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Com base nos dados contidos no processo, no relatório da Comis_
Em 1985, mediante o Parecer n° 532/85 de 11 de setembro de
1985, ocorreu a renovação do credenciamento, apenas para a área de Lingua
Portuguesa e Literatura Brasileira, entretanto as duas áreas restantes de
Lingua-Inglesa e Literatura Anglo-Americana deveriam atingir um grau de de-
senvolvimento adequado, retornar o pleito da renovação do credenciamento jun
to a C.F.E.
A instituição no momento, solicita a renovação do credenciameji
to do curso de Letras nas áreas de Lingua-Portuguesa, Literatura Brasileira,
Lingua-Inglesa e Literatura Anglo-Americana em nível de Mestrado.
JOSE LUIGARD MOURA DE FIGUEIREDO
Recredenciamento do Curso Pós-Graduação em Letras
Nível de Mestrado.
Universidade Federal da Paraiba
0 curso de Pós-Graduação em Letras com área de concentração
em Lingua-Portuguesa, Literatura Brasileira, Lingua Inglesa e Literatura
Anglo Americana em nível de Mestrado, iniciou suas atividades, em 1975, tendo
sido credenciado pelo Conselho Federal de Educação, através do parecer n°
1082/79 de 1° de agosto de 1979.
O Magnifico Reitor da Universidade Federal da Paraíba, solicita
a este Conselho renovação do credenciamento do curso de Pós-Graduação em
Letras, em nível de Mestrado.
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são Verificadora e na avaliação da CAPES, passamos a análise dos requisitos essenciais
para o devido credenciamento.
A comissão composta pelos professores Angélica Maria Santos Soares, da
Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Carlos Daglitian da Universidade Estadual
Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Campus São José do Rio Preto, reuniu-se com a
coordenação dos cursos para avaliar as condições de funcionamento.
Durante a visita a comissão verificou a organização académica e admi-
nistrativa do curso, corpo docente, corpo discente, pesquisa e produção cientifica,
técnica, infra-estrutura física e financeira, intercâmbio com outras instituições e
cursos, apontando os principais problemas e perspectivas do curso, bem como a conclu-
são.
1 - ORGANIZAÇÃO ACADÊMICA E ADMINISTRATIVA
1.1 - Académica
A proposta curricular é consistente e profunda, muito bem formulada e adequada aos objetivos do
curso.
0 curso processou, recentemente, uma atualização de seu elenco de disciplinas,
tendo ampliado suficientemente seu ementário, a fim de melhor atender as necessidades de seu
alunado. Nessa atualização, cabe ressaltar a obrigatoriedade da disciplina Teoria Literária para os
alunos de Literatura Brasileira e o encaminhamen-to, também para aquela disciplina, dos alunos da
Área de Inglês (resultante da fusão, 1990, das antigas Áreas de Língua Inglesa e de Literatura Anglo-
Americana).
As ementas e bibliografias estão perfeitamente ajustadas as três Áreas de
Concentração e afinadas com as pesquisas desenvolvidas no curso.
Ha suficiência e regularidade na oferta das disciplinas. As discipli-
nas são coerentes e relevantes as áreas do curso. 1.2 -
Administrativa
Na estrutura administrativa, convém ressaltar o trabalho conjunto en
tre o Coordenador, o Vice-Coordenador e os três Coordenadores de Área, o que dinami
za a organização do Curso. Este articula-se com os Departamentos a ele diretamente
vinculados, com o Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes e a Pró-Reitoria de
Pós-Graduação e Pesquisa da UFPB.
Para o bom funcionamento do Curso foram fixados os horários para reuniões e
atividades de extensão.
Projeta-se a informatização do Curso, ja tendo sido adquirido um micro_ computador.
Há funcionários a serviço exclusivo da Pós-Graduação em número suficiente para o
bom andamento do trabalho de secretaria.
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CORPO DOCENTE
Houve, no período analisado, uma melhoria significativa na qualificação
do corpo docente, em especial, de Literatura Brasileira que, no próximo ano, se
comporá exclusivamente de Doutores. A Área de Inglês contará também com mais dois
Doutores, nos próximos anos.
Já não há dependência de Professores visitantes. Estes participam do
Mestrado, sempre que possível financeiramente, visando-se a exogenia.
