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0 pedido de autorização em tela tem como objeto a habilitação em Magistério de
Deficientes Mentais do curso de Pedagogia.
Pelo Parecer de aprovação da Carta-Consulta, a habilita ção em apreço
foi autorizada, sem aumento das 80 vagas totais anuais já fixadas para o curso de
Pedagogia.
A previsão do pedido é de que o curso funcionará à noite. com 4 aulas diárias
de 2ª a 6ª feira, com duração de 50 minutos.
A concepção e objetivos do curso, bem como o perfil pro fissiográfico traçado pela
instituição constam do Caderno 3, peça integrante dos autos.
1. Caracterização Geral do Projeto
Teve a Carta-Consulta aprovada pelo Parecer nº 175/88, e ê agora
apreciado na fase denominada de projeto.
Este processo, de interesse da Inspetoria Salesiana do Sul do Brasil-SP, trata de
pedido de aprovação de plano de cur- so da habilitação em Magistério de Deficientes Mentais
do Curso de Pedagogia, para funcionar na Faculdade Salesiana de Filoso -fia, Ciências e Letras
de Lorena, estabelecimento de ensino superior isolado particular instalado em Lorena-SP.
1 - RELATÓRIO
ZILMA GOMES PARENTE DE BARROS
Aprovação de Plano de Curso
INSPETORIA SALESIANA DO SUL DO BRASIL
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2. Organização Curricular
A habilitação, programada com duração de quatro anos letivos, terá regime
seriado anual e obedecerá à grade curricular pré-estabe-lecida onde figuram para cada
ano letivo as disciplinas que a compõem e a carga horária de cada uma delas
(ANexo I ) . Os autos trazem descri ção de cada disciplina com ementas e
bibliografia básica, o que possi bilita a análise qualitativa do currículo proposto.
Velo currículo considerado, a habilitação terá uma carga horária, toda ela
de caráter obrigatório, de 2.420 h/a acrescidas de 60 h/a de EPB e de 120 h/a
de EF, perfazendo assim um total de 2.600 h/a.
A prática de ensino sob a forma de Estágio Supervisionado, apresenta-
se caracterizado nos autos(Caderno 3).
Os Estágios Obrigatórios serão supervisionados por Profissional credenciado
para tal função.
A Supervisão se fará, através de sessões semanais, para acom panhamento
das atividades desenvolvidas pelos alunos.
O número de horas de Estágio será de 200 (duzentas), equivalen te a mais
de 95 da carga horária total do curso que é de 2.200 h/a.
O Estágio deverá ser, ao final, relatado pelo aluno junto ao Departamento
de Pedagogia e Supersivor de Estágios para apreciação/ave liação. O Regimento prevê
a realização da Prática de Ensino sob a for_ ma de Estágio Supervisionado.
O Estágio será planejado pelo aluno com o Supervisor com aprovação do
Departamento de Pedagogia.
Será executado nas entidades de assistência ao Excepcional Deficiente
Mental, como: APAEs, Classes Especiais do Sistema Estadual ou Particular de
Ensino, Clinicas de Atendimento Psicológico Especializadas em Deficiência Mental
com tratamento psicomotor, ludoterápico, psicodramático,etc.
3. Corpos Dirigente e Técnico-Administrativo
Neste item são apresentados, individualmente, os membros indi cados para
integrar os corpos dirigente e técnico-administrativo.
O Diretor ê nomeado p el o Presidente da mantenedora com um man dato
de 3 anos.
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-3-
0 Diretor, Vice-Diretor e o Ecónomo não são remunerados.
Relação indicativa do corpo docente do curso.
Os professores indicados estão relacionados em duas listas: A e B. A relação "A"
é constituída pelos professores que já forram apro vados pelo CFE anteriormente e a relação
"B" d composta pelos novos indicados, que apresentam o seguinte perfil acadêmico-
profissional: 01 com Mestrado; 02 cursando Mestrado; 07 com Especialização e 02 com
Graduação. Cumpre observar que todos os professores serão contrata -dos pelo regime CLT.
