ficação e de suprimento no ensino fundamental e que não alcançam a
complexidade exigida pelo ensino médio de parte do docente.
Cremos que caberia, aqui, um aprofundamento da discussão
sobre a necessidade de resguardarmos a profissão do professor, medida
indispensável se desejarmos que a sociedade brasileira tenha as-
segurado o magistério que reclama. E o professor só se torna verda-
deiro profissional quando domina os "saberes" pertinentes à ativi-
dade de magistério e que têm relação não só com o conteúdo da matéria
ensinada, isto é, com "o que" se ensina mas também com o "para que",
o "a quem", o "como", o "quando" (em que momento histórico) e ainda
relação com o "compromisso" que o ensinar envolve. A complexi-dade
desses saberes exige cursos específicos e, dado o avanço científico e
tecnológico das fontes em que se nutre o processo educativo, seria
desejável que tais cursos galgassem o nível superior do ensino, o
que, na realidade brasileira, não é possível, admitindo-se a
habilitação de professores em nível de 2º grau, para satisfazer o
ensino fundamental. Mas não seria justificável que alguém sem
qualquer habilitação para o magistério, ou que apenas domine deter-
minado campo de conhecimento, seja considerado professor.
Os que bem se desempenham em certas práticas ou ativida-
des de ocupações ou profissões determinadas e que, por essa razão,
são convocados a ensiná-las em cursos para os quais não se exige professor,por
que não visam à formação de um profissional, mas ao treinamento em
determinada prática, não podem ser denominados professores. No máxi-
mo lhes cabe o título de instrutores. E nesta condição é que devem
ser enquadrados. Certamente podem aperfeiçoar seu desempenho por via
de cursos que se lhes ofereçam. Mas não se enquadrarão na categoria
de professores, senão pelos caminhos próprios da habilitação profis-
sional de docentes.
Quando falamos em disciplinas especializadas do ensino de
2º grau, a referência é aquelas que, por sua natureza, mais pertinem
ao exercício profissional que o curso enseja. Assim, são disciplinas
especializadas dos cursos de habilitação do magistério - a Didática,
a Estrutura e Funcionamento de Ensino de lº e 2º graus, entre outras,
assim como são disciplinas especializadas do curso de mecânica: Ele-
tricidade/Mecânica e Produção Mecânica, Dizemos, como se vê, das dis
ciplinas que se voltam mais diretamente, à formação profissional, no
planejamento do currículo.