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UF
RJ
INTERESSADO/MANTENEDORA
SOCIEDADE BARRAMANSENSE DE ENSINO SUPERIOR
ASSUNTO
RECONHECIMENTO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSAMENTO
DE DADOS
I - RELATÓRIO
O Diretor Geral da Sociedade Barramansense de Ensino
Superior encaminha a este Conselho pedido de reconhecimento do
Curso Superior de Tecnologia em Processamento de Dados, ministra
do pela Faculdade de Ciências Administrativas de Barra Mansa-RJ.
0 Curso Superior de Tecnologia em Processamento de
Dados foi autorizado pelo Decreto n° 97.553/89, nos termos do
Parecer CFE nº 631/88, com 80 vagas totais anuais.
Pela Portaria nº 247/91 - SENESU/MEC foi designada
Comissão Verificadora composta pelos professores Christiano Gon-
çalves Becker e Marcos Augusto dos Santos ambos da UFMG, e pela
Técnica em Assuntos Educacionais - Aldana Medeiros de Carvalho,
da DEMEC/RJ, para verificar as condições de funcionamento do cur
so e apresentar relatório conclusivo.
com base nos dados contidos no processo, no relató-
rio da Comissão Verificadora e da CAE, o Relator destaca:
1. DADOS SOBRE A MANTENEDORA
1.1. Condições Jurídicas e Regularidade Fiscal e Parafiscal
A SOBEU - Sociedade Barramansense de Ensino Superior
fundada em 12 de setembro de 1961, sociedade civil sem fins
lucrativos é registrada sob o nº 205, fls. 192/195, Livro de
Registro de Pessoa Jurídica do Cartório de Títulos e Documen-
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tos - 1º Ofício da Comarca de Barra Mansa; Estado do Rio de Janeiro.
A Instituição declara que sua regularidade fiscal e parafiscal é absoluta,
perante os órgãos oficiais respectivos.
Sobre este item, á Comissão declara que há coincidência entre o que vem
descrito no processo e c que resultou da verificação "in loco". 1.2. Situação
Econômico-Financeira
Não foram enviados os Balanços Patrimoniais da Instituição; constam dos
autos apenas os Demonstrativos de Receita e Despesa dos exercícios de 1989 e 1990.
A Instituição apresenta também às fls. 107/109 os cálculos dos seguintes
indicadores:
EXERCÍCIOS 1989 1990
ITENS
índice de Liquidez Corrente 1,238% 5,870%
Grau de Imobilização 0,990% 0,857%
Patrimônio Líquido (Em Cr§1.000,00) 31.734 676.473
1.3 Estabelecimentos de Ensino Mantidos
A Sociedade Barramansense de Ensino Superior mantém as Faculdades de Barra
Mansa, constituídos dos seguintes estabelecimentos/cursos:
- Faculdade de Ciências Administrativas de Barra Mansa
. Administração (Rec.) - 350 vagas
. Processamento de Dados (Aut.) - 80 vagas
- Faculdade de Comunicação Social de Barra Mansa
. Comunicação Social: J; PP; RP (Rec.) - 300 vagas
- Faculdade de Direito de Barra Mansa
. Direito (Rec.) - 220 vagas
- Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia de Barra Mansa
. Enfermagem e Obstetrícia: EMC; EO; ESP (Rec.) - 90 vagas
- Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Barra Mansa
. Matemática (Rec.) - 70 vagas
. Ciências Biológicas (Pec.) - 80 vagas
. Letras: P/L (Rec.)- 150 vagas
. Pedagogia: MMP 2º G; AE; OE; SE (Rec.) - 300 vagas
2. DADOS SOBRE A ESCOLA/CURSO
2.1. Infra-estrutura Física
Sobre este item consta dos autos:
"O Campus da SOBEU-Sociedade Barramansense de Ensino Superior, está loca-
lizado no Centro da Cidade de Barra Mansa, numa área física homogênea e bem situada,
em todos os sentidos. Fica na rua Vereador Pinho de Carvalho, 267. E servido por duas
ruas, por onde o acesso é efetivado.
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São 51.S73 m2 de área física, com 13.668 m
2
de área cons
truída, totalmente urbanizada e servida de água, esgostos (sani
tário e pluvial), energia elétrica e telefone.
As edificações estão em bom estado de conservação e são
próprias para o ensino superior.
São 08 edifícios, com 64 salas para aulas teóricas, e 15
para laboratórios e outras práticas, 20 para os servidores ad
ministrativos, além das demais dependências para a biblioteca,as
atividades desportivas e os demais serviços de apoio, como can
tina, livrarias, xerox, etc.
O croqui das salas de aula encontra-se no anexo I.
O Curso Superior de Tecnologia de Processamento de Dados
possui o Centro de Processamento de Dados que encontra-se situ
ado no prédio IV com 178,35 m2.
Este centro foi desenvolvido obedecendo todos os crité
rios da estruturação física-lógica que se faz necessária para
plena utilização de periféricos com segurança e operacionalidade.
Dispõe no momento das seguintes instalações e equipamentos.
- Sala de gerência de sistemas e suporte - Administração) de todo
complexo de informática.
- Sala de produção - Controla a estrutura lógica - elétrica e de_
senvolve sistema de apoio as unidades da entidade.
