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Atualmente, o curso de Pedagogia é ministrado com base nas
habilitações Administração Escolar, Orientação Educacional e
Ma-gistério das Matérias Pedagógicas do 2o Grau, consideradas
as cem (100) vagas aprovadas pelo CFE. Agora, acolhido o pedido
de remanejamento de 80 (oitenta) vagas do curso de Física para
a licenciatura em questão, a UNIG pretende a reformulação do
cur so de Pedagogia, com apoio no Parecer 161/86 deste
Colegiado, de modo a oferecer, também, a partir de 1993, as
habilitações Supervisão Escolar, Educação de Deficientes da
1 - Da reformulação do curso de Pedagogia
Tendo sido aprovado o pedido de remanejamento de vagas
enca-minhado pela Sociedade de Ensino Superior de Nova Iguaçu,
me diante o Parecer CAPLAN- /92, a Câmara de Ensino Superior
aprecia o pedido de reformulação do curso de Pedagogia nos as_
pectos pertinentes à estrutura curricular, recursos materiais,
incluindo os bibliográficos, e corpo docente. Igualmente, ava
lia os mesmos quesitos no concernente ao pedido de criação do
bacharelado em Matemática, a partir da licenciatura plena que
lhe corresponde, já reconhecida desde 1974.
I -RELATÓRIO
Z
ilma Gomes Parente de Barros
Reformulação do curso de Pedagogia e implantação de Bacharela.
do em Matemática nas Faculdades Unificadas de Nova Iguaçu.
SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR DE NOVA IGUA
Ç
U
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ção e Educação Pré-Escolar e Magistério das Séries Iniciais.
Assim, o curso em questão, agora com 180 (cento e oitenta) va
gas totais anuais, passa a ser ministrado com as seguintes ha_
bilitações:
- Administração Escolar;
- Orientação Educacional;
- Magistério das Matérias Pedagógicas do 2º Grau;
- Supervisão Escolar;
- Educação de Deficientes da Audiocomunicação;
- Educação Pré-Escolar e Magistério das Séries Iniciais.
1.1- Estrutura curricular
O Parecer CFE-161/86 recomenda a reorganização dos cursos
de Pedagogia, com base em estruturas curriculares capazes de me
lhorar a qualidade da formação de professores e especialistas
em Educação, essenciais ao funcionamento do sistema de ensino.
A proposta envolve a ampliação das opções do curso, a par_
tir da implantação das habilitações Supervisor Escolar, Educa-
ção de Deficientes da Audiocomunicação e Educação Pré-Escolar
e Magistério das Séries Iniciais. As duas primeiras têm seus
currículos plenos elaborados com base nas Resoluções CFE-02/69
e 07/ 72, respectivamente. Já para a última habilitação, em
vir-tude da não existência de currículo mínimo aprovado, foi
orga-nizado plano de curso adequado às necessidades de
formação pro fissional específica para esses níveis de
educação.
As estruturas curriculares são compatíveis com o espírito
do Parecer 161/86 e enriquecem o preparo do professor e do es-
pecialista, contribuindo para a melhoria do processo ensi-no-
aprendizagem e para o fortalecimento do sistema educacional no
âmbito das escolas e no das administrações centrais. O Ane-xo
1 deste parecer contém os currículos de todas as habilita ções
do curso de Pedagogia da UNIG.
1.2 - Instalações
A UNIG comprova dispor de instalações adequadas para aten
der à reformulação do curso de Pedagogia nos termos da propos_
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ta encaminhada, a partir do remanejamento de vagas autorizado.
Além das dependências próprias do curso, a Instituição vem de
concluir moderno prédio do Colégio de Aplicação, com 4 (quatro)
pavimentos e 2.441,56 m
2
de área, e conta com os laboratórios
bá sicos de saúde e setores específicos do Hospital-Escola São
Jo sé nos quais já existem recursos materiais necessários para
a habilitação Educação de Deficientes da Audiocomunicação.
