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I - RELATÓRIO
O Presidente da Sociedade Educacional Professor Nuno Lisoba en-
caminha a este Conselho pedido de reconhecimento do curso de Bacharelado em
Matemática Aplicada à Inofrmática, ministrado pela Faculdade de Ciências Con-
tábeis e Administração Guerreiro Brito, instalada no Rio de Janeiro/RJ.
0 referido curso foi autorizado pelo Decreto no 95.110/87, nos
sermos do Parecer CFE nº 694/87, com 70 vagas totais anuais, com 2 entradas se
mestrais de 35 alunos cada uma.
Pela Portaria 277/91 - SENESU/MEC foi designada Comissão Ve-
rificadora integrada pelos professores Wellington Santiago da Rocha e Maria Te
rezinha Jesus Gaspar, da Universidade de Brasília e pelo TAE Luis Torres de
Assis Mascarenhas, da Delagacia do Ministério da Educação do Estado do Rio de
Janeiro para verificar a existência de condições para o reconhecimento do cur-
so e apresentar relatório.
Com base nos dados contidos no processo, no relatório da Comis-
são Verificadora e no relatório da CAE, elaboramos o presente Parecer:
L. Dados sobre a Mantenedora
1.l. Condições Jurídicas e Regularidade Fiscal e Parafiscal
A Sociedade Educacional Professor Nuno Lisboa, criada em 10 de
agosto de 1970, é uma sociedade civil com sede e foro na cidade do Rio de Ja-
neiro-RJ.
Os Estatutos da Sociedade foram registrados no livro de Regis-
tro Civil das Pessoas Jurídicas de nº A-8, sob o número de ordem 25.298, do
bficial de Registro das Pessoas Jurídicas da cidade do Rio de Janeiro.
RELATOR: SR.CONS. SYDNEI LIMA SANTOS
RECONHECIMENTO DO CURSO DE BACHARELADO EM MATEMÁTICA
ASSUNTO
UF
RJ
INTERESSADO/MANTENEDORA
SOCIEDADE EDUCACIONAL PROFESSOR NUNO LISBOA
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1.2. Situação Econômico-Financeira
Os Balanços Patrimoniais dos dois últimos exercícios revê
lam os seguintes indicadores:
1989 1990
-
- Índice de Liquidez (Geral) 1,07 0,09
- Grau de Endividamento 0,18 0,57
- Grau de Imobilização 0,80 0,95
-
- Patrimônio Líquido (Em Cr$ 1.000,00)* 309.923 112.955
-
-Ativo Permanente (Em Cr$ 1.000,00)* 380.142 248.608
(*) A preços de Jan/91
Pelas Demonstrações de Resultados do biênio considerado,
observa-se que:
- As anuidades e taxas representaram, em média, 88 % da
receita total.
- A despesa com pessoal docente e administrativo apresenta-se
de forma globalizada, não estando especificada a despesa com
docente.
1.3. Estabelecimentos de Ensino Superior Mantidos
A Sociedade Educacional Professor Nuno Lisboa mantém as
Faculdades Reunidas Nuno Lisboa que ministra os seguintes
Cursos:
. Administração - AG. (Rec) - 120 vagas
. Ciências - Biologia (Rec) - 80 vagas
. Ciências Contábeis (Rec) - 120 vagas
. Engenharia - Eng. Civil (Rec); Eng. Elétrica(Rec) -
600 vagas
. Educação Física (Aut) - 100 vagas
. Matemática Aplicada ã Informática (Aut) - 70 vagas
. Processamento de Dados (Rec) - 200 vagas
. Química Industrial (Rec) - 200 vagas
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1.4. Histórico e Prospectiva
Sobre este item, comenta a Comissão:
Além do estabelecimento de ensino , a Mantenedora so responsabiliza por toda infra-estrutura do
Campus , como Cantina , etc.
- Problemas mais graves enfrentados pela mantenedoura nos últimos anos:
- controle de preços , tabelamento , congelamento das mensalidades.
- repasse do Crédito Educativo: a escola (na opinião do membros da Mantenedora)
esta no prejuizo nos últimos três semestres , o que tem causado muita intranqüilidade.
