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Trata-se de pedido de autorização para o funcionamento do curso
superior de Tecnologia em Processamento de. Dados.
Pelo Parecer de aprovação da carta-consulta, foram es tipuladas
100 vagas totais anuais, em duas turmas, embora 200 fossem as vagas
pretendidas.
1 - Caracterização Geral do Projeto
0 Processo diz respeito a pedido de autorização para
0 funcionamento do curso superior de Tecnologia em Processamento
de Dados, a ser oferecido pela Faculdade da Lagoa, nova institui
ção de ensino superior isolado particular a ser instalada na
cidade do Rio de Janeiro.
0 pleito foi apreciado e aprovado, na fase de carta-consulta,
pelo Parecer n° 632/88, sendo, posteriormente, bai xado em diligência a fim de
que novos esclarecimentos fossem fornecidos, relativamente aos itens: Estágio
Supervisionado, Bi blioteca, Planejamento Econômico-Financeiro, Corpo
Docente, Pes soal Técnico-Administrativo, Instalações e Cronograma de Execu-
ção.
1 - RELA
T
Ó
RI
O
Pe. Antônio
G
eraldo Amaral Rosa
Autorização(Projeto) para curso Superior de Tecnologia em Processamento de
Dados, a ser oferecido pela Faculdade da Lagoa-RJ.
FUND
A
Ç
Ã
O EDUCACIONAL BRASILEIRO DE ALMEID
A
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A previsão do pedido é que o curso funcionará a noite.
2 - Organização Curricular
0 curso está programado para ser oferecido com a duração de seis(6)
semestres letivos integraliveis em 3 anos, terá regime de matrícula por
disciplina e obedecerá à grade curricular pré-esta belecida,com relação à qual são
fornecidas as disciplinas previstas para cada semestre, com as respectivas cargas-
horárias (Anexo I) Constam do processo, as ementas e bibliografia básica de cada
dis ciplina.
0 curso terá uma carga horária toda ela de caráter obriga tório, de
2.010 h/a, acrescidas de 30 h/a de EPB e de 60 h/a de EF , perfazendo assim um total
d e 2.100 h/a. A intensidade prevista para cada semestre letivo é variável.
Em cumprimento ao DC n° 342/88, a IES, informou que, as au las serão
dadas de 2ª a 6ª feira, de 4 a 6 horas/aula cada dia depen_ dendo da carga-horária
do período. Com relação ao Estágio Supervisio nado a Instituição optou por um
trabalho que será desenvolvido em la borátório, cuja previsão é para os 03 últimos
semestres - Laboratório de Projetos de Sistemas I,II e III - este projeto será
orientado por um professor e está previsto no § 2° do Art. 2° da Resolução n°
55/76.
0 trabalho deverá ser apresentado no final de cada curso a uma banca
examinadora formada por professores da área.
3 - Corpo Dirigente,Técnico-Administrativo e Docente
3.1- Corpos Dirigentes e Técnico-Administrativo
São indicados os seguintes nomes:
- Diretor - Sérgio Pereira da Silva
- Vice-Diretor Administrativo:João Costantim Zoucas
- Vice- Diretor Académico: Kátia Chatita Mattar
- Tesoureiro: Manuel Fernando Martins Fernandes
- Contador: Paulo Roberto da Costa Guimarães
- Chefe de Pessoal: Manoel da Costa Madeira
- Secretária Geral: Nádia Maria Alvacino de Mattos
- Bibliotecária: Beatriz Nunes Pereira
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3.2 - Corpo Docente
0 corpo docente inicialmente proposto era constituído por 17
professores. Por ocasião do cumprimento de diligência feita através do DC n° 342/88,
a interessada submeteu documentação complementar in dicando 2 novos professores
perzafendo assim, um quadro de 19 professores para atuar no curso,e cujo perfil é o
seguinte: 01 com doutora_ do, 14 com mestrado,(dos quais 3 cursam doutorado); 3 com
especialização, e 1 com graduação. Todo o corpo docente possui experiência no
magistério superior e quatro têm Parecer de aprovação do CFE .(ANEXO II)
Todo o corpo docente apresenta termo de compromisso de atuar no curso
em evidência.
