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O Reitor da Universidade Católica de Santos, mantida pela Socieda-
de Visconde de São Leopoldo, encaminha a este Conselho pedido de reconhecimen-
to de curso de Licenciatura Plena em Matemática, ministrado pela Faculdade de
Ciências.e letras, em Santos -SP.
0 referido curso foi criado pelo Conselho Universitário em reunião
realizada em 21/11/86; com 50(cinquenta) vagas.
Pela Portaria nº 264/91 - SENESU/MEC, foi designada Comissão Veri-
ficadora composta pelos professores José António Salvador e Jovana Ferreira
de Rezende, da Universidade Federal do Rio de Janeiro para verificar as condi-
ções de funcionamento do curso e apresentar relatório.
Com base nos dados contidos no processo, no relatório da Comissão
Verificadora, e no Relatório da CAE, elaboramos o presente Parecer: 1. DADOS
SOBRE A UNIVERSIDADE
A Universidade Católica de Santos - UNISANTOS, reconhecida pela
Portaria Ministerial nº 103/86, publicada no D.O.U de 07 de fevereiro de 1986,
tem sede na cidade de Santos, Estado de São Paulo.- e é mantida pela Sociedade
Visconde de São Leopoldo - SVSL, entidade de direito privado registrada em
17/09/51, sob o nº 1050 do Livro A-l, folhas 561, no Cartório de Registro Ci-
vil das Pessoas Jurídicas de Santos.
Tanto seu Estatuto como seu Regimento Geral foram aprovados pelo
Parecer CFE nº 15/86, homologado pelo Ministro da Educação em 07/02/86. Seu
Regimento Geral foi alterado pelo Parecer CFE nº 191/88, homologado pelo Minis-
tro da Educação em 30/03/88.
Sobre este item a Comissão Verificadora informa que:
"Além da UNISANTOS , a mantenedora é responsável palo Liceu Santista.
\ mantenedora tem isenção de impostos por ter o título de entidade filantrópica.
SYDNEI LIMA SANTOS
RECONHECIMENTO DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEM
Á
T
ICA
UNIVERSIDADE CATÓ
L
ICA DE SANTOS
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Segundo o Secretário Geral, o problema mais grave que tem en-
frentado ultimamente é o do valor das mensalidades."
2. DADOS SOBRE A ESCOLA/CURSO
2.1. Instalações Físicas
Consta dos autos o que segue:
"INSTALAÇÕES FlSICAS
Sala de Aula - 8 5
Auditórios - 06
Salas Especiais - 24
Laboratórios - 19
Bibliotecas - 06 Setoriais
0.1 Central"
Sobre este item a Comissão Verificadora informa que
"A instituição possui 85 salas de aula convencionais ,
24 salas-ambiente, 6 auditórios, 19 laboratórios/oficinas/ ou si-
milares, unia biblioteca central e 06 setoriais.
Há necessidade de ampliação das instalações,principal-
mente da construção de laboratórios e aquisição de equipamentos,
notadamente para o curso de Engenharia Civil. Para a realização
de aulas práticas de algumas disciplinas os alunos se deslocam
até os Laboratórios da Escola Politécnica da USP em São Paulo
2.2. Biblioteca
Sobre a Biblioteca a Comissão Verificadora informa o
que segue:
"Na faculdade de Filosogia, Ciências o Letras existe
uma biblioteca central, onde se encontram os livros da área de
Matemática, além de outras seis bibliotecas setoriais.
Apenas na biblioteca central os alunos não tem acesso
direto aos livros, pois de acordo com os funcionários o espaço en-
tre as estantes ó muito pequeno. Entretanto, 'os livros estão ca
talogados em fichas próprias o de fácil acesso. Existe um formu-
lário próprio de requisição de consulta. A consulta pode ser
fei-ta na sala do leitura que é espaçosa e alguns volumes podem
sor retirados como empréstimo por uma semana. Segundo os aluno dos
últimos anos da Licenciatura em Matemática, que são poucos eles
tem conseguido o acesso direto as estantes. Sugerimos que as es-
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tudasse uma maneira do permitir o acesso de todos os alunos ao
acervo.
