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A Fundação Educacional de Alto Vale de Itajaí enca_
minha a este Conselho pedido de reconhecimento de curso de Ci-
ências Contábeis, ministrado pela Faculdade de Administração de
Empresas de Alto Vale de Itajaí, instalado em Rio Sul/SC.
0 referido curso foi autorizado pelo Decreto 92.879,
de 1º/07/86, nos termos de Parecer CEE/SC 298/86, com 50 vagas
totais anuais.
Pela Portaria 168/91-SENESU/MEC foi designada Comis-
são Verificadora integrada pelos professores Dalvino Nunes da
Lapa Júnior e Moacir José Soares, ambos da Universidade Fede-
ral de Paraná e pela TAE Vânia Márcia Mesquita Rocha Coutinho,
da DEMEC/SC, para verificar as condições para o reconhecimento
de curso e apresentar relatório conclusivo.
Com base no Relatório da Comissão Verificadora con_
verteu-se o processo em diligência - DC 26/92, para que a dire_
ção da Instituição tomasse algumas providências relativas a: bi_
blioteca e corpo docente.
1 . RELATÓRIO
Reconhecimento de curso de Ciências Contábeis, ministrado pela
Faculdade de Administração de Empresas de Alto Vale de Itajaí.
Fundação Educacional de Alto Vale de Itajaí
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1 . Dados sobre a Mantenedora
1.1 - Condições Jurídicas
A Fundação Educacional de Alto Vale de Itajaí-FEDAVI, é
pessoa Jurídica de direito privado, sem fins lucrativos,criada pela
Lei Municipal 613, de 07/07/66, alterada pela Lei Municipal 1.170,
de 06/09/82, com sede e foro no município de Rio Sul/SC. Seu Estatu_
to está registrado sob o nº 178, de Livro A-3, às fls.lO-v, em ....
27/08/87, no Cartório de Registro da Comarca de Rio Sul/SC.
1.2 - Situação Econômico-Financeira
Sobre este a Comissão Verificadora informa que:
"As demonstrações contábeis de exercício anterior (1990)
foram auditadas por Campiglia, Bianchesi e Cia, conforme parecer
emitido sem ressalva (doe.anexo 05).
Pela leitura e interpretação dos números estampados no
balanço patrimonial levantado em 31.12.90 os dados solicitados no
roteiro de verificação são os seguintes:
a - o ativo total é de Cr$ 165.487.715,00, composto por um
ativo monetário de Cr$ 21.665.030,00, e um permanente ,
corrigido monetariamente, na importância total de Cr$
143.822.685,00;
B - o passivo é relacionado ãs obrigações impostos, pessoal
docente e administrativo e outras de natureza transitória
é de Cr$ 9.835.466,00;
c - o patrimônio líquido, corrigido monetariamente é de Cr$
155.652.249,00;
d - no balanço de dezembro 90 a IES apresentou Ótimo índice
de liquidez corrente, ou seja 2.2 p/l;
e - o grau de individamento pode ser considerado baixo, uma
vez que representa 5,9% de seu ativo total;
f - as imobilizações representam 92.4% de patrimônio líquido
da IES.
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Em entrevista com a Direção da IES fomos informados de
não existir passivos de constingências fiscais ou trabalhistas tão
pouco possuir bens agravados por hipotecas ou garantias de finan
ciamentos.
As expectativas dos Dirigentes no que diz respeito aos
problemas mais graves enfrentados nos últimos anos são os de não
poder atender a comunidade aos reclamos de novos cursos.
As medidas que vêm sendo tomadas a curto prazo para re-
solver alguns problemas que apresenta a Mantenedora são desenvolvi_
dos na área de recursos humanos especialmente na preparação de pro
fessores."
