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UNIÃO BRASILIENSE DE EDUCAÇÃO E CULTUR
A
Para a realização do Estágio Supervisionado - que é de 120 horas e
duração de um semestre letivo - , o aluno deverá ter concluído as seguintes
disciplinas: Psicologia da Educação, Didática Geral, Metodologia do Ensino
da Língua Port
uguesa e Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1
º
e2
º
Graus
Educação Física e EPB são obrigatórias, de acordo com a lei,mas não
íntegralizam a carga horária exigida para o curso, constando do Histórico Es
colar do aluno, em dois semestres, totalizando 60 horas-aula cada.
A Relatora recomenda a inclusão, em Psicologia da Educação ou Didá-
tica, de conteúdos que contemplem educação de jovens e adultos.
0 currículo (ANEXO I) atende ao mínimo exigido por este Conselho e
foi enriquecido com 6 disciplinas complementares e um rol de seis
disciplinas opta tivas, dentre as quais o aluno deverá escolher 4,
equivalendo a 16 créditos.
Sua estrutura prevê 8 semestres letivos e a carga horária exigida
para a integralização é de 2.580 horas.
0 curso em foco será oferecido no turno matutino, sendo 80 o número de
vagas totais anuais estipulada.
0 Parecer 83/89 aprovou a Carta-consulta e o processo será agora
examinado em sua fase de "projeto".
A Uni3o Brasiliense de Educação e Cultura-DF solicita autorização
para funcionamento do curso de Letras, com habilitação em Português e Litera
turas da Lingua Portuguesa, no Centro de Educação das Faculdades Integradas
1
da Católica de Brasília, instaladas em Taguatingua-DF.
1-RELATÓRIO
Leda Maria Chaves
Autorização(Projeto) do curso de Letras , com habilitação em Português e Li-
teraturas em Língua Portuguesa.
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As atividades referentes ao estágio serão desenvolvidas na Faculdade e
em escolas de 1º e 2º graus.
No processo há previsão do cronograma de atividades, do acompanhamento
e avaliação do estágio.
Em atendimento ao DC 76/89, a Instituição informa dispor na biblioteca
de obras suficientes e significativas para "desenvolver no futuro professor a ca
pacidade de análise crítica".
0 acervo especifico existente para o curso é de 2.617 títulos. Cada
disciplina mostra, no processo, além da ementa, a bibliografia básica.
No planejamento econômico-financeiro do curso, há previsão de verbas
para a biblioteca, o que é indispensável para seu enriquecimento e atualização per-
manentes.
0 corpo dirigente e técnico-administrativo, sendo o curso vinculado
administrativamente à Faculdade Católica de Educação, tem a seguinte estrutura e
responsáveis:
- Diretora: Maria Helena Saraiva Rodrigues
- Secretária-Geral: Dulce Nathália de Moura
- Secretário-Adjunto: Edmilson Ferreira Borges
- Bibliotecária: Maria das Graças de Lima Silva
A administração financeira do curso será exercida pelo setor competen
te das FICB.
Para o corpo docente são indicados 26 professores, sendo 01 com douto
rado, , 02 com mestrado e doutorado incompleto, 18 com mestrado ,
04 com especialização e 01 com graduação, mas vasta e comprovada experiência docen
te. Alguns já receberam, inclusive, aprovação do CFE. Há no processo termo de com
promisso assinado pelos professores indicados.
0 corpo docente constitui o ANEXO II deste Parecer.
0 curso funcionará nas instalações recentemente construídas em Tagua
tinga, estando a planta no Anexo 3 do cumprimento do DC 76/89.
No Centro de Educação das Faculdades Integradas da Católica de Brasí-
lia, já funciona o curso de Pedagogia com habilitação em Administração Escolar de
1º e 2º Graus, Orientação Educacional e Magistério das Matérias Pedagógicas de 29
Grau (reconhecido), com 420 vagas e Magistério para classes de Alfabetização (tam -
bém reconhecido) com 100 vagas.
