Download PDF
ads:
A Universidade de São Paulo submete a este Conselho o pedido de
renovação de credenciamento de curso de Pós-Graduação em Agronomia, com
área de concentração em Genética e Melhoramento de Plantas, em níveis de
Mestrado e Doutorado , ministrado pela Escola Superior de Agricultura "Luiz
de Queiroz".
0 curso foi criado em 1964 (Mestrado) e 1970 (Doutorado), tendo
sido credenciado mediante Parecer 566/73, de 6/4/73, e recredenciado atra
vés de Parecer 6.656/78, de 4/10/78 nos dois níveis.
0 Programa de Pós-Graduação em Agronomia foi visitado nos dias
7 e 8 de agosto de 1991, pela Comissão de Consultores constituída pelos pro
fessores Carlos Sigueyuki Sedyama da Universidade Federal de Viçosa e Fran-
cisco José A. Fernandes Távora da Universidade de Ceará, apresentando cir-
cunstaciado relatório.
Para melhor instruir o processo encontra-se anexado aos autos:
Relatório Técnico da CAPES, Relatório da Instituição, Cadastro da Produção'
Científica e Relatório da Comissão Verificadora, documentos nos quais se
baseia o Relator, para elaboração de presente Parecer.
1
-
RELATÓRIO
ASSUNTO:
Renovação de credenciamento de Curso de Pós-Graduação em Agronomia, área de
concentração em Genética e Melhoramento de Plantas, em niveis de Mestrado
e Doutorado, ministrado pela Escola Superior de Agricultura
"Luis de Queiroz"
INTERESSADO/MANTENÉDORA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO- USP
ads:
Livros Grátis
http://www.livrosgratis.com.br
Milhares de livros grátis para download.
1 - Organização Acadêmica e Administrativa
1.1 - Organização Acadêmica
De acordo com informações contidas no Relatório da Comissão Verifi-
cadora "o curso de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas conta com
29 disciplinas na área de concentração; duas foram adicionadas a partir da últi_
ma avaliação. São elas:"Genética e Melhoramento de Soja" e "Tópicos Especiais
de Biotecnologia". Uma terceira disciplina, mais recente, "Biometria Aplicada á
Genética", é ainda ofertada aos estudantes.
No caso das disciplinas de domínio conexo, atualmente são ofertadas
14 disciplinas.
Para obtenção de grau de mestre, são necessários 120 créditos, assim
distribuídos: 80 em disciplinas, 04 em seminários e 36 em dissertação.Exigem-se,
ainda, 75% de frequência, proficiência em uma língua estrangeira (Inglês, Fran-
cês ou Alemão) e exame de qualificação. A duração média de curso é de 24 a 36 me
ses.
0 candidato ao doutorado deverá completar 240 créditos: 160 em dis-
ciplinas, 08 em seminários e 72 em trabalhos de tese, todos cumulativos em
relação ao mestrado. Exigem-se, ainda, proficiência em duas língua estrangeiras
(entre Inglês, Francês e Alemão) e exame de qualificação. A duração média de
doutorado é de 36 a 42 meses. A integralização dos créditos é feita de acordo
com o orientador e comissão coordenadora, para evitar distorções na escolha
das disciplinas. Há obrigatoriedade em se cursar as disciplinas "Citogenética",
"Genética Molecular" e "Biometria Aplicada a Genética".
0 número de crétidos é satisfatório para o atendimento de plano de
estudos, que oferece aos estudantes ampla opção por linhas específicas de atua
Ção.
Consta de Relatório Técnico da CAPES que as atividades de ensino são
suficientes e regulares; Boa adequação e coerência. A estrutura curricular tem
inclusive servido de modelo para a criação de outros cursos.
1.2 - Administrativa
Relata a comissão verificadora que "a estrutura administrativa de
curso é constituída de um Conselho de Curso, com três membros docente, sendo um
deles o coordenador, e um discente, com direito à voz. Acima deste conselho,
Comissão de Pós-Graduação, com três membros, coordenadores de cursos, em caráter
de deliberação institucional funciona o Conselho de Pós-Graduação da USP.
Como o campus da Universidade se localiza em Piracicaba e a sede se
encontra na capital de Estado, esta estrutura parece adequada à situação.
ads:
o Conselho de Curso conta com uma secretaria com pequena infra-Estru_
tura, entretanto, vem conduzindo bem o seu trabalho de coordenação de curso.