0 número de Professores atende equilibradamente ao número de matricu-
las, is disciplinas oferecidas e i orientação acadêmica e de Dissertações. A propor-
ção Orientando/Orientador é de cinco para um.
Todos os docentes permanentes são do quadro de pessoal da Universidade
e tem regime RETIDE.
0 Curso tem se mantido há quase dez (10) anos, com conceito "A", de-
monstrando assim, que tem-se esforçado para se manter em um nível de desempenho que
torna inquestionável o mérito do seu recredenciamento. A partir de 1992, o curso te_
rã efetivamente, 16 (dezesseis) doutores, com mais (2) dois doutores em via de con-
tratação por concurso e com apenas um Mestre.
Este ja em fase de conclusão de Doutorado. Por isso, o curso não sente
nenhuma necessidade de contar com professores visitantes a não ser em casos
excepcionais de alta especialidade em assunto do seu interesse.
Os professores tem participado ativamente dos Congressos Nacionais e
alguns internacionais, com contribuição de reconhecida importância. Pela conceitua-
ção da CAPES, o curso em relação aos programas congéneres da sua área/subárea do
conhecimento, mereceu quanto ao corpo docente, atividades de ensino, atividades de
pesquisa, produção docente conceito "A".
Para o curso em questão os professores em termos de regime de traba-
lho, apresentam-se assim distribuídos:
PROFESSORES
REGIME DE TRABALHO
PERMANENTES
VISITANTES
PARTICIPANTES
Dedicação Exclusiva
25
_
3
Termo Integral
_ _
Tempo Parcial
_ _ _
Outro
- _
2
Não Informado
_ _ _
TOTAL
25
-
5
2.1
- Nos anos de 1987, 1988 e 1989, foram oferecidas no curso, 21,28
e 28 disciplinas, respectivamente.
2.2
- Atividades de Pesquisa
Nos anos de 1987,1988 e 1989, foram listados 03,01 e 01 projetos inde
pendentes e 10,10 e 10
linhas de pesquisa, respectivamente, cujos títulos e descri-
ção sumária, bem como os projetos dentro delas relacionados, podem ser encontrados no
Quadro "E" do Relatório Anual do curso em 1989 em anexo, dos processos.
2.3
- Produção Cientifica e Técnica/Artística
1) Produção do corpo docente
No triénio contemplado pela última avaliação disponível, a produção
cientifica do corpo docente apresentou o seguinte perfil:
ANO
TIPO DE PRODUÇÃO
1987
1988
1989
Livros no Pais
4
2
4
Livros no Exterior
_ _ _
Artigos no Pais
33 8 17
Artigos no Exterior
2 2 1
Trabalhos e Resumos
Congressos no Pais
em 1 2 5
Trabalhos e Resumos em
Congressos no Exterior
2
Outros
1 6 10
Com relação ã produção técnica/artística, foram relacionados pelo cur
so 39 trabalhos ou atividades de interesse para a área.
3.
CORPO DISCENTE
Exige-se do candidato ao Mestrado um mínimo de sete pontos, em escala
de zero a dez na prova escrita, na área de concentração escolhida. A prova de língua
estrangeira não é exigida no momento do ingresso no curso. Não há, também, prazo para
ela; o que se vem pensando determinar, para evitar que o aluno chegue ao final do
curso, sem que a tenha feito.
0 candidato faz ainda uma prova de títulos e uma entrevista. 0 alunado se compõe de
Professores Universitários, Professores de Ensino Médio e ex-alunos da graduação da
UFPB.
Em sua maioria, os alunos são da Paraíba.
Há uma distribuição equilibrada entre os alunos que cursam discipli-_
nas e os que elaboram suas Dissertações.
Vinte alunos que ingressam no Curso, treze o concluem, num prazo médio
de quatro anos e meio.
Os egressos destinam-se, na maioria, aos quadros de Professores Uni-
versitários dos estados vizinhos, do Norte e Nordeste.
4.
DISCENTE
De 1985 a 1990 foram defendidas 64 Dissertações (18 em Língua Portu-
guesa, 19 em Literatura Brasileira, 13 em Língua Inglesa e 14 em Literatura Anglo-
Americana). São trabalhos coerentes com linhas de pesquisa e/ou projetos em desen-
volvimento no Curso. Apresentam um bom nível técnico e resultam de pesquisas acompa-
nhadas, de perto, pelos professores-orientadores, conforme depoimento dos discentes,
que participaram de reunião com a Comissão Verificadora.
