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A Associação Sergipana de Administração, com sede e
foro na cidade de Aracaju, Estado de Sergipe, está localizada à
Rua Lagarto, 264. Seu Estatuto está registrado no Cartório de
Títulos e Documentos no Livro de Registro de Pessoas Jurídicas
de Aracaju, sob o nº 2232, L i v r o A-15 às f o l h a s 42, em
09/12/1962. Trata-se de uma Sociedade Civil, sem fins
econômicos ou de lucro
p
ara
s
eus
a
ssociados.
1.1 Identificação e Natureza Jurídica
1 - INFORMAÇÕES SOBRE A ENTIDADE MANTENEDORA
A Associação Sergipana de Administração, com sede em
Aracaju, Capital do Estado de Sergipe, submete a este Conselho,
de acordo com a l egislação vigente, Carta-Consulta relativa ao
pedido de criação da Universidade Tiradentes, pela via de
autorização.
CARTA-CONSULTA COM VISTAS À CRIÃO, POR V I A DA AUTORIZAÇÃO, DA
UNIVERSIDADE TIRADENTES - UNIT, NOS TERMOS DOS ARTIGOS 2º E 7º
DA LEI NO 5.540/68, DO ARTIGO 7º DA RESOLUÇÃO CPE Nº 03/91 E DA
PORTARIA CFE Nº 21/90 A PARTIR DAS FACULDADES INTEGRADAS
TIRADENTES, JÁ EXISTENTES, SITUADAS EM ARACAJU/SE.
INTERE
S
SADO/MANTENEDORA
ASSOCIAÇÃO SERGIPANA DE ADMINISTRAÇÃO
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1.2. Objetivos Institucionais
A e n t i d a d e tem o b j e t i v o s de natureza educacional e
assistencial e considera a criação da Universidade Tiradentes,
o c l í m a x das atividades educacionais que vem desenvolvendo há
trinta anos, Da mesma f orma, considera ainda que o modelo
organizacional na forma de Institutos isolados, não mais s a t i s f a z
às necessidades educacionais do Estado de Sergipe, de um modo geral e
de Aracaju, sua Capital de uma m a n eira particular.
1.3. Situacâo Fiscal e Parafiscal
A Associação Sergipana de Administração encontra-se
inscrita no Cadastro Geral de Contribuintes do Ministério da
F a z e n d a , sob o nº 13.013.263/0001-87 e comprova, mediante a
apresentação de certies pertinentes, a regularidade de sua
situação fiscal e parafiscal, estando em dia com os recolhimentos
devidos.
1.4. Atendimento aos Requis/tos do Artigo 3º dst Resolução CFE nº
03/91
Da análise do Estatuto da Mantenedora, dos B a l a n ç o s
Patrimoniais, bem como das informações contidas na Carta-
Consulta, é possível comprovar que a Instituição:-
- não distribui parcela de seu p a trimônio ou renda a
título de lucro ou participação nos r e s u l t a d o s (art.
18)
- aplica integralmente no País os recursos, na
manuteão dos objetivos institucionais (art. 19);
- mantém escrituração contábil em livros revestidos
das formalidades capazes de assegurar sua e x atidão;
- respeita os tetos estabelecidos quanto a
"superávits" financeiros, variações patrimoniais e
gastos com pessoal, em cada exercício social;
- distingue o seu p a trimônio do patrimônio individual
dos seus fundadores, dirigentes e administradores
(art. 18 & único);
- não possibilita, se dissolvida, a apropriação de
seu p a t r i m ô n i o p o r pessoa física ou jurídica, a não
ser a transferência a(s) entidade(s) congênere(s)
(art. 17).
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2- INFORMAÇÕES SOBRE A SITUAÇSO PATRIMONIAL E
ECONÔMICO-FINANCEIRA
2.1. Capacidade Patrimonial
O patrimônio da Instituição é formado por bens móveis e
imóveis (Quadro nº 01 do Anexo) avaliado em 31/01/92 em Cr$
7.686.433.485,54 (sete bilhões, seiscentos e oitenta e seis m i lhões,
quatrocentos e trinta e três m i l , quatrocentos e oitenta e cinco
cruzeiros e cinquenta e quatro centavos).
2.2. Situaçao Econdmico—Financeira
A Instituição apresenta os
balanços patrimoniais de
1988 a 1991 e os demonstrativos
de Receitas e Despesas
referentes aos mesmos a nos para
comprovar sua s ituação
econômico-financeira.
A Analise Econôrnico-Fin a n c e ira da M a ntenedora, expressa
pelos índices econômicos de liquidez corrente, índice de
solvência, grau de endividamento revelam que a mesma apresenta
solidez e expressiva liquidez e capacidade patrimonial
(Quadro nº 05 do Anexo).
3- INFORMAÇÕES SOBRE A ÁREA DE INFLUÊNCIA DA
INSTITUIÇÃO
3.1. Aspectos Físicos
A Instituição está situada no Distrito Geoeducacional nº
11, que a b range o Estado de Sergipe como um todo, sendo que o E n s i n o
Superior é desenvolvido exclusivamente na Capital, Ara c a ju .
0 município de Aracaju onde se localizam as
Faculdades Integradas Tiradentes tem uma população de 450.000
habitantes, segundo o Censo de 1991. A região de abrangência
imediata é formada por municípios geograficamente próximos à
A r a c a j u (Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro, São
Cristóvão, Santo Amaro dos Brotos, Itaporanga D'Ajuda,
Laranjeiras e Maruim) que juntamente com a Capital alcançam uma
população de 610.000 h a b i tantes. 0 Estado de Sergipe possui uma
população de 1.400.000 (um milhão e quatrocentos mil) h a b itantes e
Aracaju é o pólo educacional dos seus 73 m unicípios componentes.
No interior do estado não são o f e r e c i d o s cursos superiores e na
capital só existem três
instituições, sendo uma delas a Universidade Federal de
Sergipe.
3.2. Aspectos Sócío—Econõmicos e Culturais
Aracaju é dotada de emergente parque industrial, que
ultrapassou a marca dos 527 estabelecimentos devidamente
registrados. As principais atividades econômicas da Capital do
Estado de Sergipe são:- a produção de petróleo na Plataforma
Continental, a extração de minerais, as indústrias têxteis, de
vestuário, de calçados, de produtos alimentícios, além do setor de
serviços e do comércio, em geral, muito intenso na região.
No setor agrícola, Sergipe tem como principais
produtos:- a banana, o caju, o coco-da-baia, o mamão, a manga, a
batata doce, o feijão, o fumo, a mandioca e a melancia.
Na pecuária, assim como em tod o o E s t a d o , c o n t a com um
significativo número de cabeças de bovinos, equinos, ovinos e
suínos.
A pesca é outra produção importante na rego.
Nos equipamentos sociais de Aracaju, destacam-se:- 3
teatros (sendo o mais importante o Teatro Tiradentes, com 750
poltronas e pertencente à solicitante), 6 jornais, 4 canais de TV,
5 cinemas, 5 barracões culturais, 1 museu, 78.544 l i g a ç õ e s de água,
19 hospitais e 1893 leitos hospitalares.
Aracaju oferece como pontos turísticos importantes,
além do litoral sergipano como um todo - com suas belíssimas
praias, o Parque da Cidade "Governador José Roll e mberg Leite" e o
Centro de Criatividade "Governador João Alves Filho".
