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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO
1 - RELATÓRIO
0 Diretor do Instituto Salesiano Dom Bosco de Americana encaminha
a este Conselho pedido de reconhecimento do Curso Superior de Tecnologia em
Processamento de Dados ministrado pelo Instituto de Ciências Exatas de Ameri-
cana, em Americana - SP.
0 Curso foi autorizado a funcionar pelo Decreto nº 94.081, de 06
/03/87 com base no Parecer CFE 87/87 com 100 vagas totais anuais.
Pela Portaria 242/90-SENESu/MEC, foi designada Comissão Verifica-
dora composta pelos professores Emanuel Lopes Passos e Paulo César Coelho
Ferreira, do Instituto Militar de Engenharia e pela Tecnica em Assuntos Edu-
cacionais Lourdes Therezinha Monetta Coelho, da DEMEC/SP para verificar as
condições para o reconhecimento do Curso e apresentar relatório conclusivo.
1. DADOS SOBRE A MANTENEDORA
1.1. Condições Juridicas e Regularidade Fiscal e Parafiscal
0 Instituto Salesiano Dom Bosco de Americana, pessoa Jurídica de
Direito privado, sem fins lucrativos, com sede e foro em Americana-SP, man-
m o Instituto de Ciências Exatas de Americana. Seu Estatuto foi registrado
em 19/04/55, sob o nº 03 do Livro "A", Fls. 4, do Cartório de Registro de Imó
veis e Anexos de Americana-SP.
INSTITUTO SALESIANO DOM BOSCO DE AMERICANA - SP
Reconhecimento do Curso Superior de Tecnologia em Processamento de
Dados.
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Sobre este item a Comissão Verificadora informa:
"A entidade é particular.de fins filantrópicos,declarada de
Utilidade Pública Federal pelo Conselho Nacional de Serviço Social
- Decreto nº 86.194, de 02 de julho de 1981, publicado no D.O. de
03 de julho de 1981."
1.2 _Situação Econômico-Financeira
A situação Econômico-Financeira da Instituição é equilibrada.
1.3. Estabelecimento de Ensino Mantido
O Instituto Salesiano Dom Bosco de Americana mantém o Ins-
tituto de Ciências Exatas de Americana com os seguintes cursos:
. Administração - AG(Rec.) -'200 vagas
. Pedagogia - MMP2º; EPE; AE; OE; IE; SE(Rec.) - 180 vagas
. Serviço Social (Rec.) - 40 vagas
. Processamento de Dados (Aut.) - 100 vagas
2. DADOS SOBRE A ESCOLA/CURSO
2,1. Infra-estrutura Física
Sobre as instalações físicas a Comissão informa:
"Instalações
Área do Terreno: 18.416,47m
2
Área Construída: 12.405,55m
2
Nº de Edifícios: 06 (seis)
UTILIZAÇÃO ATUAL ÁREA M²
Anfiteatro 700,00
Salas de aula 3.871,95
Laboratórios 449,73
Coordenadorias 106,52
Biblioteca 106,52
Salas de Professores 93,57
Secretarias 105,09
Almoxarifados 136,59
Diretorias 64,80
Áreas de Administração 199,10
Igreja 1.383,08
Refeitórios, Cozinha e Área de
Serviços 218,43
Dormitórios 278,30
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Pronto Socorro 13,50
Cantinas 98,32
Pórticos 1.417,10
Sanitários 422,50
Sala Diretório Acadêmico e Grêmio
Esportivo 52,80
Capela 129,96
Área para Esportes (Quadra,Campos,etc) 8.936,75
Equipamentos
O Instituto conta com os equipamentos necessários ao desen-
volvimento de seus programas tais como vídeo-cassete, retroprojetor,
Projetor de slides, episcópio, gravador, televisão,copiadora xerox,
aparelho de som, bem como sala ambiente adequada à utilização da-
queles equipamentos que a exigem.
O Instituto possui, ainda 7 laboratório de computação,todos
bem equipados. A relação desses equipamentos é a seguinte:
LAB. 01 (SALA 17)
09 Microcomputadores PC-XT, Solution, Prológica com memó-
ria de 512K e 2 Drives cada:
03 Microcomputadores, PC-XT, Micropic, com memóriade 640K
Monitor Angra e 2 Drives cada.
