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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO
INTERESSADO/MANTENEDORA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
UF
PR
ASSUNTO
CREDENCIAMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA EM NÍVEL DE
MESTRADO
RELATOR: SR. CONS. SYDNEI LIMA SANTOS
MARA OU COMISSÃO
PARECER Nº 197/92 CESU
I - RELATÓRIO
APROVADO EM 12/03/92
PROCESSO Nº 23038.003459/91-44
0 Pró-Reitor de Pesquisas e Pós-Graduação da Universi-
dade Federal do Paraná encaminhou a este Conselho a documentação
necessária para o pedido de credenciamento do Curso de Pós-Gradua
ção em Física, a nível de mestrado.
Constam do volume principal do processo o Relatório
Técnico da CAPES, o Relatório da Comissão Verificadora e, em ane-
xo,- o Relatório da Instituição.
Do Relatório Técnico da CAPES, extrai-se o seguinte:
0 curso de pós-graduação em Física, com áreas de con-
centração em Física Atômica e Molecular, Mecânica Celeste e Astro-
física, Relatividade e Gravitação, Mecânica e Termodinâmica do
Contínuo, Teoria Cinética dos Gases, Propriedades Mecânicas do
Sólidos, Óptica de Raios-X e Instrumentação, Física de Plasmas e
Eletromagnetismo Aplicado, a nível de mestrado, da Universidade
Federal do Paraná, iniciou suas atividades em 1984.
A Instituição requer, no momento, o credenciamento do
do curso com as áreas acima citadas junto ao Conselho Federal de
Educação.
A CAPES com o objetivo de fornecer subsídios ao CFE
para o julgamento do mérito da solicitação organizou o Presente
Relatório Técnico, com base na última avaliação realizada pelos
Consultores Científicos da CAPES, referente ao triênio 1987/1988/
1989.
Para melhor informar ao Conselho, encontram-se anexa-
das a este-documento, cópias do Relatório Anual do curso em 1989
assim "como do Cadastro da Produção Cient
ífica de 1989.
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Na primeira parte do Relatório Técnico encontra-se a ficha
de avaliação (1990) realizada pela Comissão de Consultores Científicos,
com relação ao triênio 878889, bem comoo sumariadas as principais
informações enviadas pelo curso em seus Relatórios Anuais relativos ao
período avaliado
A Comissão, considera o Corpo docente adequadamente dimen-
sionado, com boa titulação e dedicação E independente de orientadores
externos
Quanto aos aspectos analisados em relação à estrutura cur-
ricular ou programática - Disciplinas básicaso regularmente ofere-
cidas
Quanto aos aspectos analisados em relação às atividades de
pesquisa: coerência das atividades de pesquisa com a(s) área(s) do curso
- Coerentes
Quanto aos aspectos analisados em relação à Produção Docente
e Discente:
Produção do Corpo Docente (publicação, produção técnica ou
artística): -A produção é de bom nível, porém mal distribuída entre os
docentes
Produção do Corpo Discente -o analisada
Fluxo e tempo médio de titulação -o analisado
É a seguinte a síntese da avaliação:
V - SÍNTESE DA AVALIAÇÃO
evolutivo:
Tendência Não
Aspecto Progresso Estabilidade Retrocesso Avaliado
Corpo Docente
Atividade de Ensino
Atividades de Pesquisa
Produção Docente
PRODUÇÃO DISCENTE
Fluxo de Alunos
A distribuição da produção científica é muito heterogênea
entre os docentes.
Tendo em vista o perfil traçado, o curso , com relação aos requisitos em textos de pós-graduação
"stricto sensu", apresenta-se na seguinte situação:
Nível
Situação
Atendimento muito bom
Atendimento bom
Atendimento regular
Atendimento insuficiente
Nao avaliado, por falta de dados
Curso em implantação
Curso em reestruturação
Pontos dos cursos que precisam ser reforçados
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CONCEITUAÇÃO PARA CADA ASPECTO
O curso em relação aos programas congêneres de sua área/subárea de conhecimento, pode ser assim conceituado:
Conceito
Aspecto
Corpo Docente
Atividades de ensino
Atividades de Pesquisa
Produção docente
Produção discente
Fluxo de alunos
Tendo-se este perfil traçado, o curso, de modo global, em relação aos programas congêneres de sua
área/ subárea de conhecimento, pode ser assim conceituado:
Conceito
Nível
Mestrado
D
outorado
Procurar uma maior uniformidade do corpo docente, em relação
à produção científica.
