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A Portaria-CFE 54/87 atribuiu às Comissões de
Acompanhamento competência para atuar, na mesma instituição,
como Comissões de Verificação nos processos de autorização
e/ou reconhecimento de cursos.
A SOCIGRAN tem, tramitando neste Conselho, processo de
transformação, pela via da autorização, das Faculdades
Integradas de Dourados em universidade, com projeto aprovado
pelo Parecer N. 102/92 e Comissão de Acompanhamento nomeada
pela Portaria N. 33 de 08/11/90 e constituída pelos
Professores Earle Diniz Macarthy Moreira, Genuíno Bordignon
e Vicente Borelli.
A Sociedade Civil de Educação da Grande Dourados
(SOCIGRAN), com sede em Dourados, Estado do Mato Grosso do
Sul, mantenedora das Faculdades Integrada de Dourados,
encaminhou a este Conselho pedido de reconhecimento do curso
de Ciências, Habilitação em Matemática.
Reconhecimento do curso de
L
etras, ministrado pelas
Faculdades Integradas de Dourados.
SOCIEDADE CIVIL DE EDUC
A
ÇÃ
O
DA GRANDE DOURADOS (SOCIGRAN)
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No caso, a Comissão de Acompanhamento procedeu à análise e
verificação das condições de funcionamento do curso nos dias 21 , 22 e
23 de maio de 1992.
0 presente Parecer tem como base os dados constantes do processo
encaminhado pela SOCIGRAN e as observações e análises do Relatório da
Comissão de Acompanhamento.
1. Dados sobre a Mantenedora
A situação da Sociedade Civil de Educação e Cultura da Grande
Dourados (SOCIGRAN), entidade mantenedora, foi analisada pela Comissão
de Acompanhamento e por este Conselho na apreciação do projeto de
criação da Universidade da Grande Dourados (UNIGRAN), aprovado pelo
Parecer N. 102/92. 0 Relatório da Comissão informa que as condições
jurídica, fiscal e para-fiscal, econômico-financeira e o quadro
dirigente não registram alterações.
2. Dados sobre a unidade que ministra o curso
0 curso de Ciências, Hab. em matemática, é ministrado pela
Faculdade de Educação, que faz parte das Faculdades Integradas de
Dourados, com administração e regime acadêmico disciplinado por
Regimento Unificado, aprovados pelo Parecer N. 658/91.
2.1. Instalações e equipamentos
A instituição funciona em prédios próprios, em Campus com 24.000
m2 de área total, sendo 7.500 m2 de área construída, constituída dos
seguintes espaços:
- Salas de aula: 35 salas de 80 m2
- Área de administração: 03 salas de professores
02 secretarias
07 diretorias
02 auditórios
01 sala de contabilidade
01 sala para a tesouraria
- Laborarios e salas ambiente: 03
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- Biblioteca: 448,50 m2 (acervo 241,50 e leitura 207)
- Área para esportes: 02 quadras poli-esportivas
01 campo de futebol suiço
- Área comunitária: pátio interno, cantina, estacionamentos
Quanto aos prédios a Comissão apresenta a seguinte avaliação:
"Os prédios foram construídos especificamente para abrigar os
cursos superiores, com amplos espaços internos e externos, ótimo
acabamento e conservação, bem iluminados e arejados, estando
assim, adequados aos fins a que se destinam".
A instituição possui projeto de ampliação desses espaços, estando
previstas a construção de mais duas quadras poli-esportivas, sendo uma
com cobertura, e uma piscina semi-olímpica.
Quanto aos equipamentos, destaca-se o Laboratório de informática
e a sala ambiente de audio-visual, com os seguintes itens:
- 15 microcomputadores (10 PC-XT e 05 PC-AT),
- 05 impressoras
- 04 retroprojetores
- 02 projetores de slides
- 02 TVs
- 01 Video
- 02 episcópios
- 02 microscópios
2.2. Biblioteca
A Biblioteca encontra-se instalada em área de 448,50 m2. 0 acervo
à disposição dos alunos totaliza 13.215 títulos com 22.265 volumes e
93 periódicos correntes. 0 acervo especifico para o curso de Letras é
constituído por 1.414 títulos com 2.562 volumes. A instituição mantém
política de aquisições mensais, segundo a indicação de títulos p[elos
professores. Até abril de 1992 foram adquiridos 2.253 títulos. Está em
fase de implantação processo de informatização da Biblioteca.