3.3- Atendimento ao Ensino do 1º e 2º Graus
No município de Aracaju, o Ensino do 1º Grau
é
ministrado por 191 e s c o l as, enquanto que 34 oferecem Ensino
do
2º Grau. No Estado de Sergipe existem ao todo 2.210 e s c o l a s
do
1º Grau e 95 do 2º Grau. A Associação Sergipana
de
Administração, além dos cursos superiores, mantém cursos do
grau, 2º grau e p r é-escolar com um número s i gnificativo
de
alunos.
A matrícula no ensino de 1º grau em 1991 no E s t a d o foi de
345.702 alunos e em Aracaju de 102.519. Já no ensino de 2D grau, o Estado
apresentava um alunado de 30.250 m atrículas e em Aracaju de 28.966,
evidenciando a concentração na Capital do Estado .
O Ensino Superior só é mini&trado em Aracaju,
por
três I n s t i t u i ç õ e s , sendo uma delas a Universidade Federal.
Das
particulares as Faculdades Integradas Tiradentes são as
que
apresentam, indubitavelmente o maior potencial
de
desenvolvimento em função dos cursos que possui e do
seu
equipamento educacional instalado.
A taxa de escolarização no Estado de Sergipe, conforme
dados apresentados na Carta-Consulta, é de 97% no ensino de 1º grau e
de 29% no en&ino de 2º grau, i n d icando um nível de atendimento
satisfatório, se consideradas as médias brasileiras.
4- INFORMAÇÕES QUANTO À QUALIFICAÇÃO E EXPERIÊNCIA NO
ENSINO
4.1- Experiência na área do Ensino
Desde 1972, a Associação Sergipana de Administração vem
oferecendo, incentivando, investindo e administrando
atividades no En&ino Superior em Aracaju. Já no en&ino de 1º grau e
pré-escolar, a In&tituição atua desde 1962. A p a r tir de 1992 e&tá
sendo oferecido, também, ensino de 2º grau.
A experiência na área da educação superior se iniciou
com a c r i a ç ã o e a u t o r i z a ç ã o , em 1972, da Faculdade de Ciências
Econômicas, Administrativas e Contábeis "Tiradentes", que
oferece os Cursos de Ciências Econômicas, Administrão e
Ciências Contábeis. No ano de 1980 i n s t a l o u - s e a Faculdade de
Direito. No ano seguinte, 1981, f o i criada e autorizada a
Faculdade de Comunicação Social Tiradentes, com o Curso de
Comunicação Social que oferece as Habilitações em Jornalismo e
Relações Públicas, em 1984, a I n s tituição teve autorizadas mais
três Faculdades:- Faculdade de Letras, com o Cur&o de Letras e
Habilitações em Português e lnglês, a Faculdade de Secretariado
E x e c u t i v o , com o Cur&o de Secretariado Executivo Bilingue e a
Faculdade de Tecnologia, com o Curso Superior de Tecnologia em
Processamento de Dados.
Em 1990, através do Parecer 547 de 07 de julho de 1990, a
Mantenedora assumiu a Faculdade de Serviço Social e
Administração com ênfase em Análise de Sistemas.
Do expo&to, fica evidenciada a experiência da
I n s t i t u i ç ã o que há 19 anos de&envolve atividades na Educação
Superior, além da tradicional experncia no en&ino pré-e&colar,
1º grau e 2º grau nas habilitações em Contabilidade, Administração
e Pedagogia, sendo que o Cur&o Pedagógico foi o p i o neiro no E&tado
na formação de professores no período noturno.
4.3. Situação dos Cursos Oferecidos
As Faculdades Integradas Tiradentes adotam Regime
Escolar de Integralização Semestral. As matrículas são feitas,
por disciplina, a c a d a semestre e o Concurso Vestibular com duas
entradas anuais. Os inscritos procedem principalmente de Aracaju
e de sua á rea de influência imediata, mas atraem candidatos dos 73
municípios do estado, pois o Ensino Superior só é oferecido na
Capital.
Os dados relativos ao período 1988/1992, quanto às
inscrições ao Concurso Vestibular, às matrículas e concluintes
nos d i f e r e n t e s c u r s o s da I nstituição são apresentados nos quadros
abaixo : -
RELAÇÃO CANDIDATOS / VAGAS POR CURSO
FONTE:- Secretaria Geral
0
complexo Universitário denominado de
Faculdades
Integradas Tiradentes, atua integradamente com
Regimento
Unificado, aprovado pelo CFE através do Parecer
nº 18 de
f e v e r e i r o de 1995.
As Faculdades Integradas Tiradentes, atuando de forma
unificada e integrada, tem os seguintes objetivos:-
I
- desenvolver e estimular o ensino, a pesquisa, a
difusão dos conhecimentos e o treinamento em
todos os setores das ciências e técnicas,
visando à promoção intelectual, técnica,
artística, moral e espiritual do homem;
II
- estender o ensino e a pesquisa à comunidade,
mediante cursos e atividades especiais;
III
- promover o intercâmbio com instituições
científicas e culturais, religiosas e civis,
nacionais ou estrangeiras;
IV
- p o s s i b i l i t a r aos alunos a aquisição delida
formação deontológica, para f o r mar
profissionais conscientes;
V
- promover estudos e pesquisas relativas à
Ciência e aos problemas do mundo contemporâneo,
buscando valores e ideias capazes de dar sent i do
à vida.
As Faculdades Integradas Tiradentes oferecem ao todo, 10
Cursos Superiores de Graduação com 17 Habilitações, formando um
complexo educacional conforme demonstra os quadros abaixo:-
4.2. Cursos Mantidos
ALUNOS MATRICULADOS/CURSO
FONTE:- Vice-Diretoria Acadêmica.
DEMONSTRATIVO DE CONCLUINTES POR CURSO
1986/1991
4.4. Experiência em Pesquisa
Apesar de ainda não realizar a pesquisa de forma
institucionalizada, a IES apresenta alguns projetos que estão
sendo desenvolvidos, como:-
Municipal :
d
e
Modelo
1) TÍTULO:- "Administração Gerenciamento"
U
M
ÁREA:- A d m i n i s t r a ç ã o
SITUAÇÃO:- Em Execução
OBJETIVOS:- A concepção de um modelo de gerenciamento para a
Administração Municipal
METAS:- Prefeituras Municipais do Estado
FONTE DE FINANCIAMENTO:- Mantenedora
2) TÍTULO:- "A Extração do Petróleo e a formação Econômica Sergipe:-
Análise e Perspectivas"
ÁREA:- E c o n o m ia S I T U A Ç Ã O : -
Em Execução
OBJETIVOS:- Proceder a análise econômica da participação
da
atividade de extração de petleo no contexto
da
eocnomia estadual e lançar hipóteses sobre
as
perspectivas para o ano 5010.
FONTE DE FINANCIAMENTO:- Mantenedora
3) TÍTULO:- "Modelo de Organização, Sistemas e Métodos para o Setor
da Saúde"
ÁREA:- Organização e Métodos
SITUAÇÃO:- Em Execução
OBJETIVOS:- Conceber um modelo de Organização, Sistemas e
Métodos que proporcione a eficiência
organizacional do conjunto das a t i v i d a d e s
desenvolvidas pelas Secretarias Municipais da
Saúde.