Os alunos têm participado ativamente, inclusive com apresentação de
comunicações, dos Grupos de Trabalho da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pes-
quisa em Letras e Linguística (ANPOLL), nos seus Encontros Anuais. Esta participação
lhes tem permitido, além da troca de experiências, em nível nacional, demonstrar a
qualidade dos trabalhos selecionados que, (como comprovam as publicações nos Anais)
estão perfeitamente emparelhados aos de grandes centros de estudos brasileiros.
5.
INFRA-ESTRUTURA FÍSICA E FINANCEIRA
5.1 - Física
0 Curso, que se localiza no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
da U.F.P.B., possui instalações modernas, tanto para a administração quanto para
aulas.
Conta com uma excelente prédio, construido especialmente para funcio-
namento da biblioteca central que inclui ambiente para leitura embora não haja um es-
palo destinado apenas à Pós-Graduação. Esta tem sido dificultada, segundo informa-
ções colhidas durante a visita ao Curso, pelo fato de que não há, na U.F.P.B, dotação
orçamentária especifica para a Pós-Graduação ou autonomia financeira.
0 trabalho empreendido pelos Professores para a atualização bibliográ
fica resultou em doações recentes feitas pelo Consulado Britânico de obras sobre
Shakespeare, sobre teoria feminista e sobre teoria da literatura e pela USIS, de
obras sobre literatura americana e literatura feminista.
0 Mestrado mantém estreito relacionamento com a Fundação Casa de José
Américo, no que diz respeito, especialmente aos projetos de leteratura popular.
5.2 - Financeira
Como já foi antecipado no item 5.1, ao se tratar do acervo bibliográ-
fico, o Curso enfrenta dificuldades financeiras que impedem uma maior agilização tan-
to dos projetos de pesquisa, quanto de publicações que na maioria das vezes, já to-
talmente preparadas pelos próprios Professores, em horas extras de trabalho, levam
muito tempo para serem publicadas pela gráfica da Universidade.
6
- INTERCÂMBIO COM OUTRAS INSTITUIÇÕES E CURSOS
0 Mestrado tem procurado manter um intercâmbio constante com centros
de Pós-Graduação estrangeiros e nacionais, através da visita de Professores de dife-
rentes Universidades, para ministrar cursos de curta diração, intensivos, ou até mes_
mo semestrais, como também para proferirem palestras, participarem de bancas examina
doras de Dissertações de Mestrado e de reuniões com Professores do Curso para a tro-
ca de experiências.
0 Curso está bastante vinculado a toda a Pós-Graduação brasileira, o
que tem sido demonstrado também pela organização de eventos nacionais como o 1° En-
contro Nacional de "Mulher e Literatura", a fundação recente do Grupo de Trabalho da
ANPOLL "Shakespeare" e pela participação de Professores e alunos em diferentes Grupos
de Trabalho da ANPOLL.
7
- PRINCIPAIS PROBLEMAS E PERSPECTIVA DO CURSO
I
Como acontece em toda a Universidade Brasileira, os principais proble
mas do Mestrado em Letras da U.F.P.B. decorrem da falta de recursos financeiros,
que
estão repercutindo diretamente na impossibilidade de atualização bibliográfica,
bem
como no atraso das publicações ja preparadas pela ação conjunta de Professores
e
alunos.
8
- A CAPES ATRIBUIU AO CURSO CONCEITO "A"
II - VOTO DO RELATOR
Considerando os dados contidos no processo, bem como o Parecer final
da Comissão Verificadora, que exaltou o corpo docente, inclusive, citando que pela
qualidade, lhe permite implantar o Doutorado em Literatura Brasileira, vota o Rela-
tor pela renovação do Credenciamento do curso de Pós-Graduação em Letras em nivel de
Mestrado, ministrado na Universidade Federal da Paraíba pelo período de 05 anos, a
partir do presente, retroagindo seus efeitos ao credenciamento anterior.
III - Conclusão da Câmara
A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto do Relator,
Sala das sessões,
de setembro de 1992.
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou por una
nimidade a conclusão da Câmara.
Sala Barretto Filho, em 01 de setembro de 1992
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