cidos pela Genética Molecular e pela Tecnologia do DNA recombinante,sem
prejuízo do uso de técnicas mais formais ou usuais da Genética, por se-
rem realizadas para à solução de problemas básicos da biologia e para
sua aplicação a questões práticas, mantém a UNICAMP em posição destaca-
da no cenário brasileiro da pós-graduação, em geral, e, mais particular_
mente, no campo da pesquisa em Ciências Biologicas
/
no Brasil.
Por seu turno, professores permanentes, com elevada titulação
e destacada qualificação, em regime de tempo integralmente dedicado ao
ensino e à pesquisa, aliadas a professores outros de áreas do domínio
conexo da Genética, tém proporcionado as condições mais adequadas para a
integração das várias áreas da Biologia, atendendo, assim, à caracterís-
tica de multi- e interdisciplinaridade, que se tornou o aspecto mais sa-
liente nas pesquisas recentes na área de Genética.
Não pode, portanto, causar surpresa que este curso tivesse ob-
tido o mais elevado conceito, nível "A", nas avaliações procedidas pela
CAPES, nos biênios 1986/1987 e 1988/1989, e mesmo antes.
Os fatores que convergiram para a obtenção daquele elevado con
ceito foram (como deveria ser sempre em qualquer Universidade que não ve
ja nesse nome um expediente para fugir ao crivo deste Conselho, em termos
de criação de cursos, ou apenas uma promoção para arregimentar alunos in-
cautos) um corpo docente de alto nível, um sólido e pertinente programa
de pesquisas e adequada infra estrutura, na qual deve ser salientada a bi
blioteca, e uma organização acadêmica satisfatória.
O corpo docente., no final de 1990 era constituída por 19 pro-
fessores permanentes e 24 participantes. Dos permanentes, 18 se achavam
em dedicação exclusiva, havendo entre eles um Professor Catedrático, três
titulares, 12 doutores e três com Pós-doutorado ( que a Comissão de Veri-
ficadora chama de PhD). Entre os participantes, também todos em regime de
dedicação exclusiva, encontravam-se um Catedrático, três titulares, 12
doutores e três com pós-doutorado. Particularmente significativo é o fato
de que entre os membros do corpo docente permanente, apenas um não tinha
ocupação com o ensino. Todos os demais tinham tarefas distribuídas,parti-
cipativamente, entre o ensino, a orientação de alunos, a pesquisa e a ad
ministração do curso.
A pesquisa está representada por trinta linhas e doze projetos
independentes. Três linhas de pesquisa foram concluídas entre 1985 e
1988. 0 financiamento dessa importante atividade se dá através da CAPES,
CNPq, FINEP, FAPESP, FAP/UNICAMP, EMBRAPA, FIPEC,MIC, PNUD além de mais
algumas agencias financiadoras. Fora do setor público, apenas uma empresa
privada, a Johnson & Johnson contribui. para o financiamento de pesquisa
sobre "Respostas Celulares a Lesões do DNA".