centro de Extensão Uni
versitária.
. A inexistência de uma Instituição de Ensino Superior, nesta re
gião, que ofereça curso com habilitarão em Pedagogia séries Ini
ciais .
Este Centro de Extensão Universitária tem presente em seu tra
balho que uma instituição de ensino superior isolado, no atual con-
texto, tem poucas perspectivas de sobrevivência. Neste sentido, o
CEU com o seu corpo docente de direção desenvolve uma política e fl
losofia de trabalho como um "Campus-Extensão de uma Universidade Re
gíonal, desprezando o isolacionismo e lutando por uma filosofia de
trabalho integrado.
Os seguintes aspectos compõem a proposta de continuação do cur
so no Centro de Extensão de Palmeira das Missões:
. A qualificação de recursos humanos, por meio de uma fundamen-
tação científica, filosófica e técnica, para atuar nas séries
iniciais do 1º Grau.
, A capacitação do professor para selecionar e operacionalizar de
forma integrada e por atividades os conteúdos das sérios
iniciais do ensino de 1º Grau.
. A instrumentalização de professores para desenvolver, na habi-
litação de Magistério de 2º grau as Metodologias de Comunica -
ção e Expressão, de Estudos Sociais, de Ciências e de
Matematica
A preparação de professores alfabetizador, capaz de compreender
a alfabetização como um processo contínuo, intimamente relacio
nado com as condições bio-psico-soclais do aluno o de diagnos-
ticar problemas de aprendizagem.
. A fixação nas séries iniciais de um corno docente melhor quali
ficado e eficientemente instrumentalizado.
II
- VOTO DA RELATORA
Em vista do exposto e por considerar que:
1
- a proposta obedece ao dispositivo Constitucional que d e t e r m i n a
às universidades a extensão de seus serviços e
2
- a i n o v a ç ã o curricular apresentada pela Fundação Universidade de
Passo Fundo atende ao Parecer 161/86, da ilustre ex - Conselheira, Profa
Eurides Brito da Silva, voto favoravelmente à autorização de duas
novas turmas - uma em Soledade, outra em Palmeira das Missões - com 45
vagas por município, ratificando a conveniência de que continue o
acompanhamento e a avaliação desse projeto, o que d e v e rá,
inclusive, facilitar o processo de reconhecimento (junto com o
Relatório da Comissão Verificadora) dos cursos em questão.
III
- CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto da Relatora. Sala
das Sessões, em 07 de novembro de 1989.
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou , por unanimidade, a
Conclusão da Câmara.
Sala Barretto Filho , em 08 de 11 de 1989.
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