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O Reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da
Bahia - UESB, encaminha a este Conselho pedido de reconhecimento
do Curso de Historia, licenciatura plena, ministrado pela Univer-
sidade, em Vitória da Conquista/BA.
0 Curso em apreço foi autorizado pelo Decreto
nº 90.588, de 29/11/84, com base no Parecer CEE/BA nº 365/84.
Pela Portaria SENESu/MEC nº 55, de 11 de abril
de 1991, foi designada Comissão Verificadora composta pelos pro-
fessores Eduardo Ubirajara Rodrigues Batista e José Paulino da
Silva, da Universidade Federal de Sergipe, para verificar a exis-
tência de condições para o reconhecimento do curso e apresentar
relatório conclusivo.
Com base nos dados contidos no processo, no rela-
tório da Comissão Verificadora e na documentação complementar en-
viada em cumprimento ao DC nº 111/91, passamos a análise do pe-
dido.
1. DADOS SOBRE A UNIVERSIDADE
A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
UESB, é uma Instituição de Ensino Superior, autorizada a funcio-
05/05/92
282/92
ZILMA GOMES PARENTE DE BARROS
Reconhecimento do Curso de Historia (Licenciatura Plena),
ministrado em Vitoria da Conquista.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
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cionar pelo Decreto Federal nº 94.250/87 e mantida pela Autarquia Univer-
sidade Estadual do Sudoeste da Bahia, criada em 1980 pela Lei Delegada
nº 12, de 30 de dezembro de 1980, era substituição à Fundação Educacional
do Sudoeste da Bahia.
Os cursos oferecidos pela UESB, estão distribuídos em três Cam-
pus: Vitória da Conquista, Jequié e Itapetinga. Tais cursos estão agrupa-
dos em 13 Departamentos sendo 3 em Jequie, 2 em Itapetinga e 8 em Vitó-
ria da Conquista.
2. DADOS SOBRE A ESCOLA/CURSO
2.1. Infra-estrututa Física
A Comissão Verificadora informa o que segue sobre
este item;
"Localização do Campus - O Campus, onde se leciona,
entre outros cursos, o de História, à noite, localiza-se a 4 quilômetros
do centro da cidade, em área isolada do movimento urbano das diversas
atividades comerciais, entre outras.
Prédios e Instalações - A Universidade funciona em
prédios próprios, era boas condições de preservação e de funcionamento
normal das aulas, atendendo as exigências necessárias. O prédio onde se
encontram as salas de aula encontra-se em pavimento imediatamente supe-
rior ao das salas administrativas: sala de Departamento, de Colegiado de
Curso, de professores, de leitura para estudo de professores, estando em
vias de receber melhores instalações, conforme projeto do Senhor Reitor,
Pedro Gusmão de Souza, apresentado verbalmente era contactos mantidos por
esta comissão no dia 16 de maio de 1991. A secretaria dispõe de funciona
rios para atender ao celegiado e ao departamento, isto é, para apoio ao
funcionamento direto do curso de Historia, pois há toda uma infra-estru-
tura para atendimento aos serviços burocráticos. A Universidade conta,
hoje, com aparelhagem computacional, encontrando-se, no momento, em fase
de registros administrativo, trabalhando-se com fichas individuais aluna
do, constando da vida escolar e de informações sobre aprovação, reprova-
ções, trancamento, etc. .(...)
Ha, ainda, um excelente auditório com recursos au-
dio-visuais, laboratório de Ciências e de língua estrangeira e uma sala
reservada aos diversos recursos didáticos entre estes: video-cassetes ,
gravadores, conjunto de som, aparelhos de TV, retroprojetores, etc. As
salas dispõem de carteiras em quantidade e qualidade, satisfatoriamente
razoáveis., ainda, cantina, área de lazer, quadra de esportes e posto
de vendagem de livros e revistas de diversas universidades do País. 0
Centro Acadêmico, conforme contacto mantido com seu presidente e alguns
alunos, ainda nao tem instalações prórpias no Campus. Todavia o Diretório
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Central, situado fora do Campus, serve, provisoriamente, aos contatos e
reuniões dos diversos Centros Acadêmicos."