IX - RECOMENDAÇÃO DE VISITA AO CURSO:
[ ] Sim [ x Não
x - Recomendação da Comissão quanto a bolsas de demanda social:
Tendo-se em vista a avaliação realizada, a situação do curso em relação a seus congêneres e sua região, o perfil
da distribuição de bolsas na respectiva área/subárea, a comissão do curso e de seu corpo discente, e o fluxo de
titulações, a quota de bolsas de Demanda Social atribuída a este curso deve ser:
Recomendação
Nível
Mestrado
Doutorado
[x] - RECOMENDAÇÕES DA COMISSÃO QUANTO A INCLUSÃO DO CURSO NO PICD:
A inclusão de cursos na relação dos recomendados para receberem novos bolsistas PICD deve obedecer a critérios
de excelência, indicando-se para capacitação de doscentes os melhores de cada área/ subárea
consideradas as suas peculiariedades e seu significado. Assim sendo, a recordação quanto à inclusão do curso
na lista daqueles que poderão receber novos bolsistas PICD em 1991 é a seguinte:
Recomendação
Nível
VII - RECOMENDAÇÕES DA COMISSÃO AO PROGRAMA:
DADOS SOBRE O CURSO
I- Corpo Docente
Os 11(onze) professoreso permanentes, dos quais 10 (dez)
com dedicação exclusiva e 01 (hum) com tempo parcial
A CAPES considera permanentes os professores que atuam pre-
ponderantemente no curso de pós-graduação, de forma mais direta, forman-
do o núcleo estável de docentes que desenvolvem as principais atividades
de ensino, orientação e pesquisa, assim como desempenham as funções admi
nistrativas necessárias
E o seguinte o perfil do corpo docente, segundo suas espe-
cialidades e titulação:
No período, foi a seguinte a distribuição das atividades aca-
dêmicas entre os professores:
- Somente pesquisa - 1
- Ensino e pesquisa - 1
- Orientação e pesquisa - 1
- Ensino, orientação e pesquisa - 8
Total 11
Particularmente com relação às atividades de orientação, foram
computados os seguintes indicadores
A lista completa dos docentes, assim como os dados mais importantes
sobre cada professor podem ser encontrados no Quadro "B" do
Relatório Anual do Curso 1989 , em anexo.
IV - Produção Científica e Técnica/Artística
i) Produção do corpo docente
No triênio contemplado pela última avaliação disponível, a
produção científica do corpo docente apresentou o seguinte perfil:
TIPO DE PRODUÇÃO
Livros no País
Livros no Exterior
Artigos no País
Artigos no Exterior
Trabalhos e Resumos em Congressos no País
Trabalhos e Resumos em Congressos no Exterior
Outros
II - Atividades de ensino
Nos anos de 1987, 1988 e 1989, foram oferecida no curso,
12, 22, e 35 disciplinas, respectivamente
No quadro "C" do Relatório Anual do Curso em 1989
em anexo, podem ser encontradas as disciplinas lecionadas pelos diversos
docentes no período
III - Atividades de Pesquisa
Nos anos 1987, 1988 e 1989, foram listados
02, 01 e 01 projetos independentes e
07, 09 e 09 linhas de pesquisa, res-
pectivamente, cujos títulos e descrição sumária, bem como os projetos
dentro delas relacionados, podem ser encontrados no Quadro "E"
do Relatório Anual do curso em 1989 em anexo
RELAÇÃO ORIENTANDO/ORIENTADOR
Com relação à produção técnica/artística, foram relacionados pelo
curso 4 trabalhos ou atividades de interesse para a área
Os títulos principais dados bibliográficos-descritivos podem ser
encontrados no extrato do Cadastro da Produção Científica, em anexo
2) Produção do Corpo Discente
No triênio considerado, o programa informou a apresentação de
dissertações/teses:
No relatório do curso, ( X ) há ( ) nao há referência a
publicações e outros trabalhos produzidos pelo corpo discente no
período
3) Tempo Médio de Titulação
Para o triênio, os dados para o tempo de titulação, em meses, sao os
seguintes:
