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E
AUTARQUIA DE ENSINO SUPERIOR DE ARCOVERDE
ASSUNTO reconheciemento das Licenciaturas Plenas em Geografia,
His tória, Biologia, Matemática(Curso de Ciências),
Português/Inglês e Português/Francês(Curso de Letras)
CONS. ARNALDO NISKIE
R
I - RELATÔRIO
O Diretor-Presidente da Autarquia de Ensino Superior de Arco
verde, mantenedora da Faculdade de Formação de Professores de Ar
coverde-PE , encaminha a este Conselho pedido de reconhecimento das
Licenciaturas plenas em Geografia, História, Biologia, Matemáti-
ca (Curso de Ciências), Português/Inglês e Português/Francês(Cur-
so de Letras).
As referidas Licenciaturas foram autorizadas, via plenifica-
ção, das Licenciaturas curtas em Estudos Sociais, Ciências e Le
trás, através da Portaria Ministerial no 200/84, originária do
Parecer CEE/PE nº 32/84.
Para verificar as condições de funcionamento dos cursos e
apresentar o correspondente relatório conclusivo foram designa -
das pela SESu/MEC três Comissões Verificadoras(Portarias nos 100,
101 e 103/87), integradas pelos seguintes membros: Professoras
Maria de Lourdes Maciel e Maria Teresa Souza Cruz, da Universida
de Federal de Sergipe(Cursos de Geografia e História); Professo-
ras Maria Cecília Chaves Machado e Myrian Araújo, da Universida-
de Federal do Ceará(Curso de Letras); e Professôres-Kleber Cruz
Marques, da Universidade Federal da Paraíba e Tânia Maria Mar
tins Zacarias, da Universidade Federal da Bahia(Curso de Ciênci-
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as), além da Técnica em Assuntos Educacionais Maria Eliete Santiago,
da DEMEC/PE que fez parte das três Comissões.
Com base nos dados do processo, nos Relatórios das Comissões
Verificadoras, apresentamos o que segue:
1. Dados sobre a Mantenedora
A Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde é uma pessoa ju-
rídica de direito público da administração indireta do Município ,
criada pela Lei nº 1.370, de 23.06.78, dotada de autonomia adminis -
trativa, financeira e didática, com sede e foro na cidade de Arcover
e, Estado de Pernambuco. Seu Estatuto encontra-se registrado às fls.
39-v e 41-v, do livro A-l de Pessoas Jurídicas, sob o nº de ordem
22, do Cartório de Registro de Títulos e Documentos de Arcoverde-PE.
d
1.1. Situação Econômico-Financeira
Seguem em anexo os indicadores da situação econômico-financel
ra da mantenedora conforme demonstrados no Quadro II, cuja análise
por parte do Relator resultou satisfatória.
1.2. Estabelecimentos de Ensino Superior Mantidos
A Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde mantêm apenas a
Faculdade de Formação de Professores de Arcoverde, onde funcionam os
cursos abaixos especificados:
- Ciências - 1º Grau(Rec); Biologia, Matemática(Aut.) - 120
vagas;
- Estudos Sociais - 1º Grau(Rec); Geografia, História(Aut.)
120 vagas;
- Letras - 1º Grau(Rec); Port./Inglês; Port./Francês(Aut.)-
120 vagas.
2. Dados sobre o Estabelecimento de Ensino
2.1. Condições Materias
O prédio onde funciona a Faculdade está instalado em terreno
de propriedade da Mantenedora com área de 18.000m
2
. O prédio é cons
tituído de dois blocos(A e B).
O bloco A possui uma área construída de 3.343,26m
2
destinada
a serviços pedagógicos e administrativos; uma área de 1.536,00m
2
destinada a restaurante, cantina, alojamentos estudantis e aparta -
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mentos dos professores; e uma área de 494,55m
2
onde está instalada a
Casa do Estudante.
O bloco B possui uma área construída de 3.356,35m
2
destinada a
salas de aula e laboratórios.
A Instituição informa ainda que está construindo um Campus Des
portivo numa área de 82.220,15m
2
; a quadra poliesportiva com 280m
2
está concluída e a piscina semi-olímpica e o restaurante do campus
estão em construção.
As instalações dos cursos são amplas, adequadas, arejadas e de
boa iluminação.
A biblioteca da Faculdade dispõe das seguintes dependências:
sala de leitura(219m
2
), sala de acervo(222m
2
), sala do Catálogo(37m
2
)
Pe sala individual(11,50m
2
).
Funciona das 13:00 às 18:00 horas de 2a. a 6a. feira e aos sá-
bados da 8 às 12:00 horas. Seu quadro de pessoal é composto por 1
(uma) bibliotecária, devidamente habilitada, 9 (nove) auxiliares admi
nistrativos e l(um) servente.
O acervo é constituído de 7.027 títulos com 16.158 volumes. O
número de periódicos é de 35 assinaturas correntes.
2.2. Laboratórios
A Instituição apresenta no processo a descrição e a relação dos
equipamentos fundamentais existentes nos Laboratórios de Biologia,Bio
química e Química.
Consta ainda descrição das Salas Especiais de Línguas, Matemáti
ca, História e Geografia, bem como da Fonoteca Universitária e do Mu
seu Regional, pertencentes à Faculdade.
3. Dados sobre os Cursos
As licenciaturas plenas objeto do presente pedido de reconheci-
mento foram autorizadas a funcionar, pela Portaria Ministerial nº 200/
84, tendo em vista o Parecer CEE/PE nº 32/84. Todavia, seu effctivo
funcionamento ocorreu a partir de 1979, com base no Parecer CEE/PE nº
361/78 que se manifestou favoravelmente à conversão, pela via da ple-
nificação, das Licenciaturas de 1º Grau em Ciências, Estudos Sociais
e Letras autorizadas a funcionar pelo Decreto nº 68.386/71 e reconhe-
cidas pelo Decreto nº 76.948/75.
Analisado inicialmente pela CESU o processo foi baixado em dili
gência pelos DCs nºs 05/89 e 173/89.
Com base nas documentações protocoladas em atendimento à dili-
gência, apresentamos o que segue:
a) Funcionamento dos Cursos e Convalidação de Estudos
Sobre o funcionamento dos cursos e convalidação de estudos
consta do DC 05/89 que:
"O exame atento do processo revela importantes questões relati
vas â implantação e funcionamento dos cursos e habilidades em ques
tão, as quais estão a exigir solução, a fim de tornar possível mani-
festação desta Câmara.
