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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO
INTERESSADO/MANTENEDORA
Instituição Educacional Tabajara.
UF
SP
ASSUNTO:
Reconhecimento do curso superior de Tecnologia em Processamento
de Dados, ministrado pela Faculdade Tabajara.
I-RELATÓRIO
A Instituição Educacional Tabaraja submete a este
Conselho o pedido de reconhecimento do curso superior de
Tecnologia em Processamento de Dados, ministrado na Faculdade
Tabajara, na cidade deo Paulo (SP).
0 referido curso foi autorizado a funcionar pelo
Decreto n° 96.217, de 24 de junho de 1988.
A instituição foi visitada pela Comissão Verificadora,
designada pela Portaria nº 103, de 21/6/91, integrada pelos
professores Christiano Gonçalves Becker e Marcos Augustos dos
Santos, da Universidade Federal de Minas Gerais, e pela TAE Maria
Olívia de Almeida Penteado, da DEMEC/SP, para examinar as
condições de funcionamento do curso, que apresentou relatório,
anexo ao processo.
O relatório da Comissão Verificadora identificou a
necessidade de esclarecimento de alguns aspectos do processo,
tendo o mesmo sido convertido em diligência, por despacho
interlocutório, cumprido pela interessada.
O presente parecer foi elaborado com base no relatório
de funcionamento do curso, da própria IES, do Relatório da
Comissão Verificadora, da instrução do órgão técnico deste
Colegiado e do cumprimento de diligência apresentado pela
requerente.
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1. Dados da mantenedora
1.1. Condições jurídicas e regularidade fiscal e parafiscal
A Instituição Educacional Tabajara é uma sociedade civil
sem fins lucrativos, com sede e foro na cidade deo Paulo (SP),
estando registrada, sob o nº 1122768, no Cartório de Registro
de Pessoas Jurídicas da referida Cidade, no livro A, nº 11, em
26/1/72.
A entidade possui os registros nos cadastros fiscais
e parafiscais, comprovando estar em dia com todas as suas obrigações
fiscais, trabalhistas e previdenciárias, mediante certidões
negativas. A Comissão comprovou a regularidade fiscal e parafiscal
da mantenedora.
1.2. Situação econômico-financeira
Os balanços apresentados e examinados pela Comissão
Verificadora revelam uma situação econômico-financeira sólida e
regular.
0 índice de liquidez, o grau de endividamento, o grau
de imobilização e o patrimônio líquido comprovam uma capacidade
econômico-financeira adequada às finalidades sociais da entidade.
1.3. Instituição mantida
A entidade mantém, na Capital paulista, a Faculdade
Tabajara, que ministra os seguintes cursos superiores:
a) Administração - AG - reconhecido, e Comércio
Exterior, autorizado, com 180 (cento e oitenta) vagas totais anuais;
b) Ciências Contábeis - reconhecido, com 100 (cem) vagas
anuais;
c) Tecnologia em Processamento de Dados - autorizado,
com 80 (oitenta) vagas anuais.
2. Dados sobre a Instituição/Curso
2.1. Condições materiais
A Faculdade está instalada na Avenida Jandira, 455,
no bairro Moema, na cidade deo Paulo (SP) , em edificações com
um total de 2.427,00m
2
.
As instalações para as Práticas Desportivas estão
localizadas na mesma área,dispondo de 200,00m
2
, em ginásio (coberto)
polivalente.
As instalaçõeso próprias para as atividades do ensino
superior e em bom estado de manutenção e conservação.
A Comissão constatou que o número de salas de aula é
suficiente para as vagas autorizadas para os cursos ministrados
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pela Faculdade, havendo, ainda, instalações para a administração
(Diretoria, Secretaria, Coordenadoria e Departamentos), para os
órgãos colegiados e demais serventias próprias às IES.
A Comissão constatou que três salas de aula, localizadas
ao fundo do prédio principal estavam precárias, recomendado a sua
o utilização. A própria Comissão registra, contudo, que a
mantenedora já tem projeto arquitetônico aprovado para construir,
no mesmo terreno, novo prédio, que abrigará salas de aula para a
expansão planejada para novos cursos superiores, Centro de
Processamento de Dados, Biblioteca e Auditório. 0 término da
construção está previsto para dezembro de 1993.
2.2. Laboratórios e equipamentos.
0 curso superior de Tecnologia em Processamento de Dados
possui um laboratório de informática com os seguintes equipamentos:
onze microcomputadores SISCO PC-XT, sendo um com disco rígido e
os demais com apenas uma unidade de disco flexível; uma impressora
Emilia PC e demais equipamentos, aparelhos e acessórios prórios
a esse tipo de laboratório de ensino.
A Comissão recomendou a ampliação dos equipamentos.
A entidade comprava, no cumprimento da diligência, a recolocação
em funcionamento de duas impressoras 132.COL.220 Paralel., que
estavam em conserto na data da visita da Comissão Verificadora; um
microcomputador mod. AT 286, IBM; um teclado com dois Drive e um
disco rígido de 40MB; adquiriu mais cinco discos rígidos 30MB e
cinco Drive 360MB.
