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MINSITÉRIO DA EDUCAÇÃO
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO
A Comissão de Acompanhamento, constituída pela Portaria
nº 10 de 20 de fevereiro de 1991, exercendo as funções de Comis.
são Verificadora "ad hoc", nos termos da Portaria nº 54/87, ana-
lisou os diversos aspectos que compõem o projeto do Curso de
G
EO
GRAFIA. 0 seu Relatório constitui em anexo deste Parecer.
Mediante os Pareceres nº 43/91, nº 624/91 e 126/92 - CEU,
o Plenário do CFE acolheu a Carta-consulta e o Projeto
d
e Uni
versidade apresentados pelo Centro de Ensino Superior de Campo
Grande - CESUP, com vistas à criação, pela via da autorizaçã
o
,
da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Regiã
o
do
Pantanal - UNIDERP. Para atendimento do Art. 11, letra "e", da
Lei nº 5.540/68 e do Art. 5º da Resolução nº 03/91/CFE, e ainda
em coerência com o Projeto Pedagógico proposto, a Instituiçã
o
submete a apreciação do CFE a criação do Curso de GEOGRAFIA,
L
i
cenciatura e Bacharelado, com 80 (oitenta) vagas anuais.
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR
AUTORIZAÇÃO (PROJETO E EXECUÇÃO DO PROJETO) PARA FUNCIONAMENTO
DO CURSO DE GEOGRAFIA, LICENCIATURA PLENA E BACHARELADO
O presente estudo corresponde ao exame do Projeto de au
torização do curso de GEOGRAFIA,
a
ser ministrado pelo Centro de
Ensino Superior Professor Plí
n
io Mendes dos Santos, em Campo Gran
de, Estado do mato Grosso do Sul.
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O Centro de Ensino Superior de Campo Grande - CESUP é entida
de de direito privado e de caráter educativo-cultural, sem fins lu
crativos e com o Estatuto Social originário, registrado sob o nº
924, fls. 158/162 - Livro A-6 de Registro de Pessoas Jurídicas em
17/12/1974.
No processo de Universidade da UNIDERP foi comprovada a regu
laridade fiscal e parafiscal da Mantenedora referindo os documentos
legais dos órgãos competentes.
O património total da mantenedora compõe-se de 4.097.471,00 m
2
de terrenos com 22.343,49 m
2
de érea construída. Os Bens Móveis e I-
móveis foram avaliados em . Cr$ 60.431.876.362,90 (Sessenta bilhões,
quatrocentos e trinta e um milhões, oitocentos e setenta e seis mil,
trezentos e sessenta e dois cruzeiros e noventa centavos), conforme
é informado no anexo ao Projeto do Curso.
A capacidade econômico-finarceira da Mantenedora é demonstra-
da através dos balanços patrimoniais e das demonstrações de receitas
e despesas do último quadriénio. Os índices económicos apurados
revelam que a Instituição possui boa estabilidade econômico-financei-
ra, portanto, em condições de garantir a implantação e o bom funcio-
namento do curso de GEOGRAFIA.
0 Planejamento Econômicc-Financeiro do Projeto de Universida-
de da UNIDERP informa, de forma detalhada, sobre as fontes de recei-
ta e as despesas por categoria económica, para c quinquénio 1992/
1996, contemplando, pois, o pretendido curso de GEOGRAFIA. 0 proje-
to do curso prevê especialmente os recursos financeiros para a im-
plantação e manutenção do mesmo no item 8.
Os investimentos necessários para a implantação da política
de recursos humanos e a infra-estrutura física e os recursos mate.
riais estão discriminados no Projeto.
Os edifícios existentes oferecem condições favoráveis às ati-
vidades académicas. 0 Projeto de Universidade, no capítulo relativo
a infra-estrutura física e recursos materiais da UNIDERP, demons-tra
detalhadamente as instalações e sua destinação, destacando-se: salas
de aula, laboratórios, oficinas, salas especiais, biblioteca, NPD,
sala de professores, sanitários e outros. Consta, ainda, do mesmo
capítulo o plano de expansão física, o qual se encontra em plena
execução, conforme cronograma apresentado à Comissão de Acom
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panhamento.
