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a
estrutura do ensino, em nível nacional e regional e às normas de
funcionamento do mesmo.
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a fomes de desenvolver, acompanhar e controlar desempenhos do alu-
no. Identificar desvios e suas causas em função de objetivos pré-es
tabelecidos
O processo em tela,de interesse da Sociedade de
Ensino,Tecnologia,Educação e Cultura trata do pedido de autoriza-
ção do curso de Educação Fisica-modalidade:Licenciatura em Educa-
FiSica.para funcionar na Faculdade Alvorada de Educação Fí-
sica e nesnortos.novo estabelecimento de ensino superior isolado
particular a ser instalado em Brasília-DF.
O pedido foi apreciado e aprovado na fase de carta-
consulta através do Parecer n° 811/86,sendo esstipuladas 60
vagas totais anuais.A previsão do pedido é de que o curso
funcionara a noite.Na fase de projeto,o processo foi baixado em
diligência pelos seguintes DCs 230/87 e 96/88, estando em
condições de ser ana-lisado.
Tendo em vista a grade curricular proposta para o
curso o perfil profissional do aluno ficou assim definido:
Apresentar desempenho orgânico e desenvolvimento psico-motor satisn-
tórios.
Demonstrar conhecimentos relativos.
-
ao desenvolvimento evolutivo do ser humano;
-
a métodos, técnicas e instrumentais de ensino da área;
-
a noções gerais de desporto;
1-RELATÓRIO
Vir
g
ínio Câ
n
dido Tosta de Souza
Autorização (projeto) para funcionamento do curso de Edu-
cação Física.
Sociedade de Ensino,Tecnologia,Educa
ç
ã
o
e Cultura
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Ser Capaz de:
-
planejar, em cooperação, o currículo pleno da escola e, individual-
mente, as atividades de ensino regular;
-
prever e esquematizar experiências de auto-aperfeicoamento;
-
identificar as condições ideais do ambiente físico para a aprendiza
gem e promover a sua instalação/adaptação/conservação necessárias;
-
pesquisar a realidade socio-economico-cultural em que se insere a
escola;
-
diagnosticar níveis de maturação do educando e de suas experiências, as
etapas do processo de aprendizagem e as variáveis intervenientes;
-
estabelecer critérios de avaliação e avaliar o aproveitamento do e-
ducando;
-
programar condições para recuperação de defasagens;
-
realizar atividades de primeiros socorros;
-
observar desempenho e atitudes básicas do educando;
-
emitir opinião, expor teorias e relacionar fatos educativos de for
ma lógica e coerente;
-
organizar e desenvolver proposta de ensino, conforme as fases de
desenvolvimento do educando;
-
registrar os níveis de desempenho do educando e prestar Informa-
ções relativas ao mesmo;
-
organizar eventos na área de atuação;
Demonstrar:
-
interesse pela área de atuação.
-
compreensão do papel de educação na promoção do bem estar do indi-
viduo e no desenvolvimento nacional;
-
compreensão da extensão e dos limites da sua função profissional.
Tendo em vista a mudança do currículo mínimo havida no ano de
1987,a instituição reestruturou o currículo pleno do curso,
conforme o previsto na Resolução CFE n° 03/87.
Pelo currículo pleno proposto,o curso de Licenciatura em
Educação Física terá uma carga horária,toda ela de caráter obri-
gatório, de 2880 horas/aula,acrescidas de 60 horas/aula de Es-
tudo de Problemas Brasileiros,perfazendo assim um total de 2940
horas/aula.
A intensidade prevista para cada semestre letivo excluída
EPB e relativamente constante,havendo semestre com 360 h/a (o
1°,2°,3°,4°,6° e 8°) e semestre com 390 h/a(o 5° e o 7°). O anexo I
a este Parecer e o currículo pleno proposto para o curso.
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Quanto ao Estagio Supervisionado este e obrigatório e
será desenvolvido nos dois últimos períodos do curso,conforme trans-
crição abaixo,retirada do cumprimento do DC n° 96/88.
DURAÇÃO DO ESTAGIO SUPERVISIONADO E FASES DE TREINAMENTO:
0 Estágio será desenvolvido nos dois últimos períodos do curso - 7°
e 8° períodos.
0 aluno preencherá um requerimento na secretaria do estabelecimento, onde
solicitara a 1
a
fase do estágio que será realizado na própria Faculdade
e na 23 fase, 89 semestre, preencherá um requerimento onde indicará o
estágio que poderá ser feito em estabelecimentos públicos ou privados.
