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INTERESSADO/MANTENEDORA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
UF
SP
ASSUNTO:
Credenciamento do Curso de Pós-Graduação em Linguística Aplica-
da, em nível de mestrado com áreas de concentração em Ensino-
Aprendizagem de Língua Materna; Ensino-Aprendizagem de 2º Língua
e Língua Estrangeira; e Tradução.
RELATOR: SR. CONS. ZILMA GOMES PARENTE DE BARROS
PARECER Nº 233/92
CÂMARA ou COMISSÃO
CESu
1. RELATÓRIO
APROVADO EM: 01/04/92
PROCESSO Nº23038.000681/91-86
O Reitor da Universidade Estadual de Campinas
soli-
cita a este Conselho 0 credenciamento do curso de pós-graduação
em Lingüística Aplicada, em nível de mestrado, com áreas de con-
centração em Ensino-Aprendizagem de Língua Materna; Ensino-Apren-
dizagem de 2ª Língua e Língua Estrangeira; e Tradução.
0 Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP
já ministrava Curso de Pós-Graduação em nível de mestrado e dou-
torado em Linguística e menstrado em Teoria Literária, com cre -
denciamentos já renovados por este Colegiado, passando a partir
de 1987, a oferecer o menstrado em Lingüística Aplicada.
De acordo com a justificativa e proposta do cur-
so, i 0 segundo do País a ostentar no título a especificidade
Lingüística Aplicada e 0 primeiro a oferecer Tradução como área
de concentração.
A Comissão Verificadora foi composta pelos pro -
fessores LUIZ ANTONIO MARCUSCHI, da Universidade Federal de Per-
nambuco e HILÁRIO BOHN, da Universidade Federal de Santa Catari-
na
.
Com base nos dados contidos nos autos do Proces-
so, na última avaliação da CAPES e no relatório da Comissão Veri-
ficadora, passamos à análise do pleito.
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1- Organização Acadêmica e Administrativa.
Em sua justificativa, a Universidade informa que o denomi-
nador comum às áreas de concentração i o interesse por "questões do uso
da linguagem colocadas na pratica, surgidas de problemáticas concretas
e complexas em contextos escolares, tangenciais à ciência da linguagem
mas centrais para a formação de professores e pesquisadores voltados pa-
ra o ensino de língua e tradução".
Em seu relatório técnico, a CAPES comenta, em relação á es-
trutura curricular, que as ãreas estão bem caracterizadas e que as disci-
plinas oferecidas sao relevantes para as áreas, sendo boa a relação
entre o número de disciplinas e o de ãreas, havendo suficiência e regu-
laridade na oferta de disciplinas.
A Comissão Verificadora informa que a organização curricu-
lar prevê quatro conjuntos de disciplinas sendo duas obrigatórias para
todos e outras duas também obrigatórias que podem ser escolhidas entre
4 disciplinas para o fornecimento de um embasamento teórico. De um le -
que de 20 disciplinas optativas, o aluno escolhe 4, cursando ainda uma
disciplina do Domínio Conexo, que pode ser escolhida entre qualquer
disciplina dos cursos de Pós-Graduação da UNICAMP.
A Comissão acrescenta que as diciplinas tem ementas bem
montadas num nível de generalidade - especificidade equilibrado e os
programas dos últimos semestres evidenciam dinamismo na renovação temá-
tica e bibliográfica em sua maior parte.
Ainda segundo a Comissão, as áreas de concentração estão
bem delineadas e preenchidas, notando-se apenas um leve desequilíbrio na
área de Tradução; a questão das linhas de pesquisa aindao está bem
definida.
A Comissão frisa a importância da área de concentração de
Tradução, por ser a única no País.
2- Corpo Docente:
Segundo a CAPES o número de docentes é adequado, sendo to-
dos doutores com dedicação exclusiva.
Sobre o item, a Comissão informa que a distribuição de do-
centes por área de concentração e equilibrada, notando-se apenas neces-
sidade de ampliar os docentes da área de Tradução; todos dao regularmen
te cursos na Pós-Graduação e mantêm orientados sob sua responsabilidade,
estando vinculados à pesquisa e apresentando projetos em andamento. Em
media, cada docente oferece 3 disciplinas por ano na Pós-Graduação, no-
tando-se um saudável costume de dar aulas em duplas, isto i, dois docen-
tes responsáveis por uma discip1ina. Observa-se ainda, a presença regu-
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lar de professores visitantes de instituições estrangeiras.