FONTE DE F I N A N C I A M E N T O:- Mantenedora
Além desse6 projetos de pesquisa, os trabalhos técnico-
científicos produzidos com a participação do Corpo Docente e
Discente merecem d e s t a q u e , especialmente os Projetos Experimentais
desenvolvidos nos Cursos de Jornalismo e Relações Públicas; as
Monografias que são a t i v i d a d e s obrigatórias para c o n c l u s ã o dos
Cursos de Ciências Econômicas e Administração e os Trabalhos de
Conclusão de Curso, do Curso de Serviço Social, A
B
Monografias e
OB
Trabalhos de Conclusão de Curso são avaliadas em sessão
pública, para uma Comissão de Avaliação formada por p r o f e s s o r e s e
especialistas convidados.
4.5. Experiência em Extensão
A atuação das Faculdades Integradas Tiradentes nas
atividades extensionistal é representada pela realização de
Jornadas, Simpósios e Congressos (na área de Relações Públicas o
evento já possui prestígio nacional), bem como de Palestras e
Cursos. Atualmente dois Cursos de Pós-Graduação "lato sensu" estão
sendo oferecidos nas áreas de Direito e Administração.
Além desses eventos, destacam-se:- o Escritório de
Assistência Jurídica, que atendeu gratuitamente em 1991, mais de
500 processos na Comaarca de Aracaju e a Medalha "Tiradentes que é
outorgada anualmente às personalidades que mais se destacam nos
diferentes segmentos da sociedade.
4.6. Relacionamento da Mantenedora com suas Mantidas
O regimento unificado das Faculdades Integradas
Tiradentes contém normas disciplinadoras do seu relacionamento
com a A s sociação Sergipana de Administração. Cabe à Mantenedora
assegurar adequadas condições de funcionamento de suas
Faculdades, coIo c a n do-Ihes à disposição os bens m ó v e i s e i m óveis
pertencentes a e la ou a terceiros. Cabe ainda, è Mantenedora, a
administração orçamentária e financeira das Faculdades. As
decisões que importem em aumento de despesas dependem de aprovação
da Entidade Mantenedora. Finalmente, as Faculdades Tiradentes
gozam de autonomia didatico-pedagógica, científica e disciplinar,
nos termos da estrutura organizacional do Regimento Unificado
que contemplas-
A) ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR:-
é formada pelos órgãos deliberativos, consultivos e
executivos das FIT'
S
,
que respondem pelas áreas administrativa
e acadêmica das Faculdades.
Os colegiados da administração superior são os
seguintes:- Conselho Superior de Administração e Conselho de
Ensino, Pesquisa e Extensão.
0 Conselho Superior de Administração é o órgão máximo
de natureza deliberativa, jurisdicional, consultiva e normativa
da Instituição, sendo também o órgão recursal.
0 Conselho de Ensino,- Pesquisa e Extensão é o órgão
normativo, deliberativo, jurisdicional e consultivo das
atividades didatico-pedagógica e acadêmica da Instituição.
A Diretoria Geral é o órgão executivo da Administração
Superior, dirigido pelo Diretor Geral e a p o i a d o por duas Vice-
Diretorias:- Administrativa e Acadêmica,
Integram as Vice-Diretorias, coordenadorias específicas
que articulam as atividades das FIT's:-Coordenadoria de Ensino;
Coordenadoria de Pesquisa e Coordenadoria de Extensão.
Vinculados à Diretoria Geral, há os Órgãos
Suplementares e as Assessorias.
Os Órgãos Suplementares são aqueles que suplementam e
apoiam todas as atividades das Faculdades. São eles:- a
Biblioteca Central, Centro de Processamento de Dados, D i v i s ã o
de Educação Física e Práticas Desportivas e a Gráfica e
Editora, que p o s suem regulamentos próprios aprovados pelos
órgãos competentes.
B) ADMINISTRAÇÃO BÁSICA:-
É formada a nível deliberativo pelo Colegiado de
Departamento (art. 39 do Regimento) e a nivel executivo pelas
Chefias de cada Departamento (art. 40 do Regimento).
A Coordenação Didática dos Cursos é exercida pelo
Colegiado de Coordenação Didática, estruturado na forma da Lei
(Colegiado de Curso - art. 42 e 43 do Regimento) e pela
Coordenadoria de cada Curso (art. 44 do Regimento).
5. INFORMAÇÕES QUANTO AO ATENDIMENTO DO ART. 5Q DA
RESOLUÇÃO CFE nº 03/91
5.1. Cursos Oferecidos e Propostos
A Instituição apresenta a relação de cursos por ela
oferecidos para demonstrar o atendimento ao que dispõe o art. 5º
da Resolução nº 03/91 no que diz respeito ao número mínimo de
cursos exigidos para a criação da Universidade proposta:-
I - Cursos Oferecidos e Propostos (X) nas Áreas Fundamentais do
Conhecimento Humano
1 - LETRAS - Português/Inglês (R) ............. Lic. Plena
(X) 2 - C IÊNCIAS BIOLÓGICAS ......................... Lic. Plena
Bacharelado
(X) 3 - M A T E M Á T I C A ................................... Lic. Plena
Bacharelado
(X) 4 - EDUCAÇÃO ARTÍSTICA - Habilitação Desenho. Lic. Plena
Bacharelado
II - Cursos Oferecidos em Áreas Técnico-profissionais
1 - ADMINISTRAÇÃO (R) ........................... Bacharelado
2 - CIÊNCIAS CONTÁBEIS (R) ..................... Bacharelado
3 - CIÊNCIAS ECONÔMICAS (R) .................... Bacharelado
4 - D I R E I T O (R) .................................. Bacharelado
5 - COMUNICAÇÃO SOCIAL - Hab. J o r n a lismo (R). Bacharelado
Hab. Rel. Públ. (R). Bacharelado
6 - BIBLIOTECONOMIA (R) ......................... Bacharelado
7 - ADMINISTRAÇÃO - ÊNFASE AN. SISTEMAS (R) . Bacharelado
8 - SERVIÇO SOCIAL (R) .......................... Bacharelado
9 - T E C N O L O G I A EM PROCESSAMENTO DE DADOS (R).
5.2. Universalidade de Campo
A Carta-Consulta apresenta a matriz demonstrativa da
Universalidade de Campo pelo cultivo das áreas fundamentais do
conhecimento humano, em função da aplicação desses
conhecimentos, através dos currículos plenos dos diversos
cursos oferecidos e propostos pelas Faculdades Integradas
Tiradentes-"-
MATRIZ DA UNIVERSALIDADE DE CAMPO
FONTE:-
S
ecretaria
5.3. Recursos Humanos Disponíveis
Há na estrutura administrativa das faculdades uma
Divisão de Recursos Humanos responsável pela orientação,
seleção, acompanhamento e demais atividades inerentes à área de
p e s s o a l (art. 23 do Regimento).
Quanto ao Corpo Docente, o Regimento Unificado
disciplina nos seus artigos 98 a 106, t o dos os requisitos quanto à
forma de contratação, requisitos de qualificação, categorias,
direitos e deveres.
A contratação é feita pela Mantenedora, por indicação
do Departamento ao Diretor Geral e sua homologação é feita pelo
Conselho de Administração, observados os critérios de
qualificação, conhecimento científico, capacidade didática,
seriedade profissional e integridade de costumes, conforme
determina o artigo 98 do Regimento Unificado.
