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A universidade de Ijuí - UNIJUI - encaminha a este Conselho pe-
dido de reconhecimento de curso de Licenciatura plena para Graduação de Profes
sores da Parte de Formação Especial de currículo de Ensino de 2º Grau - Esquema
I, ministrado pela UNIJUI, em regime regular, com as seguintes habilitações:
- Técnicas Agropecuárias;
- Técnicas Industriais;
- Técnicas Comerciais e de Serviços; e
- Técnicas de Nutrição e Dietética.
Em 1985, a UNIJUI firmou Convênio de nº 19/85 e o Aditivo 45/85
com a Fundação CENAFOR para realização de curso de Licenciatura Plena para a
Graduação de Professores da Parte de Formação Especial de Currículo de Ensino
de 29 Grau (Esquema I). 0 curso foi ministrado no período de 05/09/85 a 12/07/
86, tendo sido reconhecido pela Portaria Ministerial n° 320/87 (Parecer-CFE n°
202/87).
Com a extinção de CENAFOR e devido à grande demanda de candida-
tos ao curso, o Conselho de Ensino e Pesquisa e Extensão da Universidade apro-
vou o funcionamento, em regime regular, de curso de Licenciatura Plena para
Graduação de Professores da Parte de Formação Especial de Currículo de 2º Grau.
através das Atas nºs. 10, de 16/04/86 de CEPE e 35 de 29/08/88 de CONSU.
1
-
RELATÓRIO
Reconhecimento de curso de Licenciatura Plena para graduação de Professores da
Parte de Formação Especi al de Cur r í cul o de Ensino de 2º grau Esquema I -
Habilitações: Técnicas Agropecuárias, Industriais, Comerciais e de Serviços e de Nutrição e
Dietética.
UNIVERSIDADE DE IJUI
-
RS
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A Portaria SENESu / MEC nº 271/91 designou as professoras
Thereza Penna Firme e Ligia Gomes Elliot da Universidade Federal de
Rio de Janeiro para comporem a Comissão Verificadora encarregada de a-
preciar as condições para o reconhecimento de curso.
Com base nos dados contidos no Processo, e no Relatório da
Comissão Verificadora, elaboramos o presente Parecer:
1. DADOS SOBRE A UNIVERSIDADE
Consta dos autos que:
"A Universidade de Ijuí, reconhecida pela Portaria Ministe-
rial nº 497, de 28 de junho de 1985, mantida pela Fundação de Inte-
gração, Desenvolvimento e Educação de Noroeste de Estado-FIDENE- é re
gida pela Legislação Federal, pelo Estatuto da Mantenedora, pelo Es-
tatuto e Regimento Geral da própria Universidade, além das resoluções
de Conselho Universitário e de Conselho de Ensino, Pesquisa e Exten-
são.
A UNIJUl não tem personalidade jurídica própria, mas a de
sua entidade mantenedora. A FIDENE é uma instituição de caráter téc-
nico-educativo-cultural e pessoa jurídica de direito privado. Seus es
tatutos foram aprovados pela Procuradoria Geral da Justiça de Estado
em 1969. E reconhecida de Utilidade Pública Federal, Estadual e Muni-
cipal. Possui certificados de Fins Filantrópicos e está registrada no
Conselho Nacional de Serviço Social e na Secretaria de Trabalho e Ação
Social de Estado. Encontra-se com o regime jurídico, situação fiscal e
para-fiscai, em regularidade contábil e das relações com a mantida em
estado de normalidade."
2. DADOS SOBRE O CURSO
2.1. Condições Materiais
Sobre este item a Comissão Verificadora informa: "Mais amplamente, o
Curso se insere numa instituição com ex celentes condições físicas
(salas de aula, salas-ambiente, laboratóri-os, espaço para
professores, locais de estudo, restaurante, cantinas, museu, áreas de
lazer, espaços livres, etc.)"
2.2. Biblioteca
Sobre a biblioteca a Comissão assim se expressa:
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"Alunos e Professores têm livre acesso às bibliotecas da U-
niversidade cujo acervo é adequado, suficiente e atualizado para aten
der às necessidades de Curso quer nos conteúdos específicos, quer nos
de âmbito mais geral."
Acrescenta ainda que:
"Ao todo são 1.469 títulos de periódicos nacionais e estran_
geiros, somando-se 52.838 exemplares (dados fornecidos pela bibliote-
cária) . Um novo prédio para expansão da biblioteca está sendo cons-
truído. "
3. DADOS SOBRE O CURSO
3.1. Funcionamento e Estrutura Curricular
0 curso de Licenciatura Plena para Graduação de Professores
da Parte de Formação Especial de Currículo de Ensino de 2º Grau - Es-
quema 1, com habilitações em Técnicas Agropecuárias, Técnicas Indus-
triais, Técnicas Comerciais e de Serviços, Técnicas de Nutrição e Di-
etética, foi autorizado pelas Atas 10/86 e 35/88 de CEPE e CONSU res-
pectivamente.