Assim, mediante Parecer 361/78 e Resolução 31/78-CEE/PE, os
cursos começaram a funcionar em 1979, sem o ato do Poder Executivo
"Federal, conforme estabelece o art. 47 da Lei 5.540/68, modificado
pelo Decreto-lei 842/69. Tal autorização ocorreu apenas em 08.05.84,
mediante a já referida Portaria Ministerial nº 200/84. Acrescente-se
que, ao ser encaminhado ao MEC, com o pedido de Decreto Presidencial
um ano após a implantação dos cursos, o pleito foi devolvido ao
CEE/PE a fim de que fossem adotadas as providências reclamadas no
próprio parecer 361/78. E mais, tendo em conta o Decreto 86.000/81 ,
sustando a criação de novos cursos, o despacho aprovado pela SESu/
MEC determinava a devolução do processo para "aguardar se expirasse o
prazo proibitivo contido no mencionado Decreto". A partir desse mo
mento, o processo nada informa, a não ser, em 03/05/83, quando Des
pacho do Relator do CEE/Pernambuco sugere à Assessoria de Assuntos
Universitários da Secretaria de Educação de Pernambuco que levante
"informações atualizadas sobre a situação econômico-financeira do mu
nicípio de Arcoverde para instruir o processo, possibilitando um pro
nunciamento deste Conselho". Tais informações só foram prestadas qua
se um ano após, possibilitanto a aprovação do já mencionado Parecer
32/84 que originou a P.M. 200/84. Como se verifica, o funcionamento
dos cursos no período de 1979 a 1984 foi irregular, pois se fez ao
desabrigo da legislação vigente. O reconhecimento pretendido só pode
pois, considerar os cursos a partir da emissão do ato do Poder
Executivo Federal. Os estudos anteriores devem ser objeto de
convalidação, após o comprovadas as condições em que foram
realizados. É essencial, pois, manifestação da instituição a
respeito".
Em resposta a Instituição informa o que segue:
"Sobre o pedido de manifestação desta Instituição a respeito
do funcionamento dos cursos de Licenciatura Plena, a partir de 1979,
quando a autorização somente veio se efetivar em 1984 a Autarquia es
clarece que, na verdade, houve precipitação em se iniciar a plenifi-
cação, sem que houvesse a devida autorização do Poder Executivo. Toda
via, os fatos analisados com simpatia, se não justificam em sua ple
nitude a ação da Entidade, dão ao menos, um nível de compreensão ca
paz de aceitá-los,sem louvar nem condenar a Instituição por tê-los
praticado. Senão Vejamos:
— É de conhecimento triviais que os cursos de Licenciatura Curta
ministrados pela Faculdade de Formação de Professores de Arcoverde,
mantida por esta Autarquia, haviam sido reconhecidos em 1975. Encon-
trando, já naquela época, algumas centenas de alunos interessados em
plenificar suas licenciaturas, afora outros que somente ingressariam
na Escola para fazer a Licenciatura Plena. A Instituição consciente
do dever que a oportunidade lhe impunha, cuidou de preparar a neces-
sária documentação e encaminhou, como de praxe, ao Conselho Estadual
de Educação deste Estado de Pernambuco, que, não obstante/ tenha de:
terminado algumas exigências a curto e médio prazo, todas no entanto,
capazes de serem atendidas, concluiu pelo deferimento do pedido.
Animada pela certeza de que teriam como corolário a iminente
decretação da autorização, vez que se tratava apenas de plenificação
de cursos já em funcionamento e devidamente reconhecidos, a Autarquia
interessada que é no desenvolvimento cultural da Região, não cabia
ou tra alternativa, senão iniciar a plenificação.
Por circunstâncias adversas logicamente, independente da
vontade e da responsabilidade dos que fazem a AESA, adveio o parecer
contrário da CELENE-SESu, e logo em seguida o Decreto 86.000, de 13
de maio de 1981; além de outros percalaos, como o possível acúmulo
de serviço da ADAU - Diretoria de Assuntos Universitários da Secreta
ria de Educação - , que não teve condições de atender a solicitação
do Conselho Estadual de Educação, no tempo oportuno. Desta forma, di
ante de tantos obstáculos, aquilo que parecia iminente, somente se
tornou efetivai através do P.M. nº 200/84. Não houve do alunado, que
acreditou na Instituição, que por sua vez acreditou na decisão do
Conselho Estadual de Educação e demais órgãos educacionais responsá-
veis.
Quanto ã regularidade no sentido didático-pedagógico, o curso
teve o acompanhamento ininterrupto da Secretaria de Educação do Es-
tado, através da ADAU, da mesma forma como o vinha sendo a Licencia-
tura Curta e do modo como veio a ocorrer depois da autorização, por-
tanto sem nenhuma anormalidade neste aspecto.
Destarte, inexistem, salvo melhor juízo, motivos relevantes
que impeçam a convalidação dos estudos realizados no período em
epígrafe" .
A Instituição fez anexar ao processo declaração da ADAU,
sobre o funcionamento regular das Licenciaturas Plenas no período
1979 / 1984, e a relação dos alunos matriculados e Concluintes no
período 1979/1988.
b) Biblioteca
Sobre os recursos bibliográficos consta do DC 05/89 que: "Por outro
lado, os 3(três) relatórios das Comissões Verifica-doras consideram
deficientes os recursos bibliogficos para os Cur sos em questão,
devendo ser providenciado o seu enriquecimento e atualização,
mediante compromisso formal da AESA, não presente no proces so, o que
é indispensável".
Confrontando-se os dados apresentados no processo inicial com
aqueles constantes no cumprimento da diligência, a situação
encontra da é a que segue:
ÁREA
Dados Apresentados
Processo Inicial
Dados Apresentados
Cump. Diligência
TlTULOS
VOLUMES
TlTULOS
VOLUMES
Ciências 1.436 3.454 1.659 3.789
Estudos Sociais 2.073 5.444 750 2.280
Letras 3.142 5.572 3.454 5.595
Pedagogia 376 1.688 2.812 6.115
TOTAL 7.027 16.158 8.675 17.776
(Acréscimo de 1.648 títulos e 1.618 volumes)
Existem, também, 177 títulos e 1.081 volumes, que são comuns a
todos os cursos.
Assim, o acervo geral passou a contar com 8.852 títulos com
18.857 volumes.
A Instituição apresenta, ainda, uma relação de 351 títulos
(204 específicos para Biologia; 58 para Matemática; 16 para Geogra
fia; 40 para História; 33 para Letras) com 693 volumes, que serão
adquiridos, conforme compromisso firmado.
c) Currículos
Sobre os currículos dos cursos consta do DC 05/89 que:
"Além disso, quanto aos currículos, existem situações que exi
gem pronta solução, a saber:
Letras Sobre o assunto, dizem os verificadores: "Para adequar as
neces sidades da Faculdade ao horário disponível dos professores, a
Secretaria é forçada a condensar as aulas de uma mesma disciplina em
ape nas 1 a 2 dias da semana". Em seu relatório, a comissão "sugere
que o Departamento estude uma maneira de distribuir melhor a carga
horária no que se refere ã língua estrangeira, para que os alunos não
fi quem tanto tempo sem ouvir e praticar o idioma que aprendem" .
Suge rem, ainda, os verificadores a "ampliação da Prática de Ensino
para 2 semestres para que se possa dar embasamento teórico antes do
men cionado estágio".
