Download PDF
ads:
MOO 5 - CFE
0 Professor Valério Rohden, designado para fazer a* visita ao Curso, notou
este fato, bem como um lapso na solicitação feita a este Conselho, tendo
como objeto a renovação de credenciamento das duas áreas, a de Lógica e
Epistemologia e a da Filosofia Política, que não consta, contudo no creden-
ciamento. Por sugestão do Professor Rohden, o Curso dirigiu posteriormente
â CAPES requerimento para que a solicitação inicial fosse alterada para
"recredenciamento na área de Lógica e Epistemologia e credenciamento na
área de Filosofia Política, ambas em nível de mestrado e doutorado, apre-
sentando na ocasião extensa informação sobre a área de concentração em Fi-
losofia Política.
Já desde 1983 a instituição havia implantado nova área de concentração, de-
nominada Filosofia Política, nos níveis de mestrado e doutorado.
Ocorre, contudo, que no Parecer n° 97/84, acima citado, o Conselho, ao cre-
denciar o curso, referiu-se apenas ã área de concentração em Lógica e Epis-
temologia.
P
E.LAÉRCIO DIAS DE
M
O
URA,S.J.
Renovação de credenciamento do curso de pós-graduação em Lógica e Filosofia
da Ciência, nos níveis de mestrado e doutorado, com áreas de concentração em
Lógica e Epistemologia e Filosofia Política.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
0 Curso de pós-graduação em Lógica e Filosofia da Ciência, com área de con-
centração em Lógica e Epistemologia, nos níveis de mestrado e doutorado, da
Universidade Estadual de Campinas, iniciou suas atividades em 1977. 0 Con-
selho Federal de Educação, pelo Parecer n° 97/84, aprovado em 16 de Feve-
reiro de 1984, credenciou o curso.
O Reitor da Universidade Estadual de Campinas solicita deste Conselho a re-
novação de credenciamento do Curso de Pós-Graduação em Lógica e Filosofia
das Ciências nas áreas de Lógica e Epistemologia e Filosofia Política em
nível de mestrado e doutorado.
ads:
Livros Grátis
http://www.livrosgratis.com.br
Milhares de livros grátis para download.
Para avaliar as condições de funcionamento do Curso foi constituída Comissão
composta dos Professores Valério Rohden, da Universidade Federal do Rio Grande
do Sul, e Ricardo R.Terra, da Universidade de São Paulo,- que não chegaram, con-
tudo, a fazer juntos a visita ao Curso, mas, respectivamente, nos dias 5 e 6 de
Março e 27 de agosto de 1991. Nos seus relatórios ambos recomendaram a renovação
do credenciamento tal como. solicitada, tendo o Professor Ricardo Terra apresen-
tado um relatório mais sucinto, no qual concorda inteiramente com as observa-
ções mais pormenorizadas do Professor Valério Rohden.
Das diversas peças do processo ressaltam os seguintes dados:
A conceituação global do Curso, em relação aos programas congéneres de sua área,
segundo o relatório técnico da CAPES, é A, tanto para o mestrado, quanto para o
doutorado, nas duas áreas de Concentração.
1. Corpo Docente
Nota o Professor Valério Rohden, que "embora sua constituição originária se te-
nha alterado bastante, o Curso mantém um número expressivo de docentes altamente
qualificados, entre antigos, novos e estrangeiros, cerca de 27 professores per-
manentes, sendo 24 em regime de dedicação exclusiva, 1 de tempo integral e 2 de
tempo parcial. Quanto â titulação, num conjunto de 27 professores, incluindo vi-
sitantes (1) e participantes (1), 22 tem doutorado ou livre docência e 5 mestrado.
2. Corpo Discente
0 Curso admitiu até 1989 um total de 124 alunos, 93 dos quais no mestrado e 31
no doutorado. Em dezembro de 1989 o corpo discente se apresentava com o seguinte
perfil - somente cursando disciplinas - 33 (mestrado) 5 (doutorado); somente
elaborando dissertação de tese - 37 (mestrado) 14 (doutorado) com matrícula
trancada 8(mestrado), 6 (doutorado), num total de 78 alunos no mestrado e 25 no
doutorado. No biénio 88/89 o curso registrou 17 desligamentos.
As dissertações de Mestrado defendidas até 1989 foram 20, e as teses de doutora-
do 5. No ano de 90 houve mais 4 defesas de mestrado e 4 de doutorado.