O horário de funcionamento da biblioteca central, de
segunda a sexta-feira das 07 as 23 horas e aos sábados das 0 as
10 horas, 6 considerado satisfatório.
O acervo total é de 95.700 livros, dos quais 2.295 de
Matemática è 55-892 títulos, dos quais 1.764 de .Matemática.
O total de periódicos é de 82.561 volumes, dos quais
647 da Matemática e Computação e 2.189 títulos, dos quais 23 ti-
tulos da Matemática e Computação, conforme Quadro V.
No presente ano foi aplicado um total de Cr$ 2.875.582, 50
na aquisição de livros e periódicos. Segundo a responsável p
biblioteca central o mecanismo de atualização do acervo é feito de
um modo razoável, atendendo aos pedidos dos professores e in_
clusive dos alunos na medida da disponibilidade financeira da Ins_
tituição e com a receita própria da biblioteca obtida com as mul-
tas.
2.3. Laboratórios
Consta dos autos que:
"Os laboratórios instalados nas dependências da FAFIS
-UNISANTOS, são em número de 09 (excetuando-se os biotérios) , sen_
do 04 de Biologia Básica; 01 de Fisiologia; 01 de Citologia; 01
de Química; 01 de Física e 01 de instrumentação."
A descrição detalhada de cada um dos laboratórios e
biotérios, encontra-se às fls. 45/53 do processo, bem como instru-
mentação e de informática e o que está em fase de implantação.
Sobre os laboratórios a Comissão Verificadora informa
que:
"Laboratórios de Microcomputadores
De um modo geral as instalações desse laboratório es-
tão atendendo a demanda do curso em questão, conforme equipamen-
tos descritos no Quadro IV. O laboratório tem como prioridade o
atendimento aos alunos das disciplinas Processamento de Dados I e
II Além disso, ele está sendo utilizado para a Informatização da
parte administrativa da Instituição. Também encontra-se em fase de
Implantação um computador IBM 4381 M21 com quatro termi-nais 3270
conforme Quadro IV:
Laboratório de Física
Existe um laboratório de física precariamente equipa
do. Achamos que ele não atendo completamente a formação do aluno
em Licenciatura Plena em Matemática, uma vez que ele também terá
habilitação para Física no segundo grau."
2.4 Funcionamento e Estrutura Curricular
O Curso Licenciatura Plena em Matemática foi criado
pelo Conselho Universitário em reunião realizada em 21/11/86.
Sobre este item a Comissão Verificadora informa o que
segue:
"Dados Gerais relativos a 1990
Denominação: Universidade Católica de Santos
O total de alunos matriculados em novembro de 1990 era
5.929, sondo 1.64 8 no período da manhã, 70 8 no período da tardo,
3.4 34 no período da noite e 142 alunos do curso de Enfermagem no
período diurno.
0 total de concluintes na UNISANTOS foi 826.
O total de. concluintes no curso de Licenciatura em Ma
temática foi 06.
OBS.: Muitos cursos ainda não formaram nenhuma turma, o que jus_
tifica, em parte, o pequeno número de concluintes.
Nas turmas formadas para a aplicação das disciplinas
curriculares o maior número de alunos ocorreu no curso de Admi
nistração com aproximadamente 90 alunos, e o menor foi 03 no
curso de Ciências Contábeis.
O número total de professores que deram aula em 1990
foi 495, num total de 2.563 horas/aula semanais. Em particular na
Licenciatura em Matemática o número de professores foi de 22 en_
quanto a carga horária semanal foi 65 horas/aula.
Dados gerais relativos a 1990
Denominação: Licenciatura Plena em Matemática
Número de vagas oferecidas.: 50
Regime de matrícula: seriado anual
Turma com maior número de alunos: 23 (na primeira série)
Turma com menor número de alunos: 4 (na terceira e qual-
em series )
Carga horária total exigida para a integralização do currículo pleno:
2 .852 horas/aula.
integralização da carga horária: 4 anos
Valor cobrado peta 1ª semestralidade Cr$ 22.888,02
Valor cobrado pela 2ª semestralidade : Cr$ 50.903,00
• Os registros escolares são organizados em pastas indi-
vidnais tendo cada curso uma secretária responsável•
tos.: A hora/aula na Faculdade de Arquitetura é de 60 minutos,
enquanto nas demais a hora/aula é de 45 ou 50 minutos.