Para o cálculo de titulação foram apenas utilizadas as informações
das teses dissertações efetivamente cadastradas junto à CAPES
i
ANO
1987
1988
1989
MESTRADO DOUTORADO
2
2
7
-
1
4) Perfil do Corpo Discente
Em dezembro de 1989, o corpo discente se apresentou com o
seguinte perfil, em termos das atividades no curso:
No triênio, o curso registrou 4 desligamento(s) de alunos
A Comissão Verificadora integrada pelos professores Lia Quei
roz do Amaral, do Instituto de Física da Universidade deo Paulo e
Jason Alfredo Carlson, do Departamento de Física da Universidade Federal
de Santa Catarina emitiu os seguintes comentários em seu relatório:
CIMENTAR IOS DA COMISSÃO:
O corpo docente permanente é formado por doutores em tempo inte-
gral, bem dimensionado para as atividades de ensino e orientação. O funcio
namento do curso nao conta com a colaboração de professores visitantes ou par-
ticipantes
A relação orientando/orientador é boa Os encargos de ensino e
orientação estão bem distribuídos entre os orientadores
Os cursos básicos e especializados estão sendo oferecidos com
regularidade eo adequados às linhas de pesquisa desenvolvidas
atividades de pesquisao coerentes com a proposta do curso
Produção do Corpo Docente (publicações, produção técnica ou artística):
Produção pequena da ordem de um trabalho/ano/pesquisador
Produção do Corpo Discente (dissertações/teses; publicações, produção técnica ou artística):
Produção média de três teses nos dois últimos anos Alta
para o estagio de desenvolvimento e dimensões do curso Todos os
esforços para a manutenção desta média devem ser feitos
(ATIVIDADES
Somente cursando disciplinas
{Cursando disciplinas e elaborando disser-
taçao/tese
(Somente elaborando dissertação/tese
Tese entregue aguardando defesa
Com matrícula trancada
TOTAL
Fluxo tempo médio de titulação (mestrado; doutorado):
Nao há dados suficientes para medir o fluxo e o tempo médio
de titulação
Áreas e pontos fortes do curso:
Diversidade de linhas de pesquisa teóricas e experimentais
Áreas e pontos do curso que precisam ser reforçados:
As pesquisas experimentais deve ser estaladas e valorizadas
pelo programa
Tendo em vista o perfi, traçado o curso com relação aos requisitos e desempenho em termos
de pós-graduação stricto sensu, apresenta-se na seguinte situação:
curso, em relação aos programas congêneres de sua área/subárea do conhecimento,
de ser assim conceituado:
Corpo Docente
Atividades de Ensino
Atividades de Pesquisa
Produção Docente
Produção Discente
Fluxo de Alunos
CONCEITUAÇÃO GLOBAL:
Tendo em vista o perfil traçado o curso, de modo global, em relação aos programas
congêneres de sua área/subárea do conhecimento, pode ser assim conceituado:
Mestrado
Doutorado
JUSTIFICATIVA DAS CONCEITUAÇÕES:
Deve-se aguardar mais um biênio para que os dados coletados se
jam suficientes e permitam uma avaliação segura do curso
X - RECOMENDAÇÃO DA COMISSÃO QUANTO A BOLSAS DE DEMANDA SÓCIAL:
Tendo em vista a avaliação realizada, a situação do curso em relação a seus congêneres
e sua região, o perfil da distribuição de bolsas na respectiva área/subárea, a dimensão do
curso e de seu corpo discente, e o fluxo de titulações, a quota de bolsas de Demanda So-
cial atribuída a este curso deve ser:
Mestrado
Doutorado
RECOMENDAÇÃO DA COMISSÃO QUANTO À INCLUSÃO DO CURSO NO PICD:
A inclusão de cursos na relação dos recomendados para receberem novos bolsistas :CD
deve obedecer a critérios de excelência, indicando-se para capacitação de docentes os
melhores programas de cada área/subárea, considerados as suas peculiaridades e seu signi-
f-icado Assim sendo, pode o curso receber novos bolsistas PICD em 1988?