A Comissão acrescenta que:
"0 orçamento anual para o exercício financeiro de 1991
foi aprovado em assembleia de Conselho de Curadores realizada em
04.12.90 e referendado pela AGO da FEDAVI no mesmo dia.(anexo 03)
As expectativas relacionadas ãs receitas oriundas de Go
verno de Santa Catarina estão sendo realizadas parcialmente, em
razão dos repasses já cumpridos mensalmente a partir de maio/91.
Já os recursos previstos da Municipalidade de Rio de Sul não es-
tão sendo repassados, não obstante constasse expressamente da lei
orgânica e de orçamento municipal. Consequentemente os investimen
tos de capital ficarão prejudicados.
Quanto aos tópicos das despesas relacionadas no rotei-
ro de verificação, diante o exame realizado no balancete de mês
abril/91 , embora com atraso de escrituração, são as seguintes :
(anexo 04)
em Cr$ 1.000
Despesas orçado realizado
até abril
a - livros e periódicos 5.284 997
b - qualificação de docentes 3.600 702
c - equipamentos e móveis 7.746 1.656
d - salários professores 109.760 12.819
e - salários dirigentes/adm 44.070 5.140
1.3 - Estabelecimentos Mantidos
A FEDAVI mantém apenas a Faculdade de Administração de Em-
presas de Alto de Vale de Itaj, onde funcionam os seguintes cur-
sos:
. Administração (Rec.) - 50 vagas
. Ciências Contábeis (Aut.) - 50 vagas
2 . Dados sobre a Escola/Curso
2.1 - Condições Materiais
A FEDAVI, possui uma infra estrutura que pode ser qualifi-
cada de muito boa para a manutenção de ensino , que funciona em pré-
dios de alvenaria de construção recente, com dependências adequadas,
além de localização estratégica e funcional, permitindo fácil acesso
a todas as dependências, com rampas que permitem um deslacamento rá-
pido de fluxo de alunos em demanda as aulas, biblioteca e setores
administrativos.
A descrição detalhada das instalações podem ser vistas nos
autos de processo.
A Comissão Verificadora declara que "as instalações em ge_
ral apresentam boas condições de conservação e atendem perfeitamen_
te as necessidades e reclamos de corpo docente e discente da Facul-
dade. "
2.2 - Biblioteca
A biblioteca dispõe de uma área de 220 m
2
destinados ao
acervo e 120 m
2
destinados à leitura. 0 seu horário de funcionamen_
to é das 8 às 11:45, das 13:00 às 18:00 e das 18:00 às 22:30 horas.
0 sistema de classificação adotado é o CDV. Dispõe de ca-
tálogos Alfabéticos de Títulos e Alfabéticos de Assuntos.
0 acervo geral é constituído por 5.851 títulos, com 12.106
exemplares.
A Comissão comenta que:
*- acervo/livros: é satisfatório o existente, quanto ao
geral; no tocante a parte específica de Curso em questão, a Comis-
são sugeriu à IES seja feito um enriquecimento bibliográfico
atuali-zado.
- acervo/periódico: é dotado de necessário para o atendi-
mento de corpo discente.
- instalações: está instalada em local bastante amplo com ótimas condições de
atendimento e consulta, possuindo também sistema de informatização em plena atividade."
Atendendo às sugestões de Despacho Interlocutório e da Comissão Verificadora,
a IES informa que está finalizando processo de contratação da Bibliotecária.
Informa, ainda, que o acervo bibliográfico específico de Curso de Ciências é formado
por 1.320 títulos, com 3.232 exemplares. Com relação aos periódicos alcança um número de 63
assinaturas.
3 . Dados sobre o Curso
3.1 - Funcionamento e Estrutura Curricular
0 Curso de Ciências Contábeis foi autorizado pelo Decreto n° 92.879, de
15/07/86, nos termos de Parecer CEE/SC 298/86, com 50 vagas totais anuais.
0 curso funciona no turno noturno e teve início no 2º semestre de 1986.