A duração de cada estágio quer na 1° fase, quer na 2ª fase, será de
CO horas, cujo dia da semana
na
1° fase será 6° feira, com a duração
de 04 horas diárias, perfazendo um total de 04 horas semanais
podendo ser prorrogado para mais horas de acordo com o trabalho rea
lizado pelo aluno e sua respectiva solicitação.
0 Estágio supervisionado será acompanhado de um professor da Facul-
dade na 1° fase, que será o coordenador de estágios.
Ao coordenador de estágios caberá fazer todo o acompanhamento do
estagio em todas as suas fases a saber:
a)
Fase: que e a fase onde o aluno desenvolverá as técnicas que
deverão ser aplicadas às aulas de Educação Física e Desportos. Es
tas aulas serão realizadas na própria Faculdade, com acompanha-
mento constante do professor, e sua respectiva avaliação. Nesta
fase haverá aulas teóricas e práticas, e o desenvolvimento da
aprendizagem será no decorrer do período, e a avaliação será
através de provas, trabalhos, e aulas práticas. 0 aluno deverá
demonstrar conhecimentos relativos ao desenvolvimento evolutivo
do ser humano, métodos, técnicas e instrumentais de ensino da
área, e noções gerais de desportos.
b)
2ª Fase: que será a sequéncia lógica da aplicação de todas as
técnicas desenvolvidas na 1ª fase. Serão aulas dadas em Escolas
públicas ou privadas, que para avaliação o aluno apresentará um
relatório de todas as aulas, bem como um relatório geral (ficha
de Avaliação de Estágio) assinado pela professora e direção da
escola. Na 2° fase já deverá ser capaz de planejar o curriculo
pleno, as atividades de ensino regular, prever e esquematizar
experiências de auto-aperfeiçoamento, pesquisar, diagnosticar ,
estabelecer critérios de avaliação, programar e realizar ativi-
dades, observar desempenhos, emitir opiniões, organizar e desen
volver propostas de ensino, organizar eventos- na área de atuaçao
c) Relatório Final: que a última fase, é o ajuste das curvas que
foram determinadas. Nesta fase o aluno já e um profissional ca-
paz de desenvolver suas capacidades, e realizar um trabalho am-
plo na área da educação, esportes, desportos.
Em todas as fases o aluno terá o acompanhamento direto
ou indireto do coordenador, instruindo-o e acompanhando-o no que
for necessário, dirimindo dúvidas, desenvolvendo aptidoes
pessoais, a pesquisa, e a própria criatividade do aluno.
As instalações físicas destinadas ao curso, ou se-
ja,as salas para aulas teóricas,laboratórios,salas especiais para
aulas de dança,quadras para diferentes tipos de
esportes,piscina,etc, encontram -se descritos em item específico,no
cumprimento de diligência anexo ao processo.Cabe ressaltar que
estas salas e laboratórios encontram-se já equipados com
instrumentais específicos para o funcionamento do curso.
Pará a biblioteca foram destinadas duas salas de 642 m²cada
uma,equipadas com mesas cadeiras,estantes ,armários,arquivos
e quatro salas menores,acusticamente isoladas,para estudo individual
ou pequeno grupo de alunos.0 horário de funcionamento será de 8:00 às
11:00 e das 18:00 às 22:00 horas.0 sistema de classificação adotado
e o CDU.Encontra-se anexo ao processo a relação do acervo bibliográ-
fico contendo 1490 títulos de livros específicos às matérias constan-
tes do currículo pleno deste curso e 86 títulos de dicionários e en-
ciclopédias ,perfazendo assim um total de 1576 títulos.Quanto aos pe-
riódicos ,encontran-se relacionados nos autos 06 títulos,que a insti-
tuição pretende adquirir.Vale lembrar que este acervo bibliográfico
estará à disposição da Comissão Verificadora,por ocasião de sua vi-
sita à instituição.
Em relação ao planejamento econômico-financeiro,este
foi refeito, ajustando-se ao n° de vagas aprovadas pelo Parecer n°
811/86.Encontra-se anexo ao processo a previsão trienal da recei-
ta/despesa.
O corpo docente também foi objeto do DC n° 239/87,
após os ajustes ficou assim constituído:
1. Marisa Carla Matos Quiroz
Graduação:Medicina UFRJ/1983.
