A Instituição justifica a solicitação do
Curso da seguinte forma:
"A Química é uma ciência de imensas perspectivas
futuras. Assídua em todas as atividades humanas, tem
sido a responsável por grandes conquistas científicas
e aplicadas. Corantes, plásticos, cerâmicas,
medicamentos, engenharia genética, agronomia,
oceanografia, geologia o ciências ambientais estão
entre os inúmeros tópicos e as muitas áreas do
conhecimento humano cujo desenvolvimento dependeu do
progresso da Química. Do ponto de vista industrial, na
situação atual de desenvolvimento do Brasil, o setor
químico nacional interage fortemente com outros,
destacando-se o extrativo-mineral, o metal-mecánico e
o eletro-eletrõnico."
Fornece, também, informações do mercado de
trabalho e sobre as atividades do profissional de Química:
"O campo de atuação abrange atividades de docência,
pesquisa científica e tecnológica e exercício
profissional em empresas e indústrias.
No magistério, as atividades se desenrolam nos três
graus - primeiro, segundo e universitário,
constituindo-se em importante contribuição para a
formação de recursos humanos. Destaque-se que, em
nível universitário, a docência não se restringe ás
escolas de Química, mas se amplia a todas as
modalidades científicas e tecnológicas - Física,
Geologia, Meteorologia, Biologia, Farmácia, Medicina,
Agronomia, Enfermagem, todas as especialidades de
Engenharia - para cuja compreensão e exercício
adequados se torna imprescindível possuir
conhecimentos de Química e Bioquímica, pelo menos em
nível fundamental. Deve-se chamar atenção ao fato de
que, em nível de magistério secundário, estão
incluídas as escolas técnicas, ramos importantes de
formação de pessoal qualificado para importantes ações
complementares em muitas atividades produtivas.
A pesquisa científica é desenvolvida pelos químicos
nas Universidades, dentro de programas de pós
graduação ou em Institutos de Pesquisa. Nas Escolas
Superiores esses programas conduzem à formação de
Mestres e Doutores em Química, recursos humanos de
alto grau de especialização que vão causar efeito de
propagação de conhecimento pelo ensino em outras
entidades educacionais ou em indústrias, empresas e
institutos de pesquisa. Estes, abrangem muitas áreas
básicas e aplicadas. Em traços gerais, podem ser
classificados em entidades que trabalham nas áreas de:
a. Biologia; b. Controle ambiental; c. Energia
nuclear; d. Saúde; e. Tecnologia; f. Agropecuária.
As indústrias são as maiores consumidoras desses
profissionais, porque quase todas elas, mesmo as que