O prédio que irá abrigar o curso de GEOGRAFIA é de construção
recente, entregue à comunidade acadêmica no primeiro semestre de
1992, oferecendo as condições necessárias para o funcionamento regu
lar do curso pretendido.
A Biblioteca, concebida como órgão suplementar, é organizada
e administrada nos termos do seu regimento interno. O acervo bibli
ográfico é constituído de 29.555 títulos e 38.036 volumes. A am-
pliação do acervo faz parte do planejamento econômico-financeiro do
quinquénio. A consulta é de acesso livre ao acervo, podendo a pes_
quisa bibliográfica ser feita no local ou sob a forma de emprésti-
mo. 0 horário de funcionamento é contínuo das 07:00 às 22:00 horas.
Os recursos humanos são constituídos de 2 bibliotecárias, 06 auxi-
liares de biblioteca e 01 servente. A Biblioteca do CESUP questiona
sua informatização, utilizando-se de convénio com a FGV- BIBLIODATA/
CALCO.
0 Projeto do Curso detalha no item 7 a bibliografia básica a
ser adquirida na fase de implantação do curso, conforme cronograma
previsto, a saber, 1.223 titulos e 1.441 volumes.
O Regimento Unificado de transição, aprovado pelo Parecer nº
653/91/CFE, regula todos aspectos relacionados com a vida acadêmica
(ingresso, matrícula, avaliação e outros) e o relacionamento com a
Entidade Mantenedora.
A criação do Curso de GEOGRAFIA, com 80 (oitenta) vagas a-
nuais, atende as exigências do Decreto nº 87.911/82, bem como o Pa_
recer nº 206/83/CFE, tendo sido apreciados os aspectos referentes à
qualificação da Mantenedora e necessidades locais do ensino de 1º e
2º graus.
0 Currículo Pleno do Curso de GEOGRAFIA (ANEXO I) foi orga_
nizado de modo a atender aos objetivos propostos. A organização cur
ricular compreende disciplinas distribuídas em 04 (quatro) séries,
perfazendo uma carga horária de 3.060 horas/aula para Licenciatura e
3.240 para o Bacharelado, distribuídas em créditos teóricos e práti-
ticos. O currículo pleno de GEOGRAFIA está estruturado com base na Re_
solução CFE S/N de 19 de dezembro de 1962, e da legislação do ensino
pertinente em vigor.
0 ingresso será anual, através de Concurso Vestibular Unifica,
A Comissão de Acompanhamento, ao longo de sua análise da Ins.
tituição e do 'Projeto de Universidade da UNIDERP, especialmente em
sua visita "in loco" chegou as seguintes conclusões:
1. A organização curricular, regime académico, duração e sis-
tema de avaliação do curso atendem as normas legais;
2. A análise individual dos docentes propostos como respon
sáveis das disciplinas que integram o Currículo Pleno do Curso de
geografia, indica que todos atendem a Resolução 20/77/CFE, sendo que
02 possuem doutorado, 14 mestrado; os demais 08 são especialistas;
3. A política de recursos humanos que integra o Projeto de
Universidade da UNIDERP, prevê programas de treinamento e aperfeiçoa.
mento dos quadros docente e técnico-administrativo;
4. A oferta de 80 (oitenta) vagas anuais, atende as neces
sidades e perfil da clientela em potencial do curso;
5. A organização departamental e administrativa é compatível
e adequada à realidade da Instituição;
6. As instalações físicas destinadas ao Curso, o material ins
trucional, o acervo bibliográfico e as condições de uso da bibliote
ca, o material didático existente e aquele a ser adquirido são ade-
quados e atendem às necessidades do Curso, garantindo a qualidade do
ensino; ,
7. 0 Planejamento Econômico-Financeiro prevê a aplicação de
recursos financeiros específicos para a implantação e o funciona.
mento do Curso em foco, notadamente, previsão de receitas através de
anuidades escolares e despesas com pessoal, além dos investimentos
necessários para a infra-estrutura física e recursos materiais do
mesmo;
8. Nos aspectos específicos do Curso em análise, a Comissão
de Acompanhamento contou com a assessoria do Professor PAULO FERNAN
DO LAGO, da UFSC.