Acrescenta-se que os docentes estão preocupados era reduzir
o número de pesquisas por docente e definir com mais clareza as linhas
de pesquisa.
3 - Corpo Discente
Na época da visita da Comissão, havia 55 alunos regularmen
te matriculados, com 33 alunos cursando disciplinas, 22 em fase de dis-
sertação e 3 dissertações já apresentadas. Nao houve matrículas tranca-
das no decorrer do curso, fato a ser destacado.
A Comissão observa que inexiste um teto máximo para as en-
tradas anuais ocorrendo anualmente um aumento no numero de mestrados ;
os alunos especiaiso muitos, resultando em turmas maiores que o dese-
jável.
Enquanto a CAPES recomenda a manutenção do numero de bolsas
de demanda social e a inclusão do curso no PICD, a Comissão considera
que o número de bolsas da CAPES e CNPq e bom, sugerindo, entretanto, uma
elevação da cota nos próximos anos.
Em contato cora a Comissão, os discentes elogiaram a assidu-
idade, permanência e disponibilidade dos docentes no campus; a liberda-
de na escolha das disciplinas obrigatórias, bem como a qualidade da bi-
blioteca e das instalações para estudo.
Quanto aos prazos de titulação, os números iniciais indi -
cam um prazo abaixo de 3 anos em média, inferior à média nacional de
4,5 anos.
4- Pesquisa e Produção Científica
De acordo com a Comissão Verificadora, a produção científi-
ca têm-se mostrado bem acima da média nacional. Nos dois últimos anos
anteriores a visita foram publicadas em periódicos estrangeiros e naci-
onais, 12 e 65 artigos, respectivamente; 4 livros e 6 traduções de arti-_
gos. Nenhum docente ficou sem publicar e as publicações no exterior es-
o regularmente distribuídas.
O relatório da CAPES comenta que "as linhas de pesquisa
o insuficientes para o número de áreas e estão, em geral, mal cara -
cterizadas, pois de certa forma, repetem a área. A descrição dos proje-
tos é extremamente vaga".
A Comissão Verificadora informa que o curso tem 32 proje -
tos de pesquisa em andamento, todos dentro das áreas de concentração ,
podendo-se considerar boa a atividade de pesquisa em termo de volume ,
qualidade e representatividade. Há vários projetos fináanciados por di-
versas fontes.
A revista "Trabalhos em Lingüística Aplicada" ê editada re-
gularmente pelo curso, com distribuição nacional.
5- Infra - Estrutura Física
A Comissão destaca que e inegável que a UNICAMP possui ho-
je a melhor infra-estrutura do País, na Pós-Graduação em Linguística.
A biblioteca e muito bem sortida, tanto em livros de consulta com em
periódicos estrangeiros, com assinaturaa corrente daqueles mais repre-
sentativos, sendo significativo o numero de periódicos específicos da
área do curso.
6- Intercâmbio
O curso promoveu uma série de congressos nacionais e um
internacional e mantém convênios com várias universidades estrangeiras.
No âmbito nacional, realiza promoções conjuntas, recebendo e mandando
professores visitantes.
7- Avaliação da CAPES
A Conceituação global do curso foi A com a justificativa
da qualificação do corpo docente, estrutura curricular e produção cin-
tífica.
8- Parecer da Comissão Verificadora
A Comissão pondera que "para prosseguir ainda mais segura
mente, o Curso deveria persistir na discussão interna sobre: (a) a de-
finição de- suas linhas de pesquisa com mais clareza; (b) a fixação do
número de projeto em andamento por docente; (c) a redução do numero de
alunos especiais; (d) o fortalecimento da área de Tradução; e (e) um
programa de formação de docentes em instituições externas a própria
UNICAMP, para evitar a endagenia."
A Comissão é de parecer que o curso preencha as condições
para ser credenciado.
II - VOTO DA RELATORA
Considerando o parecer conclusivo e acatando as sugestões
da Comissão, a Relatora vota favoravelmente ao credenciamento, pelo pra-
zo de cinco anos, do curso de pós-graduação em Lingüística Aplicada,mi-
nistrado em nível de mestrado pelo Instituto de Estudos da Linguagem
da Universidade Estadual de Campinas/SP, com áreas de concentração em
Ensino-Aprendizagem de Língua Materna; Ensino-Aprendizagem de 2ª Lín-
gua e Língua Estrangeira; e Tradução. Os efeitos do presente credencia-
mento retroagem à apresentação e defesa da primeira dissertação.
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA:
A Câmara de Ensino Superior acompanha o Voto do Relator,
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