unificadas da Faculdade.
Quanto ao curriculo, compete aos alunos dos programas
de mestrado e.doutorado freqüentar três cursos obrigatórios e dois
opcionais, verificando-se pela relação de disciplinas oferecidas que
os Pós-Graduados sao efetivamente atendidos na sua ãrea.
0 relatório técnico da CAPES destaca o currículo bem
elaborado e coerente, assim como a oferta semestral de disciplina, com
suficiência e regularidade.
2. Corpo Docente
0 corpo docente é constituido por 13 professores, todos
doutores em regime de tempo integral e ou dedicação exclusiva, sendo
que alguns já completaram a Livre-Docência, só acessível na USP a
quem já completou o doutoramento. Todos os professores sao especializa
dos em Literatura Portuguesa, sendo sua qualificação incontestável,
conforme ressalta a Comissão Verificadora.
Segundo o relatório da .CAPES, dois dos professores en-
volveram-se apenas em orientação e pesquisa, enquanto os demais se
ocupara dessas atividades e do ensino.
É boa a relação orientando / orientador.
3. Corpo Discente
Consta do relatório da Comissão Verificadora que o
curso de mestrado e doutorado em Literatura Portuguesa recebe candida-
tos de todos os estados do Brasil, predominando professores que já atu-
am no 3º grau. Dessa forma, a clientela procede de escalas de 3º grau
e destina-se a ela. Alunos recentemente egressos da graduação, associ-
ados aos projetos de pesquisa dos professores, também se candidatam ao
mestrado.
A CAPES informa que o fluxo de alunos poderia e deveria
ser melhorado, sendo elevado o tempo médio de titulação. Em 1989, havia
32 alunos matriculados no mestrado e 25 no doutorado.
A Comissão defende o aumento do numero de bolsas de de-
manda social, da CAPES e do CNPq, por considerar que o fato da maioria
dos alunos precisam trabalhar e estudar simultaneamente prejudica o
fluxo dos alunos.
4. Pesquisa e Produção Científica
O panorama da Literatura Portuguesa é analisado desde
suas primeiras manifestações ate a atualidade, resultando em livros e
ensaios editados no Brasil e no exterior, segundo a apreciação da Co-
missão. O nível dos alunos é também considerado alto, tendo em vista
as dissertações e teses apresentadas.