são Verificadora e na avaliação da CAPES, passamos a análise dos requisitos essenciais
para o devido credenciamento.
A comissão composta pelos professores Angélica Maria Santos Soares, da
Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Carlos Daglitian da Universidade Estadual
Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Campus São José do Rio Preto, reuniu-se com a
coordenação dos cursos para avaliar as condições de funcionamento.
Durante a visita a comissão verificou a organização académica e admi-
nistrativa do curso, corpo docente, corpo discente, pesquisa e produção cientifica,
técnica, infra-estrutura física e financeira, intercâmbio com outras instituições e
cursos, apontando os principais problemas e perspectivas do curso, bem como a conclu-
são.
1 - ORGANIZAÇÃO ACADÊMICA E ADMINISTRATIVA
1.1 - Académica
A proposta curricular é consistente e profunda, muito bem formulada e adequada aos objetivos do
curso.
0 curso processou, recentemente, uma atualização de seu elenco de disciplinas,
tendo ampliado suficientemente seu ementário, a fim de melhor atender as necessidades de seu
alunado. Nessa atualização, cabe ressaltar a obrigatoriedade da disciplina Teoria Literária para os
alunos de Literatura Brasileira e o encaminhamen-to, também para aquela disciplina, dos alunos da
Área de Inglês (resultante da fusão, 1990, das antigas Áreas de Língua Inglesa e de Literatura Anglo-
Americana).
As ementas e bibliografias estão perfeitamente ajustadas as três Áreas de
Concentração e afinadas com as pesquisas desenvolvidas no curso.
Ha suficiência e regularidade na oferta das disciplinas. As discipli-
nas são coerentes e relevantes as áreas do curso. 1.2 -
Administrativa
Na estrutura administrativa, convém ressaltar o trabalho conjunto en
tre o Coordenador, o Vice-Coordenador e os três Coordenadores de Área, o que dinami
za a organização do Curso. Este articula-se com os Departamentos a ele diretamente
vinculados, com o Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes e a Pró-Reitoria de
Pós-Graduação e Pesquisa da UFPB.
Para o bom funcionamento do Curso foram fixados os horários para reuniões e
atividades de extensão.
Projeta-se a informatização do Curso, ja tendo sido adquirido um micro_ computador.
Há funcionários a serviço exclusivo da Pós-Graduação em número suficiente para o
bom andamento do trabalho de secretaria.