O corpo docente apresenta 8 linhas de pesquisas, comenta
a CAPES que são Linhas de Pesquisas bem descritas, operantes e coeren-
tes com as áreas do Curso".
A produção científica do corpo docente é abundante e de
multo bom nível.
0 corpo discente está constituído por 47 alunos: 30 cur-
sando o Mestrado e 17 cursando o Doutorado. No Mestrado, 16 estão
So-mente cursando disciplina, 11 somente elaborando dissertação, 02
teses entreguei aguardando defesa e 1 com matrícula trancada. No
Doutorado, 03 cursando disciplina, 13 somente elaborando disserta-
ção/tese e 1 tese entregue aguardando defesa.
0 tempo médio de titulação é de 44 meses.
A produtividade do corpo docente é baixa, com poucas dis-
sertações e teses no triénio (87/89), mas há presença de publicações
significativas de alguns membros do corpo discente.
A Comissão Verificadora concluiu seu relatório nos seguin-
tes termos:
0 curso de Pós-Graduação em Letras Clássicas da Universidade de São
Paulo, ao que a comissão observou, mantém a conhecida produtividade tanto na reno
vação do corpo docente como na atualização do acervo bibliográfico. A Universida-
de de São Paulo, reconhecendo esse trabalho, tem se preocupado em melhorar as con
dições de trabalho de docentes de discentes. A qualidade e amplitude dos cursos
oferecidos, o mérito das publicações e o número de titulações justificam o prestí
gio que o Curso de Pós-Graduação em Letras Clássicas da Universidade de São Paulo
conquistou.
Em face do exposto, a Comissão recomenda o recredenciamento do Curso
em pauta.
A CAPES atribuiu ao curso o conceito "A" para o mestrado
e para o Doutorado, assinalando que o mesmo está "plenamente consoli
dado".
II - VOTO DO RELATOR
Considerando todos os dados contidos no processo, bem como o
parecer
final da comissão verificadora , vota a Relatora pela renovação do credenciamento
do curso de pós-graduação em Letras, área de concentração em Letras clássicas da
Universidade de SP, em níveis de Mestrado e Doutorado, pelo prazo de cinco
anos . a contar da presente data, retroagindo os seus efeitos ao término do
credenciamento anterior.