Mestrado
Doutorado
Condição ou justificativa:
O Relatório de Visita tem o seguinte teor:
CREDENCIAMENTO DO CURSO DE MESTRADO EM FÍSICA DA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
Relatório de Visita
SUMARIO
Introdução
1 Organização Acadêmica e Administrativa
2 Corpo Docente
3 Corpo Discente
4 Pesquisa e Produção Científica
6 Infraestrutura Física e Financeira
6 Intercâmbio com outras Instituições
7 Recomendações Gerais
8 Recomendação ao Conselho Federal de Educação
1 Introdução
Os trabalhos referentes ao credenciamento do Curso de Mestrado em Física da Univer-
sidade Federal do Paraná consistiram em atividades burocráticas realizadas na sede da
CAPES em Brasiliano dia 17 de junho, complementadas por uma visita ao Curso em Cu-
ritiba durante os dias 25 e 26 de junho Como consultores atuaram a Profa Lia Queiroz
do Amaral (Instituto de Física da USP -o Paulo) e o Prof Jason Alfredo Carlson
Gallas (Departamento de Física - UFSC, Florianópolis)
A visita à UFPar iniciou-se com uma reunião dos membros da comissão com o Coorde-
nador do Curso, Prof Gilberto Kremer Após um relato detalhado sobre vários aspectos
do Curso pelo Prof Kremer seguiram-se apresentações individuais de todos os treze Pro-
fessores do Curso
Presentemente o Curso está estruturado em 9 grupos de pesquisa, a saber
1 Fisica Atômica e Molecular, (Profs Cheng e Graf),
2 Mecânica Celeste e Astrofísica, (Prof Germano),
3 Relatividade e Astrofísica, (Prof Stédile),
4 Mecânica e Termodinâmica do Contínuo, (Prof Kremer),
6 Teoria Cinética dos Gases, (Prof Kremer),
6 Propriedades Mecânicas de Sólidos, (Profs Dumke e Camargo),
7 Óptica de Raios-X e Instrumentação, (Profs Cusatis, Mazzaro e Denicoló),
8 Física de Plasmas, (Prof Liu Kai e Viana),
0 Eletromagnetismo Aplicado, (Prof Robert)
Após estas apresentações houve um encontro com um representante discente, Arandi
Ginane Bezerra Jr Os trabalhos foram encerrados após visita aos laboratórios e in-
stalações restantes, bem como à biblioteca
1 Organização Acadêmica e administrativa
Acadêmica
o oferecidas 35 disciplinas no Curso de Pós-Graduação, sendo 3 obrigatórias e o restante
eletivas Além das 3 disciplinas obrigatórias, os alunos devem cursar no mínimo 3
disciplinas eletivas de sua escolha As disciplinas obrigatórias compreendem o elenco
necessário para uma boa formação em física e as disciplinas eletivas estão perfeitamente
adequadas à natureza e aos objetivos do Curso Entretanto, para um curso com apenas
13 professores e 7 alunos (neste ano), pode-se perceber que a maior parte das disciplinas
listadas é praticamente virtual
Administrativa
0 Curso de Mestrado é administrado por um Coordenador e um colegiado composto
por todos os professores doutores do Departamento A Coordenador do Curso é o
Prof Gilberto Kremer
2 Corpo Docente
Atualmente o Curso conta com 13 professores efetivos, composto exclusivamente por
doutores em regime de dedicação exclusiva O funcionamento do Curso independe da
participação de professores visitantes
3 Corpo Discente
A seleção do corpo discente, além da documentação usual, baseia-se num curso de nive-
lamento de aproximadamente um mes, sendo 2 semanas dedicadas a 4 minicursos (2 por
semanas) e o restante do tempo a estudos para as provas Os minicursos compreendem
os seguintes tópicos: Mecânica Quántica, Física Matemática, Física Básica e Física Ex-
perimental Desde o início das atividades do curso em 1984, a relação entre candidatos
inscritos e candidatos aprovados para cursar o mestrado tem sido a seguinte: 1984 (26 in-
scritos1º aprovados), 1985 (19/8), 1986 (12/6), 1987(23/10), 1988 (19/6), 1989 (40/7),
1990 (277) 0 nivelamento ocorre somente uma vez por ano, sempre antes do início do
semestre em março
A maioria dos novos alunoso egressos do próprio curso de física do Paraná 0
curso tem atraído egressos dos cursos de engenharia da UFPar e de algun3 cursos do
interior do Estado (Ponta Grossa) Em 1990 o corpo discente era composto por um
total de 28 alunos: 7 encontram-se na fase inicial, apenas cursando disciplinas, 2 estão
cursando disciplinas se trabalhando nas suas dissertações, 12 trabalhando exclusivamente