9. A Comissão entende que a Mantenedora tem as condições exi
gidas para o funcionamento das primeiras séries do curso, quando do
seu início.
À vista do exposto, a Comissão de Acompanhamento do Processo
da criação da UNIDERP, pela via da autorização, na condição de Co-
missão Verificadora "ad hoc", nos termos da Portaria nº 54/87, en-
tende que a Instituição apresenta condições satisfatórias para ter
seu projeto de criação do curso de GEOGRAFIA aprovado pelo Egrégio
do, funcionando o curso no período noturno. 0 regime escolar é o
seriado anual. A grade curricular, as ementas das disciplinas e res
pectiva bibliografia básica, os laboratórios e equipamentos, bem co
mo a indicação dos docentes constam do projeto do curso.
A atual estrutura organizacional do CESUP foi compatibiliza.
da com o modelo organizacional proposto para a fase de transição, pre_
vendo-se os seguintes órgãos: Conselho Superior e Conselho de Ensi-
no, Pesquisa e Extensão, como colegiados superiores, e a Diretoria
Geral, apoiada pela Diretoria Acadêmica e Diretoria Administrati-
va, como órgão executivo superior. Colegiados de Departamento e Che_
fias de Departamento constituem a administração básica da Institui.
ção. Trata-se, pois, de estrutura de dois níveis. A estrutura de_
partamental constitui Anexo do Regimento Unificado. Os órgãos su
plementares são: Biblioteca, Núcleo de Processamento de Dados, Grá-
fica e Editora. A coordenação didática dos cursos está a cargo dos
Colegiados de Curso e das Coordenadorias de Curso. O Colegiado é in-
tegrado pelos professores que participam da integralização curricu
lar do respectivo curso.
0 registro e controle académico é feito de forma centralizada
através de órgão próprio, subordinado à Diretoria Acadêmica. A
Comissão constatou serem 'satisfatórios os aspectos relacionados com
a organização didático-científica. Mecanismos como acompanhamento e
orientação estão presentes na Instituição, bem como os sistemas de
verificação do rendimento escolar e de monitoria, satisfazendo ple_
namente as exigências e diretrizes do CFE. Foi constatado que o re
gistro e controle acadêmico cumpre as normas legais, sendo regula
res os procedimentos administrativos implantados que tratam da ma
téria.
0 corpo docente proposto para o curso de GEOGRAFIA é consti-
tuído de 24 professores. A análise da ficha individual revela que
02 são doutores, 14 mestres, e os demais 08 especialistas (ANEXO II )
O projeto da Universidade da UNIDERP detalha a política de
recursos humanos da Instituição, incluindo a Carreira do Magistério
Superior, Plano de Capacitação Docente e outros. Projeta, outros,
sim, o quadro docente para o próximo quinquénio, destacando as es
tratégias de recrutamento e de qualificação dos integrantes do cor-
po docente.
Conselho Federal de Educação.
II - VOTO DO RELATOR
Diante do exposto e cumpridos os requisitos que
regem a matéria, conclui o Relator, que pode ser aprovado o Proje-
to de Implantação do Curso de GEOGRAFIA, Licenciatura Plena e Ba-
charelado, a ser ministrado pelo Centro de Ensino Superior Profes-
sor Plínio Mendes dos Santos, cantido pelo Centro de Ensino Supe -
rios de Campo Grande - CESUP, com 80 (oitenta) vagas anuais,
em Campo Grande, Estado do Mato Grosso do Sul.
III - Conclusão da Câmara
A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto do
Relator.
Sala das Sessões, em 11 de novembro de 1992.
ANEXO I
CURRÍCULO PLENO
CURSO DE GEOGRAFIA (Licenciatura Plena)
1º ANO
DISCIPLINAS
C/H
Evolução do Pensamento Geográfico
................
72
Antropologia Cultural
.........................
