A Comissão constatou que o currículo pleno do Curso de Licen
ciatura em Geografia preenche os requisitos mínimos estipulados pelo
CFE.
As disciplinas de formação pedagógica correspondem a 570 ho-
ras/aula, com 30 créditos, o que correspondem a 20% das horas/aula de
todo o curso. Existe, ainda, preocupação, por parte do Departamento ,
em ministrar disciplinas que permitam aos alunos atuar em áreas não-pe_
dagógicas (Planejamento Ambiental e Planejamento Regional), matérias
que proporcionam um conhecimento mais aprofundado da epistemologia da
ciência geográfica (Epistemologia da Geografia), assim como ênfase na
área técnica na qual atua o geógrafo (Geografia Quantitativa I e II e
Cartografia I e II) . O sistema de pré-requisitos é eficiente, permitin-
do um conhecimento cumulativo e integrado durante o curso.
A Comissão, pode verificar o bom acompanhamento na execução
dos programas e conteúdo programático do curso por meio da verificação
dos diários de classe.
A Comissão, verificando as ementas, programas e bibliografia
das disciplinas ministradas no curso de Geografia, constatou que cor-
respondem aos novos enfoques da ciência, incorporando preocupações e
temas recentes. A bibliografia mostra-se atualizada na sua maioria e
correspondente ao conteúdo das disciplinas.
Em reunião com os docentes que atua no curso de Geografia ,
a Comissão constatou os professores têm interesse em discutir o cur-
rículo. Há concenso em que o currículo poderia ser aperfeiçoado. A
Comissão sugere à Instituição uma revisão nos programas no sentido de
evitar superposições e promover ajuste. Este fato permitiria uma redu-
ção da carga horária em sala de aula e maior tempo para os professores
se dedicarem à orientação de pesquisas, como é do interesse dos alunos
e deles próprios, e assim justificarem o regime de dedicação exclusiva.
Além disso, a reorganização curricular privilegiará a interdisciplina-
ridade, afim de não prejudicar a carga horária, necessária à formação
discente.
Sobre o Estágio a Comissão informa que funciona regularmente
tendo como campo para sua realização a rede pública de ensino de Rondo
nópolis.
A supervisão é feita diretamente pela professora da área de
ensino da geografia, o que permite o desenvolvimento de um bom trabalho
não só no estágio propriamente dito, como na fase de antecedentes a
este, de disciplinas preparatórias.
A Resolução 18/86 - CONSEPE que regulamenta o estágio, bem
como o Regulamento Geral dos Estágios da UFMT podem ser vistos nos au-
tos do processo.