Biologia e Matemática
Os verificadores assinalam que a duração da carga horária des
sas habilitações é 2.925 h/aula.incluídas as destinadas a EPB e EF.
Tal situação deve ser corrigida.a fim de fortalecer o tempo destina-
do às disciplinas específicas de Biologia e de Matemática, como , por
exemplo a ampliação da carga horária de Prática de Ensino".
Em atendimento ao constante no DC 05/89, a Instituição encami-
nha novos currículos plenos do curso de Letras e das habilitações em
Biologia e Matemática, bem como as grades horárias dos cursos.
Analisando os novos currículos plenos enviados, constata-se
que a Instituição atendeu ao solicitado pelo referido Despacho.
Os novos currículos apresentados constituem os Quadros I-A, B
C, D e E.
d) Recursos Materiais para o Ensino de Biologia e Matemática
Sobre os recursos materiais consta do DC nº 05/89 que: "Os recursos
materiais para o ensino de Biologia e Matemática não são
suficientes. Aliás, a Comissão Verificadora desses cursos recomenda,
timidamente, "o aumento do acervo material permanente". A análise
atenta a partir das fls. 43 a 50 revela claramente tal in
suficiência. O laboratório de Biologia, instalado em 1983, por exem
plo, serve a 4 disciplinas de Zoologia, outras tantas de Biologia
para as habilitações de Matemática e Biologia, e a mais 4 outros de
Biologia Geral. Nada se fala de recursos de laboratórios para o ensi
no de Botânica e Geologia. Por sua vez, o laboratório de Bioquímica
parece/ ser o mesmo de Química, consideradas as informações contidas
às fls. 047 a 050, o qual só foi instalado em 1984. Compreende-se o
esforço que deve ter sido feito pela AESA para alcançar as condições
materiais disponíveis, mas a qualidade do ensino está a exigir o foi:
talecimento dos programas curriculares".
Em atendimento ao DC 05/89, a Instituição apresenta declaração
de Convênio celebrado entre a Faculdade e o DERE do Sertão Moxotõ-Ipa
nema/Arcoverde, referente à utilização dos laboratórios.
Consta ainda do cumprimento de diligência: relação dos equipa-
mentos fundamentais do laboratório de Biologia; relação do material
de consumo geral(substâncias) do laboratório de Biologia; equipamen-
tos fundamentais do laboratório de Botânica e do material de consumo
Igeral; descrição do laboratório de Botânica; relação dos equipamentos
fundamentais do laboratório de Geologia e a descrição do mesmo;descri
ção do laboratório de Bioquímica; relação do material de consumo ge
ral do laboratório de Geologia; relação dos equipamentos e do materi
al de consumo geral do laboratório de Química.
e) Corpo Discente
Consta do DC 05/89 que:
"Ponto importante a ser esclarecido é o relacionado ao corpo
discente. Todos os 3 relatórios das Comissões Verificadoras trazem
informações genéricas globais para os cursos e habilitações reprodu
zindo a mesma redação: ... "com relação à evolução da matrícula to-
tal nos últimos 5(cinco) anos, a comissão comprovou que houve um
crescente aumento, passando de 1.900 alunos em 1983 para 2.000 em
1987". O período 79 a 83 é ignorado pelos verificadores. Já a AESA
na informação presente às fls. 24/ apresenta um quadro de evolução
do alunado de 1977 a 1986, mas com números globais para Ciências,Le
trás e Estudos Sociais. Tal quadro revela situações singulares em
termos de matrícula. Tomando por exemplo apenas o Curso de Ciências,
em 1978 eram 214 as matrículas, as quais passaram a 408, em 1979(iní
cio da plenificação). representando um acréscimo de 198 alunos, muito
além das vagas autorizadas. De 79 para 80, o crescimento foi de 140
estudantes, acima, também, do permitido. Finalmente, em 1983 regis -
tra-se um acréscimo de 211 alunos em relação a 1982. Tudo isso está
a merecer detalhada explicação.particularmente pela necessidade de
se levantar o efetivo alunado para a convalidação de estudos do pe
ríodo 79 a 84.
As informações sobre discentes devem ser organizadas, ano a
ano, e semestralmente, a partir de 1979, especificando, para cada cur
so e respectivas habilitações, o seguinte: candidatos ao vestibular,
classificados, matrículas iniciais, matrículas totais e Concluintes.
É fundamental o detalhamento sobre o alunado para se ter uma avalia-
ção real do estudante de História, Geografia, Matemática, Biologia e
Letras".
Sobre o alunado a Instituição informa que:
"Esclarecendo a dúvida relacionada com a evolução das matrícu-
las contida na informação da AESA, à fls. 24, a Instituição esclarece
que realmente faltou clareza na informação, porquanto os números ali
contidos/ não se referem exclusivamente ao lº período, como bem
deveria ser, mas também do 60 e 70 períodos. Visto que, na oportuni-
dade de iniciar a plenificação, não ocorreu em escala crescente, ou
seja, lº período, no semestre seguinte, 2º período e assim sucessiva
mente; mas de uma forma globalizada; em 1979, quando iniciou o con -
curso vestibular para 1º período, fora aberta matrícula também para
6º período, para aqueles que haviam terminado a licenciatura curta, na
Instituição,e para o 7º período, para outros tantos provenientes de
licenciatura curta de outras Instituições da Região.
Computa-se ainda o fato de se ter modificado a sistemática de
funcionamento da Faculdade, de seriado, para o de matrícula por dis
ciplinas, com duas entradas anuais. Tanto assim quedem 1980, já se
encontrava a Licenciatura Plena funcionando em todos os períodos sal
vo alguns intermediários, que ainda estavam ligados à Licenciatura
Curta. Daí a evolução da matrícula de forma esdrúxula, mas devidamen
te compreendida após os devidos esclarecimentos, acrescidos do qua
dro que a esta acompanha".
A Instituição fez anexar ao processo o quadro de evolução de
matrícula, por habilitação, referente aos anos de 1979 a 1988.
f) Extinção da Habilitação Português/Francês
Consta do DC nº 05/89 que:
"No caso deste último, é indispensável esclarecer o que efeti
vãmente aconteceu com a habilitação Português/Francês, tendo em con
ta a afirmação da Comissão Verificadora às fls. 130 do processo ...
"lamentando, entretanto, que tao prematuramente a habilitação Portu
guês/Francês, por força das circunstâncias, tenha sido obrigada a se
extinguir". Pergunta-se: a partir de quando ? Houve Concluintes ?
Nada se encontra no processo".
Em atendimento ao DC 05/89, a Instituição informa que: "Essa
Colenda Câmara solicita informações sobre a extinção da habilitação
Português/Francês de modo tão prematuro. A Autarquia in forma que a
referida habilitação foi desativada a partir de 1983,até 1988
.inclusive. Por absoluta falta de interesse dos vestibulandos na
predita habilitação. Esclarece ainda que durante o tempo em que este
ve funcionando, formaram-se apenas 04 alunos.