Quanto à Biblioteca a Comissão observa:
"A Biblioteca é atendida por Bibliotecária e três auxiliares. Os
arquivos estão muito bem organizados e há rigoroso controle de
empréstimos e consultas, conforme demonstram os informativos
mensais (Anexo IV). Em abril a Biblioteca registrou 1.311
empréstimos e 2.420 consultas. Considerando-se o alunado total
(1.742 matrículas) a freqüência à Biblioteca pode ser considerada
elevada".
2.3. Dados sobre os cursos e atividades-fim
As Faculdades Integradas de Dourados contam, atualmente, com os
seguintes cursos, vagas e alunos:
Cursos
Administra
ç
ã
(A/R
)
R
Vagas
120
Inicio
1
976
alunado
3
88
Formado 91
52
Direito R 160 1976 750 91
Educação Artística R 40 1985 30 08
Adm. Rural R 100 1989 136 45
Pedagogia A 100 1989 191
-
Letras A 80 1989 99,
-
Ciências (Matemática ) A 80 1990 148
Quanto ao alunado e atividades-fim, a Comissão oferece as
seguintes observações:
"E significativo o número de alunos procedentes de cidades
próximas. A freqüência pode ser considerada muito boa. Os cursos
da Faculdade de Educação registram uma evasão elevada no
primeiro ano, com estabilização das matrículas nos anos
subsequentes. A direção atribui a evasão à classificação no
Vestibular em segunda opção e à exigência de rigoro cumprimento
das normas regimentais, especialmente no que se refere à
freqüência mínima.
Os Diretórios Acadêmicos são organizados por curso. Na Faculdade
de Educação, somente o curso de Matemática tem Diretório
organizado. Os alunos de Letras e Pedagogia atribuíram a não
existência de Diretório à falta de disponibilidade de tempo e por
se tratar de curso novo. Ressalvam que a direção da Faculdade
incentiva a criação do Diretório. A Comissão lembrou que os
Diretórios podem ser organizados por Faculdade, dependendo da
livre iniciativa dos alunos.
Nas atividades de ensino, além dos cursos de graduação voltados
para a formação profissional, as Faculdades Integradas de
Dourados registram a oferta regular de cursos de pós-graduação
"lato sensu", voltados para a qualificação do corpo docente.
Na extensão destacam-se, nos últimos 4 anos, atividades
significativas, especialmente na Faculdade de Educação. 0
Processo registra 21 eventos, com destaque para as "semanas
pedagógicas, que trazem a Dourados renomados pedagogos e outros
educadores e reúnem autoridades educacionais e professores do
Estado.
Na pesquisa, registra-se preocupação com estudos regionais na
área de administração, economia e educação".
2.4. Administração e controle acadêmico
Os diretores das Faculdades e os coordenadores dos cursos são
nomeados pela Mantenedora e os chefes de departamentos,são eleitos
pelos pares.
Quanto à administração e controle acadêmico a Comissão oferece as
seguintes avaliações:
"Os órgãos colegiados funcionam regularmente conforme as normas
regimentais. Os alunos tem participação nos órgãos colegiados
conforme previsto no Regimento.
Os registros acadêmicos estão muito bem organizados e
inteiramente informatizados.
O clima institucional é excelente, com relacionamento harmonioso
entre mantenedores, direção, professores e alunos. Em seus 16
anos de funcionamento a instituição não registrou movimentos
grevistas.
Em contato com professores e alunos a Comissão pode constatar o
clima positivo e a integração harmoniosa de toda a comunidade
acadêmica. Professores e alunos fizeram, perante a Comissão,
avaliação muito positiva da instituição".