Pos-graduação:Especialização em Medicina Desportiva-UFRJ/1984
Disc.:Socorros Urgentes
Introdução à Medicina Especial
Decisão: pode ser aceita
02. Maria José Granato
Graduação:Licenciada em Educação Física-PUC/MG/1965 Pos-
graduação:Especialização em Dança-UFRJ/1982 . Comprova publicação
de vários trabalhos na área.
Disc.:Dança/Avaliação em Educação Física/Recreação e Lazer
Decisão:Pode ser aceita
3. Mareia de Franceschi Neta Graduação :Licenciada em Educação
Física-Faculdade Dom Bosco/1983 Pós-graduação:Especialização em
Desportos-ãrea de concentração Natação-Faculdade Dom
Bosco/Brasília/1984. Disciplina :Natação I e II
Decisão:Pode ser aceita
4. Cleverson Cezar Costa da Silva Graduação:Licenciado em
Educação Física-Faculdade Dom Bosco/1979 Pós-
graduação:Especialização em Ciências do Treinamento Despor-tivo-
Universidade Gama Filho/1983.
Disc.:Metodologia do Treinamento Desportivo/Voleibol/Higiene
Decisão:Pode ser aceito
05. Leonel Villafane Gomes
GraduaçãorLicenciado em Geografia-CEUB/1976
Pós-graduação:Especialização em Metodologia do Ensino Superior
CEUB/1983.
Disc.:Estudo de Problemas Brasileiros
Decisão:Pode ser aceito
06.Ricardo Bernardo Myolino
Graduação:Licenciado em Educação Física-Faculd.Dom Bosco/1981
Pós-graduação:Especialização em Fisiologia do Exercício-UnB/1984
Disc.:Crescimento e Desenvolvimento Humano Decisão:Pode ser
aceito
07. Ivone Terezinha Cogo
Graduação:Licenciada em Educação Física/UFSM/1979 Pós-
graduação:Especialização em Administração Desportiva-UGF/1981
Disc.:Recreaçáo e Lazer/Handebol Decisão:Pode ser aceita
08. Roberto Landwehr
Graduaçao:Licencido em Educação Fisica-Fac.Dom Bosco/1985 Pos-
graduação:Especializaçao em Condicionamento Fisico-Institu-to
de Pesquisas Aerõbicas-Clínica Cooper,Dallas,EUA/1985.
Disc.:Futebol de Salão/Biometria/Atletismo Decisão:Pode
ser aceito
09. César Augustus Santos Barbieri
Graduação:Licenciado em Educação Física-PUC/Campinas Pos-
graduação:Especialização em Voleibol e Basquetebol-PUC/1974 Disc.
Basquetebol/Atletismo/Judo Decisão:Pode ser aceito
10. João Francisco Colturato
Graduação:Licenciado em Educação Física-Escola de Educação Fí-
sica de São Carlos/1973. Pós-graduação:Especialização na ãrea
de Comunicação e Expressão
e Ginastica Olímpica-UNAERP/1977
Disc.:Ginastica/Futebol
Decisão:Pode ser aceito
11. Santiago Gutierrez Saiz
Graduação:Licenciado em Educação Física-UnB/1978 Pos-
graduação:Especialização em Técnicas Desportivas-UFSM/1980
Disc.:Princípios e Fundamentos da Educação Física/Sociologia
da Educação Física e Desportos
Decisão:Pode ser aceito
12. Victor Oronzo Bocucci
Graduação .:Licenciado em Educação Física-Escola Superior de Edu-
cação Física de São Caetano do Sul/1976.
Pós-graduação:Especialização em Técnico Desportivo-Fac. de Edu-
cação Física de Santo Andre/1977.
Disc.:Metodologia e Treinamento Desportivo/Historia da Educa-
ção Física. Decisão:Pode ser aceito
13. Antônio Augusto Pessoa de Araújo
Graduação:Licenciado em Letras - Faculdade de Fil.Ciênc. e Le-
tras de São João Del Rei/1973.
Pós-graduação:Especialização em Literatura Luso-Brasileira
UFCE/1984.Apresenta expriéncia de magistério.
Disc.:Comunicação e Expressão Decisão:Pode ser aceito
14. Paulo Antônio Silvestre
Graduaçâo:Licenciado em Educação Física-UnB/1977
Pós-graduação:Especialização em Fisiologia do Exercício-UnB/1984
Especialização em Técnicas Desportivas-UFSM/1980.