Não obstante o desinteresse dos vestibulandos durante 4 anos,
a AESA procurou conscientizar o alunado de 2º Grau quanto à
importân cia da Língua Francesa, especialmente para os que falam
línguas neo-latinas, e assim é que, no início do corrente ano(lº
semestre), o curso voltou a funcionar com a habilitação Português-
Francês, embora com um número ainda modesto, mas o suficiente para
dar continuidade à difusão do conhecimento da Língua Francesa.
g) Corpo Docente
O corpo docente relacionado no processo(para todos os cursos)
foi cuidadosamente examinado. é constituído de 49 professores, cuja
titulação é a seguinte: 2 Mestrado; 44 com Especialização; 3 com Gra
duação. Destes, 8 possuem parecer de aprovação do CFE, contando os
demais com parecer do CEE/PE. E em razão disso segue, em anexo, a re
lação dos docentes aceitos.
Ainda sobre o corpo docente, o DC 05/89 solicitou à
Instituição a apresentação de um plano de carreira, ou a intenção
de elaborá-lo, uma vez que se trata de Instituição do Poder
Público.
Em atendimento, a AESA fez anexar ao processo, o Plano de Car
reira, já implantado, que apresenta os seguintes e principais
itens:
1. Progressão funcional de acordo com a titulação;
2. Progressão funcional de acordo com a aprovação pelo CFE e
CEE/PE; e
3. Progressão quanto ao tempo de serviço.
Apresenta, ainda, tabela de salários do professorado.
II - CONCLUSÃO DA CÂMARA
Tendo em vista os dados constantes do processo, dos
Relatórios das Comissões Verificadoras e do atendimento às
exigências determina das pelos DCs 05/89 e 173/89, vota o Relator:
a) pelo reconhecimento das Licenciaturas Plenas em Geografia,
História, Biologia, Matemática(Curso de Ciências), Portu -
guês/Inglês e Português/Francês(Curso de Letras), com 60
(sessenta) vagas por semestre para cada curso, ministradas
pela Faculdade de Formação de Professores de Arcoverde, man
tida pela Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde, Estado
de Pernambuco.
b) que, tendo em vista o acompanhamento ininterrupto da Secre-
taria de Educação do Estado de Pernambuco, através da Asses
ria de Assuntos Universitários, do funcionamento dos cursos,
no período 1979 a 1984, e a informação de regularidade didá
tico-pedagógica, vota o Relator pela Convalidação de Estu-
dos das Licenciaturas indicadas no item anterior.
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior acompanha o Voto do Relator
Sala das Sessões, 6 de novembro de 1989.
QUADRO I-A
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
CARGA HORÁRIA DO CURSO DE CIÊSNCIAS
HABILITARÃO EM BIOLOGIA
1º PERÍODO
BIOLOGIA I
05 75
INTRODUÇÃO Ã FILOSOFIA I
03 45
MATEMÁTICA I
04
60
ESTUDO DE PROBLEMAS BRASILEIROS I
02
30
METODOLOGIA CLENTlFICA I
03 45
BIOLOGIA GERAL I
05 75
LÍNGUA PORTUGUESA I
02
30
EDUCAÇÃO FÍSICA I
02
30
SUB-TOTAL:
26 390
2° PERÍODO
METODOLOGIA CIENTIFICA II
03 45
BIOLOGIA II
04
60
ESTUDO DE PROBLEMAS BRASILEIROS II
02 30
MATEMÁTICA II
04
60
BIOLOGIA GERAL II
04
60
INTRODUÇÃO X FILOSOFIA II
03 45
LINGUA PORTUGUESA II
03 45
ELEMENTOS DE GEOLOGIA I
02
30
EDUCAÇÃO FlSICA II
02
30
SUB-TOTAL:
27 405
3º PERÍODO
QUÍMICA I
03 45
MATEMÁTICA III
03 45
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO ENSINO DE 1º GRAU
04
60
PSICOLOGIA DA INFÂNCIA
04
60
FÍSICA I
03 45
BIOLOGIA III
03 45
ECOLOGIA I
05 75
ELEMENTOS DE GEOLOGIA II
02
30
SUB-TOTAL:-
27
405
(Cont. Quadro I-A)
4
o
PERÍODO
PSICOLOGIA DA ADOLESCÊNCIA
04
60
BIOLOGIA IV
03
45
QUÍMICA II
03
45
DIDÁTICA I
04 60
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DE ENSINO DE 2° GRAU
04 60
MATEMÁTICA IV
03 45
ECOLOGIA II
04 60
FÍSICA II
91
45
SUB-TOTAL:
28 420
5º PERÍODO
BIOQUÍMICA E BIOFÍSICA I
04 60
DIDÁTICA II
04 60
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
04 60
QUÍMICA III
04 60
BOTÂNICA I
03
45
ZOOLOGIA I
04 60
BIOLOGIA GERAL III
04
60
SUB-TOTAL:
27 405
6° PERÍODO
BOTÂNICA II
04 60
QUÍMICA IV
04 60
BIOQUÍMICA E BIOFÍSICA II
04 60
ZOOLOGIA II
04 60
PRATICA DE ENSINO DAS CIÊNCIAS
03
75
BIOLOGIA GERAL IV
04
60
SUB-TOTAL:
23 375
(Cont. Quadro I-A)
7º PERÍODO
BOTÂNICA III 05
75
BIOLOGIA GERAL V 05
75
BIOQUÍMICA E BIOFÍSICA III 05
75
ZOOLOGIA III 05
75
PRATICA DE ENSINO DE BIOLOGIA I
03
75
SUB-TOTAL: 23
375
8º PERÍODO
BOTÂNICA IV 04 60
ZOOLOGIA IV 04 60
BIOQUÍMICA E BIOFÍSICA IV 04 60
BIOLOGIA GERAL VI 04 60
PRÁTICA DE ENSINO DE BIOLOGIA II 03
75
BIOLOGIA DO NORDESTE
03
60
SUB-TOTAL: 23
375
SUB-TOTAL
2.805
PRÁTICAS
225
E.P.B
60
E.F.
60
TOTAL
3.150
QUADRO I-B ORGANIZAÇÃO
CURRICULAR
CARGA HORÁRIA DO CURSO DS CIÊNCIA
HABILITAÇÃO EM MATEMÁTICA
1º PERÍODO
• BIOLOGIA I
04
60
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA I
03
45
ESTUDO DE PROBLEMAS BRASILEIROS I
02
30
METODOLOGIA CIENTÍFICA I
03
45
GEOMETRIA I
05 75
LINGUA PORTUGUESA I
03 45
EDUCAÇÃO FISICA I
02
30
MATEMÁTICA I
05 75
SUB-TOTAL:
27 405
2º PERÍODO
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA II
03
45
GEOMETRIA II
04
60
MATEMÁTICA II
04
60
BIOLOGIA II
04
60
ESTUDO DE PROBLEMAS BRASILEIROS II
02
30
METODOLOGIA CIENTIFICA II
03
45
LINGUA PORTUGUESA II
03
45
EDUCAÇÃO FÍSICA II
02 .