3. Dados sobre o curso
3.1. Funcionamento e estrutura curricular
0 curso de Letras (Hab. em Português e Literaturas da Lingua
Portuguesa) foi autorizado pelo Decreto N. 97.329/88, com base no
Parecer N. 1.029/88, com 80 vagas anuais, tendo sido implantado em
1989, com funcionamento no período noturno. Nos quatro vestibulares
realizados registrou uma média de 1.9 candidatos por vaga. 0 regime de
matrícula é o seriado anual. 0 currículo pleno cumpre os mínimos de
conteúdo e duração fixados na PM N. 155/66 e na Res/CFE. N. 01/72 com
carga horária de 2.520 horas. 0 curriculo pleno integra o Anexo I
deste Parecer.
Com relação ao currículo pleno de Letras a Comissão observa:
"0 currículo pleno está voltado, basicamente, para a formação de
professores para as escolas de 1. e 2. graus, com enfoque
enriquecedor em comunicação. No desenvolvimento do curriculo a
instituição procura manter-se atualizada, promovendo encontros e
seminários, com a presença de conferencistas de outras
universidades e cursos de extensão. 0 desenvolvimento do
curriculo é avaliado em reuniões com os professores".
0 Estágio Supervisionado obedece a normas do Departamento, sendo
realizado, sob coordenação de um professor, no último ano do curso e
consta de projeto aprovado pela coordenação do curso e desenvolvido
nas escolas de 1. e 2. graus.
3.2. Corpo Docente
0 curso é ministrado por 16 professores, dos quais 8 foram
analisados e aceitos pelo CFE em Pareceres anteriores. Um é mestre e
os demais possuem pós-graduação "lato-sensu".
Quanto ao corpo docente o Relatório da Comissão informa:
"a instituição tem como diretriz exigir dos docentes a
especialização (pós-graduação "lato sensu") como qualificação
mínima, oferecendo regularmente cursos conforme estabelece a Res.
CFE N. 12/83"
"Os docentes são avaliados semestralmente pela instituição, tendo
como um dos principais instrumentos um questionário preenchido
pelos alunos. A avaliação é de natureza diagnostica, com o
objetivo de orientar os professores e apoiá-los nas suas
dificuldades. Convidados pela Comissão a avaliar seus professores
os alunos atribuíram aos mesmos menções muito positivas"
A relação do corpo docente aprovado constitui o Anexo II deste
Parecer.
4
4. Apreciação Final da Comissão
A Comissão, após analisar as condições de funcionamento do curso
e ouvir a opinião de professores e alunos, "muito positiva em relação
ao funcionamento do curso", opina favoralvelmente ao reconhecimento do
curso de Letras, apresentando as seguintes conclusões:
- o curso de Letras, funcionam regularmente, com cumprimento dos
quesitos estabelecidos no projeto de autorização do mesmo;
- 0 currículo plenoatende aos requisitos legais e está adequado
às demandas regionais;
- as condições de infra-estrutura física são muito boas e atendem
satisfatoriamente ao funcionamento do curso;
- a Biblioteca possui acervo adequado ao curso, havendo
preocupação da instituição com sua atualização e expansão e
registrando excelente freqüência dos alunos;
- a situação econômico-financeira da mantenedora, mesmo com
mensalidades relativamente baixas, é estável, garantindo o
funcionamento regular dos cursos, o que revela uma
administração muito competente;
- o controle acadêmico é rigoroso e muito bem organizado;
- a opinião dos professores e alunos é positiva em relação à
instituição e o curso.
II - VOTO DO RELATOR
Diante do exposto, o Relator vota favoravelmente ao
reconhecimento do curso de Letras, Hab. Português e Literaturas da
Língua Portuguesa, com 80 vagas totais anuais, ministrado pela
Faculdade de Educação, das Faculdades Integradas de Dourados, mantidas
pela Sociedade Civil de Educação e Cultura da Grande Dourados.