Como nota um dos membros da Comissão, o problema mais sério do curso é o tempo
levado pelos alunos para a conclusão de suas dissertações ou teses, que, não
conseguindo acabá-las durante o curto período da bolsa, em grande parte abando-
nam a sua elaboração. Assim, dos alunos que ingressaram em 1977, um defendeu
dissertação ou tese e outro não; dos que ingressaram em 1983, 3 defenderam e 5
não; dos que ingressaram em 1985, um defendeu e 13 não.
0 Regimento da Unicamp prevê um limite de 5 anos para mestrado e. de 8 para
doutorado, tendo, por medida adotada pela Reitoria, sido reduzido para 4 anos
o prazo do mestrado. Foi dado a todos os alunos qua haviam excedido o seu prazo
um ano suplementar para a entrega de sua tese ou dissertação concluída, ficando
passíveis de desligamento sumário após este período suplementar.
ads:
A relação orientando/orientador foi em 1988, de 3,42 no mestrado e 2,12, no dou-
torado; e, em 1989, de 3,50, no mestrado, e 2,00 no doutorado.
Apesar da relação parecer suficiente, conforme o relatório da Comissão visitado-
ra, alguns alunos observaram que o problema do seu desempenho talvez decorra do
fato que alguns professores não deram o devido acompanhamento aos alunos ou não
insistiram suficientemente em incentiva-los ã produção estrita.
Nota o relatório que os alunos, afora as observações acima, não apresentam quei-
xas de qualquer natureza sobre o Curso, mas que o louvaram pelo seu alto nível e
pela boa disponibilidade dos recursos bibliográficos.
3. Organização Acadêmica
Ha. de fato um entrelaçamento de disciplinas docentes e atividades entre as duas
áreas como nota o relator, que esclarece também haver uma "tendência, segundo
depoimento dos mesmos docentes e de sua coordenação", "de em breve futuro desca-
racterizar as duas áreas, sob o nome geral de Filosofia (ao estilo da USP), man-
tendo sua especificidade apenas como linhas de pesquisa. Já não chega a haver um
currículo obrigatório, o qual passa a ser elaborado pelo Orientador, em acordo
com o orientando, segundo um plano que é submetido ã Comissão .Coordenadora.
4. Infra-estrutura de apoio
0 Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade conta com uma Coor-
denação de pós-graduação e com cinco sub-comissões de pós-graduação, entre as
quais de. Filosofia. 0 Instituto oferece ainda, além da Secretaria de pós-gradua-
ção, também uma Secretaria de pesquisa, que. dá suporte aos projetos de professo-
res e alunos e propicia uma informatização crescente dos serviços.
Tanto o Instituto de Filosofia e Ciências Humanas(IFCH), quanto o Centro de Ló-
gica e Epistemologia(CLE), entidade autónoma ligada ã Reitoria, contam com bi-
bliotecas bastante satisfatórias e atualizadas. »
Graças a estrutura propiciada pelo Centro de Lógica e Epistemologia, cujos mem-
bros são praticamente os mesmos do Curso, são editadas três revistas de Filoso-
fia na Universidade, todas de circulação regular e prestígio internacional.
Ê de notar que, apesar da infra-estrutura de apoio existente, tanto no relatório
da CAPES, como no do Professor Valério Rohden são levantadas queixas de defi-
ciência nas informações recebidas. No relatório da CAPES (pg.10) há o comentário
de.que-a Comissão se viu obrigada a solicitar ao curso outro relatório, dado às
falhas no preenchimento dos formulários enviados, advertindo que se houvesse re-
petição de fatos como estes no futuro poderia repercutir em termos de conceitua-
ção.
II - PARECER
Considerando o parecer favorável dos dois integrantes da Comissão especial,
os pontos positivos apontados no relatório da CAPES, bem como a conceitua-
çao global atribuída ao Curso, que, em ambas as áreas de concentração, me-
receu a classificação A, o relator é de parecer que se deva conceder a re-
novação de credenciamento solicitada no que concerne ã área de concentração
em Lógica e Epistemologia, e que se sane o defeito existente com relação ao
credenciamento no que concerne ã área de Filosofia Política.