- Sala de CPU - Sala destinada a unidade central de processamen to
de configuração super-micro ou Mainframe.
- Laboratório I - Para prática de operação e desenvolvimento pre_
liminar de sistema? e conhecimento de sistemas operacionais.
- Laboratório II - Para desenvolvimento e análise de sistemas.
- Secretaria - Controle e estruturação das atividades pedagógicas.
- Sala de reunião para uso de administração do centro e do cor_ po
docente do curso.
- Consultoria e estágio avançado - Específico para trabalhos de
estrutura e análise de software por parte do corpo discente.
- Estrutura da hardware:
. Em fase de ampliação, o Centro de Tecnologia em Processamen-
to de Dados (CPD's) conta atualmente com os seguintes perifé_
ricos:
- 01 micro-computador DISMAC 2064-Alfa de 8 Beta (Winchester)
de 15 MB e dois terminais inteligentes-64K-Sistema Operaci
onal CP/M-Versão 2.2
- 01 Flopy de disco flexível 8-P/BACK-UP do Sistema Alfa.
- 01 Impressora matricial "Amélia-PC - 220 CPS. \
- 06 microcomputadores - Tipo - PC - EISI/CCE - 16 beta com
704K de memória sistema operacional - DOS - sendo 04 com
Winchester de 20 Mbytes e 1 de 30 Mbytes.
- 01 terminal "Burro" p/ interligação em micro tipo digitais-
plus.
- 03 unidades impressoras-Rimá XT - 180 CPS.
- 02 microcomputadores - Itautec - PC/XT-604 de memória, am
bos com Winchester de 20 MB.
- 01 Sistema de rede - NET/MB-16 para interligação de 5 uni
dades PCS.
- 04 unidades de computadores PC-XT-CPU de 640 kb com uma u_
nidade Winchester com 30 MB.
- 04 computadores A/-286 com uma unidade Winchester de 40 MB.
- 03 unidades impressoras RIMA-XT-180 matricial 180 CPS.
- 01 unidade concentradora de TELEX marca TELEDIT-PC.
- Estrutura de software:
Para apoio e suporte dos setores administrativos e
pedagógicos, os CPD detém os seguintes sistemas:
- Controle sócio financeiro do corpo discente.
- Controle financeiro/contábil.
- Apoio gerencial.
- Folha de pagamento: Corpo docente - pessoal administrativo.
- Controle acadêmico experimental do ciclo básico.
- Sistema, controle e correção dos concursos vestibulares.
- Migração de sistemas de 8 para 16 beta.
- Controle de estoque (almoxarifado).
- Agenda eletrônica.
A SOBEU dispõe ainda de uma praça de esportes projeta da em uma área
aproximadamente de 1.000 m2, contando com os seguintes esportes: voleibol, basquete,
handebol, futebol, pista de corrida, pista de salto a distância e a altura,em fase de projeto
quadra coberta e piscina olímpica. "
A Comissão Verificadora prestou as. seguintes informações :
" 0 Departamento de Educação Física, i ns tal ado na sala
27 do Prédio III, andar térreo é destinado a atender
aos alunos das Faculdades man tidas pe la SOBEU. Dispõe
de uma praça de esportes p roj etad a em uma área de 989
metros quadrados, com uma quadra p o l i v al e n t e .
Existem projetos para a construção de quadra coberta e
Piscina olímpica
Para pagamento das parcelas da semestralidade e
movimentação de contas, existe um posto do Banco Real
que funciona de 18 às 22 horas de segunda a sexta feira.
A Instituição instalou em suas dependências 1- uma
lanchonete que serve aos alunos pequenas refeições; 2-
na sala do Diretório da Faculdade de Direito funciona
uma livraria que oferece livros de todas as áreas, c om
descontos sobre o preço de compra.
A instalação da área reservada aos recursos áudio-
visuais está dividida em 05 setores 1 - controle de
circulação; 2 - recursos tridimensionais e gráficos,
recursos auditivos, cinema, fotografia, video-cassete e
rádio.
A SOBEU mantém convênios com a EMBRAFILMES, Filmoteca
Global, consulados do Canadá, França e Filmoteca Shell
Possuem catálogos, enviados pelos órgãos com os quais
mantém convênios
Foram visitadas as salas de Administração que possuem
bom mobiliário, ar condicionado e bem iluminadas.
Laboratórios
0 Laboratório de Informática constitui peca de
fundamental importância para as atividades práticas do curso
em questão.
O Centro de Processamento de Dados da SOBEU - CPDS atende
às necessidades de suporte de informática da
Mantenedora e Faculdades, além de acomodar os
laboratórios para atender as disciplinas do curso
0 CPDS está localizado em área de 120 metros quadrados.
com instalações bem divididas e confortáveis, ótimo
mobiliário e condições de climatização, rede elétrica
estabilizada e equipamentos de segurança contra
incêndio
0 CPDS possui seis funcionários sendo um gerente do setor
e cinco técnicos com formação profissionalizante de
segundo grau. Os funcionários sao responsáveis pela
ad mi ni st r aç ão dos recursos do CPDS além do desenvolvimento
e operação de aplicativos para a mantenedora e f ac uldade.