30
SUB-TOTAL: .
25 375
3º PERÍODO
GEOMETRIA III
04
60
QUÍMICA I
03 45
BIOLOGIA III
03
45
PSICOLOGIA DA INFÂNCIA
04
60
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO ENSINO DE 1° GRAU
04
60
FÍSICA I
03
45
MATEMÁTICA III
04 60
ELEMENTOS DE GEOLOGIA I
02
30
SUB-TOTAL:
27 405
(Cont. Quadro I-B)
i
PERÍODO
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DE ENSINO DE 2° GRAU 04 60
DIDÁTICA I 04 60
MATEMÁTICA IV 03 45
PSICOLOGIA DA ADOLESCÊNCIA 04 60
FÍSICA II 04 60
BIOLOGIA IV 03 45
QUÍMICA II 03 45
CALCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I 03 45
ELEMENTOS DE GEOLOGIA II 02 30
SUB-TOTAL: 30 450
5º PERÍODO
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM 04 60
ANALISE MATEMÁTICA I 03
45
DIDÁTICA II 04 60
FÍSICA III 04 60
MATEMÁTICA APLICADA I 04 60
CALCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II 04 60
ÁLGEBRA I 31 45
SUB-TOTAL: 26 390
6º PERÍODO
FÍSICA IV 04 60
ÁLGEBRA II 04 60
MATEMÁTICA APLICADA II 04 60
ANALISE MATEMÁTICA II 04 60
CALCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL III 04 60
PRATICA DE ENSEJO DAS CIÊNCIAS SSL J5
SUB-TOTAL: 23 375
(Cont. Quadro I-B)
7º PERÍODO
ANALISE MATEMÁTICA III .
05
75
ÁLGEBRA III
05
75
MATEMÁTICA APLICADA III
05
75
PRATICA DE ENSINO DE MATEMÁTICA I
03
75
CALCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL IV
05
75
SUB-TOTAL:
23
375
8
o
PERÍODO
MATEMÁTICA APLICADA IV
04 60
PRATICA DE ENSINO DE MATEMÁTICA II
03
75
GEOMETRIA IV
04
60
CALCULO DIFERENCIAL É INTEGRAL V
04
60
ÁLGEBRA IV
04
60
ANÁLISE MATEMÁTICA IV
04
60
SUB-TOTAL -
23
375
SUB-TOTAL
2.805
PRATICAS
225
E.P.B,
60
E.F. 60
TOTAL
3.150
QUADRO I-C
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
CARGA HORÁRIA DO CURSO DE LETRAS
HABILITAÇÃO EM PORTUGUÊS / FRANCÊS
1º PERÍODO
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA I
03 45
METODOLOGIA CIENTIFICA I
03 45
ESTUDO DE PROBLEMAS BRASILEIROS I
02
30
LINGUA PORTUGUESA I
03 45
LINGUA FRANCESA I
03 45
LINGUA LATINA I
03 45
TEORIA DA LITERATURA I
03 45
EDUCAÇÃO FÍSICA I
02
30
SUB-TOTAL:
22
330
2º PERÍODO
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA II
03 45
METODOLOGIA CIENTlFICA II
03 45
ESTUDO DE PROBLEMAS BRASILEIROS II
02
30
LÍNGUA PORTUGUESA II
03 45
LINGUA FRANCESA II
03 45
LINGUA LATINA II
03 45
TEORIA DA LITERATURA II
04 60
EDUCAÇÃO FÍSICA II
02
30
SUB-TOTAL:
22
345
3° PERÍODO
PSICOLOGIA DA INFÂNCIA
04 60
LINGUA PORTUGUESA III
04 60
LlNGUA FRANCESA III
04 60
LINGUA LATINA III
03 45
LINGÜÍSTICA I
03 45
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO ENSINO DE 1º GRAU
04 60
SUB-TOTAL:
20 330
(Quadro I-C - Cont.)
4º PERÍODO
LINGUA FRANCESA IV
03 45
LINGUA PORTUGUESA IV
03 45
LINGÜÍSTICA II
03 45
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO ENSINO DE 2º GRAU
04 60
PSICOLOGIA DA ADOLESCÊNCIA
04 60
LITERATURA BRASILEIRA I
03 45
LITERATURA PORTUGUESA I
91 45
SUB-TOTAL:
23 345
5º PERÍODO
LINGUA PORTUGUESA V
03 45
LINGUA FRANCESA V
03 45
LINGÜÍSTICA III
02 30
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
04 60
LITERATURA BRASILEIRA II
03 45
LITERATURA PORTUGUESA II
03 45
LITERATURA FRANCESA I
03 45
DIDÁTICA I
04
60
SUB-TOTAL:
25 375
6º PERÍODO
LITERATURA BRASILEIRA III
03 45
LITERATURA PORTUGUESA III
03 45
LITERATURA FRANCESA II
03 45
LITERATURA LATINA I
03 45
DIDÁTICA II
04 60
LINGUA PORTUGUESA VI
04
60
SUB-TOTAL:
20 300
(Cont. Quadro I-C)
7
o
PERÍODO
LITERATURA PORTUGUESA IV 03
45
LITERATURA BRASILEIRA IV 03
45
LITERATURA NORTE AMERICANA I
04 60
LITERATURA LATINA II
03 45
PRÁTICA DE ENSINO DE FRANCES I 02
30
PRATICA DE ENSINO DE PORTUGUÊS I
03
60
SUB-TOTAL: 22
285
8º PERÍODO
LITERATURA BRASILEIRA V
04 60
LITERATURA NORTE AMERICANA II
03 45
PRATICA DE ENSINO DE FRANCÊS II
03
60
PRATICA DE ENSINO DE PORTUGUÊS II
03
60
SUB-T0TAL:
13
225
TOTAL
2.205
PRATICA
- 210
E.P.B.
60
E.F.
60
GERAL
- 2.535
QUADRO I-C
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
1º PERÍODO
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA I
METODOLOGIA CIENTÍFICA I
LÍNGUA LATINA I
LÍNGUA PORTUGUESA I
TEORIA DA LITERATURA I
LÍNGUA INGLESA
ESTUDO DE PROBLEMAS BRASILEIROS I
EDUCAÇÃO FÍSICA
Sub Total
2ºPERÍODO
LÍNGUA INGLESA II
LÍNGUA PORTUGUESA II
LÍNGUA LATINA II.
TEORIA DA LITERATURA II
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA II
METODOLOGIA CIENTÍFICA II
ESTUDO DE PROBLEMAS BRASILEIROS II
Sub Total:
3º PERÍODO
ESTRUT E FUNCIONAMENTO ENS. 1º GRAU
LÍNGUA PORTUGUESA III
LÍNGUA LATINA III
LÍNGUA INGLESA III
PSICOLOGIA DA INFÂNCIA
LINGUÍSTICA I
Sub-total:
4ºPERÍODO
PSICOLOGIA DA ADOLESCÊNCIA
LÍNGUA PORTUGUESA IV
ESTRUT. E FUNCIONAMENTO ENS. 2º GRAU
LÍNGUA INGLESA IV
LITERATURA BRASILEIRA I
LITERATURA PORTUGUESA I
LINGUÍSTICA II
SUB-TOTAL
QUADRO I-C
(Cont.)