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto do Relator
Sala das Sessões em de julho de 1992
CURRÍCULO PLENO DO CURSO DE LETRAS
HABILITAÇÕES:LlNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS
PORTUGUESA E BRASILEIRA
PRIMEIRO ANO LETIVO (Seriação Anual )
Lingua Portuguesa I
Lingua Latina
Teoria da Literatura I
Metodologia das Ciências:
Lingüística
TOTAL Educação Física Estudo de
Problemas Brasileiros
CARGA HORÁRIA
120
120
060
120
540
060 *
060 *
SEGUNDO ANO LETIVO Lingua
Portuguesa II Língua e
Literatura Latina
Literatura Brasileira I
Literatura Portuguesa I
Linguistica II Teoria da
Literatura II Psicologia
da Educação
TOTAL
120
060
120
120
060
060
060
600
TERCEIRO ANO LETIVO
Língua Portuguesa III
Literatura Brasileira II
Literatura Portuguesa II
Cultura Brasileira
Didática
Teoria da Comunicação
TAL
120
120
120
060
120
060
600
QUADRO ANO LETIVO Lingua Portuguesa IV
Literatura Brasileira III
Estrutura e Funcionamento de Ensino de
1º e 2º Graus Técnica de comunicação
Redação e Revisão Textual Prática de
Ensino (Estagio Supervisionado)
TOTAL
120
120
120
120
660
não foram computadas na carga horária total de curso.
Total de Horas Aula......................2.400
Estudos de Problemas Brasileiros .................................... 050
Educação Fisica ............................................................ 050
TOTAL GERAL..................................................................... 2.520
RESUMO DO CURRÍCULO DO CORPO DOCENTE
CURSO DE LETRAS
01. MOISÉS CELSO DE OLIVEIRA
Disciplinas: Língua Latina
Lingua e Literatura Latina
Qualificação: Licenciatura Plena em Letras; formado pelas
Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso, em 1987. Pós
graduação em Metodologia do Ensino Superior(cursando).
Possui vários cursos na área.
Professor das mesmas disciplinas no curso de Letras das
Faculdades Integradas de Dourados.
Aceito para o curso
02. VERA BEATRIZ CAVALHEIRO SCARDI
Disciplina : Teoria da Literatura I e II
Qualificação: Licenciatura Plena em Letras. Formada pela
Universidade de Ijui- UNIJUÍ- em 1988. Licenciatura Curta
em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras
de Ijui- 1980. Possui vários cursos na área. Pós-graduada
em Metodologia do Ensino Superior pela UBC - 1991.
Professora das mesmas disciplinas no curso de Letras das
Faculdades Integradas de Dourados desde 1990. Aceita para
o curso
03. EMÍLIO DAVI SAMPAIO
Disciplinas :Literatura Brasileira
Literatura Portuguesa
Qualificação: Licenciatura Plena em Letras-Habilitação em
Lingua Portuguesa e Inglesa com as respectivas
Literaturas;formado pela Faculdade de Filosofia,Ciências
e Letras de Adamantina/SP, em 1986. Pós Graduação "Lato
Sensu"- Especialização em Língua Portuguesa- em 1989,
pela Fundação Educacional do Patrocinio/MG.Professor das
mesmas disciplinas desde 1990. Aceito para o curso
04. GIVALDO D0RET0
Disciplinas: Cultura Brasileira
Qualificação: Licenciatura Plena em História; formado
pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - CEUD em
1987. Pós-graduado em Metodologia do Ensino Superior pela
UBC - 1989. Professor contratado da UFMG.-CEUD- desde
1991.Possui vários cursos na área. Professor das mesmas
disciplinas nos cursos de Pedagogia e Letras das FID
desde 1991. Aceito para o curso
05. CHAHINE ABDO SATER
Disciplina: Teoria da Comunicação
Qualificação: Graduada pela Fundação Universidade
Estadual de Londrina-PR, em 1984, no curso de Comunicação
Social , Habilitação em Jornalismo.Assessora de Imprensa
na EMBRAPA/Uepae de Dourados Editora de noticias da
rádio FM Gran Dourados. Assessora de Imprensa da Empaer
de Dourados. Cursando Pós-graduação '"Lato Sensu " em
Metodologia do Ensino Superior.