0 Corpo Docente é contratado pela CLT e os s a l á r i o s são
estabelecidos com base na hora-aula e os de tempo i n t e g r a l c o n f o r m e
plano de carreira com retribuição mensal. Os professores que
exercem cargos de chefia são contratados sempre em tempo i n t egral,
com salário mensal.
A Carreira Docente é estruturada em dois níveis:-
p r o f e s s o r t i t u l a r e professor a s s istente, podendo ser
contratados professores visitantes e colaboradores.
Nos termos regimentais, a contratação do professor
assistente exige:- graduação completa, certificado de conclusão
de curso de aperfeoamento ou especialização ou aprovação em
disciplinas de curso de mestrado. Já do professor titular se
exige:- título de mestre, doutor ou livre-docente, obtido de
acordo com a legislação em vigor. Ou ainda, a titulação exigida
para a categoria de assistente, acrescida da comprovação de
trabalhos publicados ou de pelo meno s dois anos de efetivo
exercício no magistério superior ou de atividade técnico-
profissional .
0 Corpo Docente das Faculdades Integradas Tiradentes é
f o r m a d o por 170 professores, com a seguinte distribuição por
categoria, qualificação e regime de trabalho:-
OBS:- 0 tempo integral
é
de 40 horas semanais e o tempo parcial são
professores contratados até 20 horas semanais.
Da análise do quadro acima é possível destacar o
esforço da Instituição em qualificar o seu Corpo Docente com no
mínimo especialização e o que é digno de pontualização 32% já
atuando em 40 horas semanais para desenvolvimento de atividades
de ensino, pesquisa e extensão.
5.4. Infra-Estrutura Física
As faculdades Integradas Tiradentes estão localizadas
à Rua Lagarto, 264, região central de Aracaju. Suas instalações
ocupam uma área c o n s t r u í d a de 10.875 m2, d i s t r i b u í d a s em seis b l o cos
de 2 e 3 pavimentos, dotados das condições necessárias para
ministrar o ensino de nível superior.
Resumidamente, as instalações apresentam a seguinte
d i s t r i b u i ção : -
BLOCO A:- 1.032m2
Térreo:- Secretaria, Tesouraria, Sala de Áudio e Vídeo, CPD,
Diretorio Acadêmico, WC.
1º A n d a r :- Contabilidade, Sala de Diagramação, Laboratório
de Línguas, Laboratório de Informática, Salas de
Aula.
BLOCO B:- 1.588m2 - Q u a dra de Esportes, Secretaria do Colégio, Sala
dos Professores, Salas de Aula, WC.
BLOCO C:- 1.D00m2
Térreo: - Salas de Aula, Área de Convivência e Lazer.
1o Andar:- Departamento Médico, Salas de Aula, WC.
2o Andar : - Sala de Estágios, Salas de Aula, WC.
BLOCO D:- 2.100m2
Térreo:- Parque Infantil, Sala dos Professores, Cantina, WC.
1º e 2º Andares:- Salas de Aula.
BLOCO E:- 1.547m2
Térreo:- Teatro, Salas de Aula, WC,
1º e 2º Andares: - Salas de Aula, Laboratório de Fotografia.
BLOCO F:- 978m2
Térreo:- Auditório e Salas de Aula.
1º e 2º Andares-- Salas de Aula.
BIBLIOTECA: - 1.050m2 A R Q UIVO:- 420m2
5.5. Biblioteca e Laboratórios
Utilizando um prédio especialmente construído, a
Biblioteca das Faculdades Integradas Tiradentes possui um
espaço físico de 1.050 m2, dos q u a is 327 m2 se d e s t i n a m a salas de
leitura e pesquisa. 0 acervo bibliográfico é constituído de 16.191
títulos e 29.902 v olumes e 577 títulos de periódicos.
A Biblioteca é utilizada como centro de estudo,
pesquisas e leitura para os alunos dos dez cursos superiores
existentes, além de atender o alunado do ensino básico e o público
em geral, especialmente os universitários matriculados em outras
Instituições.
0 horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das
08:00 às 11:30 e das 14:00 às 22:00 horas. Aos s á b ados o expediente é das
08:00 às 12:00 horas. 0 sistema de classificação utilizado é o COL).
Conforme documentação apresentada a IES está implantando a
informatização do setor através de convênios com o IBICT/SISTEMA
I S I S , além do COMUT e F.G.V.
De acordo com o Planejamento quinquenal
da
Instituição, constante da Carta-Consulta, existe um plano
de
investimentos para ampliação do acervo e melhoria
das
instalações e equipamentos da Biblioteca.
A administração e o atendimento são responsabilidade
de nove funcionários, sendo três Bibliotecárias, cinco
auxiliares e um servente. A Biblioteca recebe o apoio do Curso
de Biblioteconomia oferecido pela própria Instituição, através
de estagiários e professores.
Quanto aos Laboratórios, merecem destaque
OB
de:-
Fotografia, Vídeo, Áudio, Línguas, Informática e o setor
gráfico, todos bem equipados e em condições de atender aos
indicadores de qualidade dos cursos,
5.6. Plano de Expansão do Espaço Físico
Em função da criação da Universidade Tiradentes, com o
plano de expansão dos cursos de graduação já demonstrado, a
Instituição pretende efetivar um Plano de Expansão de 6eu espaço
físico de modo a dar suporte às atividades que se r ã o
desenvolvidas na área do ensino, da pesquisa e da extensão. Estão
previstas ampliações e adaptações nos laboratórios e salas-
ambiente, bem como a c o n s t r u ç ã o de n o v a s i n s talações. Além disso, a
Mantenedora possui uma área de 63.000 m2, p r ó x ima à Aracaju,
reservada para a implantação do futuro Campus II.
6. JUSTIFICATIVA PARA A CRIAÇÃO DA UNIVERSIDADE
Este t ó p ico será detalhado na fase do Projeto,
indicando se agora, apenas as linhas gerais.
6.1. Concepção da Universidade
A Universidade Tiradentes - UNIT, sob o p o n t o de vista
institucional, é assumida como uma i n s t i t u i ç ã o social que, nos
termos da Lei 5.540/68 tem po r objetivo principal a pesquisa, o
desenvolvimento das Ciências, das Letras e das A rtes, da
Filosofia e das Ciências Humanas, a formação de profissionais
qualificados para atendimento ao mercado de trabalho da região
nordeste, especialmente o Estado de Sergipe, a qualificação
acadêmica para formar pesquisadores e cientistas, a preservação
e a promoção da cultura.
Conforme o que declara a Instituição em sua Carta-
Consulta "a futura Universidade será o grande centro gerador de
pesquisas e serviços de extensão, tendo como p o n t o de p a r t i d a o
ensino, sempre ressaltando como s u a meta p r i o r i t á r i a a c o m unidade
local e r e gional".
A função ensino terá como objetivo a transmissão do
saber em todos as suas modalidades (básico, técnico, científico,
humanístico, literário e artístico).
A pesquisa tem como f i n a lidade ampliar o saber de
forma a beneficiar o ser humano e a humanidade. Considerando o
perfil estabelecido para a futura Universidade, os cursos
atuais oferecidos pela IES e a experiência acumulada durante
trinta anos de f u n c i o n a m e n t o , os pr o j e t o s de p esquisa a serem
desenvolvidos darão ênfase às áreas consideradas prioritárias:-a
tecnologia, as ciências gerenciais, a educação e a saúde.