Além disso, o Plano Diretor de Obras da Instituição inclui a
cons trução e conclusão, até 1995, da Clínica de Fonoaudiologia, a
qual proporcionará o apoio necessário às disciplinas específicas
des_ sa habilitação para atendimento educacional de
deficientes da fala e da audição, estando previstas as
dotações necessárias para tanto no planejamento econômico-
financeiro para o quinq-nio 1992-1996.
1.3 - Biblioteca Central
Ampliada nessa oportunidade para 569 m
2
, a Biblioteca Cen
tral terá seu acervo na área de Educação substancialmente am-
pliado de 3.810 títulos, para mais de 5.000 títulos de livros.
Acrescente-se a assinatura de novos periódicos, num total de
20 títulos de revistas de prestígio internacional.
1.4- Corpo Docente
A UNIG dispõe nos seus departamentos de Educação, Letras,
Matemática e Estatística, Biologia, Ciências Morfológicas, Ciên
cias Fisiológicas, Patologia e Imunologia e de Clínica Cirúrgi-
ca, de professores qualificados para assumirem a maioria das
disciplinas resultantes da reformulação do curso de Pedagogia.
São necessárias algumas indicações, ora encaminhadas ao Conse
lho, as quais correspondem a docentes portadores de mestrado
ou especialização, pelo menos, com experiência comprovada de ma
gistério superior. No Anexo 2 deste parecer estão relacionados
os atuais professores para o curso de Pedagogia bem como as no
vas indicações efetuadas. O novo corpo docente está constituí
do de profissionais com titulação e experiência suficientes pa_
ra assegurar a qualidade desejada ao funcionamento da nova es
trutura curricular.
2 - Do Bacharelado em Matemática
No presente momento, a UNIG ministra licenciatura em Materna
tica com 120 (cento e vinte) vagas, totais, anuais, reconheci.
da mediante o Decreto nº 74.198, de 21/06/74. A proposta de
criação do bacharelado tem respaldo na jurisprudência firmada
neste Conselho a partir do Parecer 44/72.
2.1-A estrutura curricular do bacharelado corresponde a con-
junto bem ordenado de disciplinas, algumas delas voltadas ao
aprofundamento das ciências matemáticas, de modo especial a
Informática. O currículo pleno proposto enriquece a formação
acadêmica e amplia as condições de melhor qualificação para o
próprio licenciado. Preenche, assim, as exigências do Parecer
44/72. (Ver anexo 1)
2.2 - Instalações
São satisfatórias e suficientes as instalações para o ba
charelado em Matemática, que se implantará sem aumento das va
gas já existentes para a licenciatura. Assinale-se as amplia-
ções previstas para o Núcleo de Informática e para o Laborató-
rio de Informática, num total de Cr$180.000.000,00 (cento e oi-
tenta milhões de cruzeiros) em termos de equipamentos, somente
para o ano de 1992.
2.3- Biblioteca Central
Além da ampliação do espaço físico, o bacharelado propos_
to se beneficiará das novas aquisições de títulos de livros e
de assinatura de periódicos previstos para a área de ciências
exatas e tecnológicas. São 2.690 novos títulos de livros, no
qüinqüênio 92/96, os quais se associam aos 3.570 já existentes,
e mais 38 novas assinaturas de periódicos de prestígio interna_
cional.
2.4- Corpo Docente
A UNIG dispõe, nos departamentos de Matemática e Estatís_
tica e de Informática, de professores com titulação e regime de
trabalho adequados para o magistério das disciplinas específ_i
cas do bacharelado pretendido. No Anexo 2 deste parecer se en-
contra relacionado o corpo docente para o curso de Matemática.
CONCLUSÃO
0 pleito da Sociedade de Ensino Superior de Nova Iguaçu
relativo à reformulação do curso de Pedagogia e da implantação
do bacharelado em Matemática a partir da licenciatura plena,
já reconhecida, encontra amparo legal nos Pareceres CFE-161/86
e 44/72, respectivamente.
A UNIG comprova a existência de recursos materiais sufi
cientes, inclusive os relativos ao acervo bibliográfico, para
implantar as novas estruturas curriculares resultantes da pro
posição encaminhada.
0 corpo docente proposto se conforma com o nível de quali-
dade exigido para o funcionamento da proposta.