0 "hardware" é c o nstituído de 25 microcomputadores PC-
XT sendo vinte equipados com disco rígido, 03
microcomputadores PC-AT, sete impressoras e um terminal
de vídeo. Os equipamentos encontram-se em ótimo estado
de conservação e estão acobertadas por contrato de
manutenção.
Os "softwares" básicos. incluindo-se sistemas
operacionais, linguagens e ferramentas estão
disponíveis e têm aquisição comprovada por notas
fiscais apresentadas.
Observa-se que as instalações e equipamentos poderiam
ser mais utilizados pelos alunos com a implentação de
uma estrutura de prestação de serviços á comunidade
local, gerando benefícios de capacitação e
aprimoramento profissional do corpo discente A
viabilização de um modelo, tal como proposto, poderia
facilitar as atividades de Estágio Supervisionado dos
alunos do curso.
Seria desejável, no tocante ao laboratório, a
instalação de uma configuração de "hardware" com
características multi-usuária ou em rede, tendo em
vista o perfil do mercado de trabalho dos alunos do
curso."
2.2.Biblioteca
A Instituição informa o que segue sobre a Biblioteca:
"A Biblioteca Central das Faculdades ocupa uma área útil de
187 m
2
, dos quais 89 m
2
estão destinados ao acervo propriamen-te
dito, e 98 m
2
à área de pesquisa e estudo dos alunos que, cen forme
registro estatístico, expressa um movimento de 6.000/ano, em média.
A Biblioteca é aberta à comunidade, integrando-a perfei
tamente àquela filosofia inicial da Matenedora - fusão faculdade/
comunidade - recebendo, por isso, grande afluência de público, das
13:00 as 22:00 horas.
Possui dois registros: a) Instituto Nacional do Livro,sob o
nº RM 13.437, de 28 de agosto de 1973; b) Conselho Regional de
Bibliotecas, sob o nº 132/76 (CRB-7) .
Está tecnicamente estruturada, com excelente ventilação e
boa área de luz (natural e artificial); com móveis de primeira
qualidade para os usuários, dispondo de uma bibliotecária (nível
superior) e demais funcionários para atendimento do público e ma
nutenção do acervo.
Através da Mantenedora, a Biblioteca é atualizada e fez
convênio com órgãos públicos, dos quais recebe doações com ór_
gãos empresariais (editoras) onde se executam as aquisições peri
ódicas de livros e, revistas, jornais e respectivos catálogos
mensais e anuais.
O plano de expansão, para a Biblioteca, compreende novas
instalações físicas, novo mobiliário, aquisição de acervo para
atender aos cursos em implantação e ampliação das demais ativida
des da UNIBAM e as instalações mais adequadas às suas finalida des.
As novas dependências da Biblioteca ficarão disponíveis a
partir de dezembro de 1992, com uma área construída de 400m
2
po
dendo abrigar normalmente a clientela crescente. "
Sobre este item assim se expressou a Comissão:
"A grande maioria do acervo existente relaciona-se às
áreas de Direito, Contabilidade e Finanças, tendo em
vista o perfil dos Cursos há mais tempo oferecidos pela
Faculdade 0 acervo na área de informática é apenas
razoável (303 títulos e 576 volumes) A Biblioteca
conta com poucos periódicos, podendo-se constatar que
este quadro já foi melhor no passado, tendo em vista as
várias assinaturas não renovadas
As instalações são reduzidas, desconfortáveis e o
mobiliário é inadequado, pricipalmente na sala de
leitura.
A Biblioteca tem sido muito pouco utilizada pelos
alunos 0 modelo de funcionamento em regime fechado,
sem empréstimo domiciliar e com impedimento do acesso
direto ao acervo, nao incentivam o aluno a utilizá-la,"
3. DADOS SOBRE 0 CURSO
3.1. Funcionamento e Estrutura Curricular
O Curso Superior de Tecnologia em Processamento de Dados
foi autorizado a funcionar pelo Decreto nº 97.553/89, nos termos do
Parecer CFE nº 631/88.
0 Curso funciona o período noturno, com 80 vagas totais
anuais e o regime de matrícula é o seriado semestral.
Os dados referentes aos vestibulares realizados constam
do quadro abaixo:
ANO INSCRITOS VAGAS CLASSIFICADOS MAT. INICIAIS
1S89
850
80 718 80
1990 390 80 330 80
1991 289 80 258 80
Sobre o total de alunos matriculados a Comissão Verifi-
cadora informa:
ANO ENTRADA ANTERIOR TOTAL
1989 80
80
1990 - 80 38 118
1991 80. 86 166"
A Comissão informa ainda que:
"- Tamanho das turmas De acordo com os diários de classe, as turmas
têm, no má_ ximo, 40 alunos e a menor turma é composta de 28 alunos. Em
média as turmas têm 30 alunos (ver ANEXO l)
- Carga horária total exigida para integralização do
curso
2.346 horas/aula, sendo 68 h/a de EPB, 68 de Educação
Física e 272 de Estágio Supervisionado.
-Integralização da carga horária em anos
ANO
SEMESTRE I SEMESTRE II TOTAL
1
442 hs 442 hs
884 hs
2 340 hs 476 hs
816 hs
3 408 hs 238 hs
646 hs
- Valor cobrado - No Curso de Tecnólogo em
Processamento de Dados:
1990 1991
1º Semestre......... Cr$ 27.580,00 Cr$ 160.247,00
2º Semestre......... Cr$ 41.735,00 Cr$ 222.236,00"
O currículo pleno do curso constitui o Quadro I desta
informação.