O regime de matrícula c seriado anual, exceto para os
cursos Arquitetura, Comunicação c Enfermagem que são somes trais."
O currículo pleno do curso constitui o Anexo I deste
parecer.
Sobre o currículo a Comissão Verificadora informa que "As
disciplinas do currículo pleno do curso em questão estão
distribuídas da seguinte forma: 1.500 horas/aula em discipli-nas do
currículo mínimo, 992 horas/aula em disciplinas complemen-tares e
560 horas/aula em disciplinas de formação pedagógica , num total
geral de 2.852 horas/aula.
Uma tal distribuição satisfaz os requisitos mínimos
parecer nº 292/62 de 14 de novembro de 1962 do MEC. Entretanto, ao
analisarmos o material colocado ao nosso dispor, como os re-gistros
nos diários de classe, as provas aplicadas e também em conversas
com os alunos achamos que os conteúdos poderiam ser mais
aprofundados visando uma formação mais sólida para os futu-ros
professores. Nesse momento é oportuno salientar a necessida-de de
aprimoramento do corpo docente, o que é viável tendo em vis-ta a
proximidade da cidade de São Paulo, onde se encontra centro.. de
excelência em Matemática.
A carga horária de Prática de Ensino consiste primei-
ramente na observação das aulas nas classes de escolas. públicas
e/OU privadas de primeiro e segundo graus da região e depois. na
discussão do que foi observado com o professor da disciplinas . A
experiência em lecionar é adquirida apenas em seminários e aulas
de tópicos de Matemática de primeiro e segundo graus para. a sua
própria turma na universidade. Sugerimos ao chefe do departamento que
os alunos também tivessem a oportunidade de ministrar es-sas aulas
nem próprias escolas, supervisionado pelo professor da
disciplina, pois é lá que eles atuarão depois de formados.
A universidade possui um departamento específico para
Organização e registro dos estágios de observação, conforme o
Quadro II.
Quanto ao escalonamento das disciplinas oferecidas pa-ra
o curso de Licenciatura em matemática achamos coerente e se-
quencial . O acompanhamento da execução do currículo pleno é fei-to
pelo Conselho Departamental."
2.5. Corpo Docente
O corpo docente do curso é constituído por 21 (vinte
e hum ) professores, cujo perfil acadêmico-profiosional é o se-
guinte: 05 (cinco) com graduação; 09 (nove) com especialização; 04
(quatro) com mestrado incompleto; 02 (dois) com mestrado e 02 (dois)
com doutorado.
Foram relacionados professores para todas as discipli-
nas do currículo.
A relação do corpo docente aprovado constitui o Anexo II
deste parecer.
A Comissão Verifidadora assim se expressa sobre o cor-
po docente:
"O corpo docente da' UNISANTOS é formado basicamente
por professores graduados nas respectivas áreas do. atuação. Al-
guns estão tentando fazer o mestrado cm áreas relacionadas com a-
sua formação, mas sem o apoio financeiro da instituição e ovo»
tualmente utilizam equipamentos e algumas facilidades da institui-ção
para desenvolver os seus trabalhos.
Os valores dos salários dos Professores corresponden-
te a hora /aula do mês de novembro de 1990 foram os seguintes:
Titular: Cr$ 797,04
Assistente: Cr$ 739,70
Professor: Cr$ 593,70
Para os professores da Faculdade de Arquiteruração va-lores
foram os seguintes:
Titular Cr$ 956,48
• Assistente: Cr$ 889, 06
Assistente II: Cr$ 833, 60
Professor: Cr$ 714,02
A Seleção dos docentes é feita por analise de curricu-
los e aprovada pelos órgãos colegiados (departamento de Ciências
Físicas Matemáticas, Conselho de Ensino o Pesquisa e Conselho
Universitário) de acordo com informações do secretário geral da
Instituição Professor Henrique Noé de Almeida.