72
Língua Portuguesa
............................
72
Metodologia Científica
.......................
72
Cartografia e Topografia I
.....................
144
Estatística Aplicada à Geografia
................
72
Geografia do Brasil I
........................
144
Geologia
...................................
144
__________________________
TOTAL
_____________
792_
Educação Física (Prática Desportiva)
.............
72
ANO
Cartografia e Topografia II
....................
72
Psicologia da Educação
........................
72
Geografia do Brasil II
........................
72
Geografia Humana
............................
144
História Económica Geral e do Brasil
...............
144
Biogeografia
.................................
144
Pedologia
...................................
72
__________________________
TOTAL
____________
720_
Estudo de Problemas Brasileiros
.................
72
3º ANO
DISCIPLINAS
C/H
Geografia Física I
.............................
72
Geografia Regional I
............................
72
Geografia Económica I
...........................
72
Sociologia do Desenvolvimento
....................
72
Aerofotogrametria e Fotointerpretação Geográfica
.....
144
Didática
....................................
144
Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1º e 2º Graus ...
144
TOTAL
720
4º ANO
Geografia Física II
............................
72
Geografia Regional II
..........................
72
Geografia Económica II
.........................
72
Hidrologia
...................................
72
Geografia do Estado de Mato Grosso do Sul
..........
216
Prática de Ensino
...............................
144
TOTAL
648
Estágio Supervisionado e Atividades Práticas
_____________
180
Total s/ incluir E.P.B e Ed.Física
..........
2.880
E.P.B e Ed. Física
......................
144
Estágio Supervisionado e Atividades Práticas .. 180
Total Geral
............................
3.204
'
CURRÍCULO PLENO CURSO DE
GEOGRAFIA (Bacharelado)
1º ANO
DISCIPLINAS
C/H
Evolução do Pensamento Geográfico
..................
72
Antropologia Cultural
...........................
72
Língua Portuguesa
..............................
72
Metodologia Científica
..........................
72
Cartografia e Topografia I
.......................
144
Estatística Aplicada à Geografia
..................
72
Geografia do Brasil I
...........................
144
Geologia
.....................................
144
TOTAL
792
Educação Física (Prática Desportiva)
...............
72
ANO
Cartografia e Topografia II
......................
72
Psicologia da Educação
..........................
72
Geografia do Brasil II
..........................
72
Geografia Humana
..............................
144
História Económica Geral e do Brasil
..............
144
Biogeografia
..................................
144
Pedologia
.....................................
72
________________________________
TOTAL
____________
720
Estudo de Problemas Brasileiros
...................
72
3º ANO
DISCIPLINAS
C/H
Geografia Física I
.............................
72
Geografia Regional I
............................
72
Geografia Económica I
............................
72
Sociologia Urbana
..............................
72
Aerofotogrametria e Fotointerpretacão Geográfica
......
144
Introdução ao Planejamento
.......................
144
Planejamento Rural no Brasil
.....................
144
TOTAL
720
4º ANO
Geografia Física II
.............................
72
Geografia Regional II
...........................
72
Geografia Económica II
...........................
72
Hidrologia
...................................
72
Planejamento Regional
...........................
216
Planejamento Urbano
.............................
144
Projeto Integrado
..............................
144
______________________________
TOTAL
____________
792
Estágio Supervisionado e Atividades Práticas
.........
216
Total s/ incluir E.P.B. e Ed. Física
.......
3.024
E.P.B e Ed. Física
.....................
144
Estágio Supervisionado e Atividades Práticas...
216
Total Geral
.............................
3.384
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPO GRANDE
ANEXO II
CORPO DOCENTE CURSO DE GEOGRAFIA COM ÊNFASE EM
PLANEJAMENTO REGIONAL
DISCIPLINA
DOCENTE
TITULAÇÃO
Evolução do Pensamento Geo-
gráfico
Altevir Alberton
.
Curso de Licenciatura e Bacharelado em
Geografia - Un.São Paulo, 1974
.
Curso de Mestrado em Geografia Humana,
pelo Depto.de Geo-ciê
n
cias da Universi
dade de São Paulo, 1978.