Análise: ementas atendem a legislação em vigor.
Cumpre ressalvar, com relação a implementação do
currículo pleno do curso, dois aspectos importantes
e que foram observados pela Comissão
Em primeiro lugar, cabe registrar que a inexistência
de uma seqüenciação das disciplinas do curso, com
observação de pré-requisitos, gera situações de
alunos admitidos em disciplinas tendo sido
reprovados em disciplina cujo conteúdo programático
deveria ser cumprido anteriormente Tais situações
têm comprometido o rendimento do curso com reflexos
claramente identificados no aproveitamento dos
alunos e no cumprimento do programa como um todo.
Tais observações. foram ratificadas em encontros
promovidos com o corpo docente e discente do curso
com relação às disciplinas Esgio Supervisionado 1
e II, cursadas respectivamente no 2 semestre do 2
ano e 2 semestre do 3 ano, e a d i sc i p l i n a Trabalho
Final, cursada também no 2 semestre do 3 ano,
observa-se que, apesar de serem requisitos distintos
têm sido cumpridas dentro de um projeto único e sem
o necessário acompanhamento e supervisão. A
implementação deste modelo é justificado pela
dificuldade dos alunos cursarem o Estágio
Supervisionado pelo fato da maioria exercer
atividade profissional em tempo integral no período
diurno.
Observa-se que a solução implementada para as
atividades de Estágio Supervisionado nao sao
adequadas pois não contemplam a possibilidade do
aluno exercer atividade junto à uma equipe
profissional formada e em ambiente de trabalho real.
uma sugestão que poderia ser adotada é a
implementação de um Centro de Informática modelo
para estágio dos alunos, com coordenação do corpo
docente, utilizando-se os recursos matenais
existentes e atuando em projetos junto à comunidade
local ou da própria Faculdade."
3.2. Corpo Docente
Segundo relatório da Comissão Verificadora o corpo docen-
te que atua no curso é constituído por 21 professores, dos quais 04
possuem parecer de Aprovação do CFE e 17 são novos indicados.
A relação dos professores, introduzidos os ajustes feitos
pela Comissão, integra o Quadro II (anexo)
Sobre este item a Comissão comenta: "O corpo docente é
constituido por professores
responsáveis e por professores auxiliares. conforme
regimento da Faculdade A formação acadêmica
predominante é especialização lato-sensu em Análise de
Sistemas (algumas ainda não concluídas) A maioria dos
docentes tem atuação profissional expressiva nas
empresas da região erios apresentam os treinamentos
específicos que a carreira profissional exige
com base na análise comparativa das ementas das
disciplinas e da qualificação acadêmico profissional
dos docentes, conclui-se que o perfil dos professores
permite cumprir adequadamente as exigências do
curriculo pleno. Cabe ressaltar, no entanto. que a
disponibilidade de tempo extra classe dos docentes é
inexistente, mesmo para as atividades de coordenação de
curso, o que pode ser registrado como fato bastante
negativo
As 33 disciplinas do currículo pleno são alocadas à
docentes (Anexo 2) cuja situação é a seguinte
- 07 disciplinas são ministradas por docentes
aprovados no parecer CFE 816/88 de autorização de
funcionamento do curso,
- 11 disciplinas são ministradas por docentes
que constam no processo de pedido de
reconhecimento e,
15 disciplinas são ministradas por professores
auxiliares que não constam em nenhum dos
referidos processos
Segundo levantamento realizado junto ao Setor de
Pessoal da Mantenedora, observa-se que os professores
sao contratados em regime regular de trabalho com
remuneração por hora-aula.
A situação do corpo docente da Faculdade de Ciências
Administrativas muito se assemelha à do corpo docente
do curso Tecnólogo em Processamento de Dados, já
citada no item 2.4 anterior. Apenas, devido ao fato do
curso de Administração de Empresas ser mais antigo,
observa-se uma estabilização maior do corpo docente.
Apresenta-se a seguir as informações específicas
solicitadas:
a) Os docentes possuem curso de graduacão e, em alguns
casos possuem cursos de Especialização lato-sensu. Em
geral, atuam profissionalmente nas áreas que lecionam.
b) 0 regime de trabalho é de contrato regido pela CLT e
a disponibilidade restringe-se aos horários de aulas
ministradas.
c) A remuneração é por hora-aula; os valores
encontram-se no Anexo A.
d) Um levantamento por amostragem constatou uma boa
frequência dos docentes às aulas
e) E inexistente um plano de qualificação progressiva."
3.3. Outras Informações
A Comissão Verificadora informa, ainda, o que segue:
"Organização e gerência
Pelas observações conclui-se que a e nt i dade mantenedora
se preocupa apenas em suprir os recursos necessários á
viabilização das Faculdades por ela mantidas
Após reuniões realizadas com alunos professores,
coordenadores e direção dos cursos oferecidos pela
Faculdade de Ciências Administrativas ficou
caracterizado o bom relacionamento entre diretores e
alunos, diretores e pro-fessores, diretores e
Mantenedora, diretores e professores e professores e
alunos.