O corpo docente do curso é formado basicamente por pro
fessores graduados na área, sendo 21 graduados, 9 com especiali
zação na área ou em áreas correlatas, 9 com pós-graduação lato
sensu, 2 mestres e nenhum doutor atuando no curso. Todos eles são
horistas, conforme Quadro VII. A instituição não oferece re-
numeração extra para o atendimento a alunos. Para o desenvolvi-
mento de pesquisa ou para o aperfeiçoamento do docente é necessá
rio a apresentação de um projeto que deve ser submetido e aprova
do nos órgãos colegiados e depois aguardar a disponibilidade de
verbas para financiá-lo . NO momento não existe nenhum desses pro
jetos em execução. Alguns professores estão tentanto fazer o mes-
trado em Educação Matemática, mas sem o apoio financeiro da ins
tituição e sem bolsas de estudo
Na instituição existe uma associação de docentes. Está
em tramitação um plano de carreira para os docentes da UNISANTOS
conforme o Quadro III, e está previsto para ser implantado a par
tir de 1992. Segundo os professores do departamento de Ciências
Físicas e Matemáticas tal plano atenderá as suas reinvidicações
3. OUTRAS INFORMAÇÕES
A Comissão Verificadora ainda presta outras informa
ções referentes a:
"- Situação atual do alunado;
- Atividades-fim:
. UNIARTE,
. A Universidade da Terceira Idade,
. Intercâmbio Universitário,
. Clínica Psicológica
. Atendimento ás Comunidades Carentes
. Convénio com Hospital,
. Trabalho com a prefeito Municipal do Santos,e, ,
Laboratório do Habitação o Desenvolvimento de
Projetos;
- Organização o Gerência;
- Plano Anual de Aplicação dos Recursos Financeiros;e •
- Histórico o Prospectiva (Cf. folhas 09/13 do volume
principal)
E encerra seu relatório nos seguintes termos:
A fundação Sociedade Visconde de São Leopoldo, que é
a responsável pelo projeto universitário mais antigo de Santos,
exerce um papel relevante na comunidade santista. Achamos que de um
modo geral ainda precisa evoluir no sentido de propiciar condições
concretas para o aperfeiçoamento dos seus quadros de pro fessores e
funcionários. Além disso, necessita de modernização em de seus
serviços através do informatização dos diversos setores, uma vez
que ela já dispõe de equipamentos computacionais sufici entes.
Em particular, com relação ao curso do Licenciatura em
Matemática, sentimos a necessidade de um trabalho de motivação junto
aos alunos e professores no sentido de atrair mais alunos, pois é
uma área básica na formação de qualquer cidadão. Observa os ainda
que naquela região não existe nenhum curso público na área. Nesse
sentido a UNISANTOS está procurando suprir esta ne_ cessidade
local."
[I - PARECER DO RELATOR
Atendendo a despacho interlocutório a Instituição prestou os
esclarecimentos solicitados.
1- A opção por sistema de "acervo fechado" foi feita em razão
da perda contínua e exagerada que ocorria com o sistema de "acervo aberto."
2- 0 Laboratório de Física já teve um acréscimo de novos equipa
mentos e a Instituição tenciona prosseguir nesse aperfeiçoamento.
Relação dos novos equipamentos:
O módulo 8100 compõe-se de um conjunto de 59 itens e 86 pecas
de materiais construídos em aço sob a forma de perfilados e painéis, la
tão, nylon, alumínio, chumbaloy, acrílico, ferro fundido, ambatex, PVC e
vidro pirox, com os quais são possíveis realizar experimentos, conforme ma-
nual de instruções, de Mecânica dos Sólidos, Mecânica dos Fluídos, Termome
ria e Termologia, Óptica, Oscilações e ondas, Eletrostática,Eletrodinâmica
Eletromagnetismo.
O Colchão de ar superficial 8203-A destina-se aos principais
fundamentos de mecânica e das leis que as relacionam: velocidade, movimento
uniforme, massa e aceleração, movimento retilíneo uniformemente acelerado,
condições de equilíbrio de um móvel sobre uma rampa, movimentos curvilíneos
etc.
