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Processo nº 23038.004359/90-91 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
- SP
Renovação de credenciamento do curso de pós—graduação em História, com
área de concentração em História Social, em níveis de Mestrado e Dou-
torado
Ap. 06/08/92
I - RELATÓRIO
0 Reitor da Universidade de São Paulo solicita deste Colegiado a reno-
vação do credenciamento do Curso de pós-graduação em História, com
área de concentração em História Social, em níveis de mestrado e dou-
torado, ministrado por aquela Universidade sob a responsabilidade da
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.
0 referido curso, nos níveis de mestrado e doutorado, iniciou suas
atividades em 1971, 0 primeiro pedido de credenciamento ao CFE, baixou
em diligencia, em virtude do Parecer 861/78, de 17 de março de 1978, e
o credenciamento se deu, através do Parecer nº 299/79, de 07 de Março
de 1979. Em 1985 o credenciamento foi renovado conforme o Parecer n2
45/85, aprovado em 6 de agosto de 1985.
A 9 de agosto de 1990 o Magnífico Reitor solicita a este Conselho a
renovação do credenciamento, nos termos da Resolução n2 5 de 1983.
Para avaliar as condições de funcionamento do Curso foi constituída
Comissão composta dos Professores Marc Jay Hoffnagel, da Universidade
Federal de Pernambuco e Maria Stella Martins Bresciani, da Universida-
de Estadual de Campinas.
A Comissão visitou as instalações do Curso durante os dias 13 e 14 de
novembro de 1990, apresentando afinal relatório, favorável ao recre-
denciamento.
É notado no relatório que "pelo tempo que tem se mantido em funciona-
mento e pelos resultados obtidos o Curso de pós-graduação em História
Social da USP encontra-se consolidado".
Das diversas peças do processo ressaltam os seguinte dados:
A conceituação global do Curso, em relação aos programas congêneres de
sua área, segundo o relatório técnico da CAPES, ê A, tanto para o mes-
trado, quanto para o doutorado.
1. Corpo Docente
0 número total de professores, segundo o relatório da Comissão Verifi-
cador de Novembro de 1990, era de 47. De 85 a 90 foram credenciados
quinze novos professores,
Do relatório da CAPES consta um total de 43 professores com dedicação
exclusiva todos com Livre Docência ou Doutorado, mais 2 professores
participantes, com idêntica titulação.
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2. Corpo Discente
0 número total de alunos, segundo o relatório da Comissão Verificado-
ra, era de 395, De 85 a 90 este número aumentou de 223 para 395. 0
fluxo de entrada por ano foi o seguinte - 1986 - 45, 1987 - 69, 1988
- 95, 1989 - 92, 1990 - 90 alunos. As dissertações de Mestrado somaram
40 e as teses de Doutorado 60 o que representa uma media de 20 teses
por ano. 0 tempo de permanência no curso foi estabelecido em 5(cinco)
anos para o Mestrado, 5(cinco) para o doutorado e 8(oito) no caso de
um doutorado sem mestrado.
3. Organização Acadêmica
Além dos cursos oferecidos pelos professores credenciados pelo Depar-
tamento de História, os alunos podem cursar disciplinas dos demais
Cursos graduados da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas,
da Escola de Comunicação e Artes da Faculdade de Economia e Adminis-
tração, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e da Faculdade de Di-
reito.
Quanto ã estrutura curricular, pode-se afirmar uma tendência ao aumen-
to do credenciamento de disciplinas, já que 115 novas disciplinas fo-
ram aprovadas nos cinco últimos anos. Contudo esse aumento não foi
acompanhado por uma oferta proporcional de disciplinas a cada ano. Es-
ta distorção já foi detectada pela Coordenadoria,que conta com o apoio
do corpo docente e da coordenação do curso de Graduação para tentar
superá-la nos próximos anos. A definição das disciplinas e de seu con-
teúdo é bastante adequada ao quadro de Linhas de Pesquisas dos Profes-
sores da área. Esse quadro foi executado a partir do mapeamento das
pesquisas individuais dos professores e mostra afinidades temáticas
claras entre grupos de professores que podem variar de 2 a 16 por li-
nha. Os campos das linhas de pesquisa cobrem satisfatoriamente a
área da História Social, seja por períodos cronológicos, seja por te-
mas especializados.
Nota a Comissão de Avaliação que a Coordenação do curso revela em seu
relatório apresentado á CAPES um esforço meritório e uma intenção bem
sucedida de estabelecer as linhas mestras do Curso, que tem se mantido
disperso em suas atividades,dado à tradição de trabalho individuais de
seus professores.
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4. Atividades de pesquisa e produção cientifica
0 relatório da CAPES observa que o ponto forte do curso consiste na
produção do corpo docente e na sua qualificação,comentando que o pro-
grama de pesquisa do Curso é individual, e, portanto, disperso, não
permitindo estabelecer um perfil definido do Curso. 0 relatório apre-
sentado pela Coordenadoria do Curso evidencia a consciência deste pro-
blema, como foi notado no número anterior, estabelecendo uma estraté-
gia para superá-lo.
Ja o relatório da Comissão Verificadora, que diz respeito ã produção
científica nota uma média baixa, pois que nos últimos cinco anos foram
publicados 30 livros e cerca de 100 artigos em revistas especializadas
para um total de 47 professores. Esta média baixa acentua-se pelo fato
da USP contar com uma editora e do curso dispor de três revistas para
a divulgação de seus trabalhos, número esse que pode ser somado ao das
outras revistas especializadas na área.
Ressalta a Comissão Verificadora que uma das características do Curso
que evidencia sua plena consolidação é o intenso intercâmbio mantido
por seus docentes com outras instituições de ensino e pesquisa, no
país e no exterior, a promoção e participação em eventos científicos e
a presença de professores em trabalhos coletivos desenvolvidos por vá-
rios núcleos e centros de pesquisa e em outros Programas de pós-gra-
duação no país.
5. Condições institucionais
As dependências físicas disponíveis para as atividades do curso encon-
tram-se no prédio que também abriga o Curso de Graduação em História e
Geografia e são suficientes, bem como a infra-estrutura de várias bi-
bliotecas de que podem servir-se os alunos do curso. A Comissão de
avaliação conclui que a estrutura administrativa pode ser considerada
adequada em suas instalações e suficiente em seu desempenho de acompa-
nhamento do Curso.
Nota a Comissão Avaliadora que ao apoio financeiro, tanto para bolsas
aos alunos como para auxílio ao Curso, da parte de agências financia-
doras,mostra-se insuficiente e deveria ser considerado pela CAPES nes-
te processo de recredenciamento.
II - VOTO DO RELATOR
à vista do exposto e à luz da documentação que instrui o processo, é o
Relator de parecer que pode ser renovado o credenciamento, pelo prazo
de 5(cinco) anos, do Curso de pós-graduação em História, com área de
concentração em História Social, em níveis de mestrado e doutorado, da
Universidade de São Paulo, retroagindo seus efeitos ao término do cre-
denciamento anterior,
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior acompanha o Voto do Relator,
Sala das Sessões, em 05 de agosto de 1992.
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