A demanda pelas 50 vagas oferecidas e correpondentes rela-ção candidato/vaga
foi a seguinte:
1987 ...................... 226 inscritos
1988 ...................... 196 inscritos
1989 ...................... 268 inscritos
1990 ...................... 296 inscritos
índice de 4.52 índice
de 3.92 índice de
5.36 índice de
5.92
A Instituição informa que a primeira turma deverá concluir o curso em 1991,
pelas expectativas , há na região um Ótimo campo de trabalho para absorver os
egressos.
Os dados referentes às matrículas figuram no quadro abaixo:
Com relação ao alunado a Instituição informa:
"- Forma de Ingresso
A principal e única forma de ingresso no primeiro pe-
ríodo de curso de Ciências Contábeis, tem sido via concurso vesti-
bular, com o preencimento de todas as vagas, não oportunizando o
acesso de candidatos de outras formas.
0 curso tem recebido, nos demais períodos, alunos via
transferência, neste caso, observa-se o que determinam os Estatutos
e a legislação em vigor.
0 alunado provém de Município de Rio de Sul e da área
de influência da FEDAVI, sendo aproximadamente 45% de Município e
551 dos municípios vizinhos.
- Condições Econômicas:
Quanto ao aspecto sócio econômico 90% dos alunos são
profissionais de nível médio exercendo suas atividades junto as
empresas comerciais, industriais e rede bancária.
- Frequência as Aulas:
A frequência as aulas é obrigatória e faz parte de es-
quema de avaliação. A frequência mínima as aulas é de 75% e demais
atividades programadas, sem o que o aluno estará reprovado."
A carga horária de curso perfaz 2.700 h/a, acrescidas
de 300 h/a de Estágio Supervisionado, 60 h/a de EPB e 300 h/a de
EF, perfazendo um total de 3.360 h/a, integralizávcis em 5 (cinco)
anos.
0 currículo pleno constitui o Quadro I deste Parecer.
As ementas e respectivas bibliografias básicas constam às
fls. 007/038 de processo.
Sobre o funcionamento de curso e a estrutura curricu-
lar, assim se expressa a Comissão:
"- Dados gerais
. o regime de matrícula é semestral
. o tamanho das turmas gira em torno de 30/50 alunos
. a carga horária total para a integralização de currículo
pleno é de 3.000 horas . a integralização da carga horária
é feita em 5 (cinco) anos
no mínimo e 10(dez) no máximo . a primeira
semestralidade de 1990 foi no valor total de
Cr$ 12.970,00; a segunda foi no valor de Cr$ 31.674,00.
- Alunado
. índice de frequência às aulas é de 85% .
índice de aproveitamento escolar é de 82%
* Currículo plano
. este sendo cumprido de acordo coro as exigências vigentes e o
apresentado por ocasição da Autorização de funcionamento
. a Comissão constatou que atualmente não há supervisão por
parte de Conselho Estadual de Educação ou de outro qualquer
órgão, sendo o acompanhamento da execução de currículo ple
no feito tão somente pelo Colegiado da própria IES. Vale
ressaltar que a última visita feita por Conselheiros de CEE,
está registrada no Livro de Termos de Visitas em data de
11.10.79."
Com relação aos registros escolares,a Comissão informa:
- quanto a forma de organização destaca-se a informatização
de controle acadêmico, feito em pastas individuais com toda a do-
cumentação dos alunos de acordo com as exigências vigentes.
- os dados constantes dos mecionados arquivos estão devidamen
te atualizados, sendo sua utilização de fácil manuseio e acesso.
- quanto a qualidade e idoneidade das pessoas responsáveis pe_
lo setor, pode-se constatar que as mesmas merecem confiança, sendo
pessoas ja estáveis na função.
3.2 . Corpo Docente
0 corpo docente , objeto de DC ns 26/92, é formado por 30
professores cujo perfil é o seguinte: 01 com Mestrado, 21 com Espe-
cialização, 02 cursando Especialização e 06 com Graduação. Destes
com graduação 02 já possuem Parecer de aprovação de C.F.E. e os de
mais, enquadram no dispositivo expresso no Art. 5º alínea "d" da Re
solução 20/77-CFE.