II - VOTO DO RELATOR
Considerado o exposto e tendo em vista a conclusão deste
Parecer, vota a Relatora no seguinte sentido:
a) acolher a reformulação do curso de Pedagogia das Fa_
culdades Unificadas de Nova Iguaçu, o qual passa a dispor
de 180 (cento e oitenta) vagas, totais, anuais, in-
cluídas as 80 (oitenta) remanejadas do curso de Física,
distribuídas pelas habilitações Administração Esco_ lar,
Orientação Educacional, Magistério das Matérias Pe_
dagógicas do 2º Grau, Supervisão Escolar, Educação de
Deficientes de Audiocomunicação e Educação Pré-Escolar e
Magistério das Séries Iniciais;
b) aprovar a implantação do bacharelado em Matemática ao la_
do da licenciatura plena, já reconhecida, mantidas as
120 (cento e vinte) vagas já existentes.
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto da Relatora.
ANEXO 1
ESTRUTURA CURRICULAR
a) Curso de Pedagogia
b) Curso de Matemática
a) Curso de Pedagogia
HABILITAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR NAS ESCOLAS DE 1º E 2º
GRAUS
DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA ANUAL
HORAS/AULA
1ª SÉRIE
Lingua Portuguesa 80
Psicologia 120
Sociologia Geral 120
Filosofia 120
Economia da Educação 120
TOTAL 560
Educação Física 60*
E.P.B. 30*
* Carga horária não computada para integralização do curso.
SÉRIE
Educação Pré-Escolar e Alfabetização 80
Filosofia da Educação 120
Sociologia da Educação 120
História da Educação
80
Psicologia da Educação
80
Estrutura e Func. do Ensino de 1º e 2º Graus 120
Estatística Aplicada à Educação 80
TOTAL 680
Educação Física 60*
3ª SÉRIE CARGA
HO
HORÁRIA ANUAL
DRAS/AULA
Currículos e Programas
Didática
Metodologia do Ensino do 1° e 2º Graus I
Planejamento Organizacional e Educacional
Tecnologia Educacional
Medidas Educacionais
Princípios e Métodos de Administração Escolar I
TOTAL
80
120
120
80
80
80
120
680
4ª SÉRIE
Metodologia do Ensino do 1º e 2º Graus II
Educação Comparada
Princípios e Métodos de Administração Escolar II
Prática do Ensino na Escola de 1º e 2º Graus
Estágio Supervisionado de Administração Escolar
TOTAL
120
80
120
120
120
560
Carga Horária Total 2.480 h/a
HABILITAÇÃO EM ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
DISCIPLINAS
CARGA HORÁRIA ANUAL
HORAS/AULA
1ª SÉRIE
Lingua Portuguesa
Psicologia
Sociologia Geral
Filosofia
Economia da Educação
TOTAL
Educação Física
E.P.B.
80
120
120
120
120
560
60*
30*
* Carga horária não computada para integralização do curso.
2ª SÉRIE
Educação Pré-Escolar e Alfabetização
Filosofia da Educação
Sociologia da Educação
História da Educação
Psicologia da Educação
Estrutura e Func. do Ensino do 1º e 2º Graus
Estatística Aplicada à Educação
TOTAL
Educação Física
80
120
120
80
80
120
80
680
60*
3ª SÉRIE CARGA
HORÁRIA ANUAL
ORAS/AULA
Currículos e Programas
Didática
Metodologia do Ensino na Escola de 1º e 2º Graus I
Tecnologia Educacional
Medidas Educacionais
Princípios e Métodos de Orientação Educacional I
Planejamento Organizacional e Educacional
TOTAL
80
120
120
80
80
120
80
680
4ª SÉRIE
Metodologia do Ensino na Escola de 1º e 2º Graus II
Princípios e Métodos de Orientação Educacional II
Orientação Vocacional
Prática de Ensino na Escola de e 2º Graus
Estágio Supervisionado de Orientação Educacional
Educação Comparada
TOTAL
120
120
120
120
120
80
680
Carga Horária Total 2.600 h/a
HABILITAÇÃO EM MAGISTÉRIO DAS MATÉRIAS PEDAGÓGICAS DO 2º GRAU
DISCIPLINAS CA
RGA HORÁRIA ANUAL
HORAS/AULA
1ª SÉRIE
Língua Portuguesa
Psicologia
Sociologia Geral
Filosofia
Economia da Educação
Métodos e Técnica da Pesquisa Educacional
TOTAL
Educação Física
E.P.B.