E opcional ao 8203-A o 8203-B - Estroboscópio Mallmann
Frequencímetro do impulsos óticos Curt e Câmara fotográfica. Foi também
adquirido pela Instituição.
A fonte de alimentação 6028 é um vasto conjunto composto de
31 itens e 50 peças.
As relações e as especificações dos equipamentos, com suas
otografias ficam fazendo parte integrante do Processo.
Quanto a Informática o equipamento utilizado vem a seguir rela-
cionado.
- PCXT
Quantidade Modelo
19 IS 30 PLUS c/2 Drivers
2 IS 30 PLUS c/ Winchester
40 Mb + 1 Drive
2 I 7000 c/2 Drives
GRANDE PORTE
Quantidade
Modelo
IBM 4301 M 21
- TERMINAIS
Quantidade
20
Modelo
IBM 4381 M 21
3- A Instituição informa que a Comissão Verificadora visitou-a
quando ocorria a última semana letiva e grande parte das cadernetas estavam
em poder dos professores, para o devido encerramento. 0 controle académico
já está em fase de implantação informática.
4- A Instituição, por seus órgãos colegiados, acolheu a sugestão
da Comissão Verificadora no que tange à Prática de Ensino Supervisionado,
neste ano de 1992, inclusive a de Matemática que compreende também um levan-
tamento das dificuldades dos alunos na aprendizagem da Matemática. Esse tra-
balho se encerra com os estagiários atendendo os alunos das classes que apre
sentaram as deficiências, sob forma de recuperação.
5- Os professores são selecionados após abertura de inscrições.
0 Departamento é o órgão responsável pela Seleção a partir da análise dos
currículos e de entrevista com os candidatos. Após o que o Conselho de Ensi-
no e Pesquisa julga a admissão, na forma regimental.
6- Quanto ao Corpo Docente foi iniciada a implantação de um pla
no de carreira. Já há 5% dos professores com dedicação integral (parte em au
las e parte em pesquisa). O plano de carreira tem seu desenvolvimento acopla
do às possibilidades econômico-financeiras da Instituição.
7- Os alunos do 2o grau na comunidade vem sendo incentivados
pelos Departamentos de Educação e de Psicologia, através do Serviço de Orien
tacão Vocacional, para ingressarem no Curso de Matemática.
Têm verificado um certo desencanto pelas licenciaturas em razão
da baixa remuneração.
8- Parece ao Relator que houve satisfatório atendimento às
xigências constantes do despacho interlocutório. II -
VOTO DO RELATOR
0 Relator vota favoravelmente ao reconhecimento do curso de
Licenciatura Plena em Matemática, ministrado pela Faculdade de Ciências e
Letras, em Santos-SP, mantida pela Universidade Católica de Santos.
E sempre recomendável que a Instituição aperfeiçoe os equipa-
mentos de seus laboratórios bem como sua biblioteca.
V- CONCLUSÃO DA CAMARA
A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto do Relator.
Sala das Sessões, em de junho de 1992
ANEXO I
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
ERIAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA
DISCIPLINAS CARGA
ANO
Calculo Diferencia] e Integral 1
Geometria Analítico (Vetores.)
Álgebra 1
Processamento de Dados 1
Língua Portuguesa
Estudo de Problemas Brasileiros
Problemas do Homem Contemporâneo
Lógica
Educação Física
H
OR
A
1
20
1
20
1
20
1
20
60
6
0
120
ARIA
2º ANO
Cálculo Diferencial e Integral II Calculo
Numérico
Algebra II (Linear) • Física I
Processamento de Dados II
Calculo das Probabilidades o Estatística
3º ANO
1
20
1
20
1
20
1
20
1
20
120
Cálculo Diferencial e Integral III Geometria (Descritiva )
Matemática Aplicada I Física II
Analise Matemática I
.Psicologia da Educação: Adolescência e Aprendizagem
Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1° e 2º Graus
ANO
120
120
90
1
20
120
60
60
Matemática Aplicada II Fisica III
Análise Matemática II História da Matemática
Didática para o Ensino da Matemática Prática de
Ensino (Estágio Supervisionado)
TOTAL
9
0
1
20
120
6
0
120
120
276
0
TOTAL OLHAI. 2052
ANEXO II
CORPO DOCENTE
.