A extensão é entendida como a pre&ença da Instituição na
Comunidade e da Comunidade na Instituição, Uma das p remissas
básicas da IES é a associação da extensão ao ensino é à pesquisa numa
ação integrada capaz de gerar modilicações significativas no
meio.
6.2. Metas Prioritárias
Tendo presentes as grandes linhas políticas da
Universidade, é possível selecionar algumas prioridades a curto
e médio prazos, que proporcionem a eficácia e a eficiência
perseguidas pela Instituição.
Essas prioridades podem ser assim elencadas:-
- estudar e revisar os conteúdos curriculares e a
divisão departamental;
- qualifiçar o corpo docente de forma a aumentar o
número de mestres e doutores na Instituição;
- criar mecanismos e métodos para a aferição regular
da qualidade do ensino e da produção docente;
- aperfeiçoar,
qualificar e adequar os serviços de
Biblioteca,
Laboratórios e Centro de Computão,
para a p o i o
logístico ao ensino, pesquisa e
extensão;
- estabelecer metas anuais de aumento percentual de
tempo c o n tínuo (parcial/integral );
- criar órgãos de coordenação, des-graduação e
pesquisa e também de e x t e n s ã o ;
- catalogar e difundir a capacidade industrial,
comercial e agropecuária da rego;
- estabelecer connios e demais ações de intercâmbio
e de integração que resultem no desenvolvimento
material e humano da comunidade;
- levar até a c o m unidade o projeto pedagógico da
futura Universidade.
6.3. Conceito e Objetivos da Universidade
A Universidade Tiradentes, concebida como uma
Instituição Social de natureza jurídica privada, além do
o b j e t i v o geral, identifica os seguintes objetivos específicos:-
- promover a oferta do saber, através do ensino, da
pesquisa e da extensão;
- formar e preparar profissionais graduados e pós-
graduados tanto do mercado de trabalho, quanto
demandados pela sociedade;
- promover, realizar e motivar a pesquisa como a
fuão chave da Universidade;
- definir a extensão como instrumento de integração da
comunidade escolar com a comunidade social;
- preservar, promover e reelaborar a cultura
regional ;
- promover a integração, o intercâmbio e a cooperação
com i n s t i t u i ç õ e s de e n s i n o dos diversos graus;
- participar e atuar no desenvolvimento socio-
econômico e cultural do País e, em particular, da
região N o r deste;
- promover
"Lato-sensu
atualização
e desenvolver programas de pós-graduação
e stricto-sensu" bem como de e treinamento
profissional;
- ser uma
Instituição aberta e crítica, canal e f ó r u m de
manifestações l ivres de todas as correntes do
pensamento.
6.4. Caracteristicas do Modelo
Em obediência ao que determina o artigo 11 da Lei 5.540/68,
a Universidade Tiradentes está sendo organizada com as seguintes
características-
-
Unidade de Patrimônio e de Administração}
- Estrutura Orgânica com base em Departamentos;
- Unidade de Funções de Ensino e Pesquisa, vedada a
duplicação de meios para fins idênticos ou
equivalentes;
- Universalidade de Campo, pelo cultivo das áreas
fundamentais dos conhecimentos humanos, estudados em
si mesmos e de uma ou m a i s á reas Técnico-Profissio n a is;
- Racionalização da Administrão;
Flexibilidade de Métodos e Critérios, com vistas ao
atendimento de clientela e a obtenção da eficiência
e eficácia do Processo.
6.5. Modelo Organizacional da Nova Universidade
A Instituição já funciona como Faculdades Integradas
e já aprovou em seu Regimento Unificado por força do Parecer CFE
18/98, a estrutura organizacional pensada para a futura
Universidade. 0 Regimento Unificado reflete, de maneira
adequada, a situação jurídica a ser vivida quando da
implantação definitiva da Universidade.
A Instituição adota uma estrutura matricial resumindo
em projetos específicos as suas atividades, contando cada uma delas
com coordenação própria.
0 modelo organizacional apresenta estrutura sensível
e dinâmica. Optou-se pela eliminação da administração setorial
intermediária, ligando-se os departamentos diretamente à
Administração Superior.
orgãos:-
A estrutura atual d a s FIT's, apresenta os seguintes
I
- ADMINISTRAÇÃO CENTRAL:-
ÓRGÃOS DELIBERATIVOS:- * Conselho Superior de
Administração * C o n s elho de
Ensino, Pesquisa e
Extensão
ÓRGÃOS E X E C U T I V O S : - * Diretoria Geral
* Vice-Diretoria Acadêmica
* Vice-Diretoria
Adm inistrativa
II
- ADMINISTRÃO BÁSICA:-
ÓRGÃO DELIBERATIVO:- Colegiado de Departamento ÓRGÃO
EXECUTIVO:- Chefias de Departamento IV - ÓRGÃOS
SUPLEMENTARES:-
- Biblioteca Central
- Centro de Processamento de Dados
- Gráfica e Editora
- Divisão de Educação Física e Práticas
Desportivas
7. JUSTIFICATIVA SOCIAL DA UNIVERSIDADE E DOS CURSOS PROPOSTOS
7.1. Justificativa Soci a l da Criação da
Universidade Tiradentes
Conforme d e t e r m i n a a L e i 5.540/68, o ensino superior
no 8 r a s i l deve ser ministrado em Universidades e em caráter
excepcional em Institutos Isolados. Ao longo do processo de
expansão do ensino superior brasileiro, a meta a ser a t ingida
por toda a Instituição que adquirisse experiência, magnitude na
oferta de ensino, era a Universidade para cumprimento do
mandamento legal.
Além dessa abordagem, é fundamental destacar que a
localização espacial da Universidade proposta na Carta-Consulta
representa o resgate social, econômico e potico de uma região
que aos poucos emerge p a r a o d e s e n v o l v i m e n t o . Neste contexto, a
Universidade representa o principal núcleo referencial da
sociedade para a plen a cidadania na medida em que pela educação
amplia os horizontes da liberdade humana. Ora, é na
Universidade através do ensino, indissociado da pesquisa, que
se gera novos conhecimentos, que se assimila o saber acumulado
ao longo do d e s e n v o l v i m e n t o cultural da Humanidade, é nela que se
desenvolve os conhecimentos fundamentais da matemática,
física, química, biologia, artes, ciências humanas, letras e
filosofia, que dão embasamento para a formação de cientistas e
dos c i d a d ã o s que procuram a Universidade como o "locus" para sua
formação humana, social, política e profissional.
Justifica-se ainda a criação da Universidade
Tiradentes como instrumento do desenvolvimento para atendimento
às prospecções de ordem econômica, social, política e
institucional de preparação de mão-de-obra, para a formação
para a c i d a d a n i a e para a cultura, com vistas ao
desenvolvimento da sociedade e do Estado como r e f e r ê n c i a
espacial.
7.2. Justificativa Social
Cursos
da Criação dos Novos
a) Cursos Novos para Atendimento aos M í nimos da
Resolução 03/91
A Instituição propõe a criação dos Cursos de
Matemática, Ciências Biológicas e Educação Artística para
completar a oferta na Área Fundamental do Conhecimento Humano,
com uma oferta de 80 vagas para cada Curso.