5º PERÍODO
LÍNGUA INGLESA V
LITERATURA INGLESA I
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
LITERATURA BRASILEIRA II LITERATURA
PORTUGUESA II
LÍNGUA PORTUGUESA V
LINGUÍSTICA III
Sub-total:
6º PERÍODO
LITERATURA BRASILEIRA III
LÍNGUA PORTUGUESA VI
DIDÁTICA II
LITERATURA PORTUGUESA III
LITERATURA LATINA I
LITERATURA INGLESA II
Sub-total:
7º PERÍODO
DIDÁTICA III
LITERATURA NORTE AMERICANA I
PRÁTICA DE ENSINO DE PORTUGUÊS I
LITERATURA PORTUGUESA IV
PRÁTICA DE ENSINO DE INGLÊS I
LITERATURA BRASILEIRA IV
LITERATURA LATINA II
Sub-total:
8º PERÍODO
PRÁTICA DE ENSINO DE INGLÊS II
PRÁTICA DE ENSINO DE PORTUGUÊS II
LITERATURA BRASILEIRA V
LlTERATURA NORTE AMERICANA II
TOTAL 2.460
PRPATICA: 210
E.P.B. : 60
E.F. 60
Sub-total:
QUADRO I -D
ORCANIZAÇÃO CURRICULAR
CARGA HORÁRIA DO CURSO DE GEOGRAFIA
DISCIPLIN
A
CARGA/HOR
Á
RIA CRÉDITOS
1º PERÍODO
LÍNGUA PORTUGUESA I
SOCIOLOGIA I
GEOGRAFIA FÍSICA I
METODOLOGIA CIENTÍFICA I
GEOGRAFIA HUMANA I
INT. À FILOSOFIA I
EDUCAÇÃO FÍSICA I
Sub-Total:
2º PERÍODO
METODOLOGIA CIENTÍFICA II
SOCIOLOGIA II EST. PROB. BRASILEIRA II
INT. À FILOSOFIA II
GEOGRAFIA FÍSICA II
LÍNGUA PORTUGUESA II
EDUCAÇÃO FÍSICA II
Sub-total:
3º PERÍODO
PSIC. INFÂNCIA
ESTRUTURA I
HISTÓRIA ED. GERAL I
SOCIOLOGIA III
GEOGRAFIA HUMANA III
GEOGRAFIA FÍSICA III
Sub-Total:
4º PERÍODO
PSIC. ADOLESCENCIA
GEOGRAFIA HUMANA
HISTÓRIA ED. GERAL II
SOCIOLOIA IV
GEOGRAFIA
FÍSICA IV
Sub-Total:
QUADRO I – D
CARGA HORÁRIA DO CURSO DE GEOGRAFIA
DISCIPLINA
CARGA HORÁRIA CRÉDITOS
5º PERÍODO
BIOGEOGRAFIA I
PSIC. APRENDIZAGEM
HISTÓRIA ED. BRASIL I
CARTOGRAFIA I
GEOGRAFIA DO BRASIL I
GEOGRAFIA REGIONAL I
Sub-Total:
45
60
45
60
45
60
315
03
04
03
04
03
04
6º PERÍODO
CATOGRAFIA II
BIOGEOGRAFIA II
DIDÁTICA I
HISTÓRIA ED. BRASIL II
GEOGRAFIA DO BRASIL II
GEOGRAFIA REGIONAL II
Sub- Total:
60
45
60
45
45
60
330
04
03
04
03
03
04
7ºPERÍODO
PRÁTICA DE ENSINO I
GEOGRAFIA REGIONAL III
HISTÓRIA ED. BRASIL III
BIOGEOGRAFIA III
DIDÁTICA II
GEOGRAFIA DO BRASIL III
Sub-Total:
90
60
30
45
60
60
345
05
04
02
03
04
04
8º PERÍODO
BIOGEOGRAFIA IV
GEOGRAFIA DO BRASIL IV
PRÁTICA ENSINO II
GEOGRAFIA REGIONAL IV
HISTÓRIA ED. BRASIL IV
Sub- Total:
45
60
90
60
30
285
03
04
06
04
02
Sub- Total
EST. PROB. BRASILEIRO
EDUCAÇÃO FÍSICA
PRÁTICAS
TOTAL
2.205
60
60
180
2.505
QUADRO I-E ORGANIZAÇAO CURRICULAR
1º PERÍODO
LÍNGUA PORTUGUESA I
HISTÓRIA ECONOMICA GERAL I
METODOLOGIA CIENTÍFICA I
ESTUDO DE PROBLEMAS BRASILEIROS I
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA HISTÓRIA I
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA I
SOCIOLOGIA I
EDUCAÇÃO FÍSICA I
Sub- Total
03
04
03
02
03
03
03
02
45
60
45
30
15
45
45
30
330
2º PERÍODO
HISTÓRIA ANTIGA I
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA HISTÓRIA II
METODOLOGIA CIENTÍFICA II
HISTÓRIA ECONÔMICA II
SOCIOLOGIA II
ESTUDO DE PROBLEMAS BRASILEIROS II
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA II
LÍNGUA PORTUGUESA II
EDUCAÇÃO FÍSICA II
Sub -Total
04
04
03
04
04
02
03
03
02
60
60
45
60
60
30
45
45
30
375
3º PERÍODO
HISTÓRIA ANTIGA II
PSICOLOGIA DA INFÂNCIA
EST. E FUNCIONAMENTO DE ENSINO I
SOCIOLOGIA III
HISTÓRIA ECONÔMICA GERAL III
Sub -Total
04
04
04
03
03
60
60
60
45
45
255
4º PERÍODO
ESTRUT. E FUNCIONAMENTO DE ENSINO II
PSICOLOGIA ADOLESCÊNCIA
HISTÓRIA MEDIEVAL I
SOCIOLOGIA IV
HISTÓRIA ECONÔMICA GERAL IV
Sub -Total
04
04
03
03
03
60
60
45
45
45
255
QUADRO I-E (cont.)
5º PERÍODO
HISTÓRIA DO BRASIL I
HISTÓRIA DAS AMÉRICAS I
HISTÓRIA MEDIEVAL I
HISTÓRIA MODERNA I
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
HISTÓRIA ECONÔMICA DO BRASIL I
Sub-Total
04
04
03
04
04
03
60
60
45
60
60
45
330
6º PERÍODO
HISTÓRIA DAS AMÉRICAS II
DIDÁTICA I
HISTÓRIA ECONÔMICA DO BRASIL II
HISTÓRIA MODERNA II
HISTÓRIA DO BRASIL II
Sub-Total
04.
