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INTERESSADO/MANTENEDORA
UF
RS
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL
RELAT
ASSUNTO Renovação do Credenciamento do Curso de Pós-Graduação em Filosofia - Mestrado.
I - RELATÓRIO
0 curso de pós-graduação em Filosofia, na área de Antropolo-
gia Filosófica, em nível de Mestrado, da Pontifícia Universidade Católica do
Rio Grande do Sul, iniciou suas atividades em 1974. 0 primeiro pedido de cre
denciamento baixou em diligência através, do Parecer nº 842/78 de 9 de março
de 1978. 0 credenciamento efetivou através do Parecer n° 1.575/78 de 8 de
maio de 1978 e foi renovado pelo Parecer n° 818/84, de 06 de dezembro de
1.984.
A Instituição solicita a renovação do credenciamento do cur_
so na mesma área e, com objetivo de fornecer subsídios ao CFE para o julga-
mento do mérito da solicitação, a CAPES organizou o presente Relatório Téc-
nico, com base na última avaliação feita pelos consultores científicos da
CAPES, referente aos anos de 1988 e 1989.
Atendendo os termos do voto do Relator no Parecer 815/90,
aprovado em 12 de outubro de 1990, pelo CFE, encontram-se anexadas a este do
cumento cópias do Relatório Anual de 1989 e 1990, Cadastro da Produção Cien-
tífica 1989 e 1990, assim como o Relatório da Comissão de visita, a organi-
zação acadêmica e administrativa, o corpo docente, o corpo discente, a pes-
quisa e produção científica, a infra-estrutura física e financeira, o inter-
câmbio, apresentando os principais problemas e perspectivas do curso e con-
clusão final.
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1. Organização Acadêmica e Administrativa
A Comissão Verificadora relata que "0 programa possui uma única
área de concentração, dividida em três linhas de pesquisa ("o homem como ser do
conhecimento e da Iinguagem", "o homem como ser moral" e "o homem como ser so-
cial e político") que, juntas, compreendem praticamente todo o domínio tradicio
nal da reflexão filosófica.
0 aluno deverá cumprir um total de trinta créditos (dez disci-
plinas), sendo que de doze a quinze créditos devem ser obtidos em disciplinas da
linha a que se vincula seu plano de estudo e a sua subsequente dissertação; os
demais créditos deverão ser obtidos em disciplinas das demais linhas.
Algumas das disciplinas que compõem o curriculo ministradas no
último ano apresentam, além de um programa bastante amplo, bibliografia relati-
vãmente escassa e relevância discutível.
0 Programa está bem organizado e conta com uma boa estrutura ad
minístrativa de apoio.
2. Corpo Docente
A CAPES informa que a dimensão do corpo docente é adequada ao
número de alunos. A qualificação- é formalmente satisfatória.
Consta do Relatório da Comissão Verificadora que no 29 semestre
de 1990 o Curso contava com 53 alunos matriculados e oito professores doutores.
Neste ano, mais quatro professores doutores foram contratados.
Atualmente, o Programa conta com 12 professores doutores; des-
tes 8 trabalham em regime de quarenta horas, dois professores mestres e um pro-
fessor em treinamento. 0 Curso conta também, com a participação de pelo menos
um professor Visitante a cada ano.
Um dos professores do Programa tem sua formação em outras áreas,
que não a Filosofia e outro professor, embora seja graduado em Filosofia, fêz
doutorado em Letras. Quanto aos demais, tanto a graduação, como a pós-graduação
são em Filosofia.
0 Corpo docente torna-se pequeno face a diversidade de temas pro
postos nas várias disciplinas do Curso( que vão,lembremos, da Lógica à Antropo-
logia Cultural). Recomenda-se que as novas contratações levem em conta as espe-
cificidades dos temas propostos, bem como procurem evitar a endogenia.
3. Corpo Discente
3.1. 0 processo de seleção deve ser aprimorado. Em particular, a Co-
missão Visitadora estranha que o Programa admita alunos que dominem apenas uma
língua estrangeira e esta seja o espanhol, que, como é sabido, não constitui a
língua das principais tradições filosóficas.
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3.2. Embora a maioria dos alunos sejam graduados em Filosofia, a en-
trevista realizada com eles durante a visita, mostrou que não possuem a famili-
aridade desejável com os textos clássicos, nem com a bibliografia secundária
mais importante, mesmo quando são os autores vinculados aos seus próprios temas
de estudo e dissertações.
No segundo, semestre de 1990 era a seguinte distribuição: 53
alunos matriculados, 02 alunos com matricula trancada, 23 alunos elaborando
dissertação e 03 alunos concluíram. Nos últimos dois anos não se registrou ne-
nhum abandono.
4. Pesquisa e Produção Científica
Docente: numericamente grande, embora existam alguns trabalhos
não ligados à temática filosófica.
Discente: numericamente satisfatória, mas apresentam temas in-
suficientemente delimitados e sem grande pertinência filosófica, em algumas das
dissertações apresentadas. No entanto, observa-se decisão de corrigir tais
limitações.
5. Infraestrutura
0 espaço físico é adequado. A biblioteca, no entanto, represen-ta
um dos principais pontos fracos, deixando a desejar. Faltam importantes obras dos
autores clássicos, mesmo daqueles que são objeto especifico de estudo de
diversos mestrandos. A bibliografia secundária praticamente ausente e a sessão
de periódicos se limita a alguns nacionais e uns poucos internacionais.
6. Intercâmbio: 0 Programa procura intensificar seu intercâmbio
com o programa congênere da URGS, bem como procura estabelecer laços com outras
instituições culturais da cidade (Instituto Goethe, Instituto Marc Chagal...).
7. Avaliação
A CAPES atribui ao Programa o conceito "C" atendimento regular.
Para os Técnicos da CAPES, deve haver uma delimitação mais precisa dos temas de
dissertações, bem como maiores referências à tradição clássica.
8. Principais Problemas e Perspectivas
A Comissão reconhece o grande esforço que o Curso vem realizando
para se adequar às exigências de um trabalho especificamente filosófico. No en-
tanto, vê com certa preocupação a falta de uma delimitação mais nítida dos temas
propostos, seja na própria estrutura curricular, seja nos programas das diferen
tes disciplinas que compõem o Programa. Delimitação que permita ao aluno fami-
liarizar-se com, pelo menos alguns textos clássicos da Filosofia e com o rigor
próprio da Filosofia.
Deve-se salientar que o Curso atende a uma demanda específica:
formar quadros para os inúmeros cursos de graduação em Filosofia existentes no
Rio Grande do Sul.
A Comissão Visitadora recomenda, pois, o recredenciamento do refe_
rido curso.
II. VOTO DO RELATOR
0 Relator vota favoravelmente pela renovação do Credenciamento do
curso de Pós-Graduação em Filosofia, na área de Antropologia Filosófica, em nível
de Mestrado, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Os efeitos
deste credenciamento devem retroagir ao término do Credenciamento anterior.
III. CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto do Relator.
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou, por unanimidade, a conclusão da
Câmara.
Rio de Janeiro , em 06 de 10 de 1992.
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