Sociologia Urbana
António José Filho
. Lic.Letras - Fac. Dom Aquino de Filoso
fia e Letras/Campos Grande, 1976.
.
Lie.Pedagogia na Universidade Estadual
de Mato Grosso,1975.
. Mestrado em Ciências Sociais - Á
r
ea de
Concentração em Educação - Escola Pós-
Graduada de Ciê
n
cias Sociais da Fund.
Esc.de Sociologia e Política de Sã
o
Paulo - USP/1982.
Pedologia
Planejamento Rural
no Brasil
Andreia Tostes Fil-
gueiras
. Graduação em Engenharia Agronómica -
Univ.de Viçosa-lVC, 1986.
. Mestrado em Fitopatologia - Área de
Concentração em Micologia - Universida
de de Viçosa-NE, 1989.
. Curso de Pós-Graduação a nível de Espe
cialização em Nematologia IAPAR - Lon-
drina-PR, 1986.
. Curso de Aperfeiçoamento em Atualiza-
ção e Reciclagem em Defensivos Agrícolas
- Área de Concentração em Fitossanidade
- ABEPA/ACEA,1990.
. Curso de Assistência Técnica e Exten-
são Rural a Produtores do Município -
Área de Concentração em Extensão Ru-
R
al
-
EMAIER/M3, 1987
Estrutura e Funcionamento
do Ensino de 1º e 2º Graus
Didática
Annadyr
Barietto
Cavalli
. Licenciatura e Bel. em Pedagogia -Fa-
culdade de Filosofia, Ciências e Le-
tras - Ijuí - RS, 1967.
. Lic. e Bel em Letras pela Faculdade de
Filosofia,Ciências e Letras - Ijuí RS,
1970.
DISCIPLINA DOCENTE TITULAÇÃO
Continuação....
Estrutura e Funcionamento do
Ensino de 1º e 2º Graus
Didática
Annadyr
Barletto Cavai
li
. Pós-Graduação à nível de Especializaçã
o
em Educação - Teoria e Prática de
Currículo para o Ensino Médio - Uni-
versidade Santa Maria - RS, 1976.
. Mestrado em Educação - Univ.Federal
d
e
Santa Maria, 1980.
. Curso de Aperfeiçoamento em Coordenaçã
o
Pedagógica, Pessoal, Técnica e
Administrativa de Ginásio Polivalente
260 h - UFRS, 1971.
Projeto
Integrado
Prática de
Ensino
Arnaldo
Rodrigues
Menecozi
. Licenciatura e Bacharelado em Geogra-
fia - Universidade de São Paulo.
. Curso de Mestrado em Planejamento -
Universidade de São Paulo
Geografia Humana
Ana Maria Teixeira
Ribeiro Bueno
. Licenciatura e Bacharelado em Geogra-
fia - Faculdade de Filosofia, Ciências
e
Letras - Lins-SP.
. Curso de Mestrado em Geografia Humana
e Economia - Faculdade Auxiliadora de
Filosofia, Ciências e Letras - Lins-SP
. Curso de Aperfeiçoamento em Expansão
Geográfica - Mercado Comum Europeu.
CETEPAR
Planejamento
Rural no Brasil
Celso
Dornelas
Fernandes
. Graduação em Engenharia Agronómica -
Universidade de Viçosa - MG, 1985.
. Curso de Mestrado Fitopatologia -Área
de Concentração em Micologia/-
Universidade de Viçosa - M3, 1988.
. Curso de Aperfeiçoamento em Entomolo-
gia - IAP/PLANALSUCAR, 1986.
. Curso de Aperfeiçoamento em Assistên
c
ia
Técnica e Extensão Rural a Produtores -
EMAIER/M3, 1986.
Biogeografia
Geografia do Brasil I e
II
Cleonice Alexandre
Le Bourlegat
. Lic. e Bel. em Geografia - Faculdade
de Filosofia, Ciências e Letras -Pre
sidente Prudente, 1970.
. Curso de Mestrado em Geografia Humana
- Univ.de São Paulo, 1979.