As observações da Comissão quanto ao software
(comprovação do direito de propriedade) foram atendidas pela
entidade, no cumprimento da diligência, que regularizou
a situação dos programas, além de informar que está mantendo
contatos, com fornecedores, para aquisição de programas promocionais,
próprios para as instituições de ensino superior.
2.3. Biblioteca
A Biblioteca Prof. Lázaro Gonçalves Teixeira, da
Faculdade Tabajara, está instalada numa área total de 100,00m
2
e
funciona das 8 às 22 horas, sendo administrada por bibliotecária
formada, assistida por três auxiliares. O sistema adotado é o CDU.
A Comissão recomendou a ampliação do acervo de livros
e periódicos e do espaço físico.
No cumprimento da diligência a entidade comprova o
seguinte acervo:
a) livros específicos para o curso de Tecnologia em
Processamento de Dados: 866 títulos e 1.489 volumes;
b) periódicos (assinaturas correntes): 69, sendo 21
específicos para a área de Informática.
0 acervo total de livros (títulos) é, agora, de 4.072,
para todos os cursos ministrados.
A própria Comissão constatou a existência de projeto
arquitetônico, a ser implementado em 1992/93, para construção de
novo prédio, que irá abrigar, em espaço amplo, a biblioteca da
Faculdade.
3. Dados sobre o curso
3.1. Funcionamento e estrutura curricular
3.1.1. Dados gerais:
a) Denominação: Curso Superior de Tecnologia em
Processamento de Dados;
b) Turno de funcionamento: noturno;
c) Vagas oferecidas: 80 (oitenta) totais anuais,
distribuídas em dois semestres letivos;
d) Turmas: no máximo, 40 alunos; no mínimo, vinte;
e) Regime de matrícula: por disciplina, com pré-
requisitos ;
e) Carga horária: 2.186 h/a, sendo 68 de EPB e 68 de
Educação Física; o Estágio Supervisionado é desenvolvido em 180
h/a, sendo a integralização da carga horária realizada em três anos,
no mínimo, num total de seis semestres letivos, de dezessete semanas
cada uma com aulas de, no mínimo, cinquenta minutos.
3.1.2. Alunado
Ao término do 1º semestre letivo de 1991 estavam
matriculados
/
no curso, 203 (duzentos e três) alunos. A Comissão,
por amostragem, constatou que os índices de freqüênciao
satisfatórios, bem como o de aproveitamento escolar, existindo um
número considerado normal de trancamentos.
3.1.3. Currículo pleno
O currículo pleno do curso atende aos mínimos de
conteúdo e duração fixados pela Resolução CFE n° 55/76, estando
anexo a este parecer.
A Comissão, ao analisar o ementário e os conteúdos
programáticos de cada disciplina, sugeriu alterações nesses
programas, o que foi acolhido pela Instituição, conforme está
comprovado no cumprimento da diligência.
3.2. Corpo docente
A Comissão registra que "pela análise da documentação
apresentada (dos professores), foi possível constatar que os
docentes atendem aos requisitos exigidos".
Recomenda, contudo, a regularização da vida funcional
de diversos professores, aindao registrados ã época da visita.
A entidade, na diligência, cumpriu esta recomendação, informando
que alguns professoreso estavam registrados por falta de
documentação.
0 corpo docente titular é integrado por 19 professores,
sendo dois doutores, dois mestres e 15 especialistas, com pós-
graduação lato sensu. A relação completa vai anexa a este parecer.
A entidade informa, ainda, que está elaborando estudos
para ampliar o horário docente para atendimento extra-classe, bem
como, criando programas de qualificação docente para os membros
de seus quadros.
II - VOTO DO RELATOR
O Relator, ã vista do exposto, vota favoravelmente ao
reconhecimento do curso superior de Tecnologia em Processamento
de Dados, com 80 (oitenta) vagas totais anuais, ministrado pela
Faculdade Tabajara, na cidade deo Paulo (SP) , mantida pela
Instituição Educacional Tabajara.
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior acompanha o Voto do Relator.
ANEXO AQ PROCESSO No.; 230001.000230/91-01
CORPO DOCENTE
* * *
OU ALFREDO FERREIRA CURSO
DISC: Auditoria de Sistemas I e II
QUAL.: Bach. em Administração; Espec. em Análise de Sistemas-1976; Espe-
cialização em Lógica e Estatística Aplicada-1974; Espec. em Audito-
ria e Contabilidade-1983; Parecer-CFE No.2.478/76 para Planejamento
e Pesquisa; Parecer-CFE No. 1.949/78 para Análise de Sistemas; Pa-
recer-CFE No. 216/85 para Teoria de Sistemas; Exper. profissional e
em magistério superior. Aceito para o curso.
,02. ANTONIO MARTINS FILHO
DISC: Educação Física
QUAL.: Licen. em Educação Física - 1978; Espec. em Práticas Desportivas;
Espec. em Administração Desportiva; Cursos de Aperfeiçoamento na
área. Aceito para o curso.
03. ARISTIDES NOVELLI FILHO
DISC: Organização e Métodos I e II / Análise de Projetos
QUAL.: Bach. em Física; Espec. em Métodos Quantitativos em Informática-FGV
Curso de Formação de Programadores de Computador (1976 - 420 hs.