04
04
04
04
60
60
60
60
60
305
7º PERÍODO .
DIDÁTICA II
HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA
HISTÓRIA DAS AMÉRICAS III
HISTÓRIA DO BRASIL III
HISTÓRIA ECONÔMICA DO BRASIL III
PRÁTICA DE ENSINO DA HISTÓRIA I
Sub -Total
O4
04
04
04
03
06
60
60
60
60
45
90
375
8 º PERÍODO
HISTÓRIA ECONÔMICA DO BRASIL IV
HISTÓRIA CONTEMPORANEA II
PRÁTICA DE ENSINO II
HISTÓRIA DAS AMÉRICAS IV
HISTÓRIA DO BRASIL IV
Sub - Total
03
04
06
04
04
45
60
90
60
60
315
Total: 2.240
EPB: 60
EF: 60
Prática: 180
2.540
(cont.)
CORPO DOCENTE
01. Alder Júlio Ferreira Calado (G,H)
Disc: Sociologia I,II,III e IV/Geografia Humana I,II,III e IV
Qualif. : Licenciado em Ciências Sociais. Mestrado em Sociologia. Pe-
de ser aceito.
02. Aleixo Leite de Albuquerque Filho (H)
Disc: Introdução ao Estudo de História I e II Qualif.: Graduado
em História. Bacharel em Direito. Especialização em História
Moderna e Contemporânea. Pode ser aceito para este curso.
03. Alvinea de Souza Duque Pacheco (L)
Disc: Prática de Ensino de Língua Portuguesa I e Il/Didática I e II
Qualif. : Licenciada em Letras e em Pedagogia. Especialização em Di
dática e em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem. Pode
ser aceita.
04. Antonia Maria de Lima Araújo (L)
Disc: Língua Portuguesa I, II, III, IV, V e VI/ Lingüística I,II e III
Qualif.: Licenciada em Letras. Especialização em Português e em Téc_
nicas Didáticas. Pode ser aceita para este curso.
05. Antônio de Pádua Kehrke (B e M)
Disc: Matemática I e Il/Física I,II,III e IV Qualif.: Graduado
em Engenharia Civil. Especialização em Matemática Pode ser aceito
para este curso.
06. Antônio Inocêncio Lima (L)
Disc: Língua Latina I,II e III/Literatura Latina I e II/Litera tura
Brasileira I,II,III,IV e V Qualif.: Graduado em Teologia, Filosofia
e Letras. Bacharel em Di reito. Possui especialização em
Metodologia do Ensino Superior, Li teratura Brasileira e em
Administração. Possui Parecer do CFE nºs 1916/75 e 4566/75. Pode
ser aceito para este curso.
07. Antônio Pereira Barros (G)
Disc: Cartografia I e II
Qualif.: Licenciado em Geografia. Especialização em Geografia. Pode
ser aceito para este curso.
08. Carlos Fernando Barbosa de Oliveira
Disc: Biologia I, II, III e IV(B e M) /Biologia Geral I,II,IV(B)/
Botânica I,II,III e IV(B) Qualif.: Licenciado em Biologia.
Especialização em Biologia Geral. Pode ser aceito para este curso.
09. Célia Maria Andrade da Costa (G,H,L,M,B)
Disc: Metodologia Científica I e II
Qualif.: Graduada em Ciências Sociais. Especialização em Metodologia
do Ensino Superior. Pode ser aceita.
10. Cleide Muhlert Arcoverde Neves (G)
Disc: Didática II
Qualif.: Licenciada em Letras. Especialização em Língua Inglesa. Po
de ser aceita para este curso.
11. Delson Laranjeira (B)
Disc: Biologia Geral III/Ecologia I e Il/Biologia do Nordeste
Qualif.: Graduado em Agronomia. Especialização em Biologia. Pode se]
aceito para este curso.
12. Edilazir de Azevedo Guerra (L)
Disc: Língua Inglesa III,IV e V/Literatura Norte-Americana I e II/
Prática de Ensino de Inglês I e II Qualif.: Licenciado em Letras.
Especialização em Língua Inglesa.Tem Parecer do CFE 4.566/75. Pode
ser aceito.
13. Edivaldo Teixeira Cavalcanti
Disc: Biologia I,II,III,IV e V(B e M)/Botânica I, II, III e IV(B
Zoologia I,II,III e IV(B). Qualif.: Graduado em Medicina
Veterinária. Especialização em Biologia Geral. Pode ser aceito para
este curso.
14. Francisco Fernando Ramos de Carvalho (B)
Disc: Biologia Geral IV e V/ Botânica I,II,III e IV/Zoologia I
II,III e IV Qualif.: Graduado em Zootecnia. Especialização em
Biologia. Pode ser aceito para este curso.
15. Francisco Jonas Feitosa Costa
Disc: Matemática III e IV(B e M)/Álgebra I (M)/Cálculo Diferen ciaL
e Integral I,II,III,IV e V(M) Qualif.: Licenciado em Matemática.
Especialização em Matemática. Po
de ser aceito para este curso.
16. Heloísa Cosmo Lima
Disc: Zoologia II e IV (B)/Prática de Ensino de Biologia I,II(B!
Prática de Ensino de Ciências (B e M) Qualif.: Licenciada em
Biologia. Especialização em Biologia Geral. Pode ser aceita para
este curso.
17. Icilia Magalhães de Oliveira
Disc: Química I,II(B e M) , III e IV(B) Qualif.: Graduado em
Farmácia. Especialização em Biologia geral. Pos sui Parecer do CFE.
Pode ser aceita.
18. José Áureo Rodrigues Bradley
Disc: Estudo de Problemas Brasileiros I e II(L,M,B) Qualif.:
Bacharel em Direito. Especialização em Sociologia. Pode se: aceito
para este curso.
19. José Francisco de Oliveira
Disc: Matemática I, II, III e IV (M)/Prática de Ensino de Matemática
I e II(M) Qualif.: Licenciado em Matemática. Especialização em
Matemática Superior. Pode ser aceito para este curso.
20. José Ivan de Lima
Disc: Prática de Ensino de Biologia I e II (B)/Ecologia I,II(B)
Qualif.: Graduado em Ciências Biológicas. Especialização em Biolo -
gia. Pode ser aceito para este curso.
21. José Marcelo Lourenço da Silva
Disc: Álgebra II,III e IV(M)/ Matemática I,II,III e IV(B e M) /
Análise Matemática I,II,III e IV(M) Qualif.: Licenciado em
Matemática. Especialização em Matemática. Pede ser aceito para este
curso.
22. José Rabelo de Vasconcelos
Disc: Língua Portuguesa I, II (L,B,M,H,G) , III, IV,V e VI (L) /Lite
ratura Portuguesa I, II,III e IV (L) Qualif.: Bacharel em Língua
Neo-Latina e em Direito. Especialização em Metodologia do Ensino
Superior e em Língua Portuguesa. Tem Pare cer do CFE 1.916/75.