80
120
120
120
120
80
640
60*
30*
* Carga horária não computada para integralização do curso.
2â SÉRIE
Filosofia da Educação
Sociologia da Educação
História da Educação
Psicologia da Educação
Estrutura e Func. do Ensino do 1º e 2º Graus
Educação Pré-Escolar e Alfabetização
Estatística Aplicada à Educação
TOTAL
Educação Física
120
120
80
80
120
80
80
680
60*
3º SÉRIE CARGA
HO
Metodologia do Ensino na Escola de 1º e 2º Graus I
Didática
Tecnologia Educacional
TOTAL
HORÁRIA ANUAL
DRAS/AULA
120
120
80
320
Disciplinas Eletivas - 3 dentre as que se seguem
Planejamento Organizacional e Educacional
Medidas Educacionais
Princípios e Métodos de Administração Escolar I
Currículo e Programas
Princípios e Métodos de Orientação Educacional I
TOTAL
80
80
120
80
120
480
4º SÉRIE
Metodologia do Ensino de 1º e 2º Graus II
Prática de Ensino na Escola do 1º e 2º Graus
Educação Comparada TOTAL
120
120
80
320
Disciplinas Eletivas - 1 dentre as que se seguem
Princípios e Métodos de Administraçã
o
Escolar II
Princípios e Métodos em Orientação Educacional II
120
120
HABILITAÇÃO EM SUPERVISÃO ESCOLAR
DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA ANUAL
HORAS/AULA
1ª SÉRIE
Língua Portuguesa 80
Psicologia 120
Sociologia Geral 120
Filosofia 120
Economia da Educação 120
TOTAL 560
Educação Física 60*
E P « B .
30*
* Carga horária não computada para integralização do curso.
SÉRIE
Educação Pré-Escolar e Alfabetização 80
Filosofia da Educação 120
Sociologia da Educação 120
História da Educação 80
Psicologia da Educação 80
Estrutura e Fun. do Ensino de 1º e 2º Graus 120
Estatística Aplicada à Educação 80
TOTAL 680
Educação Física 60*
3ª SÉRIE
CARGA HORÁRIA ANUAL
HORAS/AULA
80 Currículo e Programas
120 Didática
120 Metodologia do Ensino na Escola de 1º e 2º Graus I
80 Tecnologia Educacional
80 Medidas Educacionais
120 Princípios e Métodos de Supervisão Escolar I
80 Planejamento Organizacional e Educacional
TOTAL 680
4ª SÉRIE
120
Metodologia do Ensino na Escola de 1º e 2º Graus II
120
Princípios e Métodos de Supervisão Escolar II
80
Educação Comparada
120
Prática de Ensino na Escola de 10 e 20 Graus
120
Estágio Supervisionado de Supervisão Escolar
560
TOTAL
Total Horária Total
2.480
HABILITAÇÃO: EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E MAGISTÉRIO DAS SÉRIES INICIAIS
DISCIPLINAS CARGA
HORÁRIA ANUAL
HO
RAS/AÜLA
1º SÉRIE 80
Psicologia 120
80 Psicologia da Educação
Sociologia Geral 120
80 Sociologia da Educação
Filosofia 120
Filosofia da Educação 200
Formas de Expressão e Comunicação Humanas 120
920 Métodos e Técnicas da Pesquisa Educacional
TOTAL
2° SÉRIE 120
Desenvolvimento Bio-Psico-Social da Criança 120
80 Fundamentos de Linguagem
Processos Lingüísticos 200
80 Matemática Elementar I
80 Elementos de Química e Física
80 Biologia I (0 homem e o meio ambiente)
80 Formação Social, Política e Econômica do Brasil
80 História do Brasil
920 Geografia do Brasil
TOTAL
3ª SÉRIE CARGA
HORÁRIA ANUAL
HO
RAS/AULA
Metodologia da Linguagem
80
Metodologia das Formas de Expressão e
80
Comunicação Humanas
80
Metodologia da Matemática
80
Metodologia das Ciências Naturais
80 Metodologia das Ciências Sociais
80
Didática
80