0 referido curso funciona em regime regular. Destina-se a
profissionais graduados, nas diferentes áreas de conhecimento e seu
funcionamento teve início a partir de 2º semestre de 1990.
Pela grade curricular apresentada, o curso possui uma carga
horária de 945 h/a integralizáveis em três semestres letivos. Funciona
no período noturno, com regime semestral e matrícula por disciplina.
A relação das disciplinas com respectivas cargas horárias
constitui o Anexo I deste Parecer.
Sobre este item a Comissão Verificadora fez os seguintes
co-mentários:
"- Denominação - Universidade de Ijuí (UNIJUI)
- Total de alunos - 3.700 em Ijuí e 600 no Campus de Santa
Rosa, totalizando 4.300 em 1991.
- Mantenedora - FIDENE
- Informações detalhadas sobre a Universidade e sua Mante-
nedora incluindo aspectos históricos, estrutura e orga-
nização administrativa, atividades e linha de ação,
instalações e órgãos suplementares da UNIJUI e outras
insti-tuições mantidas pela FIDENE, bem como aspectos
relati-
vos à Organização de Ensino, a Unidades Universitárias e
aos Cutrlculo Plenos dos Cursos oferecidos sâo encontra
dos no Anexo 2 - Guia Acadêmico 91."
A Comissào informa ainda:
Dados Gerais (1990)
- Vaqas oferecidas - 50
- Regime de matrícula - semestral ( noturno )
- Total de Alunos/Turma - 33 alunos
- Carga horária total - 945 horas/aula
- Integralização da carga horária em anos - 3 semestres letivos
- Valor da semestralidade - custo equivalente ao de uma li-
cenciatura, pago em 18 parcelas.
Alunado
- Frequência às aulas - mais alta que o mínimo de 75% exigi
de por lei.
- Aproveitamento escolar - 100% dos alunos alcançaram grau
não inferior a 6, tendo sido portanto aprovados. Currículo
Pleno
- Elenco das disciplinas e conteúdo programático - adequados
o que o curso propõe (ver p. 12 e 13 de Projeto de Curso,
parte de Processo de Pedido de Reconhecimeto e p. 26 a 40,
para os conteúdos programáticos).
- Acompanhamento da execução de currículo pleno - eficaz, e
videnciado pela avaliação contínua das disciplinas."
3.2. Corpo Docente
0 corpo docente de curso é constituído por 12 professores
cujo perfil é o seguinte: 05 com mestrado, 01 cursando mestrado e 06
com especialização. Muitos .possuem parecer de aprovação de CFE.
Cumpra observar que existe professor indicado para todas as
disciplinas.
A relação dos professores com respectivas cargas horárias e
qualificação constitui o Anexo II deste Parecer.
Sobre este item a Comissão informa:
"Qualificação e disponibilidade de tempo - 13 professores,
sendo 5 mestre e 8 especialistas nas áreas em que atuam; a maior parte
é professor de tempo integral na UNIJUI, pertencente ao Departamen-to
de Educação, com larga experiência docente e participação ativa
conjunta nas atividades acadêmicas da Universidade."
"Em vista das substanciais evidências de Mérito e Relevân-
cia constatadas na verificação de Curso de Licenciatura Plena para
Graduação de Professores da Parte de Formação Especial de Currículo
de Ensino de 2º Grau, oferecido pela UNIJUÍ (RS), somos de parecer
que o referido Curso deva funcionar regularmente."
II - VOTO de RELATOR
0 Relator é de Parecer Favorável ao Reconhecimento de Curso de
Licenciatura Plena para graduação de Professores da Parte de Formação
Especial de Currículo de Ensino de 2 ° grau Esquema I - Habilitações:
Técnicas Agropecuárias, Industriais, Comerciais e de Serviços e de Nu-
trição e Dietética; ministrado pela Universidade de Ijuí - UNIJUI - RS.
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto de Relator
Anexo 1
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
CURSO: LICENCIATURA PLENA PARA GRADUAÇÃO DE PROFESSORES DA PARTE DE,
FORMAÇÃO ESPECIAL de CURRÍCULO de ENSINO DE 2º GRAU
Anexo II
CORPO DOCENTE
01. Argemiro Jacob Brum
Disc: Estudo de Problemas Brasileiros
Qual.: Especialista em Educação (Parecer CFE N° 1421/80)
Curso: Metodologia de Ensino Superior Carga Horária: 390
h/a Instituição: FIDENE Local e data: Ijuí/RS - 1976
Pareceres CFE Nºs.:
3997/75; 7303/78; 72/79; 647/90 para Estudo de Problemas Brasi-
leiros . Várias obras publicadas sobre o desenvolvimento
brasileiro.
Aceito
02. Célia Clarice Basso
Disc: Estudo de Problemas Brasileiros
Qual.: Licenciada em Geografia (concluindo especialização)
Curso: Pós-Graduação em Geografia (Lato Sensu)
Instituição: FIDENE
Carga Horária: 375 h/a
Local: Ijuí/RS - 1991
Aceito para este Curso.