A - Corpo Docente já aprovado:
1. Benedito Lourenço Barbosa Disciplina: Filosofia da Educação
(Parecer nº 125/85);
2. Francisco Cândido dos Reis Disciplina: Estrutura e Funcionamento do Ensino
de 1º e 2º Graus (Aprovado pelo Parecer 5 55/84 para Currículos e Programas;Prin
cipios e Métodos de Supervisão Escolar e Supervisão na Escola de 1º Grau);
3. Getulino do Espirito Santo Maciel
Disciplinas: Sociologia Geral/Sociologia da Educação(Parecer nº 1 2 5 / 8 5 ) ;
4. Joaquim Augusto de Siqueira Disciplina: Didática
(Parecer nº 1 2 5 / 8 5 ) ;
5. José Ricardo Filho
Disciplina: História da Educação (Parecer nº 125/ 8 5 ) ;
06. Maria Ângela B. de Oliveira
Disciplina: Psicologia Geral (Parecer nº 3.154/75);
07. Mário Bonatti(Pe.)
Disciplina: Antropologia Cultural (Parecer nº 1.280/72);
08. Nilza Chagas
Disciplina: Didática (Parecer nº 125/85);
09. Nivaldo Luiz Pessinatti(Pe.)
Disciplinas: Filosofia/Filosofia da Educação(Parecer nº 555/84);
10. Olavo Rubens Leonel Ferreira
Disciplina: Estudo de Problemas Brasileiros (Parecer nº 265/81);
11. Sylvio Ballerini
Disciplina: Educação Física (Parecer nº 265/81).
B - Corpo Docente Indicado:
01. ALDA PATRÍCIA F. NUNES RANGEL
Disc: Aspectos Psicológicos da Deficiência Mental
Princ. e Métodos da Educação de Dificientes Mentais Metodologia do
Ensino de Deficientes Mentais Qualificação:
Psicologia(Licenciatura/1968 e Form. de Psicólogo / 1973),FSFCL de
Lorena/SP. Mestrado em Psicologia Escolar, USP/1986. Especializações
em: Met.Pesquisa (180 horas)/1977; Terapia Psicomotora (209
horas)/1976; Terapia Infantil (300 horas)/1975, todas na FSFCL de
Lorena/SP. Possui experiência profissional na área. Exerce o ma
gistério superior desde 1972. Tem cinco trabalhos publicados. PODE
SER ACEITA
02. ANA LÚCIA CARVALHO
Disc: Aspectos Sociológicos da Deficiência Mental Qualificação:
Psicologia (Licenciatura/1977 e Form. Psicólogo/1978), FSFCL de
Lorena/SP. Especialização em Sociologia, U.C.MG/1978. Pos sul
experiência profissional. Exerce o magistério superior desde 1979.
£ coordenadora do Curso de Psicologia da FSFCL de Lorena/SP. PODE SER
ACEITA
03. ANA VIRGÍNIA SANTIAGO ARAÚJO
Disc: Psicomotricidade
Psicologia da Educação Qualificação:
Psicologia(Licenciatura/1978 e Form. Psicólogo/1979), FSFCL de
Lorena/SP. Especialização em Psicomotricidade (360 hs) ,
FSFCL/1980. Especialização "Sobre o Trabalho do Psicólogo(360 hs) ,
FSFCL/1986. Possui experiência profissional na área. Exerce o magis
tério superior desde 1981. PODE SER ACEITA 04. DENISE PROCÕPIO
LOPES ARAÚJO
Disc: Psicomotricidade
Neuropsicopatologia Infantil Qualificação:
Psicologia(Licenciatura/l979 e Form. Psicólogo/1980), FSFCL de
Lorena/SP. Especialização "Sobre o Trabalho do Psicólogo (360 hs),
FSFCL de Lorena-SP/1986. Experiência profissional na área.
Exerce o magistério superior(não indica a data do inicio).
ACEITA
05.
ELISA MARIA ANTUNES LOPES
Disc.: Psicologia Geral
Psicologia da Educação
Qualificação: Psicologia(Licenciatura e Form. de Psicólogo/1975) ,
FSFCL de Lorena/SP. Especialização en Terapia Familiar (1.700 hs) ,
Inst. Psiquiatria da UFRJ/1983. Aperf. em Terapia Familiar(558hs) ,
Inst. Psiquiatria da UFRJ/1981. Possui experiência profissional na
área. Exerce o magistério superior desde 1977 .PODE SER ACEITA
06.
