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0 pleito vem ao CFE em função do que determina a Res. 12/83 em relação ãs
condições para oferecer cursos desta natureza. A Instituição possui o Curso de Psicologia
reconhecido pelo Parecer-CFE nº 80317 D.O.U. de 13.09.1977.
1- RELATÓRIO
O Diretor Presidente da UNIÃO PARA A FORMAÇÃO, EDUCAÇÃO E CULTU-
RA DO ABC, encaminhou para aprovação do Conselho Federal de Educação, Projê to de
Curso de Especialização em Planejamento e Desenvolvimento de Recursos Humanos nos
termos da Res. 12/83 fundamentando sua proposta nos seguintes termos:
a. Ha necessidade premente em qualificar docentes na região pa
ra cargas de planejamento/desenvolvimento e pesquisa em Recursos Humanos vol
tada para homens/trabalho;
b. Considera-se que a região do ABCD, com população em torno de
05 (cinco) milhões de habitantes, inserida, na Região Metropolitana da Gran
de São Paulo, com aproximadamente 16 milhões de habitantes (Censo 90, promo
vido pelo IBGE), ê vista como o maior pólo industrial do País, necessitando'
da formação de profissionais especializados na área de Recursos Humanos;
c. Considerando-se que o material humano se depara com frequen -
tes mudanças: sendo assim, a pesquisa nesta área torna-se vital para adequar
as variáveis organizacionais com o ser humano.
Projeto de Curso de Especialização (Pós-Graduação "Lato Sensu") em
Planejamento e Desenvolvimento de Recursos Humanos.
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2. OBJETIVOS DO CURSO PE ESPECIALIZAÇÃO
Levar o profissional de Recursos Humanos a compreender as variáveis
organizacionais, bem como a produção de pesquisa científica, que permitam o exercício ple_
no de um profissional atual e da docência na área.
Especificamente o Curso objetiva também:
a. investir no desenvolvimento da pesquisa organizacional e a docên
cia em nível superior;
b. definir o papel do homem de Recursos Humanos dentro da sua área
de excelência;
c. aprofundar o conhecimento das possíveis variáveis do comportamen
b humano na organização;
d. levar o profissional de R.H. a ter uma visão administrativa atra
vês da compilação de dados estatísticos no planejamento do seu trabalho;
e. entender as variáveis sociais que interferem na organização;
f. compreender a importância da relação do ser humano dentro da or
ganização.
3. RESUMO DO CURRÍCULO E CARGA HORÁRIA
*Núcleo de Disciplinas Comuns 90 h.a.
*Núcleo de Disciplinas Fundamentais 230 h.a.
*Núcleo de Disciplinas Complementares 90 h.a.
*Núcleo de Supervisão e Pesquisa 60 h.a.
Total do Curso 470 h.a.
4. HORÁRIO E PROJEÇÃO DO CURSO
Para 1992 e 1993 serão oferecidos os Módulos I, II e III, com iní-
cio em abril de 1992. A partir de 1993, quando oferecida a última disciplina, haverá
uma avaliação geral do programa.
5. CLIENTELA
O Curso destina-se a todos os profissionais que atuam em Recursos
humanos que pretendam lecionar no magistério superior e que estejam interessados em pes-
quisa nesta área.
6. VAGAS: 30 (trinta) por curso.
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7. CORPO DOCENTE; nos termos da Res. 12/83 o quadro docente é
formado por:
Doutores : 03 25%
Doutorandos : 03 25%
Mestres, : 03 25%
Mestrandos : 03 25%
12 100%
O quadro docente é de bom nível e atende ao que dispõe a Res.
12/83, podendo ser aceito para este curso. A análise restringe-se aos três professores
mestrandos.
8. O Curso exigirá Monografia como trabalho final de conclusão . 9. A proposta da
Instituição vem bem estruturada em Projeto com todos os elementos necessários para
sua aprovação: Coordenador, A. Coordenação, área justificativa, objetivos, carga
horária, Currículo e programação, horários de funcio -namento, clientela, vagas,
seleção de candidatos, módulos programáticos , corpo docente com currículos de
qualificação, conteúdo programático de cada disciplina incluindo: ementa, programa,
objetivos específicos, metodologia adotada e bibliografia e sistema de avaliação.