Sobre a relação entre a Instituição e s Delegacia do
MEC no Rio de Janeiro, constata-se o interesse de um
permanente contato dos dirigentes com aquela unidade,
assim como uma constante observância das normas
expedidas pelas autoridades competentes de forma a
exercer as atribuições a ela delegaria pelos órgãos
superiores.
Pelas Atas de Reuniões dos Colegiados, constatou-se
periódicas reuniões, assim como a presença de seus
membros e dos Presidentes dos Diretórios Acadêmicos e
de Coordenadores Pedagógicos de cada curso
Os principais assuntos tratados nas reuniões, diziam
respeito à mudanças necessárias ao bom desenvolvimento
dos cursos, chefes e sub-chefes; apreciação de processos
de isenções de disciplinas, adaptações, trancamentos
de matrículas, projetos especiais entre outros de
interesse da própria, programação das Faculdades.
Atividades-fim
Os cursos oferecidos pela Faculdade são estruturados de
forma a atender ao curriculo mínimo e às condições
fixadas pelo Conselho Federal de Educação Os cursos
são organizados pelo sistema seriado e constituídos de
primeiro ciclo e ciclo de estudos profissionais São
organizados e oferecidos cursos de aperfeiçoamento,
atualização e extensão.
0 ano letivo abrange no mínimo 180 dias que se prolonga
sempre que necessário para o cumprimento dos conteúdos
e carga horária.
Registros escolares
Para o controle acadêmico há uma Secretaria Central com
horário de funcionamento que se inicia às 13 00 horas e
com término às 22:00 horas
Os prontuários dos alunos sao organizados em pastas
individuais e arquivadas por ordem derie e curso em
arquivos de aço.
Paraleramente existe um Centro de Mecanografia e
Tipografia que dispõe dos seguintes equipamentos
câmara redutora, mimeógrafos, gravadora eletrônica,
guilhotina semi-automática, impressora, máquina
reveladora " coppy-proof'" e outros.
A Secretaria mantém uma secretária e três auxiliares
Vem havendo uma atualização dos trabalhos da
Secretaria. A informatizarão deverá estar im pla nta da em
1992. No momento, apenas o lançamento das notas dos
alunas está sendo processada no CPD.
A frequência dos alunos é controlada através de listas
por ordem de matricula e que, ao final de cada mes, são
colocadas em colecionadores. É um sistema à parte dos
Diários de Classe onde são lançados os graus obtidos
pelos alunos e registrada a matéria lecionada no mes em
curso.
Noventa por cento do alunado é proveniente de Cursos de
segundo grau, sendo que 18 % possuem formação em
Processamento de Dados. em média. 5 % sao alunos
transferidos de outras instituições congêneres Em
geral são residentes em Volta Redonda. Resende e Barra
Mansa com predominância de classe média baixa em media
65 % trabalham durante o dia."
\
4. APRECIAÇÃO FINAL DA COMISSÃO VERIFICADORA
A Comissão encerra seu relatório com as seguintes obser
vagões:
"com o objetivo de consolidar as principais observações
registradas pela Comissão no presente relatório apresenta-se. a
seguir, e a título de contribuição um resumo por área dos itens
registrados.
1- Secretaria de Cursos
0 mecanismo utilizado para registro de avaliação acadêmica e
apuração de frequência, necessita ser revisto no sentido de
oferecer maior confiabilidade e permitir ao professor um
acompanhamento destes registros ao longo do periodo letivo
Recomenda-se a adoção de Diários de Classe contendo a relação
completa dos alunos matriculados na disciplina e campos para
registro de avaliações, frequências e conteúdos das aulas
ministradas.
Do ponto de vista do acompanhamento e registro acadêmico como um
todo recomenda-se a implantação de rotinas informatizadas.
2 - Biblioteca:
O espaço físico da Biblioteca, na opinião da Comissão, é
insuficiente para acomodar o acervo,áreas de leitura e
administração. 0 mobiliário é inadequado e o sistema de
funcionamento em regime fechado, sem permitir ao aluno empréstimo
domiciliar de volumes, necessita ser alterado.
Recomenda-se ainda ampliação no acervo, e s p e c í f i c o da área de
informática, além da renovação e contratação de novas assinaturas
de periódicos.
3- Curriculo Pleno:
No parecer da Comissão dois aspectos principais necessitam ser
revistos com relação ao Currículo Pleno.
Em primeiro lugar recomenda-se a implementação de um mecanismo de
pré-requisitos entre as disciplinas, tendo-se em vista a
existência clara e tecnicamente necessária de precedência entre
algumas disciplinas. A não existência deste mecanismo no atual
regime da Faculdade, tem prejudicado o aproveitamento e o
cumprimento do Curriculo como um todo.
Em segundo lugar, foi observado que o Estágio Supervisionado nao
foi efetivamente implementado, com a justificativa de falta de
disponibilidade de tempo pelos alunos Apesar da j us tificativa se
verificar, tendo " em vista que a maioria do corpo discente
trabalha durante o dia, observa-se que o estágio deve ser uma
etapa importante e fundamental a ser cumprida pelo aluno junto a
um ambiente profissional ,e real de trabalho, principalmente
considerando-se o perfil profissional dos Tecnólogos em
Processamento de Dados.