- empobrecimento da classe média: a clientela da escola é formada principalmente por
alunos da classe média , e seu empobreciomento afasta-os da Universidade Privada.
-falta de autonomia às Universidades Privadas.
-a mantenedora reinvindica uma liberdade de trabalho
(art.208 e 209 da Constituição) , que só assim poderá resolver
seus problemas para promover sua sustentação e desenvolvimento.
2. Dados sobre a Escola/Curso 2.1.
Condições Materiais
Sobre este item a Comissão Verificadora informa que:
" A faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas , onde funciona o curso de Bacharelado
em matemática Aplicada A Informática , está instalada numa ampla área no município do Rio de
Janeiro , na Barra da Tijuca - Campus , onde pudemos observar a e verificar a existência de amplas
instalações para a parte administrativa e prática desportivas.
Constatamos também , a existência do uma ampla área de convivência coberta , com
lanchonete e restaurante além do três edifícios com dependências destinadas ao ensino.
As instalações do Campus , são modernas , com salas de aulas amplas e confortáveis , bom
estado de conservação , bom iluminadas , Já que o curso é ministrado A noite , com quadros negros de
dimensões apropriadas. Em todos os andares constatamos a
existências de dependências sanitárias. A circulação nesse prédio é feita através de uma ampla
escadaria. É neste prédio , no período noturno , que são ministradas as aulas do curso de
bacharelado em matemática , que ao ver da Comissão Verificador, suas salas de aula , são
suficientes para abrigar as turmas do referido curso.
• Podemos constatar , também , que nesse prédio está Instalada a
Biblioteca , que atende os alunos das Faculdades e do 1º e
graus , em dois ambientes, sendo um destinado ao acervo e outro a consulta.
De uma forma geral , todos os prédios e demais instalações
estão em bom estado de conservação , o que proporciona um ambiento
agradável para o desenvolvimento das atividades acadêmicas e
desportivas.
2.2. Biblioteca
Assim se manifesta a Comissão sobre este item:
O acervo é pequeno , apesar de adequado ao
conteúdo programático do curso. A Direção da escola deverá
investir na aquisição de livros/revistas especializadas, atuais ,
de circulação internacional , para que os alunos , principalmente
os ligados á área de Informática , se mantenham atualizados.
O serviço e as instalações estão dentro dos padrões normais e o
horário de funcionamento é compatível com as necessidades dos alunos.
Em anexo relação de periódicos utilizados no Curso de
Matemática Aplicada à Informática e número de titulos/exemplares
da Biblioteca como um todo."
A Instituição informa possuir a Biblioteca 963 títulos e 1515
exemplares no seu acervo destinado a Matemática.
2.3. Laboratórios e Equipamentos
A Comissão Verificadora informa sobre este item:
" A escola dispõe de vários equipamentos para atender ao curso de
Matemática Aplicada à Informática , nos dois Campus que compõem a Unidade.
Naquele visitado , as instalações
estão dentro dos padrões normais, com ar condicionado central etc. , em
quantidade suficiente para atender ao alunado, com bom atendimento por parte
do professor responsável por eles. Existem contratos de manutenção com as
firmas vendedoras o que os deixam sempre em condições de uso.
A Direção da escola deve investir na atualização de seu equipamento
de Informática , dada a freqüente renovação, melhoria a diversificação dos
aparelhos existentes no mercado (em anexo relação dos equipamentos de
informática á disposição dos alunos)"
Cabe registrar que, na relação de equipamentos constante do ane xo 01 ao processo,
constam 44 Microcomputadores e 13 Impressoras.
2.4. Outras Informações
A Comissão Verificadora presta ainda as seguintes informações so bre o
estabelecimento de ensino:
Registros escolares
Os registros escolares se encontram devidamente arquivados em pastas
próprias na secretaria do curso , com todas as informações pertinentes ao
aluno , tanto da parte acadêmica (lançamento de notas , freqüência , etc.)
como também a demonstração pessoal do
discente.
A forma de organização ê por matricula , existindo um código de
curso. Os dados referentes aos alunos são sistematicamente atualizados ,
pois são controlados por computador , podendo a qualquer momento ser
examinado. Os alunos quando precisam de informações sobre qualquer assunto
envolvendo todas as suas atividades na instituição , basta apenas pedir ao
funcionário da secretaria que rapidamente fornece , sem nenhum embaraço.
