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Com base nas recomendações contidas nos Relatórios da
CAPES e da Comissão Verificadora, o processo foi convertido em
diligência - DC 175/91, para que a coordenação do programa defi-
nisse as áreas de concentração do curso; caracterizasse as linhas
A Comissão Verificadora, composta pelos professores dou
tores Ana Maria Pellegrini e Ricardo D. S. Petersen, reuniu-se
na CAPES, em Brasília, para análise preliminar dos documentos
disponíveis na memória do curso, incluindo aqueles referentes à
aprovação do curso pelo Grupo Técnico Consultivo e o relatório
sucinto do programa encaminhado junto ao pedido de credenciamen-
to. Em seguida, a Comissão se dirigiu à Faculdade de Educação
Física da UNICAMP para verificar in loco as condições atuais de
funcionamento do curso. A visita ocorreu nos dias 16 e 17 de
agosto de 1990.
I-RELATÓRIO
Trata o presente parecer de credenciamento do curso de
pós-graduação em Educação Física, com áreas de concentração em
Estudos do Lazer; Educação Motora; Atividade Física e Adaptação
e Ciências do Esporte, em nível de mestrado, da Universidade Es-
tadual de Campinas - UNICAMP.
Este curso começou a funcionar em março de 1988 e foi
recomendado pelo Grupo Técnico da CAPES após um ano de implanta-
do, em março de 1989.
Credenciamento do Curso de Pós-Graduação em Educação Física, com
áreas de concentração em Estudos do Lazer; Educação Motora; Ativi-
dade Física e Adaptação a Ciências do Esporte, em nível de mestrado.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
-
UNICAMP
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de pesquisa e a relação dos projetos de pesquisa a ela vinculados e enca-
minhasse a este Conselho as dissertações até então apresentadas.
Dentro do prazo concedido, a coordenação do curso encaminhou|
os documentos instados pelo DC 175, colocando o processo em condições de
receber parecer conclusivo.
Nas reuniões com os professores, docentes/orientadores e
alunos, a Comissão registrou que as disciplinas cursadas têm atendido às
necessidades dos alunos frente ao plano de trabalho e tema da disser-
tação. Em decorrência, afirmamos que a estrutura curricular é adequada
aos objetivos do curso.
0 corpo docente é constituído de 8 doutores que estão em
Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa - RDIDP; 01 doutor
em regime de 12 horas - RTP; 01 livre-docente como professor convidado
em RDIDP e 4 mestres com previsão de término do doutorado para 1991 que
colaboram em disciplinas, mas não são ainda orientadores do programa.
Oito orientadores externos ao quadro, sendo 5 da própria UNICAMP foram
credenciados e colaboram no curso. A coordenação informou que, desde o
exame seletivo de 1990, o número de alunos com orientadores externos tem
sido reduzido, e só em casos especiais serão aceitos orientadores exter-
nos ao programa.
As áreas de especialização dos docentes cobrem quase todo o
corpo de conhecimento da Educação Física e em sua maioria os docentes se
dedicam exclusivamente ao trabalho acadêmico junto à UNICAMP. 0 envol
vimento dos docentes no curso é bastante grande. Além das atividades no
curso de pós-graduação, boa parte dos docentes desenvolve atividades jun-
to à graduação, ocupa cargos administrativos ou participa de comissões
existentes (por exemplo, comissão de biblioteca, de pesquisa, etc). É
garantido assim, o entrosamento do programa de pós-graduação com as de-
mais atividades desenvolvidas na Faculdade de Educação Física e a articu-
lação ensino-pesquisa fica facilitada.
Frente ao número de alunos matriculados no curso (40), o
número de docentes é bastante adequado. Com o aumento no número de docen-
tes titulados, diretamente vinculados ao programa, o curso de pós-gradua-
ção da Faculdade de Educação Física não depende mais de professores visi
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tantes e/ou participantes, assim como de orientadores externos ao progra-
ma. Até o momento, o número máximo de orientandos por orientador foi de
4, sendo que vários deles orientam apenas 3 alunos. 0 máximo de orientan
dos por orientador, previsto pela estrutura do curso, são de 6. Assim, o
potencial do curso permite ampliar o número de alunos,independentemente
da conclusão dos atuais mestrandos, sem que haja sobrecarga no trabalho
de orientação.
A seleção dos candidatos passou por uma série de alterações
ao longo dos três processos seletivos realizados nos anos de 88, 89 e 90.
Foi detectada uma grande preocupação da coordenação do curso em encontrar
uma sistemática mais eficiente na seleção dos candidatos.
A grande maioria dos alunos é oriunda de cursos de Educação
Física do Estado de São Paulo, e um pequeno número provém de outros Esta_
dos, muitos deles concluíram o curso de especialização oferecido pela
UNICAMP. Boa parte destes alunos atua na rede de ensino, aí incluídos o
1º, 2º e 3º graus.
Dos 11 alunos que ingressaram em 1988, 7 já defenderam a
dissertação de mestrado e 4 aguardam o exame de qualificação ainda para
este ano. 0 tempo medido de titulação são de 40 meses, o que pode ser
considerado alto. Entretanto, este fato negativo é atenuado frente às di
ficuldades naturais encontradas quando da implantação de um curso de pós -
graduação. É bem provável que a próxima avaliação revele uma melhoria no
item fluxo de alunos, pois àquela altura, o curso já poderá estar to-
talmente implantado.