OB dados existentes com r elação ao ensino superior no
Estado de Sergipe comprovam que há necessidade social para os
cursos propostos, a saber:-
* CURSO DE MATEMÁTICA:- é oferecido um Curso no DGE-11
com 40 vagas totais anuais para uma demanda que
oscilou nos últimos sete anos em torno de 3.6/1
candidatos por vaga. Este Curso que objetiva -Formar
professores para o ensino de 1º e 2º graus tem
apresentado poucos concluintes, abaixo de 100, nos
últimos 7 anos, indicando uma c a r ê ncia
significativa de formação de professores de
matemática para atendimento ao sistema escolar no
Estado.
* CURSO DE C I Ê N C I A S BIOLÓGICAS:- é oferecido, também,
um Curso no DGE-11, com 30 vagas totais anuais para
uma demanda que oscilou nos últimos sete anos em
torno de 7.2/1 c a n d i d a t o s p o r vaga. Também este Curso
tem ap r e s e n t a d o pouca produtividade, abaixo de 100
formandos nos últimos sete anos, indicando, portanto,
uma carência acentuada de professores de Biologia
para atendimento às necessidades do sistema
escolar no Estado.
* CURSO DE EDUCAÇÃO ARTÍSTICA:- Inexiste o Curso no
DGE-11, o que representa grave lacuna no processo
de formação de professores para a área de Artes, de
importância reconhecida no processo de amalgamento
da personal idade da criança e do adolescente. A
proposta da Instituição é suprir esta lacuna para
atendimento às necessidades do sistema escolar do
Estado.
b) Cursos propostos no Plano de Expansão da
Universidade
0 Plano de Expansão, ainda que preliminar, indica os
Cursos que a Instituição pretende desenvolver ao longo de sua
trajetória para moldar o perfil da Universidade Tiradentes:-
- Pedagogia, com Habilitações:- Magistério para as
Séries Iniciais e Educação Especial. Não existe no
Estado estas ofertas atualmente.
- Fonoaudiologia - não existe no Estado.
- Fisioterapia - não existe no Estado.
- Ciência da Computação - não existe no Estado, mas
apenas o Tecnólogo é ofertado pela própria
Instituição.
- Engenharia Elétrica - Eletro-Eletronica - não
existe no Estado.
- Engenharia Mecânica - não existe no Estado.
- Psicologia - existe um Curso com 55 vagas para uma
d e m a n d a de 9.6/1 c a ndidatos por vaga.
A implantação do Plano de Expansão no Ensino de
Graduação possibilita a Instituição completar o seu perfil
institucional e pedagógico através do desenvolvimento de sua ação
nos seguintes eixos norteadores:-
I
- EIXO EDUCACIONAL: - Cursos para a formação de
professores e especialistas em Educação;
II
- EIXO SÓCIO-ADMINISTRATIVO:- Cursos para a
formação de profissionais demandados pelo setor
de serviços,
III
- EIXO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO COMPORTAMENTO:-
Cursos para a formação de profissionais para a
reabilitação física e psíquica.
IV
- EIXO TECNOLÓGICO:- de mais longo prazo, para
atendimento aos reclamos do desenvolvimento
industrial e tecnológico do Estado e da região.
S- ASPECTOS LEGAIS DO PEDIDO
0 presente processo diz respeito ao pedido de criação
de uma nova Universidade pela via da autorização. Trata-se de
p e d i d o que tem r espaldo no que dispõe a Lei nº 5.540/68 em seus
A r t i g o s 2º e 7º, a saber:-
ART. 2º - "0 e n s ino superior, indissociável da pesquisa, será
ministrado em UNIVERSIDADES e, excepcionalmente, em
estabelecimentos isolados, organizados como
instituição de direito público ou privado".
ART. 7º - "As U n i v e r s i d a d e s organizar-se-ão diretamente ou
mediante a reunião de estabelecimentos já
reconhecidos, sendo, no p r i m e i r o caso, sujeitas à
AUTORIZAÇÃO e RECONHECIMENTO e, no segundo, apenas ao
RECONHECIMENTO.
0 presente Parecer trata, p o i s , de uma s o l i c i t a ç ã o
plenamente amparada em dispositivos definidos pelos dois
Artigos da Lei em v i g o r aqui transcritos:- em primeiro lugar o que
estabelece ser a Universidade a forma jurídica ordinária
dentro da qual se deve promover as atividades de ensino do 3º Grau
(Art. 2º) e, em segundo lugar, o que estabelece o processo a ser
adotado para atingir aquela forma jurídica, no caso, o chamado
processo de criação da Universidade pela via da "AUTORIZAÇÂO".
Dentro da competência que lhe é atribuída pela
Legislação em vigor, o Conselho Federal de Educação, levando em
consideração a complexidade do ato de criação de novas
Universidades pela via da Autorização, disciplinou os
procedimentos a ele correspondentes através da Portaria - CFE no
21/90 e R e solução CFE nº 03/91.
De acordo com o que dispõe a alínea "b" do item 1 da
referida Portaria, o processo referente à presente solicitação
deverá desenvolver-se em três etapas sucessivas, a saber:-
PRIMEIRA E T A P A : - CARTA-CONSULTA - 0 processo
será
iniciado com a a presentação, análise e parecer
de documentação denominado CARTA-CONSULTA que
deve incluir a proposta e justificativa para a
criação da nova U n iversidade, além das c r e d e n c i a i s
apresentadas pela e n t i d a d e s o licitante para
comprovar sua qualificação e capacidade
econômico-financeira face à r e s p o n s a b i l i d a d e a
ser a s s u m i d a como empreendimento,
II - SEGUNDA E T A P A : - PROJETO DE UNIVERSIDADE -
Aceita a Carta-Consulta, a entidade solicitante
deverá apresentar o PROJETO DE UNIVERSIDADE que
deverá conter o detalhamento da concepção, dos
objetivos, linhas de ação, metas p r i o r i t á r i a s ,
estruturação organizacional, atividades,
recursos humanos, infra-estrutura física, etc,
/// - TERCEIRA ET A P A : - ACOMPANHAMENTO - Aprovado o
PROJETO
apresentado, a entidade solicitante poderá ser
AUTORIZADA a proceder à sua implantação, o que se
dará durante um período de, no mínimo, três anos,
com o p ermanente acompanhamento da Comissão
designada pelo Presidente do CFE. F indo tal prazo
e cumpridos os itens do Projeto, o CFE procederá à
avaliação de sua implantação com vistas ao
RECONHECIMENTO e à efetiva instalação da nova
Universidade,
A cada uma d a s E T A PAS aqui descritas deverá
corresponder um PARECER elaborado pelo Conselheiro-Relator
designado pelo Presidente do CFE, sendo que a 3a etapa somente terá
andamento após a homologação do Parecer anterior pelo S e n h o r
Ministro da Educação.
// - PARECER E VOTO 00 RELATOR
A Carta-Consulta e a documentação apresentada pela
Associação Sergipana de Administração contém, nos t e r mos da
Portaria 21/90-CFE, informações e dados completos relacionados
à sua p r o p o s t a de cr i ação da Universidade Tiradentes -
fase
Carta-Consulta -
tendo como base as atuais Faculdades
Integradas Tiradentes, com sede em Aracaju, Estado de Sergipe.