Organização, Estrutura e Funcionamento
120
do Ensino Básico (Da Pré-Escola à 4ª Série)
Currículo, Planejamento e Avaliação do Ensino
80
Básico (Da Pré-Escola à 4ª Série)
80
Biologia II (Animais e Plantas)
80
Tecnologia Educacional
920
Atividades Físicas, Recreação e Jogos
TOTAL
4ª SÉRIE
Estágio Inicial
160
(Observação da Realidade do Sistema de Ensino
e Projetos Educacionais)
240
Estágio Intermediário (Execução de Projetos
Didáticos-Científicos)
Estágio Docente •
400
(Atuação de Prática Profissional com total
responsabilidade)
120
Trabalho Final de Curso
TOTAL
920
Carga Horária Total: 3.680 h/a
HABILITAÇÃO: EDUCAÇÃO DE DEFICIENTES DA AUDIOCOMUNICAÇÃO
DISCIPLINAS CARGA B
HOR
HORARIA ANUAL
RAS /AULA
SÉRIE
80
Língua Portuguesa
120 120
Psicologia
120 120
Sociologia Geral
80
Filosofia
80
Economia da Educação
80
Métodos e Técnicas da Pesquisa Educacional
80
Fundamentos de Física e Biofísica
880
Lingüística
60*
Oficina de Criatividade, Artes Cênicas e Artes
Plásticas
TOTAL
30*
Educação Física E.P.B.
* Carga horária não computada para integralização
do.
curso
2ª SÉRIE 120
Filosofia da Educação 120
80 Sociologia da Educação
80 História da Educação
Psicoloiga da Educação 120
80 Estrutura e Func. do Ensino de Graus
Introdução ã Educação Especial 160
Anatomia e Neurofisiologia dos Órgãos da Audição e
80
Fonação
120
Aquisição e Desenvolvimento Normal da Linguagem
960
Didática
TOTAL
60*
Educação Física
CARGA HORÁRIA ANUAL
3ª SÉRIE HORAS/AULA
Metodologia do Ensino na Escola de Graus 120
Psicologia da Audiocomunicação
120
Patologia Fonoaudiológica
120
Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem do
80
Deficiente da Audiocomunicação
Currículos e Programas
80
Técnicas Especiais de Comunicação
80
Problemas Sociais do Deficiente da Audiocomunicação
80
Métodos Etológicos da Observação Direta
80
Técnicas e Recursos Audiovisuais
40
TOTAL 840
Educação Física
60*
4ª SÉRIE
Avaliação da Linguagem, Fala e Audição do
80
Deficiente da Audiocomunicação
Audiologia
80
Estágio Supervisionado em Classes de Deficientes
280
da Audiocomunicação
Estágio Supervisionado de Observação em
80
Audiologia
Prática de Ensino para Deficientes da
160
Audiocomunicação
TOTAL 680
Educação Física
60*
Carga Horária Total 3.360 h/a
I
b) Curso de Matemática
FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
Fluxograma de Cursos
Distribuição de Disciplinas por série e respectivas Cargas
horárias.
Curso de Matemática (Licenciatura Plena)
- 0 Curso de Licenciatura Plena em Matemática adota o Regi.
me Anual, sendo integralizado, no mínimo, em 03 (três) e,
no máximo, em 07 (sete) anos letivos.
- A Carga horária prevista para a graduação em Licenciatura
Plena em Matemática é de 2.690 horas-aula.
- As disciplinas do Currículo Pleno e Respectivas Cargas ho
rárias, fixadas para as séries do Curso de Licenciatura
Plena em Matemática, estão, assim distribuídas:
LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA
DISCIPLINAS
CARGA HORÁRIA ANUAL
HORAS/AULA
1ªSÉRIE
Fundamentos de Matemática 120
Cálculo Diferencial e Integral I 120
Geometria Analítica 120
Desenho Geométrico e Geometria Descritiva 120
Introdução à Computação 120
Física I 120
TOTAL 720
E.P.B.