Foi recomendado aos docentes e à Coordenação do Curso, uma revisão
completa com relação ao Estágio Supervisionado. Foi também
sugerido a implementação de um "Centro de Processamento de Dados
Piloto"' para prestação de serviços á comunidade local,
utilizando-se os recursos disponíveis do Laboratório,
principalmente permitindo-se aos alunos obter a necessária
experiência e formação profissional.
Laboratórios:
O Laboratório de Informática da Faculdade é bem e st ruturado e organizado,
apresentando boas condições de utilização pelo corpo discente e docente.
Não obstante, tendo em vista a realidade tecnológica atual e a realidade
do mercado de trabalho dos profissionais do Curso, recomenda-se a
aquisição e instalação de um Sistema de Computação com caracteristicas
multi-usuárias ou de rede
5-Corpo Docente
0 Corpo Docente é constituido de profissionais graduados em áreas afins e
atuantes nas empresas da região, vários possuem ou estão concluindo
Especialização Lato-Sensu em Informática
Recomenda-se a criação de mecanismos que possibilitem a reciclagem e/ou
aperfeiçoamento do corpo docente, tendo em vista a preservação e
manutenção de um quadro docente estável e comprometido com a
instituição.
Recomenda-se ainda a ampliação do horário de atendimento extraclasse
pelos docentes e coordenação de curso "
com os Anexos: Quadros I e II.
II - PARECER DO RELATOR
1. No que tange a Secretaria utilizar-se dos recursos da
Informática, em atendimento a despacho interlocutório, a Instituição
mostrou que o processamento está em fase de reimplantação, nos seguin
tes termos:
"0 sistema de controle de Secretarias e Informações sociais,
está sendo desenvolvido com recursos próprios em ambiente
CLIPPER 5.1, e consiste em:
- Banco de Dados (cadastro com informações sociais e
cadastro com notas e freqüência do aluno); Controle do
aproveitamento, freqüência e cálculo de média do corpo
discente. Relatórios - todos referentes à área em módulo
interativo e programado. (Anexamos formulário). Atendendo
a sugestão da Comissão e enquanto não esteja totalmente
implantado o processo de informatização, os Diários de
Classe, conterão relação dos alunos matriculados na
disciplina e campos para registro de avaliações,etc."
2. Em relação à Biblioteca, o acervo foi comprovadamente en
riquecido, passando a atingir os seguintes números:
a) Livros relacionados com as disciplinas do currículo ple
no:
tulos..... 2161
Volumes..... 2990
b) Periódicos específicos:
Títulos e volumes..... 20
É de nota que os 303 volumes realmente insuficientes à Ins-
tituição,. num primeiro momento transforma em mais 401 ou seja um total
de 704 títulos específicos sobre processamento de dados, tudo devida-
mente comprovado no atendimento ao despacho interlocutório concedido.
Esta em construção um prédio que, ainda em 1992, abrigará a
nova Biblioteca com 400 m2 , mobiliário e instalações adequadas.
A Instituição está diligenciando no sentido de, após a in-
formatização que está processando na Biblioteca, ampliar o empréstimo
domiciliar.
3. Quanto à recomendação da Comissão Verificadora no senti
do de implementar-se um mecanismo de pré-requisitos entre as discipli
nas, a Instituição está tentando estabelecer um sistema que atenda a es
te aspecto, porquanto o regime adotado (e aprovado no Regimento) é o
Seriado Semestral.
Ainda, no que se refere ao Currículo Pleno, a Comissão de Ve
rificação sugeriu que se utilizassem as Empresas da Comunidade (" em am-
biente real de trabalho"), para o devido cumprimento dos Estágios Super-
visionados. A Instituição já providenciou convênio com várias Empresas
conforme comprovantes anexos, além da utilização de seu Centro de Infor-
mãtica pelos estagiários.
4. Os laboratórios de Informática apesar da Comissão tê-los
julgados "bem estruturados e organizados, apresentando boas condições de
utilização", ficou a recomendação de aquisição e instalação de um siste
ma de computação com características multi-usuárias ou de rede.
A Instituição esclareceu que já havia adquirido um sistema
de rede local da Novell com 6 (seis) nós para conectar equipamentos do
tipo AT - 286, no Laboratório de práticas avançadas.
As primeiras experiências com o sistema de Rede resultaram
em performances ainda não animadora,porém a Instituição está instando a
sua parte técnica no sentido de desenvolver tal sistema em condições
desejáveis de uso.
5. 0 corpo docente foi objeto de despacho interlocutório, a
fim de dirimir dúvidas quanto à indicação de professores para algumas
disciplinas e a titulação de outros, embora a Comissão Verificadora te
nha declarado que "com base na análise comparativa das ementas das disci
plinas e da qualificação acadêmico-profissional dos docentes, conclui-se
que o perfil dos professores permite cumprir adequadamente as exigências
do currículo pleno."
Da análise do relatório da Comissão Verificadora, da instru-
ção do processo e do cumprimento da diligência registra-se que o corpo
docente titular do curso é constituído por dezenove professores, dos
quais sete já foram aceitos por este Conselho e doze estão sendo indica-
dos neste processo.
Dos dezenove professores titulares, um possui o título de
doutor, um o de mestre, um mestrando, doze com Especialização em nível de
pós-graduação e três com graduação, aliada à experiência docente e profis
sional no campo das disciplinas de que são responsáveis.