ELISABETH HOFFMANN SANCHEZ
Disc.: Psicologia Geral
Psicologia da Educação Qualificação:
Psicologia(Lícenciatura/1977 e Form Psicólogo/1978) , FSCFL de Lorena
- SP. Matriculada cm curso de Mestrado em Psicologia Escolar,
Instituto de Psicologia da USP. Experiência profissional na área.
Exerce o magistério superior desde 1980. PODE SER ACEITA
07. MAURO JOSÉ NOGUEIRA CARDOSO
Disc.: Estudo de Problemas Brasileiros Qualificação: Bel. em
Direito, Fac. de Direito do Vale do .Paraíba / 1960. Especialização
em Didática do Ensino Superior(540 hs), Fac. de Educ. de
Guaratinguetá/1984. Cursando Mestrado em Filosofia do Direi to e do
Estado, PUC/SP. Advogado militante. Possui experiência de ma
gistério
superior.
PODE SER ACEITO
08. PAULO MAURÍCIO VASQUES
Disc. : Aspectos Médicos da Deficiência Mental
Neuropsicopatologia Infantil e Biologia
Qualificação: Médico, UFF/l978. Especialização em Neurologia(735 hs),
PUC-RJ/1982. Médico Residente em Clinica Médica (1979/80) e Neurologia
(1280/82), Hosp. Ser. do Estado/RJ. Médico Estagiário nos Setores de
Eletroencefalografia e Eletroraiografia(1980/82), Hosp. Ser. Estado/RJ
Possui experiência profissional e de magistério superior.
PODE SER ACEITO
09. VIRGÍNIA LUCIA CARVALHO MONTEIRO
Disc.: Jogos e Recreação para Deficientes Mentais
Habilitação e Reabilitação de Deficientes Mentais
Qualificação: Graduação em Terapia Ocupacional, PUC-Campinas/1980. Es
pecializaçao no Método Bobath(.312 hs), Assoc. Bras. de Reabilitação
1981. Experiência profissional como Coor. do Setor de Profissionaliza
ção de Def. Mentais, APAE(1982/86) e na área de Terapia Ocupacional
Infantil(1982/86). Realizou estágios em diversas instituições volta -
dos para a área de deficiência física mental e visual.
ACEITA.
10. Laisa Aparecida da Silva
Disciplina: Metodologia do Ensino de Deficientes Mentais Qualificação: Graduação:
Bacharel em Psicologia Fac.Filosofia Ci ências e Letras de Lorena/1979. Formação de
Psicólogo FFCLL/1980. Pedagogia pelas Escolas Superiores Integradas de Cruzeiro/1987.
Pós-Graduação. Cursando especialização em "O Profissional de Psi cologia e a Pessoa
Deficiente"/USP'. Possui três trabalhos publicados. Experiência profissional. PODE SER
ACEITA.
11. Maria Antónia de Camargo Maia Rego Junqueira Disciplina: Metodologia do Ensino de
Deficientes Mentais Qualificação: Graduação - Pedagogia. Pedagogia especializada em
Deficientes da Audio-comunicação. Pós-Graduação. Especialização-Metodologia do
Ensino Superior,Faculdades Tereza D'Ávila/Lorena/ /1984. PODE SER ACEITA.
12. Wilma Lúcia de Castro Diniz Cardoso
Disciplina: Metodologia Cientifica
Qualificação: Graduação - Licenciada em Psicologia,Fac.Salesiana de Filosofia,Ciências e
Letras de Lorena/l973. Formação de Psicó logo Fac.Salesiana de Filosofia ciências e Letras
de Lorena/1974. Pós-Graduação Terapia Infantil. Especialização 300 h/a pela Fac. Salesiana de
Lorena/1975. Terapias Humanistas, Terapias de Grupo e Individuais Fac.Salesiana de
Lorena/1977. Mestrado em Psicologia Clínica,PUC-SP/1987. Cursando Doutorado.