VOTO DO RELATOR: Considerando a excencia da proposta apresentada e o cumprimento dos
requisitos estabelecidos pela Res. 12/83, o relator vota fa -voravelmente a aprovação do
Projeto de Curso de Especialização apresentado pela União )ara a Formação, Educação e
Cultura do ABC, a ser executado na Faculdade de Filosofia ciências e Letras de São
Caetano do Sul. A aprovação dos docentes é restrita à Insti -tuição e ao curso proposto.
Conclusão da CESU: A Câmara de Ensino Superior Acompanha o Voto
do Relator.
UNIFEC FEC DO ABC EM TRANSFORMAÇÃO
PARA A UNIVERSIDADE FACULDADE DE FILOSOFIA CIÊNCIAS E LETRAS
DE SAO CAETANO DO SUL
10. CONTEÚDO
O curso esta dividido em três módulos, como segue:
DISCIPLINA MODULO CARGA HORÁRIA
ESTATÍSTICA EMPRESARIAL
40 h.a.
MODELO DE GESTÃO PARTICIPATIVA
30 h.a.
DIDÁTICA DE ENSINO SUPERIOR
20 h.a.
INGLÊS INSTRUMENTAL
30 h.a.
ADMINISTRAÇÃO DE
CARGOS E SALÁRIOS
30 h.a.
COMPORTAMENTO HUMANO
NAS ORGANIZAÇÕES
40 h.a.
LEGISLAÇÃO SOCIAL E RELAÇÕES
SINDICAIS '
30 h.a.
MÉTODOS DE PESQUISA CIENTIFICA
30 h.a.
ERGONOMIA
30 h.a.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E
EMPRESARIAL
30 h.a.
ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO
DE RECURSOS HUMANOS
30 h.a.
DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
30 h.a.
E.P.B.
20 h.a.
PRATICA DO ENSINO SUPERIOR
20 h.a.
MONOGRAFIA
60 h.a.
TOTAL
-
470 h.a.
UNIF EC
FEC DO ABC EM TRANSFORMAÇÃO PARA UNIVERSIDADE
FACULDADE DE FILOSOFIA CIÊNCIAS E LETRAS DF SÃO CAETANO DO SUL
11. CORPO DOCENTE
DOCENTE DISCIPLINAS INDICADAS QUALIFICAÇÃO OBSERVAÇÕES
Dr. Drdo II Nº DO
1- SÉRGIO FRANCISCO COSTA
- Estatística
Empresarial
X
Doutarando pela USP; Mestre en Psicologia da
Educação pela PUC-SP, Graduado de Pedagogia e
Administração Escolar.
Nestle Executiva Course, Suiça; Training for
Tramers - Bacie (British Association for Co-
mercial and Industrial Education), Inglaterra Estágios
profissionais (administração, vendas e Recursos
Humanos) nos seguintes países: Me-xico, Suiça,
Franca, Portugal, Itália, Alemanha, Inglaterra e
Estados Unidos da America do Norte; Professor
Universitário de Estatística e Metologia de Pesquisa;
Autor e Tradutor; Estatístico; mais de 25 anos de
experiência em empresa multinacional de grande porte
(ramo alimentício) nas áreas Administrativas,
Marketing e Recursos Humanos (cargos de Chefia e
Gerência) nos últimos 15 anos, especificamente na
área de Recursos Humanos.
02 - NEUSA MEIRELLES COSTA
- Metodos de Pesquisa
Cientifica.
- Modelo de Gestão
Participativa.
X
Graduada em Pedagogia pela F.F.C.L. de Sao
Carlos, em 1963; Doutora em Ciências Politica
distinção com louvor, em 1968; vários artigos
publicados na área de Pedagogia; Docente Titular do
centro de Pós-Graduação do Instituto de Ensino
Superior, de 1979 a 1938; participação empancas
Examinadoras de Qualificação em Mestrado, desde
de 1984, no Instituto Me-todista de Ensino Superior
e na Faculdade de Sociologia e Politica de Sao
Paulo.
03 - MARIVALDA ROSSI
TAVARES
- Didática de Ensino
Superior.
X
Graduada em Pedagogia (Bacharelado e Licenciatura)
pela PUC-SP, 1973, com especialização em Supervisão
Escolar, Mestre na área de .Tecnologia Educacional
pelo IHPE - Instituto Nacional de Pesquisas
Espaciais, com especialização em Pesquisador e
Avaliador, ano 1977. Doutaranda pela USP na área de
Filosofia,Historia da Educação, especialização
em Desenvolvimento de Recursos Humanos. 1991.