2 - Corpo Docente
A Comissão verificadora desta que o corpo docente é constituído por
23 professores, dos quais 19 são permanentes e 04 são participantes , todos
doutores em regime de dedicação exclusiva, possuindo formação profissional di_
versificada nas diferentes áreas da Genética e de Melhoramento. Todos os profes-
sores permanentes de curso estão envolvidos em atividades de orientação de estu
dantes.
Além de treinamento de doutor ou Ph.D., a grande maioria dos docen
tes desenvolveu estágio de Pós-doutorando em universidades estrangeiras.
Comparando com o último credenciamento, o corpo docente foi acresci_
de nove profissionais.
Com exceção dos quatros professores participantes, que pertencem a
outros departamentos ou instituições, todos atuam ativamente no ensino e na pes
quisa vinculados ao curso de pós-graduação.
o curso não depende de professores participantes ou visitantes
ape-sar de contar com estes.
Há seis professores em treinamento de pós-doutorado e doutorado, evi-
denciando a preocupação de Instituição com a formação de corpo docente.
A proporção orientando/orientador foi, em 1989,de 3,00 e 3,38 para o
mestrado e doutorado, respectivamente.A soma atinge 6,38, levemente inferior à
da avaliação feira para o último credenciamento."
3 - Corpo Discente
Comenta a Comissão que " a seleção dos candidatos se baseia na
análi-se de histórico escolar e de "curriculum vitae", na entrevista , nas
cartas de recomendação e no exame de seleção, mediante o qual observa se o
candidato tem conhecimento de citologia e genética geral, bem comi vínculo
empregatício, sendo dada prioridade a profissionais envolvidos em ensino e/ou
pesquisa.
0 perfil da clientela de curso mostra a predominância de agrónomos.
Completando o grupo, encontram-se Engenheiros Florestais, Biólogos,
Farmacêuti-cos e químicos.
Até 1988, o curso matriculou 227 alunos para o mestrado e 81 para o
doutorado, destes, 74 e 43, respectivamente, no período compreendido entre a
avaliação de 1984 e a de 1988.
Os alunos matriculados até 31 de dezembro de 1989 apresentavam a se
guite situação:
Situação MS DS
- Somente cursando disciplina 30 17
- Cursando disciplinas e elaborando tese 1 1
- Somente elaborando tese 16 22
- Com matrícula trancada 0 4
- Com tese entregue, aguardando a defesa 1 4
Total 48 48
Titulados durante o ano 1 9
Total matriculados no ano 58 58
Os tempos médios para titulação, em 1988 e 1989, foram de 45 e 47
meses para o mestrado e de 47 e 61 meses para o doutorado, respectivamente, con_
siderados um pouco elevados, pois anteriormente a média era de 42,2 para o mes
trado e 56,4 para o doutorado.
A média de fluxo de alunos, considerando a relação número de admis
sões/número de titulações, foi de 1,04 para o mestrado e 0,85 para o doutorado,
nos anos de 1988 e 1989, sendo considerados índices excelentes. 0 índice maior
que a unidade se deveu à redução de número de admissões.
4 - Pesquisa e Produção Científica
4.1 - Docente
0 curso apresenta 13 linhas de pesquisas abrangendo ampla gama de
áreas de conhecimento de campo da Genética e de Melhoramento Vegetal.
0 corpo docente apresenta excelente produção científica, com artigos
publicados em revistas nacionais e internacionais de alta qualidade, além de par-
ticipar intensamente em congressos e outras reuniões científicas. Os trabalhos se
enquadram nas linhas de pesquisas e projetos em desenvolvimentos.
4.2 - Discentes
As teses são de excelente qualidade, estando integradas às linhas e
projetos de pesquisa de curso.
5 - Infra - Estrutura Física e Financeira
5.1 - Física
A Comissão destaca que "além de uma boa biblioteca setorial, a
ESALQ possui uma biblioteca central bem equipada e atualizada. A utilização da
informática dá excelente apoio a seus usuários.
Os laboratórios são bem equipados, geralmente com recursos de convê
nios de pesquisa conseguidos pelos próprios orientadores.
As salas de aulas são amplas e em número sufuciente ao atendimento de
curso.
As áreas experimentais se localizam no próprio campus, próximas aos
laboratórios. A ESALQ conta, ainda com áreas fora de seu campus, em forma de co
modato, ou em convênio com empresas.
5.2 - Financeira
Os recursos financeiros tem duas origens:
a) de governo de Estado, destinados ao pagamento de salários e manutenção de in
fra-estrutura básica;
b) deórgãos financiadores, tais como a FINEP, FAPESP, BID, CNPq, CAPES, EMBRAPA,
Comunidade Europeia e empresas privadas.