03. Dolair Augusta Callai
Disc: - Didática e Metodologia Aplicada ao Ensino de 2º Grau
- Prática de Ensino sob a Forma de Estágio Supervisionado
Qual.: Especialista em Eduo-ação (Parecer CFE nº 1421/80) Curso:
Mestrado em Educação (incompleto) Instituição: Universidade
Federal de Rio Grande de Sul Local e Data: Porto Alegre/RS - 1972
Pareceres CFE Nºs.:
1437/77; 93/75; 72/79; 647/90 para Didática 9/74; 93/75;
3997/79; 72/79; 647/90 para Prática de Ensino
Aceito
Anexo II
CORPO DOCENTE
04. Dornali Purper
Disc: Sociologia da Educação
Qual. Mestre em Sociologia Área
de concentração: Sociologia
Curso: Curso de Pós-Graduação, Mestrado em Antropologia, Política e
Sociologia
Instituição: Universidade Federal de Rio Grande de Sul
Local e data: Porto Alegre /RS - 1985
Tese: "A escola rural sob a perspectiva dos trabalhadores rurais"
Parecer CFE NO.: 647/90, para Sociologia da Educação
Aceita.
05 . Jacira Medeiros
Disc: Prática de Ensino sob. a forma de Estágio Supervisionado
Qual.: Especialista em Educação
Curso: Teorias e Estratégias de Ensino para uma Metodologia de En
sino Superior - área de Educação.
Carga horária: 360 h/a Instituição: UNIJUl
Local e data: Ijuí /RS - 1987 Aceita para
este Curso. 06. José Pedro Boufleuer
Disc: História da Educação
Qual.: Mestre em Educação
Área de concentração: Educação Brasileira
Curso: Curso de Pós-Graduação, Mestrado em Educação
Instituição: Universidade Federal de Santa Maria
Local e data: Santa Maria /RS - 1990
Tese: "As perspectivas de educação libertadora em Paulo Freire e
Enrique Dussel; um estudo crítico-comparativo a partir dos
pressupostos antropológicos." Parecer CFE Nº:
647/90, para filosofia da Educação
Aceito.
CORPO DOCENTE
07. Lala Catarina Nodari
Disc: - Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aprendizagem
- Orientação Educacional e Ocupacional
Qual.: Mestre em Educação
Área de concentração: Psicologia Educacional Curso: Curso de Pós-
Graduação, Mestrado em Educação Instituição: Universidade Federal
de Rio Grande de Sul Local e data: Porto Alegre/RS - 1987 Tese:
"Núcleos femininos no meio rural de Nordeste de Rio Grande
de Sul: o proposto e o real da ação educativa dos comunica
dores." Parecer CFE nº.: 647/90, para
Psicologia da Educação Aceita .
08. Leopoldo Schonardie Filho
Disc.: Educação Física e Desportos Qual.: Mestre
em Educação Física Área de concentração:
Aprendizagem Motora Curso: Curso de Pós-Graduação
em Educação Física Instituição: Universidade de
São Paulo Data e local: São Paulo/SP - 1990
Tese: "Aprendizagem estimativa da duração de tempo de crianças
ãs 10 a 15 anos de ambos os sexos."
Aceito.
09. Lori Grison
Disc: Estrutura e Funcionamento de Ensino de 20 Grau
Qual.: Especialista em Educação: Supervisão Escolar
Curso: Especialização em Supervisão Escolar
Carga horária: 375 h/a
Instituição: FIDENE
Local e data: Ijuí/RS - 1978
Aceito para este Curso.
10.Neusa Bernardete Pasquali
Disc: Orientação Educacional e Ocupacional
- Estrutura e Funcionamento de Ensino de 2º Grau
Qual.: Especialista em Educação: Orientação Educacional
Curso: Especialização em Orientação Educacional
Carga horária: 360 h/a
Instituição: FIDENE
Local e data: Ijuí/RS -1984
Parecer CFE nº.: 647/90. para Estrutura e Funcionamento de Ensi-
no de 2º Grau
Aceita para este Curso.
Anexo II
CORPO DOCENTE
11. Severino Verza
Disc: Sociologia da Educação
Qual.: Mestre em Educação
Área de concentração: Educação e Trabalho
Curso: Curse de Pós-Graduação, Mestrado em Educação
Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina
Local e data: Florianópolis/SC - 2o semestre/91
Tese (em fase final): "A educação e o saber na ação sindical; um
estudo de caso" Parecer CFE
nº.: 647/90 para Sociologia da Educação
Aceito.
12. Solange Manzoni Rufino
Disc: - Didática e Metodologia Aplicada ao Ensino de 2º Grau
- Prática de Ensino sob a Forma de Estágio Supervisionado
Qual.: Especialista em Educação: Supervisão Escolar Curso:
Especialização em Supervisão Escolar Carga horária: 390 h/a
Instituição: FIDENE Local e data: Ijuí/RS -1982
Aceita para este Curso.
IV - DECISÃO de PLENÁRIO
O Plenário de Conselho Federal de Educação aprovou por una
nimidade a conclusão da Câmara.
Sala Barretto Filho, em 1 de julho de 1992
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