2.2. Biblioteca
A Biblioteca Cental da UESB localiza-se no Campus
de Vitoria da Conquista.
Em 1990, seu acervo no campo das ciências humanas
estava assim constituido:
Sobre este item a Comissão Anforma:
"A biblioteca conta com um acervo de mais de 4.000
títulos. Entretanto, como há dois anos nao se reabastece as prateleiras;
o atual reitor se dispôs em conseguir mais exemplares, principalmente o-
bras de referência e periódicos para melhor adequar a demanda do aluna -
do".
2.3. Funcionamento e Estrutura Curricular
O curso de Historia, licenciatura plena, foi autori-
zado pelo Decreto nº 90.588, nos termos do Parecer CEE/BA nº 365/84, e
começou a funcionar no 2º semestre de 1985.
0 curso oferece anualmente 40 vagas e funciona desde
a sua implantação de segunda a sexta-feira, no período noturno e aos
sábados no turno vespertino.
A Comissão Verificadora informa:
"- 0 concurso vestibular ê realizado anualmente,
ofertando-se 40 vagas por ano, para uma demanda de cerca de 280 candida-
tos, proporcionando uma proporção de 7 candidatos por uma (1) vaga. 0
primeiro vestibular deu-se em 1985 e a primeira turma a concluir o curso,
finalizou-o em 1990".
ÁREA
História
Antropologia
Economia
Educação
Filosofia
Geografia Humana
Política
Sociologia
T 0 T A I S
nº TÍTULOS
485
47
350
626
362
45
142
375
2.432
nº EXEMPLARES
1.382
151
1.051
2.109
1.102
260
360
842
7.257
Cora relação ao corpo discente comenta a Comissão:
"0 corpo discente do curso de Licenciatura em His-
toria compõe-se, quase que integralmente, de alunos que trabalham duran-
te o dia. Entretanto, nota-se, pelo contato mantido com alunos de diver-
sos períodos, que hã um interesse forte pelo curso, interesse esse de-
mostrado pela frequência às aulas, sacrifício financeiro na aquisição
de livros didáticos e envolvimento com os debates sobre ensino e pesqui-
sa. Pelo quadro de matrículas observa-se que há trancamentos de matrí -
culas, mudança de curso e, ate, abandono, o que é comum em comunidade
onde a necessidade de se trabalhar torna-se competitivo com o estudar,
perfazendo-se um total, em todos esses casos, de cerca de 27%. Entretan-
to o Colegiado e o Departamento de Historia estão estudando novas estra-
tégias de intercomplementaridade nas deficiências que alguns alunos
apresentam e que acabam por trocar ou abandonar o curso. A distância en-
tre a sede do Campus e algumas localidades mais difíceis de acesso tam-
m influem. Porém a aspiração pela conquista do curso e o fácil inter-
relacionaraento com a administração e o corpo docente do curso tem esti-
mulado o alunado a persistir no alcance de sua realização profissional e cultural".
A carga horária do curso perfaz 2.490 horas/aula ,
acrescidas de 150 h/a de EPB e EF, totalizando 2.640 h/a. 0 currículo
pleno integra o Anexo I deste Parecer.
Quanto ao currículo pleno, a Comissão faz a seguin-
te apreciação:
"Com uma carga horária de 2.640 horas e contando
com 134 créditos, esta comissão pode obeservar que as atividades do alu-
nadoo bem diversificadas, quanto ao aspecto didático-pedagógico, aten-
dendo às Resoluções do Conselho Federal de Educaçãos 01/72 e 09/69.