A relação de corpo docente aprovado encontra-se no Quadro
II deste Parecer.
Sobre os docentes a Comissão comenta que:
"... todos os componentes de corpo docente têm seu regime
de trabalho baseado em hora/aula ;
- a frequência dos tanto às aulas como às atividades cor-
relatas, é de boa a ótima;
- existe um plano de qualificação/carreira progressiva estabelecida pela
IES;
- a seleção de professores é feita por uma comissão especialmente criada para
analisar e dar seu parecer quanto ao aproveitamento ou não de profissional em
questão;
- de um modo geral os professores apresentam no mínimo o exigido
para o desempenho de suas atividades, tendo-se notado a preocupação e interesse
da IES no aprimoramento de seus recursos humanos, onde tem valores previstos
no orçamento e já efetivamente dispendidos no sentido."
4. Apreciação Final da Comissão Verificadora
A Comissão concluiu seu relatório nos seguintes termos: "Levados em
consideração todos os aspectos relatados, bem como todos os esclarecimentos
prestados pela Direção da Instituição, e após to dos os levantamentos e
pesquisas efetuadas, esta Comissão é pelo reconhecimento de Curso de
Ciências Contábeis em questão."
II - VOTO de RELATOR
Considerando os dados contidos no processo, no Relatório da Comissão
Verificadora e no cumprimento da diligência, o Relator é de Parecer favorável ao reconhecimento
de Curso de Ciências Contábeis, ministrado pela Faculdade de Administração de empresas de
Alto Vale de Itajaí, mantida pela Fundação Educacional de Alto Vale de Itajaí, com 50 vagas
totais anuais.
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto de Relator.
Sala das Sessões em de junho de 1992.
QUADRO I
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
CURSO: Ciências Contábeis
DISCIPLINA HORAS/AULA CRÉD.
1º SEMESTRE
Metodologia Científica
Língua Portuguesa I
Matemática I
Inst. de Direito Público
Sociologia Geral
60
60
60
60
60
04
04
04
04
04
300 20
Prática Desportiva 30 02
2º SEMESTRE
Psicologia Geral
Língua Portuguesa II
Matemática II
Inst. de Direito Privado
Sociologia Aplicada
Introdução à Administração
45
45
60
60
45
45
03
03
04
04
03
03
300 20
Prática Desportiva 30 02
3º SEMESTRE '
Psicologia Aplicada
Contabilidade Geral I
Matemática III Legislação
Social I Introdução â Economia
Teoria Geral da Administração
45
60
60
45
45
45
03
04
04
03
03
03
300 20
Prática Desportiva 30 02
4º SEMESTRE
Matemática Financeira I
Contabilidade Geral II
Estatística I Legislação
Social II Teoria
Econômica
60
60
60
45
45
04
04
04
03
03
270 18
Estudo de Probl. Brasileiros I
Prática Desportiva
30
30
02
02
QUADRO I (cont.)
5º SEMESTRE
Matemática Financeira II
Contabilidade Comercial
Estatística II Direito
Comercial I
60
60
60
60
04
04
04
04
240 16
Est. de Probl. Brasileiros II
Prática Desportiva
30
30
02
02
6º SEMESTRE
Estrut. e Intrepretação de Balanços
Contabilidade Avançada
Contabilidade de Empr. Divers.
Direito Comercial II Dir. e Legis.
Tributária I
60
60
60
60
60
04
04
04
04
04
300 20
Prática Desportiva 30 02
7º SEMESTRE
Análise e Interp. de Bal.