Aceita para o curso
06. RITA APARECIDA PACHECO LIMBERT
Disciplina : Lingua Portuguesa
Qualificação: Licenciatura Plena em Letras,Habilitação
em Português e Inglês e respectivas Literaturas; formada
pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras " Barão de
Mauá " -1980. Pós- graduada em Metodologia do Ensino
Superior pela UBC- 1991. Professora substituta na
Universidade Feder de Mato Grosso do Sul -UFMS-Centro
Universitário de Dourados - CEUD. Professora da mesma
disciplina nas FTP desde 1990.
Aceita para o curso
07. IRMA LUPINETTI DE ARAÜJO
Disciplina : Técnicas de Comunicação
Qualificação : Graduada em Comunicação Social com
Habilitação em Jornalismo, pelo Instituto Unificado
Paulista-- IUP, em 1982. Estágio na Área de Comunicação
( Jornalismo, Pesquisa e Marketing). Elaboração do
Projeto do Veículo- de Comunicação impresso, jornal"
Enfoque", como sócia proprietária, 1985.Possui vasta
experiência na área de sua habilitação Cursando Pós-
graduação "Lato Sensu" em Metodologia do Ensino Superior.
Aceita para o curso
08. TELMA KOLLER
Disciplina:Prática de Ensino ( Estágio Supervisionado)
Qualificação : Licenciatura Plena em Letras,Habilitação
em Língua Portuguesa e Língua Inglesa , em 1974,pela
Faculdade Dom Aquino de Filosofia,Ciências e Letras de
Campo Grande/MS. Pós-graduação "Lato Sensu " em Língua
Portuguesa - Redação, pela PUC de Minas Gerais - 1891.
Professora responsável pela Área de Comunicação e
Expressão -1983 a 1989 e Chefe do Núcleo de Educação de
1989 a 1991 da Agência Regional de Educação de Dourados.
Professora dessa disciplina nas Faculdades Integradas de
Dourados.
Pode ser aceita
09. IUDERCS MICHELAN DE ALMEIDA
Disciplinas : Didática
Qualificação : Licenciada em Geografia pela Fac.
Filosofia Ciências e Letras de Rio Claro /SP- 1974.
Licenciada em Pedagogia - Hab. Supervisão e Magistério
pelas Faculdades Filosofia Ciências e Letras
Urubupungá - 1984. Concursada no magistério público desde
1978. Foi Diretora da Escola de 1º e 2º Graus de Itaporã
de 1930/90. Foi Professora da mesma disciplina e cie
Geopolítica na Pontifícia Universidade Católica cie
Campinas de 1974 a 77. É professora da mesma disciplina
nos cursos de Pedagogia e Letras das FID desde 1989
Matemática em 1992.Possui Parecer do CFE nº 104/92. Pode ser
aceita
10. ROBERTO PADIM SILVEIRA
Disciplina: Psicologia da Educação
Qualificação: Formado em Psicologia pelas Faculdades
Unidas Católicas de Mato Grosso--FUCMT- Campo Grande/MS.
1980.Pós-Graduação- Especialização em PSICOLÓGIA
EDUCACIONAL (360 horas) pela Associação de Ensino de
Marília-1984.Cursos de extensão universitária: Psicologia
evolutiva, analítica e relacionadas cora a patologia
FUCMT/1978;Terapia Familiar-FUCMT/1979; III Jornada
Psicologia de Brasilia-CEUB/1976; I Semana Sul- Mato -
grossense de Psicologia/1973 ; II Semana Sul Mato-Grossense
de Psicologia/1979;Congresso Brasileiro de Psicoterapia
Analítica de Grupo/Rio de Janeiro/1979; I Jornada Mato-
grossense de Psicologia/Corumbá/1977.Professor das
Faculdades Integradas de Dourados desde 1986. Possui
Parecer do CFE nº439/88.