. Curso de Pós-Graduação a nível de Es
pecialização em Geografia Humana -
Univ.de São Paulo, 1971.
DISCIPLINA
DOCENTE
TITULAÇÃO
Antropologia Cultural Evaldo Mendes da Silva
.
Licenciatura e Bacharelado em Geografia
Universidade Estadual de Maringá-PR.
. Curso de Mestrado em Antropologia So-
cial - UNICAMP.
Pedologia
Geografia Regional I e II
Heloisa Helena Ginotti
Pereira
. Graduação em Engenharia Agronómica -
ESALQ/USP - 1979.
. Mestrado em Agronomia - Área de Concen-
tração em Solos e Nutrição de Plantas -
Sub-Área - Concentração dos Solos
ESALQ/USP, 1983.
. Curso de Aperfeiçoamento: Introdução ã
Agricultura Ecológica - AEASP/SESC/Pref.
Municipal de Piracicaba - SP, 1981.
. Curso de Aperfeiçoamento: Óxidos de Fer
r
o
em Solos Brasileiros - ESALQ/USP, 1981.
. Curso de Aperfeiçoamento em Fertilidade
do Solo - MEC/FUFMS.
Língua Portuguesa
Hildebrando Campestrini
. Licenciatura Plena em Filosofia -
FUCMAT/1962.
. Licenciatura Plena em Pedagogia -
FUCMAT/1962.
. Licenciatura Plena em Letras c/Língua
Portuguesa - FUCMAT/1971.
. Pós-Graduação a Nível de Especialização
em Língua Portuguesa, PUC/MG.
. Curso de Aperfeiçoamento em Língua
Portuguesa, com carga horária de 220
horas - Convénio CAPES/UFMS, 1979.
Estudos de
Problemas
Brasileiros
Jesus Eurico Miranda
Regina
. Licenciatura em Filosofia - Fac. de
Filosofia Imaculada Conceição, Viamao-
RS.
. Licenciatura em Teologia - PUC/Porto
Alegre.
. Mestrado em Ciências Sociais - PUC/
Porto Alegre.
. Curso de Pós-Graduação a Nível de Es-
pecialização em Antropologia Filosófi ca
- PUC/Porto Alegre.
DISCIPLINA
DOCENTE
TITULAÇÃO
Introdução ao Planejamento
Planejamento Regional
Planejamento Urbano
Maria Lúcia Torrecilia
. Arquitetura - Fac.Arquitetura e Urbanis
m
o
Silva e Souza
. Curso de Pos-Graduação a nível de Espe-
cialização em Metodologia de Projetos de
Desenvolvimento Municipal e Urbano-ENSUR.
. Curso de Pos-Graduação a Nível de Espe-
cialização em Programa de Formulaçã
o
da
Polí
t
ica Municipal do Desenvolvimento Ur
bano e Ambiental - ENSUR.
. Curso de Pos-Graduação a nível de Espe-
cialização em Metologia do Ensino Supe-
rior - CESUP. Parecer n° 233/85 - CFE
Geografia Económica I e II
Geografia de Mato Grosso
do Sul
Milton Augusto Pas-
quotto Mariani
. Licenciatura e Bacharelado em Geografia
UNESP, 1987.
. Curso de Pos-Graduação a nível de Espe-
cialização em Planejamento e Desenvolva
mento Rural e Urbano, UNESP/1988.
. Geógrafo da Secretaria do Meio Ambiente
de Mato Grosso do Sul, 1989 a 1991.
. Professor de Geografia Econômica -
FUCMT, desde 1989.
Estatística Aplicada à
Geografia
Maria das
Graças Bruno
Marietto
. Bel. em Matemática - FUCMAT/1986.
. Especialização em Matemática Superior -
Fundação Educacional Severino Sombra,
1987. . Mestra em Programação de
Engenharia de
Sistemas e Computação - COOPE/UFRJ,1990. .
Doutorado em Programação de Engneharia
de Sistemas e Computação - COOPE/UFRJ,
1992 (cursando).