Contabilidade de Custos I
Contabilidade Pública I
Mercado de Capitais Dir. e
Leg. Tributária II
60
60
60
60
60
04
04
04
04
04
300 20
Prática Desportiva 30 02
8º SEMESTRE
Orçamento Empresarial
Contabilidade de Custos II
Contabilidade Pública II
Contabilidade Gerencial
60
60
60
60
04
04
04
04
240 16
Prática Desportiva 30 02
9º SEMESTRE
Técnica Comercial
Auditoria I
Administração Financeira
Proces. de Dados Aplic. à Cont. I
60
60
60
75
04
04
04
05
255 17
Prática Desportiva 30 02
QUADRO I (cont.)
11.
10º SEMESTRE
Auditoria II
A6pec. Contábeis de Leg. Fiscal
Proc. de Dados Aplic. à
Contabilidade II
60
60
75
04
04
05
195 13
Prática Desportiva 30 02
0 total de horas aulas 2.700
Estágio Supervisionado 300 3.000
Est. de Problemas Brasileiras 60
Prática Desportiva 300 360
Total Geral 3.360
QUADRO II
CORPO DOCENTE
01. AGOSTINHO SENEM
Disc.: - Contabilidade Pública I e II
Qual.! Bacharel em Administração, FEDAVI/SC, 1979. Especialização em Ciências
Contábeis, Fac. de Ciências Contábeis de Curitibanos/SC, 1984 (360 H/a).
Experiência Profissional e no Magistério superior desde 1986.
- aceito para este curso
02. ADCIR TEIXEIRA
Disc.: - Administração Financeira
- Contabilidade Geral
Contabilidade Gerencial
Qual.: Bacharel em Administração, FEDAVI/SC, 1975. Especialização em Ciências
Contábeis, FURB, 1980 ( 360 h/a ). Experiência profissional e no magis
tério de ensino superior desde 1988. Aprovado pelo Parecer CEE/SC /
16/86 e 298/86.
- aceito para este curso
03. ANTONIO RENATO DELLANDREA
Disc.: - Contabilidade Geral II
- Contabilidade Avançada
- Contabilidade Comercial
Qual.: Bacharel em Ciências Contábeis, UFSC, 1982. Especialização em Adminis-
tração Financeira e Contábil de Empresas, FEDAVI/SC, 1988 (390 h/a).
Participação em cursos de atualização. Experiência profissional e no
magistério de ensino superior desde 1990.
- aceito para este curso
04. CÉLIO SIMÃO MARTIGNAGO
Disc.: - Instituição de Direito Público
- Instituição de Direito Privado
Qual.: Licenciado em Letras, Fac. Católica de Filosofia, Ciências e Letras /
de Bagê/RS, 1968. Bacharel em Direito, UFPR, 1978. Experiência profis_
sional e no magistério de ensino superior.
- aceito p/este curso - "art.5º alínea "d" - Res. 20/77-CFE
05. CÉSAR MACHADO
Disc.: - Contabilidade de Empresas Diversas
- Contabilidade Geral
- Mercado de Capitais
Qual.: Bacharel em Ciências Contábeis, Fac. Católica de Administração e Econo-
mia/PR, 1984. Especialização em Contabilidade, Administração Financeira
e Auditoria, FEDAVI/SC, 1988 (390 h/a) . Experiência profissional e no
magistério de ensino superior.
- aceito p/este curso
06. ClCERO VICTOR FERNANDES
Disc.: - Matemática III
Qual.: Engenheiro Eletrecista, UDESC, 1989. Participação em cursos de extensão,
Experiência profissional e no magistério de ensino superior desde 1989.
- aceito p/este curso - Art. 5º , alínea "d" - Res.20/77-CFE
07. ELADIO TAMBOSI
Disc: - Contabilidade Pública I e II
Qual,: Bacharel em Administração, FEDAVI/SC, 1979. Especialização em Contabi-
lidade, Fac. de Ciências Contábeis de Curitibanos/SC, 1984 (390 h/a).
Experiência profissional e no magistério de ensino superior.
