Processo n°- 23038.001140/89-91
Os professores estã
vinculados ao Departamento de Antropologia e a
grande maioria(12 ou 14) ministra igualmente aulas na graduação.
Em 1973 havia oito professores, seis dos quais com doutorado,e na épo-
ca da avaliação eram 14 professores, todos doutores e em regime de de-
dicação exclusiva.
A relação entre alunos e professores e de (3,9) aproximadamente 4 alu-
nos para cada professor e, no que toca ã elaboração de teses,verifica-
se uma média de 2,7 alunos por professor.
A evolução do quadro docente reflete uma política da Universidade no
sentido do fortalecimento da área de Antropologia.
Do processo consta um Relatório Té
nico da CAPES sobre dados relativos
ao biênio 1987/89, bem como o Relatório da Comissão Verificadora, com-
posta pelos Professores Joã
Baptista Borges Pereira, da Universidade
de São Paulo, e João Pacheco de Oliveira, da Universi
ade Federal do
Rio de Janeiro, que visitaram o curso nos dias 21 e 22 de Maio de
1991, recomendando a Renovação de credenciamento solicitada.
A Instituição requer, no momento, a renovação do credenciamento do
curso de Antropologia com área de concentração em Antropologia Social
e Cultural aos níveis de Mestrado e Doutorado.
0 Curso de Pós-Graduação em Antropologia com área de concentraçã
em
Antropologia Social da Universidade de Brasília, em ní
el de Mestrado,
iniciou suas atividades em 1972 e o doutorado no primeiro semestre de
1981. 0 credenciamento do mestrado ocorreu mediante o Parecer n2
3.293/76 de 08 de outubro de 1976 após ter atendido a diligência bai-
xada pelo Parecer nº 575/76 de 10 de fevereiro de 1976. Posteriormen-
te, através do Parecer nº 508/82, de 07 de outubro de 1982, o CFE re-
novou o credenciamento do curso de Antropologia (mestrado) e creden-
ciou o nível de doutorado na área de concentração em Antropologia So-
cial Cultural.
0 Reitor da Universidade de Brasilia solicita deste Colegiado a reno-
vação do credenciamento do Curso de Pós-Graduação em Antropologia, em
níveis de mestrado e doutorado daquela Universidade.