Em geral, a administração dos convênios é realizada pela FEALQ, de
maneira bastante eficiente.
6 - Intercâmbio com outras Instituições
0 curso mantém intercâmbio com a UnB, USP/BIOMÉDICA, UFRGS, UNICAMP ,
UFGO, IAC, Universidade de Manchester (Inglaterra) I,S.U. e outras de caráter
mais pessoal.
Um ponto que merece atenção é o estabelecimento da figura de co-ori-
entador, que poderá melhorar a integração da Instituição com o IAC, EMBRAPA ou
outra instituição de ensino ou pesquisa.
7 - Problemas Principais e Perspectivas de Curso
Há dificuldade na área de Melhoramento de Plantas, pois faltam mão-
de-obra e áreas de campo. Os veículos para transporte de material e de técnicos
pa-ra acompanhamento dos experimentos estão em estado bastante precário. Há
neces-sidade de melhorar a infraestrutura computacional, aumentando o número de
micro computadores e de outros equipamentos de informática.
Os estudantes reinvidicam aumento de período de bolsa. Em alguns ca
sos, por se tratar de genética e melhoramento de plantas é necessário acompanhar
mais de uma geração da cultura em estudo.
Outra reivindicação é a solução dos frequentes atrasos na liberação
das bolsas de estudo da CAPES.
8 - Avaliação Global de Curso
A CAPES insere o Curso no conceito "A" e justifica:
"Trata-se de curso iniciado em 1964, portanto, já com boa vivência e
tradição que permitiu o seu desenvolvimento e aperfeiçoamento tendo, inclusive ,
servido de modelo para vários cursos de outras instituições.
A Comissão Verificadora concluiu seu Relatório nos seguintes termos:
"0 Curso de Genética e Melhoramento de Plantas da SALQ/USP apresen-
tou constante evalução durante o período analisado, È um curso consolidado e
seus egressos são bem treinados e participam ativamente nas instituições às
quais estão vinculados. Recomenda-se o seu recredenciamento , sem restrições.
IT - VOTO de RELATOR
0 Relator vota favoravelmente a renovação de credenciamento de curso
de Pós-Graduação em Agronomia, área de concentração em Genética e Melhoramento de
Plantas, em níveis de Mestrado e de Doutorado, ministrado pela Escola Superior
de Agricultura 2Luiz de Queiroz", pelo prazo de 5(cinco) anos, retroagindo seus
efeitos até o final de credenciamento anterior.
III- CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior acompanha o Voto de Relator.
Sala das Sessões, em 30 de junho de 1992.
IV - DECISÃO de PLENÁRIO
O Plenário de Conselho Federal de Educação aprovou por una
nimidade a conclusão da Câmara.
Sala Barretto Filho, em 1 de julho de 1992
Livros Grátis
( http://www.livrosgratis.com.br )
Milhares de Livros para Download:
Baixar livros de Administração
Baixar livros de Agronomia
Baixar livros de Arquitetura
Baixar livros de Artes
Baixar livros de Astronomia
Baixar livros de Biologia Geral
Baixar livros de Ciência da Computação
Baixar livros de Ciência da Informação
Baixar livros de Ciência Política
Baixar livros de Ciências da Saúde
Baixar livros de Comunicação
Baixar livros do Conselho Nacional de Educação - CNE
Baixar livros de Defesa civil
Baixar livros de Direito
Baixar livros de Direitos humanos
Baixar livros de Economia
Baixar livros de Economia Doméstica
Baixar livros de Educação
Baixar livros de Educação - Trânsito
Baixar livros de Educação Física
Baixar livros de Engenharia Aeroespacial
Baixar livros de Farmácia
Baixar livros de Filosofia
Baixar livros de Física
Baixar livros de Geociências
Baixar livros de Geografia
Baixar livros de História
Baixar livros de Línguas
Baixar livros de Literatura
Baixar livros de Literatura de Cordel
Baixar livros de Literatura Infantil
Baixar livros de Matemática
Baixar livros de Medicina
Baixar livros de Medicina Veterinária
Baixar livros de Meio Ambiente
Baixar livros de Meteorologia
Baixar Monografias e TCC
Baixar livros Multidisciplinar
Baixar livros de Música
Baixar livros de Psicologia
Baixar livros de Química
Baixar livros de Saúde Coletiva
Baixar livros de Serviço Social
Baixar livros de Sociologia
Baixar livros de Teologia
Baixar livros de Trabalho
Baixar livros de Turismo