0 Professor Valério Rohden, que detectou a falha existente, sugeriu que o
pedido inicial fosse reformulado, para que toda a questão pudesse ser sub-
metida a este Conselho, que definiria a forma de procedimento concernente,
A Resolução n° 5/83, que fixa normas de funcionamento e credenciamento dos
cursos de pós-graduação stricto sensu, no artigo 22, inciso III, ao estabe-
lecer que o "mestrado e doutorado destinam-se a criar qualificação especial
em determinadas áreas e sub-áreas de conhecimento", contempla, sob a figura
das sub-áreas de conhecimento, as chamadas "áreas" de concentração". A figu-
ra da área de concentração aparece no Parecer n° 977/65, do ilustre Conse-
lheiro Professor Newton Sucupira, entendida ali como "o campo específico de
conhecimento que constituirá o objeto de estudos escolhidos pelo candida-
to". Estendido a todo um curso, o conceito.de área de concentração importa
em objetivos e propósitos que direcionem a qualificação e atividades dos
próprios professores, constituindo assim um aspecto de imprescindível pon-
deração na análise que é feita quando do credenciamento ou renovação de
credenciamento de determinado curso.
Como proceder no caso em apreço, diante da falha detectada pelo Professor
Valério Rohden, em seu relatório?
Aplica-se aqui a meu ver a solução apontada no Parecer 282/84, que teve co-
mo Relator o ilustre Presidente atual deste Conselho, respondendo a uma
consulta feita à C.L.N., sobre a interpretação a ser dada na norma contida
no artigo 5° da Resolução 5/83 com relação às áreas de concentração.
0 Parecer ê todo impostado no seguinte sentido: embora o artigo 5° se refi-
ra sempre a curso, nunca a área de concentração, e sua interpretação lite-
ral leve a uma determinada conclusão, é necessário cotejar esta interpreta-
ção literal com a ratio legis, que, "sem dúvida alguma, foi a de somente
conceder-se credenciamento a cursos de pós-graduação em vista da experiên-
cia concreta e por prazo mínimo determinado, da qual se pudesse extrair uma
conclusão objetiva de sua qualidade. Ora, em cursos que compreendam várias
áreas de concentração, a unidade que permite tal avaliação... e ..."o ensi-
no e a pesquisa numa área de concentração específica. Do' contrário, a even-
tual deficiência numa área de concentração prejudicaria o todo, ou a exce-
lência na maioria dessas áreas levaria a indevido benefício para a área que
não o merece". 0 parecer foi no sentido de que se interpretasse "o termo
curso, no artigo 5° da Resolução 5/83, como equivalente ã área de concen-
tração".
Nesta interpretação, uma nova área de concentração criada em um curso deve-
rá ser objeto de pedido de credenciamento, a ser processado em condições
idênticas ã da criação de um curso.
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou por una-
nimidade a conclusão da Câmara.
Sala Barretto Filho, em 03 de setembro de 1992
Livros Grátis
( http://www.livrosgratis.com.br )
Milhares de Livros para Download:
Baixar livros de Administração
Baixar livros de Agronomia
Baixar livros de Arquitetura
Baixar livros de Artes
Baixar livros de Astronomia
Baixar livros de Biologia Geral
Baixar livros de Ciência da Computação
Baixar livros de Ciência da Informação
Baixar livros de Ciência Política
Baixar livros de Ciências da Saúde
Baixar livros de Comunicação
Baixar livros do Conselho Nacional de Educação - CNE
Baixar livros de Defesa civil
Baixar livros de Direito
Baixar livros de Direitos humanos
Baixar livros de Economia
Baixar livros de Economia Doméstica
Baixar livros de Educação
Baixar livros de Educação - Trânsito
Baixar livros de Educação Física
Baixar livros de Engenharia Aeroespacial
Baixar livros de Farmácia
Baixar livros de Filosofia
Baixar livros de Física
Baixar livros de Geociências
Baixar livros de Geografia
Baixar livros de História
Baixar livros de Línguas
Baixar livros de Literatura
Baixar livros de Literatura de Cordel
Baixar livros de Literatura Infantil
Baixar livros de Matemática
Baixar livros de Medicina
Baixar livros de Medicina Veterinária
Baixar livros de Meio Ambiente
Baixar livros de Meteorologia
Baixar Monografias e TCC
Baixar livros Multidisciplinar
Baixar livros de Música
Baixar livros de Psicologia
Baixar livros de Química
Baixar livros de Saúde Coletiva
Baixar livros de Serviço Social
Baixar livros de Sociologia
Baixar livros de Teologia
Baixar livros de Trabalho
Baixar livros de Turismo