03 Impressoras, Rima XT-180, de 180 CPS.
LAB. 02 (SALA 18)
12 Microcomputadores, PC-XT, Micropic, com memória de
640K, Monitor Angra e 2 Drives cada.
03 Impressoras, Rima XT-180, de 180 CPS.
LAB. 0 3 (SALA 19)
11 Microcomputadores, PC-XT, Solution, Prológica, com me-
mória de 512K e 2 Drives cada.
03 Impressoras, Rima XT-180, de 180 CPS.
LAB. 04 (SALA 20)
15 Microcomputadores, PC-XT, Micropic, com memória de 640K,
Monitor Angra, Winchester de 30 Mbytes e 2 Drives cada.
03 Impressoras, Rima XT-180, de 180 CPS.
LAB. 05 (SALA 18)
12 Microcomputadores, PC-XT, Micropic, com memória de 640K,
Monitor Angra e 2 Drives cada.
01 Impressora, Rima XT-180, de 180 CPS.
LAB. 06 (SALA 22)
12 Microcomputadores, PC-XT, Micropic, com memória de 640K,
Monitor Angra e 2 Drives cada.
01 Impressora, Rima XT-180, de 180 CPS.
LAB. 07 (SALA 23)
12 Microcomputadores, PC-XTII, Itautec, com memória de 256K,
Monitor Itautec e 2 Drives cada.
02 Microcomputadores, PC-XT, Micropic, com memória de 640K,
Monitor Angra e 2 Drives cada.
03 Impressoras, Rima XT - 180, de 180 CPS.
2.2. Biblioteca
A Comissão informa o que segue sobre a biblioteca:
"O acervo bibliográfico do curso de Tecnologia em Processa-
mento de Dados conta com os livros específicos das disciplinas mi-
nistradas. Constata-se que este acervo é continuamente consultado
pelos alunos.
Possui um acervo geral de 30.944 exemplares. Destes,3.230 exemplares
o da área de Processamento de Dados,e 36 assinaturas de Periódicos.
A IES comprova através de Notas fiscais, anexadas aos autos do processo,
a aquisição de mais 486 exemplares,para o acervo específico do curso em questão. A re-
lação deste acervo é parte integrante da Documentação Complementar.
2.3. Funcionamento e Estrutura Curricular
O Curso Superior de Tecnologia em Processamento de Dados foi
autorizado a funcionar pelo Decreto n° 94.081, de 06/03/87 com ba-
se no Parecer do CFE n° 87/87 com 100 vagas totais anuais distri-
buídas em 50 por semestre letivo.
Pela grade curricular apresentada o curso tem uma carga ho-
rária de 2.420 h/a acrescida: de 300 h/a de Estágio Supervisionado;
70 h/a de EF; e 70 h/a de EPB, perfazendo, assim um total de 2.860
h/a.
A relação das disciplinas que compõem o currículo do curso
constitui o Anexo 1 deste Parecer.
A carga horária curricular analisada é de 1950 horas,sendo
1275 horas de carga teórica e 675 horas de carga prática.Inclui Es_
tudo de Problemas Brasileiros.
Deve ser destacado o cumprimento de 600 horas mínimas de es
tágio supervisionado, com avaliações formais do desempenho do alu-
no.
Tomando por base a bibliografia indicada aos alunos e as en
trevistas realizadas com professores, alunos atuais e ex-alunos(jã
formados) do Curso, evidencia-se o cumprimento dos planos de ensi-
no definidos.
Os componentes curriculares analisados parecem satisfató-
rios, considerando-se a habilitação pretendida formação de um pro-
fissional de curso superior para atuar na área de informática.
- Sistema de Avaliação
O sistema de avaliação atende as normas legais propostas no
Regimento Escolar. Estrutura-se em avaliação progressiva do apro-
veitamento do aluno considerando atividades como seminários,provas,
I
pesquisas e outros.