Supervisora Escolar do Instituto Educação Castro
Alves- 1973; Professora de Historia e Geograf ia ,
Curso de Madureza Ginasial - Fundação Padre
Anchieta - Centro Paulista de Radio e TU
Educativo - 1972 e 1973; Pesquisadora pelo INPE -
1974 a 1976; Técnica em Educação pelo CENACOR
- Centro Nacional de Aperfeiçoamento Pessoal para
Formação Profissional - 1976 a 1937.
04 - JOSÉ CAVALCANTI DE
SOUZA
- Inglês Instrumental
X
Doutor em Letras pela USP, Mestrado em Literatura
Brasileira pela USP,Graduado em Letras pela USP;
e professor de Pos Graduação da U-niversidade de
Guarulhos do curso de Pedagogia da escola noturna,
professor das Faculdades Anhembi/Morunbi e
coordenador do Centro de Linguas da Secretaria
de Estado da Educação.
05 - LUIS ARNALDO STEUANATO
- Administração de
Cargos e Salários.
X
Mestrando nos programas de Pos Graduação em
Administração ae Empresas (FEA-USP) e Psicologia
Social (IP-USP); Especialização em Psicologia
Organizacional (IP-USP); Psicólogo, 1984. Tem
desenvolvido atividades como Docente em Niv e l
Superior como Consultor Independente de Empresas,
na área de Recursos Humanos.
UNIFEC FEC DO ABC EM
TRANSFORMAÇÃO PARA UNIVERSIDADE FACULDADE DE FILOSOFIA
CIÊNCIAS E LETRAS DE SÃO CAETANO DD SUL
11- CORPO DOCENTE
DOCENTE DISCIPLINAS INDICADAS QUALIFICAÇÃO OBSERVAÇÕES
Dr. Drdo M Mdo
05 - L U IS ARNALDO STEUANATO
- Administração de
Cargos e Salários
X
Coordenação de Programas de Desenvolvimnento
Organizacional-.Professor Adjunto da disciplina de
Seleção e Orientação.
06 - ROBERTO KANAANE
- Comportamento Humano
nas Organizações
X
Psicólogo, Mestre em Psicologia Social .Doutor
em Ciências - área de Concentração - Psicologia
Escolar, junto a USP. Curso de Psicodrama
Pedagógico, ampla vivência em programas d»
Treinamento e Desenvolvimento do Potencial
Humano, em organizações, nos seus mais diversos
niveis (Gerencial, Administrativo,Técnico
Operacional).
0? - JOÃO DOMINGOS SANTOS
SILVA
- Legislão Social e
Relações Sindicais
X
Graduado em Ciências Sociais e Direito pela
USP. 1969; Graduado em Psicologia pelo IMS -
Instituto Metodista de Ensino Superior, 1980; Le,
f a la e escreve o idioma Inglês; Cargo o-cupado
Chefe do Departamento Jurídico desde 1979; Chefe
do Departamento do Prefeito de Sao Bernardo do
Campo e Responsável pelo Expediente da Secretaria
do Governo desde 1989; com larga experiência no
Sindicato dos Trabalhadores nas Industrias
Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de
Sao Bernardo do
Campo. Mestrado em Adm. de R.H. no Inst.
Metodista. face final de créditos. Pode ser aceito.
08 - RENE HENRIQUE L I CH T
- Desenvolvimento
Organizacional
- Ergonomia
X
Doutorando em Administração de Empresas, pela
FEA-USP, com concentração em Marketing, na a-rea
de Comportamento do Consumidor. 1992;
Doutorando em Psicologia, pelo Instituto de
Psicologia de USP, com concentração em Psico-
logia Social e do Trabalho, 1991; Mestrando em
Administração de Empresas, pela Faculdade de
Economia, Administração e Contabilidade pela
FEA-USP com concentração em Recursos Humanos em
1990; Graduado em Matemática com Licenciatura
plena pela F.F.C.L. de Santo André em 1975.
Idiomas - Alemão pelo Instituto Goethe de Sao Paulo-,
Francês pela Aliança Francesa de Sao Paulo;
Inglês com Licenciatura Plena reconhecida e
validada pelo MEC, pela University of
Cambridge, Inglaterra.
Formação Paralela - Desenvolvimento Musical e
Teatral.