III - VOTO DO RELATOR
O Relator vota favoravelmente ao Reconhecimento do Curso
Superior de Tecnologia em Processamento de Dados, ministrado pela Facul-
dade de Ciências Administrativas de Barra Mansa - RJ, com 80 vagas to-
tais anuais, com a recomendação de que continuem aperfeiçoando o acervo
bibliográfico, bem como os periódicos, além de apressar a melhoria da
edificação, das instalações e de seu mobiliário.
IV - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto do Relator,
Sala das Sessões, em 10 de fevereiro de 1992
QUADRO I
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSAMENTO DE DADOS
ANO
1º semestre
DPD-01 - Linguagens e Técnicas de Programação 1
DPD-04 - Introdução à Computação
DPD-05 - Organização de Computadores
DCA-09 - Administração I
DCE-03 - Matemática I
DCH-10 - Inglês I
DEF-01 - Educação Física
2º semestre
DPD-02 - Linguagens e Técnicas de Programação II
DPü-06 - Introdução à Análise de Sistema
DPD-07 - Sistema de Computação
DCA-09 - Administração II
DCE-03 - Matemática II
DCH-10 - Inglês TI
DEF-01 - Educação Física
2º ANO
1º semestre
DPD-03 - Linguagens c Técnicas do Programação III
DPD-03 - Análise e Projeto de Sistema I DCE-06 -
Economia e Finanças DCE-05 - Estatística DCE-01 -
Contabilidade
QUADRO I (cont.)
2º semestre
DPD-10 - Tópicos Avançados em PDI (TP)
DPD-09 -Análise e Projeto de Sistemas II
DPD-12 - Tópicos Avançados em Programação I (ED)
DPD-14 - Computador e Sociedade
DCI1-01 - Comunicação e Expressão
DCA-10 - Estágio Supervisionado 1
3º ANO
1º semestre
DPD-13 - Tópicos Avançados em Programação II (BD)
DPD-11 - Tópicos Avançados em Processamento de Dados II
DCJ-07 - Noções Gerais de Direito
DPD-15 - Administração de CPD
DCI1-0 9 - E.P.B.
DCA-10 - Seminário sobre PD
2º semestre
DPD-17 - Trabalho Final
DPD-16 - Estágio Supervisionado II
O curriculo pleno do curso implantado em abril de 1989, passa por
avaliação da comunidade acadêmica envolvida em sua implantação podendo
dai, resultar alterações que serão propostas em processo à parte.
QUADRO II
CORPO DOCENTE
a) Professores aceitos pelo Parecer CFE nº 816/88, de 29/08/88, quando da
autorização para funcionamento do curso e em exercicio:
a.l) Luiz Alberto Leite,
- Administração I e II;
a.2) José Adelino da Cunha Barros,
- Matemática I e II e
- Economia e Finanças;
a.3) José Santos de Almeida,
- Sistemas de Computação e
- Introdução a Análise de Sistemas;
a.4) Antonio de Carvalho Faria,
- Estatística;
a.5) João Luiz Carelli Netto,
- Educação Fisica;
a.6) Luiz Nazareth Barbosa Leite,
- Estudo de Problemas Brasileiros; e
a.7) Sérgio Gouveia Costa,
- Análise e Projeto de Sistemas I e II e
- Seminários sobre Processamento de Dados;
b) Professores titulares indicados neste processo:
b.l) Mirtes Peixoto da Costa,
- Tópicos Avançados em PD II;
- Tópicos Avançados de Programação I;
Especialização, em nível de pós-graduacão, em Analise de Sistemas (FERP/Barra
do Pirai/RJ, 1990), Graduada em Engenharia Química (Fac.Eng.Lorena/SP, 1988).
Possuir diversos cursos de aperfeiçoamento na área de Informática e experiência
profissional no campo da disciplina, desde 1989. Possui experiência no magistério
superior desde 1989.
Aceita
b.2) José Cláudio de Almeida Filho,
- Linguagem e Técnicas de Programação I e
- Tópicos Avançados em Programação II.
Especialização, em nível de pós-graduação, em Análise de Sistemas (FERP/Barra
do Pirai/RJ, 1988). Bacharel em Administração de Empresas (SOBEU/RJ, 1978).
Possui diversos cursos de aperfeiçoamento, em nível de pós-graduacão, na área
de Processamento de Dados, alem de experiência profissional, desde 1988. Possui
experiência docente, em nível superior, desde 1978.
Aceito
b.3) José Nilton Cantarino Gil.
- Organização de Computadores e
- tópicos Avançados em PD I.
Possui curso de Especialização, em nível de pós-graduacão, em Análise de Sistemas
(FERP/Volta Redonda/RJ, 1987). Graduado em Engenharia Elétrica (Univ.Católica
Petropolis/RJ, 1986). Analista de Suporte da Microter S/A, com larga experiência
profissional na área das disciplinas. Possui diversos cursos de extensão na área
de Processamento de Dados. Tem publicações na área e experiência de magistério
superior, desde 1989. Aceito
b.4) Rogélio Santiago.
- Inglês.
Licenciado em Letras-habilitação Português-Inglês e Literaturas (Itajubá/MG).