01. ALFREDO LACERDA SIMÕES DE CARVALHO
Disc.: Processamento de Dados I
Qual.: Bel. cm Administração de Empresas - 1983 - PACECS - Santos/
SP. Especialização em Análise de Sistemas - 193G - Univ.
Santa Cecília dos Bandeirantes - Santos/SP. Possui expe-
riência no magistério superior. Parecer CFE nº 974/89.
02. ANTÓNIO MÁXIMO
Disc .. : EPB
Qual.: Licenciatura em Geografia - 1969 - Fac. de Fil., Ciências e
Letras - Santos/SP. Especialização em Estudos de Pro blemas
Brasileiros - 1979 - Un. Mackenzie - SP. Possui ex
periência no magistério superior. Parecer CFE nºs 974/89 e
206/90.
03. ANTÓNIO TADEU FRUTUOSO AMADO
Disc: Física I e II
Qual. Bacharelado em Física - 1978 - PUC/SP. Especialização em
Física Hospitalar - 1980 - Serviço de Medicina Nuclear.
Mestrado incompleto em Física Nuclear - PUC/SP. Possui ex-
periência no magistério superior.
04. CILEDA DE QUEIROS DE SILVA COUTINHO
Disc.: Cálculo das Probabilidades e Estatística.
Qual.: Bacharelado e Licenciatura em Matemática - 1978 - PUC/SP
Especialização em Magistério de 3º Grau - 1988 - PUC/SP .
Especialização em Matemática - 1985 -UNICEB - Santos/SP.
Possui experiência no magistério superior. Parecer CFE nº
206/90.
05. CLÓVIS RODRIGUES DA MATA
Disc: Cálculo das Probabilidades o Estatística
Qual.: Licenciatura em Matemática - 1975 - Fac. Fil, Ciências e
Letras Santos-SP. Especialização em Probalidade o Esta-
tística - 1975 - IME - USP - SP. Possui experiência no
magistério superior. Parecer CFE nºs 51/85 e 974/89.
ANEXOU
00. CREUZA DE MIGUEL MACHADO
Disc . :Lógica
Qual.: Li cenciatura em Ciências hab. Matemática - 1981 - FAFIS
- Santos - SP, Especialização em Matemática - 1985 - Uni.
de Santos - Santa Cecília SP. Possui experiência no ma-
gisterio superior.
07. DRAUZIO COSTA PIRES DE CAMPOS
Disc: Processamento do Dado:; I
Didática (Para ensino da Matemática) Pratica de Ensino
(Estágio Supervisionado) Qual.: Licenciatura em Matemática - 1974
- FAFIS - Santos - SP. Possui experiência no magistério
superior. Parecer CFE no 974/89.
08. ELIAS SILVESTRE
isc.: Física III
Qual.: Licenciatura em Matemática - 1964 - Fac. Fil. Universida- de
Mackenzie - SP. Especialização Ensino de Ciências 1973 -
Fundação Santo André - PUC/SP. Possui experiência no
magistério superior. Parecer CFE n° 351/75.
09. ESAÚ COBRA RIBEIRO
Disc: Problemas do Homem Contemporâneo
Qual.: Bel. em Ciências Jurídicas e Sociais - 19G4 - USP/SP.
Espe-cializaçao em Teoria Geral do Estado - 1965 -- USP/SP.
Mos-trado incompleto em Serviço Social - PUC/SP. Possui
expe-riência no magistério superior. Parecer CFE nº
974/89.
10. JOSÉ CARLOS ALÃO DE OLIVEIRA
Disc: Processamento de Dados II
Qual.: Bel. cm Ciências Económicas - 1982 - FACECS - Santos/SP .
Possuí experiência no magistério superior. Parecer
CFE 974/89.