30*
Educação Física
60*
* (Carga horária não computada para integralização do curso).
2ª SÉRIE
Cálculo Diferencial e Integral II 120
Álgebra I 120
Linguagem e Técnica de Programação II
120
Física II
120
Psicologia da Educação
60
Estatística e Probabilidade 120
TOTAL 660
Educação Física
60*
3ª SÉRIE
CARGA HORÁRIA ANUAL
HORAS/AULA
Cálculo Numérico
1
20
Álgebra II
120
Álgebra Linear
120
Cálculo Diferencial e Integral III
120
Didática
6
0
Metodologia do Ensino da Matemática
120
TOTAL
660
4ª SÉRIE
120
Linguagem e Técnica de Programação III
120
Introdução a Topologia
120
Análise Matemática
120
Equações Diferenciais
Graus 60
Estrutura e Func. de Ensino de 1º e 2º
110
Prática de Ensino de Matemática
TOTAL
650
FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
Fluxograma de Cursos
Distribuição de Disciplinas por série e respectivas Cargas
horárias.
Curso de Matemática (Bacharelado)
- 0 Curso de Bacharelado em Matemática adota o Regime Anual,
sendo integralizado, no mínimo, em 03 (três) e, no máximo,
em 07 (sete) anos letivos.
- A Carga horária prevista para a graduação em Bacharelado
em Matemática é de 3.48 0 horas-aula.
- As disciplinas do Currículo Pleno e respectivas Cargas ho-
rárias, fixadas para as séries do Curso de Bacharelado em
Matemática, estão, assim distribuídas:
DISCIPLINAS
CARGA HORÁRIA ANUAL
HORAS/AULA
13 SÉRIE 120
Fundamentos de Matemática 120
Cálculo Diferencial e Integral I 120
Geometria Analítica 120
Desenho Geométrico e Geometria Descritiva 120
Introdução ã Computação 120
80 Física I (Física Geral e Experimental I)
800 Língua Portuguesa
TOTAL 60*
Educação Física 30*
E.P.B.
* Carga horária não computada para integra lização do curso.
2ª SÉRIE 120
80 Cálculo Diferencial e Integral II
Estatística e Probabilidade 120
Física II (Física Geral e Experimental II) 80
Estruturas Algébricas 80
Séries Infinitas e Aplicações 120
Álgebra Linear
Estrutura e Banco de Dados 120
Linguagens e Técnicas de Programação e Apl icação 120
Inglês Técnico 80
TOTAL 920
Educação Física 30
Carga horária não incluída
DISCIPLINAS
CARGA HORÁRIA ANUAL
HORAS/AULA
3ª SÉRIE 120
Introdução à Análise e a Topologia 120
80 Funções de Variáveis Complexas
120 Métodos de Matemática Aplicada
120 Equações Diferenciais Aplicadas I
160 Programação Matemática
Introdução e Metodologia do Desenvolvimento do
80
Sistema de Informação
880
Aplicação de Informática em Matemática Financeira
TOTAL
4º SÉRIE 120
Geometria Diferencial 120
80 Equações Diferenciais Aplicadas II
80 Análise Matemática
80 Topologia
80 Análise Numérica Aplicada
80 Linguagens Avançadas
Tópicos de Matemática Computacional 120
Teleprocessamento e Computação Gráfica 120
880 Projeto de Matemática Computacional
TOTAL
Carga horária total do bacharelado 3.480 horas,
não incluídas Educação Física e E.P.B., a serem ministradas em
4 anos.