0 Relator, antes da elaboração do presente Parecer, teve
a oportunidade de conhecer "in loco" a Instituição, sua
localização, funcionamento, estrutura de organização,
planejamento de suas atividades, bem como seus d i r i g e ntes e
mantenedores, enfim, suas características, potencialidades e o
seu envolvimento com a comunidade através dos serviços de
extensão.
Da análise dos dados e informações contidos no
processo da Carta-Consulta e das observações pessoais do Relator,
pode-se concluir que o processo cumpre o estabelecido na
Resolução CFE nº 03/91, mormente em seu artigo 7º (parte da Carta-
Consulta), bem como todos os procedimentos previstos na Portaria
CFE 21/90.
Considerando a seriedade do trabalho realizado pela
Associação Sergipana de Administração através das Faculdades
Integradas Tiradentes e tendo presente o cumprimento dos
e x i g i d o s pela Resolução 03/91 e P o rtaria nº 21/90, o R e l a t o r v o t a : -
a) pelo r e c o n hecimento da necessidade social dos Cursos
de Matemática, Ciências Biológicas e Educação
Artística a serem implantados na cidade de
Aracaju, Sergipe;
b) pelo acolhimento da Carta-Consulta apresentada pela
Associação Sergipana de Administração, com v i s t a s
a criação, por via da autorização, da Universidade
Tiradentes, com sede na c i d a d e de A r acaju, Sergipe;
c) A Instituição, no prazo máximo de até doze meses(
deverá apresentar para apreciação do CFE, o Projeto
da Universidade Tiradentes, de acordo com as
instruções contidas na Portaria CFE 21/90, bem como os
projetos específicos dos Cursos de Matemática,
Ciências Biológicas e Educação Artística
indicados para compor os mínimos de Cursos nas
áreas fundamentais do conhecimento.
d) a aceitação da Carta-Consulta não cria nem gera
quaisquer direitos e compromissos de que o CFE deva
aprovar o posterior projeto de Universidade, pois
apenas sinaliza positivamente a fase i n i c i a l do
processo. À Instituição fica vedado o uso do nome
Universidade enquanto não .for r e c o nhecida
como tal. A
instituição ficará sujeita ao que dispõe
a portaria 2190.
/// - CONCLUSÃO DA CÓMISSÃO ESPECIAL DE
UNIVERSIDADES
A Comissão Especial de Universidades acompanha o voto do
Relator.
ANEXOS
QUADRO Nº 01
CAPACIDADE PATRIMONIAL.
ESPECIFICAÇÃO
AVALIAÇÃO EM
31/01/92
- BENS IMÓVEIS
TERRENOS
PRÉDIOS
1.749.276-000,00
5-162.818.800,00
- BENS MÓVEIS
Móveis e Utensílios
Veículos
Equipamentos Didáticos
Máquina e Motores
Ferramentas
Instalações
Acervo Bib1iográfico
298.962.362,10
9.24í„974,57
196.648.810,78
99.331.448,00
3.810.222,36
38.774.130,08
52.569.737,65
TOTAL 7.686.433.485,54
FONTE:- DIV. PATRIMÔNIO - ASA
QUADRO Nº 02
RELAÇÃO DOS DOCUMENTOS DOS IMÓVEIS
IMóMEL/LOCAL
área
m2 (1)
Nº REGISTRO
MATRÍCULA
DATA
CARTÓRIO
01
Prédio da Rua Sinão Dias, 244 a 246
L. 112 fls. 87
01/07/75
59 ofício
02
Prédio da Rua Simao Dias, 256
L. 163 fls. 004
14/07/82
5º ofício
03
Prédio da Rua Simão Dias, 250
L. 164 fls. 037
15/09/82
5º ofício
04
Prédio da Rua Simão Dias, 275
L. 145 fls. 17
05/11/79
5º ofício
05
Prédio da Av. 7 de Setenbro, 320
L. 173 fls. 135
14/05/84
5º ofício!
06
Prédio da Rua Simão Dias, 242 a 236
e
288
L
. 112 fls. 056
22/02/74
2º ofício
07
Prédio da Rua Lagarto, 248
L. 178 fls. 187
11/04/85
5º ofício
08
Prédio da Rua Lagarto, 265
L. 176 fls. 073
31/10/84
5º ofício
09
Prédio da Rua Sinão Dias, 251
L. 201 fls. 96
02/06/67
2º ofício
10
Prédio da Rua Divina Pastora, 546
L. 201 fls. 147
16/06/89
5º ofício
11
Prédio da Rua Lagarto, 259
L. 175 fls. 040
30/08/84
5º ofício
12
Prédio da Rua Lagarto, 264
T
0 T A L m2
13.140
(1) - Area Total - Construída e não construída
... - Informação existe, mas não está disponível no momento
ASSOCIAÇÃO SERGIPANA DE ADMINISTRAÇÃO
ESTRUTURA PATRIMONIAL (BALANÇOS PATRIMONIAIS) QUADRO 03
29-Mar-92
ASSOCIAÇÃO SERGIPANA DE ADMINISTRAÇÃO
VALORES HISTÓRICOS
INVESTIMENTOS EM BENS DE CAPITAL
QUADRO 04
ESPECIFICAÇÃO
1988
1989 1990
1991
CRI
CR$
CR$
CRI
VEÍCULOS
3,000.00
0.00
585,590.00
11,141,710.00
MOVEIS E UTENSÍLIOS
7,227.13
126,507.00 3,725,254.00
31,798,827.00
LIVROS TECN E DIDÁTICOS
2,358.74
15,518.00 130,677.00
20,362,225.00
EQUIPAMENTOS COMPUTADORES
892.89
41,396.00 860,017.00 !
20,055,391.00
TOTAL GERAL
13,478.76
183,421.00 5,361,538.00
83,358,153.00
Fonte: CONTABILIDADE GERAL / BALANÇOS: 1988, 1989, 1990 e 1991.
VALORES AUTALIZADOS ATE JAN/92
INVESTIMENTOS EM BENS DE CAPITAL
QUADRO 04-A
ESPECIFICAÇÃO
1988
CRi
1989
CRI
1990 CR$
1991
CR$
VEÍCULOS
6,554,711.86
0.00
4,309,332.65
14,132,145.97
MOVEIS E UTENSÍLIOS
15,790,534.92
14,677,139.73
27,413,990.50
40,333,635.05
LIVROS TECN E DIDÁTICOS
5,153,620.35
1,800,373.53
961,646.65
25,827,448.03
EQUIPAMENTOS COMPUTADORES
1,950,878.89
4,802,697.69
6,328,829.62
25,438,259.76
TOTAL GERAL
29,449,796.03
21,280,210.95
39,013,799.43
105,731,488.81
Fonte: CONTABILIDADE GERAL / BALANÇOS: 1988, 1989, 1990 e 1991.
FONTE:- Diretoria de Planejamento Acadêmico
Q
UADRO N° 06
PLANO DE EXPANSÃ
O
DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO
QUADRO Nº 07
ESPAÇO FÍSICO E INFRAESTRUTURA
SITUACÃO ATUAL
ÁREA TOTAL/ÁREA CONSTRUÍDA - RESUMO
DISCRIMINAÇÃO TERRENOS M2
ÁREA CONSTRUÍDA M2
Espaço Físico ............
13.140
10.875
área de Expansão ...