4 - Infra-Estrutura Física 4.1 -
Instalações
Em decorrência do atendimento à exigência feita através da diligência
já citada anteriormente, consta que o prédio é constituído de subsolo, térreo,
pilotis elevado, 1°,2°,3°,4° e 5° pavimentos e telhado. A estrutura é de concreto
armado, alvenaria de tijolos com emboco, esquadrias de alumínio e iluminação
fluorescente.
0 prédio é dotado de sistema de prevenção de incêndio com uma caixa de
hidrantes com mangueira em cada pavimento e extintores.
4.2 - Laboratório e Equipamentos
Para o treinamento dos alunos do curso em evidência, a Ins tituição
Mantenedora e a DELDATA Processamento de Dados LTDA, firmaram convénio, colocando a
disposição dos alunos o Centro de Processamento de Dados de sua propriedade, por um
prazo de 3 anos, a contar da data de aprovação do curso pelo CFE.
0 caderno 5/A contém a relação dos equipamentos que serão adquiridos
para o laboratório de Processamentos de Dados,
4.3- Biblioteca
A biblioteca existente é geral e usa o sistema de classifi cação Dewey.
0 catálogo adotado é o dicionário.
A biblioteca ocupa uma área de 86,60 m2, sendo 35,60 m2 pa_ ra o acervo
e 51,00 m2 para leitura. 0 horário de funcionamento é das 7:30 hs às 22:30 horas.
A biblioteca é administrada por uma bibliotecária habilita_ da e conta
com um o apoio de duas auxiliares, um datilógrafo e um servente.
Consta anexado aos autos do processo documentação complementar,
onde estão relacionados cerca de 1.217 títulos , totalizando 2.047 exemplares, que
já fazem parte da biblioteca. Segundo a interessada novos títulos serão
adquiridos conforme indicação dos professores e à medida da implantação do
curso.
5 - Planejamento Econômico-Financeiro
A documentação complementar anexada ao processo apresenta um novo
planejamento econômico-financeiro, para o triênio de 1989/91, organizado com
base em valores constantes(0TN's) já levando em consideração o número de vagas
estabelecido para o curso solicitado .
6 - Cronograma de Execução
0 cronograma de execução enexado aos autos em decorrência do
atendimento à exigência feita, permite o acompanhamento e avaliação das
diversas etapas da implantação do curso.
II - VOTO DO RELATOR
Diante do exposto, o Relator é favorável à aprovação do projeto do
curso Superior de Tecnologia em Processamento de Dados, a ser ministrado pela
Faculdade da Lagoa, novo estabelecimento de en_ sino superior isolado particular a
ser instalado no Rio de Janeiro -Capital - com 100 (cem) vagas totais anuais,
distribuídas em duas turmas de 50 (cinquenta) alunos.
Sendo aprovado pelo Plenário, o presente Parecer será enca_ minhado à
homologação do Senhor Ministro da Educação, após o que caberá a solicitação de
Comissão Verificadora.
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior, 2° Grupo, acompanha o voto do Relator.
Sala das Sessões, em 15 de fevereiro de 1989.