nas dissertações, 1 com matrícula trancada, 2 concluíram o curso (no ano de 1990) e 4
abandonaram o curso (um por haver falecido em acidente) O quadro abaixo da uma
idéia do envolvimento dos doscentes do curso na orientação de dissertações de mestrado
deste o início das atividades em 1984:
C Graf
B Cheng
G Afonso
E .Stedile
G Kremer
V Dumke
P Camargo(1990)
C. Cusatis
I Mazzaro(1990)
I Denicoló(1990)
R Viana(1991)
R Robert
Total
de teses
1
2
2
4
2
2
-
3
Teses em
andamento
1
1
2
1
3
2
1
1
4
Trabalhos
de teses
2
1
3
2
-
-
88
1
-
1
1
-
-
-
89
2
1
1
3
-
-
-
90
1
-
-
4
:
-
-
-
(Os números em parentesis referem-se ao ano de início de atividades dos doutores novos
e/ou recém contratados As três últimas colunas informam o número de artigos pub-
licados nos últimos 3 anos em revistas internacionais Os professores foram agrupados
conforme as áreas de concentração ora vigentes no Departamento) Gomo pode-se perce-
ber da tabela acima, formaram-se até agora um total de 16 mestres, o que corresponde
a um fluxo de aproximadamente 2 mestres por ano O tempo médio de permanência no
curso é de 38,75 meses 0 aluno que concluiu no tempo mais curto o fez em 23 meses; o
mais longo, 57 meses (ou seja, bem acima acima de 4 anos) 6 alunos necessitaram mais
do que 40 meses para concluir o curso Este tempo é bem maior que o desejável: atual-
mente CAPES e CNPq entendem que um mestrado deve durar em torno de 30 meses
Somente 2 alunos dos 16 até agora formados atenderiam este limite
4 Pesquisa e Produção Científica
Docente
No Departamento de Física da UFPar existem atividades de pesquisa agrupadas sob no-
ve linhas gerais Considerando que o Departamento conta somente com 13 professores
doutores, este número de linhas é julgado excessivo Recomendamos um número bem
menor de áreas de concentração, agrupando linhas de pesquisa afins
A principal atividade docente tem sido a orientação de dissertações Nota-se que existem
alguns orientadores que, apesar de terem orientado vários alunos,o tem produzido
artigos em revistas científicas de bom nível Quando combinado com o elevado número
de anos utilizados para a conclusão dos mestrados, estes fatores apontam para a existência
de alguns problemas estruturais no Curso
O Departamento tem produzido publicações em revistas de nível internacional Entre-
tanto esta produção representa a produção de alguns membros do departamento e não, o
que seria desejável, a produção média do departamento A média julgada adequada por
agentes que fomentam atividades de pesquisa é de, no mínimo 1 (um) artigo por ano por
docente, publicado em revista de nível internacional
Discente
A qualidade das dissertações é em média boa e coerente com as linhas de pesquisa e
projetos em desenvolvimento no Curso
I
5 Infraestrutura Física e Financeira
Física
0 Departamento possui espaço adequado para seu funcionamento, tanto para laborató-
rios como para salas de estudo de docentes e discentes A biblioteca possui um número
pequeno de periódicos e muito pouco livros, refletindo mais a penúria geral em que se
encontram as bibliotecas em quase todas instituições federais de ensino A biblioteca
possui amplo espaço físico e é compartilhada por todo setor de Exatas, ou seja, contém
publicações de física, química, matemática e engenharia
Financeira
0 Departamento de Física tem um convênio com a FINEP Entretanto, como em todo o
país, ha praticamente dois anos que a FINEPo repassa nenhum apoio significativo
6 Intercâmbio com outras Instituições
Existe um pequeno intercâmbio científico com outras instituições Entretanto tais in-
tercâmbios envolvem quase que sem excessão os antigos locais onde os pesquisadores
fizeram seus estudos de pós-graduacão No estágio atual seria muito saudável que o
Curso procurasse intensificar intercâmbio com pesquisadores de outros centros e, princi-
palmente, ter um programa de seminários com pesquisadores de outras instituições para
que os alunos no programa de mestrado fossem expostos a contatoso somente locais
7 Recomendações Gerais
Na reunião do Colegiado de Pós-Graduação do dia 18 de abril último este houve por bem,