II - VOTO DA RELATORA
Em vista do exposto, voto favoravelmente ao projeto de autorização do
curso de Letras, habilitação em Português e Literaturas da Língua Portuguesa, a ser
oferecido pelo Centro de Educação das Faculdades Integradas da Católica de Brasília
, com 80 vagas totais anuais, em Taguatinga-DF.
Uma vez aprovado este Parecer pelo Plenário do Conselho Federal de Edu
cação, o processo deverá seguir os procedimentos determinados pela Resolução 15/84.
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II - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto da Relatora, Sala das
Sessões, em 11 de maio de 1989.
CURSO DE LICENCIATURA EM PORTUGUÊS E LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Carga Horária Total: 2.580
Creditos: 168
MÍNIMO CFE
RES. 19/10/62
DISCIPLINAS CREDITO CARGA
HORÁRIA
LÍNGUA PORTUGUESA LÍNGUA PORTUGUESA II
LÍNGUA PORTUGUESA
III
LÍNGUA PORTUGUESA IV
LÍNGUA PORTUGUESA V
LINGUA PORTUGUESA VI
LÍNGUA PORTUGUESA VII
LÍNGUA PORTUGUESA VIII
LÍNGUA PORTUGUESA IX
06
04
04
04
04
04
04
04
60
60
60
60
60
60
60
60
LITERATURA PORTUGUESA LITERATURA PORTUGUESA I
LITERATURA PORTUGUESA II
LITERATURA PORTUGUESA III
04
04
04
60
60
60
LITERATURA
BRASILEIRA
LITERATURA BRASILEIRA I
LITERATURA BRASILEIRA II
LITERATURA BRASILEIRA III
LITERATURA BRASILEIRA IV
LITERATURA BRASILEIRA V
LITERATURA BRASILEIRA VI
04
04
04
04
04
04
60
60
60
60
60
60
LÍNGUA LATINA LÍNGUA LATINA I
LÍNGUA LATINA II
04
04
60
60
LINGUÍSTICA LINGUÍSTICA I
LINGUÍSTICA II
04
04
60
60
TEORIA DA LITERATURA TEORIA DA LITERATURA I
TEORIA DA LITERATURA II
04
04
60
60
CULTURA BRASILEIRA CULTURA BRASILEIRA 04 60
FILOLOGIA ROMÂTICA FILOLOGIA ROMÂNICA 04 60
PEDAGÓGICAS PSICOLOGIA GERAL
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
DIDÁTICA GERAL
MET.DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
ESTRUTURA E FUNC.DO ENSINO DE 1ºe
2º Graus
PRATICA DE ENSINO - ESTÁGIO
04
04
04
04
04
04
04
60
60
60
60
60
60
120
COMPLEMENTARES CULTURA RELIGIOSA
METODOLOGIA CIENTÍFICA
INGLÊS I
INGLÊS II
LIT. INFANTO-JUVENIL BRASILEIRA
L1TERATURA COMPARADA
04
04
04
04
04
04
60
60
60
60
60
60
LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA ESTUDO DE PROBLEMAS BRASILEIROS I
ESTUDO DE PROBLEMAS BRASILEIROSII
EDUCAÇÃO FÍSICA I
EDUCAÇÃO FÍSICA II
02
02
02
02
30
30
30
30
OPTATIVAS
INTRODUÇÃO A SOCIOLINGUÍSTICA
LINGUÍSTICA APLICADA AO PORTUGUÊS
FILOSOFIA DA LINGUAGEM
TEORIA DA LITERATURA III
ESTILÍSTICA
04
04
04
04
04
60
60
60
60
60
NOTAS:
01 - Para complementar a carga horária mínima exigida para a integralizaçãocão do Curso (2.580 h/a), 0 aluno deverá escolher 04
disciplinas dentro as optativas, totalizando 240 h/a
02 - Entre as disciplinas optativas serão ofere idas, a partir doc 5ª semestre somente aquelas que contarem com um mínimo de 25
(vinte e cinco) alunos matriculados.