- Estágio
Em função do crescente interesse das empresas, localizadas
na região, por profissionais da área de informática, a realização
de estágios pelo aluno é bastante facilitada.
Deve ser destacado o cuidado na regulamentação do Estágio
Supervisionado para a obtenção do Diploma de Tecnólogo, pois além
de caracterizar precisamente a natureza do estágio, prevê mecanis-
mos para acompanhamento e avaliação dos mesmos.
Em entrevistas com ex-alunos do Curso, podemos verificar
bom nível de aproveitamento dos estágios realizados
2.4. Corpo Docente
0 corpo docente do Corpo Docente do Curso objeto do DC n° 27/92, consti-
tuído por 25 Professores cujo perfil acadêmico é o seguinte: 01 com doutorado,
02 com mestrado, 01 com pós-graduação, 17 com especialização, 03 com graduação e
01 com Parecer de Aprovação do CFE. Há professores indicados para todas as disci-
plinas.
A Relação do Corpo Docente constitui o Anexo II deste Parecer
Sobre o Corpo Docente a Comissão comenta:
"Trata-se de corpo docente de professores, ma sua maioria, profis-
sionais da Área de Informática.
Alguns professores possuem Curso de Pós-graduação.
Os Curricula do corpo docente estão anexados ao Processo".
3. APRECIAÇÃO FINAL DA COMISSÃO VERIFICADORA
A Comissão Verificadora conclui seu relatório nestes termos:
"A COMISSÃO VERIFICOU:
- O Regimento Escolar;
- Documentação da Mantenedora;
- O funcionamento administrativo da Mantenedora e do Insti-
to;
- As instalações e equipamentos;
- Os planos de ensino que englobam objetivos, metodologia,
conteúdo programático, avaliação e bibliografia, de cada
disciplina;
- Titulação dos docentes;
- Acervo da biblioteca, arquivo de títulos e controle de re
tirada e consultas;
- Salas-ambiente da biblioteca.
- A COMISSÃO ENTREVISTOU:
- 0 Coordenador do Curso;
- Professores de várias disciplinas;
- Alunos;
- Ex-alunos (já formados);
- Bibliotecária;
- Secretaria.
- A COMISSÃO DESTACA
- O fato de ex-alunos do Curso estarem exercendo atividades
de Consultoria Independente na Área de Informática com de_
senvoltura.
- A qualidade das instalações em geral, com destaque para as
salas de aula e os laboratórios de computação.
- A presença constante da Coordenação, procurando avaliar
continuamente o andamento do Curso, realizando os ajustes
que se mostrem necessários.
- O empenho dos professores em capacitar os alunos para sua futura v1
da profissional, em termos de contato com aplicações reais e prá-
ticas.
- A relevância do Curso para o desenvolvimento tecnológico da cidade e
da região.
Conclusão da Comissão Verificadora
A Comissão Verificadora conclui pela Concessão do Reconhecimento do
Curso Superior de Tecnologia em Processamento de Dados ministrado pelo Instituto
de Ciências Extas de Americana, considerando a verificação "in loco" de condi-
ções favoráveis à solicitação pretendida."
II - VOTO DO RELATOR
0 Relator é de Parecer favorável ao Reconhecimento do curso Superior
de Tecnologia em Processamento de Dados, ministrado pelo Instituto de Ciências
Exatas de Americana, mantido pelo Instituto Salesiano Dom Bosco de Americana, em
Americana - SP, com 100 vagas totais anuais.
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior Acompanha o voto do Relator.