ANEXO II = CORPO DOCENTE APROVADO
- Professores aceitos e que possuem Parecer favorável do CFE
1 - Aylce Sá Rego de Leal
2 - Janete Mandelblatt
3 - Loana Lagoa Maia
4 - Roberto Fernando José Schmitt
- Economia e Finanças
- Inglês Técnico I e II
- Língua Portuguesa
- Educação Física I e II
Professores aceitos: Com Doutorado ou Mestrado
5 - Lídia Micaela Segre
6 - Celso da Cruz C. Ribeiro
7 - Fernando Augusto Ferreira Braga
8 - José Carlos Weyranch Souza
9 - Lúcia Fortuna Padilha
10 - Luciana Ferraz Thomé
11 - Luiz Augusto Irineu Flórido
12 - Mário Jorge de Castro Dourado
13 - Paulo Kacelnik
14 - Rosana de Saldanha da Gama L5
- Guilherme da Silveira
16 - Mayer Toblid Vel Taublid
- Computador e Sociedade/Introdução à Teo ria
de Sisttema/Tópicos Avançados em
Programação
- Estrutura Informação p/Processamento de
Dados/Teleprocessamento
- Administração de Processamentos de Dados
- Administração I e II
- Estudo de Problemas Brasileiros I e II
- Introdução à Computação/Laboratório de
Projetos de Sistemas I, II e III
- Noções Gerais de Direito
- Tópicos Avançados em Processamentos de
Dados/Sistemade Computação
- Sistema de Programação/Introdução à Ma-
temática/Matemática para Computação
- Linguagem e Técnicas de Programação I, II e
III/Projetos de Banco de Dados
- Aplicação de Computação às Ciências Humanas
e Sociais
- Análise e Projetos de Sistemas I e II
- Processos aceitos : Com base nos itens "c" e "d" do Art. 5° da Res. 20/77.
17 - Anna Maris Pereira de Maraes - Métodos e Processos Administrativos
18 - Márcia Rebell da Silva - Matemática Financeira e Custos/Adminis-
tração I e II
19 - Maria da Graça Rissi - Noções de Contabilidade/Economia e Finan
ças.
QUADRO I
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
NOTA: O QUADRO DE ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
apresentado é transcrição literal dos
autos (ver Cadernos 2 e 3).
D I S C I P L I N A S
1° 01 Lingua
Portuguesa
02
Introdução a Computação
03 Linguagens e Técnicas de
Programação
04 Sistema de Computação
05 Administração I
06 Inglês Técnico I
07 Estudo de Problemas Brasileiros l
TOTAL
CREDITOS
CARGA
HORAR
IA
REQUISIT
OS
04
60
.
04
60
-
04 60
-
04 60 -
04 60 -
04
60
.
01
15 -
24 300
N° DE
O
PERÍODO
RDEM
2° 08 Introdução à Matemática
9 Introdução à Teoria de Sistema
10 Linguagens e Técnicas de Programação II
11 Sistemas de Programação
12
Administração II
13 Inglês Técnico II
14 Estudo de Problemas Brasileiros II
Total ......................
04 60
-
04 60
-
06 90 03
04 60 04
04 60 05
04 60 06
01
15
07
20 390
3° 15 Matemática para Computação
16
Economia e
Finanças
17 Matemática Financeira e Custos
18 Análise e Projeto de Sistemas l
19 Estruturas de Informação para
Processa mento de Dados
20 Métodos e Processos
Administrativos
21 Educação Física l
TOTAL..........
04 60 08
04 60
04 60 08
04 60 09
04 60
04 60
01 30
24 360
22 Estatistica
23 Computador e Sociedade
24 Noções de Contabilidade
25 Análise e Projeto de Sistema II
26
Laboratório de Projeto de Sistemas I
27
Educação Física II
TOTAL.......
04 60
35
02 30
-
04 00
-
06 90 18
01
30
03
01
30
21
17 270
28 Aplicação de Computação às
Ciências Normas e Sociais
29 Teleprocessamento
30 Elaboração e Análise de Projetos
31 Seminário de Processamento de Dados
32 Linguagem e Técnicas de Programação III
32 Laboratório de Projeto de Sistemas II
TOTAL..................
04 60 -
04 60 -
04 60 -
01 30 18
04 60 19
01
30
26
18 300
34 Noções Gerais de Direito
35
Tópicos Avançados em Programação
36 Administração de Processamento de
Dados
37 Tópicos Avançados em Processamento de
Dados
38 Projetos de Banco de Dados
39 Laboratório de Projeto de Sistemas III
TOTAL...................
04 60 -
04 60
-
04 60
04 60
11
04 60 32
01
30
33
21
330
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou , por
unanimidade, a Conclusão da Câmara.
Sala Barretto Filho , em 16 de 02 de 1989
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