- aceito p/este curso
08. ÉRICO BERTOLDI
Disc.: - Matemática I, II e III
Qual.: Licenciado em Ciências 19 grau, Fac. de Ciências e Pedagogia, Lages-SC,
1973. Licenciado em Matemática, Fac. de Ciências e Pedagogia de
Lages/SC, 1980. Especialização em Ciências, opção Matemática, FURE,
1984 (375 h/a). Experiência no magistério de 19 e 29 graus e no ma-
gistério superior desde 1986. Aprovado pelo Parecer CEE/SC. /
nº 18/86.
- aceito p/este curso
09. EVELASIO FERNANDES
Disc.: - Estatística
- Administração Financeira /Estágio Supervisionado
Qual.: Bacharel em Administração, FEDAVT/SC, 1970. Especialização em Estatís_
tica, PUC/RS, 1972 (300 h/a). Especialização em Administração Finan-
ceira e Contábil, FEDAVI/SC, 1988 (390 h/a). possui cursos de extensão.
Participação em encontros e seminários. Experiência profissional e no
magistério de ensino superior desde 1988.
- aceito p/este curso
10. FLAVIO ROBERTO COLLAÇO
Disc.: - Direito e Legislação Tributária I e II / Legislação Social Qual.:
Bacharel em Direito, UFSC, 1967. Especialização em Direito Tributário, Univ. de
Vale de Itajal, 1982 (390 h/a). Experiência profissional e no magistério de
ensino superior. Aprovado pelo Par. CFE nº 1266/72 para
a disciplina de Legislação Tributária.
- aceito p/este curso
11. HARI SCHROEDER
Disc.: - Introdução ã Administração
Qual.: Bacharel em administração, FEDAVI/SC, 1978. Especialização em Adminis-
tração Mercadológica, FEDAVT/SC, 1988, (420 h/a). Participação em cur-
sos de extensão e seminários. Experiência profissional e no magistério
de ensino superior desde 1988.
- aceito p/este curso
12. HELENA MOZENA BERTOLDI
Disc.: - Matemática I e II
Qual.: Licenciada em Matemática, Fac. de Ciências e Pedagogia de Lages/SC,
1980. Especializada em Educação Psicomotora, FEDAVI/SC, 1987 (465 h/a).
Participação em Cursos de extensão. Experiência no magistério de 19 e
29 graus e no magistério de ensino superior desde 1986.
- aceito p/este curso
13. ILSE DE ANDRADE
Disc.: - Estudo de Problemas Brasileiros
Qual.: Farmacêutica, UFPR, 1966. Bacharel em Administração FEDAVI/SC, 1987.
Especialização em Administração Hospitalar, Inst. Brasileiro de Desen-
volvimento e de Pesquisas Hospitalares/SP, 1979 (370 h/a). Especializa
ção em Estudos de Problemas Brasileiros, Univ. Mackenzie/SP, 1980, /
(360 h/a). Participação em cursos de extensão e seminários. Experiência
profissional e no magistério de ensino superior desde 1987. Aprovada
pelo; Par. CEE/SC nº 200/82.
- aceito para este curso
14. PEDRO PAULO DA SILVA
Disc.: - Introdução à Economia -
Teoria Econômica
Qual.: Bacharel em Ciências Econômicas, Faculdade de Ciências Econômicas de
Joinville/SC, da Fundação Educacional da Região de Joinville/SC, /
1983. Especialização em Economia Industrial, Universidade Federal de
Santa Catarina, 1985 (420 h/a). Participação em cursos e seminários.
Experiência profissional, magistério de 29 grau e no magistério de /
ensino superior.
- aceito p/este curso
15. JAIME JOÃO PASQUALINI
Disc.: - Direito Comercial
Qual.: Bacharel em Direito, Fac. de Ciências Jurídicas e Sociais do Alto Vale
de Itajaí/SC, 1980. Cursando especialização em Direito Comercial, FURB.