As pessoas que trabalham na secretaria são pessoas habilitadas, sendo
supervisionadas pelo chefe da secretaria , responsável por toda
documentação dos alunos.
Organização e gerencia
Quanto a este aspecto obsservou-se um bom relacionamento entre a
Entidade Mantenedora o os diretores , professores , chefes de
departamentos e alunos das várias faculdades mantidas.
O Conselho de Ensino e Pesquisa , órgão máximo da instituição,
previsto em regimento fax reuniões a cada 3 meses e , extraordinariamente
, quando convocado expressamente pelo Diretor Gerai de Ensino e Pesquisa
ou por solicitação escrita dos representantes , assinada , elo menos por
2/3 (dois terços) dos seus integrantes. Ao ser analisado o livro de atas
do Conselho , verificou-se o cumprimento das datas das reuniões como
também o conteúdo discutido em plenário , envolvendo assuntos didáticos
pedagógicos dos cursos , sempre com presença do corpo docente
Existe também a coordenação didático pedagógica formada pelo Diretor
da Faculdade , pelos Chefes de departamento , por um representante dos
professores c pelo Diretório Estudantil. compele a este colegiado aprovar
ementas de disciplinas , planos de trabalho , qualificação de professor ,
alteração curricular com objetivo de melhorar a qualidade do curso e
demais providenciar; cabíveis dentro da autonomia didático pedagógica.
Plano anual do aplicações do recursos financeiros:
A aplicação de recursos financeiros , segundo informação de
Diretores e membros da Mantenedora são feitos através de Solicitação de
Compra , semestralmente , pelos Diretores e Chefes de Departamento , no
que se refere a aquisição de livros , periódicos e equipamentos.
A manutenção de equipamentos e aquisição de material de consumo ,
expediente e outros , é feita diretamente pela Mantenedora.
O investimento na qualificação docente é feito através de alivio da
carga didática , com manutenção integral dos salários.
Em anexo , exemplar da última execução financeira.
Histórico e prospectiva
Segundo informações dos Dirigentes , o estabelecimento não foi
submetido a qualquer providência de natureza corretiva.
"Os problemas mais graves que, na percepção dos dirigentes, e
estabelecimento tem enfrentado nos últimos anos são: a baixa qualidade de
ensino do 1º e 2º graus que reflete diretamente no ensino superior e o
empobrecimento da classe média brasileira, que afasta os alunos das
universidades particulares, tornando-as difíceis de serem administradas ,
principalmente com relação à uma
boa remuneração ao pessoal docente.
Segundo informação do aluno Syldenir Guimarães Medeiros
Junior , presidente do DCE , a situação atual do estabelecimento é
boa , necessitando apenas uma urgente atualização e modernização dos
laboratórios.
Segundo membros da Mantenedora , medidas a curto prazo para
superar as dificuldades , estão sendo tomadas , entre elas está a
negociação com empresas do setor, visando a assinatura de convênios
, que permitirão estágios aos alunos e mais recursos para a escola.
3. Dados Sobre o Curso
3.1. Funcionamento e Estrutura Curricular
O curso foi autorizado pelo Decreto n° 95.110/87, com base no
Parecer CFE n° 694/87, com 70 vagas totais anuais, com duas entradas
de 35 vagas cada uma.
Sobre este item, informa a Comissão:
"- Turno de funcionamento : noturno.
- Regime de matrícula: por disciplina.
- Tamanho das turmas formadas : dos 35 alunos iniciais do curso . apenas 03(tres) deverão formar
este ano em virtude da matricula ser por disciplina , sendo estes , a primeira turma do
curso.
Carga horária total exigida para integralização do currículo pleno: 3232 h/a (excluídos desse total
Estudos de Problemas Brasileiros e Educação Física.
- Integralização da carga horária em anos: a carga horária será
cumprida em 04(quatro) anos , com um total de 08(oito) períodos
letivos , num total de 15 semanas cada um.
- Valor cobrado pela mensalidade tomando por base um número médio de 20 créditos por periodo
:Cr$ 130 521 . 00 (cento o trinta mil quinhentos e vinte e um cruzeiros).