PODE SER ACEITA.
4. Biblioteca
A biblioteca geral da Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras de Lorena
ocupa uma área de 333m2 aproximadamente, com um acervo de 50.000 volumes. Fazem
parte desse acervo 2.500 títulos de periódicos e um acervo de multimeios ordenados por
assunto.
O sistema de classificação adotado é o CDU e a catalogação se gue as normas
Anglo-Americanas ARCI e da Vaticana.
O horário de funcionamento da biblioteca é das 8:00 às 12:00 horas e das 14:00
às 22:00 horas, oferecendo os seguintes serviços: referência, pesquisa, empréstimo,
bibliografias e material audio-visual.
Os autos contém a relação do acervo específico, distribuído
por blocos de assuntos, considerando no caso como assuntos, as matérias constantes do
currículo do curso considerado.
Os periódicos especializados constam relacionados nos autos e são em número de
50 títulos de periódicos.
5. Planejamento Econômico-Financeiro
Os autos apresentam o plano econômico-financeiro trienal (1989/91), onde se
destacam as fontes de receita, as categorias de despesas e a previsão dos investimentos.
6. Estabelecimento de Ensino que abrigará o Curso Pretendido
A Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras de Lorena, concebida
para abrigar o curso tal como acima projetado, apre-senta-se caracterizada no Regimento em
vigor, sob a forma de "instituição isolada de ensino superior", tendo como órgãos
formadores de sua estrutura organizacional, a Diretoria, a Congregação, o Conselho e os
Departamentos.
Quanto ãs instalações previstas para o funcionamento da habi litação a instituição
envia o croquis das instalações do curso de Peda gogia onde ê destinado para a habilitação
pretendida, uma sala com área de 54m2 com capacidade para 40 alunos.
A instituição informar que para a instalação da habilitação pretendida não há nada a ser
construído. A Faculdade possui todos os recursos humanos e físicos para funcionamento da
nova habilitação.
As aquisições se centrarão na atualização do material biblio_ gráfico e na implantação na
4? série, das atividades de Estágio Super_ visionado.
II - VOTO DA RELATORA
Considerando-se o exposto ê a Relatora de parecer que pode ser aprovado o
projeto para funcionamento da habilitação em Magistério de Deficientes Mentais, do Curso de
Pedagogia, a ser ministrada pela Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciêncais e Letras de
Lorena , mantida pela Inspetoria Salesiana do Sul do Brasil, sem aumento das 80 (oitenta)
vagas totais anuais já fixadas para o curso de Pedagogia.
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto da Relatora.
Sala das Sessões, em 09 de maio de 1989.
A N E X O I - ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
lª. Serie
Filosofia
Sociologia Geral
Iniciação Teológica I
Antropologia Cultural
Metodologia Científica
Biologia
Psicologia Geral
Estudo de Problemas Brasileiros
Educação Física I
60
60
60
60
120
120
120
60
60
Sub-total 720
2a. Série
Iniciação Teológica II
Estrut. e Func. do Ens. de 1º e 2º Graus
Psicologia da Educação
Filosofia da Educação
História da Educação
Sociologia da Educação
Didática
Educação Física II
60
60
120
60
120
60
120
60
Sub-total 660
3a. Série
Aspectos Sociológicos Deficiência Mental
Aspectos Médicos da Deficiência Mental
Aspectos Psicológicos da Deficiência Mental
Princ. e Métodos da Educação de Def.Mentais
Metodologia do Ensino de Deficientes Mentais
Psicomotricidade Neuropsipatologia
Infantil
120
120
120
60
120
60
60
Sub-total 660
A N E XO I (continuação)
4a. Serie
Jogos e Recreação para Deficientes Mentais
Habilitação e Reabilitação de Def. Mentais
Metodologia do Ensino de Def. Mentais
Prática de Ensino sob a forma de Estagio Su
pervisionado
120
120
120
200
Sub-total 560
TOTAL GERAL 2.600
TOTAL( EPB e EF) 2.420
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou , por unanimidade, a
Conclusão da Câmara.
Sala Barretto Filho , em 09 de 05 de 1989.
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