62.500
-
TOTAL
75.640 10.875
ASSOCIAÇÃO SERGIPANA DF ADMINISTRAÇÃO
ANALISE ECONÔMICO-FINANCEIRA DA MANTENEDORA (ÍNDICES)
QUADRO 05
INDICADORES
FORMULAS
1988
1989
1990
1991
1.ÍNDICE DE LIÔUIDEZ
1.1.LIQUIDEZ CORRENTE
AC/PC
5.32
5.35
2.57
8.08
2.ÍNDICE DE SOLVÊNCIA
2.1.GRAU DE SOLVÊNCIA
AT/PR
34.35
27.51
14.79
49.45
2.2.GRAU ENDIVIDAMENTO
PR/AT
2.91Z 3.64%
6.76%
2.02%
3.ANALISE ESTRUTURAL
3.1.IMOBILIZAÇÃO DE
CAPITAIS PRÓPRIOS
AP/PL
0.90
0.84
0.88
t
0.85
3.2.GARANTIA DE CAPITAIS
PL/PR
33.35
26.51
13.79
48.45
AC = Ativo Circulante
PC - Passivo Circulante
AT = Ativo Total
PR - Passivo Real AP -
Ativo Pertanente PL -
Patrimônio Liquido
Fonte: CONTABILIDADE GERAL / BALANÇOS: 1988, 1989, 1990 e 1991,
QUADRO Nº 08
LABORATÓRIOS E SALAS DE APOIO
LOCALIZAÇÃO CURSO(S) DISCIPLINA(S)
LABORATÓRIO BLOCO ATENDIDO(S) ATENDIDA(S)
01 FOTOGRAFIA B JORNALISMO FOTOJORNALISMO
02
RADIO
A
J
ORNALISMO
R
ADIOJORNALISMO
03 SALA DE VÍDEO A
RELAÇÕES PÚBLICAS/
JORNALISMO
TÉCNICAS DE DICÇÃO/TELEJORNA-
L
ISMO
04 DIAGRAMAÇÃO A JORNALISMO
TEC. REPORTAGEM/PLANEJAMENTO E
DIAGRAMAÇÃO
05 REDA
Ç
ÃO A
J
ORNALISMO / RRPP I
T
EC. REPORTAGEM / EDI
Ç
ÃO
06
AGÊNCIA
DE RRPP
A e B RELAÇÕES PÚBLICAS PLANEJAMENTO EM RRPP/TEC. OP.
07 P
R
OCESSAMENTO A
A
DMINISTRA
Ç
ÃO C/ANAL.
,
I
NT. A CIÊNCIA DOS COMPUTADORES
DE DADOS
D
E SISTEMAS
L
ING. TÉCNICA DE PROGRAMA
Ç
ÃO
08 INGLÊS A SECRETARIADO
L
ETRAS
LABORATÓRIOS
I
NTROD. AO PROC. DE DADO
S
09 SECRETARIADO E
SECRETARIADO EXECUTI-
V
O BILING
U
E
DATILOGRAFIA / MECANOGRAFIA
10 DIREITO C
[
DIREITO
E
STAGIO
11 BIBLIOTECONO-
B
IBLIOTECA
B
IBLIOTECONOMIA E
C
ATALOGAÇÃO
MIA
D
OCUMENTADO
C
LASSIFICAÇÃO
A
DMINISTRAÇÃO DE BIBLIOTECA
C
ONTROLE DO REG. DO CONHECI
-
M
ENTO
F
ORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO D
E
COLEÇÕES
QUADRO N2 09 BIBLIOTECA -
DISTRIBUIÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO
SETOR M2
Processo Técnico
Periódicos
Referente sala leituras
Circulantes
Depósito Pavimento Superior
Sala Leitura Pavimento Superior
63,0
71,0
94,5
492,0
57,1
232,5
1.010,1
BALCÃO DE ATENDIMENTOS
SANITÁRIOS
31,0
4,7
TOTAL
40,4
TOTAL GERAL 1.050,5
FONTE:- Biblioteca
QUADRO Nº 10
NÚMERO DE TÍTULOS E VOLUMES EXISTENTES*
SEGUNDO ÁREA DE CONHECIMENTO - 1991
ÁREA DE CONHECIMENTO TÍTULOS VOLUMES
000 OBRAS GERAIS 374 1.268
100 FILOSOFIA E PSICOLOGIA 200 571
200 RELIGIÃO 436 691
300
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
8.093 12-105
400
FILOSOFIA
500 CIÊNCIAS PURAS 348 691
600 CIÊNCIAS APLICADAS
4
.210 7.548
700 ARTES/DIVERTIMENTO/ESPORTE
2
47 752
800 LITERATURA 1.305 4.520
900 HISTóRIA/GEOGRAFIA/BIOGRAFIA 978 1.756
TOTAL 16.191 29.902
FONTES- Bibliottca
QUADRO Nº 11 MATERIAIS E EQUIPAMENTOS
EXISTENTES NO ACERVO AUDIOVISUAL
1991
RECURSOS AUDIOVISUAIS QUANTIDADE
MATERIAIS
SLIDES
LAMINAS
TRANSPARENCIAS
620
024
158
EQUIPAMENTOS
RETROPROJETORES
PR0JET0RES DE SLIDES
PROJETORES DE FILMES
CÂMARA FILAMDORA
VIDEOCASSETE
008
004
002
002
001
FONTES- Biblioteca
A Biblioteca apresenta em seu acervo 595 títulos de
periódicos, sendo 6 estrangeiros e 7.809 fascículos, dos quais 111 sao
estrangeiros.
QUADRO Nº 12
DISTRIBUIÇÃO DE TÍTULOS E FASCÍCULOS POR PROCEDÊNCIA
SEGUNDO ÁREAS DE CONHECIMENTO - 1992
ÁREA DE
CONHECIMENTO
NAC-
TITULOS
ESTR.
TOTAL
F A
NAC.
C í C U
ESTR.
LOS
TOTAL
000
OBRAS GERAIS
63 1 64 917 47 964
100
FILOSOFIA/PSICOLOGIA.
3 - 3
48 - 48
200
RELIGIÃO
10
-
10 40 - 40
300
CIÊNCIAS SOCIAIS
395 3 398
5293
37 5330
400
FILOLOGIA
- - - - - -
300
CIÊNCIAS PURAS
- - -
-
_
600
CIÊNCIAS APLICADAS
105
2 107
1206
27 1233
700
ARTES/DIVÊRT./E8P
- - - - - -
800
LITERATURA
- - - - - -
900
HIST./GEOGR-/BIOGR
13 - 13 194 - 194
TOTAL 589 6 595 7698 111 7809
FONTE:- Biblioteca
QUADRO Nº 13
NÚMERO DE TÍTULOS E FASCÍCULOS OU VOLUMES EXISTENTES
SEGUNDO DISCRIMINAÇÃO - 1992
ACERVO GERAL TÍTULOS FASCÍCULO OU VOLUMES
PERIÓDICAS
577
6.972
FOLHETOS
06 36
JORNAIS
12 801
TOTAL PERIÓDICOS
595 7.809
TOTAL LIVROS 16.191 29.902
TOTAL
GERAL
16.786 37.711
QUADRO nº 14
BIBLIOTECA "JACINTHO UCHÔA
Acervo de Livros por Assunto — 1992
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do,. Conselho Federal de Educação aprovou
a conclusão da comissão com abstenção do cons. Cicero Adolpho da Silva.
Sala Barretto Filho, em 1 de junho de 1992.
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