6obrc o Curriculo Pleno, comenta o Comissão:
" Observando o fluxograma (em anexo) o conversando com o Ch e fe do Departamento ,
concluímos que as disciplinas: estão bem distribuídas ao longo do curso , levando em consideração os
pré-requisitos , a carga horária semestral e o conteúdo programático das mesmas. O conteúdo global
das disciplinas permite uma formação satisfatória do que se espera de um profissional habilitado
nesta área.
O Currículo oferecido integra o Quadro I desta informação. Sobre o alunado,
informa a Comissão:
a) índice de frequência às aulas - foi observado através de exame
nos diários de classe que a frequência é apurada pelo professor
mediante listagem de computador , após termino das aulas , sendo
repassado para o departamento de curso , onde aparece a assinatura
do aluno , e são computadas as faltas.
b> Aproveitamento escolar - o aproveitamento escolar dos aluno:: é
atribuição dos respectivos professores , aos quais compete
obrigatoriamente , seguirem as normas gerais fixadas pelo Conselho
de Ensino e Pesquisa e as especificações constantes nos Planos
Didáticos A nota mínima para aprovação é 5(cinco). O aluno
reprovado em alguma disciplina deverá cursaria no
periodo letivo seguinte , sendo previsto curso de férias para recuperação. No 1º
semestre de 1991 , o aproveitamento escolar foi
D
de aproximadamente 62% .
3.2. Corpo Docente
0 Corpo Docente da Instituição é composto por 31 professores com
o seguinte perfil:
12 Graduados
05 com Especialização
11 com Mestrado
03 com Doutorado
O Corpo Docente, tal como apresentado pela Instituição,, permite
apenas a identificação do nível da titulação de cada professor indi
endo, porém não especifica a área de formação, bem como a Institui-
ção e período em que tais cursos foram efetivados.
Confrontando-se o Quadro II com o currículo constante do Qua-
dro I, observa-se que nao foram relacionados professores para as
seguintes disciplinas:
- Inglês I e II
- Física I
- Rede de Computadores II
- Economia e Finanças
Sobre o Corpo Docente a Comissão informa:
n Possui formação acadêmica compatível com as necessidades do
curso. Vários professores trabalham em empresas onde desenvolvem
projetos de pesquisas relacionadas com o que é ministrado.
A maioria dos docentes são contratados em Regime de Tempo
Parcial e assim poucos deles tem disponibilidade de tempo , na
Instituição , para um melhor acompanhamento do aprendizado
extra-classe.
A relação de docentes com titulação e disciplinas constitui o Quadro II desta
informação.
A Comissão informa ainda o que segue: -Remuneração: segue a tabela
de salários da instituição.
-Frequência às aulas e outras atividades previstas: de acordo com os boletins ,
a frequência é bastante alta.
-
Plano de qualificação progressiva: existe uma forma de incentivo a qualificação , que reside na
facilidade de afastamento do docente , com a manutenção dos vencimentos.
-Como são selecionados os professores : O Departamento
interessado faz a Indicação e a seleção é feita através de
entrevistas".
Com os anexos: Quadro I e II.
II - VOTO DO RELATOR
O Relator vota favoravelmente ao Reconhecimento do Curso de
Bacharelado em Matemática ministrado pela Faculdade de Ciências
Contábeis e Administração Guerreiro Brito, instalada no Rio de
Janeiro/RJ, mantidas as 70 vagas totais anuais, com duas entradas
semestrais.
Em que pese a adequação da Biblioteca é mister que a Insti-
tuição prossiga investindo na aquisição de livros/revistas especializa-
das, atuais, de circulação internacional para acompanhar a velocidade dos
novos conhecimentos que aparecem a cada instante.
IV - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto do Relator
QUADRO I
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
Periodo
Disciplinas
Matemática I
Inglês I
Geometria I
Geometria Analítica e Vetores
Estudo de Problemas Brasileiros I
Expressão Oral e Escrita
Arquitetura de Sistemas Computacionais I
Linguagem de Programação I
Educação Fisica I
2º Periodo
Matemática II
Inglês II
Geometria II
Álgebra I
Estudo de Problemas Brasileiros II
Física I
Arquitetura de Sistemas Computacionais II
Linguagem de Programação II
Educação Física II
Periodo
Matemática III Cálculo
Numérico Geometria III
Álgebra II Álgebra Linear
Estrutura de Dados I
Técnicas de Programação
QUADRO I (Cont.)