Educação Física
(Prática
Desportiva)
Paulo César Mansano
. Licenciatura Plena em Educação Física -
Escola de Educação Física de São Carlos,
1975.
. Curso de Especialização de Técnicas Des-
portivas: Voleibol e Atlestismo - Escola
de Educação Física de São Carlos,1975 360
horas (Res.12/83).
. Pos-Graduação a Nível de Especialização
em Metodologia do Ensino Superior CESUP,
1988.
DISCIPLINA
cocara
TITULAÇÃO
Hidrologia
João Batista Dias de
Paula
. Graduação em Engenharia Civil - Centro
Centro Tecnológico da Universidade Fe-
deral de Pernambuco.
. Curso de Mestrado em Hidráulica e Sa-
neamento - Escola de Engenharia de São
Carlos - USP.
Metologia Científica
Sociologia do Desenvolvi-
mento
José do Nascimento
. Licenciatura em Teologia e Filosofia -
PUC/SP, 1970. . Doutorado em Ciências
Sociais - PUC/SP,
1980. . Curso de Mestrado em Ciências
Sociais -
PUC/SP, 1978. . Curso de Aperfeiçoamento
em Teoria e Mé
todos da História Económica - Fac. de
Filosofia, Ciências e Letras de Marília,
1975.
Cartografia e Topografia
I e II
José Roberto Mauro
. Graduação em Engenharia de Agrimensura-
Escola Superior de Agrimensura de Arara
quara - SP, 1973. . Curso de
Aperfeiçoamento em Técnicas
Cartográficas em Geografia - UNESP,
1979. . Curso de Aperfeiçoamento em
Topografia
de Precisão - USP, 1978. . Curso de
Mestrado em Topografia - UNESP.
Citologia
Aerofotogrametria e Fotoin-
terpretaçao Geográfica
Geografia Física I e II
Jorge Gustavo
da Graça Raffo
. Engenharia de Agrimensura - Facultadade
Ingenieria - Montevideo - Uruguai.
. Curso de Mestrado em Ciências Geodési
c
as
- UFPR.
. Doutorado em Andamento na Área de Ciên-
cias Geodésicas - USP/SP.
Psicologia da Educação
Leila
Dittmar
Raghiant
. Licenciatura em Pedagogia, FUCMT/1969.
. Licenciatura em Psicologia, UFMS/1982.
. Graduação em Formação de Psicólogo,
UFMS/1984.
. Curso de Pós-Graduação a nível de Esp.
em Psicanálise, Faculdade de Psicologia
de Campo Grande em convênio com a
Associação de Psicólogos, 1992.
. Curso de Pós-Graduação a nível de Esp.
em Metodologia do Ensino Superior -
CESUP/1989.
DISCIPLINA
DOCENTE
TITULAÇÃO
Estatística Aplicada à
Geografia
Pery Teixeira
. Graduação em Matemática - Inst.de Mate-
mática e Estatística de São Paulo,1972.
. Curso de Mestrado em Demographie Gênera
le - Demographie de Universi té
de Paris, 1974.
. Doutorado em Diplome D'Expert Demogra-
phie - Institu de Demographie de Uni-
versi té de Paris, 1975.
Aerofotogrametria e
Fotointerpretação Geo-
gráfica Podologia
Ricardo
Akiyoshi
Hayashida
. Graduação em Engenharia de Agrimensura-
Escola Superior de Araraquara - SP.
. Curso de Pós-Graduação a nível de Espe-
cialização em Engenharia de Solos e Rochas
- Escola Superior de Araraquara -SP.
Parecer 233/85 - CFE - Agrimensura Legal
Topografia e Fotointerpretação.
História Econômica Geral
e do Brasil
Thie Higuchi Viegas
dos Santos
. Lic. em História - Fac. Filos.Ciências
e Letras e Maringá. . Curso de
Aperfeiçoamento em Aspectos da
Arqueologia no Brasil, Fac. de Filosofia
Ciências e Letras de Maringá, 1969. . Esp.
em História Geral, Fac. Filosofia,
Ciências e Letras de Maringá. .
Parecer nº 439/80 - CFE
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