ANEXO II
11. JOSÉ JOAQUIM DE SOUZA
Disc.: Calculo Numérico
Qual.: Licenciatura em Matemática - 3975 - FAFIS - Santos - SP.
Especialização em Didática da Matemática - 1973. CEUBAN
Pós-Graduação em Matemática - 1986 - UNICEUB POSSUI expe-
riência no magistério superior. Parecer CFE nº 270/79 e
974/89.
12. MAGALI DOS SANTOS NORONHA
Disc: Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1° e 2° Graus. Qual.:
Licenciatura em Pedagogia - 1959 - Fac. de Fil. ciências e Letras de
Santos/SP. Possui experiência no magistério superior. Parecer CFE nº
309/72.
13. MARIA ZILDA DA CRUZ
Disc. : Psicologia da Educação : Adolescência e da Aprendizagem
Qual.: Licenciada em Pedagogia . 1959 - FAFIS - Santos/SP
Mestra-
do em Psicologia - 1980 - USP/SP. Doutorado em Psicologia
- 1986 - USP/SP. Possui experiência no magistério supe-
rior. Parecer CFE nº 309/72.
14. MINEKO XAMASHITA
Disc: Lógica e Análise Matemática I e II Qual.: Licenciatura
em Matemática - 1971 - Instituto de Matemá-
tica e Estatística - USP/SP. Mestrado em Matemática - 1979.
- PUC/SP. Doutorado em Matemática - 1985 - PUC/SP. Possui
experiência no magistério superior. Parecer CFE n° 974/89.
15. OLÍMPIO RODININ VISSOTO LEITE
Disc.: Geometria Analítica (Vetores)
Qual.: Licenciatura em Matemática - 1970 - IME/USP/SP. Possui ex-
periência no magistério superior. Parecer CFE nºs 53/85 e
974/89.
16. ROSA DIAS
Disc: Cálculo Diferencial e Integral I, II o III
Qual.: Licenciatura em Matemática - 1960 - Universidade Mackenzie
-SP. Possui experiência no magistério superior. Parecer
CFE-; nºs 51/85 e 974/89 .
• /
ANEXO II
17. SÉRGIO GUIDI
Pise: Língua Portuguesa
Qual.: Licenciatura em Letras Neolatinas - 1964 - Fac. Fil Ciên
cias e Letras de Santos- SP. Especialização em Semântica em
Língua Portuguesa - 197.? - PUC/SP. Possui experiência no
magistério superior. Parecer CFE nºs 4347/78 e 206/90.
18. SILVIA MARIA FERREIRA RAMOS
Disc: Geometria (Descritiva)
Qual.: Licenciatura em Matemática - 1975 - FFCL de Santos - SP.
Mestrado em Matemática - 1980/3905 - PUC/SP. Possui ex-
periência no magistério superior.
19. VICENTE BONACHELLA
Disc: Educação Física
Qual.: Licenciatura em Educação Física - 1968 - Escola de Educa
ção Física de São Carlos - SP. Especialização em Técnico
Desportivo - Várias Modalidades - 1975 - Fac. de Educação
Física de Santos - SP. Possui experiência no magistério
superior. Parecer CFE nºs 139/88 e 974/89.
20. VICENZO BONGIOVANNI
Disc.: Matemática Aplicada I e II
História da Matemática Qual.: Licenciatura em matemática -
1973 - Instituto de Matemáti-
ca e Estatística da USP/SP. Mestrado em Matemática - Alge-
bra - 1987 - PUC/SP. Possui experiência no magistério su-
perior. Parecer CFE nºs 270/79 e 974/89.
21. 20RAIDE LÚCIA DO NASCIMENTO PADREDI
Disc.: Álgebra I
Álgebra II (Linear) Qual.: Licenciatura em Matemática -1975 -
FFCL. "Osvaldo Cruz" - SP. Mestrado incompleto em Álgebra -
.PUC/SP. Possui ex-periencia no magistério superior. Parecer CFE nº
-974/89
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou por una-
nimidade a conclusão da Câmara.
Sala Barretto Filho, em 3 setembro de 1992.
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