Experiência profissional e no magistério de ensino superior desde 1989.
- aceito p/este curso -
16. JOSÉ IDELFCNSO BIZATTO
Disc: - Instituição de Direito Público
- Instituição de Direito Privado
Qual.: Bacharel em Direito, Univ. de Vale de Itajaí, 1977. Licenciado em His
tória, Fac. de Filosofia, Ciências e Letras de Joinville/SC, 1973.
Especialização em Desenvolvimento de Recursos Humanos, UDESC, 1977 /
(920 h/a). Mestrado em Direito de Estado, UFSC, 1978. Promotor de Jus
tiça de Estado de Santa Catarina. Aprovado pelo Par.CEE/SC nº 369/86.
- aceito
17. JUSMARA MEDEIROS
Disc. : - Sociologia Geral / Sociologia Aplicada
Qual.: Licenciada em Ciências Sociais, PUC/PR, 1986. Especialização em Psico-
logia Social, PUC/PR, 1986 (360 h/A). Experiência profissional e no ma
gistêrio de ensino superior desde 1990.
- aceita p/este curso
18. MANFRED GEORG SCHONBERG
Disc.: - Estrutura e Interpretação de Balanços
- Analise e Interpretação de Balanços
- Aspectos Contábeis da Legislação Fiscal
Qual.: Bacharel em Ciências Econômicas, Fac. de Ciências Econômicas de Para
ná, 1961. Experiência Profissional e no magistério de ensino superior.
Aprovado pelo Par. CEE/SC nº 298/86. Aprovado pelo Par. CFE nº 1266/72
para a disciplina de Contabilidade Geral.
- aceito p/este curso - Art. 5º alínea "d" - Res.20/77-CFE
151 MILTON POMPEU DA COSTA RIBEIRO
Disc.: - Introdução à Economia -
Teoria Econômica
Qual.: Bacharel em Ciências Contábeis e Atuariais, Faculdade de Ciências /
Econômica de Paraná, 1950. Participação em Seminários e Cursos. Expe-
riência profissional e no magistério de ensino superior desde 1968.
Aprovado pelo Par. CFE 1266/72 para a disciplina de Teoria Econômica.
- aceito
20. NEY GERMANO STOLF
Disc.: - Matemática Financeira I e II
- Orçamento Empresarial
Qual.: Bacharel em Administração, FEDAVI/SC, 1971. Especialização em Adminis-
tração de Empresas, FGV/SP, 1972 (300 h/a) .Participação em encontros e
seminários. Proferiu palestras em cursos. Experiência profissional e /
no magistério de ensino superior desde 1988.
- aceito p/este curso
21. NILSON GOMES MOREIRA
Disc.: - Técnica Comercial
Qual.: Bacharel em Administração de Empresas, Fac. de Administração de Empresas
de Alto Vale de Itajaí/FEDAVI, 1978. Especialização em Administração
Mercadológica, FEDAVI, 1978 (420 h/a). Participação em Seminários.
Experiência profissional e no magistério de ensino superior desde 1990.
- aceito p/este curso
22. OLÍMPIO FACHINI
Disc.: - Metodologia Cientifica
- Psicologia Aplicada
- Psicologia Geral
Qual.: Licenciado em Filosofia, UFSC, 1967. Especialização em Metodologia /
Cientifica de Ensino Superior, Fund.Faculdade de Filosofia, Ciências e
Letras de Guarapuava/PR, 1981 (40 h/a). Especialização em Administração
Escolar e Orientação Escolar, Inst. Educacional D. Bosco, Santa RDsa/RS,
1982 (360 h/a cada curso) . Experiência em magistério de 2º grau e no
magistério de ensino superior desde 1981. Aprovado pelo Par.
CEE/SC nº 298/86.