03.- Estudos de Problemas Brasileiros e Educação Física são disciplinas obrigatórias porém não integralizam a carga horária exigida para o curso. constando no Histórico Escolar
do aluno, em dois semestres, totalizando 60 h/a cada uma.
Obs:. A d isc ipl ina Língua Portuguesa I Integra o p r im ei r o dos demais cursos das FICB, desempenhando fundamentalmente a tarefa se somar deficiências do 2º grau. Uma vez que o
curso de Língua Latina em Português visa formar docentes
área especificamente em nível de 3º grau. Julgou-se desnecessária a inclusão da referidaudisciplina na proposta curricular.
UNIÃO BRASILIENSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA
CORPO DOCENTE
PROFESSOR
TITULAÇÃO DISCIPLINA (S)
Beno Reichert
Mestrado
Língua Portuguesa II
Literatura Brasileira I
Literatura Brasileira II
Cirlene Magalhães Almeida Mostrado
Língua Portuguesa V
Língua Portuguesa IX
Linguística II
Cleusa Ferreira Marândola Mestrado
Teoria da Literatura I
Teoria da Literatura II
Estilística
Dagoberto Rodrigues de Souza
Mestrado e Dou-
torado incon-
pleto
Língua Portuguesa VII
Literatura Portuguesa I
Literatura Comparada
Dárson Astorga De La Torre Especialização
Linguística Aplicada ao En-
sino do Português
Eugênio Estevan Batista Mestrado
Língua Portuguesa VI
Língua Portuguesa VII
Língua Portuguesa VIII
Gilma Limongi Batista Mestrado
Língua Inglesa I
Língua Inglesa II
Intr. â Sociolinguística
Hermenegildo José M. Bastos Mestrado
Língua Portuguesa III
Literatura Brasileira V
Filosofia da Linguagem
João Manuel Fernandes
Graduação e Ex-
periência do-
cente
Língua Latina I
Língua Latina II
Filologia Românica
UNIÃO BRASILIENSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA
Jorge Soares Clemente Mestrado
Literatura Brasileira III
Literatura Brasileira VI
Literatura Brasileira VII
José Arnildo Marquezin Doutorado
Literatura Portuguesa II
Literatura Portuguesa III
Literatura Comparada
Lucília Helena do Carmo Garcez Mestrado
Teoria da Literatura III
Literatura lnfanto-Juvenil
Brasileira
Lurdes Teresa Lopes Jorge Mestrado
Língua Portuguesa IV
Linguística I
Linguística Aplicada ao En-
no do Português
Maria do Carmo Pereira Coelho Mestrado
Literatura lnfanto-Juvenil
Brasileira
Metodologia do Ensino da
Língua Portuguesa
Prática de Ensino-Estágio
Pedro João Paganine Mestrado
Língua Latina I
Língua Latina II
Estilística
Thereza Catharina de G. Campos Mestrado
Cultura Brasileira
Literatura Brasileira VI
Valdemar Raimundo de Moraes Especialização
Língua Portuguesa IV
Linguística 1
Filologia Românica
Wilson Pereira Mestrado
Literatura Brasileira IV
Literatura Brasileira V
Literatura Brasileira VII
UNIÃO BRASILIENSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA
Adilson Antonio Pereira Morais Mestrado Filosofia da Educação
Cristos Stylianos Kokkinos Especialização Educação Física I c II
Hélio Fernando Lobo da Gama Mestrado E.P.B. I e II
Heloisa Helena de 0. Lobo
Mestrado e Dou-
torado incom-
pleto.
Estrutura e Funcionamento do
Ensino de 12 e 22 Graus.
Maria das Graças A. Gomes Especialização
Psicologia Geral
Psicologia da Educação
Renzo Dini Mestrado
Cultura Religiosa
Filosofia da Educação
Sônia Maria da C. Bichara Mestrado Didática Geral
Thereza Maria C. C. Menezes Mestrado
Metodologia Científica
Filosofia da Linguagem
:
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou , por unanimidade, a
Conclusão da Câmara.
Sala Barretto Filho , em 11 de 05 DE 1989.
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