4º Periodo
Disciplinas
Matemática IV Introdução à
Lógica Cálculo de
Probabilidade Álgebra III
Análise Vetorial Estrutura
de Dados II Linguagem de
Programação III
5º Periodo
Matemática V
Estatística
Administração I
Teoria da Computação
Sistema de Computação
Engenharia de Software
Linguagem de Programação IV
6º Periodo
Programação Linear
Informática na Sociedade
Rede de Computadores I
Administração II
Banco de Dados I
Sistema Operacional
Análise e Projeto de Sistema em Processamento de
Dados I
Laboratório I
70 Período
Pesquisa Operacional
Introdução à Computação Gráfica
Rede de Computadores II
Administração III
Banco de Dados II
Sistema On-Line
Análise e Projeto do Sistemas em Processamento de
Dados II
Laboratório II
QUADRO I (Cont.)
8º Periodo
Créditos
Simulação , 3
Economia e Finanças 4
Projeto Final 4
Administração IV 4
Estágio Supervisionado 6
Tópicos Avançados em Informática 2
Análise e Projeto de Sistemas em Processamento de
Dados III 5
QUADRO II
CORPO DOCENTE
01- PROF. ALFREDO DA COSTA COELHO
Disc: CALCULO DE PROBABILIDADE
Tit.: Bacharel em Estatística
Licenciado em Estatística
Especialização em Metodologia do Ensino Superior
Experiência Profissional: Analista de Mercado - Editora Globo
1985/1987
Professor de Estatística do Senac - 1988/1991
Aceito para este curso (alínea d, art. 5º, Resolução 20/77)
02- PROF. AMÂNDIO HENRIQUES PE OLIVEIRA - PARECER Nº 446/82
Disc: ADMINISTRAÇÃO I
ADMINISTRAÇÃO II
ADMINISTRAÇÃO III Tit.: Bacharel em Ciências Econômicas e
Ciências Administrativas
Especialização em Didática do Ensino Superior
Experiência Docente - desde 1981
Aceito
|03- PROF. ARMANDO NOGUEIRA DA CRUZ - PARECER Nº 446/82
Disc: ESTATÍSTICA Tit.: Bacharel em Estatística
Experiência Docente - desde 1988
Aceito
04- PROF. ABRAHAO LINCOLN PE MELLO - PARECER Nº 115/87
Disc: ECONOMIA E FINANÇAS Tit.: Bacharel em
História
Licenciado em História
Experiência Docente - desde 1977
Aceito
05- PROF. CARLOS HENRIQUE MOURA CARESTIATO
Disc: BANCO DE PAPOS I
BANCO PE PAPOS II Tit.: Bacharel em
Ciências Administrativas
Analista de Sistemas - M. Exército (1987/1992) Aceito
para este curso (alínea d, art. 5º, Resolução 20/77)
06 - PROF. CLÁUDIO RIBEIRO DA SILVA
Disc: LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO II
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO III Tit.:
Bacharel em ciências Contábeis
Curso de Programação de Computador (Especialização) Curso
de Análise de Sistemas (Especialização) Aceito
07- PROF. EMILSON FIEL MOREIRA PE OLIVEIRA - PARECER NO 467/90
Disc: ESTUDO DE PROBLEMAS BRASILEIROS I
ESTUDO DE PROBLEMAS BRASILEIROS II
Tit.: Licenciado em História
Bacharel em História
Pós-graduação (Lato sensu) em Estudo de Problemas Brasileiros
Aceito
08T PROF. FERNANDO ARDUINI AYRES - PARECER nº 115/87
Disc: ESTAGIO SUPERVISIONADO LABORATÓRIO I
LABORATÓRIO II Tit.: Bacharel em Administração
Experiência Docente - desde 1986
Experiência Profissional Aceito