SERPRO) Espec. em Administração-FGV/1983); Exper. em magistério su-
perior. Aceito para o curso.
04. DAVID TSAI
DISC: Rede de Teleprocessamento/ Introd. à Lógica ; Introd. à Teoria de
Sistemas.
QUAL.: Bach. em Administração-1988; Engenh. Mecânico; Espec. em Análise de
Sistemas. Exper. profissional desde 1986. Aceito para o curso.
05. DELMAR MARQUES TEODÓSIO
DISC: Sistemas de Informações Gerenciais I e II; Análise de Projetos I
QUAL.: Engen. de Materiais-1979; Espec. em Análise de Sistemas-1980; Ex-
per. profissional e em magistério superior na área das disciplinas.
Aceito para o curso.
06. EDUARDO NOVELLI
DISC: Linguagem Técnica de Computação II e III / Laboratório de Projetos
de Sistemas.
QUAL.: Tecnol. em Processamento de Dados-1988; Espec. em Análise de Siste-
mas-1988; Exper. profissional como Analista-1987; Exper. em magis-
tério superior. Aceito para o curso.
07. FRANCISCO JOSÉ MACIEIRA LOPES
DISC:. Administração 1 e II
QUAL.: Bach. em Administração-1985; Espec. em Administração-1990; Exper.
profis.-1985; Exper. em magist. superior 1990. Aceito para o curso.
08. INÁCIO ITSUMU YAMAMOTO
DISC: Gerência de Produção em Processamento de Dados I e II
QUAL.: Engen. Eletrônico-1985; Espec. em Análise de Sistemas-1987; Exper.
profissional e em magistério superior-1985. Aceito para o curso.
09. JOÃO CARLOS DA SILVA
DISC: Noções Gerais de Direito
QUAL.: Bach. em Direito-1982; Expec. em Direito-1990; Exper. profissional
e em magistério superior. Aceito para o curso.
10. JOSÉ LUIZ SIMÕES NOGUEIRA
DISC: Estatística Geral I e II
QUAL.: Licen. em Matemãtica-1990; Graduado em Arquitetura-1979; Espec. em
Inferência Estatística-1985; Exper. em magistério superior. Aceito
para o curso.
11. JOSÉ ROBERTO SECURATO
DISC: Fundamentos de Matemática I e II
QUAL.: Engenh. Operacional Mecânico; Bacah. em Matemática-1974; Mestrado
em Matemática; Doutor em Finanças e Marketing-USP/1991. Aceito.
12. LUIZ ANTONIO FERREIRA
DISC: Língua Portuguesa
QUAL.: Bach. em Letras-Língua Portuguesa; Espec. em Língua Portuguesa-1975
Aceito para o curso.
13. MIRIAM LAPASTINI
DISC: Língua Inglesa
QUAL.: Licen. em Letras-Português/Ingles-1973; Mestrado em Linguística
Aplicada ao Ensino de Línguas-Inglês-1986. Aceita.
14. MOYSÉS DE ARAÚJO
DISC: Lógica de Programação / Organização de Arquivo e Banco de Dados
QUAL.: Licen. em Física-1987; Espec. em Processamento de Dados-1979; Expe-
riência profissional como Analista de Sistemas; Exper. em magisté-
rio superior. Aceito para o curso.
*
15. NELSON FREIRE TERRA
DISC: Estudo de Problemas Brasileiros I e II
QUAL.: Bach. em História-USP/1970); Licen. em História; Bach. em Jornalis-
mo; Bach. em Direito-USP/1971; Espec. em EPB; Exper. em magistério
superior. Aceito para o curso.
16. NILTON FRANCISCO ALONSO
DISC: Computador e Sociedade I e II
QUAL.: Licen. em Letras-1972; Espec. em Informática-UNICAMP; Exper. em ma-
gistério superior-1987. Aceito para o curso.
17. VITOR HUGO FERREIRA TEIXEIRA
DISC: Introdução ã Contabilidade
QUAL.: Bach. em Ciências Contãbeis-1982; Especial. em Auditoria e Análise
de Balaços-1990; Exper. em magist.susper.-1985. Aceito para o curso
18. VLADIMIR LONGO DE OLIVEIRA
DISC: Teoria Econômica / Finanças
QUAL.: Bach. em Cienc. Econõmicas-1966; Exper. profissional e em magisté-
rio superior. Parecer-CFE No. 1.355/80 para disciplinas Economia e
Custos Hospitalizares Aceito.
19. WALTER MATHEOS JUNIOR
DISC: Teoria da Computação j sistemas Operacionais / Linguagem Técnica de
Programação I
QUAL.: Engen. Eletrônico-1987; Mestrando em Eng. Eletrônica; Aperfeiçoa-
mento em Sistemas Digitais; Exper. profissional como Eng. Eletrôni-
co e como Analista de Sistemas-1989. Aceito para o curso.
2
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou por
unanimidade a conclusão da Câmara.
Sala Barretto Filho, em 09 de 03 de 1992.
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