ANEXO 2
CORPO DOCENTE
a) Corpo Docente do Curso de Pedagogia
b) Corpo Docente do Curso de Matemática
a) Corpo Docente do Curso de Pedagogia
1. Abrahão Lincoln de Mello
- Especialista:
. Economia da Educação
2. Alpia Ferreira Couto
- Mestre em Psicolinguística
. Técnicas Especiais de Comunicação
. Técnicas e Recursos Audiovisuais
. Problemas Sociais do Deficientes da Audiocomuni
cação
. Parecer CFE Nº 256/88
3. Arnaldo Marcio Costa
- Mestre em Otorrinolaringologia
. Patologia Fonoaudiológica
. Audiologia
Parecer CFE Nº 1358/80
Parecer CFE Nº 111/83
4. Aurila Maria Paes Landim F. da Silva
- Especialista
. Tecnologia Educacional
5. Belarmino Alves de Azeredo
- Mestre
. Fundamentos de Física e Biofísica
. Oficina de Criatividade, Artes Cênicas e
Artes Plásticas.
6. Eliane Barbosa Viana
- Mestre
. Psicologia
. Psicologia da Educação
. Desenvolvimento Bio-Psico-Social da Criança
7. Eliete Pereira dos Santos
- Especialista
. História da Educação
. Métodos e Técnicas da Pesquisa Educacional
8. Ely Moraes Freire de Souza
- Especialista
. Geografia do Brasil
Parecer CFE-446/88
9. Francisco Fernandes Filho
- Especialista
. Princípios e Métodos de Administração Esco
lar II . Esgio Supervisionado de
Administração Esco
lar.
10. Giovanni Semeraro
- Mestre
. Sociologia Geral
. Sociologia da Educação
. Filosofia da Educação
11. Hildemar Veríssimo
- Mestre
. Psicologia da Audiocomunicação .
Métodos Etológicos da Observação Direta
Parecer CFE no 226/84
12. Ivone Stanízio Fiorenzano
- Mestre
. Biologia I e II
. Metodologia das Ciências Naturais
13. Iza Pereira de Mattos
- Especialista era Educação Especial
. Introdução à Educação Especial
. Estágio Supervisionado de Observação em Audio
logia. Parecer CFE nº 111/83
14. Jane Rangel Alves Barbosa
- Mestre
. Princípios e Métodos de Administração Escolar I
. Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1º e 2º
Graus . Organização, Estrutura e
Desenvolvimento do
Ensino Básico.
15. Jorge da Silva
- Mestre
. Princípios e Métodos de Orientação Educacional
I e II . Orientação
Vocacional
16. José Carlos da Silva
- Mestre
. Matemática Elementar
. Metodologia da Matemática
17. Laila Simão M. dos Santos
- Mestre
. Estudo de Problemas Brasileiros
18. Lenita de Oliveira Vianna
- Especialista em Educação Especial
. Aquisição e Desenvolvimento de Linguagem do
Deficiente da Audiocomunicação . Esgio
Supervisionado em Classes de Deficien-
tes da Audiocomunicação . Prática de Ensino
para Deficientes da Audioco
municação
Parecer CFE nº 1.358/80
19. Lucy da Silva Sá Pinto
- Especialista em Educação Especial
. Avaliação da Linguagem, Fala e Audição do De_
ficiente da Audiocomunicação . Prática de
Ensino para Deficientes da Audioco
municação.
20. Maria Elena Bressan Wellisch
- Especialista
. Aquisição e Desenvolvimento Normal da Lingua
gem
Parecer CFE nº 1.358/80
Parecer CFE nº 111/83
21. Maria Helena Figueiredo Mediria
- Mestre
. Metodologia do Ensino de 1º e 2ªGraus I II .
Prática de Ensino na Escola de 1º e 2º Graus .
Currículos e Programas
22. Mario Manoel Ferreira Fortes
- Doutor
. Anatomia e Neurofisiologia dos órgãos da Audi.
