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A CAPES relata que a estrutura curricular do curso é adequa
da.
A Comissão Verificadora informa que são oferecidas 38 discipli
1 Organização Acadêmica e Administrativa
0 Coordenador Geral de Pós Graduação da Escola Superior de
Agricultura de LavrasMG, solicita deste Conselho renovação do creden ciamento
do curso de Pós-Graduação em Agronomia, na área de concentra ção em Solos
e Nutrição de Plantas em nível de Mestrado.
0 Curso iniciou suas atividades em 1976, tendo sido credencia-
do pelo CFE, através do Parecer 1.337/80. Em 1986, mediante o
Parecer 835/86, o referido curso teve seu credenciamento renovado.
A Comissão Verificadora composta pelos professores Iede de
Bri_ to Chaves de UFPB e Paulo Leonel Libardi da ESALQ visitaram o
curso nos dias 4 e 5 de junho de 1991.
Dos dados apresentados no processo, complementados com o Rela
tório Técnico da CAPES e da Comissão Verificadora, o Relator extraiu os
seguintes elementos:
I RELATÓRIO
RELATOR: SR. CONS. LAYRTON BORGES DE
M
iranda Vieir
a
ASSUNTO
Renovação do credenciamento do Curso de Pós-Graduação em Agronomia, área de
concentra
çã
o em Solos e Nutri
çã
o de Plantas em
n
í
vel
INTERESSADO/MANTENEDORA
Escola Superior de Agricultura de Lavras
UF
MG
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nas.
O número de créditos para integralização do curso é de no mínimo 24 ,
obtidos com a conclusão das displinas eletivas da área de concentração e da
Forma ção Complementar. Cada crédito corresponde as 15 horas de aula Teórica ou
30 horas de aula prática.
Cada aluno é acompanhado por um Comitê de Orientação, constituído pelo
orientador e mais dois professores que, dentre outras funções, elegem as discipli
nas a serem cursadas pelo aluno."
Quanto a organização administrativa a Comissão diz que é perfeitamente
adequada ao seu bom funcionamento
2 Corpo Docente
0 corpo docente é formado por 26 professores permanentes, todos traba-
lham em regime de dedicação exclusiva (tempo integral), 18 possuem título de dou-
tor e 8 de mestre. Atualmente não há professores visitantes.
Consta do Relatório da CAPES que :"o corpo docente em termos de qualifi
cação, composição e dedicação está adequado. A relação orentando/orientador é boa."
3 Corpo Discente
Os alunos são admitidos semestralmente no Curso, mediante seleção do
Curriculum Vitae, Histórico Escolar , entrevista e Carta de Referência.
0 Curso conta atualmente com 33 alunos sendo, aproximadamente, 60% en
genheiros agrícolas, 25% agrônomos e 10% biólogos.
No momento o corpo discente apresenta o seguinte perfil: 12 alunos cur
sando disciplinas, 10 cursando disciplinas e elaborando tese, 5 elaborando tese e 6
com teses entregues para defesa. Considerando estes últimos, o tempo de
permanência no Curso é de aproximadamente 38 meses, o que está acima dos 30 meses
considerados ideais.
São oferecidas 24 bolsas de estudo, sendo 15 pelo CNPq e 9 pela CAPES.
Vem adotando com rigor a suspensão de bolsa de estudo aos 30 meses de permanência
no Curso, tentando com isso, punir os retardatários e oferecer condições aos alu-
nos recém admitidos. O fluxo de alunos é excelente o que é demonstrado pela rela-
ção número de titulações/número de admissões nestes últimos quatro anos, a par-
tir de 1988,que chega a 1,04.
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4 Pesquisa e Produção Científica
Docentes:
Segundo a Comissão Verificadora, no momento são desenvolvidos 19 proje
tos de pesquisa, abrangendo as seguintes linhas de atuação: Gênese e Mineralogia de
Solos, Mapeamento e Classificação de Solos, Erosão e Conservação de Solos e Água, Ma-
nejo de Solos sob Cerrado, Aproveitamento de Solos de Várzeas, Fontes Alternativas e
Manejo de Ferilizantes, Microbiologia de Solos e Bioquímica e Nutrição de Plantas.
Embora venha atendendo satisfatoriamente aos objetivos do Curso, os tra
balhos de pesquisa são de alguma forma individualizados, atendendo a especilidades /
dos pesquisadores, oportunidades de financiamento (PróVárzea, PROINI etc,) interesses de
firmas particulares ou estatais.
Comenta, ainda, a Comissão que não eliminando a possibilidade de pesqui
sas isoladas, a definição de Programas Integrados de Pesquisa seria um passo objetivo
para congregar esforços e atacar problemas de uma forma mais ampla, profunda e parti-
cipativa. A Comissão sugere que poderseia ter programas sobre vázeas,cerrados ou
solos de encosta , agregando objetivamente inúmeros trabalhos de pesquisa e alcan-
çando um público definido.