09- PROF. FERNANDO LUIZ DA MOTTA SOUTO
Disc: TEORIA DA COMPUTAÇÃO
SISTEMA ON-LINE
SIMULAÇÃO Tit.:
Licenciado em Matemática
Mestre em Ciências em Engenharia de Sistemas (Informática)
Aceito
10- PROF. GERALDO DUTRA PALADINO
Disc: INGLÊS I
INGLÊS II
EXPRESSÃO ORAL E ESCRITA Tit.: Licenciado em Letras
(Modalidade Português-Inglês) Especialização -
Metodologia do Ensino Superior Experiência Docente -
desde 1978 Aceito
11- PROF. HERMES JOSE LOYOLA COSTA - PARECER nº 115/87
Disc: TÓPICOS AVANÇADOS EM INFORMÁTICA
PROJETO FINAL Tit.:
Engenheiro Eletrônico
Mestre em Ciências em Informática
Aceito
12- PROF. JORGE AUGUSTO MARTINS GONÇALVES
Disc.: MATEMÁTICA I
INTRODUÇÃO A LÓGICA
ANALISE E PROJETO DE SISTEMAS III
Tit.: Engenheiro de Produção
Mestre em Ciências em Engenharia de Produção - Pesquisa Opera-
cional
Aceito
13- PROF. JOSE CARLOS CARDOSO DA SILVA
Disc.: ÁLGEBRA I
GEOMETRIA III Tit.: Engenheiro
Mecânico e de Automóvel
Mestre em Ciências em Engenharia Mecânica
Aceito
14- PROF. JORGE FARAH FERNANDES - PARECER 115/87
Disc: EDUCAÇÃO FISICA
Tit.: Licenciado em Educação Física
Experiência Docente - desde 1978
Aceito
15- PROF. JULIO CÉSAR PE CARVALHO MAIA
Disc: REDES DE COMPUTADORES II
Tit.: Engenheiro Elétrico - Telecomunicações
Experiência Docente - desde 1986
Chefe da Divisão de Controle Operacional da Rede da Superinten-
dência Geral de Informática - Varig S/A (junho 83/88) Analista de
Sistemas FESP (88/89)
Aceito para este curso (alínea d, art. 5º, Resol. 20/77)
16- PROF. LEYDERVAN DE SOUZA XAVIER
Disc: MATEMÁTICA IV
Tit.: Engenheiro - Ênfase: Fabricação
Mestre em Ciências em Engenharia Mecânica (Mecânica dos Sólidos)
Aceito
17. PROF. LUIS CARLOS RIBEIRO DOS SANTOS
Disc.: MATEMÁTICA II
MATEMÁTICA III Tit.:
Licenciado em Matemática
Mestre em Ciências em Matemática
Aceito
18. PROF. LUIZ ERNESTO KRAU E SILVA - PARECER nº 115/8 7
Disc: REDES DE COMPUTADORES I
SISTEMA OPERACIONAL Tit.:
Engenheiro de Comunicações
Experiência Docente - desde 1983
Aceito
19. PROF. LUIZ PALERMO - PARECER nº 115/87
Disc: FISICA
Tit.: Bacharel em Física
Mestre em Ciências - Física
Doutorado em Física
Aceito
20. PROFa, MARIA AMÉLIA TELLES - PARECER nº 115/87
Disc: ANALISE E PROJETO DE SISTEMAS I
ANALISE E PROJETO DE SISTEMAS II ÁLGEBRA III Tit.:
Licenciada em Matemática e Matemática Aplicada
Mestre em Ciências em Engenharia de Sistemas e Computação
Experiência Docente - desde 1985
21. PROF. MARCO TOLIO LAUCAS
Disc: CALCULO NUMÉRICO
ANALISE VETORIAL
Tit.: Bacharel em Física
Mestre em Ciências - Física
Aceito
22. PROF. MARCELO MESQUITA COSSENZA
Disc: INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO GRAFICA
Tit.: Engenharia Mecânica - Ênfase: Fabricação
Experiência Docente - desde 1990
Experiência Profissional - Analista de Sistemas do Exército
de 1987 até a presente data Aceito para este curso
(alínea d, art. 5º, Resol. 20/77)
23. PROF. MERCIRIS TOLEDO THULER
Disc: PROGRAMAÇÃO LINEAR
