quecimento desses mínimos curriculares. Convencionalmente, o cur
rículo pleno pode compreender grupos de disciplinas assim denomi
nadas:
a) Disciplina obrigatórias do núcleo comum
b) Disciplinas obrigatórias dos mínimos profissona-
lizantes
c) Disciplinas instrumentais
d) Disciplinas obrigatórias, a critério do estabele
cimento de ensino, de cultura geral ou profissio
lizantes
e) Disciplinas optativas, a critério do estabeleci-
mento de ensino, de cultura geral ou profissiona
lizantes.
Chamamos disciplina instrumental, para distinção das
específicas fixadas na, mínimos profissionalizantes, aquela que,
sendo de cultura geral ou profissional, por sua natureza auxilia
a formação do profissional, sem, todavia, ser considerada especi
cifica daquela habilitação.
Ao elaborar o currículo, o estabelecimento de ensi-
no pode optar por disciplinas optativas ou obrigatórias de cul-
tura geral ou profissional e, ainda, se convier, por disciplinas
instrumentais que melhor se adaptem aos objetivos visados por
ele. Os limites conceptuais entre essas disciplinas de vocação da
escola, podemos dizer e as que são apenas, enriauecedoras não ê
determinante, pois todas contribuem para o enrequecimento do cur
rículo. Podemos dizer que estas últimas disciplinas, as somente enriquecedoras,
sao um plus que aperfeiçoa a qualidade do curso, que seria
satisfatória, ainda que delas fosse ele privado.
Essas classificações, orientam o entendimento do
currículo, e não devem dificultar seu planejamento, ao contrário.
Assim, não é indispensável que conteúdos instrumentais julgados
necessários, surjam como uma disciplina estanque. Podem eles, a
critério da escola, ser programados no bojo de uma disciplina
profissionalizante, ministrados ou não por mais de um professor.
Desse modo, as disciplinas instrumentais citadas pela consulente,
físico-química e estudos regionais, podem ser oferecidas nos pro
grams de física e química ou de geografia e história, respectiva
mente, com objetivo de respaldar as disciplinas profissionalizar!
tes competentes. Está claro que a carga horária das dis-
ciplinas de cultura geral deverá ser reforçada para tal acres
centamento. Seria o caso, por exemplo, de na habilitação Cons-