Pode ser aceito
11. MARIA LÍDIA DA SILVA
Disciplina: Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1º e 2º
Graus
Qualificação: Licenciada em Pedagogia -habilitação em
Supervisão Escolar pela Universidade Federal de Mato
Grosso do Sul-1977. Habilitada em Administração Escolar e
Magistério das Matérias Pedagógicas do 2º Grau pela
Faculdade de Educação, Ciências e Letras de
Urubupungá/SP/1979. Especialização em nível pós-
universitário de professores para suplência (450 horas)
pelo Centro de Desenvolvimento de Recursos Humanos-
DSU/MEC-Brasília/DF-1980. Possui vários cursos na
área.Coordenadora Pedagógica na Rede Estadual de Ensino.
Professora da Instituição desde 1987. Possui Parecer do
CFE nº862/37.
Pode ser aceita
12. ODILA SCW1NGHEL LANGE
Disciplina:Estudos de Problemas Brasileiros
Qualificação: Licenciada em Estudos Sociais pela
Universidade de Passo Fundo/RS-1975. Bacharel em Ciências
Jurídicas e Sociais pela Universidade de Passo
Fundo/RS-1979.Pós-Graduação em Metodologia do Ensino
Superior ( 360 horas ) pela UBC ministrado nas Faculdades
Integradas de Dourados-1988. Possui vários cursos
de Extensão Universitária: Evolução promovido pela
Universidade de Passo Fundo/1972; I Seminários
Latino Americano de Direito do Trabalho /'Universidade
Passo Fundo/1974;1º Seminário Brasileiro de Direi na
Empresa/UPF/11975;Encontro Acadêmico de Administração
1985/86/87/Dourados/MS.Participação nas Semana
Pedagógicas de 1989,1990,1991/FID/Dourados/MS
Possui Parecer do CFE nº717/91.Professora da Instuição
desde 1988. Pode ser aceita
13.MARI NOELI KIEL IAPECHIN0
Disciplina Lingua Portuguesa
Redação e Revisão Textual
Qualificação : Licenciada em Letras- Português e Inglês pela
Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em
1982. Pós- Graduação (Lato Sensu ) em Língua Portuguesa -
nível de Especialização ( 450 horas ) pela Universidade
Federal de Mato Grosso do Sul- 1986.Exerceu as funções da
Monitora da disciplina de INTRODUÇÃO A LINGUA PORTUGUESA I
em 1980 na Universidade Federal de Mato Grosso do
Sul.Possui cursos de extensão na área de atuação .Professora de
Lingua Portuguesa na Instituição desde 1988. Possui
Parecer do CFE nº 684/88. Pode ser aceita
14.NOEMI MENDES SIQUEIRA FERIGOLO
Disciplina : Metodologia das Ciências
Qualificação : Bacharel em Comunicação Social e
Habilitação em Relações Públicas pela Universidade Federal
de Santa Maria -RS - 1979. Curso de Pós-Graduação "Lato
Sensu" em Administração - Planejamento e Gerenciamento (
360 horas ) - ministrado pela Faculdade de Administração
de Dourados - 1987. Possui vários cursos de Extensão
Universitária. Ministra essa disciplina na Instituição
desde 1987. Possui Parecer do CFE nº 684/88.
Pode ser aceita
15.ANA SERENITA DE LIMA LANGE
Disciplinas: Lingüística
Literatura Brasileira II e [II Qualificação:
Licenciada em Letras (1º Grau) pela Faculdade de Filosofia
.Ciências e Letras de Ijui/RS em 1975. Habilitação em
Portugues e Inglês e respectivas Literaturas pela Faculdade
de Educação, Ciências e Letras
Urubupungá/SP/1978.Especialização em Nivel Pós-
Universitário de Professores para Suplência pelo Centro de
Desenvolvimento de Recursos Humanos-DSU/MEC/1980.Mestrado
em Lingüística e Letras-PUC/Porto Alegre/RS. Professora
contratada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em
1983. Professora desta Instituição desde 1984. Possui
Parecer do CFE nº 439/88, Pode ser aceita
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou por una-
nimidade a conclusão da Câmara.
Sala Barretto Filho, em 02 de 07
de 1992
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