Quanto aos mínimos de conteúdo e de duração para a formação pedagógica,
o currículo satisfaz ao Art. 1º da Resolução nº 09/69, contando cora
disciplinas da Psicologia da Educação, Didática, Estrutura e Funciona -
mento do-, Ensino de 1º e 2º Graus, além da Pratica de Ensino previsto, no
Art. 2º da supracitada Resolução. E o total de 330 horas destas disci -
plinas satisfaz o mínimo de 1/8 do previsto sobre a carga horária total
do curso, de acordo com o do Art. 3º da Resolução 09/69. Conforme fluxo-
grama do currículo, anexo, o 1º Ciclo consta de uma carga horária de
330 horas; o currículo mínimo, de 1.380 horas; as complementares obriga-
tórias do curso perfazem 390 horas; Educação Física, 90 horas; e Estu -
dos de Problemas Brasileiros, 60 horas. As disciplinas optativas sao
reservadas 390 horas, devendo o alunado escolher dentre um elenco de 19
disciplinas, constantes no verso do fluxograma do currículo, anexo a es-
te relatório".
professores foi testemunhado por esta comissão, quando do encontro com
uma amostragem aleatória de 20 alunos dos diversos períodos que, espon-
taneamente, manifestaram sua satisfação pelo quadro docente de Historia".
II - VOTO DA RELATORA
À vista de todo o esposto e considerando a manifes-
tação favorável da Comissão Verificadora, a Relatora é de parecer que
deve ser reconhecido o curso de Historia (Licenciatura Plena), ministra
do pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, em Vitória da Con -
quista/BA.
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior acampanha o Voto da Re-
latora.
Sala da Sessões, em 4 de maio de 1992.
ANEXO I
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
CURSO: HISTÓRIA
1º Semestre
Introdução à Economia
Educação Física I
Introdução aos Estudos Históricos
História Antiga
Português Instrumental
Introdução à Sociologia
2º Semestre
Educação Física II
História Medieval I
Teoria da História I
Metodologia Científica
Sociologia Política
3º Semestre
Educação Física III
História Medieval II
Teoria da História II
História das Idéias Políticas e Sociais
EPB I
4º Semestre
História Moderna I
História da América I
História do Brasil I
Psicologia da Educação I
EPB II
5º Semestre
História Moderna II
História da América II
História do Brasil II
Hist./Historiografia da Bahia
Psicologia da Educação II
6º Semestre
História Contemporânea I
História do Brasil III
Metodologia da Pesquisa Histórica
Didática
Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1º e 2º Graus
Carga
Horária
60
30
75
90
75
60
30
60
60
60
60
30
60
60
60
30
60
60
60
60
30
60
60
60
75
75
60
60
60
75
75
ANEXO I ( Cont.)
7º Semestre
História Contemporânea II
História do Brasil IV
Metodologia do Ensino de História
Prática Pesq. Hist. Supervisionada
8º Semestre
Prática de Ensino de História
Historiografia Brasileira
Carga
Horária
60
60
90
75
75
60
Disciplinas Optativas:
Modos de Produção Asiática e Escravista
Instituições do Modo de Produção Feudal
A Expansão Colonial e as Práticas Mercantilistas
História da Península Ibérica
Gênese e Evolução do Liberalismo
História dos Movimentos Sociais Europeus - Sécs.XIX e XX
A Crise de 1929 e as Novas Funções: do Est. Capitalista
História dos Regimes Socialistas
História da África Contemporânea
História da Ásia Contemporânea
Estado, Classes Sociais e Partidos Políticos no Brasil
História da Agricultura no Brasil
Agricultura e Capitalismo no Brasil
História da Arte
História dos Movimentos Sociais no Brasil
Fundamentos de Geografia Humana
Antropologia Cultural
Cultura Brasileira III
História da Filosofia Moderna e Contemporânea
RESUMO DA CARGA HORÁRIA:
- Disciplinas do Currículo Mínimo 1.380
- Disciplinas Complementares Obrigatórias 390
- Disciplinas do 1º Ciclo 330
- Disciplinas Optativas 390
- Disciplinas de Legislação Específica (EPB e EF) 150
2.640 h/a
45
45
45
45
45
45
45
60
45
45
45
60
60
45
45
60
60
60
60
ANEXO II
CORPO DOCENTE
A - PROFESSORES ACEITOS
01. Acácia Banhos Cabral
Disc. Educação Física
Qual. Licenciatura em Educação Física, Escola Superior de Educação
Física Para, em 1979. Especialização em Mecanoterapia, Univer-
sidade de Campinas, em 1980. Especialização em Ensino de Dan-
ça, Universidade Gama Filho/RJ, em 1985. Experiência no Magis-
tério Superior desde 1984. Par CEE 119/87.