Cursos e Seminários Gerais - "Literatura Brasileira",
"Cultura Geral" e "Historia de Sao Paulo" pela
Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura de Santo
André em 1971; Seminário de "Técnicas de
Planejamento Empresarial" 1977. "Motivação e
Liderança", 1978.
09 - MARILENE MARFIN
MARTINI PEDRINI
- Planejamento
Estratégico e
Empresarial.
X
Mestre pelo IMS- Instituto Metodista de Ensino
Superior em Psicologia da Saúde, área de
concentração: Psicologia Social das Instituões
e Comunidades; Bacharelado e Formação de
Psicólogo pela F.F.C.L. Sao Marcos SP, respe-
ctivamente em 1978 e 1979-, Licenciatura de 2º grau
pela mesma Faculdade, 1980, Registro MEC Registro
"L" no.6482 - LP; Cursos de Especialização em
Nivei s de Pos Graduação em Administração
Hospitalar e Analise de Sistemas, respectivamente
em 1974 e 1983; Curso de extensão universitária,
seminários e congressos
UNIFEC
FEC DO ABC EM TRANSFORMAÇÃO PARA UNIVERSIDADE
FACULDADE DE FILOSOFIA CIÊNCIAS E LETRAS DE SÃO CAETANO DO SUL
.1.1.. CORPO DOCENTE
DOCENTE
DISCIPLINAS INDICADAS
QUALIFICAÇÃO Dr.
Drdo H Mdo
OBSERVAÇÕES
09 - MARILENE MA R F I N
MARTINI PEDRINI
* PlaneJanento
Estratégico e
Enpresarial
X
Grupos infornais de profissionais de Recursos
Humanos, COM ênfase en Seleção de Pessoal,
Treinanento, Desenvolvinento e PlaneJanento. 22
anos de experiência profissional, 14 dos quais
en Recursos Hunanos, atuando en cargos Técnicos e
de Gerência, cono Analista e Coordenadora de
Treinanento. Assesora e Coordenadora de
PlaneJanento e Desenvolvinento Gerenc i al , Chefe
de Seleção e Treinanento, Chefe de Desenvolvinento
de Pessoal-, Realização de cursos de treinanento de
tipos Operacional, Comercial, Adninistrativo e
Gerencial,respondendo pela elaboração e
instrutória.
10 - CAROLINA DE RO C I O
K LONFAHS
- Adninistracao e
Planejanento de
Recursos Hunanos
X
Mestranda en Psicologia da Saúde, con concen-
tração en Psicologia Social das Conunidades e
Instituições; Graduada en Psicologia pelo
Instituto Metodista de Ensino Superior 1978;
Especialização en Analise Transacional e Grupo
Operativo; Licenciada en Psicologia pelo
IMS em 1976.
Pode ser aceito para o curso.
11 - CLEIDE LOPES
- Estudos dos Problemas
Brasileiros.
X
Graduada en Ciências Sociais pela Universidade de
Mogi das Cruzes, 1974; Graduada en Historia pela
PUC-SP, 1988; Professora Titular de Historia do
Brasil na FEC do ABC, com parecer No.288/88 -
CFE en Historia da America,
desde 1987 Mestre em História pela PUC-SP
12 - GENNY APARECIDA
CAVALLARO
- Pratica de Ensino
Superior
X
Mestre en Educação Fi s ic a pela Universidade de
Sao Paulo; Linha de Pesquisa na área de
Didática; Graduada en Educação Fisica pela
Escola de Educação Fisica da Universidade de
Sao Paulo (1978)i Graduada en Pedagogia -
Habilitação Adninistracao Escolar pela Faculdade
Nove de Julho; Docente nas Disciplinas
"Didática do Ensino Superior" e "Pratica de
Ensino do Curso de Pos Graduação Lato-Sensu
Ciências do Esporte na FEC do ABC;Docente Titular
nas disciplinas "Aprendizagen flotora" e
"Didática" do Curso de Licenciatura en Educação
Fisica na FEC do ABC; Ex professora da USP na
disciplin a de "Pratica de Ensino" do curso de
Licenciatura en Educação Fisica; Ex-coordenadora
da dis cip lina "Praticas de Ensino" da Escola de
Educação Física da USP, Desenvolvinento de
Pesquisas na área de Didática e Processo de Ensino-
Aprendizagen e Foma-cao do Professor no Ensino
Superior.
12
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou por unanimidade a
conclusão da Câmara.
Sala Barretto Filho, em 02 de junho de 1992.
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