-5
Anexo I
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSAMENTO DE DADOS
SERIE
2ª
DISCIPLINA
PROGRAMAÇÃO OS COMPUTADORES
INTRODUÇÃO AO COMPUTADOR
RECURSOS COMPUTACIONAIS
MATEMÁTICA : FUNDAMENTOS
CALCULO PARA COMPUTAÇÃO
INGLÊS
ADMINISTRAÇÃO
ESTUDO DE PROBLEMAS BRASILEIROS
TEORIA GERAL DE SISTEMAS
CULTURA RELIGIOSA
EDUCACÃO FÍSICA
DISCIPLINA
LINGUAGEM E TÉCNICA DE PROGRAMAÇÃO
ANALISE E PROJETO DE SISTEMAS EM
PROCESSAMENTO DE DADOS I
APLICAÇÃO EM PROCESSAMENTO DE DADOS
BANCO DE DADOS
SISTEMAS ADMINISTRATIVOS
ÁLGEBRA LINEAR
ESTATÍSTICA
CONTABILIDADE GERAL, E DE CUSTOS
MATEMÁTICA FINANCEIRA
PSICOLOGIA APLICADA A ADMINISTRAÇÃO
CARGA HORÁRIA
150
70
70
70
70
70
70
70
70
70
70
850
CARGA HORÁRIA
150
70
70
150
70
70
70
70
70
70
. 860/
Anexo I
CARGA HORÁRIA MÍNIMA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: 300 HORAS
SERIE
DISCIPLINA
TOPICOS AVANÇADOS EM PROCESSAMENTO
DE DADOS
TÓPICOS AVANÇADOS EM COMPUTAÇÃO
TÓPICOS AVANÇADOS EM PROGRAMAÇÃO
ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS EM
PROCESSAMENTO DE DADOS II
SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO DA FUNÇÃO INFORMÁTICA
INFORMÁTICA E SOCIEDADE
ORGANIZAÇÃO E MÉTODOS
ECONOMIA
ESTRUTURA E RECUPERAÇÃO DE INFORMAÇÕES
COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA
CARGA HORÁRIA
70
70
150
70
70
70
70
70
70
70
70
850
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO: 2.860 HORAS
CARGA HORÁRIA ( SEM INCLUIR: EF, EPB, ESTÁGIO) (2.420) HORAS/AULA
Anexo II
CORPO DOCENTE
01. Abiael Franco Santos
Disc: Estudo de Problemas Brasileiros
Qualif.: Bacharel em Direito, Pós-graduação em Ciência Política.
Aceito
02. Adrano Capobianco
disc: Recursos Computacionais
Informática e Sociedade
Qualif.: Graduado em Análise de Sistemas Administrativos e Processamento de Dados
Especialização em Introdução à Linguagem MUMPS/Introdução ao D'Base II.
Aceito para o curso
03. Alessandro Antônio Orelli Júnior
Disc: Recursos Computacionais/Aplicação em Processamento de Dados e Banco de
Dados.
Qualif.: Graduado em Engenharia Agronômica. Especialização em Programação de Com-
putadores, Linguagem Basic e Redes de Comunicação de Dados.
Aceito para o curso.
04. Amaury Mausbach Filho
Disc: Tópicos Avançados em Programação/Linguagem e Técnicas de Programação.
Qualif.: Graduado em Ciência da Computação - Modalidade Científico Industrial,
Pós-graduação e Mestrado em Ciência da Computação.
Aceito
05. Antônio Buscarin
Disc: Contabilidade Geral e de Custos
Qualif.: Graduado em Administração de Empresas. Especialização em Marketing, Eco-
nomia e Administração/Adninistração de Empresas.
Aceito para o curso.
06. Antônio Guerino Codato Júnior
Disc: Topicos Avançados de Processamento de Dados
Qualif.: Graduando em Engenharia Civil e Ciên:ias da Computação. Possui vasta ex-
periência profissional.
Aceito para o curso . art.5º alinea"d"Res. 20/77-CFE
07. Benedito Modena Faria
Disc: Estatística
Qualif.: Bacharel em Engenharia Industrial Mecânica. Especialização em Controle
Estatístico de Processo/Liderança Situacional e Controlador Lógico Pro-
gramável.
Aceito para o curso.
08. Carlos Alberto Dariane
Disc: Matemática Financeira
Qualif.: Bacharel em Ciências Econômicas. Especialização em Economia -
Aceito para o curso.
Concentração Economia Empresarial. Cursando Mestrado em Economia.
09. Elizete Helena Rondini Forte
Disc: Comunicação Oral e Escrita
Qualif.: Licenciatura Plena em Português e Inglês. Pós-graduação em Arte e Téc-
nica da Tradução da Língua Inglesa. Mestrado em Línguistica.
Aceito.