0 número de publicações científicas e trabalhos técnicos do corpo docen te é
elevado refletino os resultados das pesquisas realizadas. Discentes:
A Comissão informa que os trabalhos de dissertação dos discentes
são em grande parte etapas e/ou desenvolvimento dos projetos de pesquisa. 0
acompanhamento do aluno é feito por um Comitê de Orientação composto de um orientador
e mais dois professores, permite que permite uma elaboração mais cuidadosa,
melhorando o nível e a qualidade das dissertações.
5 Infraestrutura Física e Financeira
0 Departamento de Ciência do Solo da ESAL dispõe de laboratórios de Quí
mica, Fertilidade, Mineralogia, Microbiologia e Física, além de laboratórios e insta-
lações de outros departamentos que são normalmente utilizados pelos alunos, possibili
tando assim condições adequadas às necessidades do Curso.
A Comissão Verificadora sugere à instituição que o espaço físico da bi-
blioteca precisa ser ampliado.
administrativas do Departamento e as necessidades dos professores e alunos.
A exemplo de outras instituições de ensino superior do país, a ESAL não
dispõe de recursos orçamentários específicos para as atividades de pesquisa da
pósgraudação. Um grande suporte administrativo e financeiro é dado pela Fundação
de Apoio ao Ensino, Pesquisa e E tensão (FAEPE), repassando recursos de institui-
ções como: CAPES, CNPq, FINEP, FlTEC, FAPEMIG, ANDEF e de empresas privadas, den-
tre outras.
6 Intercâmbio com outras Instituições
Segundo a Comissão, não existe nenhum intercâmbio formal com outras ins
tituições de pesquisa e de ensino superior, mas é comum a execução de projetos
cooperativos de pesquisa e participação de técnicos de empresas como EMBRAPA ,
EPAMIG e EMATER.
A Comissão menciona ainda, que há um estreito relacionamento da ESAL com a
Universidade de ViçosaMG, Universidade Federal de Minas Gerais e com a Escola
Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" USP, em PiracicabaSP, que tem capacitado
inúmeros de seus professores.
7 Conceituação
A CAPES atribuiu ao Curso o conceito "A" e justifica:
"0 curso evalui significativamente nas três últimas avaliações, atingin
da um bom nível."
8 Conclusão da Comissão Verificadora
A Comissão concluiu seu relatório nos seguintes termos: "Apesar das dificuldades
que as instituições públicas vêm passando nes te último decênio, a ESAL e,
particularmente, o Departamento de Ciência do Solo , que abriga o mestrado em
Solos e nutrição de Plantas tem demonstrado muito ímpeto e determinação,
conseguindo manter e até ampliar suas bases físicas, equipar laboratórios e
aumentar a oferta de vagas. Assim, graças a organização e ao excelen te espírito
de união que existe na comunidade universitária, o Curso vem tendo um bom
progresso extraordinário.
II VOTO DO RELATOR
0 Relator é de Parecer, favorável a renovação do credenciamento do Curso
de Pós-Graduação em Agronomia, na área de concentração em Solos e Nutrição de Plantas, em
nível de Mestrado, da escola Superior de Agricultura de Lavras, pelo prazo de 5
(cinco) anos, retroagindo os efeitos deste credenciamento ao término do credenciamento
anterior.
Outrossim, a Instituição deverá procurar atender as recomendações da
Comissão Verificadora no sentido de que seja ampliado o espaço físico da biblioteca e
sejam renovadas as assinaturas dos periódicos na área de Solos e Nutrição de Plantas.
III CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior acompanha o Voto do Relator.
Sala das Se ssões, em
de novembro de 1992.
,
Presidente e Relator
SERVIÇO PÚBLICO FEDER
MINISTÉRIO DA EDUCA O
ÇÃ
CONSELHO FEDERAL DE
EDUCAÇÃO CFE
FOLHA DE PRESENÇA REFERENTE
A
SESSÃO
PLENÁRIA
DO DIA 10/11/1992. REALIZADA AS 17 HORAS.
REUNIÃO ORDINÁRIA DE
____________________
1992
NOME DO CONSELHEIRO
1. MANOEL GONÇALVES FERREIRA FILHO
2. ERNANI BAYER
3. DIB DOMINGOS JATENE
4.
CASSIO MESQUITA BARROS
5.
CICERO ADOLPHO DA SILVA
6. DALVA ASSUMPCAO SOUTTO MAYOR
7.EDSON MACHADO DE SOUSA
8. FÁBIO PRADO
9. GENARO DE OLIVEIRA
10. IB GATTO FALCÃO
11. JORGE NAGLE
12. JOSE FRANCISCO SANCHOTENE
13. JOSE LUITGARD MOURA FIGUEIREDO
14.LAÉRCIO DIAS DE MOURA (RE)
15. LAURO FRANCO LEITÃO
16. LAYRTON BORGES MIRANDA VIEIRA
17 .LEDA MARIA C. NAPOLEÃO DO REGO
18 MARGARIDA MARIA DO R. PIRES LEAL
19.PAULO ALCANTARA GOMES
20.PAULINO TRAMONTIN
21.SILVINO LOPES NETO
22.SYDNEI LIMA SANTOS
23. VIRGINIO CANDIDO TOSTA DE SOUZA
24. YUGO OKIDA
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