impressão do CT. da CAPES, acrescentando:
"Nota-se, todavia, um nítido predomínio
das áreas aquáticas e animal sobre as
áreas terrestre e vegetal. Como o curso
se intitula "Ecologia e Recursos Natu
rais, tendo,portanto, uma enorme abran
gência de se esperar um maior equilíbrio
entre aquelas áreas, bem como com a
área hu-mana e social."
Analisando a estrutura curricular, a CT. CAPES comentou ha
ver adequação quanto ao número das disciplinas e à regularidade com que
foram oferecidas, havendo correspondência entre as ementas e a proposta
do curso. A Comissão Verificadora enfatizou as modificações na es-
trutura curricular, que permitiram o agrupamento das disciplinas em
duas áreas, a de concentração e a complementar. Assinalou, também,a re
dução do número de créditos exigidos nos dois niveis, no intuito de re
duzir o tempo necessário para a titulação dos alunos. E registrou certo
descontetamento pela falta de oferecimento de disciplinas de campo, nos
últimos anos. A justificativa apresentada pelos docentes foi de que-
faltaram condições financeiras, uma vez que tais disciplinas são caras.
Ao discorrer em torno das atividades de pesquisa, referiu a
CT. CAPES que suas linhas e projetos são em grande número e a maioria
delas com objetivos que vêm. de encontro à proposta do curso. Entretanto
destaca a existência, sobretudo, de projetos que fogem aos enfoques
essenciais do curso, contribuindo para descaracteriza-lo.
Salientando serem de bom nível as pesquisas realizadas pelo
Corpo Docente, assinala a Comissão Verificadora que predominam as da
área de Limnologia, anotando, embora, a necessidade de divulgação da
produção cientifica em revistas cientificas de circulação garantida, em
lugar da utilização de anais e resumos de congressos. A esse respeito, a
C T. CAPES já havia anotado que publicações em periódicos estrangei-ros
tem sido mais da responsabilidade de professores participantes do que
dos permanentes.
Quanto à produção discente, ambas Comissões opinam pela boa
qualidade da mesma, destacando-se, porém, as dissertações de mestrado
em relação às teses de doutorado.
0 tempo de titulação para o mestrado vem se mantendo demasia
damente elevado, certamente devido a uma desaceleração na fase final do
curso, ocasionando um represamento de alunos - 55% no informe da Comis-
são de Verificação.
Em conclusão,trata-se de um curso bem estabilizado nos dois
níveis em que é ministrado.