10. Gilmar Maurício Rosa
Disc.: Cultura Religiosa
Qualif.: Graduação em Administração de Empresas.s -graduação em Administração
da Produção/Ministro da Eucaristia, das Exéquias da Palavra.
Aceito.
11. Ítalo Alberto Gatica
Disc.: Álgebra Linear
Qualif.: Graduado em Engenharia Civil. Especialização em Programação de Calcula-
doras Programáveis.
Aceito para o curso.
12. João Marcus Sacilotto
Disc: Matemática: Fundamentos
Qualif.: Bacharel em Matemática. Graduação em Engenharia Civil. Especialização em
Estatística Experimental e Metodologia do Ensino Superior. Possui Pare-
de Aprovação CFE-759/86.
Aceito
13. José Eraldo Leite de Oliveira
Disc: Cálculo para Computação
Qualif.: Graduado em Engenharia Elétrica. Especialização em Mecânica Fina.
Aceito para o curso
14. José Renato de Siqueira Lopes
Disc: Economia.
Qualif.: Graduação em Engenharia Elétrica. Curso de Espec, em Administração para
graduados área (Economia de Empresa). Cursando Especialização em concen-
tração em Finanças.
Aceito para o curso.
15. Luiz Cláudio Martinez
Disc: Teoria Geral de Sistemas Sistemas Administrativos /Tópicos Avançados em
Computação.
Qualif..: Graduado em Análise de Sistemas Administrativos em Process. Dados.
Aceito para o curso.
Graduado em Estatística. Especialização em Informática.
16. Marcelo Jamal Fraicisco
Disc: Introdução ao Computador
Qualif.: Bacharel em Ciências da Computação. Especialização em Economia
de Empresas.
Aceito para o curso.
17. Maria Eugênia Veiga Celeste
Disc: Sistemas de Computação/Adm. da Função Informática.
Qualif.: Graduado em Análise de Sistemas Administrativos em processamento de
Dados. Especialização em Técnicas de Aprendizagem/Basic/D'Base III.
Aceito para o curso
18. Moacir Scunderlck
Disc; Análise e Projeto de Sistemas em Processamento de Dados I e II/Organiza-
ção e Métodos.
Qualif.: Graduação em Tecnologia em Process. de Dados. Especialização em Progra
mação Cobol/Organização e Métodos.
Aceito para o curso.
19. Motoshi Harada
Disc: Estrutura e Recuperação de Informações
Qualif.: Bacharel em Matemática Aplicada e Computacional. Especialização em
Instrumentação e Controle.
Aceito para o curso.
20. Ronaldo Gonçalves
Disc: Linguagem e Técnica de Programação
Qualif.: Graduado em Ciências da Computação. Especialização em Informática.
Aceito para o curso
21. Paulo Augusto Vasconcelos Pinheiro
Disc: Inglês
Qualif.: Graduado em Letras - Português/Inglês. Bacharel em Letras-Inglês/Pedago-
gia/AdministraçãoEscolar. Especialização em Didática - Métodos Filosó-
ficos de Ensino. -
Aceito para o curso
22. Rui César Marquez
Disc: Programação de Computadores
Qualif.: Graduado em Analise de Sistemas. Pós-graduação em Análise de Sistemas-
PUC.
Aceito para o curso.
23. Sulami Pereira de Brito
Disc: Psicologia Aplicada à Administração.
Qualif.: Licenciatura em Estudos Sociais/em Pedagogia. Mestrado em Educação -
(Filosofia da Educação). Doutorado em Psicologia.
Aceito
24. Vicente de Paulo Antônio
Disc: Administrarão/Contabilidade Geral e de Custos.
Qualif.: Bacharel em Administração de Empresas. Pós-Graduação em Administração
em Administração de Recursos Humanos.
Aceito para o curso
25. José Fernando de Oliveira
Disc: Educação Física
Qualif.:: Licenciado em Educação Físicas - PUC/Campinas. Possuí vários cursos na
área de Educação Física e experiência no Magistério Superior.
Aceito
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou por una-
nimidade a conclusao da Câmara.
Sala Barretto Filho, 07 de maio de 1992.
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