Disc.:Aprendizagem Motora/Metodologia e Treinamento Desportivo
Decisão:Pode ser aceito
15. Miguel Félix Blanco Benavides
Graduação:Licenciado em Filosofia UPF/1977
Pós-graduação:Doutorado em Filosofia-Universidade Complutense de
Madri 1979/1980 Disc: Metodologia Científica Decisão:Pode
ser aceito
16. Sandra Regina Spiazzi Antunes Graduação:Licenciada em Educação
Física-UFSM/1980 Pós-graduação:Especialização em Metodologia do
Ensino Superior-Faculdades Integradas Católica de Brasília/1985.
Especialização em Técnicas Desportivas UFSM/1985 Especialização
em Natação .UFRGS/1982 Especialização em Ciências do Esporte -
UFRGS/1981 Disc.:Cinesiologia/Ginistica Rítmica Desportiva
Decisão:Pode ser aceita
17. Antônio Carlos Feijão Graduação:Licenciado em Educação Física -
Fac.Educ. Fis .Marília/1975 Pós-graduação:Especialização em
Atletismo/1975
Disc: Ginástica Rítmica Desportiva/Voleibol
Decisào:Pode ser aceito
18. Jerónimo Perdomo Suarez
Graduação:Licenciatura em Educação Física - Pac.Dom Bosco/1982
Põs-graduação:Especialização em Desportos-Fac.Dom Bosco/1984
Disc. Organização e Administração dos Desportos/Estagio Super-
visionado. Decisão:Pode ser aceito
19. Eustáquio Anton Camara
Graduação:Pedagogia-Universidade Central de MAdri/1961 Pós-
graduação:Escola Superior de Psicologia e Psicotecnia a nível de
doutorado-Universidade Central de Madri/1964. Disc.:Psicologia
da Educação Decisão:pode ser aceito
20. Maria Assunção Lopes
GraduaçãorLicenciada em Educação-UFMG/1965 Pos-
graduação:Mestre em Educação-UFSM/1985 Disc.:Didãtica
Geral/Estrutura e Funcionamento do l° e 2° Graus
Filosofia da Educação
Decisão:Pode ser aceita
21. Álvaro Lúcio de Aguiar Silveira
Graduação:Licenciado em Educação Física-UnB/1978.
Pós-graduação:Especialização em Fisiologia do Exercício-UnB/1984
Mestrado em Educação Física - UFRJ/1986.
Disc.:Higiene e Saúde/Cinesiologia
Decisao:Pode ser aceito
22. Marta Maria de Alencar Parente
Graduação:Licenciada em Pedagogia-UFAM/1981
Bel. Em Ciências Sociais - Universidade de Paris/1979
Pós-graduação:Mestrado em Sociologia - UnB/1984.
Disc.:Sociologia/Sociologia Geral Decisão:Pode
ser aceita
23. Ioshiko Mizusaki Imoto - Par. 851/85
Disc.:Biologia /Anatomia
Decisão:Pode ser aceita
24.Leduc Amaro Dias Fauth - Par. 4271/74
Graduação:Licenciado em Educação Física-Esc. Educ. Física do
Exercito/1968.
Licenciado em Pedagogia - SUAM/Rio/1977.Apresenta larga ex-
periência docente,magistério superior,Possui inúmeros trabalhos
publicados na área. Disc.:Psicomotricidade Decisão:Pode ser
aceito
25.Faustino José Muraro - Par- 26/74
Disc.:Filosofia da Educação e da Educação Física
Decisão:Pode ser aceito
II-VOTO DO RELATOR
Diante do exposto,vota o Relator favoravelmente a
aprovação do projeto para o curso de Educação Física,Licenciatura
Plena, a ser ministrado em Brasília-DF,pela Faculdade Alvorada de
Educação Física e Desportos,mantida pela Sociedade de Ensino,Tecno-
logia,Educação e Cultura,com 60(sessenta) vagas totais anuais,di-
vididas em duas turmas de 30(trinta) alunos cada.
Após a homologação deste Parecer pelo Senhor Mi-
nistro da Educação,devera a instituição requerer a visita da Comis-
são Verificadora.
III- CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior,1° Grupo,acompanha o
voto do Relator.
Sala das Sessões, em 15 de fevereiro de 1989.
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou , por unanimidade,
a Conclusão da Câmara.
Sala Barretto Filho , em 16 de 02 de 1989
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