Aprovação, por concurso, em "English Proficiency" (Michigan University San
Francisco/USA). Curso de "Business English" (Mendocino Country Ocupation Program,
Ukiah, Cal./USA). Curso de extensão universitária pela Universidade do Estado
da California/USA. Ministra cursos de Inglês, em nível de conversação, para
engenheiros e técnicos. Possui experiência no magistério superior, na Lingua
Inglesa, desde 1975.
Aceito
b.5) Wesley Lúcio Silvestre de Moraes.
- Linguagem e Técnicas de Programação II e III.
Mestrando em Controle de Processos por Computador (UFRJ/COPPE, inicio em 1989).
Bolsitas da CAPES. Graduado em Engenharia Elétrica Industrial (Univ.
Católica de Petrópolis/RJ, 1986). Tem trabalhos publicados na área das
disciplinas s
experiência de magistério superior, desde 1987. Aceito
b.6) Paulo Tong.
- Computador e Sociedade.
Pós-graduado em Analise de Sistemas-Especialização (FERP/Volta Redonda/RJ, 1989).
Graduado em Engenharia Metalúrgica (UFF/Escola de Eng.Industrial de Volta
Redonda/RJ, 1987). Possui experiência profissional no campo da Informática e
experiência de magistério, em nível superior, desde 1989.
Aceito
b.7) Márcio Striotto Guedes.
- Introdução à Computação.
Possui curso de pós-graduacão lato sensu (Especialização) em Analise de Sistemas
(FERP/Volta Redonda/RJ, 1986). Bacharel em Administração de Empresas
(Inst.Sen.Flaquer/SP, 1975). Tem participação ativa em eventos na área de
Processamento de Dados. Possui larga experiência profissional no campo da
Informática e experiência docente, em nível superior, desde 1986. Aceito
b.8) José Santos de Almeida.
- Administração de Centro de Processamento de Dados.
Aprovado, pelo Parecer CFE nº 816/88, para as disciplinas Sistemas de Computação
e Introdução a Análise, para o mesmo curso da SOBEU. Licenciado em Matemática
(Fac.Filos.C.L.Valença/RJ, 1970). Possui cursos, em nível de pós-graduacão, de
Análise de Sistemas, com carga horária superior a 800 h/a. Estágio no Centro
de Processamento de Dados da United States, sob a supervisão da United
Engineering Company (1973), em Chicago e Pitisburgh/USA. Possui trabalho
publicado em Teleprocessamento. Possui experiência de magistério superior, desde
1988.
Aceito
b.9) Edegar Dornas.
- Coordenador do Estagio Supervisionado.
Pós-graduado em Metodologia do Ensino Superior (SOBEU, 1981). Especialização,
em nivel de pós-graduacão, em Analise de Sistemas (FERP/RJ). Bacharel em
Administração de Empresas (SOBEU, 1979). Trabalho publicado na área de
treinamento de recursos humanos em Informática (SENAI/CSN, 1985). Experiência
profissional na área da Informática, excerdendo, ha mais de cinco anos, as
funções de Analista de Suporte ao Usuário Final de Informática (CSN/RJ).
Professor em nível superior desde 1981.
Aceito
b.10) Adauto Machado Correia.
- Contabilidade.
Aprovado pelo Parecer CFE nº 3.183/74, para Contabilidade de Custos, para o curso
de Ciências Contábeis de Volta Redonda (RJ). Possui o curso de pós-graduacão
lato sensu em Metodologia do Ensino Superior (Fundação Oswaldo Aranha/RJ, 1980).
Bacharel em Ciências Econômicas (Fac.Econ. e Fin. do Rio de Janeiro, 1960).
Possui trabalhos publicados na área de Contabilidade e Análise de Balanços.
Experiência de magistério superior, desde 1974.
Aceito
b.ll) Luiz Carlos Corrêa de Miranda.
- Noções Gerais de Direito.
Aprovado pelo Parecer CFE nº 2.093/73, para Introdução ao Estudo do Direito,
para o curso de Direito da mesma instituição (SOBEU). Doutor em Direito Penal
(Fac.Dir.Estado da Guanabara, 1964). Bacharel em Direito (Univ. do Est. da
Guanabara, 1959). Defensor Publico aposentado. Procurador Geral da Prefeitura
Municipal de Volta Redonda/RJ (atualmente). Possui experiência de magistério
superior, desde 1973.
Aceito
b.12) Maria Helena de Carvalho Dockhorn.
- Comunicação e Expressão.
Especialização, em nível de pós-graduacão, em Lingüística (FUSVE/Vassouras/RJ,
1980). Pós-graduacão lato sensu em Metologia do Ensino Superior
(Fac.Filos.Ciências e Letras de Volta Redonda, 1984). Expecializaçao em Morfo-
Sintase e Poesia e da Prosa Latina (UFRJ, 1984). Aperfeiçoamento em Lingua
Portuguesa (Univ.Santa Ursula/RJ, 1977). Licenciada em Letras - habilitação
Português-Literaturas (Fac.Filos.C. e Letras de Volta Redonda/RJ, 1975). Possui
experiência de magistério superior desde 1976. Aceita
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou por una-
nimidade a conclusão da Câmara.
Sala Barretto Filho, em 11 de 03 de 1992.
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