Pode ser aceito.
23. Josefa Bezerra de Lima
Disc: Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1º e 2º Graus(H,L,
G)
Qualif.: Licenciada em Pedagogia, Especialização em Didática e em
Administração Escolar. Pode ser aceita.
24. Josilda de Lucena Bradley
Disc: História Econômica Geral I,II(G e H) , III e IV(H)/Estudo de
Problemas Brasileiros I e II(G e H) Qualif.: Bacharel em Direito e
Licenciado em História. Especialização em História Econômica. Pode
ser aceita para este curso.
25. Josimar Jorge Ventura de Moraes
Disc: Sociologia I, II, III e IV(H)
Qualif.: Graduado em Administração de Empresas. Mestrado em Sociolo
gia. Pode ser aceito.
26. Lúcia Lopes Gama
Disc: Didática I e II (H) Qualif.: Graduada em Ciências
Sociais. Especialização em Administra ção Escolar.
27. Luiz Gonzaga Filho
Disc: Matemática I,II,III e IV(B e M)/Matemática Aplicada I,II III
e IV(M)/Geometria I,II,III e IV (M) Qualif.: Licenciado em
Matemática. Especialização em Matemática. Po de ser aceito para
este curso.
28. Maria Célia Valadao Coelho de Freitas
Disc: Biologia I,II,III e IV(B e M)/Zoologia I,II,III e IV(B)
Qualif.: Graduada em Odontologia. Especialização em Biologia Geral.
Tem Parecer do CFE 4.566/75. Pode ser aceita para este curso.
29. Maria Cidinéa de França Tenório
Disc: Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1º e de 2º Graus(G e
B) Qualif.: Licenciada em Pedagogia e em História. Especialização
em Didática e em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem.
Pode ser aceita para este curso.
30. Maria da Penha de Queiroz Morais
Disc: Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1º e de 2º Graus(M)
Qualif.: Licenciada em História e em Pedagogia. Tem Parecer de
aprovação do CEE 224/85. Pode ser aceita para este curso.
31. Maria de Lourdes da Silva
Disc: História Econômica do Brasil I,II,III e IV (H)/História
Contemporânea I e II (H) Qualif.: Licenciada em História e
Biologia. Especialização em Histó ria. Pode ser aceita para este
curso.
32. Maria do Socorro Lima
Disc: Psicologia da Educação III(M,L,B,G e H) Qualif.:
Licenciada em Pedagogia. Especialização em Técnicas Didáticas. Pode
ser aceita.
33. Maria José Magalhães Veloso
Disc: História antiga I e II (H)/História Medieval I e II (H) /
História Econômica do Brasil I,II,III e IV(G) Qualif.: Licenciado
em História. Especialização em História. Pode ser aceita para este
curso.
34. Maria Lúcia de Oliveira Medeiros
Disc: Geografia Física II,III e IV (G)/Biogeograf ia I,II,III e
IV(G)/ Prática de Ensino de Geografia I e II(G) Qualif.: Licenciada
em Geografia. Especialização em Geografia. Pode ser aceita.
35. Maria Lúcia Vieira Siqueira
Disc: História Moderna I e II (H)/História do Brasil I,II,III e
IV(H) Qualif.: Graduada em Ciências Sociais. Licenciada em História
e Pedagogia. Especialização em História Moderna e Contemporãnes.
Pode ser aceita.
36. Maria Ozita Souza Santos
Disc: Geografia Regional I,II,III e IV(G) Qualif.: Licenciada
em Geografia. Especialização em Geografia. Pode ser aceita.
37. Maria Vitória Lima dos Santos
Disc: História da América I,II,III e IV (H)/Prática de Ensino de
História I e II (H) Qualif.: Licenciada em História. Especialização
em História e em Administração Escolar. Pode ser aceita.
38. Mariângela Medeiros de Araújo Nóbrega
Disc: Psicologia da Educação I e II (L,B, M,H,G) Qualif.:
Graduação em Psicologia. Especialização em Psicologia Educacional.
Pode ser aceita.
39. Mário Marangon
Disc: Introdução à Filosofia I e II(L,B,M,H,G)/História Moderno I e
II(H)/História Contemporânea I e II(H) Qualif.: Graduado em
Teologia, Filosofia e Direito. Especialização em História. Pode ser
aceito
40. Nelly Mariano dos Santos
Disc: Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1º Grau (L, B,M, H,G)
Qualif.: Licenciada em Pedagogia. Especialização em Didática. Pode
ser aceita.
41. Nilson Magalhães de Oliveira
Disc: Física I,II(B e M) , III e IV(M) Qualif.: Graduado em
Química Industrial. Especializão em Matemáti ca. Pode ser aceito
para este curso.
42. Osvaldo Bezerra de Oliveira
Disc: Língua Francesa I, II, III, IV e V (L)/Literatura Francesa I,
II(L)/ Prática de Ensino de Francês I e II(L) Qualif.: Graduado em
Teologia e Letras. Especialização em Teoria da Literatura. Possui
Parecer do CFE 1.916/75 e 361/78. Pode ser aceito.
43. Paulo de Oliveira Melo
Disc: Geografia do Brasil I,II,III e IV(G)/Geografia Física I e
II(G) Qualif.: Bacharel em Ciências Sociais. Licenciado em Ciências
Sociais. Especialização em Geografia. Pode ser aceito para este
curso
44. Paulo Galindo Cavalcanti
Disc: Matamética I,II,III e IV(B e M)/Análise Matemática I,II, III
e IV(M)/Elementos de Geologia I e II(B e M) Qualif.: Graduado em
Engenharia Civil. Tem Parecer do CEE 361/78 e 95/86. Pode ser
aceito para este curso.
45. Rogério Luiz de Oliveira
Disc: Língua Inglesa I e II (L)/Literatura Inglesa I e II (L)
Qualif.: Licenciado em Letras e em Pedagogia. Graduado em Agronomia
Tem Parecer do CFE 1.916/75. Pode ser aceito.
46. Rosa Maria Lins de Albuquerque de Barros Correia
Disc: Didática I (G)
Qualif.: Licenciada em Pedagogia. Especialização em Didática. Pode
ser aceita.
47. Rui Bandeira
Disc: Bioquímica e Biofísica I,II,III e IV(B) Qualif.: Graduado
em Medicina. Especialização em Biologia Geral. Po de ser aceito
para este curso.
48. Tavanes Lopes de Melo
Disc: Educação Física I e II (H,G,L,B,M) Qualif.: Graduado em
Educação Física e em Desenho. Pode ser aceito.
49. Telga de Sousa Costa
Disc: Didática I e II (B,M) /Psicologia da Educação II(B,H,L)
Qualif.: Licenciada em Pedagogia. Especialização em Supervisão Esco
lar e em Metodologia do Ensino Superior. Pode ser aceita.
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou , por unanimidade, a
Conclusão da Câmara.
Sala Barretto Filho , em 06 de 11 de 1989.
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