A coordenação do curso informou que são 4 as áreas de concen-
tração do curso de Educação Física: Estudos do Lazer; Educação Motora;
Atividade Física e Adaptação e Ciências do Esporte. Informou, também, os
projetos de pesquisa em andamento vinculados a cada linha de pesquisa.
Pelos títulos dos projetos, observa-se que são todos bastante coerentes
com as linhas de pesquisa propostas. Cópia do documento enviado em aten-
dimento ao DC 175/91 deve ser encaminhado à Coordenação de Acompanhamen-
to e Avaliação da CAPES para as anotações necessárias na memória deste
programa de pós-graduação.
A Faculdade de Educação Física da UNICAMP teve suas instala-
ções físicas ampliadas recentemente. A biblioteca setorial, em suas no-
vas instalações, ainda que não completas, foi especialmente projetada pa
ra garantir um fácil acesso aos livros e periódicos, ambiente para leitu
ra, sala da administração, sala de reuniões, sala para acesso aos siste-
mas entre bibliotecas da UNICAMP e SIBRADID - Núcleo Setorial do Sistema
Brasileiro de Documentação e Informação Desportiva.
0 acervo de livros e periódicos é razoável tendo em vista
que o curso de Educação Física é recente na UNICAMP. É preciso também
registrar que a biblioteca central da UNICAMP dá um excelente suporte ao
curso que, complementado pelos sistemas COMUT e SIBRADID, garantem o apoio
necessário ao desenvolvimento de projetos de pesquisa e à formação de re_
cursos humanos na área.
As novas instalações da Faculdade de Educação Física incluem
várias salas destinadas aos laboratórios, alguns já em funcionamento, ou_
tros, em fase de instalação dos equipamentos recentemente adquiridos ou
obtidos através de convênios. 0 espaço disponível é plenamente
satisfató-rio para o desenvolvimento de vários projetos de pesquisa
simultaneamente e nas mais variadas áreas de investigação.
Os especialistas verificadores constataram que as instala-
ções para o trabalho dos docentes vinculados ao regime de dedicação inte_
gral à docência e à pesquisa são adequadas. Aos alunos do curso de pós-
graduação foi reservado uma sala de dimensões bastante ampla que, embora
não apresente as condições ideais para a leitura e o estudo individual,
por outro lado, facilita os encontros entre os alunos, docentes e coorde_
nador do curso. Está previsto no projeto a construção de salas para gru-
pos de 3 a A alunos.
No Estado de São Paulo, o orçamento da Fundação de Amparo à
Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP complementa o orçamento das três
universidades mantidas pelo Estado - USP, UNESP e UNICAMP.e os docentes
são incentivados a buscar recursos na FAPESP. A dependência de financia-
mento por órgãos externos para o desenvolvimento de projetos de pesquisa
existirá enquanto for política do governo federal e estadual o financiai
mento de pesquisa via convênios internacionais, agências de fomento e
fundações.
As considerações finais da Comissão foram no sentido de que
o curso de pós-graduação em Educação Física, desde a sua criação (1988),
até o momento (1990), tem recebido esforços contínuos para garantir os
objetivos propostos. Foram necessárias mudanças sensíveis para colocar
este curso no mesmo nível dos demais cursos de pós-graduação da UNICAMP.
Puderam ser detectadas alterações marcantes no número e na qualificação
do corpo docente permanente do curso; no processo de seleção dos candida_
tos e nível dos alunos matriculados; nas instalações físicas e materiais
dos laboratórios de pesquisa e nas condições ambientais e acervo da bi-
blioteca.
Foi com satisfação, continuam os verificadores, que regis-
tramos as excelentes condições físicas e materiais existentes naquele
centro. 0 interesse e a participação dos docentes no programa e a satis_
fação dos alunos com o direcionamento de seus projetos individuais de-
ram-nos uma visão de que o programa está estruturado em bases sólidas e
deverá se consolidar como um dos pólos avançados de desenvolvimento na
área em nosso País.
Os Consultores Científicos da CAPES conceituaram assim este
curso: corpo docente e produção docente - B; atividades de ensino - A.
Quanto aos demais aspectos, como fluxo de alunos e produção discente,
não puderam ter uma adequada avaliação em razão de ser um curso implanta-
do em 1988 e a Ficha de Avaliação Técnica da CAPES abranger informações
até o ano de 89.
A Comissão da CAPES recomenda apoio institucional ao progra_
ma e também opina no sentido de que a quota de bolsas de Demanda Social
atribuída a este curso deva ser aumentada.
Registramos aqui, a necessidade de haver um cuidado maior no
preenchimento dos formulários enviados à CAPES.
II - VOTO DO RELATOR
Voto favoravelmente ao credenciamento do curso de pós-gra-
duação em Educação Física, em nível de mestrado, por um período de 5 anos
com as áreas de concentração em Estudos do Lazer; Educação Motora; Ativi^
dade Física e Adaptação e Ciências do Esporte, ministrado pela Universi-
dade Estadual de Campinas - UNICAMP. Os efeitos deste credenciamento
devem retroagir ao início de funcionamento do curso, ou seja, ao ano de
1988.
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto do Relator
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