a partir de agora, fazer um credenciamento dos professores do Curso aptos a ministrar
cursos bem como orientar novos estudantes Tal credenciamento exige que potenciais
professores orientadores do Curso devam ter publicado em média no mínimo um artigo
por ano, durante os dois últimos anos, em periódicos com árbitro No entender desta
comissão a introdução deste credenciamento é algo muito saudável, que deverá contribuir
para tornar mais equilibrado e homogêneo o nível do curso de Pós-Graduação e dos
trabalhos desenvolvidos nas dissertações, bem como agilizar o fluxo de alunos e diminuir
a duração média dos mestrados
Recomendamos o estabelecimento de um programa de seminários que propicie a vinda
de pesquisadores de outras instituições ao Paraná Ainda, conforme acima mencionado,
recomendamos uma redução no número de áreas de concentração do Curso
8 Recomendação ao Conselho Federal de Educação
Condicionado a um efetivo credenciamento dos professores que irão doravante orientar dis-
sertações, conforme mencionado no item Recomendações Gerais acima, esta comissão
é de parecer favorável ao credencimento do curso
O Relator solicitou da Universidade Federal do Paraná escla-
recimentos, particularmente no que tange aos itens 7 e 8 do Relatório da
Comissão Verificadora Em resposta veio o acatamento da Universidade às
sugestões oferecidas, culminando com as seguintes expressões:
Do exposto, entende-se que a Pós-Graduação constituo a
base científica da Universidade, considerada como um universo
para o desenvolvimento da pesquisa cientifica,, tecnológica e
cultural e pelas necessidades de treinamento avançado Nesse
sentido, as funções reais da Pós-Graduação stricto-sensu na
UFPR abrangem:
- a formação de pesquisadores;
- a produção do conhecimento científico, tecnológico e
cultural;
- a formação de recursos humanos qualificados para o
Ensino Superior
A partir da exposição das concepções acima, a Pró-
Reitoria de Pesguisa e Pós-Graduação da UFPRo apenas se
associa aos esforços que estão sendo empregados pelos
Docentes/Pesquisadores do Mestrado em Física no sentido da
melhoria da qualidade do ensino de Pós-Graduação naquela
Unidade, como também coloca as suas condições de recursos
humanos, infraestrutura e recursos financeiros disponíveis,
para que as recomendações emanadas dos Consultores da CAPES
possam ser concretizadas
Entendemos ainda que as decisões tomadas pelo Colegiado
de Pós-Graduação, ao definir, dentre outras, que os
Professores/Orientadores para serem credenciados como tal
devam publicar ao menos um artigo por ano, constituem avanços
significativos na busca de maior equidade entre os
pesquisadores, maior agilização do -fluxo de estudantes e
consequentemente menor duração de permanência dos mesmos no
Curso (dentro da política da CAPES)
As recomendações contidas no posicionamento dos
Consultores da CAPES devem, certamente, oferecer elementos
para a melhoria da qualidade do ensino de Pós-Graduação em
Tísica na UFPR, visto quo o efetivo credenciamento dos
Professores/Orientadores, na forma proposta pelo Colegiado,
constituo também compromisso da administração Central da
Universidade, no tocante A implementação de condições para o
—atingimento de tais objetivos
Na expectativa da aprovação do credenciamento do Curso
de Pós—Graduação em Física da UFPR pelo Conselho Federal de
Educação, agradeço a V.Sa. e apresento os meus protestos de
estima e consideração.
II - VOTO DO RELATOR
O Relator vota favoravelmente ao credenciamento do Curso de
Pós-Graduação em Física, em nível de mestrado, com áreas de concentração
em Física Atômica e Molecular, Mecânica Celeste e Astrofísica, Reativida
de e Gravitação, Mecânica e Termodinâmica do Contínuo, Teoria Cinética
dos Gases, Propriedades Mecânicas do Sólidos, Óptica de Raios-X e Ins-
trumentação, Física de Plasmas e Eletromagnetismo Aplicado, da Univer-
sidade Federal do Paraná, pelo prazo de cinco anos Os efeitos deste
credenciamento retroagem ao início de suas atividades
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto do Relator,
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