02. Alberto Herãclito Ferreira Filho
Disc. Historia e Historiografia da Bahia
Historiografia Brasileira
Qual. Graduação em Direito, EFBA, 1983. Licenciatura em História,
Universidade Católica de Salvador/BA, 1988. Mestrado em Histó-
ria Social, UFBA - em andamento. Experiência no magistério su-
perior desde 1988.
03. Ana Cristina Resende Fernandes
Disc. Psicologia da Educação
qual. Licenciatura em Pedagogia, FFCL Teófilo Otoni/MG 1987.
Especialização em Psicologia Educacional, Fundação Educacional
Nordeste Mineiro. Teófilo Otoni/MG, em 1988. Especialização em
Pesquisa Educacional pela Universidade Estadual do Sudoeste da
Bahia - Universidade Federal da Paraíba, 1989.
Experiência no magistério Superior desde 1989
04. Ana Isabel Rocha Machado
Disc. Português Instrumental
Qual. Licenciatura Plena em Letras Vernáculas - UESB, 1984.
Especialização, em Língua Portuguesa, PUC/MG, 1987.
Experiência docente no ensino superior desde 1985.
Parecer CEE nº 335/87
05. Ariane Norma de Menezes Sá
Disc. Historia da Agricultura no Brasil (*)
Agricultura e Capitalismo no Brasil (*)
Qual. Licenciatura em História, UFPB, 1985. Mestrado em História So-
cial, Universidade deo Paulo - em andamento. Experiência no
magistério superior desde 1988.
06. Áurea de Almeida Barbosa
Disc. Introdução à Sociologia
Sociologia Política
Qual. Graduação em Serviço Social, Faculdade de Serviço Social de
Lins/SP, 1967. Mestrado em Sociologia, UFPB, 1988.
Experiência no Magistério superior desde 1988.
Parecer CEE 140/90
07. Carlos Tadeu Melo Botelho
Disc. Historia Moderna
História da Península Ibérica (*)
Qual. Licenciatura em História pela Universidade Católica de Salvador,
em 1982. Especialização em História Moderna e Contemporânea,
PUC/MG - em andamento. Mestrado em História Social UFBA - em
andamento. Experiência no magistério superior desde 1986.
Parecer CEE 064/90.
08. Humberto José Fonseca
Disc. História do Brasil
Estado, Classes Sociais e Partidos Políticos no Brasil (*)
Qual. Licenciatura em História, UBFA, 1986. Mestrado em Ciências Soci-
ais - área de concentração História Social, UFBA, - em andamen-
to. Experiência no magistério superior desde 1988.
Parecer CEE 137/90.
09. José Raimundo Fontes
Disc. Introdução aos Estudos Históricos
Teoria da História
Qual. Licenciatura em Pedagogia Faculdade de Edcuaçao da Bahia 1976.
Licenciatura em História, UFBA, 1977. Especialização em Conteú-
dos e Métodos de Estudos Sociais, UFBA, 1977. Mestrado em Ciên-
cias Sociais - área de concentração História Social, UFBA, 1982
Especialização em Organização de Arquivo pela Universidade de
Sao Paulo, IEB/ECA, em 1990. Doutorado em História Econômica ,
Universidade deo Paulo - em andamento. Experiência no magis-
tério superior desde 1977.
10. Josefina Maria Castro dos Santos
Disc. Psicologia "da Educação
Qual. Graduação em Pedagogia, UFBA, 1974. Mestrado em Educação,
PUC/RS, 1978. Experiência no magistério superior desde 1978.
Parecer CEE 171/80.