PESQUISA OPERACIONAL Tit.:
Bacharel em Ciências Econômicas
Especialização em Engenharia Econômica
Experiência Docente - desde 1979
Experiência Profissional - Prof. de Economia e Finanças da AMAN
Oficial do Exército
Curso de Especialização em Pesquisa Operacional - IME
Aceito
24. PROF. NILTON PEDRO ELIAS RODRIGUES
Disc: LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO I
SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO
TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO
Tit.: Engenheiro Mecânico
Mestre em Ciências em Eng. Nuclear e Planejamento Energético
Aceito
25. PROF. PAULO SERGIO PAGLIUSI
Disc: LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO IV
INFORMÁTICA NA SOCIEDADE Tit.:
Graduação em Ciências Navais
Curso de Especialização em Análise de Sistemas
Aceito
26. PROF. PEDRO PIO SOTOMAYOR GUTIERREZ
Disc: ARQUITETURA DE SISTEMAS COMPUTACIONAIS I
ARQUITETURA DE SISTEMAS COMPUTACIONAIS II
Tit.: Engenheiro Eletricista
Mestrado em Engenharia Elétrica
Aceito
27. PROF. RONALDO LEMOS D'AVILA
Disc: GEOMETRIA ANALÍTICA E VETORES
GEOMETRIA I Tit.:
Engenheiro Eletricista
Doutorado em Engenharia Nuclear
28. PROF. ROBERTO CÂMARA PE CARVALHO
Disc: ADMINISTRAÇÃO IV
Tit.: Bacharel em Administração
Experiência Docente - desde 1985
Experiência Profissional: Coordenador de Projetos - Casas Sendas
de 1978 a 1992
Analista de Sistemas - SERMA S/A - Processamento de Dados
Aceito para este curso (alínea d, art. 5º, Resol. 20/77)
29. PROF. SERGIO JOSE XAVIER PE MENDONÇA
Disc.: GEOMETRIA II
ÁLGEBRA
LINEAR Tit.:
Engenheiro
Eletrônico
Doutorado em Matemática Pura
30. PROF. SIDNEY DA SILVA MARTINS - PARECER
nº 115/87
Disc: MATEMÁTICA I
ÁLGEBRA I Tit.:
Bacharel em Ciências
Estatísticas
Experiência Docente -
desde 1986 Aceito
31. PROF. WILSON DOS
ANJOS TEIXEIRA
Disc: ESTRUTURA DE
DADOS I
ESTRUTURA DE DADOS II
ENGENHARIA DE
SOFTWARE Tit.:
Licenciado em
Matemática
Mestre em Ciências em Engenharia de Sistemas
(Informática) Aceito
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO - CFE
FOLHA DE PRESENÇA REFERENTE A SESSÃO PLENÁRIA
DO DIA 11/11/1992, REALIZADA AS 15:30 HORAS..
REUNIÃO ORDINÁRIA DE _______________________ / 1992
NOME DO CONSELHEIRO
1. MANOEL GONÇALVES FERREIRA FILHO
2. ERNANI BAYER
3. DIB DOMINGOS JATENE
4.
CASSIO MESQUITA BARROS
5.
CICERO ADOLPHO DA SILVA
6. DALVA ASSUMPCAO SOUTTO MAYOR
7.EDSON MACHADO DE SOUSA
8. FÁBIO PRADO
9. GENARO DE OLIVEIRA
10. IB GATTO FALCÃO
11. JORGE NAGLE
12. JOSE FRANCISCO SANCHOTENE
13. JOSE LUITGARD MOURA FIGUEIREDO
14.LAÉRCIO DIAS DE MOURA (RE)
15. LAURO FRANCO LEITÃO
16. LAYRTON BORGES MIRANDA VIEIRA
17 .LEDA MARIA C. NAPOLEÃO DO REGO
18 MARGARIDA MARIA DO R. PIRES LEAL
19.PAULO ALCANTARA GOMES
20.PAULINO TRAMONTIN
21.SILVINO LOPES NETO
22.SYDNEI LIMA SANTOS
23. VIRGINIO CANDIDO TOSTA DE SOUZA
24. YUGO OKIDA
ENCARREGADO DOS TRABALHOS DO PLENÁRIO-CFE
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