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1-RELATÓRIO
A Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade
de São Paulo, solicitou o credenciamento de seu curso de pós-graduação em Ar-
quitetura, em nível de mestrado. 0 pedido foi instruído pela CAPES e, atra-
vés do Parecer n2 547/84, este colegiado solicitou novo relatório técnico,
"relativo a período mais recente, em que se ateste que as recomendações
feitas pelos seus consultores científicos foram atendidas, e que os problemas
apontados foram solucionados".
A CAPES elaborou novo relatório técnico e através do
Parecer n2 176/85,de 22 de março de 1985, o Conselho Federal de Educação
adiou o credenciamento do curso, até que a interessada comprovasse que as
recomendações feitas pelos consultores científicos da CAPES e pala comissão
Verificadora haviam sido atendidas.
Redistribui, do o processo ao atual Relator, em decor-
rência do falecimento do saudoso Cons. Jucundino Furtado, solicitei, em
19.10.88 avaliação do programa, com base nas informações constantes do rela-
tório do curso referente aos anos de 1986 e 1987. 0 resultado desta última
avaliação,bem como da visita efetuada em agosto de 1988 pela professora Sue-
ly Franco Neto Gonzales, da UnB, acabam de ser encaminhados a esta Câmara de
Ensino Superior, possibilitando o exame definitivo do pedido.
Do exame de ambos os documentos, constata-se que a
proposta do curso, considerada sua estrutura curricular, evoluiu de um pro-
grama comprometido com a industrialização da construção civil para uma ênfase
"no processo tecnológico geral da produção arquitetônica, com aberturas
recentes para a produção do espaço urbano e do conforto ambiental".
No conjunto das disciplinas, ainda predomina o enfo
que tecnológico, resultado da origem e vocação do curso, amplamente secunda-
dado por excelente estrutura de laboratórios de estruturas, de madeira e de
construção civil e, mais recentemente, pelo complexo emergente destinado â
pesquisa em saneamento ambiental da Escola de Engenharia. Vale destacar, a
integração e o apoio dos diversos segmentos da referida Escola, o que refor
ça as atividades didáticas e de pesquisa em tecnologia da construção, área
principal de ação do curso.
0 corpo docente permanente foi sempre um dos pontos
J
oão Paulo do Valle Mendes
Credenciamento do curso de pós-graduação em Arquitetura, em nível de
mestrado, ministrado pela Escola de Engenharia de São Carlos, com área de
concentração em Tecnologia da Construção.
UNIVERSIDADE DE S
Ã
O PAULO
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críticos para o credenciamento do curso, uma vez que,do conjunto, apenas 2 possuiam
a titulação formal de doutor, e os demais eram portadores do título de mestre.
Ocorre que o curso "dispõe de 17 professores em treinamento, sendo 12 no nível de
doutorado e 5 em pós-doutorado, o que representa um dado incontestável do cuidado
com o fortalecimento do corpo docente. Do excelente relatório da professora Suely
Gonzales recolhe-se a afirmativa de "uma perspectiva real de titulação em nível de
doutorado para seis (6) professores até o fim de 88 e mais quatro (4) até fins de
1989.
Além disso, é necessário assinalar que a dificuldade
existente quanto ã titulação dos professores do quadro permanente tem sido superada
por professores participantes, num total de 12, todos eles portadores do título de
doutor e distribuídos,quanto as especialidades, pelos diferentes setores da estrutura
curricular vigente.
A produção científica é quase toda correspondente às pes
quisas relacionadas ãs teses de doutorado, o que é compreensível e deve ser conside
rada válida. Além disso, destaca o relatório da referida consultora a existência de
uma produção correspondente a ensaios, comunicações em congressos e documentos
outros presentes no Centro de Documentação do Departamento, que não podem deixar de
ser considerados. Trata-se, de produção circunstancialmente fora dos moldes formais,
mas nem por isso destituída de valor e cujo potencial não pode ser ignorado.
0 corpo discente "é formado basicamente por profissio-
nais de arquitetura e engenharia civil", em sua maior parte exercendo atividades
docentes, oriundo de vários estados brasileiros e alguns do exterior.
0 número de alunos admitidos por ano está entre 12 a 16.
0 número de teses defendidas evoluiu,, .• de
três (3) teses em 1984, para nove (9) em 85, 16 em 86 e dezesseis (Io*) em 1987. Atual
mente
;
26 teses se encontram em andamento e o tempo médio para titulação reduziu-se
de oito (8) para (5) cinco anos.
0 centro de documentação já guarda 84 teses do curso,
de fendidas e aprovadas,e cujos conteúdos se constituem em importante contribuição
disponível . também, na Biblioteca Central da Escola de Engenharia".
A infra-estrutura de espaços físicos apresenta-se em
condições suficientes para um bom desenvolvimento das atividades de ensino e
pesquisa.
Quanto a laboratórios,há os do próprio departamento, com
a disponibilidade dos demais da EESC.
Segundo o relatório da professora Suely Gonzales, o cur-
so dipõe de uma sala de documentação com um acervo importante de teses, documentos e
publicações especiais e disponíveis para consulta e reprodução. Os alunos e profes-
sores dispõem,também
/
de uma sala com equipamentos de computação gráfica, além de
um laboratório de fotografia e de uma sala de desenho com dois desenhistas, uma xe-
rox e uma copiadora heliográfica.
A Biblioteca Geral, por sua vez, possui um bom número
de títulos e assinaturas das principais revistas nacionais e estrangeiras do campo
de arquitetura e de construção.
A síntese efetuada,conduz o Relator a reconhecer que to-
do o esforço desenvolvido nessa longa trajetória há de ser considerado suficiente pa_
ra merecer o crédito de confiança deste colegiado o programa em questão. A rica e
variada produção de teses é testemunho eloqüente da capacidade de superação de difi-
culdades, resultado do apoio interdisciplinar presente no Campus da USP, em São Car-
los. Como bem lembra o relatório da professora Suely Gonzales, "na evolução, ainda
recente, da Arquitetura como disciplina, esta situação nos parece normal, saudável
e necessária, como caminho na busca de um conhecimento que ainda não alcançou a fase
científica (teórica) de produção e do uso do espaço arquitetônico a partir de sua
vertente construtiva".
II - VOTO DO RELATOR
Considerados os relatórios assinalados, vota o Relator pe_
lo credenciamento, durante o período de (cinco) 5 anos, do curso de pós-graduação em
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Arquitetura da Universidade de São Paulo, na área de concentração Tecnologia da
Construção, ministrado em São Carlos - SP, em nível de mestrado. Os efeitos deste
credenciamento retroagem a 1979.
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A CESu- 1° Grupo, subscreve o voto do Relator.
Sala das Sessões, 25 de janeiro de 1989.
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou , por unanimidade, a
Conclusão da Câmara.
Sala Barretto Filho , em 25 de 01 de 1989
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