11. Manuel Rolph de Viveiros Cabeceiras
Disc. História Antiga
Modos de Produção Asiática e Escravista (*)
Qual. Bacharelado em Historia pela Universidade Federal do Rio de Ja
neiro, 1983. Licenciatura em Historia, Universidade Federal do
Rio de Janeiro, 1984. Doutorado em História Social, Universida
de deo Paulo - em andamento. Experiência no magistério supe-
rior desde 1986. Parecer CEE 053/90.
12. Marli Leite Quadros
Disc. Português Instrumental
Qual. Licenciatura Plena em Letras Vernáculas, Universidade Estadual
do Sudoeste da Bahia em 1985. Especialização em Língua Portu -
guesa e Literatura Portuguesa e Brasileira, Universidade Fede-
ral da Paraíba em 1986. Mestrado em Língua Portuguesa Universi-
dade deo Paulo - em andamento. Experiência no magistério su-
perior desde 1986. Parecer nº 310/87.
13. Railda Menezes de Souza
Disc. Português Instrumental
Qual. Graduação em Letras Vernáculas/Francês, Universidade Federal da
Bahia em 1974. Especialização em Língua Portuguesa, F.F.C.L. de
Cajazeiras/PB em 1978. Experiência no magistério superior desde
1977. Parecer CFE 842/80.
14. Ruy Hermann Araujo Medeiros
Disc. Estudo de Problemas Brasileiros.
Qual. Graduação em Direito pela Universidade Católica de Salvador/BA
em 1971. Experiência no magistério superior desde 1988.
15. Tania Rocha Andrade Cunha
Disc. Antropologia Cultural (*)
Metodologia Científica
Qual. Graduação em Ciências Sociais, UFBA, 1980. Especialização em
Sociologia pela PUC/MG 1984. Experiência no magistério superior
desde 1982. Parecer CEE nº 204/84 - 244/84 e 365/84.
16. Walquíria Lêda de Albuquerque
Disc. Fundamentos de Geografia Humana (*)
Qual. Licenciatura em Geografia, UFCE. 1968. Bacharelado em Geografia
UFCE, 1969. Especialização em Geografia Humana. Universidade Ca-
tólica de Minas Gerais em 1980. Experiência no magistério supe-
rior desde 1977. Parecer CFE 406/80.
29. Luiz Otávio de Magalhães
Disc. História Contemporânea
Qual. Licenciatura era Historia pela Universidade Estadual Paulista
Julio de Mesquita Filho, em 1986. Cursando Mestrado em Histó-
ria, USP. Experiência no magistério superior.
30. Maria da Conceição Fonseca Silva
Disc. Português Instrumental
Qual. Graduação era Letras Vernáculas, Universidade Estadual do Sudo-
este da Bahia em 1985. Especialização em Língua Portuguesa Re-
dação - PUC/MG era 1988. Experiência no magistério superior des-
de 1988. Parecer CEE 073/90.
31. Maria Laura Veloso da Silva
Disc. Didática
Qual. Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia de Ibabuna
Bahia e, 1968. Especialização em Conteúdos e Métodos de Ensino
Superior, UFBA, 1972. Experiência no magistério superior desde
1972. Parecer CEE 181/76 e CFE 3848/76.
32. Maria Iza Pinto de Amorim Leite
Disc. Didática
Qual. Licenciatura era Pedagogia, UFBA, 1973. Especialização em Método-
logia do Ensino Superior, UFBA, 1976, Especialização em Metodo-
logia do Ensino Superior, Universidade Católica de Salvador /BA
em 1977. Experiência no magistério desde 1981.
33. Marilene Robatto Ramalho Sampaio
Disc. Didática
Qual. Graduação em Pedagogia, Federação Escolas Superiores de Ilhéus
e Itabuna, em 1980. Especialização em Metodologia do Ensino Su-
perior pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro em
1983. Experiência no magistério superior desde 1981.
Parecer CEE 078/88.