- aceito p/este curso
23. PEDRO HONORINO DA SILVA
Disc.: - Educação Física
Qual.: Licenciado em Educação Física, FURB, 1982. Experiência no magistério de
19 e 29 graus e no magistério de ensino superior desde 1990.
- aceito p/este curso
24 . PEDRO LEAL DA SILVA NETO
Disc.: - Teoria Geral da Administração
Qual.: Bacharel em Direito, UDESC, 1977. Bacharel em Administração, UDESC,
1978. Especialização em Administração Pública, UDESC, 1981, (360 h/a) .
Experiência profissional e no magistério de ensino superior. Aprovado
pelo Par. CEE/SC nº 17/86.
- aceito p/este curso
25.
RAUL ECCHER
Disc.: - Auditoria I e II
- Contabilidade de Custos I e II
- Processamento de Dados Aplicado â Contabilidade I e II
Qual.: Bacharel em Ciências Contábeis, Fund. Univ. Regional de Blumenau/SC,
1982. Especialização em Contabilidade, Financeira e Auditoria,
FEVALE/RS, 1988 (360 h/a) . Vários cursos de aperfeiçoamento em encontros e
seminários. Experiência profissional e no magistério de
ensino superior.
-
aceito p/este curso
26.
SAVIO GABRIEL LUCIANO
Disc: - Direito e Legislação Tributária I e II
Qual.: Bacharel em Direito, FURB, 1987. Bacharel em Administração FEDAVT/SC,
1982. Cursando especialização em Direito Tributário, FURB. Experiência
profissional e no magistério de ensino superior desde 1989.
-
aceito p/este curso
27.
UDO ANTONIO SPAETH
Disc.: - Contabilidade de Empresas Diversas
- Aspectos Contábeis da Legislação Fiscal
- Orçamento Empresarial
Qual.: Bacharel em Administração, FEDAVI/SC, 1975. Especialização em Ciências
Contábeis, UFSC, 1979 (360 h/a). Experiência profissional e no magistê
rio de ensino; superior desde 1986. Aprovado pelo Par. CEE/SC nº 220/82
para as duas primeiras disciplinas.
-
aceito p/este curso
28.
VIESAND EGER
Disc: - Administração Financeira
- Mercado de Capitais e Ornamento Empresarial
Qual.: Bacharel em Ciências Econômicas, Fac. de Ciências Econômicas de Paraná,
1962. Especialização em Administração, Escola Superior de Adminis
tração - FGV/SP, 1965, (220 h/a). Participação em Cursos e Simpósios.
Experiência profissional e no magistério de ensino superior. Aprovado
pelo Par. CEE/SC nº 298/86. Aprovado pelo Par. CFE nº 1266/72 para as
disciplinas de Administração Financeira e Orçamento e Mercado de Capi
tais.
- aceito
29.
WALTER CARLOS SEYFFERTH
Disc: - Legislação Social
Qual.: Bacharel em Direito, Fund. Univ. Regional de Blumenau/SC, 1982. Expe-
riência profissional e no magistério de ensino superior desde 1987.
-
aceito p/este curso - Art. 5º alínea "d" - Res.20/77-CFE
30. ZENILDO TAMBOSI
Disc.: - Lingua Portuguesa I e II
Qual.: Licenciado em Letras-Português, Univ. Católica de Paraná, 1974. Espe-
cialização em Lingua Portuguesa, FURB, 1983 420 h/a). Aperfeiçoamento
em Linguística Aplicada ao Ensino de Português, Univ. Católica de Pa-
raná, 1975. Participação em cursos de extensão e encontros. Experiên-
cia no magistério de 1º e 2º graus e no magistério de ensino superior
desde 1986. Aprovado pelo Par. CEE/SC nº 298/86.
- aceito p/este curso
IV - DECISÃO de PLENÁRIO
O Plenário de Conselho Federal de Educação aprovou a conclusão da Câmara
com voto contrário do Consº ábio Prado
Sala Barretto Filho, em 1 de julho de 1992.
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