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A Vice-Diretora de Ensino das Faculdades Integra-
das da Católica de Brasília, mantida pela União Brasiliense de
Educação e Cultura, sediada em Brasília, em face de requerimen
to formulado por alunos da habilitação Magistério para as sé-
ries iniciais do l° grau, do curso de Pedagogia oferecido pela
instituição, e que estariam obrigados a cursarem mais um semes
tre de aulas para atendimento a alteração curricular que foi
proposta pela Comissão Verificadora do curso, para efeito de
reconhecimento, vem a este Conselho solicitando atenção para o
caso.
1. A habilitação: Magistério para as séries ini-
ciais do Curso de Pedagogia foi reconhecido pelo CFE parecer
n° 748 de 04/08/88, concluído o progresso somente em agosto,
quando as alunas já haviam efetuado suas matrículas.
2. A Comissão Verificadora,, julgou necessárias
algumas mudanças na grade curricular, estabelecendo pré-requi-
sitos de algumas disciplinas.
3. Desta forma, houve um transtorno em relação â
vida escolar destas alunas, devendo elas cursarem mais um se-
1 - RELATÓRIO
ANNA BERNARDES DA SILVEIRA ROCH
A
Encaminha consulta sobre situação de alunos do curso de Pedago-
gia.
UNI
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O BRASILIENSE DE EDUC
A
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O
E CULTUR
A
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mestre, somente para regularizar esta situação, criada após
matrícula feita.
PERGUNTA-SE:
a) Pode a escola liberar, para este caso especi
fico, a exigência do pré-requisito da disciplina Língua e Li-
teratura nas series iniciais, em relação ao Estagio Supervi-
sionado.
b) Em caso afirmativo, podem as alunas cursar
simultaneamente estas duas disciplinas no ultimo semestre do
curso.
Esclarecemos que este problema ê exclusivamente
desta turma. Nas turmas subseqüentes, esta situação já esta
sanada.
II PARECER E VOTO
Como se verifica dos dados do processo, o caso
ê simples.
A exigência de Língua e Literatura nas series iniciais passou
a pre-requisito para o Estágio Supervisionado, o que exigira
mais um semestre dos concluintes do curso, para estudo da
disciplina.
Não se contesta que a maior frequência no ensino
quando se trata da relação teoria-prãtica, ocorre nesta ordem,
considerada mais fácil para o trabalho docente e para a
aprendizagem dos alunos. Mas não significa que a orientação con-
trária, isto e, primeiro a atividade prática orientada e su-
pervisionada e, após, a teoria como base de aprofundamento e
fundamentação da prática e como instrumento de busca de novos
saberes nas relações entre a aplicação do conhecimento e a cons
trução de novas aplicações, deve ser rejeitada. E que a orien-
tação necessária ao trabalho prático ê feita como respaldo teo
rico para a aula, enriquecida numa segunda etapa.
Neste caso, o ensino paralelo, desde que ocorra
integração programática entre o professor de Língua e Literatu
ra nas série iniciais e o professor de Estágio Supervisionado
nas series iniciais pode mostrar-se até mais recomendável que a
antecipação da disciplina.
Consideramos que pode ser autorizado o solicitado
pela instituição para a turma indicada, uma vez que não haverá
prejuízos, para os alunos no ensino paralelo integrado de Lín-
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gua e Literatura nas series iniciais e Estágio Supervisionado.
E, mais, com a medida evitam-se, no caso. em exame, acréscimos
de custos e de tempo, perfeitamente dispensáveis para o térmi_
no do curso.
III - VOTO- DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior do l° Grupo acompanha
o voto da relatora.
Sala das sessões, em 25 de janeiro de 1989
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou , por unanimidade, a
Conclusão da Câmara.
Sala Barretto Filho , em 27 de 01 de 1989
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