34. Marta Elizabeth Guimarães Alfano
Disc. Psicologia da Educação
Qual. Licenciatura em Psicologia, UFBA, 1986. Bacharelado em Psicolo-
---, UFBA, 1987. Mestrado em Psicologia, UFMG - em andamento.
Experiência docente no ensino superior desde 1989.
35. Newton Leme de Camargo
Disc. Historia do Brasil
Historia dos Movimentos Sociais no Brasil (*)
Qual. Lic. em Historia, FFCL de Sorocaba, 1986. Especialização Lato
Sensu era Cultura Brasileira, FFCL de Sorocaba, 1987. Atua na
UESB desde 1988.
36. Pedro de Souza Gusmão
Disc. Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1º e 2º Graus.
Qual. Bacharelado em Teologia pelo Seminário Teológico no Norte do
Brasil em 1984 (em Pernambuco). Graduação em Pedagogia, Facul-
dade de Campo Grande/RJ em 1969. Especialização em Conteúdos e
Métodos do Ensino Superior, Univesidade Federal da Bahia em
1974. Experiência no magistério superior desde 1974.
Parecer CEEs 117/76, 176/76 e 008/85 - CFE 3848/76 e 078/88
37. Rita de Cássia Mendes Pereira
Disc. Historia Medieval
Instituições do Modo de Produção Feudal (*)
Qual. Licenciatura em História pela Universidade Federal da Bahia,
1987. Mestrado em Historia Social, Universidade deo Paulo
em andamento. Experiência no magistério superior desde 1988.
Parecer CEE 005/90.
38. Roque Felipe de Oliveira Filho
Disc. Gênese e Evolução do Liberalismo (*)
Historia dos Regimes Socialistas (*)
Historia dos Movimnentos Sociais Europeus - Séculos XIX e XX (*)|
Qual. Licenciatura em Historia, Universidade Estadual Paulista Júlio
de Mesquita Filho era 1986. Mestrado era Historia Social, UFBA em
andamento. Experiência no magistério superior desde 1988.
Parecer CEE 049/90.
39. Rubem Soares Cavalcante
Disc. Psicologia da Educação
Qual. Graduação em Filosofia pela Fac. de Itabuna/BA em 68.
Especialização em Conteúdos e Métodos do Ensino Superior, UFBA,
74. Experiência do magistério superior desde 1972.
Parecer CFE 3848/76 - CEE 157/76 - CFE 78/88 CEE 365/84.
40. Sinval Almeida Passos
Disc. Fundamentos de Geografia Humana (*)
Qual. Licenciatura era Geografia, UFSE, 1984. Especialização em Orga-
nização od Espaço Rural no Mundo Subdesenvolvido, UFSE, 1986.
Experiência no magistério superior desde 1986.
Parecer CFE nº 136/90.
41. Thereza Arlinda Hughes Guerreiro Costa
Disc. Psicologia da Educação
Qual. Bacharelado em Psicologia, UFBA, 1971. Especialização em Psico-
logia, PUC/MG, 1986. Especialização em Pesquisa Educacional,
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Universidade Fe -
deral da Paraíba em 1990. Experiência no magistério superior
desde 1982. Parecer CEE nÇ 176/83.
42. Waldenor Alves Pereira Filho
Disc. Introdução a Economia
Qual. Bacharelado em Ciências Econômicas pela Faculdade Católica de
Ciências Econômicas da Bahia em 1976. Especialização em Metodo-
logia do Ensino Superior, UFR/RJ em 1983. Experiência no magis-
tério desde 1982. Parecer CEE 395/84 e CFE 862/86.
43. Walmyra Ribeiro de Albuquerque
Disc. Metodologia do Ensino da Historia
Prática do Ensino da Historia
Qual. Lic. em História, Univ. Católica de Salvador. Frequentou três
cursos na área. Experiência docente e de pesquisa.
Aprovado em Concurso Publico para a referidas disciplinas.
(*) Disciplinas Optativas.
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou por una-
nimidade a conclusão da Câmara.
Sala Barretto Filho, em 5 de maio de 1992.
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