ção e Fonação
23. Nilo Koscheck das Chagas
- Mestre
. Elementos de Química e Física
24. Paulo Jorge dos Santos Fleury
- Especialista
. História do Brasil
. Metodologia das Ciências Sociais
. Formação Social, Política e Econômica do Brasil
25. Percival Tavares da Silva
- Especialista (Cursa Mestrado em fase de disser_
tação)
. Filosofia
26. Rosa Maria Torte da Cunha
- Especialista
. Didática
. Estágio Supervisionado de Orientação Educacio
nal . Planejamento Organizacional e
Educacional
27. Rosane de Oliveira Barbosa
- Mestre
. Princípios e Métodos de Supervisão Escolar I
e II . Estágio Supervisionado de Supervisão
Escolar . Currículo, Planejamento e Avaliação
do Ensino
Básico
28. Sônia Maria Cortes Carlos
- Especialista
. Atividades Físicas, Recreação e Jogos
29. Vera Lúcia de Souza Neves
- Especialista
. Metodologia da Linguagem
. Metodologia das Formas de Expressão e da Comia
nicação Humanas . Estágios da Habilitação de
Educação Pré-Esco lar e Magistério das Séries
Iniciais
30. Zélia Rodrigues Neves
- Especialista
. Medidas Educacionais
. Estatística Aplicada à Educação
. Educação Pré-Escolar e Alfabetização
31. Waldemar Pedro Antônio -
Mestre
. Língua Portuguesa
. Fundamentos da Linguagem
. Formas de Expressão e Comunicação Humanas
. Processos Lingüísticos
Em resumo, o corpo docente do Curso de Pedagogia é
constituído de 31 (trinta e um) professores, com a seguinte ti
tulação:
1 Doutor
- 15 Mestres
- 15 Especialitas
b) Corpo Docente do Curso de Matemática
1. Ubirajara Eustáquio da Silva
- Mestre
. Cálculo Numérico
. Geometria Diferencial
. Análise Numérica Aplicada
2. Luiz Carlos da Silva
- Especialista
. Cálculo Diferencial Integral I e II
. Álgebra Linear
. Metodologia do Ensino de Matemática
3. Eduardo Antônio B. Soares
- Especialista
. Análise Matemática
. Introdução ã Topologia
. Topologia
. Introdução à Análise e à Topologia
4. Luiz Carlos Ribeiro dos Santos
- Mestre
. Equações Diferenciais Aplicadas I E II
. Álgebra I e II
. Estruturas Algébricas
5. Lindonor Gaspar de Siqueira
- Mestre
. Estatística e Probabilidade .
Séries Infinitas e Aplicações
6. José Carlos da Silva
- Mestre
. Funções de Variáveis Complexas
. Fundamentos de Matemática
. Prática de Ensino da Matemática
7. Nilo Koscheck das Chas
- Mestre
. Física Geral e Experimental I e II .
Equações Diferenciais
8. Wilson Ramos Martins
- Especialista
. Cálculo Diferencial e Integral III .
Geometria Analítica
9. Florialdo de Almeida Mattos
- Mestre
. Desenho Geométrico e Geometria Descritiva
. Métodos de Matemática Aplicada
10. Graciosa Raiala Moreira
- Especialista
. Introdução ã Computação
. Aplicações de Informática em Matemática Finan
ceira
11. Manoel Souza Neto
- Especialista
. Linguagem e Técnica de Programa II e III
. Introdução e Metodologia do Desenvolvimento
de Sistema de Informações
12. Rosa Amelita Sá M. da Motta
- Especialista
. Linguagens e Técnicas de Programação e Aplioa
ção . Linguagens
Avançadas
13. Maria Tereza Marino
- Especialista
. Estrutura e Banco de Dados
14. Allan Cardeck de Lemos
- Especialista
. Teleprocessamento e Computação Gráfica
15. Luis Cláudio Botelho Martins
- Mestre
. Projeto de Matemática Computacional
. Tópicos de Matemática Computacional
16. Ariosvaldo Vieira da Silva
- Mestre
. Inglês Técnico
17. Waldemar Pedro Antônio
- Mestre
. Língua Portuguesa
18. Laila Simão M. dos Santos
- Mestre
. Estudo de Problemas Brasileiro
19. Carlos Alberto Alves Serqueira
- Especialista
. Educação Física
20. Eliane Barbosa Viana
- Mestre
. Psicologia da Educação
21. Rosa Maria Torte da Cunha
- Especialista
. Didática
22. Jane Rangel Alves Barbosa
- Mestre
. Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1º e 2º
Graus.
Conforme se pode verificar, trata-se de corpo docente
constituído de 22 professores, dos quais 12 são mestres e 10
são especialistas.
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou por una-
nimidade a conclusão da Câmara.
Sala Barretto Filho, em 6 de maio de 1992.
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